quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. COMUNIDADE DE COMUNIDADES;-

                            UMA NOVA PARÓQUIA. CNBB. 104.

    

PAULO... E TODOS OS IRMÃOS QUE ESTÃO COMIGO, ÁS IGREJAS DA GALÁCIA; A VÓS, GRAÇA E PAZ DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI, E DO SENHOR JESUS CRISTO... A ELE, A GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMEM!!!

         A IGREJA NO BRASIL BUSCA SER UMA PRESENÇA DE VIDA, ESPERANÇA, CONSOLO, JUSTIÇA E PAZ, POIS SUA MISSÃO É EVANGELIZAR. ELA É COMUNIDADE QUE EVANGELIZA!

         PARA SER ESSA PRESENÇA, ELA VEM APROFUNDANDO E COLOCANDO EM PRÁTICA AS INDICAÇÕES DO DOCUMENTO DE APARECIDA. PARTINDO DO ENCONTRO QUE DEUS ESTABELECEU CONOSCO EM JESUS CRISTO, COM SEU NASCIMENTO, VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO, ELA É PROVOCADA A SER UMA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO.

         POR ESTE MOTIVO É QUE EU VOS ESCREVO PARA TERMOS UMA CATEQUESE ATUALIZADA, NÃO ESQUECENDO QUE ESTA CASA É SÓ DE PASSAGEM, NAS SUAS PARÓQUIAS VOCES VÃO APROFUNDAR BEM MAIS ESTE DOCUMENTO. MAS AOS QUE AINDA NÃO CONSEGUEM ENTENDER MUITO A NOSSA IGREJA, AQUI VAI ALGUNS MOMENTOS DOCUMENTADOS DESTA REUNIÃO QUE JÁ ACONTECE Á TANTO TEMPO. ESTA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL ESTEVE REUNIDA NA 51 ASSEMBLEIA GERAL EM APARECIDA, DE 10 A 19 DE ABRIL DE 2013.

         MAS EU ACHO QUE ESTE DOCUMENTO TODOS VOCES DEVEM TER EM MÃOS, PARA UM POSSIVÉL APROFUNDAMENTO PESSOAL A GOSTO DE CADA UM.

1-    O PLURALISMO CULTURAL-DIFERENTES FORMAS DE VIVER E DE PENSAR CONVIVEM EM NOSSA CULTURA. ESSE PLURALISMO LIBERTA AS PESSOAS DE NORMAS FIXAS, MAS TAMBÉM AS DESORIENTA PELA PERDA DAS REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS E GERA A FRAGMENTAÇÃO DA VIDA E DA CULTURA. O PLURALISMO NEM SEMPRE RESPEITA O OUTRO, E SEU EXAGERO PODE GERAR O INDIFERENTISMO. AS PESSOAS CONFRONTAM SUA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA COM O CONTEXTO DE PLURALISMO RELIGIOSO, COM SÉRIAS PERDAS DO SENTIDO COMUNITÁRIO E SOLIDÁRIO DA FÉ.  

A NOSSA SOCIEDADE INFELIZMENTE, TEM UMA FORTE TENDÊNCIA PARA QUE SEJA UMA NO MUNDO LAICISTA E QUE A RELIGIÃO NÃO INTERFIRA NA ESFERA PÚBLICA. CHEGA-SE A PENSAR NUMA SOCIEDADE PÓS-CRISTÃ. NÃO SE BUSCA MAIS O VERDADEIRO, MAS O DESEJÁVEL. A VERDADE SE TORNA RELATIVA ÁS DIFERENTES NECESSIDADES DAS PESSOAS. TRATA-SE DE UMA CULTURA SEMPRE MAIS SECULARIZADA, QUE IMPEDE A INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO NAS DECISÕES MORAIS DA SOCIEDADE. APESAR DESSA RESISTÊNCIA, OS CRISTÃOS NÃO PODEM, COMO CIDADÃOS, SE OMITIR NA TOMADA DE DECISÕES QUE ENVOLVEM A VIDA PÚBLICA. E NESTA SOCIEDADE INFELIZMENTE HÁ MUITA INSEGURANÇA E SOLIDÃO.

NESSA SOCIEDADE DE CONTRASTES, A PARÓQUIA, AS COMUNIDADES, E OS CRISTÃOS PRECISAM REVER A FORMA COMO COMUNICAM SUA FÉ PUBLICAMENTE. MUITAS VEZES, EXPRESSAMOS UMA FÉ OPACA E TÍMIDA PARA UM TEMPO QUE CLAMA POR BELEZA, VERDADE E BONDADE. INFELIZMENTE, MUITOS CRISTÃOS DEIXAM-SE INFLUENCIAR OU INTIMIDAR PELA FORÇA DO AMBIENTE.

A RELIGIÃO VIVE ESSE PLURALISMO. MUITOS CATÓLICOS FREQUENTAM OUTROS CULTOS E CENTROS RELIGIOSOS, BUSCANDO CONFORTO PARA AS SUAS DIFICULDADES.

A CORRERIA, A COMPETIÇÃO E A PRODUTIVIDADES SÃO ALGUNS SINAIS DESSA REALIDADE. DIANTE DAS INCERTEZAS E DA CARÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA, MUITOS SE ENFILEIRAM EM NOVOS GRUPOS RELIGIOSOS, PROCURANDO SOLUÇÕES IMEDIATAS PARA OS PROBLEMAS DO DIS A DIA.

O CONTATO COM A REALIDADE EXIGE UMA ATITUDE;- CONVERSÃO AO EVANGELHO. SE ISSO ACONTECER, NOVAS ESTRUTURAS HAVERÁ NA COMUNIDADE. O DISCERNIMENTO NÃO SUPÕE VIVER DO PASSADO E PENSAR EM RESTABELECER UMA ANTIGA ORDEM E GRANDEZA, NEM SEGUIR A UTOPIA DE CONSTRUIR UMA NOVA IGREJA NO TERCEIRO MILÊNIO.

ALGUNS PENSAM, QUE A PARÓQUIA PERDEU SEU VALOR...A GAUDIUM ET SPES INDICA QUE O MUNDO É O LUGAR TEOLÓGICO DOS DISCÍPULOS QUE O CRISTO CONVOCOU PARA FORMAREM A IGREJA.

DEVEMOS CONFRONTAR-NOS COM A REALIDADE, E RECONHECER SEUS VALORES E IDENTIFICAR SEUS LIMITES.

QUAL A SAÍDA??? VIVER A PALAVRA, SER COMUNIDADE PROFÉTICA, VIVER A EUCARISTIA, SER COMUNIDADE SACERDOTAL, VIVER NA CARIDADE, SER COMUNIDADE DO REINO.

SOMENTE NO ENCONTRO COM JESUS, ESPECIALMENTE PELO CONTATO COM A PALAVRA DE DEUS, É QUE O CRISTÃO PODERÁ ENFRENTAR A SITUAÇÃO ATUAL DE PLURALISMOS E INCERTEZAS.

A CELEBRAÇÃO DA FRAÇÃO DO PÃO É O PONTO ALTO DA VIVÊNCIA PASCAL DAS PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS. TRATA-SE DE UMA COMUNIDADE PASCAL QUE CELEBRA A VITÓRIA DE CRISTO JESUS SOBRE O PECADO E A MORTE.  ESSA CERTEZA ERA TRADUZIDA EM SUAS LITURGIAS DE FORMA VIVA. HOJE, NOSSAS CELEBRAÇÕES PRECISAM RECUPERAR ESSE SENTIDO PASCAL EM COMUNIDADE;- EUCARISTIA É O LUGAR PRIVILEGIADO DO ENCONTRO COM DISCÍPULO COM JESUS CRISTO.

         NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, A COMUNIDADE RENOVA SUA VIDA EM CRISTO. A EUCARISTIA É A ESCOLA DE VIDA CRISTÃ.

         AO LONGO DESTE ANO VAMOS VER MAIS ALGUNS ENSINAMENTOS DESTE DOCUMENTO. A TODOS O MEU ABRAÇO FRATERNAL.  AMEM.

Nenhum comentário: