quinta-feira, 7 de abril de 2016

VALESKA. QUE DEUS TE ILUMINE.


 
                        ABRI, SENHOR, OS MEUS LÁBIOS PARA BENDIZER O VOSSO SANTO NOME. PURIFICAI O MEU CORAÇÃO DE TODOS OS PENSAMENTOS VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS.

                        ILUMINAI O MEU ENTENDIMENTO E INFLAMAI MINHA VONTADE PARA QUE EU POSSA REZAR DIGNA, ATENTA E DEVOTAMENTE , E MEREÇA SER ATENDIDA NA PRESENÇA DA VOSSA DIVINA MAJESTADE. POR CRISTO NOSSO SENHOR. AMÉM.

 

ARMADURA DO CRISTÃO.

           

FORTALEÇAM NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER. VISTAM A ARMADURA DE DEUS PARA PODEREM RESISTIR ÁS MANOBRAS DO DIABO.

            A NOSSA LUTA DE FATO, NÃO É CONTRA HOMENS DE CARNE E OSSO, MAS CONTRA OS PRINCIPADOS E AS AUTORIDADES, CONTRA OS DOMINADORES DESTE MUNDO DE TREVAS, CONTRA OS ESPÍRITOS DO MAL, QUE HABITAM AS REGIÕES CELESTES.

            POR ISSO, VISTAM A ARMADURA DE DEUS PARA QUE, NO DIA MAU, VOCÊS POSSAM RESISTIR E PERMANECER FIRMES, SUPERANDO TODAS AS PROVAS.

            ESTEJAM, PORTANTO, BEM FIRMES;- CINGIDOS COM O CINTURÃO DA VERDADE, VESTIDOS COM A COURAÇA DA JUSTIÇA.

            OS PÉS CALÇADOS COM ZELO PARA PROPAGAR O EVANGELHO DA PAZ DE JESUS. TENHAM SEMPRE O ESCUDO DA FÉ, E ASSIM PODERÃO APAGAR AS FLEXAS DO MALIGNO.

            COLOQUEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO E PEGUEM A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS.

            REZEM INCENSSANTEMENTE NO ESPÍRITO, COM ORAÇÕES E SÚPLICAS DE TODO TIPO, E FAÇAM VIGÍLIAS, INTERCEDENDO, SEM CANSAÇO, POR TODOS OS CRISTÃOS. AMÉM.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
SANTO ANJO DO SENHOR, MEU ZELOSO E GUARDADOR, SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE CELESTE. ME GUARDE ME ILUMINE. AMÉM.

ESTIMADO AMIGO JEFERSON.


 
 

BOA NOITE, ESPÍRITO SANTO.

 

                        DURANTE O DIA DE HOJE TIVE DE EXERCITAR O DOM DA SOLIDARIEDADE.

SOMOS CHAMADOS A SER SOLIDÁRIOS EM PEQUENOS GESTOS, COM AS PESSOAS QUE NOS CERCAM, COM AQUELES QUE SÃO O NOSSO PRÓXIMO.

 

            QUERO BENDIZER A OPORTUNIDADE QUE TIVE HOJE DE SER SINAL DE VOSSA SOLIDARIEDADE, A OPORTUNIDADE DE ME COLOCAR A SERVIÇO DO OUTRO

 

            SEM NENHUM INTERESSE, SIMPLESMENTE PELA ALEGRIA DE SERVIR ÁQUELES QUE PRECISAM DE MIM,

 

                        DE MINHA MÃO ESTENDIDA, DE MEU APOIO, DE MINHA PALAVRA AMIGA.

NESTA NOITE QUE SE INICIA VENHO PEDIR A FORÇA DE VOSSO AMOR,

 

            PARA QUE NO DIA DE AMANHÃ, EU CONTINUE SENDO SOLIDÁRIO

COM MEUS IRMÃOS E IRMÃS, E ASSIM CONSIGA VER

                        VOSSOS DONS ESPALHAREM-SE PELO MUNDO.

 

VINDE, ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE, CONCEDEI-ME UM SONO TRANQÜILO E UM DESPERTAR FELIZ. PARA QUE EU POSSA JUNTO DOS MEUS, A SER CRIATIVO. AMÉM.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

            A PESSOA QUE SABE O QUE QUER TEM MEIO CAMINHO ANDADO PARA CONSEGUIR O SEU OBJETIVO.     SÊNECA.

QUERIDA AMIGA GUIDA


                        É COM MUITAS SAUDADES QUE EU ESPERO TEU REGRESSO AQUI EM CASA,

SEI QUE FORAM TEMPOS DIFÍCEIS, MAS QUE AGORA JÁ ESTÁ NO FIM.

                        SEI TAMBÉM QUE O FUTURO VAI TE RETRIBUIR COM MUITAS FELICIDADES

TODAS AS TRISTEZAS, DORES, AFLIÇOES PELA QUAL VOCÊ PASSOU.

                        EM NOME DA SAGRADA FAMÍLIA, PEÇO QUE VOCÊ TENHA PACIÊNCIA, PACIÊNCIA CRISTÃ, LEMBRANDO-SE DA NOSSA ESTIMADA VIRGEM MARIA, E ESPERE COM CONFIANÇA O TÉRMINO DESTE LONGO TRATAMENTO DO QUAL VOCÊ FOI A VITORIOSA.

                        VOCÊ FOI UMA GUERREIRA, MAS TAMBÉM EU SEI QUE TEU ESPOSO FICOU SEMPRE AO TEU LADO. QUE BOM GUIDA, CONHEÇO MUITOS QUE NÃO CONSEGUEM SUPORTAR ESTE PERÍODO.

                        GOSTARIA DE LHE OFERECER ESTA LINDA ORAÇÃO, E TE PEÇO QUE SEJA FEITA A NOITE, PARA QUE VOCÊ ENCONTRE O EQUILÍBRIO DE SEU ESPÍRITO, PARA O DESCANSO DE SEU CORPO. TE AMO EM CRISTO.

BOA NOITE, ESPÍRITO SANTO.

            NESTA NOITE QUERO ENTRAR EM HARMONIA

                        COM A NATUREZA QUE ME CERCA,

            OBRA DE VOSSAS MÃOS SÁBIAS MÃOS CRIADORAS,

QUE FEZ A NOITE E O DIA,QUE COORDENA OS ASTROS E AS ESTRELAS.

            SEI QUE ENQUANTO ESTIVER DORMINDO VÓS ESTAREIS PREPARANDO

A HARMONIA DAS CORES DO SOL NO AMANHECER, DO CANTO DOS PÁSSAROS,

            E DA FLOR, QUE IRÁ DESABROCHAR.

                        TODAS AS CORES, FORMAS E SONS FORAM CRIADOS POR VÓS,

PARA QUE FÔSSEMOS NÃO SOMENTE APRECIADORES, MAS TAMBÉM CONTINUADORES DE VOSSA OBRA.

            EMBORA NA MAIORIA DAS VEZES SOOS MAIS DESTRUIDORES QUE CONSOLADORES DE VOSSA CRIAÇÃO.

                        QUE EM MEU REPOUSO EU POSSA SENTIR QUE SOU PARTE INTEGRANTE DESSA IMENSA SINFONIA, E QUE SOU IMPORTANTE COMO CRIATURA VOSSA,

            ASSIM COMO O SÃO AS AVES DO CÉU E OS LÍRIOS DO CAMPO.QUE O ESPÍRITO DE HARMONIA, TE CONCEDA UM SONO TRANQÜILO E UM DESPERTAR FELIZ.--------------------

DEUS E O MAL. – PADRE JOÃO A. MAC DOWELL.


 
 

SE DEUS É O CRIADOR DE TODO O UNIVERSO, COMO SE EXPLICA A EXISTÊNCIA DO MAL? ESSE É UM DOS PROBLEMAS QUE MAIS TEM ANGUSTIADO A HUMANIDADE ATRAVÉS DOS TEMPOS. TEM A VER COM O PRÓPRIO MISTÉRIO DE DEUS. POR ISSO NÃO POSSO DAR-LHE UMA RESPOSTA COMPLETA, MUITO MENOS EM DOIS MINUTOS. MAS VOU OFERECER-LHES ALGUMAS PISTAS Á LUZ DA REVELAÇÃO CRISTÃ.

            COMO CRISTÃOS, DEVEMOS COMEÇAR REAFIRMANDO A VERDADE FUNDAMENTAL DE NOSSA FÉ, PARA DEPOIS TENTAR RESOLVER AS DÚVIDAS QUE EXPERIMENTAMOS DIANTE DA REALIDADE DO MAL. CREMOS, ANTES DE TUDO, COMO JESUS NOS ENSINOU, QUE DEUS É BOM E QUER O BEM DE TODAS AS SUAS CRIATURAS. CRIOU O SER HUMANO PARA GOZAR DE UMA FELICIDADE SEM FIM NA SUA COMPANHIA. A NOSSA EXISTÊNCIA É UM DOM PRECIOSO DE DEUS. APESAR DE TODOS OS PESARES, VALE A PENA VIVER NESTE MUNDO. TUDO O QUE FOI CRIADO POR DEUS É BOM, COMO MOSTRA O RELATO BÍBLICO DA CRIAÇÃO, AO REPETIR DEPOIS DE CADA GESTO CRIADOR;- E DEUS VIU QUE ISSO ERA BOM.

            O MUNDO, COMO SAIU DAS MÃOS DE DEUS, É BOM. MAS NÃO PODE SER TÃO PERFEITO COMO O SEU CRIADOR. DEUS NÃO PODE CRIAR OUTROS SERES COMPLETAMENTE IGUAIS A ELE. PARA PARTILHAR A RIQUEZA DA EXISTÊNCIA COM OUTROS, TEM DE FAZÊ-LOS DIFERENTES DELE. PORTANTO TUDO O QUE NÃO É DE DEUS É MENOS PERFEITO QUE ELE. TODA CRIATURA É LIMITADA, NO SEU VALOR, NO SEU PODER, NA SUA REALIZAÇÃO, PORQUE É UMA IMAGEM, UMA CÓPIA, EM TAMANHO MENOR, DA BONDADE INFINITA DE DEUS. O MAL EXISTE POR CAUSA DESSA FALTA DE PERFEIÇÃO DO MUNDO E DO SER HUMANO.

            SE DEUS, PARA EVITAR O MAL, COM MEDO DE EXPOR AS SUAS CRIATURASA TANTO SOFRIMENTO, DEIXASSE DE NOS CRIAR, TERIA SIDO VENCIDO PELO MAL. JÁ NÃO SERIA DEUS, PORQUE O MAL SERIA ENTÃO MAIS FORTE DO QUE ELE;- SERIA CAPAZ DE IMPEDIR A REALIZAÇÃO DE SEU PROJETO DE AMOR. MAS DEUS NOS CRIA, PORQUE SABE QUE O MAL NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA. O SOFRIMENTO E A MORTE SÃO DERROTADOS DEFINITIVAMENTE QUANDO OS SERES HUMANOS ALCANÇAM A META DE SUA EXISTÊNCIA NA ALEGRIA DA COMUNHÃO PLENA COM DEUS.

            ESTA É A PRIMEIRA RESPOSTA DA NOSSA FÉ AO ESCÂNDALO DO MAL DO MUNDO. JÁ MOSTRA QUE A EXISTÊNCIA DO MAL NÃO É CONTRÁRIA Á EXISTÊNCIA DE UM DEUS BOM E AMIGO. MAS NÃO PRETENDE ESCLARECER DEFINITIVAMENTE ESSE MISTÉRIO.

            É VERDADE QUE DIANTE DE UMA DESGRAÇA O CRISTÃO DEVE RESIGNAR-SE PORQUE É A VONTADE DE DEUS? DE JEITO NENHUM. É UMA IDÉIA ERRADA, INFELIZMENTE MUITO DIFUNDIDA, PENSAR QUE TUDO ACONTECE PELA VONTADE DE DEUS. DEUS NÃO QUER O PECADO, NÃO QUER NENHUM MAL. MUITAS COISAS ACONTECEM POR CAUSA DA MÁ VONTADE DOS HOMENS. A MISÉRIA E O SOFRIMENTO HUMANO SÃO FRUTOS MUITAS VEZES DA IGNORÂNCIA, DO EGOÍSMO, DO ÓDIO E DA OPRESSÃO. SE DIRIJO UM CARRO A 150 KM. POR HORA E CAUSO VÁRIAS MORTES NUM ACIDENTE, É CLARO QUE ISSO É CONTRA A VONTADE DE DEUS.

            OUTRAS DESGRAÇAS, COMO UM TERREMOTO, UMA INUNDAÇÃO, UMA EPIDEMIA, TÊM CAUSAS NATURAIS. NÃO É DEUS QUE MANDA ESSAS CALAMIDADES PARA NOS PROVAR OU CASTIGAR. ELAS ACONTECEM DE ACORDO COM AS LEIS DA NATUREZA, NUM MUNDO QUE NÃO SAIU COMPLETAMENTE ACABADO DAS MÃOS DO CRIADOR. O UNIVERSO ESTÁ AINDA A CAMINHO DA PERFEIÇÃO FINAL PARA A QUAL DEUS NOS DESTINOU.

            O QUE DEUS QUER É O BEM DAS SUAS CRIATURAS;- QUE TODOS CHEGUEM Á PLENITUDE DA VIDA E DA FELICIDADE. A SUA VONTADE É QUE COMBATAMOS DESDE JÁ AS CAUSAS DO SOFRIMENTO HUMANO;- A DOENÇA, A FOME, A GUERRA. NÃO FOI O QUE FEZ JESUS CURANDO TANTOS ENFERMOS? NÃO FOI O QUE NOS ENSINOU, CONDENANDO A INJUSTIÇA E A VIOLÊNCIA, E EXORTANDO-NOS A VISITAR OS PRISIONEIROS E DAR DE COMER AOS QUE TÊM FOME?

            QUANDO REZAMOS SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, NÃO NOS ESTAMOS RESIGNANDO COM TUDO O QUE HÁ DE TRISTE NA TERRA. AO CONTRÁRIO, MANIFESTAMOS O DESEJO DE QUE O MUNDO FAÇA SEMPRE O BEM, OBEDECENDO Á VONTADE DE DEUS, COMO JÁ ACONTECE NO CÉU. ELE NÃO QUER QUE NOS RESIGNEMOS COM A SITUAÇÃO ATUAL, NUMA ATITUDE FATALISTA. ANTES NOS CONVIDA A PROMOVER COM TODAS AS FORÇAS UM MUNDO MELHOR. MAS QUANDO NÃO É POSSÍVEL IMPEDIR O AL OU ALIVIAR A DOR, A VONTADE DE DEUS É QUE ENCAREMOS ESSA SITUAÇÃO COM FÉ E ESPERANÇA, SABENDO QUE SÓ EXISTE UMA COISA ABSOLUTAMENTE NEGATIVA, PECAR CONTRA DEUS E CONTRA O PRÓXIMO. QUEM CRÊ, NÃO DESESPERA ANTE OS SOFRIMENTOS INEVITÁVEIS DA VIDA, PORQUE CONFIA NA LIBERTAÇÃO FINAL. MESMO NA DOENÇA, NA POBREZA E NA PERSEGUIÇÃO OU DIANTE DA MORTE, UMA PESSOA PODE SENTIR-SE EM PAZ. ATÉ O PECADO, SE ME ARREPENDO, PODE SER OCASIÃO DE CRESCER NA HUMILDADE, NA COMPREENSÃO DOS OUTROS, NO DESEJO DE AJUDÁ-LOS A EVITAR OS MALES QUE ELE ME TROUXE.

            FICA CLARO, PORTANTO, QUE O MAL NÃO ACONTECE PELA VONTADE DE DEUS. A SUA VONTADE É QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS, AJUDANDO-NOS A SUPERAR AS DEFICIÊNCIAS DA NATUREZA E AS CONSEQÜÊNCIAS DA MALDADE HUMANA, A TIRAR O BEM DO PRÓPRIO MAL.

            COMO É POSSÍVEL LOUVAR A DEUS, QUANDO SABEMOS QUE HOJE MESMO MILHARES DE PESSOAS ESTÃO, MORRENDO, VÍTIMAS DA FOME E DA VIOLÊNCIA? TODOS NÓS PASSAMOS POR MOMENTOS DE TRISTEZA E SOFRIMENTO, MAS TAMBÉM POR EXPERIÊNCIAS GRATIFICANTES, FONTE DE VERDADEIRA ALEGRIA. A ORAÇÃO NÃO CONSISTE SENÃO EM VIVER COM FÉ, NUM DIÁLOGO COM DEUS, ESSAS SITUAÇÕES DA VIDA. NOS SALMOS DA BÍBLIA, QUE A IGREJA USA AINDA HOJE COMO MODELOS DE ORAÇÃO, APARECEM TODOS ESSES SENTIMENTOS.

            HÁ SALMOS DE LOUVOR, MAS TAMBÉM DE LAMENTAÇÃO DIANTE DA DESGRAÇA OU DE SÚPLICA ANGUSTIADA DIANTE DO PERIGO OU NO MEIO DA AFLIÇÃO. POR EXEMPLO O SALMO 129 COMEÇA ASSIM;- DO FUNDO DE MINHA FOSSA EU GRITO POR TI, SENHOR, ESCUTA MINHA VOZ. JESUS TAMBÉM NA HORA DA SUA PAIXÃO SUPLICOU;- PAI, SE É POSSÍVEL, AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE. ELE CHOROU DE PENA AO VER COMO O POVO DE JERUSALÉM RECUSAVA A SUA MENSAGEM DE SALVAÇÃO. MAS NOUTRA OCASIÃO, AO CONSTATAR QUE DEUS REVELAVA ÁS PESSOAS SIMPLES OS MISTÉRIOS DO REINO DE DEUS, EXCLAMOU CHEIO DE JÚBILO;- EU TE BENDIGO, PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA;- COMO FEZ TAMBÉM MARIA NO SEU MAGNIFICAT, LOUVANDO A DEUS PORQUE A ESCOLHEU, APESAR DE TÃO SIMPLES, PARA ATRAVÉS DELA DAR AO MUNDO O SALVADOR.

            O SOFRIMENTO É UMA EXPERIÊNCIA HUMANA UNIVERSAL, QUE NÃO PODEMOS BANALIZAR. É IMPORTANTE SOBRETUDO SER SENSÍVEL AO SOFRIMENTO DOS OUTROS, SOLIDARIZAR-SE COM ELES E PROCURAR AJUDÁ-LOS;- CHORAR COM OS QUE CHORAM, COMO DIZ PAULO AOS ROMANOS, MAS TAMBÉM COM OS QUE ESTÃO CONTENTES, COMO ACRESCENTA. É QUE, PARA O CRISTÃO, O SOFRIMENTO, PRÓPRIO OU ALHEIO, NÃO PODE LEVAR AO DESESPEROOU AO ABATIMENTO. O SAFRIMENTO SEMPRE DÓI;- MAS NÃO ESMAGA QUEM TEM CERTEZA QUE DEUS É BOM, QUEM PEDE O SEU AUXÍLIO E VIVE NA ESPERANÇA DE QUE, MAIS DIA MENOS DIA, CHEGARÁ A LIBERTAÇÃO. A EXPERIÊNCIA DE TODA A MISÉRIA HUMANA NÃO PODE IMPEDIR QUE VEJAMOS TUDO O QUE EXISTE DE POSITIVO NO MUNDO E LOUVEMOS A DEUS COM GRATIDÃO E ALEGRIA.

            LOUVAR A DEUS É UM SINAL DE FÉ E AMOR. QUEM GOSTA DE UMA PESSOA, NOTA LOGO AS SUAS QUALIDADES E NÃO CESSA DE ELOGIÁ-LA. ASSIM TAMBÉM A IGREJA, COMUNIDADES DE FIÉIS, LOUVA O PAI E O FILHO JESUS CRISTO, POR CAUSA DE SUA GRANDEZA DO SEU AMOR. O AMOR COM O QUAL ELE NOS DÁ A VIDA COM TODAS AS SUAS RIQUEZAS. O AMOR COM O QUAL NOS SALVA DO PECADO E DA MORTE E NOS PROMETE A FELICIDADE ETERNA;- UMA FELICIDADE QUE JÁ COMEÇA A SENTIR QUEM, APESAR DOS SOFRIMENTOS DA VIDA, CRÊ, ESPERA E AMA

            COMO DEUS PODE PERMITIR TANTA MALDADE E SOFRIMENTO NO MUNDO? NÃO SEI LHE DIZER PORQUE DEUS PERMITE TANTAS ATROCIDADES, TANTA MISÉRIA. A BÍBLIA NÃO PRETENDE DAR EXPLICAÇÕES PARA SATISFAZER A NOSSA CURIOSIDADE. ENSINA-NOS A VIVER BEM, DE ACORDO COM O PLANO DE DEUS. MOSTRA O QUE DEVEMOS FAZER, QUE ATITUDE TOMAR, DIANTE DO MAL E DE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DE NOSSA VIDA. O MAL NÃO EXISTE PARA SER COMPREENDIDO, MAS PARA SER COMBATIDO.

            DE FATO, A MALDADE HUMANA NÃO TEM EXPLICAÇÃO. VOCÊ NÃO ACHA UM ABSURDO QUE ALGUÉM PREFIRA ODIAR A AMAR, DESTRUIR A CONSTRUIR, ESPALHAR A MORTE A PROMOVER A VIDA? MAS ISTO INFELIZMENTE ACONTECE. NÓS MESMOS SOMOS MUITAS VEZES CÚMPLICES DESSA MALDADE. NOSSA OBRIGAÇÃO DE CRISTÃOS É, PORÉM, DENUNCIAR E COMBATER TODO O TIPO DE MAL;- O MAL QUE FAZEMOS E O MAL QUE OS OUTROS FAZEM. DEVEMOS PRATICAR A JUSTIÇA E LUTAR POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E MAIS FRATERNA, NA QUAL OS DIREITOS DE TODOS SEJAM RESPEITADOS.

            OUTRA FONTE DO SOFRIMENTO HUMANO SÃO OS PRÓPRIOS FENÔMENOS NATURAIS. COMO AS CHUVAS TORRENCIAIS QUE CAÍRAM HÁ ALGUNS ANOS NO RIO DE JANEIRO E CAUSARAM QUASE 100 MORTES. É DIFÍCIL JUSTIFICAR O SACRIFÍCIO DAS CRIANÇAS INOCENTES, A DOR DAS FAMÍLIAS ENLUTADAS. PORQUE DEUS NÃO REGULOU MELHOR AS FORÇAS DA NATUREZA? PORQUE CRIOU OS MICRÓBIOS QUE PROVOCAM DOENÇAS TÃO CRUÉIS?

            NÃO TEMOS UMA RESPOSTA PLENAMENTE SATISFATÓRIA PARA ESSAS PERGUNTAS. É UM MISTÉRIO. MAS SABEMOS QUE DEUS QUER QUE, COM NOSSA INTELIGÊNCIA E NOSSO TRABALHO, COMBATAMOS O MAL CAUSADO PELAS INFECÇÕES E PELAS CATÁSTROFES NATURAIS. COM MEDIDAS PREVENTIVAS, AO NOSSO ALCANCE, TERIA SIDO POSSÍVEL EVITAR AS CONSEQÜÊNCIAS FUNESTAS DO TEMPORAL DO RIO. A HUMANIDADE DISPÕE DE MEIOS PARA EXTIRPAR A MAIORIA DAS DOENÇAS CONTAGIOSAS, PARA ALIMENTAR TODA A POPULAÇÃO DO MUNDO, DE MODO QUE NINGUÉM MORRA DE FOME.

            O ÚLTIMO PEDIDO QUE FAZEMOS A NOSSO PAI, NA ORAÇÃO DE JESUS, É;- MAS LIVRAI-NOS DO MAL. SÓ DEUS PODE LIVRAR-NOS CONTRA O MAL, QUE SE COMOVE COM O SOFRIMENTO HUMANO. MAS QUER COMBATÊ-LOS COM A NOSSA COLABORAÇÃO. RESPONDENDO Á NOSSA ORAÇÃO, OFERECE-NOS A SUA AJUDA PARA VENCER A MALDADE E PROMOVER A VIDA E A PAZ NO MUNDO.

            SE DEUS É BOM E TODO-PODEROSO, PORQUE NÃO INTERVÉM EM FAVOR DOS QUE SOFREM INOCENTEMENTE? O DEUS DE JESUS CERTAMENTE NÃO SE ALEGRA COM O SOFRIMENTO DE SUAS CRIATURAS. AO CONTRÁRIO, JESUS FALA DO CARINHO DO PAI CELESTE QUE CUIDA DAS MÍNIMAS NECESSIDADES DE SEUS FILHOS. POR ISSO NÃO DEVEMOS VIVER ANGUSTIADOS COM O DIA DE AMANHÃ, COM O NOSSO SUSTENTO E O NOSSO CONFORTO. MAS ELE NÃO GARANTIU QUE DEUS VAI A CADA MOMENTO INTERVIR MILAGROSAMENTE NO MUNDO PARA RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS. O PRÓPRIO JESUS ALIMENTOU UMA MULTIDÃO, MULTIPLICOU OS PÃES E OS PEIXES. MAS NÃO SOCORREU COM UM MILAGRE A TODOS OS QUE ESTAVAM PASSANDO FOME NO SEU PAÍS.CUROU MUITOS DOENTES. MAS MUITOS OUTROS NAQUELE TEMPO, E ATÉ HOJE, SOFRERAM E MORRERAM POR CAUSA DE DOENÇAS TERRÍVEIS. ELE MESMO FOI ATORMENTADO POR SEUS CARRASCOS E MORREU PREGADO NA CRUZ.

            ENTÃO, APESAR DE TODO O SEU AMOR POR NÓS, DEUS SERIA IMPOTENTE DIANTE DA MALDADE DO MUNDO E DAS MISÉRIAS DESTA VIDA? NÃO. – É QUE ELE QUER PROVER ÁS NOSSAS NECESSIDADES ATRAVÉS DO NOSSO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE DOS OUTROS. DEUS NÃO INTERVÉM CONTINUAMENTE NO MUNDO, PORQUE NOS TRATA COMO PESSOAS ADULTAS, RESPONSÁVEIS PELO PRÓPRIO DESTINO;- CRIOU O SER HUMANO Á SUA IMAGEM E SEMELHANÇA E O CONSTITUIU ADMINISTRADOR DE TODA A CRIAÇÃO. É O QUE MOSTRA JESUS QUANDO CONTOU QUE UM HOMEM DE SAÍDA PARA UMA VIAGEM CHAMOU OS SEUS SERVIDORES E LHES CONFIOU SEUS BENS. DEPOIS DE MUITO TEMPO VOLTOU O PATRÃO E QUIS ACERTAR AS CONTAS COM OS SERVIDORES.

            PORTANTO, SEGUNDO A PARÁBOLA DE JESUS, DEUS ESTÁ COMO QUE AUSENTE DO MUNDO. PARTIU DE VIAGEM, CONFIANDO EM NÓS, SEUS SERVIDORES, OS SEUS BENS. COMPETE A NÓS USAR ESSES TALENTOS PARA O BEM NOSSO E DOS NOSSOS SEMELHANTES, SEGUNDO SUAS ORDENS. MAS PODEMOS ABUSAR DE SUA CONFIANÇA E DESPERDIÇAR AS RIQUEZAS DA CRIAÇÃO, PROVOCANDO MOSÉRIA E SOFRIMENTO. NO FIM DOS TEMPOS NOSSO SENHOR VIRÁ PARA PEDIR CONTAS DA NOSSA ADMINISTRAÇÃO. É O DIA DO JULGAMENTO, QUANDO DEUS INTERVIRÁ PARA RESTABELECER A JUSTIÇA, PARA LIVRAR DA MORTE SEUS SERVIDORES FIÉIS E RECOMPENSÁ-LOS COM A ALEGRIA DO SEU ABRAÇO AMIGO.

            ATÉ LÁ DEUS NÃO SE MANIFESTA OSTENSIVAMENTE. A PRIMEIRA VISTA DEIXA O MUNDO Á MERCÊ DOS CAPRICHOS HUMANOS. MAS, NA VERDADE, ESTÁ PRESENTE NO CORAÇÃO DOS QUE CRÊEM, COM A LUZ E A FORÇA DO SEU ESPÍRITO SANTO, ORIENTANDO OS SEUS PENSAMENTOS E AS SUAS AÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO SEU PLANO DE AMOR. ELE NÃO FICA INSENSÍVEL NEM IMPOTENTE DIANTE DA AFLIÇÃO DO SEU POVO, PORQUE O CONSOLA COM A CERTEZA DE QUE OS SOFRIMENTOS DO TEMPO PRESENTE NÃO TÊM PROPORÇÃO COM A GLÓRIA FUTURA QUE VAI REVELAR-SE EM NÓS.

            JESUS DIZ NO EVANGELHO;- FELIZES OS QUE CHORAM;- FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA. ENTÃO PARA OS CRISTÃOS O SOFRIMENTO É UMA COISA BOA? NÃO. NENHUMA PESSOA NORMAL GOSTA DE SOFRER OU VER O SOFRIMENTO ALHEIO. MUITO MENOS DEUS. A ALEGRIA DE DEUS NO NOVO CÉU, COMO DIZ O LIVRO DO APOCALIPSE, SERÁ ENXUGAR TODA LÁGRIMA DE NOSSOS OLHOS, PORQUE JÁ NÃO HAVERÁ MORTE, NEM LUTO, NEM GRITO, NEM DOR, PORQUE AS PRIMEIRAS COISAS TERÃO PASSADO. OS QUE CHORAM, OS PERSEGUIDOS, SÃO FELIZES PORQUE SERÃO CONSOLADOS. NÃO É O SOFRIMENTO QUE OS FAZ FELIZES. JESUS DIZ QUE SÃO DITOSOS, PRIVILEGIADOS, PORQUE DEUS TEM UM CARINHO ESPECIAL POR AQUELES QUE NO MEIO DAS DIFICULDADES DESTA VIDA CONFIAM NA SUA BONDADE. A FELICIDADE, PARA O CRISTÃO, NÃO ESTÁ EM SOFRER E CHORAR, MAS EM ESPERAR E RECEBER A CONSOLAÇÃO DE DEUS.

            O SOFRIMENTO, PORTANTO, NÃO É UMA COISA BOA. MAS PERTENCE Á VIDA. NÃO PODEMOS ELIMINÁ-LO. PODEMOS, PORÉM, DAR-LHE UM SENTIDO, TIRAR PROVEITO DAQUILO QUE EM SI MESMO É NEGATIVO. TUDO DEPENDE DE NOSSA ATITUDE. A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR SÃO CAPAZES DE TRANSFIGURAR O SOFRIMENTO. DE FATO, EXISTE UMA LIGAÇÃO MISTERIOSA ENTRE SOFRIMENTO HUMANO E AMOR. QUEM AMA SOFRE COM O SOFRIMENTO DOS SEUS AMIGOS, SENTE PENA DE TODOS OS QUE PADECEM. ESSA COMPAIXÃO, INSPIRADA PELO AMOR, É FONTE DE SOLIDARIEDADE EFETIVA. QUEM AMA TAMBÉM ESTÁ PRONTO A SACRIFICAR-SE PELOS SEUS, A PERDER QUALQUER COISA, ATÉ A PRÓPRIA VIDA PELO BEM DELES. O SOFRIMENTO POR AMOR É SEMPRE LUMINOSO. É O AMOR QUE DÁ SENTIDO AO SOFRIMENTO;- TRANSFORMA AS TREVAS EM LUZ, O TORMENTO DA CRUZ EM SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.

            O NOSSO SOFRIMENTO DEIXA DE SER UMESCÂNDALO INÚTIL, QUANDO PELA FÉ E PELO AMOR NOS UNIMOS Á CRUZ DE JESUS. ELE, SENDO INOCENTE, PADECEU POR NOSSO AMOR, MORREU POR NÓS, EM NOSSO LUGAR, EM NOSSO FAVOR, PARA LIVRAR-NOS DA MORTE ETERNA. ASSUMINDO O SOFRIMENTO, ELE O DESTRUIU, GARANTINDO PARA TODOS OS QUE CRÊEM A VIDA EM PLENITUDE. TAMBÉM O NOSSO SOFRIMENTO, VIVIDO NO ESPÍRITO DE JESUS, TORNA-SE REDENTOR, FONTE DE VIDA E SALVAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA HUMANA.
            NÃO É O SOFRIMENTO QUE SALVA. A SALVAÇÃO É FRUTO DO AMOR, COMO COMUNHÃO DE VIDA COM DEUS E COM OS OUTROS. MAS PARA SALVAR A HUMANIDADE DO PECADO E DE SUAS CONSEQÜÊNCIAS FUNESTAS, O AMOR TEM DE ASSUMIR TODA A REALIDADE HUMANA. NÃO HÁ SALVAÇÃO SEM CRUZ, NEM RESSURREIÇÃO SEM PAIXÃO E MORTE.QUEM QUISER VIR APÓS A MIM, RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME.- DIZ O SENHOR. – AMÉM.

ESPÍRITO E MATÉRIA;- PADRE JOÃO A. MAC DOWELL.


 
 

            ESPÍRITO E MATÉRIA SÃO OPOSTOS? ESPÍRITO E MATÉRIA SÃO DIFERENTES, MAS NÃO OPOSTOS. SERIA UM ERRO PENSAR QUE O ESPÍRITO É BOM E A MATÉRIA É MÁ. O ESPÍRITO É SUPERIOR Á MATÉRIA. MAS ELES NÃO EXISTEM PARA SE COMBATER COMO INIMIGOS. SÃO ALIADOS, FEITOS PARA AJUDAR-SE E COMPLETAR-SE.

            TODO O ESPÍRITO HUMANO COMO O MUNDO MATERIAL FORAM CRIADOS POR DEUS PARA REVELAR A SUA BONDADE E BELEZA. O LIVRO DO GÊNESIS, NO PRINCÍPIO DA BÍBLIA, EXPRIME ESTA VERDADE NUMA LINGUAGEM FIGURADA QUANDO DESCREVE COMO DEUS FOI CRIANDO O CÉU, A TERRA, O MAR, AS PLANTAS E OS ANIMAIS, E DEPOIS DE CADA COISA REPETE;- E DEUS VIU QUE ISSO ERA BOM. AO FALAR DO HOMEM, A BÍBLIA DIZ QUE DEUS O PLASMOU DO PÓ DA TERRA PARA MOSTRAR QUE PERTENCEMOS AO MUNDO MATERIAL, MAS LOGO ACRESCENTA QUE INSUFLOU NAS SUAS NARINAS UM SOPRO DE VIDA. DESTA MANEIRA QUER DIZER QUE O HOMEM TEM UMA LIGAÇÃO MAIS ESTREITA COM DEUS QUE TODAS AS OUTRAS COISAS, POR CAUSA DE SEU ESPÍRITO, QUE É COMO O SOPRO DE DEUS, QUE ANIMA A SUA VIDA. ELE FOI CRIADO Á IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, QUE É ESPÍRITO.

            MAS O ESPÍRITO HUMANO, AO CONTRÁRIO DO ESPÍRITO DE DEUS, ESTÁ MERGULHADO NA MATÉRIA, QUE O LIMITA. OS DOIS JUNTOS FORMAM O SER HUMANO. NÃO SOMOS NEM SÓ CORPO, NEM SÓ FORMAM O SER HUMANO. NÃO SOMOS NEM SÓ CORPO, NEM SÓ ESPÍRITO. O NOSSO CORPO NÃO É UM ACESSÓRIO DO ESPÍRITO, COMO UMA ROUPA QUE VESTE AO NASCER E JOGA AO MORRER. NÃO É TAMBÉM A PRISÃO DO ESPÍRITO, MAS O SEU MEIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. O ESPÍRITO HUMANO PRECISA DO CORPO PARA PENSAR E QUERER E O CORPO PRECISA DO ESPÍRITO. SOU MEU CORPO VIVIFICADO POR MINHA ALMA ESPIRITUAL. POR MEIO DOS SENTIDOS, VISÃO, AUDIÇÃO ETC..., RECEBEMOS AS INFORMAÇÕES SOBRE AS COISAS E POR MEIO DE PALAVRAS, GESTOS E ATITUDES CORPORAIS, REVELAMOS O QUE PENSAMOS E SENTIMOS. ATRAVÉS DO CORPO SOMOS TAMBÉM CAPAZES DE AGIR SOBRE O MUNDO MATERIAL E ADAPTÁ-LO ÁS NECESSIDADES E DESEJOS.

            A UNIDADE ENTRE ESPÍRITO E MATÉRIA NO SER HUMANO PODER SER COMPARADA A UMA LÂMPADA ACESA. SEM A CORRENTE ELÉTRICA, O FILAMENTO METÁLICO PERMANECE COMO MORTO, NÃO BRILHA. MAS SEM O FILAMENTO, A CORRENTE NÃO PRODUZ LUZ. O FILAMENTOSERIA O CORPO E A CORRENTE COMO O ESPÍRITO. PORTANTO O NOSSO FIM NÃO É LIBERTAR-NOS DO CORPO PARA QUE O ESPÍRITO SEJA FELIZ, MAS TRANSFIGURAR O CORPO PARA QUE SEJA UMA EXPRESSÃO PERFEITA DO AMOR, QUE É A BELEZA DO ESPÍRITO. É ISSO QUE ENSINA A BÍBLIA QUANDO FALA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS E DA NOSSA RESSURREIÇÃO DEPOIS DA MORTE. TRATA-SE DE UMA VIDA NOVA, NA QUAL O NOSSO CORPO MATERIAL, TRANSFIGURADO PELO PODER DE DEUS, PERDE AS IMPERFEIÇÕES ATUAIS PARA PARTICIPAR DE NOSSA FELICIDADE ETERNA.      AMÉM==========================================

 

O SENHOR RESSUSCITOU E SEU POVO ILUMINOU.==================================

JESUS CRISTO VIVE PARA SEMPRE. CARVAJAL.


 
 

                        O SENHOR APARECE A MARIA MADALENA. JESUS NA NOSSA VIDA.

                        PRESENÇA DE CRISTO ENTRE NÓS.

                        PROCURAR E MANTER UM TRATO ÍNTIMO COM CRISTO. O EXEMPLO DE MARIA MADALENA NOS ENSINA QUE QUEM PROCURA COM SINCERIDADE O SENHOR ACABA POR ENCONTRÁ-LO.

 

            MARIA MADALENA VOLTOU AO SEPULCRO. COMOVEM-NOS O CARINHO E A DEVOÇÃO DESTA MULHER POR JESUS, MESMO DEPOIS DE MORTO. O AMOR DAQUELA QUE ESTIVERA POSSUÍDA POR SETE DEMÔNIOS CONTINUAVA A SER MUITO GRANDE. A GRAÇA HAVIA ARRAIGADO E FRUTIFICADO NO SEU CORAÇÃO DEPOIS DE TER SIDO LIBERTADA DE TANTOS MALES. VIMO-LA FIEL NOS MOMENTOS DURÍSSIMOS DO CALVÁRIO. AGORA MARIA PERMANECE FORA DO SEPULCRO CHORANDO. UNS ANJOS, QUE ELA RECONHECE COMO TAIS, PERGUNTAM-LHE PORQUE CHORA . – PORQUE LEVARAM O MEU SENHOR E NÃO SEI ONDE O PUSERAM. – ERA A ÚNICA COISA QUE LHE IMPORTAVA NO MUNDO.

            DITAS ESTAS PALAVRAS – PROSSEGUE O EVANGELHO DA MISSA DE HOJE, - VOLTOU-SE PARA TRÁS E VIU JESUS EM PÉ, MAS NÃO O RECONHECEU. MARIA TINHA PARADO DE CHORAR A AUSÊNCIA DO SENHOR, E AS SUAS LÁGRIMAS NÃO LHE PERMITEM VÊ-LO QUANDO O TEM TÃO PERTO. DISSE-LHE JESUS;- MULHER, PORQUE CHORAS? QUEM PROCURAS? VEMOS CRISTO RESSUSCITADO QUE SE APRESENTA SORRIDENTE, AMÁVEL E ACOLHEDOR. ELA, PENSANDO QUE ERA O JARDINEIRO, DISSE-LHE;- SE TU O TIRASTE, DIZE-ME ONDE O PUSESTE E EU O LEVAREI.

            BASTOU UMA SÓ PALAVRA DE CRISTO PARA QUE SE FIZESSE LUZ NOS SEUS OLHOS E NO CORAÇÃO. JESUS DISSE-LHE;- MARIA! A PALAVRA TEM ESSA INFLEXÃO ÚNICA QUE JESUS DÁ A CADA NOME E QUE TRAZ CONSIGO UMA VOCAÇÃO, UMA AMIZADE MUITO SINGULAR. JESUS TAMBÉM NOS CHAMA PELO NOME, NUM TOM DE VOZ INCONFUNDÍVEL. E A SUA VOZ NÃO MUDOU. CRISTO RESSUSCITADO CONSERVA OS TRAÇOS HUMANOS DE JESUS PASSÍVEL;- A CADÊNCIA DA VOZ, O MODO DE PARTIR O PÃO, AS MARCAS DOS PREGOS NAS MÃOS E NOS PÉS.

            MARIA VOLTOU-SE, RECONHECEU JESUS, LANÇOU-SE AOS SEUS PÉS E EXCLAMOU EM ARAMEU;- RABBONI!, QUE QUER DIZER MESTRE. AS SUAS LÁGRIMAS, AGORA IRREPRIMÍVEIS COMO RIO QUE TRANSBORDA, SÃO DE ALEGRIA E FELICIDADE. O APÓSTOLO SÃO JOÃO QUIS CONSERVAR-NOS A PALAVRA HEBRAICA ORIGINAL- RABBONI – COM QUE TANTAS VEZES TINHAM CHAMADO O SENHOR. É UMA PALAVRA FAMILIAR, INSUBSTITUÍVEL. JESUS NÃO É UM MESTRE ENTRE TANTOS, MAS O MESTRE, O ÚNICO CAPAZ DE MOSTRAR-NOS O SENTIDO DA VIDA, O ÚNICO QUE TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA.

            MARIA VAI TER COM OS APÓSTOLOS PARA CUMPRIR A INDICAÇÃO QUE JESUS LHE ACABA DE DAR, E DIZ-LHES;- VI O SENHOR! RESSOA NAS SUAS PALAVRAS UMA IMENSA ALEGRIA. AGORA QUE SABE QUE CRISTO RESSUSCITOU, COMO MUDOU A SUA VIDA EM COMPARAÇÃO COM OS MOMENTOS ANTERIORES, EM QUE SÓ PROCURAVA HONRAR O CORPO DO SENHOR! COMO SE TORNA DIFERENTE TAMBÉM A NOSSA EXISTÊNCIA QUANDO PROCURAMOS COMPORTAR-NOS DE ACORDO COM ESTA CONSOLADORA REALIDADE;- JESUS CONTINUA ENTRE NÓS! EXATAMENTE COMO NAQUELA MANHÃ EM QUE MARIA MADALENA O CONFUNDIU COM O JARDINEIRO DO LUGAR. CRISTO VIVE. NÃO É CRISTO UMA FIGURA QUE PASSOU, QUE EXISTIU NUM TEMPO E QUE SE RETIROU, DEIXANDO-NOS LEMBRANÇA E UM EXEMPLO MARAVILHOSOS. A SUA RESSURREIÇÃO REVELA-NOS QUE DEUS NÃO ABANDONA OS SEUS. PODE A MULHER ESQUECER-SE DO FRUTO DO SEU VENTRE, NÃO SE COMPADECER DO FILHO DE SUAS ENTRANHAS? POIS AINDA QUE ELA SE ESQUEÇA, EU NÃO ME ESQUECEREI DE TI, TINHA ELE PROMETIDO. E CUMPRE A SUA PROMESSA. DEUS CONTINUA A ACHAR AS DELÍCIAS ENTRE OS FILHOS DOS HOMENS.

            JESUS CHAMA-NOS MUITAS VEZES PELO NOME, SEU TOM DE VOZ INCONFUNDÍVEL. ESTÁ MUITO PERTO DE CADA UM. QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS EXTERNAS – TALVEZ AS LÁGRIMAS, COMO ACONTECEU COM MARIA MADALENA, PROVOCADAS PELA DOR, PELO FRACASSO, PELA DECEPÇÃO, PELAS PENAS, PELO DESCONSOLO – NÃO NOS IMPEÇAM DE VER JESUS QUE NOS CHAMA. QUE SAIBAMOS PURIFICAR TUDO AQUILO QUE POSSA TURVAR O NOSSO OLHAR.

            CRISTO JESUS, A SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, QUE SE FEZ HOMEM NO SEIO VIRGINAL DE MARIA, ESTÁ NO CÉU COM O MESMO CORPO QUE ASSUMIU NA ENCARNAÇÃO, QUE MORREU NA CRUZ E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA. TAMBÉM NÓS, COMO MARIA MADALENA, CONTEMPLAREMOS UM DIA A HUMANIDADE SANTÍSSIMA DO SENHOR, E, ENQUANTO NÃO CHEGA ESSE MOMENTO, TEMOS QUE FOMENTAR O DESEJO DE VÊ-LO;- OUÇO NO MEU CORAÇÃO;- PROCURAI O MEU ROSTO. EU PROCURO, SENHOR, O VOSSO ROSTO. NO CÉU VEREMOS JESUS COMO E, SEM IMAGENS OBSCURAS;- SERÁ O ENCONTRO COM ALGUÉM QUE NOS CONHECE E A QUEM CONHECEMOS PORQUE JÁ TEREMOS ESTADO COM ELE MUITAS VEZES, NUM TRATO ÍNTIMO DE AMIZADE.

            ALÉM DE ESTAR NO CÉU, CRISTO ESTÁ REALMENTE PRESENTE NA EUCARISTIA. A ÚNICA E INDIVISÍVEL EXISTÊNCIA DE CRISTO, O SENHOR GLORIOSO NOS CÉUS, NÃO SE MULTIPLICA, MAS, PELO SACRAMENTO, TORNA-SE PRESENTE NOS VÁRIOS LUGARES DO ORBE DA TERRA EM QUE SE REALIZA O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO. ESSA MESMA EXISTÊNCIA, DEPOIS DE CELEBRADO O SACRIFÍCIO, PERMANECE PRESENTE NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, O QUAL, NO TABERNÁCULO DO ALTAR, É COMO QUE O CORAÇÃO VIVO DOS NOSSOS TEMPLOS. POR ISSO ESTAMOS OBRIGADOS, POR UMA OBRIGAÇÃO CERTAMENTE SUAVÍSSIMA, A HONRAR E ADORAR A HÓSTIA SANTA, QUE OS NOSSOS OLHOS VÊEM, O PRÓPRIO VERBO ENCARNADO, QUE OS NOSSOS OLHOS NÃO PODEM VER, E QUE, NÃO OBSTANTE, SE TORNOU PRESENTE DIANTE DE NÓA SEM TER DEIXADO OS CÉUS. A PRESENÇA DE JESUS VIVO NA HÓSTIA SANTA É A GARANTIA, A RAIZ E A CONSUMAÇÃO DA SUA PRESENÇA NO MUNDO.

            CRISTO VIVE E ESTÁ TAMBÉM PRESENTE COM A SUA VIRTUDE NOS SACRAMENTOS;- ESTÁ PRESENTE NA SUA PALAVRA, QUANDO SE LÊ NA IGREJA A SACRADA ESCRITURA;- ESTÁ PRESENTE QUANDO A IGREJA ORA E SE REÚNE EM SEU NOME. E ESTÁ TAMBÉM PRESENTE NO CRISTÃO, DE UMA MANEIRA ÍNTIMA, PROFUNDA E INEFÁVEL. CUMPRIU-SE A PROMESSA QUE FEZ AOS APÓSTOLOS QUANDO SE DESPEDIA DELES NA ÚLTIMA CEIA;- SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, E MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS A ELE E NELE FAREMOS A NOSSA MORADA. DEUS HABITA NA NOSSA ALMA EM GRAÇA E AÍ DEVEMOS PROCURÁ-LO, AÍ DEVEMOS ESCUTÁ-LO, POIS NOS FALA;- E PODEMOS ENTENDÊ-LO SE TIVERMOS O OUVIDO ATENTO E O CORAÇÃO LIMPO. SÃO PAULO REFERE-SE A ESTA IN-HABITAÇÃO QUANDO AFIRMA QUE CADA UM DE NÓS É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.

            SANTO AGOSTINHO, AO CONSIDERAR A PRESENÇA INEFÁVEL DE DEUS NA ALMA, EXCLAMAVA;- TARDE TE AMEI, BELEZA TÃO ANTIGA E TÃO NOVA, TARDE TE AMEI! TU ESTAVAS DENTRO DE MIM E EU TE BUSCAVA FORA...- TU ESTAVAS COMIGO, MAS EU NÃO ESTAVA CONTIGO. MANTINHAM-ME ATADO, LONGE DE TI, ESSAS COISAS QUE, SE NÃO FOSSEM SUSTENTADAS POR TI, DEIXARIAM DE SER. CHAMASTE-ME, GRITASTE-ME,ROMPESTE A MINHA SURDEZ. BRILHASTE E RESPLANDECESTE DIANTE DE MIM, E EXPULSASTE DOS MEUS OLHOS A CEGUEIRA.

            NA ALMA EM GRAÇA, O SENHOR ESTÁ MAIS PERTO DE NÓS DO QUE QUALQUER PESSOA QUE ESTEJA AO NOSSO LADO, MAIS PERTO DO QUE O FILHO OU O IRMÃO QUE TENDES NOS VOSSOS BRAÇOS OU CONDUZIS PELA MÃO;- ESTÁ MAIS PRESENTE QUE O NOSSO PRÓPRIO CORAÇÃO. NÃO DEIXEMOS DE MANTER SEMPRE UM TRATO DE INTIMIDADE COM ELE.

            CRISTO VIVE E ESTÁ PRESENTE DE DIVERSOS MODOS NO MEIO DE NÓS E MESMO DENTRO DE NÓS. POR ISSO DEVEMOS SAIR AO SEU ENCONTRO, ESFORÇAR-NOS POR TER MAIOR CONSCIÊNCIA DA SUA PROXIMIDADE INEFÁVEL PARA QUE, TENDO-O MAIS PRESENTE, PROCUREMOS CONVEVER MAIS COM ELE E FAZER COM QUE O SEU AMOR CRESÇA EM NÓS. É PRECISO PROCURAR CRISTO NA PALAVRA E NO PÃO, NA EUCARISTIA E NA ORAÇÃO. E TRATÁ-LO COMO SE TRATA UM AMIGO, UM SER REAL E VIVO COMO É CRISTO, PORQUE RESSUSCITOU. CRISTO, LEMOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS, COMO PERMANECE SEMPRE, POSSUI ETERNAMENTE O SACERDÓCIO. DAÍ QUE PODE PERPETUAMENTE SALVAR AQUELES QUE POR SEU INTERMÉDIO SE APRESENTAM A DEUS, POSTO QUE ESTÁ SEMPRE VIVO PARA INTERCEDER POR NÓS. CRISTO, CRISTO RESSUSCITADO, É O COMPANHEIRO, O AMIGO. UM COMPANHEIRO QUE SE DEIXA VER APENAS ENTRE SOMBRAS, MAS CUJA REALIDADE INUNDA TODA A NOSSA VIDA E NOS FAZ DESEJAR A SUA COMPANHIA DEFINITIVA. SE CONTEMPLARMOS CRISTO RESSUSCITADO, SE NOS ESFORÇARMOS POR OLHÁ-LO COM OLHAR LIMPO, COMPREENDEREMOS PROFUNDAMENTE QUE TAMBÉM AGORA NOS É POSSÍVEL SEGUI-LO DE PERTO, VIVER A NOSSA VIDA AO SEU LADO E ASSIM ENGRANDECÊ-LA E DOTÁ-LA DE UM SENTIMENTO NOVO.

            COM O DECORRER DO TEMPO, IR-SE-Á ESTABELECENDO ENTRE CRISTO E NÓS UMA RELAÇÃO PESSOAL – UMA FÉ AMOROSA – QUE HOJE, DEPOIS DE MAIS DE 20 SÉCULOS, PODE SER TÃO AUTÊNTICA E CERTA COMO A DAQUELES QUE O CONTEMPLARAM RESSUSCITADO E GLORIOSO, COM OS SINAIS DA PAIXÃO NO SEU CORPO. NOTAREMOS QUE, CADA VEZ MAIS NATURALIDADE, REFERIREMOS AO SENHOR TODAS AS COISAS DA NOSSA EXISTÊNCIA, E QUE JÁ NÃO PODERÍAMOS VIVER SEM ELE. ENCONTRAR O SENHOR EXIGIRÁ, POR VEZES, UMA BUSCA PACIENTE E LABORIOSA, UM RECOMEÇO DIÁRIO, TALVEZ SOB A IMPRESSÃO DE AINDA ESTARMOS NOS PRIMEIROS PASSOS DA VIDAINTERIOR. MAS SE LUTARMOS, SEM DESANIMAR ANTE OS POSSÍVEIS RETROCESSOS, MUITAS VEZES PRESENTE, ESTAREMOS SEMPRE MAIS PRÓXIMOS DE JESUS.

            O EXEMPLO DE MARIA MADALENA, QUE PERSEVERA NA FIDELIDADE AO SENHOR NOS MOMENTOS DIFÍCEIS, ENSINA-NOS QUE QUEM PROCURA O SENHOR COM SINCERIDADE E CONSTÂNCIA ACABA POR ENCONTRÁ-LO. E EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA DA NOSSA VIDA, ENCONTRÁ-LO-EMOS MUITO MAIS FACILMENTE SE INICIARMOS A NOSSA BUSCA LEVADOS PELA MÃO DA VIRGEM, NOSSA MÃE, A QUEM DIZEMOS NA SALVE-RAINHA;- MOSTRAI-NOS JESUS, BENDITO FRUTO DO VOSSO VENTRE.

 

=============================================================================

                       

            QUE O CÁLICE DA NOSSA SALVAÇÃO, SEJA SEMPRE REAL NAS NOSSAS VIDAS.

 

QUE O CÁLICE DA VIDA ETERNA, SEJA SEMPRE MOTIVO DE ALEGRIA NO MEIO DE NÓS.

 

            QUE A FESTA DA PÁSCOA SEJA MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA EM NOSSOS CORAÇÕES.

 

JESUS NASCIDO PARA A VIDA, DA MORTE NOS LIBERTOU.   EDNA BERARDINELLI

            ===================================================

DESDOBRA-SE NO CÉU A RUTILANTE AURORA,

 ALEGRE, EXULTA O MUNDO;

GEMENDO, O INFERNO CHORA.

 POIS EIS QUE O REI, DESCIDO Á REGIÃO DA MORTE,

AQUELES QUE O ESPERAVAM CONDUZ  Á NOVA SORTE

LOUVOR AO QUE DA MORTE RESSUSCITADO VEM,

            AO PAI E AO PARÁCLITO ETERNAMENTE. AMÉM.

                                                                       ORAÇÃO DAS HORAS.

GPS- SATUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA.


 
 

            MISERICORDIOSOS COMO O PAI;- AQUELE QUE FEZ A EXPERIÊNCIA DE SER ACOLHIDO PELA MISERICÓRDIA DIVINA, QUE RECEBEU O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS, TORNA-SE INSTRUMENTO DESSA MISERICÓRDIA. REALIZA COM GRATIDÃO E ALEGRIA OBRAS DE MISERICÓRDIA (ESPIRITUAIS E CORPORAIS), PARA COM O PRÓXIMO, MESMO PARA COM OS INIMIGOS, A QUEM IGUALMENTE DEVEMOS AMAR. É CHAMADO A VIVER DE MISERICÓRDIA NA VIDA COTIDIANA, A PERMANECER EM CRISTO PARA IR AO ENCONTRO DOSOUTROS.

            QUEM ESPERIMENTA A MISERICÓRDIA DIVINA, NÃO DESPERDIÇA AS OCASIÕES –PROPORCIONADAS PELO PRÓPRIO DEUS – DE COMPARTILHAR ESSA MISERICÓRDIA COM OS OUTROS. NÃO SÓ COMO INICIATIVA OCASIONAL, MAS COMO UMA ATITUDE CONSTANTE DE CARIDADE, ENTRE MARIDO E MULHER, ENTRE PAIS E FILHOS, ENTRE FILHOS E PAIS, E PARA COM OS IDOSOS;- ATRAVÉS DA AÇÃO SÉRIA DE DAR O JUSTO SALÁRIO AO EMPREGADO;- DA ACOLHIDA AO ESTRANGEIRO;- DA ACOLHIDA E PROTEÇÃO DO SAGRADO DOM DA VIDA E DE TODOS OS OUTROS DONS QUE DEUS NOS CONCEDE.

            DURANTE O ANO SANTO DA MISERICÓRDIA SOMOS CONVIDADOS DE MANAIRA ESPECIAL A REFLETIR E A COLOCAR EM PRÁTICA AS OBRAS DE MISERICÓRDIA. O PRÓPRIO LEMA DO ANO SANTO É UM CONVITE A SERMOS – MISERICORDIOSOS COMO O PAI.- NESTE ANO SANTO PODEREMOS FAZER A EXPERIÊNCIA DE ABRIR O CORAÇÃO ÁQUELES QUE VIVEM NAS MAIS VARIADAS PERIFERIAS EXISTENCIAIS, QUE MUITAS VEZES O MUNDO CONTEMPORÂNEO CRIA DE FORMA DRAMÁTICA.

            NA PRÁTICA DAS OBRAS DE MISERICÓRDIA ESTÁ O TERMÔMETRO DA AUTENTICIDADE DA NOSSA FÉ E O CAMINHO PELO QUAL ADENTRAMOS CADA VEZ MAIS NO CORAÇÃO DO EVANGELHO. ALÍ ENCONTRAMOS INDICAÇÕES PRECISAS DE COMO PRATICAR A MISERICÓRDIA.TAMBÉM POR MEIO DE SANTA FAUSTINA JESUS INDICOU COMO PODEMOS VIVER A MISERICÓRDIA NA RELAÇÃO COM O PRÓXIMO, E DESSAS INDICAÇÕES ELA FEZ UMA REGRA DE VIDA.EXISTE UMA TRÍPLICE FORMA DE PRATICAR A MISERICÓRDIA;- EM PRIMEIRO A PALAVRA MISERICÓRDIA, PELO PERDÃO E PELO CONSOLO;- EM SEGUNDO – QUANDO NÃO É POSSÍVEL PELA PALAVRA – PELA ORAÇÃO – E ISSO TAMBÉM É MISERICÓRDIA;- TERCEIRO – OBRAS DE MISERICÓRDIA.

            AO LONGO DA TRADIÇÃO DA IGREJA AS OBRAS DE MISERICÓRDIA SÃO APRESENTADAS EM DOIS GRUPO;- OBRAS ESPIRITUAIS E OBRAS CORPORAIS. AS ESPIRITUAIS DIZEM RESPEITO NÃO SÓ AO CORPO, MAS SOBRETUDO Á ALMA. SÃO ELAS ;- DAR BOM CONSELHO;- ENSINAR OS IGNORANTES;- CORRIGIR OS QUE ERRAM;- CONSOLAR OS TRISTES;- PERDOAR AS INJÚRIAS;- SOFRER COM PACIÊNCIA AS FRAQUEZAS DO PRÓXIMO;- ROGAR A DEUS PELOS VIVOS E PELOS MORTOS.

            E AS OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS SÃO;- DAR DE COMER A QUEM TEM FOME;- DAR DE BEBER A QUEM TEM SEDE;- VESTIR OS NUS;- DAR POUSADA AOS PEREGRINOS;- DAR ASSISTÊNCIA AOS ENFERMOS;- VISITAR OS PRESOS;- ENTERRAR OS MORTOS.

            AS OBRAS DE MISERICÓRDIA NÃO SÃO PRÁTICAS FILANTRÓPICAS (QUE DECORREM DO AMOR PARA CONSIGO MESMO, MAS RESPOSTA AO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS. O BEM-AVENTURADO PADRE MIGUEM SOPOCKO AFIRMA EM SEUS ESCRITOS QUE A MISERICÓRDIA QUE OFERECEMOS AO PRÓXIMO, POR MEIO DE NOSSAS OBRAS, É O QUE, POR SUA VEZ, NOS ASSEGURA A MISERICÓRDIA DIVINA.

            POR ISSO, SE QUISERMOS RECEBER A COMPAIXÃO DIVINA, DEVEMOS BUSCAR TER UM ESPÍRITO DE PENITÊNCIA, UM ESPÍRITO DE PRONTIDÃO PARA SERVIR A TODOS OS QUE DEUS COLOCA EM NOSSO CAMINHO, A TODOS AQUELES PARA QUEM PODEMOS DEMONSTRAR, DE ALGUM MODO, A MISERICÓRDIA COM ATOS CONCRETOS.

            PARA SER FELIZ, DEUS NÃO NECESSITA NEM DO HOMEM NEM DOS SEUS SERVIÇOS, NÃO NECESSITA DAS NOSSAS FORÇAS, NEM DAS NOSSAS OBRAS DE MISERICÓRDIA. ELE SE BASTA A SI MESMO. SUA GLÓRIA É INFINITA, NADA NEM NINGUÉM PODE MENOSPREZÁ-LA. CONTUDO, ALÉM DE SER INFINITAMENTE PODEROSO, ELE É INFINITAMENTE BOM. TEM SEDE DE NÓS. SEDE DE QUE FAÇAMOS PARTE DA RELAÇÃO DE COMUNHÃO DELE.

            PARA QUE ELE POSSA NOS TORNAR PARTICIPANTES DESSA COMUNHÃO, QUE NOS REDIME, ELE ESPERA A NOSSA CORRESPONDÊNCIA, O NOSSO ABANDONO CONFIANTE NA SUA MISERICÓRDIA. ESPERA A NOSSA DOCILIDADE Á SUA GRAÇA, Á SUA VONTADE, A NOSSA DOCILIDADE AO ESPÍRITO SANTO. ESPERA QUE SEJAMOS INSTRUMENTOS DA SUA MISERICÓRDIA. ESPERA O NOSSO AMOR.

            EXEMPLO DE ALGUÉM QUE ACEITOU SER INSTRUMENTO DA MISERICÓRDIA DIVINA, EM MEIO Á POBREZA E Á DOR DESTE MUNDO, FOI MADRE TERESA DE CALCUTÁ. POR ONDE PASSOU, ELA IRRADIOU A CÁLIDA LUZ DO AMOR E DA COMPAIXÃO DE DEUS. É A PRÓPRIA MISERICÓRDIA DE CRISTO QUE CONTEMPLAMOS NELA.

            NO EVANGELHO DE SÃO MATEUS, JESUS ADVERTIU A SEUS DISCÍPULOS;- VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO. DE FORMA SEMELHANTE PEDIU Á MADRE  TERESA NO INÍCIO DE SUA MISSÃO;- VEM, SEJA A MINHA LUZ. LEVA-ME ÁS ESCURAS TOCAS DOS POBRES...- VEM, LEVA-ME, NÃO POSSO IR SOZINHO.

            TODO BATIZADO FOI CHAMADO POR CRISTO A SER LUZ NO MUNDO, A VIVER AS OBRAS DE MISERICÓRDIA NAQUILO QUE ESTÁ EM SEU ALCANCE. CONTUDO, É IMPORTANTE LEMBRAR COM SANTO AGOSTINHO QUE O VALOR DAS OBRAS DE MISERICÓRDIA ESTÁ NA PUREZA DO AMOR COM QUE ELAS SÃO FEITAS;- ELAS NÃO TÊM VALOR POR SI MESMAS, MAS POR SUAS MOTIVAÇÕES. PÕE AMOR EM TUDO O QUE FAZES E AS COISAS TERÃO SENTIDO. RETIRA DELAS O AMOR, E ELAS TORNAR-SE-ÃO VAZIAS.

            CONSIDERANDO O CAMINHO QUE O PEREGRINO DA MISERICÓRDIA TRANSCORREU ATÉ AQUI, DO SEU CORAÇÃO DEVE BROTAR UMA SÚPLICA COMO ESTA QUE O PAPA BENTO XVI ENCERROU A SUA HOMÍLIA NA VIGÍLIA DE 2007;-

SENHOR, MOSTRA TAMBÉM HOJE QUE O AMOR É MAIS FORTE DO QUE O ÓDIO. QUE É MAIS FORTE DO QUE A MORTE. DESCE TAMBÉM NAS NOITES E NA MANSÃO DOS MORTOS DESTE NOSSO TEMPO MODERNO E SEGURA PELA MÃO AQUELES QUE ESPERAM. LEVA-NOS PARA A LUZ!

PERMANECE TAMBÉM COMIGO NAS MINHAS NOITES ESCURAS E LEVA-ME PARA FORA!

AJUDA-ME, AJUDA-NOS A DESCER CONTIGO NA ESCURIDÃO DAQUELES QUE ESTÃO Á ESPERA, QUE DAS PROFUNDEZAS GRITAM POR TI!

AJUDA-NOS A LEVAR-LHES A TUA LUZ!

AJUDA-NOS A CHEGAR AO SIM DO AMOR, QUE NOS FAZ DESCER E POR ISSO MESMO ELEVARMO-NOS JUNTAMENTE CONTIGO!   AMÉM.

O DESCER ATÉ AQUELE QUE NECESSITA DO AMOR DE DEUS NECESSARIAMENTE ACONTECE NA VIDA DO PEREGRINO PORQUE PELO BATISMO NOSSA VIDA NÃO PERTENCE MAIS A NÓS MESMOS, MAS A CRISTO RESSUSCITADO. NO BATISMO DEPUSEMOS A NOSSA VIDA EM SUAS MÃOS. NOS DOAMOS A ELE. ACEITAMOS UMA ESPÉCIE DE MORTE DO NOSSO EU;- FOMOS DESPOJADOS DO HOMEM VELHO. JUSTAMENTE POR ISSO, NÃO ESTAMOS SÓS;- CRISTO RESSUSCITADO, EM SEU AMOR, NOS ASSUME EM SI – PARA QUE VIVAMOS NÃO MAIS PARA NÓS MESMOS, MAS GRAÇAS A ELE, COM ELE E NELE.

AO ENTRAR PELA PORTA SANTA, QUE É SINAL DO PRÓPRIO CRISTO, O PEREGRINO PERMANECE NELE, E É COM ELE QUE CAMINHA EM MEIO ÁS TREVAS DO MUNDO, LEVANDO O SEU AMOR, PRATICANDO A MISERICÓRDIA POR MEIO DAS OBRAS UNIDAS Á ORAÇÃO E Á PENITÊNCIA. NO PRÓXIMO, É TAMBÉM O PRÓPRIO CRISTO QUEM ESTÁ ESPERANDO POR NOSSA RESPOSTA DE AMOR;-

           

                        SENHOR, QUANDO FOI QUE TE VIMOS COM FOME E TE DEMOS DE COMER, COM SEDE E TE DEMOS DE BEBER?

                        QUANDO FOI QUE TE VIMOS PEREGRINO E TE ACOLHEMOS, NU E TE VESTIMOS?

                        QUANDO FOI QUE TE VIMOS ENFERMO OU NA PRISÃO E TE FOMOS VISITAR?

                        EM VERDADE EU VOS DECLARO;- TODAS AS VEZES QUE FIZESTES ISTO A UM DESTES MEUS IRMÃOS MAIS PEQUENINOS, FOI A MIM MESMO QUE FIZESTES.

 

( QUEM JULGA AS PESSOAS NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS. MADRE TERESA DE CALCUTÁ)

 

 

EM TODAS AS HORAS. CARVAJAL.


 
 

TODOS RECEBEM UMA CHAMADA DO SENHOR PARA TRABALHAR NA SUA VINHA, PARA CORREDIMIR COM ELE O MUNDO.

QUALQUER HORA E CIRCUNSTÂNCIA É BOA PARA O APOSTOLADO. O EXEMPLO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS.

TODOS OS QUE TENHAM PASSADO PERTO DE NÓS DEVERIAM PODER DIZER QUE SE SENTIRAM MOVIDOS A VIVER MAIS PERTO DE CRISTO.

 

            O SENHOR COMPARA-SE A UM PAI DE FAMÍLIA QUE SAI A DIFERENTES HORAS DO DIA PARA CONTRATAR OPERÁRIOS PARA TRABALHAREM NA SUA VINHA;- AO AMANHECER, Á HORA TERÇA, SEXTA, NONA...COM OS PRIMEIROS – OS QUE FORAM CONTRATADOS EM PRIMEIRO LUGAR – COMBINOU O SALÁRIO DE UM CONTRATADO EM PRIMEIRO LUGAR – COMBINOU O SALÁRIO DE UM DENÁRIO. OS OUTROS FORAM CONTRATADOS PELO PREÇO JUSTO. QUANDO JÁ ESTAVA PRÓXIMO O FINAL DA JORNADA, Á HORA UNDÉCIMA, O PAI DE FAMÍLIA SAIU NOVAMENTE E ENCONTROU OUTROS QUE ESAVAM SEM TRABALHAR E DISSE;LHES;- PORQUE ESTAIS AQUI TODO O DIA OCIOSOS? E ELES RESPONDERAM;- PORQUE NINGUÉM NOS CONTRATOU. E ENVIOU-OS TAMBÉM PARA TRABALHAREM NA SUA VINHA.

            O SENHOR QUER DAR-NOS UM ENSINAMENTO FUNDAMENTAL;- TODOS OS HOMENS RECEBEM UMA CHAMADA DA PARTE DE DEUS. UNS, NO AMANHECER DAS SUAS VIDAS, QUANDO SÃO JOVENS, E SOBRE ELES RECAI UMA ESPECIAL PREDILEÇÃO DIVINA POR TEREM SIDO CHAMADOS TÃO CEDO. OUTROS, QUANDO JÁ PERCORRERAM UMA BOA PARTE DO CAMINHO. E TODOS, EM CIRCUNTÂNCIAS BEM DIVERSAS;- AS QUE SE DÃO NO MUNDO EM QUE VIVEMOS. O DENÁRIO QUE TODOS RECEBEM AO TERMINAR O DIA – AO CONCLUIREM A JORNADA DA SUA VIDA – É A GLÓRIA ETERNA, A PARTICIPAÇÃO NA PRÓPRIA VIDA DE DEUS, NUMA FELICIDADE SEM FIM, BEM COMO A ALEGRIA INCOMPARÁVEL, JÁ AQUI, DE TRABALHAREM PARA O MESTRE, DE CONSUMIREM A VIDA POR CRISTO.

            TRABALHAR NA VINHA DO SENHOR, EM QUALQUER IDADE EM QUE NOS ENCONTREMOS, É COLABORAR COM CRISTO NA REDENÇÃO DO MUNDO;- DIFUNDINDO A SUA DOUTRINA EM QUALQUER OCASIÃO;- PARTICIPANDO DE ALGUMA CATEQUESE OU TRABALHO DE FORMAÇÃO;- ANIMANDO ESTE OU AQUELE A CUMPRIR O PRECEITO DOMINICAL E A FREQUENTAR OS SACRAMENTOS, SUGERINDO A OUTROS A LEITURA DO EVANGELHO E DE ALGUM LIVRO ESPIRITUAL;- CONTRIBUINDO ECONOMICAMENTE PARA CRIAR NOVOS INSTRUMENTOS APOSTÓLICOS;- PROPONDO A ALGUM AMIGO, COM PRUDÊNCIA NECESSÁRIA E DEPOIS DE PEDIR INSISTANTEMENTE LUZES NA ORAÇÃO, A POSSIBILIDADE DE ENTREGAR-SE MAIS PLENAMENTE A DEUS...

            QUEM SE SENTE CHAMADO A TRABALHAR NA VINHA DO SENHOR DEVE, DE MODOS MAIS DIVERSOS, - PARTICIPAR NO DESÍGNIO DIVINO DA SALVAÇÃO. DEVE CAMINHAR PARA A SALVAÇÃO E AJUDAR OS OUTROS A SALVAR-SE. AJUDANDO OS OUTROS, SALVA-SE A SI PRÓPRIO.

            NÃO SERIA POSSÍVEL CAMINHARMOS EM SEGUIMENTO DE CRISTO SE AO MESMO TEMPO NÃO TRANSMITÍSSEMOS A ALEGRA NOTÍCIA DA SUA CHAMADA A TODOS OS HOMENS, POIS QUEM NESTA VIDA SÓ PROCURA O SEU PRÓPRIO INTERESSE NÃO ENTROU NA VINHA DO SENHOR. TRABALHAM POR CRISTO OS QUE SE DESVIVEM POR CONQUISTAR AS ALMAS E SE APRESSAM A LEVAR Á VINHA AOS OUTROS.O SENHOR SAI A DIFERENTES HORAS PARA CONTRATAR TRABALHADORES PARA A SUA VINHA. QUALQUER HORA, QUALQUER MOMENTO É BOM PARA O APOSTOLADO, PARA LEVAR TRABALHADORES Á VINHA DO SENHOR, A FIM DE QUE SEJAM ÚTEIS E DÊEM FRUTO. DEUS CHAMA A CADA UM DE ACORDO COM AS SUAS CIRCUNTÂ NCIAS PESSOAIS, COM O SEU MODO DE SER PECULIAR, COM SEUS DEFEITOS E TAMBÉM COM A SUA CAPACIDADE DE ADQUIRIR NOVAS VIRTUDES. MAS SÃO INCONTÁVEIS OS QUE TALVEZ MORRAM SEM SABER QUE CRISTO VIVE E TRAZ A SALVAÇÃO A TODOS, PORQUE NINGUÉM LHES TRANSMITIU A CHAMADA DO SENHOR. COMO PODEMOS, PORTANTO, FICAR PARADOS SEM FALAR DE DEUS? TALVEZ ME DIGAS;- E PORQUE HAVIA EU DE ME ESFORÇAR? NÃO SOU EU QUE TE RESPONDE, MAS SÃO PAULO;- O AMOR DE CRISTO NOS COMPELE. TODO O ESPAÇO DE UMA EXISTÊNCIA É POUCO PARA DILATARES AS FRONTEIRAS DA TUA CARIDADE.

            OS PRIMEIROS CRISTÃOS APRENDERAM BEM QUE O APOSTOLADO NÃO TEM LIMITES DE PESSOAS, LUGARES OU SITUAÇÕES. ERA FREQUENTEMENTE COMEÇAREM PELA PRÓPRIA FAMÍLIA;- AOS SERVOS E SERVAS, BEM COMO AOS FILHOS, SE OS TÊM, PERSUADEM-NOS A FAZER-SE CRISTÃOS PELO AMOR QUE TÊM POR ELES, E QUANDO SE FAZEM TAIS, CHAMAM-NOS IRMÃOS SEM DISTINÇÃO. FORAM INÚMERAS AS FAMÍLIAS QUE, DO MAIS HUMILDE DOS SERVOS ATÉ OS FILHOS OU OS PAIS, RECEBERAM A FÉ E VIVERAM NO AMOR A CRISTO. DEPOIS, FOI A VEZ DOS VIZINHOS, DOS CLIENTES OU DOS COMPANHEIROS DE OFÍCIO OU DE ARMAS. A VIDA DOS ACAMPAMENTOS, AS PRÓPRIAS VIRTUDES MILITARES E BEM CEDO O TESTEMUNHO DOS MÁRTIRES FAVORECERAM A EXPANSÃO DO EVANGELHO ENTRE OS SOLDADOS. O EXÉRCITO ROMANO PROPORCIONOU INCONTÁVEIS MÁRTIRES NA ITÁLIA, NA ÁFRICA, NO EGITO E ATÉ NAS MARGENS DO DANÚBIO. A ÚLTIMA PERSEGUIÇÃO COMEÇOU COM UMA DEPURAÇÃO DAS LEGIÕES.

            TODAS AS SITUAÇÕES ERAM BOAS PARA APROXIMAR AS ALMAS DE CRISTO, MESMO AS QUE HUMANAMENTE PODERIAM PARECER MENOS ADEQUADAS, COMO A DE COMPARECER PERANTE UM TRIBUNAL. SÃO PAULO, PRISIONEIRO EM CESARÉIA, FALA EM DEFESA PRÓPRIA DIANTE DO PROCURADOR FESTO E DO REI AGRIPA. DESCOBRE-LHES OS MISTÉRIOS DA FÉ DE TAL FORMA QUE, DIZENDO ELE ESTAS COISAS EM SUA DEFESA (ANUNCIANDO A RESSURREIÇÃO DE CRISTO), DISSE FESTO EM VÓZ ALTA;- ESTÁS LOUCO, PAULO;- O MUITO SABER DESORIENTA O TEU JUÍZO. E COMENTA SÃO BEDA;- CONSIDERAVA LOUCURA QUE UM HOMEM POSTO A FERROS NÃO FALASSE DAS CALÚNIAS DE QUE ERA ACUSADO, MAS DAS CONVICÇÕES QUE O ILUMINAVAM POR DENTRO.

            MAIS TARDE, AGRIPA DIRÁ A PAULO;- POR POUCO NÃO ME PERSUADES A FAZER-ME CRISTÃO. E PAULO RESPONDEU-LHE;- PROUVERA A DEUS QUE, POR POUCO OU POR MUITO, NÃO SOMENTE TU, MAS TAMBÉM TODOS QUANTOS ME OUVEM SE FIZESSEM HOJE COMO EU, MENOS ESTAS CADEIAS.

            E NÓS, NÃO SABEREMOS LEVAR, COM PACIÊNCIA, COM CORDIALIDADE, OS NOSSOS PARENTES, VIZINHOS, AMIGOS...ATÉ O SENHOR?O SENTIDO APOSTÓLICO DA NOSSA VIDA SERÁ A MEDIDA DO NOSSO AMOR POR CRISTO. NÃO DESAPROVEITEMOS NENHUMA OCASIÃO;- TODAS AS HORAS SÃO BOAS PARA LEVAR OPERÁRIOS ATÉ Á VINHA DO SENHOR. TODAS AS IDADES SÃO BOAS PARA ENCHER AS MÃOS DE FRUTOS.CAUSA SURPRESA VER O PAI DE FAMÍLIA SAIR QUASE AO CAIR DO DIA, QUANDO RESTAVA POUCO TEMPO PARA TRABALHAR, E SURPREENDE TAMBÉM VER COMO SE JUSTIFICARAM OS QUE A ESSA HORA TARDIA VAGUEAVAM OCIOSOS. NINGUÉM NOS CONTRATOU, NINGUÉM NOS TROUXE A BOA NOTÍCIA DE QUE O DONO DO CAMPO PROCURAVA OPERÁRIOS PARA QUE TRABALHASSEM NA SUA VINHA. É A MESMA RESPOSTA QUE DARIAM HOJE MUITOS QUE FORAM BATIZADOS,MAS QUE VEJETAM NUMA FÉ QUE VAI MURCHANDO PORQUE NINGUÉM SE PREOCUPOU COM ELES. TIVESTE UMA CONVERSA COM ESTE, COM AQUELE, COM AQUELE OUTRO, PORQUE TE CONSOME O ZELO PELAS ALMAS. PERSEVERA;- QUE NINGUÉM POSSA DEPOIS DESCULPAR-SE AFIRMANDO, QUE NINGUÉM NOS CHAMOU. NENHUM DOS NOSSOS PARENTES, AMIGOS, VIZINHOS..., DOS QUE PASSARAM CONOSCO UMA SÓ TARDE OU FIZERAM CONOSCO A MESMA VIAGEM, OU TRABALHARAM NA MESMA EMPRESSA, OU ESTUDARAM NA MESMA FACULDADE...-DEVERIA DIZER QUE NÃO SE SENTIU CONTAGIADO PELO NOSSO AMOR A CRISTO. QUANDO O AMOR É GRANDE, MANIFESTA-SE NA MENOR OPORTUNIDADE.

            MUITOS SENTIR-SE-ÃO ATRAÍDOS PELAS NOSSAS PALAVRAS, QUE FALAM COM VIGOR E COM ALEGRIA DO MESTRE;- OUTROS SERÃO AJUDADOS PELO NOSSO EXEMPLO DE UM TRABALHO BEM ACABADO OU DE SERENIDADE PERANTE A DOR, OU TALVEZ PELO NOSSO TRATO CORDIAL, QUE MERGULHA DA CARIDADE. E TODOS NOTARÃO O IMPULSO QUE LHES VEM DA NOSSA ORAÇÃO E DA NOSSA PROFUNDA ALEGRIA, CONSEQUÊNCIA DE SEGUIRMOS O SENHOR DE PERTO. SEJA COMO FOR, NINGUÉM QUE NOS TENHA CONHECIDO EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA DEVERÁ PODER DIZER AO CONCLUIR OS SEUS DIAS QUE NÃO TEVE QUEM SE PREOCUPASSE COM ELE.

            OS CONTRATADOS NO COMEÇO DO DIA PROTESTARAM QUANDO CHEGOU O MOMENTO DE RECEBEREM O SALÁRIO. SEM RAZÃO, PORQUE RECEBERAM O QUE TINHA SIDO COMBINADO;- UM DENÁRIO. NÃO COMPREENDERAM QUE SERVIR O SENHOR JÁ É UMA HONRA IMERECIDA. TRABALHAR PARA CRISTO É REINAR, E É MOTIVO DE AÇÃO DE GRAÇAS TERMOS SIDO CHAMADOS DA PRAÇA PÚBLICA PARA AS TERRAS DE DEUS. SENDO APÓSTOLOS NO MEIO DO MUNDO, O PRÓPRIO SERVIÇO A DEUS É A NOSSA RECOMPENSA, PORQUE, NA REALIDADE, NÃO PROCURAMOS NADA PARA NÓS MESMOS, QUEREMOS APENAS AMAR MAIS A CRISTO E SERVI-LO, CONVIDANDO OUTROS A TRABALHAR NO SEU CAMPO. O SENHOR NUNCA NOS ESQUECERÁ. DEVEMOS TER EM CONTA QUE NO DENÁRIO DO SALÁRIO ESTÁ GRAVADA A IMAGEM DO REI;- O PRÓPRIO DEUS SE DÁ A CADA UM DE NÓS NESTA VIDA. E, AO ENTARDECER, DAR-NOS-Á UMA GLÓRIA SEM FIM;- CADA UM RECEBERÁ SEGUNDO A MEDIDA DO SEU TRABALHO.

            VAMOS JUNTOS Á PRESENÇA DA MÃE DE CRISTO. MÃE NOSSA, TU, QUE VISTE CRESCER JESUS, QUE O VISTE APROVEITAR A SUA PASSAGEM ENTRE OS HOMENS, ENSINA-ME A UTILIZAR OS MEUS DIAS EM SERVIÇO DA IGREJA E DAS ALMAS.

            MÃE BOA, ENSINA-ME A OUVIR NO MAIS ÍNTIMO DO CORAÇÃO, COMO UMA CENSURA CARINHOSA, SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO, QUE O MEU TEMPO NÃO ME PERTENCE, PORQUE É DO PAI NOSSO QUE ESTÁ NO CÉUS. PEÇAMOS AJUDA A SÃO JOSÉ PARA QUE NOS ENSINE A GASTAR A VIDA NO SERVIÇO A JESUS, ENQUANTO REALIZAMOS COM ALEGRIA OS NOSSOS AFAZERES NO MUNDO.   AMÉM.

 

============================================================================            

PAI SANTO, TU QUE ME CHAMASTES NO DESERTO, PARA FALAR AO CORAÇÃO DO MEU CORAÇÃO,

TU, CONTRA QUEM LUTEI E VENCESTE, FAZE QUE, RENUNCIANDO AOS MEUS ÁLIBIS E AS MINHAS DEFESAS,

 TENHA FINALMENTE CORAGEM DE ME DEIXAR AMAR POR TI

            DE ME DEIXAR CONTEMPLAR PELO TEU OLHAR PENETRANTE E CRIADOR.

VEM EM MIM COM O FOGO DO TEU ESPÍRITO SANTO,

CONFIGURA-ME AO TEU FILHO JESUS CRISTO NOS MISTÉRIOS DA SUA HISTÓRIA,

DE ENCARNAÇÃO, DE MORTE E DE RESSURREIÇÃO.

            LEVA-ME AO FRESCOR DAS FONTES ONDE REPOUSE O MEU CANSAÇO

E A MINHA DOR.

O TEU ESPÍRITO SEJA EM MIM DESEJO, CONSOLAÇÃO E INQUIETUDE SANTA.

            SERÁ, ENTÃO, QUANDO O ESPÍRITO TIVER INUNDADO A PACIÊNCIA ATIVA DA MINHA ORAÇÃO,

            COMO INUNDOU, UM DIA, A ESCUTA ACOLHEDORA

DA VIRGEM MÃE MARIA,

QUE ME SABEREI EM TI E TE SABEREI EM MIM COM O TEU FILHO,

            E PODEREI, LUZ DA LUZ,

TESTEMUNHAR-TE AOS HOMENS NUMA PERENE AÇÃO DE GRAÇAS.

AMÉM. ALELUIA.