quarta-feira, 2 de março de 2016

A PENITÊNCIA OU RECONCILIAÇÃO ;- BRUNO FORTE.


 
           QUEM ENCONTROU JESUS ESCUTOU O SEU APELO PARA A CONVERSÃO DO CORAÇÃO E DA VIDA;- COMPLETOU-SE O TEMPO, E O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO . CONVERTEI-VOS E CREDES NA BOA-NOVA. NÃO SE PODE ENCONTRAR CRISTO E PERMANECER COMO SE É;- SE VERDADEIRAMENTE VOCÊ O ENCONTRA, ELE NÃO O DEIXA INDIFERENTE E NÃO SE CANSA DE CHAMÁ-LO PARA SAIR DE SI E IR AONDE O SEU AMOR O PRECEDE. NO PROFUNDO DO CORAÇÃO DE QUEM CRÊ, RESSOA SEM PARAR O CONVITE PARA ACOLHER O DEUS QUE VEM E FAZ NOVAS TODAS AS COISAS, DEIXANDO-SE RECONCILIAR COM ELE;- SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, É CRIATURA NOVA. O QUE ERA ANTIGO PASSOU, AGORA TUDO É NOVO. ORA, TUDO VEM DE DEUS, QUE, POR CRISTO, NOS RECONCILIOU CONSIGO E NOS CONFIOU O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO. SIM, FOI O PRÓPRIO DEUS QUE, EM CRISTO, RECONCILIOU O MUNDO CONSIGO, NÃO LEVANDO EM CONTA OS DELITOS DA HUMANIDADE, E FOI ELE QUE PÔS EM NÓS A PALAVRA DA RECONCILIAÇÃO-
            SOMOS, POIS, EMBAIXADORES DE CRISTO;- É COMO SE DEUS MESMO FIZESSE SEU APELO ATRAVÉS DE NÓS. EM NOME DE CRISTO VOS SUPLICAMOS;- RECONCILIAI-VOS COM DEUS. A RECONCILIAÇÃO É O SACRAMENTO NO QUAL CRISTO SOCORRE A FRAQUEZA DO HOMEM – QUE TRAIU OU RECUSOU A ALIANÇA COM DEUS CELEBRADA NOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO, RECONCILIA-O COM O PAI E COM A IGREJA, RECRIA-O COMO CRIATURA NOVA NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO – É TAMBÉM CHAMADA PENITÊNCIA, PORQUE É O SACRAMENTO DA CONVERSÃO DO HOMEM MAIS QUE DO PERDÃO DIVINO, É O ENCONTRO DO CORAÇÃO QUE SE ARREPENDE COM O SENHOR QUE O ACOLHE NA FESTA DA RECONCILIAÇÃO.
            ESTE ENCONTRO SE COMPLETA MEDIANTE O MINISTÉRIO DA IGREJA. DEUS PAI DE MISERICÓRDIA, QUE PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DE SEU FILHO RECONCILIOU O MUNDO CONSIGO E ENVIOU O ESPÍRITO SANTO PARA REMISSÃO DOS PECADOS, TE CONCEDA, PELO MINISTÉRIO DA IGREJA, O PERDÃO E A PAZ. É O MESMO CRISTO QUE CONFIOU Á IGREJA O PODER DE LIGAR E DE DESLIGAR, DE EXCLUIR E DE ADMITIR NA COMUNIDADE DA ALIANÇA, QUE É O LUGAR DA COMUNHÃO DE SALVAÇÃO COM DEUS E ENTRE OS HOMENS;- EM VERDADE VOS DIGO, TUDO O QUE LIGARDES NA TERRA SERÁ LIGADO NO CÉU, E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NO CÉU. ESSE PODER CORRESPONDE AO PODER DE PERDOAR OU RETER OS PECADOS, QUE O RESSUSCITADO CONFIA AOS CHEFES DO NOVO ISRAEL;- OS DISCÍPULOS, ENTÃO, SE ALEGRARAM POR VEREM O SENHOR. JESUS DISSE;- DE NOVO;- A PAZ ESTEJA CONVOSCO. COMO O PAI ME ENVIOU TAMBÉM EU VOS ENVIO. ENTÃO, SOPROU SOBRE ELES E FALOU;- RECEBEI O ESPÍRITO SANTO. A QUEM PERDOARDES OS PECADOS,SERÃO PERDOADOS, - A QUEM OS RETIVERDES, LHE SERÃO RETIDOS. E É O APÓSTOLO QUE, NA IGREJA NASCENTE, TEM A AUTORIDADE DE EXCLUIR DA COMUNIDADE COM O PODER DE NOSSO SENHOR JESUS.
            NA HISTÓRIA DA IGREJA, A PENITÊNCIA SACRAMENTAL FOI EXERCIDA NUMA GRANDE VARIEDADE DE FORMAS, COMUNITÁRIAS E INDIVIDUAIS, QUE, PORÉM, MANTIVERAM, A ESTRUTURA FUNDAMENTAL DO ENCONTRO INTERPESSOAL ENTRE O PECADOR ARREPENDIDO E O DEUS VIVO, O QUAL É REALIZADO DO SINAL E DA MEDIAÇÃO DO MINISTÉRIO DO BISPO OU DO PRESBÍTERIO. E SOMENTE ESTES, ENQUANTO MINISTROS DE UNIDADE DA IGREJA, AGINDO EM NOME DO CRISTO CABEÇA, PODEM ADMITIR OU EXCLUIR DA COMUNHÃO QUE SALVA. ATRAVÉS DAS PALAVRAS DA ABSOLVIÇÃO, PRONUNCIADAS POR UM HOMEM PECADOR, QUE, PORÉM, FOI ESCOLHIDO E CONSAGRADO PARA O MINISTÉRIO, É CRISTO MESMO QUE ACOLHE O PECADOR ARREPENDIDO E O RECONCILIA COM O PAI E, NO DOM DO ESPÍRITO SANTO, O RENOVA COMO MEMBRO VIVO DA IGREJA. E EU TE ABSOLVO DOS TEUS PECADOS EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO. O HOMEM RECONCILIADO É ESCOLHIDO NA COMUNHÃO VIVIFICANTE DA TRINDADE, INSERIDO NA PROFUNDEZA DAS RELAÇÕES DIVINAS;- O SACRAMENTO DO PERDÃO RENOVA A RELAÇÃO DO CRISTÃO COM O PAI, COM O FILHO E COM O ESPÍRITO SANTO.
            EM RELAÇÃO A DEUS PAI, A PENITÊNCIA É UM RETORNO Á CASA, QUE ACONTECE, EM PRIMEIRO LUGAR, ATRAVÉS DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOLOROSA DA GRAVIDADE DA CULPA, ENTENDIDA NÃO SOMENTE COMO RUPTURA DA ALIANÇA COM O ETERNO, MAS TAMBÉM COMO FONTE DE ALIENAÇÃO DA PESSOA, E, PORTANTO, MEDIANTE A DECISÃO DO CORAÇÃO DE VOLTAR PARA DEUS....ENTÃO CAIU EM SI E DISSE;- VOU VOLTAR PARA O MEU PAI E DIZER-LHE;- PAI, PEQUEI CONTRA DEUS E CONTRA TI;- JÁ NÃO MEREÇO SER CHAMADO TEU FILHO. TRATA-ME COMO UM DOS TEUS EMPREGADOS. ENTÃO ELE PARTIU E VOLTOU PARA SEU PAI...
            A ESSE CAMINHO DE CONVERSÃO, ESTIMULADO E SUSTENTADO PELA GRAÇA DE DEUS, MAS EXERCIDO NA LIBERDADE MAIS PROFUNDA, VEM CORRESPONDER A GRATUITA OFERTA DO PERDÃO, COM O QUAL O PAI RECONCILIA O PECADOR CONSIGO;- QUANDO AINDA ESTAVA LONGE, SEU PAI O AVISOU E FOI TOMADO DE COMPAIXÃO. CORREU-LHE AO ENCONTRO, ABRAÇOU-O E O COBRIU DE BEIJOS. COM A PENITÊNCIA SACRAMENTAL, O DEUS DE MISERICÓRDIA PERDOA OS PECADOS COMETIDOS DEPOIS DO BATISMO, VINDO AO ENCONTRO DE QUEM SINCERAMENTE RECONHECE A PRÓPRIA CULPA E QUER RETORNAR Á CONDIÇÃO DA ALIANÇA FILIAL. FAZENDO ASSIM, ELE RESPONDE Á INVOCAÇÃO DIRIGIDA COM CONFIANÇA A SEU AMOR FIEL;- LEMBRA-TE, SENHOR, DO TEU AMOR, E DA TUA FIDELIDADE DESDE SEMPRE. NÃO RECORDES OS PECADOS DA MINHA JUVENTUDE, E AS MINHAS TRANSGRESSÕES;- LEMBRA-TE DE MIM NA TUA MISERICÓRDIA, PELA TUA BONDADE, SENHOR.
            EM RELAÇÃO AO FILHO, O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO OFERECE AO PECADOR A ALEGRIA DO ENCONTRO LIBERTADOR COM O CRISTO, AO QUAL DIRIGE A ORAÇÃO DO CORAÇÃO;- SENHOR JESUS, QUE ABRISTES OS OLHOS DOS CEGOS E CURASTES OS ENFERMOS, QUE PERDOASTES A PECADORA E CONFIRMASTES PEDRO EM VOSSO AMOR APÓS SEU PECADO, ATENDEI A MINHA SÚPLICA E PERDOAI TODOS OS MEUS PECADOS, RENOVAI EM MIM O VOSSO AMOR E CONCEDEI-ME VIVER EM CARIDADE FRATERNA PARA QUE EU POSSA ANUNCIAR A TODOS A VOSSA SALVAÇÃO. ESSE ENCONTRO COM O CRISTO SALVADOR DO MUNDO, QUE ABRIU AS PORTAS DO PARAÍSO AO BOM LADRÃO, ACONTECE MEDIANTE A CONFISSÃO, QUE, SEJA DE QUE MODO FOR REALIZADA, DE FORMA PESSOAL OU COMUNITÁRIA, EXIGE A PRESENÇA DO MINISTRO ORDENADO, SINAL DO ÚNICO E PERFEITO RECONCILIADOR. A CONFISSÃO PODE UNIR O LOUVOR DIRIGIDO AO ETERNO POR TODOS OS SEUS DONS AO RECONHECIMENTO DA CULPA E AO ATO DE FÉ NA MISERICÓRDIA DIVINA (CONFISSÃO DE LOUVOR – CONFISSÃO DA VIDA E DOS PECADOS – CONFISSÃO DE FÉ )É, ASSIM, TODA A EXISTÊNCIA DO PECADOR QUE SE OFERECE Á BONDADE DO SENHOR PARA SER CURADA DA ANGÚSTIA, LIBERTA DO PESO DA CULPA, CONFIRMADA NOS DONS DE DEUS E RENOVADA NA FORÇA DO SEU AMOR. Á CONFISSÃO RESPONDE O PERDÃO DIVINO, OBTIDO MEDIANTE A APLICAÇÃO DOS MÉRITOS DO SACRIFÍCIO DE CRISTO, QUE SE FAZ, ELE MESMO, PRESENTE NO ACONTECIMENTO SACRAMENTAL COM A SUA OBRA DE RECONCILIAÇÃO E DE PAZ, E VEM UNIR O PECADOR PERDOADO AO PAI DE AMOR.
            FINALMENTE, EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO E DA PENITÊNCIA É COLOCADO COMO A NOVA ENTRADA DO PECADOR NA COMUNIHÃO COM DEUS E COM A IGREJA, DA QUAL O ESPÍRITO É A ALMA E A FORÇA DE COESÃO. A ELE SE DIRIGE A INVOCAÇÃO DO CORAÇÃO ARREPENDIDO. ESPÍRITO SANTO, FONTE DE PAZ E DE AMOR, FAZEI QUE, PURIFICADO DE TODA A CULPA E RECONILIADO COM O PAI, EU CAMINHE SEMPRE COMO FILHO DA LUZ. E O ESPÍRITO DERRAMA O AMOR DE DEUS NOS CORAÇÕES, MOVENDO O PECADOR PERDOADO A EXPRESSAR, NA VIDA PESSOAL E NA COMUNHÃO COM OS OUTROS, A PAZ RECEBIDA NA PROFUNDEZA DO PRÓPRIO SER. OS GESTOS COM OS QUAIS QUEM FOI PERDOADO ACEITA CONSCIENTEMENTE O PESO DA PENA, CONSEQUENTE Á CULPA COMETIDA, E ASSUME VOLUNTARIAMENTE UM ITINERÁRIO PENITENCIAL PARA VIVER EM CONSTANTE CONVERSÃO, CONSTITUEM O SINAL DA SUA RENOVADA COMUNHÃO COM DEUS E COM A IGREJA.
            ELES NÃO TESTEMUNHÃO TANTO UM MÉRITO HUMANO QUANTO UM FRUTO DA GRAÇA, QUE REALMENTE MUDA O CORAÇÃO E A VIDA, E TORNAM VISÍVEL QUE A CULPA DIRIGIDA NO ESPÍRITO AO PAI FOI OUVIDA;- Ó DEUS, TEM PIEDADE DE MIM, CONFORME A TUA MISERICÓRDIA;- NO TEU GRANDE AMOR CANCELA O MEU PECADO...CRIA EM MIM, Ó DEUS, UM CORAÇÃO PURO, RENOVA EM MIM UM ESPÍRITO RESOLUTO.. A AÇÃO DIVINA DA RECONCILIAÇÃO E O ITINERÁRIO HUMANO DA CONVERSÃO VÊM ASSIM SE CORRESPONDER PROFUNDAMENTE NO SACRAMENTO DO PERDÃO;- O SENHOR, QUE QUER SER CHAMADO AMIGO DOS PECADORES, NÃO DESPREZA AS FRAQUEZAS E AS RESISTÊNCIAS DO HOMEM, MAS AS LEVA A SÉRIO, ATÉ O FUNDO, OCUPANDO-SE DELAS E OFERECENDO, A QUEM PEDIR, A AJUDA NECESSÁRIA PARA VIVER UMA EXISTÊNCIA RECONCILIADA, E SER, ASSIM, INSTRUMENTO DE RECONCILIAÇÃO ENTRE OS HOMENS.
            A TRINDADE, TAMBÉM DESTE MODO, ENTRA NO TEMPO E O REDIME, POR DENTRO, DE SUAS TENSÕES E CONTRADIÇÕES. ASSIM, ELA RESPONDE Á INVOCAÇÃO DO POBRE E O FAZ TEMPLO DA SUA GLÓRIA;- SENHOR JESUS CRISTO, CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, DIGNAI-VOS RECONCILIAR-ME COM O VOSSO PAI PELA GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO;- PURIFICAI-ME EM VOSSO SANGUE DE TODO PECADO E FAZEI-ME RENASCER PARA UMA VIDA NOVA, A FIM DE PROCLAMAR A VOSSA GLÓRIA.   
                                               OREMOS
DEUS DE MISERICÓRDIA, COMO PAI DO FILHO PRÓDIGO,
            TU ESPERAS O NOSSO RETORNO, COM A ESPERANÇA E A FIDELIDADE
DO TEU DIVINO CORAÇÃO;- E QUANDO NOS DECIDIMOS VOLTAR A TI,
                        NA TUA CASA TUDO É FESTA.
E UM BANQUETE É PREPARADO PARA NÓS.
                        PRECISAMOS, ENTÃO, DIZER-TE,
NA VERDADE DO CORAÇÃO E DA VIDA, A PALAVRA DO FILHO REENCONTRADO;-
                        PEQUEI CONTRA TI,
NÃO SOU MAIS DIGNO DE SER CHAMADO TEU FILHO;-
                        E TU NOS OFERECE O ABRAÇO DO PERDÃO
NO GESTO SACRAMENTAL DA TUA IGREJA.
                        NO TEU FILHO CRISTO JESUS, SALVADOR DO MUNDO,
TU ABRISTE PARA O BOM LADRÃO AS PORTAS DO PARAÍSO,
                        E CONTINUAS A ABRIR PARA CADA PECADOR
ARREPENDIDO O ACESSO DO TEU REINO.
DÁ-NOS O TEU ESPÍRITO SANTO, FONTE DE PAZ E DE AMOR, PARA QUE,
 PURIFICADOS DE TODA A CULPA E RECONCILIADOS CONTIGO
NA COMUNHÃO DOS TEUS SANTOS,
                        CAMINHEMOS NA HISTÓRIA COMO FILHOS DA TUA LUZ
E SEJAMOS PARA TODOS
                        TESTEMUNHAS DA ALEGRIA,
QUE VEM UNICAMENTE DE TI,
                        E OPERÁRIOS DA RECONCILIAÇÃO,
QUE SOMENTE É POSSÍVEL EM TI.     AMÉM.
 
=============================================================================
 
A LEI NÃO MUDA O HOMEM NO SEU INTERIOR, NO MÁXIMO MELHORA A SUA CONDUTA EXTERIOR. POR ESTE MOTIVO O HOMEM VOLTA A SER INFLATOR. – PRECISAMOS DE FÉ E EDUCAÇÃO. SÓ ASSIM ESVAZIAREMOS NOSSAS PODRES CADEIAS. EDNA BERARDINELLI.
 
TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA.
 
           

Nenhum comentário: