domingo, 14 de abril de 2013

QUE BELO, JESUS RESSUSCITOU


QUE BELO, JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS, É TEMPO PASCAL. FELIZ PÁSCOA A TODOS. 

            A RESSURREIÇÃO DO SENHOR, É O FUNDAMENTO DA NOSSA FÉ.

            JESUS CRISTO VIVE- ESTA É A ALEGRIA DE TODOS OS CRISTÃOS.

            A LUZ DE CRISTO. A RESSURREIÇÃO, E UM FORTE CHAMADO AO APOSTOLADO.

            VAMOS VIVER ESTE TEMPO LITÚRGICO BEM PERTO DA VIRGEM.

ESTA CATEQUESE QUE VEM A SEGUIR É DO LIVRO DE FRANCISCO FERNÁNDEZ CARVAJAL. (FALAR COM DEUS)
           

            O SENHOR RESSUSCITOU VERDADEIRAMENTE, ALELUIA. A ELE A GLÓRIA E O PODER PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS!

            A RESSURREIÇÃO gloriosa do Senhor é a chave para interpretarmos toda a sua vida e o fundamento da nossa fé. Sem essa vitória sobre a morte, diz São Paulo, toda a pregação seria inútil e a nossa fé vazia de conteúdo.

            Além disso, na Ressurreição de Cristo apóia-se a nossa ressurreição futura. Porque Deus, rico em misericórdia, impelido pelo grande amor com que nos amou, deu-nos a vida ao mesmo tempo que a Cristo, quando estávamos mortos em conseqüência dos nossos pecados...COM ELE NOS RESSUSCITOU.

            Depois de ressuscitar pelo seu próprio poder, Jesus glorioso foi visto pelos discípulos, que puderam certificar-se de que era ELE mesmo;- puderam falar co ELE, viram-no comer, verificaram as marcas dos pregos e da lança no seu corpo.

            São Leão Magno diz de uma forma muito bela, que Jesus se apressou a ressuscitar porque tinha pressa em consolar sua Mãe e os discípulos- esteve no sepulcro o tempo estritamente necessário para cumprir os 3 dias profetizados.

            Ressuscitou ao terceiro dia, mas o mais cedo que pôde, ao amanhecer com a sua própria luz.

            O mundo tinha ficado ás escuras. Só a Virgem Maria era o farol no meio de tantas trevas. A Ressurreição é a grande luz para todo o mundo;- EU SOU A LUZ, tinha dito Jesus;- luz para o mundo, para cada época da história, para cada sociedade, para cada homem.

            A RESSURREIÇÃO DE CRISTO é uma forte chamada ao apostolado, isto é, a que sejamos luz a fim de levarmos a luz aos outros. Para isso devemos estar unidos a Cristo. (INSTAURARE OMNIA IN CHRISTO), É O LEMA QUE São Paulo dá aos Cristãos de Éfeso;- informar o mundo inteiro com o espírito de Jesus, colocar Cristo na entranha de todas as coisas. SI EXALTATUS FUERO A TERRA, OMNIA TRAHAM AD MEIPSUM, quando for levantado ao alto sobre a terra, tudo atrairei a mim.

            CRISTO, COM SUA ENCARNAÇÃO, COM A SUA VIDA DE TRABALHO EM NAZARÉ, COM A SUA PREGAÇÃO E MILAGRES PELAS TERRAS DA JUDÉIA E DA GALILÉIA, COM SUA MORTE NA CRUZ, COM A SUA RESSURREIÇÃO, É O CENTRO DA CRIAÇÃO, PRIMOGÊNITO E SENHOR DE TODA CRIATURA.

            A nossa missão de Cristãos é proclamar essa realeza de Cristo, anunciá-la com a nossa palavra e as nossas obras. O Senhor quer os seus em todas as encruzilhadas da terra. Chama alguns ao deserto, para que se desentendam dos avatares da sociedade dos homens e com o seu testemunho recordem aos demais que Deus existe.

            Confia a outros o ministério sacerdotal. Mas quer a grande maioria dos homens no meio do mundo, nas ocupações terrenas. Estes Cristãos devem, pois, levar Cristo a todos os ambientes em que as suas tarefas humanas se desenvolvem;- A FABRICA- AO LABORATÓRIO- AO CULTIVO DA TERRA- A OFICINA DO ARTESÃO- AS RUAS DAS GRANDES CIDADES E AOS CAMINHOS DE MONTANHA.

             

                        VAMOS REFLETIR?

DIZ-SE DA PESSOA QUE MORRE;- ELA NOS DEIXOU PARA SEMPRE. DEIXAR PARA TRÁS, ABANDONAR, É SEMPRE UMA ESPÉCIE DE MORTE. EU MORRO PARA MINHA VELHA IDENTIDADE NA QUAL EU ME DEFINO A PARTIR DO MUNDO, DO MEU TRABALHO, DE MEU SUCESSO, DE MINHA SAÚDE, ETC.
                        
                        MORRE PARA MIM O MUNDO COM SEUS PADRÕES. CONTUDO, MORRER APONTA SEMPRE PARA A RESSURREIÇÃO.

A MORTE É PASSAGEM PARA UMA VIDA MAIS INTENSA. COM A MORTE ROMPE-SE A COURAÇA QUE CONSTRUÍ AO MEU REDOR E APARECE A IMAGEM AUTÊNTICA, NATURAL E ORIGINAL DE DEUS EM MIM.

 

                        ANSELM GRÜN- DESPERTAR A SERENIDADE. A B C DA ARTE DE VIVER.

Nenhum comentário: