quinta-feira, 1 de maio de 2014

RELAÇÃO NUPCIAL, RELAÇÃO OCASIONAL -GIANCARLO PETRINI


 
O TEXTO ENFRENTA UMA QUESTÃO MUITO PRESENTE NA VIDA DE HOJE. HOJE O RELACIONAMENTOEXISTE SOMENTE ENQUANTO FOR AGRADÁVEL E GRATIFICANTE, SENDO INTERROMPIDO E SUBSTITUÍDO POR OUTRO ANTES QUE APAREÇAM OS ATRITOS E OS PESOS PRÓPRIOS DE QUALQUER CONVIVÊNCIA. É EXALTADA A LIBERDADE, COMO VERDADEIRA AFIRMAÇÃO DA PESSOA. CONTUDO, O ATO MAIS AUTÊNTICO DE LIBERDADE É O ATO DE AMOR, ATRAVÉS DO QUAL A PESSOA DECIDE FAZER DOM DE SI PARA O BEM E A FELICIDADE DE OUTRO, REALIZANDO A COMUNHÃO COM ELE.
            ESTA MANEIRA DE CONCEBER A REALIZAÇÃO DA PESSOA, ATRAVÉS DO DOM SINCERO DE SI, CONTRASTA COM A MENTALIDADE DOMINANTE, QUE CONSIDERA O OUTRO COMO UM LOBO FEROZ, OU O INFERNO, OU O CONCORRENTE. NÃO A COMUNHÃO, MAS O CONFLITO E A LUTA SERIAM AS FORMAS DA CONVIVÊNCIA HUMANA.
            EM SEGUIDA, SÃO DESCRITOS OS SIGNIFICADOS, AS IMPLICAÇÕES, AS CONSEQÜÊNCIAS PRÓPRIAS DA RELAÇÃO NUPCIAL E DA RELAÇÃO OCASIONAL. NA PRIMEIRA, O CASAL ELABORA UM PROJETO COMUM DE VIDA;- ACOLHE A TOTALIDADE DA OUTRA PESSOA;- VIVE O AMOR NUMA DIMENSÃO PÚBLICA;- CONSTITUI VÍNCULOS DE PERTENÇA QUE SE CONSOLIDAM COM O MATRIMÔNIO E CONSTITUEM UMA FAMÍLIA;- DURA NO TEMPO, DESENVOLVE A COOPERAÇÃO ENTRE OS SEXOS E ENTRE AS GERAÇÕES;- ESTÁ ABERTA PARA GERAR FILHOS E EDUCÁ-LOS;- ABRAÇA AS DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS DA EXISTÊNCIA, MESMO NÃO PLANEJADAS E NÃO PREVISTAS;- PROPORCIONA SATISFAÇÃO ÁS PESSOAS ENVOLVIDAS;- EM RESUMO, REALIZA O DOM SINCERO E RECÍPROCO DE SI.
            A RELAÇÃO OCASIONAL REJEITA QUALQUER PROJETO COMUM DE VIDA, ALÉM DO MOMENTO DE DIVERSÃO;- INTERESSA-SE APENAS POR ASPECTOS PARCIAIS DO OUTRO, É CONSIDERADO COMO UM FATO PRIVADO, EXALTA A AUTONOMIA DE CADA UM, CULTIVA O IDEAL DO DESCOMPROMISSO, PLANEJA A ESTERILIDADE, É EFÊMERA, TENDE Á BANALIDADE, NO SENTIDO QUE NÃO LHE INTERESSA PROPRIAMENTE AQUELA PESSOA, MAS UMA PESSOA QUALQUER, PRODUZ PRAZER, NELA PREVALECE  O INTERESSE INDIVIDUAL. SÓ A NUPCIALIDADE, VIVIDA NO MATRIMÔNIO, É O CAMINHO DA FELICIDADE
            UMA PREMISSA SOBRE A PESSOA E A LIBERDADE;- O SER HUMANO EXISTE SOMENTE EM RELAÇÃO, NASCE DE UMA RELAÇÃO, CRESCE E DESENVOLVE A SUA IDENTIDADE NA MEDIDA EM QUE É INSERIDO NUMA TRAMA DE RELAÇÕES, PODE EXPRESSAR TODAS AS POTENCIALIDADES DE SUA MATURIDADE, A CRIATIVIDADE E A PROCRIAÇÃO, GRAÇAS A RELAÇÕES ESPECIALMENTE SIGNIFICATIVAS. A ESTRUTURA RELACIONAL DO SER HUMANO IDENTIFICA O ENCONTRO DE SUBJETIVIDADES QUE A TRADIÇÃO CRISTÃ QUALIFICA COMO PESSOAS;- O SER HUMANO É OBJETIVAMENTE ALGUÉM E NISTO CONSISTE O QUE O DISTINGUE DOS OUTROS SERESDO MUNDO VISÍVEL, QUE, POR SUA VEZ, OBJETIVAMENTE SÃO SEMPRE E SOMENTE ALGUMA COISA.
            ESTA ESTRUTURA DO SER HUMANO ESTÁ RELACIONADA, EM PRIMEIRO LUGAR, COM A SUA SOLIDÃO ORIGINÁRIA;- NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ. VOU FAZER UMA AUXILIAR QUE LHE CORRESPONDA. O SANTO PADRE COMENTA;- O HOMEM CRIADO ENCONTRA-SE, DESDEO PRIMEIRO MOMENTO DA SUA EXISTÊNCIA, DIANTE DE DEUS, COMO QUE EM BUSCA DA PRÓPRIA ENTIDADE;- PODER-SE-IA DIZER;- EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DE SI MESMO. UM CONTEMPORÂNEO DIRIA;- EM BUSCA DA PRÓPRIA IDENTIDADE. A CONSTATAÇÃO QUE O HOMEM É SÓ;- TEM NESTA BUSCA UM SIGNIFICADO NEGATIVO, ENQUANTO EXPRIME O QUE ELE NÃO É. MAS A CONSTATAÇÃO DE NÃO PODER ESSENCIALMENTE IDENTIFICAR COM O MUNDO VISÍVEL DOS OUTROS SERES VIVOS (ANIMÁLIA) TEM, AO MESMO TEMPO, UM ASPECTO POSSITIVO. ELE NÃO É SOMENTE ESSENCIAL E SUBJETIVAMENTE SÓ. SOLIDÃO, COM EFEITO, SIGNIFICA TAMBÉM SUBJETIVIDADE DO HOMEM, A QUAL SE CONSTITUI ATRAVÉS DA AUTO-CONSCIÊNCIA.
            O TERMO PESSOA, QUE TEVE ORIGEM NO TEATRO GREGO, GOI-SE RE-ELABORADO NO CONTEXTO DO  DEBATE TEOLÓGICO A PARTIR DO SÉCULO IV PARA DISCUTIR AS RELAÇÕES TRINITÁRIAS E PASSOU A SER UTILIZADO PARA SUBLIMAR QUE O SER HUMANO, HOMEM OU MULHER, NÃO SE DEIXA ENCERRAR NA NOÇÃO DE INDIVÍDUO DA ESPÉCIE, POIS HÁ NELE ALGO MAIS, UMA PLENITUDE E UMA PERFEIÇÃO DO SER QUE SOMENTE O CONCEITO DE PESSOA PODE EXPRESSAR. O SER HUMANO DISPÕE DA RAZÃO, FACULDADE QUE NÃO SE ENCONTRA EM OUTROS SERES VIVOS. POR ISSO, BOÉCIO DEFINE A PESSOA COMO INDIVÍDUO DE NATUREZA RACIONAL. A PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DO SER PESSOAL É A SUA ABSOLUTA SINGULARIDADE. JÁ O CASO DO INDIVÍDUO É DIFERENTE;- ESTE EMERGE COMO MEMBRO DE UMA TOTALIDADE DA QUAL É PARTE;- NO INTERIOR DA ESPÉCIE VIVENTE Á QUAL PERTENCE, CADA INDIVÍDUO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO; POR ISSO, ELE PODE SER NUMERADO. PELO CONTRÁRIO, QUANDO SE AFIRMA QUE A PESSOA É SINGULAR, SUBLINHA-SE A SUA UNICIDADE;- ELA É INSUBSTITUÍVEL, NÃO NUMERAVEL, SUBSISTE EM SI E POR SI, NÃO É PARTE DE UMA REALIDADE MAIOR, É UM TODO.
            POR SER UM INDIVÍDUO RACIONAL, A PESSOA É UM SUJEITO ÚNICO NO SEU GÊNERO;- DISTINGUE-SE DOS ANIMAIS PELA AUTORIDADE. ESTA SE CONCENTRA SOBRE O BEM E SOBRE O VERDADEIRO. OS ANIMAIS ESTÃO SUBMETIDOS A PROCESSOS BIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS, POR MUITOS ASPECTOS SEMELHANTES AOS DOS SERES HUMANOS, MAS SEU COMPORTAMENTO É GENETICAMENTE DETERMINADO, ENQUANTO OS SERES HUMANOS DISPÕEM COM EXCLUSIVIDADE DE UMA FACULDADE QUE CARACTERIZA A PESSOA, A SABER, A CAPACIDADE DE AUTODETERMINAÇÃO, BASEADA NA REFLEXÃO. COM EFEITO, A PESSOA, AO AGIR, TEM A POSSIBILIDADE DE ESCOLHER, É DOTADA DE LIVRE ARBÍTRIO. ESTA É A SEGUNDA CARACTERISTICA FUNDAMENTAL DA PESSOA.
            O ATO LIVRE REVELA EMINENTEMENTE A PESSOA PORQUE NELE SE REFLETE A SUA SUBJETIVIDADE SUBSISTENTE, SEU SER, COMO AFIRMA SÃO TOMÁS. NENHUM ATO É TÃO PRÓPRIO DA PESSOA COMO O ATO DE LIBERDADE. ESTE NÃO TEM OUTRA CAUSA, NA SUA CONSTITUIÇÃO, A NÃO SER A LIBERDADE DA PESSOA QUE O ESCUTA. NESTE HORIZONTE, A AFIRMAÇÃO DA PESSOA COINCIDE COM A SUA LIBERDADE.
            A ESTRUTURA DO SER HUMANO ESTÁ RELACIONADA, EM SEGUNDO LUGAR, COM O SEU SER IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. AFIRMAR QUE A PESSOA HUMANA FOI CRIADA Á IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS NÃO SIGNIFICA APENAS QUE ELA CARREGA CONSIGO AS CARACTERÍSTICAS DE SER LIVRE E RACIONAL, QUE A DIFERENCIAM DOS OUTROS SERES CRIADOS. SIGNIFICA TAMBÉM QUE ELA É ORIGINARIAMENTE FEITA PARA A COMUNHÃO INTERPESSOAL, ATRAVÉS DO DOMSINCERO DE SI AO OUTRO, COMO ACONTECE NA SANTÍSSIMA TRINDADE.NO RELATO BÍBLICO, A SOLIDÃO ABRE CAMINHO ÁQUELA UNIDADE QUE O CONCÍLIO VATICANO II DEFINIU COMMUNIO PERSONARUM, ISTO É, COMUNHÃO ENTRE AS PESSOAS.
            DIZIA NOSSO BEATO JOÃO PAULO II;- O FATO QUE O HOMEM, CRIADO COMO HOMEM E COMO MULHER, SEJA IMAGEM DE DEUS NÃO SIGNIFICA SOMENTE QUE CADA UM DELES INDIVIDUALMENTE É SEMELHANTE A DEUS, COMO SER RACIONAL E LIVRE.SIGNIFICA TAMBÉMQUE O HOMEM E A MULHER, CRIADOS COMO UNIDADE DE DOIS NA COMUM HUMANIDADE, SÃO CHAMADOS A VIVER NA COMUNHÃO DE AMOR E A REFLETIR NO MUNDO A COMUNHÃO DE AMOR QUE EXISTE EM DEUS, PELA QUAL AS TRÊS PESSOAS SE AMAM NO ÍNTIMO MISTÉRIO DA ÚNICA VIDA DIVINA. ESTA UNIDADE DOS DOIS, QUE É SINAL DA COMUNHÃO INTERPESSOAL, INDICA QUE A CRIAÇÃO DO HOMEM FOI INSCRITA UMA CERTA SEMELHANÇA DA COMUNHÃO DIVINA. ESTA SEMELHANÇA FOI INSCRITA COMO QUALIDADE DO SER PESSOAL DE AMBOS, DO HOMEM E DA MULHER, E JUNTAMENTE COMO UM CHAMADO E COMO UMA TAREFA.
            PODEM SER IDENTIFICADOS, ENTÃO, DOIS PÓLOS DO SER PESSOAL;- O PÓLO DA SUBJETIVIDADE SUBSISTENTE EM SI E POR SI E O PÓLO DA RELAÇÃO PARA COM OUTRA PESSOA;- O PÓLO DA AFIRMAÇÃO DE SI E O PÓLO DA COMUNHÃO COM O OUTRO, COMO ESPAÇO DE UMA INTRÍNSECA TENSÃO NA QUAL É CHAMADA EM JOGO A LIBERDADE. O CONFLITO SE ESTABELECE ENTRE O IMPULSO ORIGINÁRIO E ESPONTÂNEO DE CADA SER HUMANO A AFIRMAR-SE, NÃO RECUSANDO COLOCAR-SE CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, E A NECESSIDADE DE FAZER A ENTREGA DE SI MESMO PARA O BEM, PARA A FELICIDADE DO OUTRO, ENCONTRANDO TODA SATISFAÇÃO NO DOM DE SI.
            A EXPERIÊNCIA HUMANA, CONFIRMADA E ELABORADA PELA TRADIÇÃO CRISTÃ, ATESTA QUE A TENSÃO DESTA POLARIDADE SE RESOLVE QUANDO A PESSOA REALIZA UM ATO LIVRE QUE SEJA, AO MESMO TEMPO, AFIRMAÇÃO DE QUEM O CUMPRE E SUPREMA AFIRMAÇÃO DO OUTRO.ESTE ATO DE LIBERDADE É O ATO  DO AMOR. O AMOR É A SÍNTESE VIVIDA DOS ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA PESSOA, QUE EXISTENCIALMENTE EMERGEM COMO PÓLOS EM TENSÃO. É NESSE SENTIDO QUE A GAUDIUM ET SPES AFIRMA;- O SENHOR JESUS, QUANDO REZA AO PAI PARA QUE TODOS SEJAM UMA COISA SÓ, COMO EU E TU SOMOS UMA COISA SÓ. ELE NOS SUGERIU UMA CERTA SEMELHANÇA ENTRE A UNIÃO DAS PESSOAS DIVINAS E A UNIÃO DOS FILHOS DE DEUS NA VERDADE E NO AMOR. ESTA SEMELHANÇA MANIFESTA QUE O HOMEM, O QUAL NA TERRA É A ÚNICA CRIATURA QUE DEUS QUIS POR SI MESMA, NÃO PODE ENCONTRAR-SE PLENAMENTE SENÃO ATRAVÉS DO DOM SINCERO DE SI MESMO.
            JOÃO PAULO II ESCREVEU NA CARTA AS FAMÍLIAS;- ESTAMOS ASSIM NO NÚCLEO MESMO DA VERDADE EVANGÉLICA SOBRE A LIBERDADE. A PESSOA SE REALIZA MEDIANTE O EXERCÍCIO DA LIBERDADE NA VERDADE. A LIBERDADE NÃO PODE SER ENTENDIDA COMO CAPACIDADE DA FAZER QUALQUER COISA;- SIGNIFICA DOM DE SI. E MAIS,- SIGNIFICA EXERCÍCIO ULTERIOR DO DOM. NO CONCEITO DE DOM NÃO ESTÁ INSCRITA SOMENTE A LIVRE INICIATIVA DO SUJEITO, MAS TAMBÉM A DIMENSÃO DO DEVER. TUDO ISTO SE REALIZA NA COMUNHÃO DAS PESSOAS.
            PODE-SE CONCLUIR ESTA INTRODUÇÃO AFIRMANDO QUE A GENEALOGIA DA PESSOA COINCIDE COM A GENEALOGIA DE SUA LIBERDADE;- TORNAR-SE PESSOA SIGNIFICA TORNAR-SE LIVRE PARA DOAR A PRÓPRIA VIDA PARA O OUTRO. NO ATO LIVRE E MEDIANTE O ATO LIVRE A PESSOA SE FORMA COMO SUJEITO QUE EXISTE EM SI E POR SI, A AFIRMAÇÃO DE SI MESMO CONSISTE NO DOM DE SI.
            A CULTURA MODERNA DEU ÊNFASE Á BUSCA DA PRÓPRIA REALIZAÇÃO INDIVIDUAL, LEVANTANDO SUSPEITA QUANTO Á POSSIBILIDADE DE REALIZAR UMA COMUNHÃO COM OS OUTROS. O OUTRO PASSOU A SER APONTADO COMO UM LOBO FEROZ (HOBBES) OU ENTÃO O INFERNO (SARTRE) OU, MAIS PROSAICAMENTE, O CONCORRENTE. ESSAS TEORIZAÇÕES, QUE EXALTAM A RIVALIDADE ENTRE OS SERES HUMANOS E A HOSTILIDADE ENTRE O HOMEM E A MULHER, PROSPERAM E SE DIFUNDIRAM, TORNANDO-SE SENSO COMUM.
            ESSA MENTALIDADE NOS REMETE A UM TEMPO PRÉ-CRISTÃO, CARACTERIZADO PELA BARBÁRIE, QUANDO O HOMEM AFIRMAVA A SUA DIGNIDADE DERROTANDO O ADVERSÁRIO, DESTRUINDO O INIMIGO, OU NOS COLOCA DIANTE DA CONSIDERAÇÃO UTILITARISTA DO OUTRO, REDUZINDO A INSTRUMENTO PARA UMA FINALIDADE PRÓPRIA.
           
                                   OREMOS
A FAMÍLIA É EM PONTO PEQUENO O QUE A IGREJA É EM PONTO GRANDE;- A IMAGEM DO AMOR DE DEUS NA COMUNHÃO DE PESSOAS. CADA MATRIMÔNIO APERFEIÇOA-SE NA ABERTURA E NA DISPONIBILIDADE PARA OS OUTROS (SOBRETUDO PARA OS FILHOS QUE DEUS CONCEDE), NA ACEITAÇÃO RECÍPROCA E NA HOSPITALIDADE.
                           
Ó DEUS, VERDADE E FORÇA QUE O MUNDO GOVERNAIS, DA AURORA AO MEIO-DIA, A TERRA ILUMINAIS.
DE NÓS SE AFASTE A IRA, DISCÓRDIA E DIVISÃO.
AO CORPO DAÍ SAÚDE, E PAZ NO CORAÇÃO.
OUVI-NOS, PAI BONDOSO, POR CRISTO SALVADOR, QUE VIVE COM O ESPÍRITO
CONVOSCO PELO AMOR.
                        MARIA GUARDAVA NO SEU CORAÇÃO AS PALAVRAS,
                        E NELES PENSAVA. AMEM.

Nenhum comentário: