O
TEXTO ENFRENTA UMA QUESTÃO MUITO PRESENTE NA VIDA DE HOJE. HOJE O
RELACIONAMENTOEXISTE SOMENTE ENQUANTO FOR AGRADÁVEL E GRATIFICANTE, SENDO
INTERROMPIDO E SUBSTITUÍDO POR OUTRO ANTES QUE APAREÇAM OS ATRITOS E OS PESOS
PRÓPRIOS DE QUALQUER CONVIVÊNCIA. É EXALTADA A LIBERDADE, COMO VERDADEIRA
AFIRMAÇÃO DA PESSOA. CONTUDO, O ATO MAIS AUTÊNTICO DE LIBERDADE É O ATO DE
AMOR, ATRAVÉS DO QUAL A PESSOA DECIDE FAZER DOM DE SI PARA O BEM E A FELICIDADE
DE OUTRO, REALIZANDO A COMUNHÃO COM ELE.
ESTA MANEIRA DE CONCEBER A REALIZAÇÃO DA PESSOA, ATRAVÉS
DO DOM SINCERO DE SI, CONTRASTA COM A MENTALIDADE DOMINANTE, QUE CONSIDERA O
OUTRO COMO UM LOBO FEROZ, OU O INFERNO, OU O CONCORRENTE. NÃO A COMUNHÃO, MAS O
CONFLITO E A LUTA SERIAM AS FORMAS DA CONVIVÊNCIA HUMANA.
EM SEGUIDA, SÃO DESCRITOS OS SIGNIFICADOS, AS
IMPLICAÇÕES, AS CONSEQÜÊNCIAS PRÓPRIAS DA RELAÇÃO NUPCIAL E DA RELAÇÃO
OCASIONAL. NA PRIMEIRA, O CASAL ELABORA UM PROJETO COMUM DE VIDA;- ACOLHE A
TOTALIDADE DA OUTRA PESSOA;- VIVE O AMOR NUMA DIMENSÃO PÚBLICA;- CONSTITUI
VÍNCULOS DE PERTENÇA QUE SE CONSOLIDAM COM O MATRIMÔNIO E CONSTITUEM UMA
FAMÍLIA;- DURA NO TEMPO, DESENVOLVE A COOPERAÇÃO ENTRE OS SEXOS E ENTRE AS
GERAÇÕES;- ESTÁ ABERTA PARA GERAR FILHOS E EDUCÁ-LOS;- ABRAÇA AS DIVERSAS
CIRCUNSTÂNCIAS DA EXISTÊNCIA, MESMO NÃO PLANEJADAS E NÃO PREVISTAS;-
PROPORCIONA SATISFAÇÃO ÁS PESSOAS ENVOLVIDAS;- EM RESUMO, REALIZA O DOM SINCERO
E RECÍPROCO DE SI.
A RELAÇÃO
OCASIONAL REJEITA QUALQUER PROJETO COMUM DE VIDA, ALÉM DO MOMENTO DE DIVERSÃO;-
INTERESSA-SE APENAS POR ASPECTOS PARCIAIS DO OUTRO, É CONSIDERADO COMO UM
FATO PRIVADO, EXALTA A AUTONOMIA DE CADA UM, CULTIVA O IDEAL DO DESCOMPROMISSO,
PLANEJA A ESTERILIDADE, É EFÊMERA, TENDE Á BANALIDADE, NO SENTIDO QUE NÃO LHE
INTERESSA PROPRIAMENTE AQUELA PESSOA, MAS UMA PESSOA QUALQUER, PRODUZ PRAZER,
NELA PREVALECE O INTERESSE INDIVIDUAL.
SÓ A NUPCIALIDADE, VIVIDA NO MATRIMÔNIO, É O CAMINHO DA FELICIDADE
UMA PREMISSA SOBRE
A PESSOA E A LIBERDADE;- O SER HUMANO EXISTE SOMENTE EM RELAÇÃO, NASCE DE
UMA RELAÇÃO, CRESCE E DESENVOLVE A SUA IDENTIDADE NA MEDIDA EM QUE É INSERIDO
NUMA TRAMA DE RELAÇÕES, PODE EXPRESSAR TODAS AS POTENCIALIDADES DE SUA
MATURIDADE, A CRIATIVIDADE E A PROCRIAÇÃO, GRAÇAS A RELAÇÕES ESPECIALMENTE
SIGNIFICATIVAS. A ESTRUTURA RELACIONAL DO SER HUMANO IDENTIFICA O ENCONTRO DE
SUBJETIVIDADES QUE A TRADIÇÃO CRISTÃ QUALIFICA COMO PESSOAS;- O SER HUMANO É OBJETIVAMENTE ALGUÉM E NISTO
CONSISTE O QUE O DISTINGUE DOS OUTROS SERESDO MUNDO VISÍVEL, QUE, POR SUA VEZ,
OBJETIVAMENTE SÃO SEMPRE E SOMENTE ALGUMA COISA.
ESTA ESTRUTURA DO
SER HUMANO ESTÁ RELACIONADA, EM PRIMEIRO LUGAR, COM A SUA SOLIDÃO ORIGINÁRIA;-
NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ. VOU FAZER UMA AUXILIAR QUE LHE CORRESPONDA. O
SANTO PADRE COMENTA;- O HOMEM CRIADO ENCONTRA-SE, DESDEO PRIMEIRO MOMENTO DA
SUA EXISTÊNCIA, DIANTE DE DEUS, COMO QUE EM BUSCA DA PRÓPRIA ENTIDADE;-
PODER-SE-IA DIZER;- EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DE SI MESMO. UM CONTEMPORÂNEO DIRIA;-
EM BUSCA DA PRÓPRIA IDENTIDADE. A CONSTATAÇÃO QUE O HOMEM É SÓ;- TEM NESTA
BUSCA UM SIGNIFICADO NEGATIVO, ENQUANTO EXPRIME O QUE ELE NÃO É. MAS A
CONSTATAÇÃO DE NÃO PODER ESSENCIALMENTE IDENTIFICAR COM O MUNDO VISÍVEL DOS
OUTROS SERES VIVOS (ANIMÁLIA) TEM, AO MESMO TEMPO, UM ASPECTO POSSITIVO. ELE
NÃO É SOMENTE ESSENCIAL E SUBJETIVAMENTE SÓ. SOLIDÃO, COM EFEITO, SIGNIFICA
TAMBÉM SUBJETIVIDADE DO HOMEM, A QUAL SE CONSTITUI ATRAVÉS DA AUTO-CONSCIÊNCIA.
O TERMO PESSOA, QUE TEVE ORIGEM NO TEATRO GREGO, GOI-SE
RE-ELABORADO NO CONTEXTO DO DEBATE
TEOLÓGICO A PARTIR DO SÉCULO IV PARA DISCUTIR AS RELAÇÕES TRINITÁRIAS E PASSOU
A SER UTILIZADO PARA SUBLIMAR QUE O SER HUMANO, HOMEM OU MULHER, NÃO SE DEIXA
ENCERRAR NA NOÇÃO DE INDIVÍDUO DA ESPÉCIE, POIS HÁ NELE ALGO MAIS, UMA
PLENITUDE E UMA PERFEIÇÃO DO SER QUE SOMENTE O CONCEITO DE PESSOA PODE
EXPRESSAR. O SER HUMANO DISPÕE DA RAZÃO, FACULDADE QUE NÃO SE ENCONTRA EM
OUTROS SERES VIVOS. POR ISSO, BOÉCIO DEFINE A PESSOA COMO INDIVÍDUO DE NATUREZA
RACIONAL. A PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DO SER PESSOAL É A SUA ABSOLUTA SINGULARIDADE.
JÁ O CASO DO INDIVÍDUO É DIFERENTE;- ESTE EMERGE COMO MEMBRO DE UMA TOTALIDADE
DA QUAL É PARTE;- NO INTERIOR DA ESPÉCIE VIVENTE Á QUAL PERTENCE, CADA
INDIVÍDUO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO; POR ISSO, ELE PODE SER NUMERADO. PELO
CONTRÁRIO, QUANDO SE AFIRMA QUE A PESSOA É SINGULAR, SUBLINHA-SE A SUA UNICIDADE;-
ELA É INSUBSTITUÍVEL, NÃO NUMERAVEL, SUBSISTE EM SI E POR SI, NÃO É PARTE DE
UMA REALIDADE MAIOR, É UM TODO.
POR SER UM INDIVÍDUO RACIONAL, A PESSOA É UM SUJEITO
ÚNICO NO SEU GÊNERO;- DISTINGUE-SE DOS
ANIMAIS PELA AUTORIDADE. ESTA SE CONCENTRA SOBRE O BEM E SOBRE O VERDADEIRO. OS
ANIMAIS ESTÃO SUBMETIDOS A PROCESSOS BIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS, POR MUITOS
ASPECTOS SEMELHANTES AOS DOS SERES HUMANOS, MAS SEU COMPORTAMENTO É
GENETICAMENTE DETERMINADO, ENQUANTO OS SERES HUMANOS DISPÕEM COM EXCLUSIVIDADE
DE UMA FACULDADE QUE CARACTERIZA A PESSOA, A SABER, A CAPACIDADE DE
AUTODETERMINAÇÃO, BASEADA NA REFLEXÃO. COM EFEITO, A PESSOA, AO AGIR, TEM A
POSSIBILIDADE DE ESCOLHER, É DOTADA DE LIVRE ARBÍTRIO. ESTA É A SEGUNDA
CARACTERISTICA FUNDAMENTAL DA PESSOA.
O ATO LIVRE REVELA EMINENTEMENTE A PESSOA PORQUE NELE SE
REFLETE A SUA SUBJETIVIDADE SUBSISTENTE, SEU SER, COMO AFIRMA SÃO TOMÁS. NENHUM
ATO É TÃO PRÓPRIO DA PESSOA COMO O ATO DE LIBERDADE. ESTE NÃO TEM OUTRA CAUSA,
NA SUA CONSTITUIÇÃO, A NÃO SER A LIBERDADE DA PESSOA QUE O ESCUTA. NESTE
HORIZONTE, A AFIRMAÇÃO DA PESSOA COINCIDE COM A SUA LIBERDADE.
A ESTRUTURA DO SER HUMANO ESTÁ RELACIONADA, EM SEGUNDO
LUGAR, COM O SEU SER IMAGEM E SEMELHANÇA
DE DEUS. AFIRMAR QUE A PESSOA HUMANA FOI CRIADA Á IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
NÃO SIGNIFICA APENAS QUE ELA CARREGA CONSIGO AS CARACTERÍSTICAS DE SER LIVRE E
RACIONAL, QUE A DIFERENCIAM DOS OUTROS SERES CRIADOS. SIGNIFICA TAMBÉM QUE ELA
É ORIGINARIAMENTE FEITA PARA A COMUNHÃO INTERPESSOAL, ATRAVÉS DO DOMSINCERO DE
SI AO OUTRO, COMO ACONTECE NA SANTÍSSIMA TRINDADE.NO RELATO BÍBLICO, A
SOLIDÃO ABRE CAMINHO ÁQUELA UNIDADE QUE O CONCÍLIO VATICANO II DEFINIU COMMUNIO PERSONARUM, ISTO É, COMUNHÃO ENTRE
AS PESSOAS.
DIZIA NOSSO BEATO
JOÃO PAULO II;- O FATO QUE O HOMEM,
CRIADO COMO HOMEM E COMO MULHER, SEJA IMAGEM DE DEUS NÃO SIGNIFICA SOMENTE QUE
CADA UM DELES INDIVIDUALMENTE É SEMELHANTE A DEUS, COMO SER RACIONAL E
LIVRE.SIGNIFICA TAMBÉMQUE O HOMEM E A MULHER, CRIADOS COMO UNIDADE DE DOIS NA
COMUM HUMANIDADE, SÃO CHAMADOS A VIVER NA COMUNHÃO DE AMOR E A REFLETIR NO
MUNDO A COMUNHÃO DE AMOR QUE EXISTE EM DEUS, PELA QUAL AS TRÊS PESSOAS SE AMAM
NO ÍNTIMO MISTÉRIO DA ÚNICA VIDA DIVINA. ESTA UNIDADE DOS DOIS, QUE É SINAL DA
COMUNHÃO INTERPESSOAL, INDICA QUE A CRIAÇÃO DO HOMEM FOI INSCRITA UMA CERTA
SEMELHANÇA DA COMUNHÃO DIVINA. ESTA SEMELHANÇA FOI INSCRITA COMO QUALIDADE DO
SER PESSOAL DE AMBOS, DO HOMEM E DA MULHER, E JUNTAMENTE COMO UM CHAMADO E COMO
UMA TAREFA.
PODEM SER
IDENTIFICADOS, ENTÃO, DOIS PÓLOS DO SER PESSOAL;- O PÓLO DA SUBJETIVIDADE
SUBSISTENTE EM SI E POR SI E O PÓLO DA RELAÇÃO PARA COM OUTRA PESSOA;- O PÓLO
DA AFIRMAÇÃO DE SI E O PÓLO DA COMUNHÃO COM O OUTRO, COMO ESPAÇO DE UMA
INTRÍNSECA TENSÃO NA QUAL É CHAMADA EM JOGO A LIBERDADE. O CONFLITO SE
ESTABELECE ENTRE O IMPULSO ORIGINÁRIO E ESPONTÂNEO DE CADA SER HUMANO A
AFIRMAR-SE, NÃO RECUSANDO COLOCAR-SE CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, E A
NECESSIDADE DE FAZER A ENTREGA DE SI MESMO PARA O BEM, PARA A FELICIDADE DO
OUTRO, ENCONTRANDO TODA SATISFAÇÃO NO DOM DE SI.
A EXPERIÊNCIA HUMANA, CONFIRMADA E ELABORADA PELA
TRADIÇÃO CRISTÃ, ATESTA QUE A TENSÃO DESTA POLARIDADE SE RESOLVE QUANDO A
PESSOA REALIZA UM ATO LIVRE QUE SEJA, AO MESMO TEMPO, AFIRMAÇÃO DE QUEM O
CUMPRE E SUPREMA AFIRMAÇÃO DO OUTRO.ESTE ATO DE LIBERDADE É O ATO DO AMOR. O AMOR É A SÍNTESE VIVIDA DOS
ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PESSOA, QUE EXISTENCIALMENTE EMERGEM COMO PÓLOS EM
TENSÃO. É NESSE SENTIDO QUE A GAUDIUM ET
SPES AFIRMA;- O SENHOR JESUS, QUANDO REZA AO PAI PARA QUE TODOS SEJAM UMA COISA
SÓ, COMO EU E TU SOMOS UMA COISA SÓ. ELE NOS SUGERIU UMA CERTA SEMELHANÇA ENTRE
A UNIÃO DAS PESSOAS DIVINAS E A UNIÃO DOS FILHOS DE DEUS NA VERDADE E NO AMOR. ESTA
SEMELHANÇA MANIFESTA QUE O HOMEM, O QUAL NA TERRA É A ÚNICA CRIATURA QUE DEUS
QUIS POR SI MESMA, NÃO PODE ENCONTRAR-SE PLENAMENTE SENÃO ATRAVÉS DO DOM
SINCERO DE SI MESMO.
JOÃO PAULO II ESCREVEU NA CARTA AS FAMÍLIAS;- ESTAMOS ASSIM NO NÚCLEO MESMO DA VERDADE
EVANGÉLICA SOBRE A LIBERDADE. A PESSOA SE REALIZA MEDIANTE O EXERCÍCIO DA
LIBERDADE NA VERDADE. A LIBERDADE NÃO PODE SER ENTENDIDA COMO CAPACIDADE DA
FAZER QUALQUER COISA;- SIGNIFICA DOM DE SI. E MAIS,- SIGNIFICA EXERCÍCIO
ULTERIOR DO DOM. NO CONCEITO DE DOM NÃO ESTÁ INSCRITA SOMENTE A LIVRE
INICIATIVA DO SUJEITO, MAS TAMBÉM A DIMENSÃO DO DEVER. TUDO ISTO SE REALIZA NA
COMUNHÃO DAS PESSOAS.
PODE-SE CONCLUIR
ESTA INTRODUÇÃO AFIRMANDO QUE A GENEALOGIA DA PESSOA COINCIDE COM A GENEALOGIA
DE SUA LIBERDADE;- TORNAR-SE PESSOA SIGNIFICA TORNAR-SE LIVRE PARA DOAR A
PRÓPRIA VIDA PARA O OUTRO. NO ATO LIVRE E MEDIANTE O ATO LIVRE A PESSOA SE
FORMA COMO SUJEITO QUE EXISTE EM SI E POR SI, A AFIRMAÇÃO DE SI MESMO CONSISTE
NO DOM DE SI.
A CULTURA MODERNA
DEU ÊNFASE Á BUSCA DA PRÓPRIA REALIZAÇÃO INDIVIDUAL, LEVANTANDO SUSPEITA QUANTO
Á POSSIBILIDADE DE REALIZAR UMA COMUNHÃO COM OS OUTROS. O OUTRO PASSOU A SER
APONTADO COMO UM LOBO FEROZ (HOBBES) OU ENTÃO O INFERNO (SARTRE) OU, MAIS
PROSAICAMENTE, O CONCORRENTE. ESSAS TEORIZAÇÕES, QUE EXALTAM A RIVALIDADE ENTRE
OS SERES HUMANOS E A HOSTILIDADE ENTRE O HOMEM E A MULHER, PROSPERAM E SE
DIFUNDIRAM, TORNANDO-SE SENSO COMUM.
ESSA MENTALIDADE NOS REMETE A UM
TEMPO PRÉ-CRISTÃO, CARACTERIZADO PELA BARBÁRIE, QUANDO O HOMEM AFIRMAVA A SUA
DIGNIDADE DERROTANDO O ADVERSÁRIO, DESTRUINDO O INIMIGO, OU NOS COLOCA DIANTE
DA CONSIDERAÇÃO UTILITARISTA DO OUTRO, REDUZINDO A INSTRUMENTO PARA UMA
FINALIDADE PRÓPRIA.
OREMOS
A FAMÍLIA É EM PONTO PEQUENO
O QUE A IGREJA É EM PONTO GRANDE;- A
IMAGEM DO AMOR DE DEUS NA COMUNHÃO DE PESSOAS. CADA MATRIMÔNIO APERFEIÇOA-SE NA
ABERTURA E NA DISPONIBILIDADE PARA OS OUTROS (SOBRETUDO PARA OS FILHOS QUE DEUS CONCEDE), NA ACEITAÇÃO RECÍPROCA
E NA HOSPITALIDADE.
Ó DEUS, VERDADE E FORÇA QUE O MUNDO
GOVERNAIS, DA AURORA AO MEIO-DIA, A TERRA ILUMINAIS.
DE NÓS SE AFASTE A IRA, DISCÓRDIA E
DIVISÃO.
AO CORPO DAÍ SAÚDE, E PAZ NO CORAÇÃO.
OUVI-NOS, PAI BONDOSO, POR CRISTO SALVADOR,
QUE VIVE COM O ESPÍRITO
CONVOSCO PELO AMOR.
MARIA
GUARDAVA NO SEU CORAÇÃO AS PALAVRAS,
E
NELES PENSAVA. AMEM.
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