domingo, 11 de janeiro de 2015

SANTA TERESA DE ÁVILA


 
A PAZ, O AMOR DE CRISTO E A INTERCESSÃO DA VIRGEM MARIA, ALCANCE A TODOS OS NOSSOS AMIGOS DA CASA E DO BLOG.
QUERO COMEÇAR AS NOSSAS CATEQUEZES COM AS REFLEXÕES DE SANTA TERESA DE ÁVILA, MESTRA DE ORAÇÃO E DOUTORA DA IGREJA. NO LIVRO ITINERÁRIO ESPIRITUAL DE SANTA TERESA O COMENTÁRIO, A INTRODUÇÃO DO FREI PEDRO PAULO DI BERARDINO, É DE UMA RIQUEZA E DE EMOÇÃO DE PALAVRAS, QUE PRECISO COMENTAR, PORQUE REALMENTE TÓCA NOSSOS CORAÇÕES.- VOU PEGAR TRECHOS DE LUZ DO SEU COMENTÁRIO, DIZ ELE;-HOJE, MAIS QUE NOUTROS TEMPOS, QUANDO SE FALA DE CRESCIMENTO CRISTÃO E DOS ELEMENTOS QUE REALIZAM SUAS INFINITAS POSSIBILIDADES, O DISCURSO RECAI IMEDIATAMENTE SOBRE A SUA INTERIORIDADE, DA QUAL A ORAÇÃO CONSTITUI O ELEMENTO INSUBSTITUÍVEL, REVELANDO-LHE, SIMULTANEAMENTE, PROFUNDIDADE, VIVACIDADE E CONSISTÊNCIA. NÃO É POR ACASO QUE ABUNDAM POR TODA A PARTE, AVIVADAS PELO SOPRO DO ESPÍRITO, GRUPOS DE ORAÇÃO ONDE OS CRISTÃOS REDESCOBREM, COM VISÍVEL ENTUSIASMO E INTERNA CONSOLAÇÃO, AS GENUÍNAS FONTES DA VIDA SOBRENATURAL E DA ESPERANÇA.
É JUSTAMENTE A ORAÇÃO O ELEMENTO QUE ILUMINA MAIS CLARAMENTE O NECESSÁRIO DIÁLOGO ENTRE DEUS E O HOMEM, E O RELACIONAMENTO PESSOAL ENTRE AQUELE QUE CHAMA E AQUELE QUE É CHAMADO. DEUS, NATURALMENTE, CHAMA PARA DOAR A VIDA, PARA OFERECER O AMOR, PARA PROPOR A LIBERDADE, CHAMA PARA FAZER-SE DOM AO HOMEM, PARA CONVIDÁ-LO A PARTICIPAR DE SUA BEATITUDE.
A ORAÇÃO, ENTÃO, É O RESULTADO DO AMOR DE DEUS ACOLHIDO E DA FIRME VONTADE DE A ELE CORRESPONDER, VIVENDO-O. – A ORAÇÃO É O ITINERÁRIO DO CRISTÃO VIVIDO NO AMOR, AVIVADO PELA ESPERANÇA E ILUMINADO PELA FÉ. REZA-SE VERDADEIRAMENTE APENAS QUANDO SE AMA.
MEDIANTE A PRÁTICA DA ORAÇÃO, A ALMA APRENDE A RESPIRAR NO AMOR COMO NO SEU AMBIENTE NATURAL E RECEBE CONTÍNUOS SUPLEMENTOS DE VIDA E DE CARIDADE SOBRENATURAIS, COMO SE DE TAL NASCENTE PURA SE LHE VERTESSE UMA LUZ DE SABEDORIA ETERNA TÃO ABUNDANTE A PONTO DE FAZÊ-LA PREGUSTAR ALGO DA FELICIDADE ETERNA E A EBRIEDADE DE UMA FECUNDIDADE INCALCULÁVEL- CONTINUA O FREI;- POR ISSO, SANTA TERESA, A MAIOR MESTRA DE ORAÇÃO, AFIRMAVA QUE QUEM NÃO SE DEDICA A ESTE EXERCÍCIO (SERVE A DEUS Á PRÓPRIA CUSTA).
APENAS QUEM SABE PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS COM OS OLHOS FECHADOS, A MENTE LIVRE E A ALMA RECOLHIDA PODE ACOLHER A LUZ VERDADEIRA, PENETRAR NO MISTÉRIO DA ILUMINAÇÃO E RESPIRAR COM O MESMO RITMO DE DEUS. A ORAÇÃO É A RESPIRAÇÃO DA ALMA. SE ISTO É VERDADE, TAMBÉM É VERDADEIRO QUE SEM ORAÇÃO A ALMA ESTÁ DESTINADA Á ESTERILIDADE E Á MORTE.
           
            A ESCOLHA DE SANTA TERESA, NÃO FOI MERA CASUALIDADE;- COLOCA-SE EM ORAÇÃO A CAMINHO DECIDIDA A SUBIR A MONTANHA DA PERFEIÇÃO, SEGUINDO A SENDA DO AMOR QUE LHE FOI REVELADO NA ORAÇÃO. PARA TERESA, A ARTE DE ORAR É A ARTE DE AMAR. REZA-SE QUANDO SE AMA E SE AMA QUANDO SE REZA. ASSIM, A ORAÇÃO SE TORNA A AVENTURA MAIS BELA, MAIS ESTUPENDA, REALMENTE MARAVILHOSA, EXTASIANTE E DIVINA DO HOMEM QUE ASPIRA AOS VÉRTICES DA PERFEIÇÃO, DA FELICIDADE, DO AMOR, DA GLÓRIA.
            TERESA APRENDEU A REZAR, REZANDO, ESCUTANDO-SE A SI MESMA E SEGUINDO COM FIDELIDADE O MOVIMENTO INTERIOR DE SUA ALMA CONTINUAMENTE DESPERTADA PELA ORAÇÃO E PELO DESEJO, JAMAIS DIMINUIDO, DE SERVIR AO SENHOR.TERESA, JUSTAMENTE MEDIANTE A ORAÇÃO, LIBERTA-SE DE TODOS OS PRECONCEITOS CONTRA A MULHER E SE LANÇA NA ASCENSÃO DA CONTEMPLAÇÃO MÍSTICA, ATINGINDO, COM O FAVOR DE DEUS, OS PICOS MAIS ALTANEIROS.
            ESTA FOI A INTRODUÇÃO DO LIVRO QUE MUITO VAI NOS AJUDAR, DO FREI PEDRO PAULO DI BERARDINO.
COLOCAR-SE A CAMINHO – QUANDO DEUS PASSA. (LIVRO).
EM SUMA, TERESA SE ENCONTRA COM DEUS. E QUANDO NOS ENCONTRAMOS COM ELE...É PRECISO ESPERAR O TERREMOTO. AS COISAS SEMPRE MUDAM. NÃO PODE SER DE OUTRA FORMA;- O CONTRÁRIO SERIA IMPOSSÍVEL. A INQUIETAÇÃO QUE ELE INTRODUZ NA ALMA É SALUTAR;- É A PORTA PARA ACOLHER O SEU PROJETO, BEM COMO PARA DESALOJAR DEFINITIVAMENTE O NOSSO, COMO COISA QUE NÃO SERVE PARA NADA. E NÃO É PRECISO MUITO ESFORÇO PARA COMPREENDER QUE O SEU PROJETO É O ÚNICO VERDADEIRO;- O ÚNICO NECESSÁRIO, O ÚNICO QUE MERECE A PREFERÊNCIA. EM POUCO TEMPO, DO PLANO PARTICULAR PERMANECEM APENAS ALGUNS PEDREGULHOS A SEREM VARRIDOS PARA FORA, A SEREM ESQUECIDOS. A MUDANÇA É RADICAL;- A CURA COMPLETA;- A INVERSÃO DE MARCHA, UMA LIBERTAÇÃO.
OU SE ESTÁ COM DEUS, OU NÃO SE ESTÁ DO LADO DE NINGUÉM. NA VIDA ESPIRITUAL, QUEM COMEÇA DEVE TERMINAR, DO CONTRÁRIO, PERDE TUDO. BEM, PODEMOS ESTAR SEGUROS DE QUE, QUANDO DEUS CHAMA, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, NINGUÉM PODE PERMANECER ONDE ESTÁ. MUITAS VEZES É PRECISO DESPRENDER-SE, COLOCAR-SE A CAMINHO, OCUPAR OUTROS ESPAÇOS...MELHOR;- É JUSTAMENTE ESTE MOVIMENTO INICIAL QUE DÁ CUNHO DEFINITIVO A TODA A VIDA. HÁ AINDA OUTRA VERDADE QUE DEVEMOS RESSALTAR COM INSISTÊNCIA. NAQUILO QUE DECIDE O DESTINO ETERNO DE UMA ALMA, NÃO SE PODE CONTENTAR-SE COM O COMEÇAR, É PRECISO TER A FORÇA E, MUITAS VEZES, A CORAGEM DE CHEGAR ATÉ O FIM. ENTÃO, A DECISÃO DEVE SER CLARA, FIRME, PRECISA, DEFINITIVA TERESA NÃO PAROU.
O COMPORTAMENTO DE DEUS;- ELE JAMAIS RENUNCIA AOS SEUS PEDIDOS, NÃO OS DISCUTE COM NINGUÉM, NÃO ABAIXA O PREÇO E TAMPOUCO ESTÁ DISPOSTO A FAZER CONCESSÕES. NÃO SE ASSOCIA AO RITMO FRENÉTICO DOS HOMENS;- ESPERA, PACIENTE, AS NOSSAS DECISÕES E, SE EXISTEM AS TARDANÇAS NAS ESCOLHAS, NÃO SE MOSTRA ABORRECIDO. ANTE AS ESCAPATÓRIAS INVENTADAS, NÃO PERDE A PACIÊNCIA, SABE ESPERAR PELAS PRORROGAÇÕES INSISTENTEMENTE PEDIDAS E PELAS GREVES ORGANIZADAS DE TEMPOS EM TEMPOS. ELE É SEMPRE O PRESENTE.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS ACERTOU EM CHEIO QUANDO AFIRMOU QUE DEUS AMA A CADA UM DE NÓS COM TODO O SEU AMOR, COMO SE FÔSSEMOS A ÚNICA CRIATURA A EXISTIR NO MUNDO.
AS TARDANÇAS;- DESCOBRIR O CAMINHO NÃO É TUDO;- MAS, EMBORA SENTIDO-SE ATRAÍDA PELO SENHOR, O LOCUTÓRIO DO CONVENTO DO MOSTEIRO CONTINUA A SER O SEU PÚLPITO NÃO FALA DE FUTILIDADES E MUITO MENOS TEM INTERESSE EM SABER OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS DA CIDADE OU O QUE ACONTECEU COM ESTA OU AQUELA PESSOA EM PARTICULAR. TERESA FALA DE DEUS, DA ORAÇÃO MENTAL, DO EXERCÍCIO DAS VIRTUDES;- DISCORRE SOBRE A NECESSIDADE DE FAZER O BEM E COISAS SEMELHANTES, CONVENCIDA DE QUE NISTO NÃO EXISTE MAL ALGUM. PELO CONTRÁRIO, SENTE-SE ANIMADA PELO DESEJO DE AJUDAR ESPIRITUALMENTE OS OUTROS E FREQUENTA O LOCUTÓRIO COMO SE FOSSE O SEU CAMPO DE APOSTOLADO.
NA HORA DA ORAÇÃO PADECIA GRANDE TORMENTO. O ESPÍRITO NÃO ERA SENHOR, MAS ESCRAVO. TODO O MEU MÉTODO DE ORAÇÃO CONSISTIA EM RECOLHER-ME EM MIM MESMA. NÃO O FAZIA, PORÉM, SEM ENCERRAR JUNTAMENTE COMIGO MIL VAIDADES.
A SANTA PASSOU CERCA DE VINTE ANOS NESTE ESTADO, UM POUCO PORQUE VIA TUDO COM OS OLHOS DE SUA INOCÊNCIA CHEIA DE IGNORÂNCIA, UM POUCO PORQUE SE ACOMODARA Á SITUAÇÃO, E UM POUCO – OU TALVEZ MUITO – PORQUE NÃO TINHA ENCONTRADO UM DIRETOR ESPIRITUAL OU CONFESSOR QUE A INSTRUÍSSE E A LIBERTASSE. A SANTA TAMBÉM PERCEBE QUE SEU COMPORTAMENTO NÃO É PROVEITOSO PARA A ALMA.
UM DIA, QUANDO TERESA JÁ FIZERA MUITOS PROGRESSOS NA ORAÇÃO, O SENHOR LHE DISSE;- SABES O QUE É AMAR-ME DE VERDADE? É COMPREENDER QUE TUDO QUANTO NÃO ME AGRADA É MENTIRA.
TERESA ESTAVA PERDENDO A LIBERDADE EM TROCA DE ALGUMAS MIGALAS DE SATISFAÇÃO. AS MONJAS FAZIAM O QUE PODIAM PARA A CONSOLAR, CONFORTAR E ACALMAR. AS AMIZADES DO LOCUTÓRIO, APARENTEMENTE LOUVÁVEIS, ESCONDIAM EM SI VERDADEIRAS ARMADILHAS PARA A ALMA.O MAL ESTAR ESPIRITUAL CRESCIA E TERESA PERCEBEU, COMO ELA MESMA DIZ, UMA SENSAÇÃO DE ESCRAVIDÃO QUE MUITO A ANGUSTIAVA. TERESA TAMBÉM SE VINGARÁ DE TANTOS ATRASOS EM SUA VIDA ESPIRITUAL, CAUSADOS PELA POUCA LUZ DE SEUS CONFESSORES, INSERINDO ENTRE AS FINALIDADES PRÓPRIAS DE SUA REFORMA O REZAR, SEM JAMAIS SE CANSAR, PARA QUE OS SACERDOTES ESTEJAM A ALTURA DE SUA MISSÃO.
TERESA, DE SUA PARTE, CONVENCEU-SE DE QUE DEUS É O SENHOR E NÃO TOLERA INTRUSOS.

Nenhum comentário: