domingo, 11 de janeiro de 2015

A IMAGEM DE JESUS MISERICORDIOSO.( DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA KOVALSKA.


 

            NO DIA 22 DE FEVEREIRO DE 1931, NA CELA DO CONVENTO EM PLOCK, IRMÃ FAUSTINA TEVE UMA VISÃO NA QUAL O PRÓPRIO JESUS SE APRESENTOU TAL COMO A IMAGEM DEVERIA SER PINTADA. A NOITE, QUANDO ME ENCONTRAVA NA MINHA CELA – ESCREVE NO DIÁRIO – VI NOSSO SENHOR VESTIDO DE BRANCO. UMA DAS MÃOS ERGUIDA PARA ABENÇOAR, E A OUTRA TOCAVA-LHE A TÚNICA, SOBRE O PEITO. DA TÚNICA ENTREABERTA SOBRE O PEITO SAIAM DOIS GRANDES RAIOS, UM VERMELHO E O OUTRO PÁLIDO. LOGO DEPOIS, JESUS ME DISSE;- PINTA UMA IMAGEM DE ACORDO COM O MODELO QUE ESTÁS VENDO, COM A INSCRIÇÃO;- JESUS, EU CONFIO EM VÓS. QUERO QUE ESSA IMAGEM SEJA ABENÇOADA SOLENEMENTE NO PRIMEIRO DOMINGO DEPOIS DA PÁSCOA, E ESSE DOMINGO DEVE SER A FESTA DA MISERICÓRDIA.

            O CONTEÚDO DESTA IMAGEM ESTÁ, POIS, ESTREITAMENTE LIGADO Á LITURGIA DESSE DOMINGO. A IGREJA LÊ NESSE DIA O EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO DA APARIÇÃO DE JESUS RESSUSCITADO NO CENÁCULO E DA INSTITUIÇÃO DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO. A IMAGEM REPRESENTA, ENTÃO, JESUS RESSUSCITADO QUE TRAZ AOS HOMENS A PAZ PELA REMISSÃO DOS PECADOS, PELO PREÇO DA SUA PAIXÃO E MORTE NA CRUZ. OS RAIOS DO SANGUE E DA ÁGUA QUE BROTAM DO CORAÇÃO, TRANSPASSADO POR UMA LANÇA, E AS CICATRIZES DAS CHAGAS DA CRUCIFICAÇÃO RELEMBRAM OS ACONTECIMENTOS DA SEXTA-FEIRA SANTA.

            A IMAGEM DE JESUS MISERICORDIOSO UNE, ENTÃO, ESTES DOIS ACONTECIMENTOS EVANGÉLICOS QUE MAIS PLENAMENTE FALAM SOBRE O AMOR DE DEUS PARA COM O HOMEM. NA IMAGEM DE CRISTO SÃO VISIVÉIS OS DOIS RAIOS. IRMÃ FAUSTINA PERGUNTA A JESUS SOBRE O SIGNIFICADO DESSES RAIOS, E JESUS LHE EXPLICA;- O RAIO PÁLIDO SIGNIFICA A ÁGUA QUE JUSTIFICA AS ALMAS;- O RAIO VERMELHO SIGNIFICA O SANGUE QUE É A VIDA DAS ALMAS. FELIZ AQUELE QUE VIVER Á SUA SOMBRA.

            A ALMA É PURIFICADA PELO SACRAMENTO DO BATISMO E DA RECONCILIAÇÃO, ENQUANTO QUE A EUCARISTIA ALIMENTA-A ABUNDANDEMENTE. OS DOIS RAIOS SIGNIFICAM OS SACRAMENTOS E TODAS AS GRAÇAS DO ESPÍRITO SANTO, CUJO SÍMBOLO BÍBLICO É A ÁGUA E TAMBÉM A NOVA ALIANÇA DE DEUS COM O HOMEM, FEITA NO SANGUE DE CRISTO.

            A IMAGEM DE JESUS MISERICORDIOSO É FREQUENTEMENTE DESIGNADA COMO IMAGEM DA MISERICÓRDIA DIVINA, O QUE É JUSTO, POIS É O MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO QUE MAIS CLARAMENTE SE REVELOU O AMOR DE DEUS PARA COM O HOMEM. ESSA IMAGEM NÃO SÓ APRESENTA A MISERICÓRDIA DIVINA, MAS CONSTITUI TAMBÉM UM SINAL PARA RELEMBRAR O DEVER CRISTÃO DA CONFIANÇA EM DEUS E DE UM ATIVO AMOR PARA COM O PRÓXIMO.

            NA LEGENDA, POR VONTADE DE CRISTO – SÃO COLOCADAS AS PALAVRAS – JESUS, EU CONFIO EM VÓS. POR MEIO DESTA IMAGEM, DISSE TAMBÉM NOSSO SENHOR;- CONCEDEREI MUITAS GRAÇAS ÁS ALMAS. ELA DEVE LEMBRAR AS EXIGÊNCIAS DA MINHA MISERICÓRDIA, PORQUE MESMO A FÉ MAIS FORTE DE NADA SERVE SEM AS OBRAS.

            JESUS FEZ GRANDES PROMESSAS PARA QUELE QUE VENERA ESTA IMEGEM DE JESUS MISERICORDIOSO;- A SALVAÇÃO ETERNA, GRANDES PROGRESSOS NO CAMINHO DA PERFEIÇÃO CRISTÃ, A GRAÇA DE UMA MORTE FELIZ E AINDA OUTRAS GRAÇAS QUE OS HOMENS LHE SUPLICAREM COM CONFIANÇA.

            POR MEIO DESSA IMAGEM CONCEDEREI MUITAS GRAÇAS ÁS ALMAS;- QUE TODA A ALMA TENHA, POR ISSO, ACESSO A ELA.    AMÉM.        

 

 

 

DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA;- JESUS DIZENDO- NÃO TEMAS, MINHA FILHA, NÃO ESTÁS SOZINHA. LUTA COM CORAGEM, PORQUE MEU BRAÇO TE AMPARA. LUTA PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS, EXORTANDO-AS Á CONFIANÇA NA MINHA MISERICÓRDIA, PORQUE ESTA É A SUA TAREFA NESTA VIDA E NA FUTURA.
 

EM OUTRA OCASIÃO FAUSTINA OUVE NO SEU CORAÇÃO;- MINHA FILHA, GARANTO-TE RECURSOS CONSTANTES DE QUE VIVERÁS. A TUA OBRIGAÇÃO É CONFIAR TOTALMENTE NA MINHA BONDADE, E A MINHA É DAR-TE TUDO DE QUE NECESSITAS. EU MESMO FAÇO-ME DEPENDENTE DA TUA CONFIANÇA;- SE ELA FOR GRANDE, A MINHA GENEROSIDADE NÃO TERÁ LIMITES.
 

JESUS CONTINUA EM OUTRA OCASIÃO;- MINHA FILHA, NADA TEMAS, EU ESTOU SEMPRE CONTIGO;- TODOS OS TEUS ADVERSÁRIOS SÓ PODERÃO PREJUDICAR-TE NA MEDIDA EM QUE EU O PERMITIR. ÉS A MINHA MORADA E O MEU PERMENENTE DESCANSO;- EM ATENÇÃO A TI, DETEREI O BRAÇO QUE CASTIGA E, POR TI ABENÇOO A TERRA.

CONTINUA JESUS EM OUTRO MOMENTO;- MINHA FILHA, A TUA COMPAIXÃO POR MIM É UM ALÍVIO PARA MIM. A TUA ALMA ADQUIRE UMA BELEZA SINGULAR QUANDO MEDITA SOBRE A MINHA PAIXÃO.

                                                           TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA. AMÉM.

A ALEGRIA DOS HUMILDES;- MONS. JOÃO SCOGNAMIGLIO CLÁ DIAS.


 

COMPADECIDO DE TANTA MISÉRIA, DEUS DESCE DO CÉU E ASSUME NOSSA CARNE PARA SE RELACIONAR CONOSCO.
 

JESUS FOI HUMILDE PARA NOS DAR ALEGRIA – A PARTIR DA SAÍDA DE ADÃO E EVA DO RARAÍSO, A HUMANIDADE FOI-SE PRECIPITANDO NOS ABISMOS DO PECADO. VEMOS, EM SEUS PRIMÓRDIOS, CAIM MATAR SEU IRMÃO ABEL E, MAIS TARDE, CORROMPEREM-SE OS HOMENS SOBRE A TERRA, A PONTO DE ARREPENDER-SE DEUS DE TÊ-LOS CRIADO. DEPOIS, CHEIOS DE ARROGÂNCIA, PROCURARAM DESAFIAR O TODO-PODEROSO POR MEIO DE SEUS EMPREENDIMENTOS, E, FINALMENTE, CAÍRAM NA IDOLATRIA VERGONHOSA, adorando deuses de metal, pedra e madeira.

            MAS DEUS, COMPADECIDO DE TANTA MISÉRIA, DESCE DO CÉU E ASSUME NOSSA CARNE PARA SE RELACIONAR CONOSCO. NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, UNIGÊNITO DO PAI, SE HUMILHA E TOMA SOBRE SI AS NOSSAS INIQUIDADES, COM VISTAS A NOS REDIMIR E FAZER-NOS CONSORTES DELE NA FELICIDADE ETERNA, A MESMA QUE ELE GOZA JUNTO AO PAI E AO ESPÍRITO SANTO. ELE DESEJA, PORÉM, QUE TAL FELICIDADE,- CUJA PLENITUDE SÓ SE DARÁ NA BEM-AVENTURANÇA ETERNA – JÁ COMECE A SE REALIZAR AGORA, CONFORME PEDE A MENCIONADA ORAÇÃO DO DIA. COMO ATINGI-LA AINDA NESTE MUNDO, TANTO QUANTO POSSÍVEL?

            ELE É JUSTO, ELE SALVA;- É HUMILDE E VEM MONTADO NUM JUMENTO, UM POTRO, CRIA DE JUMENTA. CONTRARIAMENTE AOS SOBERANOS DA ANTIGUIDADE, DETENTORES DE IMENSOS PODERES E RIQUEZAS, ESTE MONARCA APARECE POBRE. COM ACUIDADE PROFÉTICA ZACARIAS PREVÊ O EPISÓDIO DO DOMINGO DE RAMOS, EM QUE O REI DOS REIS, CRIADOR E REDENTOR DO UNIVERSO, O FILHO DE DEUS UNIDO Á NATUREZA HUMANA, ENTRARIA EM JERUSALÉM MONTADO NUM JUMENTINHO, ACLAMADO PELA MULTIDÃO. ELE, QUE MERECE INFINITOS LOUVORES, ENTRETANTO CONDESCENDE COM ESSA DIMINUTA DEMONSTRAÇÃO DE SIMPATIA, PORQUE – DADA A CONCEPÇÃO ORGULHOSA DE UM MESSIAS TEMPORAL, QUE RESOLVERIA TODOS OS PROBLEMAS POLÍTICOS E FINANCEIROS DA NAÇÃO- SE ELE ACEITASSE HOMENAGENS CHEIAS DE GRANDEZAS E POMPA LHE FARIA MAL, CONFIRMANDO-OS NAQUELA DEFORMADA CRENÇA.

            NÃO ERA HORA DE SE REVESTIR DE FORÇA E EXPLENDOR, COMO SERÁ SUA SEGUNDA VINDA QUANDO DESCER DO CÉU PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, E SIM O MOMENTO DE FAZER UM CONVITE Á MUDANÇA DE VIDA, ATRAVÉS DO EXEMPLO DE DESPRENDIMENTO DAS COISAS MATERIAIS.

            A DEUS PERTENCEM TODAS AS RIQUEZAS – NÃO PENSEMOS, CONTUDO, SEGUNDA CERTA MENTALIDADE ERRÔNEA, QUE NOSSAS MANIFESTAÇÕES COM RESPEITO A DEUS E AO SEU CULTO DEVAM SER MARCADAS PELA NOTA DA POBREZA E DA HUMILHAÇÃO, QUE AS IGREJAS TENHAM DE SER DESPOJADAS DE QUALQUER ADORNO, COMPOSTAS DE TAIPA, SEMELHANTES A UMA CABANA, E OS TABERNÁCULOS PARA O SANTÍSSIMO SACRAMENTOS FEITOS DE ARGILA, MAIS MÍSEROS QUE UMA CASINHA DE JOÃO-DE-BARRO.

            AO CONTRÁRIO, NÓS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE DAR A DEUS AQUILO QUE LHE PERTENCE, CONFORME O MANDATO DE NOSSO SENHOR;- A DEUS O QUE É DE DEUS. O QUE CABE, ENTÃO, A DEUS? O QUE LHE PRECISAMOS RESTITUIR? TODO O OURO DA TERRA, TODAS AS RIQUEZAS, POIS ELE DISSE;- A PRATA E O OURO ME PERTENCEM.

            A IGREJA É A CASA DE DEUS E, PORTANTO, ELA É DE TODOS, TANTO DO RICO QUANTO DO POBRE, TANTO DO ASÍATICO QUANTO DO OCIDENTAL, TANTO PARA OS DE UMA RAÇA QUANTO PARA OS DE OUTRA. ELA É TAMBÉM O LUXO DO POBRE, ERGUIDA PARA DAR ALEGRIA ÁQUELES QUE NÃO SE APEGAM AOS BENS DESTE MUNDO, AOS AUTÊNTICOS POBRES, ISTO É, OS DE ESPÍRITO. POR TAIS MOTIVOS A LITURGIA TEM DE SER MAJESTOSA E AS IGREJAS RICAS COMO O CÉU EMPÍREO QUE DEUS PREPAROU PARA NÓS, PARA O QUAL NÃO HÁ TERMOS DE COMPARAÇÃO NEM LINGUAGEM HUMANA CAPAZ DE EXPRIMIR O QUE NELE EXISTE.

            SIM, ESSE REI É JUSTO E RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS, MAS SEU PRINCIPAL INTUITO É O DE SALVAR E DE CONCEDER A PAZ. QUAL É ESTA PAZ? ACASO SERÁ A PAZ DOS TRATADOS QUE OS DIRIGENTES DOS PAÍSES ASSINAM, REUNIDOS EM TORNO DE UMA MESA? NÃO! ELE TRAZ A PAZ VERDADEIRA, A DA BOA CONSCIÊNCIA DE QUEM PRATICA A VIRTUDE E DÁ AS COSTAS AO PECADO. NÓS, PORÉM, DE ÍNDOLE TERRIVELMENTE FRÁGIL E INCLINADA AO MAL, COMO PODERÍAMOS ALCANÇAR TAL PAZ? POR MEIO DELE QUE, SENDO A PRÓPRIA BONDADE E MISERICÓRDIA, NOS ABRAÇA COM TERNURA E PACIÊNCIA APESAR DE NOSSAS MISÉRIAS, QUE NOS AMPARA E REGENERA, COMUNICANDO-NOS FORÇAS PARA GALGARMOS OS CIMOS DA PERFEIÇÃO.

            MISERICÓRDIA E PIEDADE É O SENHOR, ELE É AMOR, É PACIÊNCIA, É COMPAIXÃO. O SENHOR É MUITO BOM PARA COM TODOS, SUA TERNURA ABRAÇA TODA A CRIATURA. O SENHOR É AMOR FIÉL EM SUA PALAVRA, É SANTIDADE EM TODA A OBRA QUE ELE FAZ. ELE SUSTENTA TODO AQUELE QUE VACILA E LEVANTA TODO AQUELE QUE TOMBOU.

            VÓS NÃO VIVEIS SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO, SE REALMENTE O ESPÍRITO DE DEUS MORA EM VÓS. – SE ALGUÉM NÃO TEM O ESPÍRITO DE CRISTO, NÃO PERTENCE A CRISTO. E, SE O ESPÍRITO DAQUELE QUE RESSUSCITOU JESUS DENTRE OS MORTOS MORA EM VÓS, ENTÃO AQUELE QUE RESSUSCITOU JESUS CRISTO DENTRE OS MORTOS VIVIFICARÁ TAMBÉM VOSSOS CORPOS MORTAIS POR MEIO DE SEU ESPÍRITO QUE MORA EM VÓS.

            DESDE QUE VIVAMOS NA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO FINAL E EVITEMOS O PECADO PARA NÃO MORRER ETERNAMENTE, CONQUISTAREMOS A PAZ E A SANTA ALEGRIA, AINDA NESTE VALE DE LÁGRIMAS. NÃO PENSEMOS CONTUDO, QUE NOSSAS MANIFESTAÇÕES COM RESPEITO A DEUS E AO SEU CULTO DEVAM SER MARCADAS PELA NOTA DA POBREZA E DA HUMILHAÇÃO. ABANDONEMO-NOS Á MISERICÓRDIA, PIEDADE, AMOR, PACIÊNCIA, COMPAIXÃO E TERNURA DO SENHOR, CONFIANTES EM QUE NO ÚLTIMO DIA, SE TIVERMOS FALECIDO NA GRAÇA DE DEUS, NOSSAS ALMAS DESCERÃO DO CÉU AO TOQUE DA TROMBETA PARA SE UNIREM AOS CORPOS, QUE ASSUMIRÃO O ESTADO GLORIOSO.

            NOS DIAS DE HOJE HÁ QUEM, INCUMBIDO DA MISSÃO DE PREGAR, AFIRME TER VINDO O DIVINO REDENTOR EXCLUSIVAMENTE PARA OS MISERÁVEIS E POBRES, DANDO UMA INTERPRETAÇÃO SOCIAL, PARA NÃO DIZER SOCIALISTA.

            OS PEQUENINOS NO CONCEITO DE JESUS;- PEQUENINOS, NA LINGUAGEM DO DIVINO MESTRE, SÃO AQUELES QUE DUVIDAM DAS PRÓPRIAS FORÇAS, SABENDO QUE POR MERA ENERGIA E EMPENHO NUNCA PODERÃO PENETRAR NO PLANO SOBRENATURAL DA GRAÇA. NOSSA FILIAÇÃO DIVINA NÃO PROCEDE DE NOSSOS MÉRITOS, PARA QUE NINGUÉM SE UFANE, MAS SE OPERA ATRAVÉS DO BATISMO, PELO QUAL NOS É INFUNDIDA UMA PARTICIPAÇÃO CRIADA NA VIDA INCRIADA DE DEUS;- A GRAÇA SANTIFICANTE. MAIS TARDE ESSA RELAÇÃO COM DEUS SE INTENSIFICA POR MEIO DOS DEMAIS SACRAMENTOS E PELOS EXERCÍCIOS DE PIEDADE, DOS QUAIS HAURIMOS ÂNIMO E VIGOR PARA PRATICAR ESTAVELMENTE A VIRTUDE. EIS A ESSÊNCIA DO REINO DE DEUS QUE NOSSO SENHOR VEIO AUNCIAR.

            PORTANTO, É PRECISO MANTER SEMPRE NO ESPÍRITO O QUANTO TUDO ISSO NOS VEM DE UMA REVELAÇÃO FEITA PELO PAI, COMO ASSEVERA SÃO TIAGO;- TODA DÁDIVA BOA E TODO DOM PERFEITO VÊM DE CIMA;- DESCEM DO PAI DAS LUZES.

            JÁ ERA ASSIM NO PARAÍSO, ONDE O HOMEM, CRIADO EM GRAÇA, EMBORA NO ESTADO DE PROVA, E ADORNADO COM UMA PANÓPLIA DE DONS NATURAIS, PRETERNATURAIS E SOBRENATURAIS, TINHA DE RECONHECER ESSA DISTÂNCIA INFINITA EXISTENTE ENTRE ELE E SEU ARTÍFICE, CONFESSANDO-SE MERA CRIATURA E RESTITUINDO A DEUS O QUE É DE DEUS. A HUMILDADE DO SER HUMANO CONSISTIA EM CONSIDERAR ESTA VERDADE E, POR TAL CONVICÇÃO, ADÃO E EVA ERAM PEQUENINOS. PEQUENINOS SIM, E AO MESMO TEMPO GRANDES, POIS SUA ALMA ERA TABERNÁCULO DO SANTÍSSIMA, DÁDIVA INSUPERÁVEL, CUJO MÁXIMO DESENVOLVIMENTO DESABROCHARIA NA GLÓRIA DA VISÃO BEATÍFICA. DEUS NÃO PODERIA TER CONCEDIDO MAIS!

            MARIA, SANTÍSSIMA GRANDE E PEQUENINA DIANTE DE DEUS;- ORA, SE NOSSOS PRIMEIROS PAIS SAÍRAM DAS MÃOS DE DEUS EM GRAÇA, NÓS, SEUS DESCENDENTES, FOMOS TODOS CONCEBIDOS EM PECADO, COM EXCEÇÃO DE ALGUÉM QUE JAMAIS COMETEU UMA FALTA NEM FOI TOCADA PELA MANCHA ORIGINAL;- NOSSA MÃE, MARIA SANTÍSSIMA, ESCOLHIDA PELO PAI PARA GERAR SEU FILHO ÚNICO NO TEMPO. TAMBÉM ELA ERA PEQUENINA, COMO SE MANIFESTOU NA VISITA Á SUA PRIMA SANTA ISABEL, AO DIZER;- MINHA ALMA GLORIFICA AO SENHOR, PORQUE OLHOU PARA A HUMILDADE DE SUA SERVA.

            EIS O MODO DE SER PEQUENINO;- TESTEMUNHAR QUE TUDO AQUILO QUE EM NÓS HÁ DE BOM VEM DE DEUS. NOSSA SENHORA É A HUMILDE POR EXCELÊNCIA, E NÃO HOUVE QUEM ATESTASSE TÃO EXIMIAMENTE SUA PEQUENEZ QUANTO ELA. MAS, DE FORMA ANÁLOGA, JAMAIS HOUVE QUEM TIVESSE NOÇÃO TÃO LUZIDIA DA GRANDEZA POSTA POR DEUS EM SI, COMO ELA. POR ISSO ACRESCENTOU;- PORQUE AQUELE QUE É TODO PODEROSO FEZ DE MIM GRANDES COISAS.

            DE FATO, FORAM-LHE OUTORGADOS FAVORES INCOMPARÁVEIS, A PONTO DE, NELA, DEUS COMO QUE ESGOTAR SUA CAPACIDADE DE DAR. BASTA DIZER ISTO, PARA TUA GLÓRIA;- TIVESTE POR FILHO A JESUS. PODE-SE IMAGINAR GLÓRIA MAIS EXCELSA? É, COM EFEITO, DIGNIDADE TÃO ADMIRÁVEL QUE O PRÓPRIO DEUS, APESAR DE SUA ONIPOTÊNCIA, NÃO PODERIA CRIAR UMA MAIS SUBLIME. PARA QUE PUDESSE HAVER UMA MÃE MAIOR E MAIS PERFEITA QUE MARIA, SERIA NECESSÁRIO UM FILHO MAIOR E MAIS PERFEITO QUE JESUS?

            CONFORME O ENSINAMENTO DE JESUS, A CONDIÇÃO PARA QUE O PAI SE REVELE É ESSA CONSTATAÇÃO DA NOSSA INDIGNIDADE, Á IMITAÇÃO DE MARIA, POIS QUEM ASSIM NÃO PROCEDE ACABA POR ENCONTRAR UM DEUS QUE LHE ESCONDE ESTAS COISAS. COMO COMPREENDER ESTE MODO DE AGIR DO PAI?

 

 

                        É PRECISO VIVER, NÃO APENAS EXISTIR.    PLUTARCO.

 

A CARIDADE É O CIMENTO DAS VIRTUDES. SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

 

HOJE, APENAS HOJE, FAREI UMA BOA AÇÃO E NÃO DIREI A NINGUÉM. PAPA JOÃO XXIII

 

            A JUSTIÇA ATRASADA NÃO É JUSTIÇA, SENÃO INJUSTIÇA QUALIFICADA E MANIFESTA.   RUI BARBOSA.

 

É, EM GRANDE PARTE, NO SEIO DAS FAMÍLIAS QUE SE PREPARA O DESTINO DAS NAÇÕES. PAPA LEÃO XIII

 

NUNCA ESTEJAIS CONTENTES SE NÃO TRATAIS COM CARIDADE O VOSSO IRMÃO. SÃO GREGÓRIO MAGNO.

 

            PEÇO A DEUS CORAGEM PARA DENUNCIAR O MAL E MÃOS PARA APLAUDIR CALOROSAMENTE OS PROFETAS DO BEM.

                                                           FREI NEYLOR J. TONIN.

 

                                                                                  AMÉM

TERÇO DA MISERICÓRDIA.


 

                        NO INÍCIO REZA-SE O CREIO, O PAI NOSSO, E AS AVES-MARIA. PEDINDO PERDÃO POR TODAS AS IGREJAS CATÓLICAS DO MUNDO INTEIRO.

 

NAS CONTAS GRANDES DO PAI NOSSO;- ETERNO PAI, EU VOS OFEREÇO O CORPO E O SANGUE, A ALMA E A DIVINDADE DE VOSSO DILETÍSSIMO FILHO, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, EM EXPIAÇÃO DOS NOSSOS PECADOD E DOS DO MUNDO INTEIRO.

 

 

            NAS CONTAS PEQUENAS DA AVE-MARIA;- PELA SUA DOLOROSA PAIXÃO, TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO.

 

NO FIM DO TERÇO SE DIZ TRÊS VEZES;- DEUS SANTO, DEUS FORTE, DEUS IMORTAL, TENDE PIEDADE DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO.

 

PALAVRAS DE JESUS Á SANTA FAUSTINA;- AS ALMAS QUE REZAREM ESTE TERÇO SERÃO ENVOLVIDAS PELA MINHA MISERICÓRDIA DURANTE A SUA VIDA E, DE MODO PARTICULAR, NA HORA DA MORTE. QUANDO RECITAM ESSE TERÇO JUNTO A UM AGONIZANTE, APLACA-SE A IRA DE DEUS, A MISERICÓRDIA INSONDÁVEL ENVOLVE A ALMA.

 

HORA DA MISERICÓRDIA;- ÁS TRÊS HORAS DA TARDE, IMPLORA A MINHA MISERICÓRDIA ESPECIALMENTE PELOS PECADORES E, AO MENOS POR UM BREVE TEMPO, REFLETE SOBRE A MINHA PAIXÃO, ESPECIALMENTE SOBRE O ABANDONO EM QUE ME ENCONTREI NO MOMENTO DA AGONIA.

ESTA É A HORA DA GRANDE MISERICÓRDIA PARA O MUNDO INTEIRO. PERMITIREI QUE PENETRES NA MINHA TRISTEZA MORTAL. NESSA HORA NADA NEGAREI Á ALMA QUE ME PEDIR PELA MINHA PAIXÃO.

 

 

O PECADO ESMAGA O CORAÇÃO DO PAI.

                        MAS A ORAÇÃO ESMAGA O MAL.

COMO A DONA AVAREZA SE TORNOU DONA GENEROSIDADE – CATHERÍNE DE HUECK DOHERTY.


 

DONA AVAREZA NASCEU VELHA, OU ASSIM, LHE PARECIA. NUNCA SE LEMBRAVA DO TEMPO EM QUE ERA JOVEM E DESPREOCUPADA, EM QUE ANDAVA COM OS PASSOS FÁCEIS E LEVES DA JUVENTUDE. NESTE ASPECTO, NINGUÉM CONSEGUIA SE LEMBRAR DE SUA JUVENTUDE.

PARA OS HOMENS ELA SEMPRE PARECEU SER VAGOROSA EM SEU MODO DE ANDAR. SUA ESTRUTURA MAGRA E OSSUDA ERA QUASE CORCUNDA PELO MODO COM QUE SE ARRASTAVA. ESTAVA SEMPRE OLHANDO PARA BAIXO, PARA OS CAMINHOS, OS QUAIS ATRAVESSAVA ETERNAMENTE, COMO SE NÃO QUISESSE PERDER UMA POLEGADA DELES. EXAMINAVA CADA E TODO PASSO, PROCURANDO ALGO PARA PEGAR, ALGO PARA SEGURAR E PRESSIONAR CONTRA SEU PEITO. QUANDO ENCONTRAVA ALGUMA COISA, NUNCA JOGAVA FORA, MAS ESCONDIA EM ALGUM LUGAR, EM UM DOS MUITOS QUE CONHECIA. VISITAVA FREQUENTEMENTE ESTES LUGARES E DELES EMERGIA, SÓ PARA CONTINUAR SE ARRASTANDO PELAS CENTENAS DE OUTROS ANOS, PELOS MILHARES DE CAMINHOS, PROCURANDO, SEMPRE PROCURANDO MAIS COISAS PARA ACUMULAR.

SE ALGUÉM TIVESSE TEMPO PARA OLHAR PARA A DONA AVAREZA, PODERIA DETECTAR AQUI E ALI ALGUNS TRAÇOS DE BELEZA. SEU CABELO ERA LONGO, DA COR DAS CINZAS QUANDO O FOGO AS FAZEM INCANDESCER COM O BRILHO DE OURO PÁLITO. MAS, PORQUE SUAS MÃOS ESTAVAM CHEIAS DE COISAS, NÃO PODIA PENTEAR SEUS CABELOS MUITO BEM. ASSIM, ERAM DESARRUMADOS E EMBARAÇADOS, SEMPRE COBRINDO SEU ROSTO E, MUITAS VEZES, ESCONDENDO-O. SEUS TRAÇOS ERAM REGULARES, PORÉM DEFINHADOS, PORQUE, MOVIDA POR AQUELE FOGO ÍNTIMO DE SEMPRE JUNTAR MAIS E MAIS COISAS, NÃO TINHA TEMPO PARA COMER, BEBER OU CUIDAR DE SI MESMA.

SEUS OLHOS ERAM DE UM VIOLETA BONITO, COM CÍLIOS LONGOS E ESCUROS. MAS POUCAS PESSOAS JÁ SEUS OLHOS UMA VEZ QUE ESTAVAM SEMPRE PARA BAIXO Á PROCURA DE TESOUROS. OS QUE JÁ OLHARAM DENTRO DELES NUNCA SE LEMBRAVAM DA COR, POIS QUANDO DONA AVAREZA LEVANTAVA SEU ROSTO PARA OLHAR OS DOS HOMENS, ERA SÓ PORQUE DESEJAVA POSSUIR SUAS ALMAS. E QUEM, ARRISCANDO-SE A SE TORNAR ESCRAVO DE DONA AVAREZA, SE LEMBRARIA DA COR DE SEUS OLHOS?

QUANDO O FOGO DE SUA PAIXÃO DESORDENADA INSENSIBILIZAVA UM CORAÇÃO HUMANO, ESTE, EM TROCA, PENSAVA SÓ EM POSSES, SEMPRE MAIS POSSES, PELO AMOR DA POSSE. TUDO O MAIS ERA TIRADO DA MEMÓRIA DAQUELES QUE OLHAVAM EM SEUS OLHOS.

EXTERIORMENTE, OS HOMENS ESCRAVOS DA AVAREZA PARECIAM ESTAR PROGREDINDO. ELES SE TORNAVAM RICOS E OUTROS HOMENS SE CURVAVAM DIANTE DELES TREMENDO DE MEDO. MAS O TOQUE OU O OLHAR DA DONA AVAREZA PARECIA MUDAR AQUELES QUE ELA ESCONDIA PARA SEUS SEUS. ELES SECAVAM E ENCOLHIAM INTERIORMENTE. TORNAVAM-SE CURVADOS E TORTOS – COMO ELA – E EM SEUS OLHOS QUEIMAVA AQUELE MESMO ANSEIO POR POSSES.

ESTAS PESSOAS PARECIAM ESTAR VIVENDO, MAS, DE CERTA FORMA, ESTAVAM MORTAS. É POR ISSO QUE DESDE O COMEÇO DA CRIAÇÃO OS HOMENS TINHAM MEDO DA AVAREZA. FAZIAM GRANDES CONTORNOS QUANDO A VIAM VINDO, OU FECHAVAM OS OLHOS AS PORTAS DE SEUS CORAÇÕES DIANTE DE SUA APROXIMAÇÃO. A MAIORIA ASSIM AGIU MAS, INFELIZMENTE, NEM TODOS.

ALGUNS, MOVIDOS POR CURIOSIDADE, PELO DESEJO DA RIQUEZA OU PELA PRESUNÇÃO DE SUA HABILIDADE EM RESISTIR-LHE, PERMITIRAM QUE ELA AO CONTEMPLASSE. ENTÃO FORAM PEGOS;- OLHARAM CONTANTEMENTE PARA ELA. VIRAM, NA VERDADE, A COR DE SEUS OLHOS, MAS VIRAM MUITO MAIS. VIRAM SUAS MÃOS MAGRAS, COM GARRAS, MÃOS QUE SE ESTICARAM E OS ABRAÇARAM, COM UM BRAÇO MORTAL QUE NUNCA OS DEIXARIA VOLTAR A SER O QUE ERAM.

COM O PASSAR DO TEMPO ELES SE PERDIAM E ERAM SEPARADOS DOS OUTROS HOMENS NOS VASTOS DOMÍNIOS E ESCONDERIJOS DE DONA AVAREZA. ELES TAMBÉM SE TORNARAM PARTE DE SUAS POSSES INCONTÁVEIS.

ASSIM FOI DESDE O COMEÇO DOS TEMPOS POR SÉCULOS SEM FIM. MAS, UM DIA, O TEMPO TROUXE DONA AVAREZA PARA A PALESTINA, PARA A VILA DE BELÉM, PARA UM ESTÁBULO ONDE UMA MULHER DAVA Á LUZ AO SEU PRIMEIRO FILHO. TRÊS REIS DO ORIENTE ESTAVAM LÁ, AJOELHADOS DIANTE DA MANJEDOURA DA CRIANÇA, OFERECENDO-LHE INCENSO, MIRRA E OURO.

DONA AVAREZA NATURALMENTE, SÓ PODIA VER O OURO. TINHA MUITO. MOEDAS RECENTEMENTE CUNHADAS, TÃO BRILHANTES E BONITAS COMO SÓ O OURO PODE SER. TÃO BELA ERA ESTA VISÃO PARA DONA AVAREZA QUE, PARA OLHAR MELHOR, ELA ENDIREITOU SUA ESTRUTURA ENCURVADA. NAQUELE MOMENTO DERRUBOU AS OUTRAS COISAS QUE SEGURAVA E ESTICOU SUAS MÃOS EM DIREÇÃO DAQUELE OURO SEM VIDA, PORÉM BONITO.

FOI QUANDO MARIA, A MÃE DA CRIANÇA SE LEVANTOU E A PEGOU GENTILMENTE. DEVAGAR, COM GRAÇA, SILENCIOSA E MAJESTOSAMENTE COLOCOU-A NOS BRAÇOS ESTENDIDOS DE DONA AVAREZA!

DONA AVAREZA FICOU COMPLETAMENTE PARADA. PARECIA FICAR MAIS ALTA E ATÉ MAIS BONITA. A CRIANÇA TOCOU UM POUCO SEUS CABELOS DOURADOS. SORRIU E OS PUXOU. E OS CABELOS DE DONA AVAREZA FICARAM DESEMBARAÇADOS E ESCORRIDOS, COBRINDO-A COM UM MANTO DE BELEZA TRANSCENDENTE.

A CRIANÇA RIU E TOCOU OS OLHOS DE DONA AVAREZA. SEU OLHAR FIXO, FEIO E ANSIOSO TORNOU-SE GENTIL E RADIANTE. PARECIA QUE TINHAM SE PERDIDO NOS OLHOS DA CRIANÇA. DE REPENTE, DONA AVAREZA SE CURVOU E BEIJOU A CRIANÇA. ENTÃO, DEVOLVENDO-A A MARIA, FUGIU PELA TARDE ILUMINADA E SONOLENTA.

DURANTE MUITO TEMPO NINGUÉM VIA DONA AVAREZA. ALGUNS DOS QUE TINHAM OLHADO DENTRO DE SEUS OLHOS E TINHAM SE TORNADO SEUS ESCRAVOS PARECIAM ESTAR MAIS LIVRES. COMEÇAVAM A SE DESAPEGAR DE SUAS POSSES E A PARTILHÁ-LAS COM OS QUE PRECISAVAM. MAS NÃO HAVIA VESTÍGIO DE DONA AVAREZA.

O TEMPO, QUE CONHECE MUITAS COISAS QUE ESTÃO ESCONDIDAS DOS OLHOS DOS HOMENS, SABIA ONDE ELA ESTAVA E O QUE ESTAVA FAZENDO. ESTAVA JUNTANDO TODAS AS COISAS QUE TINHA ESCONDIDO DURANTE TODO ESTE TEMPO E ESTAVA FORMANDO UMA CARAVANA. ERA UMA CARAVANA COMO NUNCA SE TINHA VISTO NAV TERRA!

QUANDO TERMINOU DE EMPACOTAR TUDO, DONA AVAREZA E SUA CARAVANA VOLTARAM PARA BELÉM AO ESTÁBULO QUE AGORA ESTAVA VAZIO E EM RUÍNAS. A FAMÍLIA PELA QUAL PROCURAVA TINHA IDO EMBORA HÁ ANOS. POR MUITO TEMPO FICOU EM FRENTE AO ESTÁBULO, OLHANDO PARA A LUZ ESTRANHA QUE PARECIA JORRAR DE LÁ DE DENTRO. FOI A ÚNICA QUE VIU A LUZ. ENTÃO, TRISTEMENTE, FEZ A VOLTA E ANDOU DESAMPARADA, COM SUA CARAVANA, PELA ESTRADA QUE LEVAVA A JERUSALÉM.

ELA E SEUS CAMELOS CARREGADOS COM O TESOURO SEGUIAM SEU CAMINHO FANTASMAGÓRICO ATRAVÉS DA CIDADE E PARA ALÉM DELA. AO APROXIMARSE DA MONTANHA DE GÓLGOTA ELA VIU TRÊS CRUZES NO TOPO E UM HOMEM PENDURADO EM CADA UMA DELAS. FOI DIANTE DO HOMEM DO MEIO QUE DONA AVAREZA PAROU. LEVANTOU SEU ROSTO E OLHOU PARA ELE COM ATENÇÃO. MAS NÃO PODIA, EM SUA IMAGINAÇÃO, RECAPTURAR O ROSTO DA CRIANÇA NO ROSTO DAQUELE HOMEM QUE ESTAVA MORRENDO.

ENTÃO SEUS OLHOS SE FIXARAM NO ROSTO DE MARIA, SUA MÃE, QUE ESTAVA AOS PÉS DE SUA CRUZ. AGORA DONA AVAREZA SABIA! CAIU EM PRANTOS AOS PÉS DE MARIA. ENTÃO, CHAMANDO SUA CARAVANA, COLOCOU TODOS OS SEUS TESOUROS AOS PÉS DELA.

MAS MARIA SACUDIU A CABEÇA. ELA CONVIDOU DONA AVAREZA A SER VERDADEIRAMENTE GENEROSA COM SEUS TESOUROS E DÁ-LOS ÁQUELES QUE MAIS PRECISASSEM – E DÁ-LOS EM NOME DE SEU FILHO, JESUS. DAQUELE DIA EM DIANTE DONA AVAREZA TROCOU SEU NOME E SE TORNOU DONA GENEROSIDADE, A SERVA DE DONA CARIDADE. TORNOU-SE ALGUÉM SEMPRE EM BUSCA DE DAR E NÃO DE POSSUIR.

NA VERDADE, A AVAREZA AINDA ENCONTRA UM LAR NOS CORAÇÕES DE ALGUNS HOMENS. MAS NÃO É MAIS DONA AVAREZA;- É UM FANTASMA TRAZIDO DAS PROFUNDEZAS DO INFERNO PARA CONFUNDIR OS HOMENS.

SEMPRE QUE DONA GENEROSIDADE, A SERVA DE DONA CARIDADE, ENCONTRA-SE COM SEU PASSADO FANTASMAGÓRICO NOS CORAÇÕES DOS HOMENS, ELA O DESTRÓI, CONTANDO A HISTÓRIA DO BEIJO DE UMA CRIANÇA.

 

 

NESTA VIDA NÃO PODEMOS REALIZAR GRANDES COISAS. PODEMOS APENAS FAZER PEQUENAS COISAS COM UM GRANDE AMOR.

 

                                                           TERESA DE CALCUTÁ.

A FUGA PARA O EGITO, VIRTUDES DE SÃO JOSÉ ; - CARVAJAL.


 
- UMA VIAGEM DURA E DIFÍCIL. OBEDIÊNCIA E FORTALEZA DE JOSÉ. CONFIANÇA EM DEUS.

- NO EGITO. OUTRAS VIRTUDES QUE DEVEMOS IMITAR NO SANTO PATRIARCA.

- FORTALEZA NA VIDA DIÁRIA.

            QUANDO OS MAGOS FORAM EMBORA, A VIRGEM E JOSÉ COMENTARAM CERTAMENTE COM ALEGRIA OS ACONTECIMENTOS DAQUELE DIA. DEPOIS, NO MEIO DA NOITE, MARIA ACORDOU, CHAMADA POR JOSÉ, E SOUBE DA ORDEM DO ANJO;- LEVANTA-TE, TOMA O MENINO E SUA MÃE, FOGE PARA O EGITO E FICA ALI ATÉ QUE EU TE AVISE, PORQUE HERODES VAI PROCURAR O MENINO PARA LHE TIRAR A VIDA! ERA O SINAL DA CRUZ NO FIM DE UM DIA ERPLETO DE FELICIDADE.

            MARIA E JOSÉ SAÍRAM DE BELÉM, APRESSADAMENTE, ABANDONANDO MUITAS COISAS NECESSÁRIAS QUE, NUMA VIAGEM LONGA E DIFÍCIL, NÃO PODIAM LEVAR CONSIGO, E DOMINADOS, ALÉM DISSO, PELA INQUIETAÇÃO DE ESTAREM SOB AMEAÇA DE MORTE.

            A VIAGEM NÃO PODIA SER CÔMODA;- VÁRIOS DIAS DE CAMINHADA POR SENDAS INÓSPITAS, COM O TEMOR DE SEREM ALCANÇADOS NA FUGA, MAIS O CANSAÇO E A SEDE ATRAVÉS DE REGIÕES DESÉRTICAS. A FRONTEIRA DO EGITO ESTAVA APROXIMADAMENTE A UMA SEMANA DE DISTÂNCIA, A CALCULAR PELO PASSO A QUE PODIAM AVANÇAR, SOBRETUDO SE, COMO É MAIS PROVÁVEL, ENVEREDARAM POR ATALHOS MENOS FREQUENTADOS. FOI UMA VIAGEM EXTENUANTE, QUE DEUS PAI NÃO QUIS POUPAR AOS SERES QUE MAIS AMAVA;- TALVEZ PARA QUE TAMBÉM NÓS ENTENDÊSSEMOS QUE NÃO HÁ DIFICULDADE DE QUE NÃO POSSAMOS TIRAR MUITO BEM;- E PARA QUE SOUBÉSSEMOS QUE ESTAR PERTO DE DEUS NÃO SIGNIFICA SERMOS POUPADOS Á DOR E ÁS DIFICULDADES. DEUS SÓ NOS PROMETEU SERENIDADE E FORTALEZA PARA ENFRENTÁ-LAS.

            SEGUIRAM APRESSADAMENTE O CAMINHO QUE O ANJO LHES HAVIA INDICADO, CUMPRINDO EM TODAS AQUELAS CIRCUNSTÂNCIAS A VONTADE DE DEUS. JOSÉ NÃO SE ESCANDALIZA NEM DIZ AO ANJO;- ISTO PARECE UM ENIGMA. AINDA HÁ POUCO ME DAVAS A CONHECER QUE ELE SALVARIA O SEU POVO, E AGORA NÃO SÓ NÃO É CAPAZ DE SALVAR-SE A SI MESMO, COMO SOMOS NÓS QUE TEMOS DE FUGIR, DE EMPREENDER UMA VIAGEM E SUPORTAR UM LONGO DESLOCAMENTO;- ISSO É CONTRÁRIO Á TUA PROMESSA. JOSÉ NÃO RACIOCINA DESSE MODO, PORQUE É VARÃO FIEL.

            SIMPLESMENTE OBEDECEU, COM A FORTALEZA NECESSÁRIA PARA TOMAR AS RÉDEAS DA SITUAÇÃO E MOBILIZAR TODOS OS MEIOS AO SEU ALCANCE PARA ULTRAPASSÁ-LA, CONFIANDO PLENAMENTE EM QUE DEUS NÃO O DEIXARIA SÓ. ASSIM DEVEMOS NÓS FAZER EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS, TALVEZ EXTREMAS, SEMPRE QUE NOS CUSTE VER A MÃO PROVIDENTE DE DEUS PAI NA NOSSA VIDA OU NA DAQUELES QUE MAIS PREZAMOS;- OU QUANDO NOS PEDEM UMA COISA QUE PENSAMOS NÃO SER CAPAZES DE DAR. NO DIA SEGUINTE Á SUA ELEIÇÃO COMO PAPA, DIZIA JOÃO PAULO I ;- ONTEM DE MANHÃ FUI Á SIXTINA VOTAR TRANQUILAMENTE. NUNCA TERIA IMAGINADO O QUE IA ACONTECER. MAL COMEÇOU O PERIGO PARA MIM, OS DOIS COLEGAS QUE ESTAVAM AO MEU LADO SUSSURRARAM-ME PALAVRAS DE ALENTO. DISSE-ME UM DELES;- ÂNIMO! SE O SENHOR NOS DÁ UM PESO, TAMBÉM NOS DÁ A AJUDA NECESSÁRIA PARA CARREGÁ-LO.

            DEPOIS DE UMA LONGA E PENOSA TRAVESSIA, MARIA E JOSÉ CHEGARAM AO SEU NOVO PAÍS. NAQUELE TEMPO, VIVIAM NO EGITO MUITOS ISRAELITAS, QUE FORMAVAM PEQUENAS COMUNIDADES DEDICADAS PRINCIPALMENTE AO COMÉRCIO. É DE SUPOR QUE JOSÉ SE TIVESSE INCORPORADO COM A SUA FAMÍLIA A UMA DESSAS COMUNIDADES, DISPOSTO A REFAZER MAIS UMA VEZ A SUA VIDA COM O POUCO QUE TINHAM PODIDO LEVAR DE BELÉM. MAS LEVAVA CONSIGO O MAIS IMPORTANTE;- JESUS, MARIA, E O FIRME PROPÓSITO DE SUSTENTÁ-LOS Á CUSTA DE TODOS OS SACRIFÍCIOS DO MUNDO.

            SÃO JOSÉ É PARA MUITOS NÓS EXEMPLO DE GRANDES VIRTUDES;- DE OBEDIÊNCIA ITELIGENTE E RÁPIDA, DE FÉ, DE ESPERANÇA, DE LABORIOSIDADE ... MAS SOBRETUDO DE MUITA FORTALEZA, TANTO NO MEIO DAS GRANDES DIFICULDADES COMO NESSAS SITUAÇÕES NORMAIS PELAS QUAIS PASSA UM BOM PAI DE FAMÍLIA. RECOMEÇOU A VIDA COMO PÔDE, PASSANDO DIFICULDADES, ACEITANDO QUALQUER TRABALHO, PROCURANDO UMLAR PARA MARIA E JESUS, E SUSTENTANDO-OS, COMO SEMPRE, COM O TRABALHO DE SUAS MÃOS, COM UMA LABORIOSIDADE INCANSÁVEL.

            ANTE AS CONTRARIEDADES QUE NOS POSSAM BATER Á PORTA, SE DEUS AS PERMITE, DEVEMOS CONTEMPLAR A FIGURA CHEIA DE FORTALEZA DE SÃO JOSÉ E RECOMENDAR-NOS A ELE COMO FIZERAM MUITOS SANTOS. A PROPÓSITO DA EFICÁCIA DA SUA INTERCESSÃO, ESCREVE SANTA TERESA;- NÃO ME RECORDO ATÉ AGORA DE HAVER-LHE ENCOMENDADO COISA QUE TENHA DEIXADO DE FAZER. É COISA ESPANTOSA VER AS GRANDES MERCÊS QUE DEUS ME CONSEDEU ATRAVÉS DESTE BEM-AVENTURADO SANTO, OS PERIGOS DE QUE ME LIVROU, TANTO NO CORPO COMO NA ALMA. HÁ SANTOS A QUEM PARECE QUE O SENHOR DEU GRAÇA PARA NOS SOCERRER NESTA OU NAQUELA NECESSIDADE;- QUANTO A ESTE GLORIOSO SANTO, TENHO EXPERIÊNCIA DE QUE SOCORRE EM TODAS. O SENHOR QUER DAR-NOS A ENTENDER QUE, ASSIM COMO LHE ESTEVE SUJEITO NA TERRA – PORQUE, TENDO O NOME DE PAI, SENDO SERVO, PODIA MANDAR-LHE, ASSIM , NO CÉU, FAZ TUDO O QUE ELE LHE PEDE. FOI O QUE PERCEBERAM ALGUMAS OUTRAS PESSOAS – A QUEM EU DIZIA QUE SE RECOMENDASSEM A ELE – TAMBÉM POR EXPERIÊNCIA, E, ASSIM, MUITAS QUE LHE SÃO DEVOTAS EXPERIMENTARAM ESTA VERDADE.

             DEPOIS DE UM CERTO TEMPO, UMA VEZ PASSADO O PERIGO, JÁ NADA RETINHA JOSÉ NAQUELA TERRA ESTRANHA, MAS ALI SE DEIXOU ESTAR SEM OUTRO MOTIVO A NÃO SER O CUMPRIMENTO FIEL DA ORDEM DO ANJO;- FICA ALI ATÉ QUE EU DIGA. E PERMANECEU NO EGITO SEM SE MOSTRAR DESGOSTADO NEM PROTESTAR, SEM SE INTRANQUILIZAR, REALIZANDO O SEU TRABALHO COMO SE NUNCA FOSSE SAIR DALI.

            COMO É IMPORTANTE SABER PERMANECER ONDE SE DEVE, OCUPAR-SE NAS OBRIGAÇÕES DE CADA MOMENTO, SEM CEDER Á TENTAÇÃO DE MUDAR CONTINUAMENTE DE LUGAR! TAMBÉM PARA ISSO É NECESSÁRIA VERDADEIRA FORTALEZA, DE MODO A SABOREARMOS A VIRTUDE HUMANA E DIVINA DA PACIÊNCIA. É FORTE QUEM PERSEVERA NO CUMPRIMENTO DO QUE ENTENDE DEVER FAZER, SEGUNDO A SUA CONSCIÊNCIA;- QUEM NÃO MEDE O VALOR DE UMA TAREFA EXCLUSIVAMENTE PELOS BENEFÍCIOS QUE RECEBE, MAS PELO SERVIÇO QUE PRESTA AOS OUTROS.

            DEVEMOS PEDIR A SÃO JOSÉ QUE NOS ENSINE A SER FORTES NÃO SÓ EM SITUAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS E DIFÍCEIS, COMO SÃO AS PERSEGUIÇÕE4S, - O MARTÍRIO OU UMA DOENÇA GRAVÍSSIMA E DOLOROSA, MAS TAMBÉM NOS ASSUNTOS ORDINÁRIOS DE CADA DIA;- PELA CONSTÂNCIA COM QUE TRABALHAMOS, PELO SORRISO COM QUE QUEBRAMOS A VONTADE DE FICAR SÉRIOS, PELA PALAVRA AMÁVEL E CORDIAL QUE TEMOS PARA TODOS. NECESSITAMOS DE FORTALEZA PARA NÃO CEDER PERANTE O CANSAÇO, O COMODISMO OU O DESEJO DE TRANQUILIDADE, PARA VENCER O MEDO DE CUMPRIR DEVERES QUE CUSTAM;- O HOMEM TEME POR NATUREZA O PERIGO, OS ABORRECIMENTOS E O SOFRIMENTO. POR ISSO É NECESSÁRIO PROCURAR HOMENS VALENTES NÃO SÓ NOS CAMPOS DE BATALHA, MAS TAMBÉM NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS OU JUNTO AO LEITO DA DOR, EM SUMA, NA TAREFA DE CADA DIA.

            OUTRO ASPECTO IMPORTANTE DA FORTALEZA É A FIRMEZA INTERIOR NECESSÁRIA PARA VENCER OBSTÁCULOS MAIS SUTIS COMO A VAIDADE, A TIMIDEZ E OS RESPEITOS HUMANOS. E SÃO TAMBÉM PROVA DE FORTALEZA O ESQUECIMENTO PRÓPRIO, O NÃO DAR EXCESSIVAS VOLTAS AOS PROBLEMAS PESSOAIS PARA NÃO EXAGERÁ-LOS, O PASSAR OCULTO E SERVIR OS OUTROS SEM QUE SE NOTE.

            NA AÇÃO APOSTÓLICA, ESTA VIRTUDE TEM MUITAS MANIFESTAÇÕES, COMO POR EXEMPLO FALAR DE DEUS SEM MEDO DO QUE DIRÃO OU DE COMO SE FICARÁ PERANTE OS OUTROS;- COMPORTAR-SE SEMPRE DE MODO CRISTÃO, AINDA QUE SE ENTRE EM CHOQUE COM UM AMBIENTE PAGANIZADO;- ARRISCAR-SE A TER INICIATIVAS QUE AMPLIEM A BASE DO APOSTOLADO E ESFORÇAR-SE POR LEVÁ-LAS Á PRÁTICA. AS MÃES DE FAMÍLIA DEVERÃO PRATICAR COM FREQUÊNCIA A FORTALEZA COMPORTANDO-SE HABITUALMENTE DE MODO DISCRETO, AMÁVEL E PACIENTE. SERÃO VERDADEIRAMENTE A ROCHA FIRME EM QUE SE APÓIA TODA A CASA. A BÍBLIA NÃO LOUVA A MULHER FRACA, MAS A MULHER FORTE, QUANDO DIZ NO LIVRO DOS PROVÉRBIOS;- A LEI DA DOÇURA ESTÁ NA SUA LÍNGUA. PORQUE A DOÇURA É O PONTO MAIS ALTO DA FORTALEZA. A MULHER MATERNAL TEM POR PRIVILÉGIO ESTA FUNÇÃO DISCRETA E BASILAR;- SABER ATENDER, SABER CALAR-SE, SER CAPAZ DE FECHAR OS OLHOS ÁS INJUSTIÇAS OU FRAQUEZAS, DESCULPANDO-AS E COBRINDO-AS COM O MANTO DA COMPREENSÃO – OBRA DE MISERICÓRDIA NÃO MENOS BENFAZEJA DO QUE COBRIR A NUDEZ DO CORPO.

            APRENDEMOS HOJE DE SÃO JOSÉ A LEVAR A FRENTE, COM ENERGIA E FIRMEZA, TUDO O QUE O SENHOR NOS CONFIA DE MODO HABITUAL;- FAMÍLIA, TRABALHO, ATIVIDADE APOSTÓLICA, ETC... TENDO EM CONTA QUE OS OBSTÁCULOS SÃO A LEI DA VIDA, MAS QUE SEMPRE PODEMOS VENCER COM A AJUDA DA GRAÇA.

 

ANTES DE PROCURAR A DEUS EM ENIGMAS, OLHE Á SUA VOLTA E VEJA COMO ELE TE SORRI NAS CRIATURAS.          FREI REYNALDO U. AMEIXEIRA.

NÃO ABANDONANDO OS AMIGOS


NÃO ABANDONANDO OS AMIGOS ;-        ALEXANDRE RANGEL – LIVRO AS MAIS

BELAS PARÁBOLAS DE TODOS OS TEMPOS.

 

UM HOMEM, SEU CAVALO E UM CÃO CAMINHAVAM POR UMA ESTRADA. DEPOIS DE MUITO CAMINHAR, ESSE HOMEM SE DEU CONTA DE QUE ELE, SEU CAVALO E SEU CÃO HAVIAM MORRIDO NUM ACIDENTE. ÁS VEZES OS MORTOS LEVAM TEMPO PARA SE DAR CONTA DE SUA NOVA CONDIÇÃO... A CAMINHADA ERA MUITO LONGA, MORRO ACIMA, O SOL ERA FORTE E ELES FICARAM SUADOS E COM MUITA SEDE. PRECISAVAM DESESPERADAMENTE DE ÁGUA. NUMA CURVA DO CAMINHO, AVISTARAM UM PORTÃO MAGNÍFICO, TODO DE MÁRMORE, QUE CONDUZIA A UMA PRAÇA CALÇADA COM BLOCOS DE OURO, NO CENTRO DA QUAL HAVIA UMA FONTE DE ONDE JORRAVA ÁGUA CRISTALINA. O CAMINHANTE DIRIGIU-SE AO HOMEM QUE, NUMA GUARITA, GUARDAVA A ENTRADA.

- BOM DIA – DISSE ELE.

- BOM DIA – RESPONDEU O HOMEM.

- QUE LUGAR É ESTE TÃO LINDO? – ELE PERGUNTOU.

- ISTO AQUI É O CÉU – FOI A RESPOSTA.

- QUE BOM QUE NÓS CHEGAMOS AO CÉU. ESTAMOS COM MUITA SEDE – DISSE O HOMEM.

- O SENHOR PODE ENTRAR E BEBER ÁGUA Á VONTADE – DISSE O GUARDA, INDICANDO-LHE A FONTE.

- MEU CAVALO E MEU CACHORRO TAMBÉM ESTÃO COM SEDE.

LAMENTO MUITO – DISSE O GUARDA. – AQUI NÃO SE PERMITE A ENTRADA DE ANIMAIS.

O HOMEM FICOU MUITO DESAPONTADO, PORQUE SUA SEDE ERA GRANDE.

MAS ELE NÃO BEBERIA, DEIXANDO SEUS AMIGOS COM SEDE. ASSIM, PROSSEGUIU SEU CAMINHO.

DEPOIS DE MUITO CAMINHAREM MORRO ACIMA, COM SEDE E CANSAÇO MULTIPLICADOS, CHEGARAM A UM SÍTIO, CUJA ENTRADA ERA MARCADA POR UMA PORTEIRA VELHA SEMI-ABERTA.

 A PORTEIRA SE ABRIA PARA UM CAMINHO DE TERRA, COM ÁRVORES DOS DOIS LADOS, QUE LHE FAZIAM SOMBRA.

 Á SOMBRA DE UMA DAS ÁRVORES, UM HOMEM ESTAVA DEITADO, CABEÇA COBERTA COM UM CHAPÉU. PARECIA QUE ESTAVA DORMINDO.

- BOM DIA – DISSE O CAMINHANTE.   – BOM DIA – DISSE O HOMEM.

- ESTAMOS COM MUITA SEDE;- EU, MEU CAVALO E MEU CACHORRO.

- HÁ UMA FONTE NAQUELAS PEDRAS – DISSE O HOMEM, INDICANDO O LUGAR. PODEM BEBER A VONTADE.

O HOMEM, O CAVALO E O CACHORRO FORAM ATÉ A FONTE E MATARAM A SEDE.

- MUITO OBRIGADO – ELE DISSE AO SAIR.

- VOLTEM QUANDO QUISEREM – RESPONDEU O HOMEM.

- A PROPÓSITO, DISSE O CAMINHANTE, QUAL É O NOME DESTE LUGAR?

- CÉU, RESPONDEU O HOMEM.

- CÉU? MAS O HOMEM NA GUARITA AO LADO DO PORTÃODE MÁRMORE DISSE QUE LÁ ERA O CÉU!

- AQUILO NÃO É O CÉU, AQUILO É O INFERNO.

O CAMINHANTE FICOU PERPLEXO.

MAS ENTÃO DISSE ELE – ESSA INFORMAÇÃO FALSA DEVE CAUSAR GRANDES CONFUSÕES.

- DE FORMA ALGUMA – RESPONDEU O HOMEM – NA VERDADE, ELES NOS FAZEM UM GRANDE FAVOR;- LÁ FICAM AQUELES QUE SÃO CAPAZES DE ABANDONAR SEUS MELHORES AMIGOS...

 

 

 

 

ENQUANTO O POÇO NÃO SECA, NÃO SABEMOS DAR VALOR Á ÁGUA.   THOMAS FULLER.

 

A HUMILDADE NADA MAIS É DO QUE A CAMINHADA PARA A VERDADE. SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS.

 

PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA TÊM O EFEITO MÁGICO DE FAZER AS DIFICULDADES DESAPARECEREM E OS OBSTÁCULOS SUMIREM.  JOHN QUINCY ADAMS

SANTA TERESA DE ÁVILA


 
A PAZ, O AMOR DE CRISTO E A INTERCESSÃO DA VIRGEM MARIA, ALCANCE A TODOS OS NOSSOS AMIGOS DA CASA E DO BLOG.
QUERO COMEÇAR AS NOSSAS CATEQUEZES COM AS REFLEXÕES DE SANTA TERESA DE ÁVILA, MESTRA DE ORAÇÃO E DOUTORA DA IGREJA. NO LIVRO ITINERÁRIO ESPIRITUAL DE SANTA TERESA O COMENTÁRIO, A INTRODUÇÃO DO FREI PEDRO PAULO DI BERARDINO, É DE UMA RIQUEZA E DE EMOÇÃO DE PALAVRAS, QUE PRECISO COMENTAR, PORQUE REALMENTE TÓCA NOSSOS CORAÇÕES.- VOU PEGAR TRECHOS DE LUZ DO SEU COMENTÁRIO, DIZ ELE;-HOJE, MAIS QUE NOUTROS TEMPOS, QUANDO SE FALA DE CRESCIMENTO CRISTÃO E DOS ELEMENTOS QUE REALIZAM SUAS INFINITAS POSSIBILIDADES, O DISCURSO RECAI IMEDIATAMENTE SOBRE A SUA INTERIORIDADE, DA QUAL A ORAÇÃO CONSTITUI O ELEMENTO INSUBSTITUÍVEL, REVELANDO-LHE, SIMULTANEAMENTE, PROFUNDIDADE, VIVACIDADE E CONSISTÊNCIA. NÃO É POR ACASO QUE ABUNDAM POR TODA A PARTE, AVIVADAS PELO SOPRO DO ESPÍRITO, GRUPOS DE ORAÇÃO ONDE OS CRISTÃOS REDESCOBREM, COM VISÍVEL ENTUSIASMO E INTERNA CONSOLAÇÃO, AS GENUÍNAS FONTES DA VIDA SOBRENATURAL E DA ESPERANÇA.
É JUSTAMENTE A ORAÇÃO O ELEMENTO QUE ILUMINA MAIS CLARAMENTE O NECESSÁRIO DIÁLOGO ENTRE DEUS E O HOMEM, E O RELACIONAMENTO PESSOAL ENTRE AQUELE QUE CHAMA E AQUELE QUE É CHAMADO. DEUS, NATURALMENTE, CHAMA PARA DOAR A VIDA, PARA OFERECER O AMOR, PARA PROPOR A LIBERDADE, CHAMA PARA FAZER-SE DOM AO HOMEM, PARA CONVIDÁ-LO A PARTICIPAR DE SUA BEATITUDE.
A ORAÇÃO, ENTÃO, É O RESULTADO DO AMOR DE DEUS ACOLHIDO E DA FIRME VONTADE DE A ELE CORRESPONDER, VIVENDO-O. – A ORAÇÃO É O ITINERÁRIO DO CRISTÃO VIVIDO NO AMOR, AVIVADO PELA ESPERANÇA E ILUMINADO PELA FÉ. REZA-SE VERDADEIRAMENTE APENAS QUANDO SE AMA.
MEDIANTE A PRÁTICA DA ORAÇÃO, A ALMA APRENDE A RESPIRAR NO AMOR COMO NO SEU AMBIENTE NATURAL E RECEBE CONTÍNUOS SUPLEMENTOS DE VIDA E DE CARIDADE SOBRENATURAIS, COMO SE DE TAL NASCENTE PURA SE LHE VERTESSE UMA LUZ DE SABEDORIA ETERNA TÃO ABUNDANTE A PONTO DE FAZÊ-LA PREGUSTAR ALGO DA FELICIDADE ETERNA E A EBRIEDADE DE UMA FECUNDIDADE INCALCULÁVEL- CONTINUA O FREI;- POR ISSO, SANTA TERESA, A MAIOR MESTRA DE ORAÇÃO, AFIRMAVA QUE QUEM NÃO SE DEDICA A ESTE EXERCÍCIO (SERVE A DEUS Á PRÓPRIA CUSTA).
APENAS QUEM SABE PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS COM OS OLHOS FECHADOS, A MENTE LIVRE E A ALMA RECOLHIDA PODE ACOLHER A LUZ VERDADEIRA, PENETRAR NO MISTÉRIO DA ILUMINAÇÃO E RESPIRAR COM O MESMO RITMO DE DEUS. A ORAÇÃO É A RESPIRAÇÃO DA ALMA. SE ISTO É VERDADE, TAMBÉM É VERDADEIRO QUE SEM ORAÇÃO A ALMA ESTÁ DESTINADA Á ESTERILIDADE E Á MORTE.
           
            A ESCOLHA DE SANTA TERESA, NÃO FOI MERA CASUALIDADE;- COLOCA-SE EM ORAÇÃO A CAMINHO DECIDIDA A SUBIR A MONTANHA DA PERFEIÇÃO, SEGUINDO A SENDA DO AMOR QUE LHE FOI REVELADO NA ORAÇÃO. PARA TERESA, A ARTE DE ORAR É A ARTE DE AMAR. REZA-SE QUANDO SE AMA E SE AMA QUANDO SE REZA. ASSIM, A ORAÇÃO SE TORNA A AVENTURA MAIS BELA, MAIS ESTUPENDA, REALMENTE MARAVILHOSA, EXTASIANTE E DIVINA DO HOMEM QUE ASPIRA AOS VÉRTICES DA PERFEIÇÃO, DA FELICIDADE, DO AMOR, DA GLÓRIA.
            TERESA APRENDEU A REZAR, REZANDO, ESCUTANDO-SE A SI MESMA E SEGUINDO COM FIDELIDADE O MOVIMENTO INTERIOR DE SUA ALMA CONTINUAMENTE DESPERTADA PELA ORAÇÃO E PELO DESEJO, JAMAIS DIMINUIDO, DE SERVIR AO SENHOR.TERESA, JUSTAMENTE MEDIANTE A ORAÇÃO, LIBERTA-SE DE TODOS OS PRECONCEITOS CONTRA A MULHER E SE LANÇA NA ASCENSÃO DA CONTEMPLAÇÃO MÍSTICA, ATINGINDO, COM O FAVOR DE DEUS, OS PICOS MAIS ALTANEIROS.
            ESTA FOI A INTRODUÇÃO DO LIVRO QUE MUITO VAI NOS AJUDAR, DO FREI PEDRO PAULO DI BERARDINO.
COLOCAR-SE A CAMINHO – QUANDO DEUS PASSA. (LIVRO).
EM SUMA, TERESA SE ENCONTRA COM DEUS. E QUANDO NOS ENCONTRAMOS COM ELE...É PRECISO ESPERAR O TERREMOTO. AS COISAS SEMPRE MUDAM. NÃO PODE SER DE OUTRA FORMA;- O CONTRÁRIO SERIA IMPOSSÍVEL. A INQUIETAÇÃO QUE ELE INTRODUZ NA ALMA É SALUTAR;- É A PORTA PARA ACOLHER O SEU PROJETO, BEM COMO PARA DESALOJAR DEFINITIVAMENTE O NOSSO, COMO COISA QUE NÃO SERVE PARA NADA. E NÃO É PRECISO MUITO ESFORÇO PARA COMPREENDER QUE O SEU PROJETO É O ÚNICO VERDADEIRO;- O ÚNICO NECESSÁRIO, O ÚNICO QUE MERECE A PREFERÊNCIA. EM POUCO TEMPO, DO PLANO PARTICULAR PERMANECEM APENAS ALGUNS PEDREGULHOS A SEREM VARRIDOS PARA FORA, A SEREM ESQUECIDOS. A MUDANÇA É RADICAL;- A CURA COMPLETA;- A INVERSÃO DE MARCHA, UMA LIBERTAÇÃO.
OU SE ESTÁ COM DEUS, OU NÃO SE ESTÁ DO LADO DE NINGUÉM. NA VIDA ESPIRITUAL, QUEM COMEÇA DEVE TERMINAR, DO CONTRÁRIO, PERDE TUDO. BEM, PODEMOS ESTAR SEGUROS DE QUE, QUANDO DEUS CHAMA, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, NINGUÉM PODE PERMANECER ONDE ESTÁ. MUITAS VEZES É PRECISO DESPRENDER-SE, COLOCAR-SE A CAMINHO, OCUPAR OUTROS ESPAÇOS...MELHOR;- É JUSTAMENTE ESTE MOVIMENTO INICIAL QUE DÁ CUNHO DEFINITIVO A TODA A VIDA. HÁ AINDA OUTRA VERDADE QUE DEVEMOS RESSALTAR COM INSISTÊNCIA. NAQUILO QUE DECIDE O DESTINO ETERNO DE UMA ALMA, NÃO SE PODE CONTENTAR-SE COM O COMEÇAR, É PRECISO TER A FORÇA E, MUITAS VEZES, A CORAGEM DE CHEGAR ATÉ O FIM. ENTÃO, A DECISÃO DEVE SER CLARA, FIRME, PRECISA, DEFINITIVA TERESA NÃO PAROU.
O COMPORTAMENTO DE DEUS;- ELE JAMAIS RENUNCIA AOS SEUS PEDIDOS, NÃO OS DISCUTE COM NINGUÉM, NÃO ABAIXA O PREÇO E TAMPOUCO ESTÁ DISPOSTO A FAZER CONCESSÕES. NÃO SE ASSOCIA AO RITMO FRENÉTICO DOS HOMENS;- ESPERA, PACIENTE, AS NOSSAS DECISÕES E, SE EXISTEM AS TARDANÇAS NAS ESCOLHAS, NÃO SE MOSTRA ABORRECIDO. ANTE AS ESCAPATÓRIAS INVENTADAS, NÃO PERDE A PACIÊNCIA, SABE ESPERAR PELAS PRORROGAÇÕES INSISTENTEMENTE PEDIDAS E PELAS GREVES ORGANIZADAS DE TEMPOS EM TEMPOS. ELE É SEMPRE O PRESENTE.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS ACERTOU EM CHEIO QUANDO AFIRMOU QUE DEUS AMA A CADA UM DE NÓS COM TODO O SEU AMOR, COMO SE FÔSSEMOS A ÚNICA CRIATURA A EXISTIR NO MUNDO.
AS TARDANÇAS;- DESCOBRIR O CAMINHO NÃO É TUDO;- MAS, EMBORA SENTIDO-SE ATRAÍDA PELO SENHOR, O LOCUTÓRIO DO CONVENTO DO MOSTEIRO CONTINUA A SER O SEU PÚLPITO NÃO FALA DE FUTILIDADES E MUITO MENOS TEM INTERESSE EM SABER OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS DA CIDADE OU O QUE ACONTECEU COM ESTA OU AQUELA PESSOA EM PARTICULAR. TERESA FALA DE DEUS, DA ORAÇÃO MENTAL, DO EXERCÍCIO DAS VIRTUDES;- DISCORRE SOBRE A NECESSIDADE DE FAZER O BEM E COISAS SEMELHANTES, CONVENCIDA DE QUE NISTO NÃO EXISTE MAL ALGUM. PELO CONTRÁRIO, SENTE-SE ANIMADA PELO DESEJO DE AJUDAR ESPIRITUALMENTE OS OUTROS E FREQUENTA O LOCUTÓRIO COMO SE FOSSE O SEU CAMPO DE APOSTOLADO.
NA HORA DA ORAÇÃO PADECIA GRANDE TORMENTO. O ESPÍRITO NÃO ERA SENHOR, MAS ESCRAVO. TODO O MEU MÉTODO DE ORAÇÃO CONSISTIA EM RECOLHER-ME EM MIM MESMA. NÃO O FAZIA, PORÉM, SEM ENCERRAR JUNTAMENTE COMIGO MIL VAIDADES.
A SANTA PASSOU CERCA DE VINTE ANOS NESTE ESTADO, UM POUCO PORQUE VIA TUDO COM OS OLHOS DE SUA INOCÊNCIA CHEIA DE IGNORÂNCIA, UM POUCO PORQUE SE ACOMODARA Á SITUAÇÃO, E UM POUCO – OU TALVEZ MUITO – PORQUE NÃO TINHA ENCONTRADO UM DIRETOR ESPIRITUAL OU CONFESSOR QUE A INSTRUÍSSE E A LIBERTASSE. A SANTA TAMBÉM PERCEBE QUE SEU COMPORTAMENTO NÃO É PROVEITOSO PARA A ALMA.
UM DIA, QUANDO TERESA JÁ FIZERA MUITOS PROGRESSOS NA ORAÇÃO, O SENHOR LHE DISSE;- SABES O QUE É AMAR-ME DE VERDADE? É COMPREENDER QUE TUDO QUANTO NÃO ME AGRADA É MENTIRA.
TERESA ESTAVA PERDENDO A LIBERDADE EM TROCA DE ALGUMAS MIGALAS DE SATISFAÇÃO. AS MONJAS FAZIAM O QUE PODIAM PARA A CONSOLAR, CONFORTAR E ACALMAR. AS AMIZADES DO LOCUTÓRIO, APARENTEMENTE LOUVÁVEIS, ESCONDIAM EM SI VERDADEIRAS ARMADILHAS PARA A ALMA.O MAL ESTAR ESPIRITUAL CRESCIA E TERESA PERCEBEU, COMO ELA MESMA DIZ, UMA SENSAÇÃO DE ESCRAVIDÃO QUE MUITO A ANGUSTIAVA. TERESA TAMBÉM SE VINGARÁ DE TANTOS ATRASOS EM SUA VIDA ESPIRITUAL, CAUSADOS PELA POUCA LUZ DE SEUS CONFESSORES, INSERINDO ENTRE AS FINALIDADES PRÓPRIAS DE SUA REFORMA O REZAR, SEM JAMAIS SE CANSAR, PARA QUE OS SACERDOTES ESTEJAM A ALTURA DE SUA MISSÃO.
TERESA, DE SUA PARTE, CONVENCEU-SE DE QUE DEUS É O SENHOR E NÃO TOLERA INTRUSOS.