quarta-feira, 6 de julho de 2016

EDUCAÇÃO NA HORA DA DOR;- SILMARA SANTOS ADAD


 
            NINGUÉM GOSTA DE FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO;- MORTE. MAS É, SEM DÚVIDA, A ÚNICA CERTEZA QUE SE PODE TER NESTA VIDA. O QUE CHAMA A ATENÇÃO É O COMPORTAMENTO DOS QUE FICAM. SIM, A PESSOA COM BONS MODOS SABE QUE EDUCAÇÃO NUNCA SAI DE CENA. AINDA MAIS NUMA OCASIÃO COMO ESTA. SÓ DE IMAGINAR PERDER ALGUÉM QUERIDO, QUE AMAMOS QUE QUEREMOS BEM JÁ NOS CAUSA UMA DOR NO CORAÇÃO, NÃO É MESMO?

            QUANDO ISTO ACONTECE, PRECISAMOS NOS COLOCAR NO LUGAR DE QUEM SOFRE ESTA DOR DA SEPARAÇÃO DE UM ENTE QUERIDO. PARA SER GENTIL E RESPEITOSO COM A DOR ALHEIA, CONFIRA ALGUMAS RÁPIDAS DICAS PARA SER ELEGANTE E EDUCADO NESTE MOMENTO DE TRISTEZA.

            REDES SOCIAIS;- MUITAS VEZES É O PRIMEIRO CANAL DE COMUNICAÇÃO QUE AS PESSOAS TÊM PARA COMUNICAR A PERDA DE ALGUÉM. NÃO CURTA ESTA POSTAGEM. QUEM PODE CURTIR ALGO ASSIM, MEU DEUS! SIMPLESMENTE COMENTE QUE SENTE A PERDA E DESEJE FORÇA Á FAMÍLIA. SE POSSÍVEL COMPAREÇA AO VELÓRIO PARA DAR UM ABRAÇO E MOSTRAR A SUA SOLIDARIEDADE COM A FAMÍLIA E AMIGOS.

            VELÓRIO;- AO PARTICIPAR DESTE RITUAL DE DESPEDIDA, VÁ COM ROUPAS DISCRETAS, FALE BAIXO, RESPEITE A DOR DE QUEM FICA.

            LIVRO DE ASSINATURAS;- COLOQUE O SEU NOME E TELEFONE. ESTAS INFORMAÇÕES SERVEM PARA QUE A FAMÍLIA COMUNIQUE SOBRE A MISSA DE SÉTIMO DIA.

            CELULAR;- MANTENHA-O NO MODO SILENCIOSO, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO EM QUE O PADRE, ARCEBISPO, PASTOR OU ALGUM FAMÍLIAR FOR FAZER ALGUMA ORAÇÃO OU FALAR ALGUMAS PALAVRAS DE DESPEDIDA. SE PRECISAR ATENDER O CELULAR, PEÇA LICENÇA E SAIA DO LOCAL PARA FALAR.

            DIFERENTES RELIGIÕES;- MESMO QUE VOCÊ TENHA OUTRA CRENÇA, RESPEITE A RELIGIÃO E A FÉ DA FAMÍLIA QUE PERDEU O ENTE QUERIDO.

            MISSA DE SÉTIMO DIA;- SE VOCÊ NÃO PÔDE ESTAR PRESENTE NO VELÓRIO, DÊ UM ABRAÇO NA FAMÍLIA NA MISSA.

            PALAVRAS;- O QUE DIZER NUM MOMENTO COMO ESTE? MUITAS VEZES NADA. SIM, APENAS UM FORTE ABRAÇO E UM OLHAR ACOLHEDOR JÁ SÃO SUFICIENTES. MAS VOCÊ PODE SIMPLESMENTE DIZER ( MEUS SINCEROS SENTIMENTOS) OU (FORÇA). SIMPLES ASSIM. MENOS É MAIS NESTA OCASIÃO TAMBÉM!

            FLORES;- COROA DE FLORES GERALMENTE SÃO ENVIADAS POR FAMILIARES, PESSOAS DA EMPRESSA NA QUAL A PESSOA FALECIDA TRABALHAVA OU GRUPOS QUE O FALECIDO PARTICIPAVA, POR EXEMPLO.
            PRATICAR A EMPATIA É FAZER AO OUTRO O QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOCÊ. RESPEITE SEMPRE, NA ALEGRIA E NA TRISTEZA. SAÚDE, PAZ E VIDA LONGA PARA TODOS NÓS!

AS ESTAÇÕES DO CORAÇÃO;- JOHN POWELL


 
                        TEXTO DE ELE ME TOCOU.

 

LEMBRO-ME MUITO BEM DE MINHA ENTRADA NO SEMINÁRIO JESUÍTA. QUANDO FALO A MEUS ALUNOS DE HOJE SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA NUMA INSTITUIÇÃO JESUÍTA NOS ANOS 40, HÁ UMA CLARA REAÇÃO DE INCREDULIDADE. NÃO ESTOU SUGERINDO QUE VOCÊ FAÇA O TESTE, MAS POSSO ASSEGURAR-LHE QUE, DE MUITAS FORMAS – DESDE O DESPERTAR ÁS CINCO DA MANHÃ ATÉ OS MÓVEIS FEITOS COM CAIXAS DE LARANJA, PASSANDO PELA CONVERSA EM LATIM SOBRE QUESTÕES COTIDIANAS, E PELOS LONGOS SILÊNCIOS, ALÉM DAS QUATRO HORAS QUE TÍNHAMOS DE REZAR TODOS OS DIAS, - HOUVE CLARAMENTE MOTIVO DE TRAUMA PARA MUITOS DE NÓS. QUANDO A NOVIDADE DO DESAFIO COMEÇOU A SE DESVENECER E O CUSTO DESSE TIPO DE NOVICIADO SE TORNOU ÓBVIO, A DÚVIDA ATINGIU-ME COMO O SÚBITO ESTALAR DE UM RELÂMPAGO NUMA NOITE DE VRÃO, E A TEMPESTADE DA INCERTEZA QUE SE SEGUI NUBLOU TODAS AS REGIÕES DE MINHA ALMA E DE MINHA VIDA. EXISTIA REALMENTE UM DEUS? JESUS CRISTO ERA REALMENTE O FILHO DE DEUS? O EVANGELHO É FATO OU FICÇÃO? EM PÂNICO, CORRIA PARA AS ORAÇÕES, MAS NINGUÉM ESTAVA LÁ PARA SE ENCONTRAR COMIGO. A EXPERIÊNCIA DE DEUS FOI PARA MIM A DE UMA VASTA SOLIDÃO E DE UM SILÊNCIO ÁRIDO, A MORTE DE TUDO QUANDO EXISTIRA ANTES SEM QUALQUER VISÃO OU PROMESSA DE RENASCIMENTO.

FOI ENTÃO QUE AS PALAVRAS DE MEU ANTIGO VIZINHO OCORRERAM-ME, COM NOVA URGÊNCIA E INSISTÊNCIA. PARECIA TÃO SEGURO AO DIZER; SABE, NÃO EXISTE DEUS ALGUM... DEUS NÃO EXISTE... DEUS NÃO EXISTE! EU OLHAVA PARA O AMBIENTE DESOLADO Á MINHA VOLTA E CUMPRIA AS OBRIGAÇÕES DESSA VIDA ESPARTANA COM TRISTEZA. NA VERDADE, HAVIA UM FUNERAL PERMANENTE EM MEU CORAÇÃO. DEUS ME ABANDONARA – SOZINHO AQUI NESTE LUGAR SOMBRIO. PENSEI TER PERDIDO A MINHA FÉ. O DIRETOR DE NOVIÇOS, QUE SUPOSTAMENTE DEVIA ORIENTAR-NOS NESSE DESERTO, NÃO PARECIA MUITO ALARMADO COM MEU SÚBITO ATEÍSMO. ACONSELHAVA PACIÊNCIA, COMIGO MESMO E COM DEUS. PENSEI QUE ELE NÃO SE DERA CONTA DE TODO O IMPACTO DE MEU PROBLEMA, QUE NÃO PERCEBERA QUE TODO O MEU MUNDO ESTAVA ABALADO.

ESSA NOITE ESCURA DE DESCRENÇA DUROU QUATRO MESES ÁRIDOS E SOLITÁRIOS. ENTÃO, ACONTECEU. FOI O PRIMEIRO DIA DO RESTO DE MINHA VIDA, A ESPERIÊNCIA RELIGIOSA ESSENCIAL DE MINHA HISTÓRIA. Á NOITE, OS NOVIÇOS TINHAM UM EXAME DE CONSCIÊNCIA DE QUINZE MINUTOS, DURANTE OS QUAIS NOS AJOELHÁVAMOS EM TÁBUAS E, DEIXANDO AS MÃOS DESCANSAREM SOBRE A MESA, REPASSÁVAMOS MENTALMENTE O DIA EM BUSCA DE PECADOS DE AÇÃO E OMISSÃO EM PENSAMENTO, PALAVRA E GESTO. A ÚNICA COISA QUE EU FAZIA BEM – PELO MENOS ERA O QUE ME PARECIA – ERA COLOCAR AQUELA TÁBUA NO LUGAR CERTO. UMA PESSOA BEM AJOELHADA – COSTUMAVA DIZER BRINCALHONAMENTE A MIM MESMO – JÁ VENCEU METADE DA BATALHA.

NAQUELA NOITE, SEM DÚVIDA, DEUS ME TOCOU. ACONTECEU NUMA NOITE DECISIVA DE SEXTA-FEIRA, NO COMEÇO DA PRIMAVERA, QUANDO EU ESTAVA COLOCANDO NO LUGAR EM QUE ME AJOELHAVA PARA O EXAME DE CONSCIÊNCIA NOTURNO. COM TODA A INSTANTENEIDADE E OS SOLAVANCOS DE UM ATAQUE DO CORAÇÃO, FUI TOMADO PELA CONCIÊNCIA EXPERIENCIAL DA PRESENÇA DE DEUS DENTRO DE MIM. DIZEM QUE NINGUÉM CONSEGUE TRANSMITIR UMA EXPERIÊNCIA PARA OUTRA PESSOA, QUE SÓ CONSEGUE COMUNICAR OS REFLEXOS DA EXPERIÊNCIA. TENHO CERTEZA DE QUE É VERDADE. SÓ CONSIGO DIZER, AO TENTAR COMPARTILHAR MINHA EXPERIÊNCIA COM VOCÊ, QUE ME SENTI COMO UM BALÃO ESTOURANDO DE PURO PRAZER COM A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS, INTENSO A PONTO DE ME PROVOCAR DESCONFORTO E A DÚVIDA DE CONSEGUIR ESSE ÊXTASE SÚBITO POR MAIS UM MOMENTO SEQUER. PENSEI NA MÚSICA (HE TOUCHED ME) COMO A FORMA MAIS APROPRIADA DE DESCREVER A EXPERIÊNCIA DAQUELA NOITE. ESTOU CONVENCIDO DE QUE TODAS AS EXPERIÊNCIAS HUMANAS, MAS EM PARTICULAR A EXPERIÊNCIA DE UM DEUS INFINITO, SÃO FUNDAMENTALMENTE INCOMUNICÁVEIS. DE CERTO MODO, DEUS SEMPRE VAI ALÉM DAS PERIFERIAS DE NOSSA COMPREENSÃO HUMANA. EXATAMENTE POR SER INFINITO, NUNCA PODE SER FOCALIZADO POR UMA INTELIGÊNCIA FINITA. DE CERTA FORMA, NOSSAS PASSAGENS DE RASPÃO POR ESSE INFINITO NÃO TÊM COMO SE ENCAIXAR EM PALAVRAS OU CONCEITOS FINITOS. SÓ POSSO LHE DIZER QUE (HE TOUCHED ME) – (E NADA MAIS ERA A MESMA COISA DE ANTES).

SE EXISTE UM PERÍODO DE LUA DE MEL NA RELAÇÃO DAS PESSOAS COM DEUS, O MEU FOI O ANO SEGUINTE. HOUVE REPETIDOS TOQUES, SEMPRE NUM MOMENTO INESPERADO, SEMPRE FANTÁSTICO E SEMPRE INCRIVELMENTE CÁLIDOS. NO DECORRER DESSE ANO, LI PELA PRIMEIRA VEZ O POEMA DE GERARD MANLEY HOPKINS, ( THE WRECK OF THE DEUTSCHLAND). DESCOBRI NELE AS PALAVRAS DE UM PORTA DIZENDO O QUE EU ESTAVA VIVENCIANDO;-

ENQUANTO ME CRIÁVEIS, SENHOR! VÓS, QUE INSUFLAIS VIDA E DAIS O PÃO,

CORRENTE DO MUNDO, BALANÇO DO MAR!

SENHOR DOS VIVOS E MORTOS,

LIGASTES EM MIM OSSOS E VEIAS,

FIRMASTES A CARNE EM MIM.

E DEPOIS DE QUASE ACABADO, COM QUE TERROR,

VOSSO FEITO;- E ME TOCAIS DE NOVO?

MAIS UMA VEZ SINTO VOSSA MÃO E VOS ENCONTRO.

 

O SACRIFÍCIO DA MISSA;- EDITH STEIN


 
 

            MORRER COM CRISTO NA CRUZ PARA COM ELE RESSURGIR É UMA VERDADE QUE SE VERIFICA – PARA CADA FIEL E, PRINCIPALMENTE, PARA CADA SACERDOTE – NA REALIDADE DO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA. DE ACORDO COM A FÉ, O SACRIFÍCIO DA MISSA É A RENOVAÇÃO DO SACRIFÍCIO DA CRUZ.

QUEM O CELEBRA OU DELE PARTICIPA COM FÉ VIVA ALCANÇARÁ OS MESMOS EFEITOS QUE SE PRODUZIRAM NO CALVÁRIO. JOÃO, QUANDO CRIANÇA, JÁ AJUDAVA NA MISSA E, SEM DÚVIDA, CONTINUOU A FAZÊ-LO NO CONVENTO ATÉ SUA ORDENAÇÃO SACERDOTAL. SABEMOS QUE O SIMPLES CONTEMPLAR DE UMA IMAGEM DO CRUCIFICADO PODIA ARREBATÁ-LO EM ÊXTASE.

COMO, POIS, NÃO HAVERIA DE SENTIR-SE ELEVADO DURANTE A REALIZAÇÃO DO SACRIFÍCIO, COMO PARTICIPANTE, E MAIS TARDE, COMO CELEBRANTE? A PRIMEIRA MISSA POR ELE CELEBRADA FOI NO CONVENTO DE SANTA ANA, EM MEDINA DEL CAMPO, EM SETEMBRO DE 1567, NA OITAVA DA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA.

 ESTAVAM PRESENTES SUA MÃE E SEU IRMÃO MAIS VELHO, FRANCISCO, COM SUA FAMÍLIA. UM SANTO TEMOR O HAVIA LEVADO A RECUSAR A DIGNIDADE SACERDOTAL;- SOMENTE A OBEDIÊNCIA ÁS ORDENS DE SEUS SUPERIORES O FEZ VENCER OS ESCRÚPULOS. A CONVICÇÃO DE SUA INDIGNIDADE SE FEZ SENTIR VIVAMENTE AO INICIAR A CELEBRAÇÃO.

            DESPERTOU-LHE O DESEJO ARDENTE DE SER INTEIRAMENTE PURO, PARA COM MÃOS IMACULADAS TOCAR O SANTÍSSIMO. DO ÍNTIMO DE SEU CORAÇÃO, FORMULA O PEDIDO PARA QUE DEUS O PRESERVE DE OFENDÊ-LO MORTALMENTE.

DISPÔS-SE A SUPORTAR O REMORSO DE TODOS OS PECADOS EM QUE PODERIA VIR A CAIR SE DEUS NÃO SE DIGNASSE A PRESERVÁ-LO, CONTANTO QUE NÃO OS VIESSE A COMETÊ-LOS DE FATO. NO ATO DA CONSAGRAÇÃO, OUVIU DE DEUS;- CONCEDO-TE O QUE ME PEDIRES. DESDE ENTÃO, FOI CONFIRMADO NA GRAÇA, CONSERVANDO A INOCÊNCIA DA ALMA DE UMA CRIANÇA DE DOIS ANOS.

            SER ISENTO DE CULPA E ASSIM MESMO SENTIR-LHE A DOR – NÃO É ISTO O VERDADEIRO ESTAR UNIDO AO CORDEIRO IMACULADO QUE TOMOU SOBRE SI O PECADO DO MUNDO;- NÃO É ISTO GETSÊMANI, NÃO É ISTO O GÓLGOTA?

             A IMPRESSÃO QUE LHE CAUSA A GRANDEZA DO SACRIFÍCIO CERTAMENTE NUNCA DIMINUIU EM SÃO JOÃO DA CRUZ. É NOTÓRIO O FATO DE QUE EM BAEZA JOÃO SAIU DO ALTAR EM ÊXTASE, SEM HAVER CONCLUÍDO A MISSA.

 UMA PESSOA PRESENTE DIZIA QUE SERIA NECESSÁRIO ACORREREM OS SANTOS ANJOS PARA CONCLUÍ-LA, PORQUE AQUELE SANTO SACERDOTE NÃO SE LEMBRAVA DE QUE NÃO A HAVIA TERMINADO. DURANTE UMA MISSA POR ELE CELEBRADA EM CARAVACA, FOI VISTO RESPLANDECENTE DE RAIOS LUMINOSOS QUE IRRADIAVAM DA HÓSTIA SAGRADA.

ELE MESMO CONFESSOU QUE DEIXAVA ÁS VEZES DE CELEBRAR MISSA DURANTE DIAS SEGUIDOS, PORQUE SENTIA-SE FRACO DEMAIS PARA SUPORTAR A SUPERABUNDÂNCIA DAS CONSOLAÇÕES CELESTES.

 A MISSA QUE PREFERIA CELEBRAR ERA A DA SANTÍSSIMA TRINDADE, POR HAVER ENTRE ESSE AUGUSTO MISTÉRIO E O SANTO SACRIFÍCIO OS LAÇOS MAIS ESTERITOS. O SANTO SACRIFÍCIO FOI INSTITUÍDO POR DECRETO DA DIVINA TRINDADE, EM SUA HONRA É REALIZADO PARA FRANQUEAR O ACESSO Á SUA ETERNIDADE.

            É IMPOSSÍVEL CALCULAR A MULTITUDE DE ILUMINAÇÕES RECEBIDAS POR JOÃO JUNTO AO ALTAR, NO DECORRER DE SUA VIDA SACERDOTAL.

            CERTO QUE O CRESCIMENTO NA CIÊNCIA DA CRUZ, A PROGRESSIVA E MISTERIOSA TRANSFORMAÇÃO NO CRUCIFICADO OPERARAM-SE DURANTE O SERVIÇO DO ALTAR.

 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

PAI NOSSO, TU ÉS SANTO ENTRE NÓS. QUE DE TUA SANTIDADE, SENHOR NOSSO DEUS, VENHA O TEU REINO PARA TODA A HUMANIDADE.

            QUE TEU REINO SEJA, ENTRE NÓS, REINO DE PAZ E DE JUSTIÇA, REINO DE AMOR E DE MISERICÓRDIA;- REINO DE COMPREENSÃO E DE PERDÃO. DIARIAMENTE, Ó IMENSURÁVEL, ENSINA-NOS A PARTILHAR O PÃO QUE NOS DESTES COM FARTURA.

QUE ESSE PÃO NUNCA FALTE NA MESA DAS CRIATURAS HUMANAS, SOBRETUDO DE TEUS POBRES, SOCIALMENTE, ABANDONADOS. LIBERTA-NOS DO PODER DA AMBIÇÃOE DA TENDÊNCIA PARA A ACUMULAÇÃO, PARA QUE SEJAMOS MAIS HUMANOS E ESPERITUAIS.

HOJE E SEMPRE, INSPIRA-NOS PARA VIVERMOS O ESPÍRITO DE COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO, A FIM DE QUE POSSAMOS COOPERAR NA CONSTRUÇÃO DO TEU REINO, ONDE TODOS VIVAM EM PLENA HARMONIA UNS COM OS OUTROS. AMÉM.                             

FREI ANIZÍO FREIRE

 

_________________________________________________________________________

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA.

ACOLHAM COM TERNURA ESTE SOPRO DO ESPÍRITO SANTO, E RENOVE O TEU CORAÇÃO. EDNA BERARDILLI. ---------------------------------------------------------------------------------------------

A SOBERBA ;- CARVAJAL


 
                                   - CONTAR COM DEUS.

                                   - O EGOÍSMO E A SOBERBA.

                                   - PARA CRESCER NA HUMILDADE.

 

LEMOS NO GÊNESIS;- QUE UM DIA OS HOMENS SE EMPENHARAM NUM PROJETO COLOSSAL- QUE DEVERIA SER AO MESMO TEMPO UM SÍMBOLO E O CENTRO DA UNIDADE DO GÊNERO HUMANO – MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE CIDADE CHAMADA BABEL E DE UMA TORRE GIGANTESCA. MAS AQUELA OBRA NÃO CHEGOU A SER CONCLUÍDA, E OS HOMENS VIRAM-SE MERGULHADOS NUMA DISPERSÃO MUITO MAIOR QUE ANTES, DIVIDIDOS ENTRE SI, CONFUNDIDOS NA LINGUAGEM, INCAPAZES DE SE POREM DE ACORDO...

            PORQUE FALHOU AQUELE PROJETO AMBICIOSO? PORQUE OS CONSTRUTORES SE CANSARAM EM VÃO? PORQUE OS HOMENS PUSERAM COMO SINAL E GARANTIA DA UNIDADE DESEJADA SOMENTE UMA OBRA DAS SUAS MÃOS, ESQUECENDO A AÇÃO DO SENHOR? AO COMENTAR ASSIM ESSE TEXTO DA SAGRADA ESCRITURA, O PAPA JOÃO PAULO II RELACIONA O PECADO DAQUELES HOMENS, QUE QUISERAM SER FORTES E PODEROSOS SEM DEUS, OU MESMO CONTRA DEUS, COM O DOS NOSSOS PRIMEIROS PAIS, QUE TIVERAM A PRETENSÃO ENGANOSA DE SER COMO ELE. NO FUNDO, TANTO UMA SITUAÇÃO COMO NA OUTRA, TRATOU-SE DE UMA ATITUDE DE SOBERBA, QUE É O QUE SE ENCONTRA NA RAIZ DE TODO O PECADO E QUE TEM MANIFESTAÇÕES TÃO DIVERSAS. NA NARRAÇÃO DA TORRE DE BABEL, A EXCLUSÃO DE DEUS NÃO APARECE COMO UMA ATITUDE DE REBELDIA CONTRA O SENHOR, MAS COMO ESQUECIMENTO E INDIFERENÇA PARA COM ELE;- COMO SE DEUS NÃO MERECESSE SER TOMADO EM CONSIDERAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO OPERATIVO E ASSOCIATIVO. NOS DOIS CASOS, POREM, A RELAÇÃO COM DEUS FOI ROMPIDA COM VIOLÊNCIA.

            DEVEMOS RECORDAR FREQUENTEMENTE QUE DEUS DEVE SER O PONTO DE REFERÊNCIA CONSTANTE DOS NOSSOS DESEJOS E PROJETOS, E QUE A TENDÊNCIA PARA DEIXAR-SE LEVAR PELA SOBERBA PERSISTE NO CORAÇÃO DE TODO O HOMEM ATÉ O EXATO MOMENTO EM QUE MORRE. ESSA SOBERBA INDUZ-NOS A SER COMO DEUS, NEM QUE SEJA NO PEQUENO ÂMBITO DOS NOSSOS INTERESSES, OU A PRESCINDIR DELE COMO SE NÃO FOSSE O NOSSO CRIADOR E SALVADOR, DE QUEM DEPENDEMOS NO SER E NO EXISTIR.

            O SOBERBO TENDE A APOIAR-SE EXCLUSIVAMENTE – COMO OS CONSTRUTORES DE BABEL – NAS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS, E É INCAPAZ DE LEVANTAR O OLHAR ACIMA DAS SUAS QUALIDADES E ÊXITOS;- POR ISSO FICA SEMPRE AO NÍVEL DO CHÃO. O SOBERBO EXCLUI DEUS DA SUA VIDA, COMO SE NÃO MERECESSE SER TOMADO EM CONSIDERAÇÃO;- NÃO LHE PEDE AJUDA, NÃO LHE AGRADECE;- E POR ISSO TAMBÉM NÃO SENTE A NECESSIDADE DE PEDIR APOIO E CONSELHO NA DIREÇÃO ESPIRITUAL, ATRAVÉS DA QUAL NOS CHEGAM EM TANTAS OCASIÕES  A FORÇA E A LUZ DE DEUS. ENCONTRA-SE SÓ E FRACO, AINDA QUE SE JULGUE FORTE E CAPAZ DE GRANDES OBRAS;- TAMBÉM POR ISSO É IMPRUDENTE E NÃO EVITA AS OCASIÕES EM QUE PÔE EM PERIGO O BEM DA SUA ALMA.

            NÃO QUEIRAMOS PRESCINDIR DE DEUS NOS NOSSOS PROJETOS. ELE É O ALICERCE E NÓS O EDIFÍCIO;- ELE É O TALO DA VIDEIRA E NÓS OS RAMOS;- ELE É A VIDA E NÓS VIVEMOS POR ELE;- ELE É A LUZ E DISSIPA A NOSSA ESCURIDÃO;- A NOSSA VIDA NÃO TEM SENTIDO SEM CRISTO;- NÃO DEVE TER OUTRO ALICERCE;- TUDO NELE FICARIA DESCONJUNTADO SE NÃO RECORRÊSSEMOS AO SENHOR NAS NOSSAS OBRAS.

            A SOBERBA TRAZ COMO SEQUELA INEVITÁVEL O EGOÍSMO;- A PESSOA EGOÍSTA FAZ DE SI PRÓPRIA A MEDIDA DE TODAS AS COISAS, ATÉ CHEGAR Á ATITUDE QUE SANTO AGOSTINHO APONTA COMO A ORIGEM DE TODOS OS DESVIOS MORAIS;- O AMOR PRÓPRIO ATÉ O DESVIO DE DEUS.

            O EGOÍSTA NÃO SABE AMAR;- PROCURA SEMPRE RECEBER, PORQUE NO FUNDO SÓ SE QUER A SI MESMO. QUANTAS VEZES NÃO TEREMOS EXPERIMENTADO NA NOSSA VIDA PESSOAL A REALIDADE DAQUELE ENSINAMENTO DE SANTA CATARINA DE SENA;- A ALMA NÃO PODE VIVER SEM AMAR, E, QUANDO NÃO AMA A DEUS, AMA-SE DESORDENADAMENTE A SI MESMA, E ESSE AMOR INFELIZ OBSCURECE E ENCOLHE O OLHAR DA INTELIGÊNCIA, QUE DEIXA DE VER COM CLAREZA E SÓ SE MOVE NUMA FALSA LUMINOSIDADE. A LUZ COM QUE A PARTIR DAÍ A INTELIGÊNCIA VÊ AS COISAS É UM BRILHO ENGANOSO DO BEM, DO FALSO PRAZER PARA O QUAL O AMOR AGORA SE INCLINA. A ALMA NÃO TIRA DELE OUTRO FRUTO SENÃO A SOBERBA E A IMPACIÊNCIA...

            A SOBERBA É REALMENTE A RAIZ DO EGOÍSMO. O EGOÍSMO- QUE É ENCARAR TUDO NA MEDIDA EM QUE ME TRAZ OU NÃO ALGUMA VANTAGEM – E A SOBERBA – QUE É AVALIAR FALSAMENTE AS MINHAS QUALIDADES E DESEJAR DESMEDIDAMENTE A MINHA PRÓPRIA GLÓRIA – SÃO VÍCIOS QUE SE CONFUNDEM FREQUENTEMENTE, E NELES SE ENCONTRA DE ALGUMA FORMA A DESORDEM RADICAL DE QUE PARTEM TODOS OS PECADOS.

            COM A GRAÇA DE DEUS, TEMOS QUE VIVER VIGILANTES E COMBATER A SOBERBA E O EGOÍSMO NAS SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES;- A VAIDADE E A VANGLÓRIA (ÁS VEZES MUITO PATENTES NOS PENSAMENTOS INÚTEIS, EM QUE FREQUENTEMENTE SOMOS O CENTRO, O HERÓI, AQUELE QUE TRIUNFA EM TODAS AS SITUAÇÕES);- O DESPREZO DOS OUTROS (QUE SE EXTERIORIZA EM PIADAS, IRONIAS, JUÍZOS NEGATIVOS, INTERVENÇÕES INOPORTUNAS OU DESTEMPERADAS NA CONVERSA);- A MESQUINHEZ DE QUEM NÃO SABE DAR SEM ESPERAR NADA EM TROCA, PORQUE TUDO LHE É DEVIDO E ELE NADA DEVE... NO FUNDO, O SOBERBO, TAL COMO O EGOÍSTA, SÓ SABE IGNORAR E DESPREZAR OS OUTROS OU ENTÃO PISÁ-LOS PARA SUBIR...

            TEMOS QUE PEDIR AO SENHOR QUE NÃO NOS DEIXE CAIR NESTA TENTAÇÃO. A SOBERBA É O PIOR E O MAIS RIDÍCULO DOS PECADOS. SE CONSEGUE ATENAZAR ALGUÉM COM AS MÚLTIPLAS ALUCINAÇÕES, A PESSOA ATACADA VESTE-SE DE APARÊNCIA, ENCHE-SE DE VAZIO, EMPERTIGA-SE COMO O SAPO DA FÁBULA, QUE INCHAVA O BUCHO, PRESUNÇOSAMENTE, ATÉ QUE EXPLODIU. A SOBERBA É DESAGRADÁVEL, MESMO HUMANAMENTE;- QUEM SE CONSIDERA SUPERIOR A TODOS E A TUDO, ESTÁ CONTINUAMENTE CONTEMPLANDO-SE A SI PRÓPRIO E DESPREZANDO OS OUTROS, E ESTES CORRESPONDEM-LHE ESCARNECENDO DA SUA VÃ FATUIDADE.

            NÃO PERMITAIS, SENHOR, QUE EU CAIA NESSE TRISTE ESTADO, EM QUE NÃO CONTEMPLO O VOSSO ROSTO AMÁVEL NEM VEJO TANTAS VIRTUDES E BOAS QUALIDADES QUE POSSUEM AQUELES QUE ME RODEIAM.

            PARA CONSTRUÍRMOS O ALTO EDIFÍCIO DA VIDA CRISTÃ, DEVEMOS TER UM GRANDE DESEJO DE ASSNTÁ-LO MUITO FUNDO NA VIRTUDE DA HUMILDADE, COMEÇANDO POR PEDI-LA DEVERAS AO SENHOR, MEDITANDO COM FREQÜÊNCIA E COM GOSTO NO SEU EXEMPLO E NA SUA DOUTRINA;- APREBDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.

            DEPOIS, DEVEMOS ESTAR DISPOSTOS A ACEITAR A HUMILHAÇÃO QUE SUPÕES TODOS OS DEFEITOS QUE NÃO CONSEGUIMOS VENCER, AS FRAQUEZAS DIÁRIAS...- MUITA VEZES, PODE AJUDAR-NOS Á HORA DO EXAME UMA DESTAS PERGUNTAS;- SOUBE OFERECER AO SENHOR, COMO EXPIAÇÃO, A PRÓPRIA DOR QUE SINTO DE TÊ-LO OFENDIDO, TANTAS VEZES? OFERECI-LHE A VERGONHA DOS MEUS RUBORES E HUMILHAÇÕES INTERIORES, AO CONSIDERAR COMO AVANÇO POUCO NO CAMINHO DAS VIRTUDES? DEVEREMOS TAMBÉM TER FOME DE APROVEITAR BEM – PORQUE NÃO SERÃO MUITAS – AS HUMILHAÇÕES QUE NOS VÊM DE FORA;- NÃO ÉS HUMILDE QUANDO TE HUMILHAS, MAS QUANDO TE HUMILHAM E O ACEITAS POR CRISTO.

            ENFIM, SE TIVERMOS ÂNSIAS DE APOIAR-NOS NA ROCHA FIRME QUE É A HUMILDADE DE NOSSO SENHOR, ENCONTRAREMOS CADA DIA MIL OCASIÕES DE IR AO ENCONTRO DESTA VIRTUDE;- FALAREMOS SÓ O NECESSÁRIO – DE NÓS MESMOS;- MANIFESTAREMOS AGRADECIMENTO PELOS PEQUENOS FAVORES QUE NOS PRESTAM OS QUE ESTÃO AO NOSSO LADO, CONSIDERANDO QUE NÃO MERECEMOS NADA;- QUEREMOS TORNAR MAIS AMÁVEL PELA NOSSA CARA SORRIDENTE A VIDA DAQUELES QUE ENCONTRAMOS AO LONGO DO DIA, SEM NOS FECHARMOS NOS NOSSOS INTERESSES OU NOS NOSSOS ESTADOS DE ÂNIMO;- NÃO PEDEREMOS NENHUMA OPORTUNIDADE DE NOS MOSTRARMOS DISPONÍVEIS E DE PRESTAR PEQUENOS SERVIÇOS NA VIDA FAMILIAR, NO TRABALHO, EM QUALQUER PARTE, PERSUADIDOS DE QUE A HUMILDADE LEVA Á CARIDADE...

            A HUMILDADE ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA COM TODAS AS VIRTUDES. O HUMILDE É UM HOMEM ALEGRE, SIMPLES, SINCERO, AFÁVEL, MAGNÂNIMO. E POR TUDO ISSO TEM TAMBÉM UMA FACILIDADE ESPECIAL PARA A AMIZADE E, PORTANTO, PARA O APOSTOLADO;- AS PESSOAS QUE A CONHECENDO NÃO DEMORAM A ABRIR-LHE A ALMA EM CONFIDÊNCIA. ESSE É O RETRATO, PORQUE, APESAR DOS PESARES, CONFIA UNICAMENTE EM DEUS, NUNCA EM SI PRÓPRIO.

            APRENDAMOS ESTA VIRTUDE CONTEMPLANDO A VIDA DE SANTA MARIA. DEUS FEZ NELA GRANDES COISAS- PORQUE VIU A BAIXEZA DA SUA ESCRAVA...CADA DIA ME PERSUADO MAIS DE QUE A HUMILDADE AUTÊNTICA É A BASE SOBRENATURAL DE TODAS AS VIRTUDES!

            FALA COM A NOSSA SENHORA, PARA QUE ELA NOS VÁ ADESTRANDO EM CAMINHAR POR ESSA SENDA.            

                       

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

A ORDEM SAGRADA;- BRUNO FORTE


 
 

JESUS SUBIU A MONTANHA SANTA E CHAMOU OS QUE ELE QUIS;- E FORAM A ELE. ELE CONSTITUIU ENTÃO DOZE, PARA QUE FICASSEM COM ELE E PARA QUE OS ENVIASSE A ANUNCIAR A BOA-NOVA. NUM CONTEXTO SOLENE, QUE SUBLINHA A INICIATIVA DO ALTO, JESUS ESCOLHE AS CABEÇAS DO NOVO POVO DE DEUS – DOZE COMO OS PATRIARCAS E AS TRIBOS DO ANTIGO ISRAEL. A ELES CONFIA O MEMORIAL DA SUA PÁSCOA  DURANTE A ÚLTIMA CEIA, NA QUAL INSTITUI A EUCARISTIA E DÁ AOS HOMENS A IGREJA, QUE DELA NASCE E NELA SE EXPRESSA;- FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. HÁ CERTAMENTE UM ASPECTO DA CONDIÇÃO DO APÓSTOLO QUE É E PERMANECERÁ IRREPETÍVEL;- O SEU CONTATO DIRETO COM JESUS, O CRISTO. A SUA FUNÇÃO DE GUIA E O SEU MINISTÉRIO DE UNIDADE NÃO CESSARÃO, NO ENTANTO, NA IGREJA QUERIDA PELO SENHOR, QUE SEMPRE PRECISARÁ DE UM MINISTÉRIO DE UNIDADE, ANÁLOGO AO EXERCIDO NAS ORIGENS PELOS APÓSTOLOS, EM CONTINUIDADE HISTÓRICA E ESPIRITUAL COM ELE. ESSE MINISTÉRIO APOSTÓLICO SERÁ CHAMADO ORDEM, TALVEZ EM REFERÊNCIA Á EXPRESSÃO SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEC, USADA PELO SALMO E PELOS HEBREUS EM RELAÇÃO AO SACERDÓCIO DE CRISTO. SOBRE O MODELO DAQUILO QUE FAZ A CARTA AOS HEBREUS FALANDO DE JESUS, O MINISTRO DE UNIDADE SERÁ LOGO CHAMADO TAMBÉM SACERDOTE.

DESDE AS ORIGENS, O SACERDOTE É VISTO NA SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE;- ESCOLHIDO POR ELA, É CONSTITUÍDO PARA ELA. TODO SUMO SACERDOTE É TOMADO DO MEIO DO POVO E REPRESENTA O POVO NAS SUAS RELAÇÕES COM DEUS, PARA OFERECER DONS E SACRIFÍCIOS PELOS PECADOS. ELE SABE TER COMPAIXÃO DOS QUE ESTÃO NA IGNORÂNCIA E NO ERRO, PORQUE ELE MESMO ESTÁ CERCADO DE FRAQUEZA. POR ISSO, DEVE OFERECER, TANTO EM FAVOR DE SI MESMO COMO DO POVO, SACRIFÍCIOS PELO PECADO.

            NINGUÉM DEVE ATRIBUIR-SE ESTA HONRA, SENÃO AQUELE QUE FOI CHAMADO POR DEUS. AO SACERDOTE É PEDIDO QUE SEJA ESPECIALISTA EM HUMANIDADE , SOLIDÁRIO COM AS ALEGRIAS E COM OS SOFRIMENTOS DE TODOS, ATENTO E RESPEITOSO COM A VOCAÇÃO DE CADA UM, E, AO MESMO TEMPO, TESTEMUNHA DO DOM RECEBIDO DO ALTO, SINAL VIVO DO CRISTO PASTOR QUE OFERECE A VIDA PELOS SEUS E OS RECONCILIA COM DEUS.

            HOMEM DE FRONTEIRA, EMPENHADO NA CONTÍNUA INTERCESSÃO QUE EM NOME DE CRISTO CABEÇA ELE DESENVOLVE ENTRE OS HOMENS E DEUS, O MINISTRO ORDENADO É CHAMADO A VIVER A PRÓPRIA EXISTÊNCIA PARA OS OUTROS, NÃO CERTAMENTE COMO SEGURANÇA FÁCIL, MAS COMO RISCO, AUDÁCIA, DESCOBERTA, QUE REVOLUCIONEM A LÓGICA MUNDANA DO GANHO E LHE ANTEPONHAM A BELEZA – ATÉ PERDEDORA – DO DOM.

             A FORÇA DO PADRE ESTÁ JUSTAMENTE NA SUA FRAQUEZA;- É O SEU SERVIÇO PARA A UNIDADE, O SEU EXISTIR PARA OS OUTROS, SEM DEVER CONTENTAR OS GOSTOS DE NINGUÉM, QUE O TORNA DIGNO DE FÉ. UM PADRE DEVE SER CONTEMPORANEAMENTE PEQUENO E GRANDE, NOBRE DE ESPÍRITO, COMO DE SANGUE REAL, SIMPLES E NATURAL, COMO DE ORIGEM CAMPONESA, UM HERÓI NA CONQUISTA DE SI, UM HOMEM QUE COMBATEU COM DEUS, UMA FONTE DE SANTIFICAÇÃO, UM PECADOR QUE DEUS PERDOOU, O SOBERANO DOS SEUS DESEJOS,UM SERVIDOR PARA OS TÍMIDOS E PARA OS FRACOS, QUE NÃO SE ABAIXA DIANTE DOS PODEROSOS, MAS SE CURVA DIANTE DOS POBRES, DISCÍPULO DO SEU SENHOR, CHEFE DO SEU REBANHO, UM MENDICANTE COM AS MÃOS LARGAMENTE ABERTAS, UM PORTADOR DE INUMERÁVEIS DONS, UM HOMEM NO CAMPO DE BATALHA, UMA MÃE PARA CONFORTAR OS DOENTES, COM A SABEDORIA DA IDADE E A CONFIANÇA DE UMA CRIANÇA, VOLTADO PARA O ALTO, OS PÉS SOBRE A TERRA, FEITO PARA A ALEGRIA, PERITO DO SOFRER, ALHEIO A TODA INVEJA, QUE OLHA DE LONGE, QUE FALA COM FRANQUEZA, UM AMIGO DA PAZ, UM INIMIGO DA INÉRCIA, FIEL PARA SEMPRE. TÃO DIFERENTE DE MIM (DE UM MANUSCRITO MEDIEVAL ENCONTRADO EM SALISBURGO).

            NUMA SOCIEDADE, QUE É FREQUENTEMENTE UMA MULTIDÃO DE SOLIDÕES, DOMINADA PELA INCOMUNICABILIDADE E PELO MEDO DOS OUTROS, O SACERDOTE TEM UMA EXISTÊNCIA DEDICADA  A  UNIDADE , VOLTADA SOMENTE PARA A RECONCILIAÇÃO, NUM EMPENHO DE AMOR EXIGENTE E TOTAL, UMA POSSIBILIDADE DE RENASCIMENTO, UM SINAL DE CONTRADIÇÃO SUBVERSIVO E LIBERTADOR, UMA FONTE DE ALEGRIA PARA TODOS. COMO APÓSTOLO, ELE DEVE PODER DIZER DE SI;- NÃO TEMOS A PRETENSÃO DE DOMINAR A VOSSA FÉ;- MAS O QUE QUEREMOS É COLABORAR PARA A VOSSA ALEGRIA.

            TUDO ISSO NÃO É FRUTO DE CAPACIDADES HUMANAS, MAS VEM DE DEUS;- É O QUE EXPRESSA A LITURGIA DA ORDENAÇÃO, QUE, POR ANTIGA TRADIÇÃO, SE SITUA DENTRO DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, NA QUAL A IGREJA NASCE E SE EXPRESSA DA FORMA MAIS ELEVADA. AO MOMENTO DA VOCAÇÃO, NO QUAL RESSOA A INICIATIVA DO SENHOR QUE ESCOLHE, A LITURGIA FAZ SEGUIR O DA INVOCAÇÃO, NO QUAL TODA A IGREJA REZA PELO DOM QUE ESTÁ PARA LHE SER FEITO NA CONSAGRAÇÃO DOS NOVOS MINISTROS, E, PORTANTO, O ATO PROPRIAMENTE SACRAMENTAL. A TRANSMISSÃO DO CARISMA DO MINISTÉRIO ORDENADO ACONTECE ATRAVÉS DA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E DA ORAÇÃO CONSECRATÓRIA DOS BISPOS, COMO ACONTECIA NA IGREJA DAS ORIGENS AO SE CONFERIR O DOM DO MINISTÉRIO POR PARTE DOS APÓSTOLOS;- QUERO EXORTAR-TE A REAVIVAR O CARISMA QUE DEUS TE CONCEDEU PELA IMPOSIÇÃO DE MINHAS MÃOS. A SUCESSÃO EPISCOPAL, QUE É A TRANSMISSÃO VIVA DO CARISMA MINISTERIAL ATRAVÉS DA CADEIA ININTERRUPTA DOS SUCESSORES DOS APÓSTOLOS, É, ASSIM, O ELEMENTO HISTÓRICO QUE TESTEMUNHA, TORNA VISÍVEL E ASSEGURA A CONTINUIDADE DA IGREJA NA TRADIÇÃO APOSTÓLICA, ISTO, É, A SUA PERMANÊNCIA NAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DA COMUNIDADE CONFIADA POR JESUS AOS DOZE.

            O SACRAMENTO DA ORDEM, NA SUCESSÃO APOSTÓLICA, COMPREENDE OS TRÊS GRAUS DO EPISCOPADO, DO PRESBITERADO E DO DIACONATO, NO QUAL JÁ MUITO CEDO É ARTICULADO O MINISTÉRIO DE UNIDADE NA IGREJA. O EPISCOPADO, PLENITUDE DA ORDEM, FAZ DO BISPO O SINAL E O MINISTRO DA UNIDADE DA IGREJA LOCAL, NO SEU INTERIOR E NA COMUNHÃO DAS IGREJAS, EXPRESSA PELO COLÉGIO EPISCOPAL PRESIDIDO PELO BISPO DE ROMA;- O PRESBITERADO CONSTITUI OS SACERDOTES COOPERADORES DO BISPO, UNIDOS COLEGIALMENTE EM TORNO DO PASTOR DA IGREJA LOCAL CHAMADOS A EXERCER O MINISTÉRIO DE UNIDADE NO ÂMBITO A ELES CONFIADO;- O DIACONATO, FINALMENTE, INCORPORA O MINISTRO AO COLÉGIO DIACONAL NA AJUDA AO BISPO, SENDO QUE O DIÁCONO CONSTITUI SINAL E INSTRUMENTO DO SERVIÇO DA PALAVRA E DA CARIDADE NA COMUNIDADE PARA A QUAL É ENVIADO.

            A RELAÇÃO DO SACRAMENTO DA ORDEM COM A TRINDADE É EXPLICADA NA MESMA ORAÇÃO DE ORDENAÇÃO, QUE É, ANTES DE TUDO, UMA INVOCAÇÃO DIRIGIDA AO PAI, PARA QUE TOME POSSE DO ORDENANDO – SEGUNDO O SIGNIFICADO PROFUNDO DA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS POR PARTE DO BISPO ORDENANTE, - ENCHA-O DO DOM DO ESPÍRITO, O CONFIGURE A CRISTO SACERDOTE E FAÇA DELE O SINAL DA SUA INICIATIVA DE AMOR NA VIDA DA COMUNIDADE. DAQUI NASCE A EXIGÊNCIA DE QUE O SACERDOTE TESTEMUNHE O PRIMADO ABSOLUTO DE DEUS NA SUA VIDA, SEJA COMPETENTE NA ORAÇÃO E NA ESCUTA CONTEMPLATIVA DO SENHOR E IRRADIE NO SEU SERVIÇO DE COMUNHÃO A LUZ E A FORÇA QUE PARA ELE DERIVAM DA UNIÃO COM A FONTE DE TODO DOM PARA O DISCERNIMENTO DOS CARISMAS, O ENSINAMENTO DA FÉ E A GUIA PASTORAL E LITÚRGICA DA COMUNIDADE.

            EM RELAÇÃO AO FILHO JESUS CRISTO, SUMO SACERDOTE E ETERNO SACERDOTE DA NOVA ALIANÇA, A ORDENAÇÃO CONFIGURA O ORDENANDO A CRISTO, CABEÇA DO CORPO ECLESIAL, A FIM DE QUE POSSA AGIR EM NOME DELE PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA NA UNIDADE, MEDIANTE O ANÚNCIO RESPEITÁVEL DA PALAVRA DE DEUS, A PRESIDÊNCIA DA LITURGIA E RESPONSABILIDADE DE PASTOR DA COMUNIDADE. ESSA RELAÇÃO COM CRISTO, QUE ORDENA PARA O SERVIÇO DE DEUS E DA IGREJA, É TÃO PROFUNDA E DEFINITIVA SOB FORÇA DA FIDELIDADE DO SENHOR, QUE A ELA É DADO O NOME DE CARÁTER. POR ISSO, O MINISTRO DE UNIDADE É CHAMADO A SER, COM TODA A SUA EXISTÊNCIA, A MEMÓRIA VIVA DO SALVADOR, VIVENDO O SEGUIMENTO DE JESUS COMO CONDIÇÃO DECISIVA DE CREDIBILIDADE DO SEU SERVIÇO DE COMUNHÃO.

            FINALMENTE, NA LITURGIA DA ORDENAÇÃO É INVOCADO O ESPÍRITO SANTO, PARA QUE FAÇA DO ORDENADO O SINAL E O SERVO VIVO DA COMUNHÃO ECLESIAL, QUE O CONSOLADOR INCESSANTEMENTE SUSCITA E VIVIFICA, E TAMBÉM O TORNE CAPAZ DE OPERAR O DISCERNIMENTO E A COORDENAÇÃO DOS CARISMAS EM VISTA DA UNIDADE COMUM. ESSA RELAÇÃO COM O ESPÍRITO SANTO EXIGE SER VIVIDA TAMBÉM EXISTENCIALMENTE NO DOCILIDADE DO CORAÇÃO, NA ATENÇÃO PARA COLHER OS SEUS SINAIS E OS DONS ONDE QUER QUE ELES SE FAÇAM PRESENTES E, TAMBÉM, NA INVOCAÇÃO INCESSANTE DA GRAÇA DE LUZ E DE AMOR QUE SOMENTE O ESPÍRITO PODE DERRAMAR EM NOSSOS CORAÇÕES.

            TAMBÉM ATRAVÉS DO SACRAMENTO DA ORDEM A TRINDADE ENTRA, PORTANTO, NA HISTÓRIA DOS HOMENS E SUSCITA VÍNCULOS DE UNIDADE ENTRE ELES E COM DEUS. É POR ISSO QUE O ESTILO DE VIDA DO MINISTRO ORDENADO DEVE SER, DE MANEIRA EXEMPLAR, O DA CONTEMPLAÇÃO, DA COMUNHÃO E DO SERVIÇO. A MESMA EXISTÊNCIA DE PESSOAS, CONSAGRADAS PELA TRINDADE PARA SEREM SINAL E INSTRUMENTO DE RECIPROCIDADE LIBERTADA E LIBERTADORA PARA TODOS, MOSTRA, POR OUTRO LADO, ALÉM DA POSSÍVEL FRAGILIDADE DAS REALIZAÇÕES HISTÓRICAS, O RELEVO QUE, PARA TODA A VIDA VIVIDA NA GRAÇA, TÊM O DIÁLOGO NA CARIDADE E A SOLIDARIEDADE NO SERVIÇO RECÍPROCO.

                                              

OREMOS

DÁ-NOS, SENHOR, MINISTROS DE UNIDADE QUE SEJAM REFLEXO FIEL DO TEU AMOR ETERNO,

 

CAPAZES DE COMEÇAR SEMPRE DE NOVO NO SERVIÇO DA COMUNHÃO E DE SE DOAR SEM RESERVAS PARA O CRESCIMENTO DO TEU POVO-

 NA FÉ PROFUNDA, NA ESPERANÇA VIVA

E NA CARIDADE OPEROSA.

CONFIGURA-OS A TEU FILHO JESUS CRISTO, PARA QUE SEJAM ACOLHEDORES COM TODOS E SERVOS DE TODOS,

           

ANUNCIADORES HUMILDES E VEEMENTES DA PALAVRA DA VIDA,

            PROFETAS DO REINO QUE VEM,

            SACERDOTES DO ÚNICO SACRIFÍCIO,

 

DISPOSTOS A OFERECEREM-SE EM SACRIFÍCIO, PASTORES E GUIAS TRANSPARENTES

            DOS PEREGRINOS EM CAMINHO PARA A PÁTRIA DA TUA PROMESSA.

 

ENCHE-OS DO TEU ESPÍRITO, Ó PAI, E FAZE QUE VIVAM DÓCEIS A ELE NA NOVIDADE

DO CORAÇÃO E DA VIDA, PARA QUE TRANSMITAM A TODOS,

 

            DE MANEIRA DIGNA DE FÉ, O DOM DA RECONCILIAÇÃO E DA ALEGRIA

E SUSCITEM ENTRE OS HOMENS VÍNCULOS DE JUSTIÇA E PACTOS VERDADEIROS.  

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

QUE O SOL DE AMANHÃ TRAGA A LUZ PARA MEU SER E QUE EU POSSA DEDICAR-ME MAIS AO SERVIÇO DE INTERCESSOR DAS NECESSIDADES DE MEU PRÓXIMO.   PADRE HÉLCIO VICENTE TESTA.      AMÉM.

COM OS SALMOS REZAMOS NOSSA VIDA;- SEMINARISTA JEAN MARCOS PEDROZO.


 
            A MELHOR ORAÇÃO QUE PODEMOS DIRIGIR A DEUS É TÃO FÁCIL E ACESSÍVEL. NO ENTANTO, NÓS, QUE NÃO SABEMOS REZAR, A DIFICULTAMOS. TOMEMOS COMO BASE DE ORAÇÃO O LIVRO DOS SALMOS DE NOSSA SAGRADA ESCRITURA.

            OBSERVEMOS A ESTRUTURA DOS 150 SALMOS E VEJAMOS COMO O POVO REZAVA. O DETALHE MAIOR DE TODOS OS SALMOS É A VIDA. ELES REZAVAM A VIDA E QUERIAM INTERNALIZAR, TRAZER PARA O ÍNTIMO DO SER A VONTADE DE DEUS. OS DEMAIS CONTEÚDOS DE ORAÇÃO PASSAM A SER AÇÃO DE GRAÇAS (AGRADECIMENTO), PEDIDO DE PERDÃO, SÚPLICA, CONFIANÇA EM DEUS. OU SEJA, TUDO O QUE ERA REZADO PASSAVA PELOS ACONTECIMENTOS DA VIDA DIÁRIA.

            POR MUITAS VEZES, A NOSSA ORAÇÃO PASSA A SER SÓ O PAI NOSSO, A AVE MARIA E ASSIM PO DIANTE. AS ORAÇÕES FORMAIS ENSINADAS POR JESUS, COMO O PAI NOSSO, SÃO UM MODELO PERFEITO DE ORAÇÃO PORQUE VISA O HOJE, O DIA A DIA, AS NECESSIDADES E AS DIFICULDADES QUE APARECEM.

            PRECISAMOS RECONHECER NO HOJE NOSSA LIMITAÇÃO, COMO TAMBÉM A GRANDEZA DE DEUS SOBRE TODAS AS COISAS. A SOLUÇÃO É BEM PRÁTICA;- REZAR A NOSSA VIDA TODOS OS DIAS. SIM, DEUS NOS CONHECE E SABE TODOS OS NOSSOS PASSOS. NO, ENTANTO, ELE QUER SER PRÓXIMO DOS SEUS FILHOS E QUER QUE HAJA ENCONTRO E DIÁLOGO, OU SEJA, QUE RESERVEMOS UM TEMPO PARA IR AO ENCONTRO DE DEUS E CONVERSAR SOBRE A VIDA.

            NÃO TENHAMOS DÚVIDA DE QUE ELE ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ESCUTAR AQUILO QUE ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO. O ENCONTRO PODE ACONTECER QUANDO ACORDAMOS, QUANDO LAVAMOS A LOUÇA, QUANDO COZINHAMOS, ENQUANTO CAMINHAMOS, DIRIGIMOS OU ATÉ ANTES DE DURMIR. PRESISAMOS SIM, FALAR COM DEUS.

            EXEMPLO NÓS TEMOS. LEIAMOS OS SALMOS, MEDITEMOS UM POR DIA E APRENDEREMOS A REZAR. APRENDAMOS A SER ÍNTIMOS DO SENHOR. CONVERSAR, ASSIM COMO ACONTECE ENTRE OS MELHORES AMIGOS. CONTAR TUDO, OS SEGREDOS, AS DIFICULDADES, AS VONTADES, AS AFLIÇÕES, AS GRAÇAS ALCANÇADAS, AS ALEGRIAS E ETC.

            ENTRETANTO NÃO NOS ESQUEÇAMOS DAS ORAÇÕES FORMAIS COMO O PAI NOSSO, AVE MARIA, E OUTRAS. ESTAS NOS ACOMPANHAM SEMPRE E QUANDO MENOS ESPERAMOS LÁ ESTÃO NOSSOS LÁBIOS AS PROFERINDO. MAS, QUE TAMBÉM POSSAMOS EXERCITAR O ENCONTRO COM O SENHOR, SEM PRESSÃO HUMANA, SENTAR COMO SE FOSSE TOMAR UM CHIMARRÃO OU UM CAFÉ E CONVERSAR ESPONTANEAMENTE, ONDE UM FALARÁ E OUTRO ESCUTARÁ E VICE-VERSA.

            EIS UM EXERCÍCIO PARA CADA UM DE NÓS, PARA MIM PARA VOCÊS, RELIZARMOS TODOS OS DIAS. FALEMOS COM O SENHOR O MAIS AFETIVAMENTE POSSÍVEL.

                                   O AMOR DE CRISTO NOS UNIU!

A VELHICE NÃO É SINÔNIMO DE DECADÊNCIA;- SEMINARISTA CARLOS DENER JÚLIO.


 
 

 

            ATUALMENTE, NORMALMENTE SOMOS CAPAZES DE ATINGIR OS 80 ANOS DE IDADE. PARA AQUELES QUE CUIDAM DA ALIMENTAÇÃO, PRATICAM EXERCÍCIOS REGULARMENTE E CULTIVAM O BOM HÁBITO DE LEITURA, ESSA INFORMAÇÃO JÁ NÃO É UMA GRANDE NOVIDADE.

            SIM, ENVELHECER NÃO É SINÔNIMO DE DECADÊNCIA FÍSICA. SERIA, POIS, EQUÍVOCO DIZER QUE OS MELHORES ANOS FORAM AQUELES DOS 15 AOS 25, POR EXEMPLO. SERIA UM DESCONSIDERAR O AMADURECIMENTO INTRÍSECO A TODAS AS EXPOSIÇÕES E SUPERAÇÕES. OUTROSSIM, NÃO SE TRATA DE ESQUECER TRAUMAS, INSEGURANÇAS, DESILUSÕES OU FALHAS EXPERIÊNCIAS.

            ASSERTIVAMENTE PODEMOS ENALTECER A (COROA DA VELHICE), VALORIZANDO JUNTO A ELA O ENTUSIASMO E A GRATIDÃO DE QUEM NÃO SÓ MUITO VIVEU, MAS, BEM VIVEU. LEVA-SE MUITO TEMPO PARA SER JOVEM (PAULO PICASSO). ATÉ ATINGIR PROXIMIDADE COM A PLENITUDE DA VIDA, O CORAÇÃO HUMANO FORJA-SE EM DIFERENTES VIAS, COM SUA CONCLUSÃO VOLTADA SEMPRE NO VALORIZAR CADA UM DE SEUS DIAS COMO SE FOSSE ÚLTIMO.

            PREENCHER DE SIGNIFICADO COISAS TIDAS COMO ROTINEIRAS OU ORDINÁRIAS, DAR VALOR AO ESSENCIAL E NUTRIR O QUE NÃO PODE SER CONSUMIDO PELA TRAÇA, É ATITUDE DE GENTE INTELIGENTE EMOCIONAL E INTELECTUALMENTE. ESSA ACROBACIA DA VIDA NOS ENSINA, PORTANTO, A ASSUMIR FRAGILIDADES, SUPERAR PRECONCEITOS E POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS AINDA NÃO CONHECIDAS, OU POR TANTO TEMPO NEGADAS. EM UMA DAS MÁXIMAS DE SANTO AGOSTINHO, ELE DIZ;- CONHECE-TE;- ACEITA-TE;- E SUPERA-TE, É NECESSÁRIO RECONHECER O QUE SOMOS, BEM COMO AQUILO QUE FAZEMOS DE BOM.

 

                                               PARA REFLETIR;-

 

PAPA FRANCISCO, CONTOU-NOS NO DIA 26-6-2015, DIA DA COMEMORAÇÃO DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA, PAIS DA VIRGEM MARIA, A SEGUINTE HISTÓRIA;- QUANDO EU ERA CRIANÇA, UM DIA A MINHA VÓ NARROU-ME A HISTÓRIA DE UM AVÔ QUE SE SUJAVA QUANDO COMIA, PORQUE NÃO CONSEGUIA LEVAR BEM A COLHER DE SOPA Á PRÓPRIA BOCA. E O FILHO, OU SEJA O PAI DE FAMÍLIA, DECIDIU TIRÁ-LO DA MESA COMUM E MANDOU FAZER-LHE UMA MESINHA NA COZINHA, ONDE NÃO SE VIA, PARA ALI COMER SOZINHO. ASSIM, NÃO FARIA MÁ FIGURA QUANDO OS AMIGOS VIESSEM ALMOÇAR OU JANTAR. POUCOS DIAS DEPOIS, CHEGOU EM CASA E ENCONTROU O SEU FILHO PEQUENO BRINCANDO COM UM PEDAÇO DE MADEIRA, UM MARTELO E ALGUNS PREGOS;- CONSTRUÍA ALGO, E O PAI DISSE-LHE;- MAS O QUE FAZES? FAÇO UMA MESA, PAI.- UMA MESA PORQUE? PARA QUE ESTEJA PRONTA QUANDO TU ENVELHECERES, ASSIM PODERÁS COMER AÍ!!

AS CRIANÇAS TEM MAIS CONSCIÊNCIA QUE NÓS! OS IDOSOS SÃO HOMENS E MULHERES, PAIS E MÃES QUE, ANTES DE NÓS, PERCORRERAM O NOSSO PRÓPRIO CAMINHO, ESTIVERAM, MUITAS VEZES, NA NOSSA MESMA CASA, COMBATERAM A NOSSA BATALHA DIÁRIA, E, POR ASSIM DIZER, NOS GARANTIRAM TAMBÉM O PROJETO DE UMA VIDA DIGNA E MAIS CONFORTÁVEL.

VAMOS RENOVAR A NOSSA DEVOÇÃO AO SAGRADO  CORAÇÃO DE JESUS;- A JESUS HUMANO, MISERICORDIOSO – ROSTO DO PAI. ESTEJAMOS ASSIM ABERTOS AO AMOR QUE VEM DE DEUS E ENSINA SEMPRE A PERDOAR.

 

                        SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU CONFIO EM VÓS.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

 

LIMITES;- NÃO COBRE DOS OUTROS ATITUDES QUE VOCÊ GOSTARIA QUE TIVESSEM. AS PESSOAS SÃO DIFERENTES ENTRE SI;- DAÍ A NECESSIDADE DE ACEITAR OS LIMITES DO PRÓXIMO. AFINAL, VOCÊ TAMBÉM TEM OS SEUS.

                        SEMPRE PODEMOS MELHORAR. MAS DE NADA ADIANTAM PRESSÕES OU COBRANÇAS. O DESPERTAR INTERIOR É UM PROCESSO PESSOAL E TEM O SEU AMADURECIMENTO NO MOMENTO CERTO.

COMPREENDER E ACEITAR SEUS LIMITES, E OS DO PRÓXIMO, É A FÓRMULA MÁGICA PARA VIVER BEM.   AUTOR DESCONHECIDO.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

É PRECISO SER AGRADECIDO A DEUS! SIM! AGRADECER É A MELHOR MANEIRA DE MERECER. LOUVE A DEUS PELA SUA SAÚDE E PELA ALEGRIA DE NÃO SER SÓ. MAS, CONVIDO VOCÊ A PENSAR SEMPRE UM POUCO NOS MILHÕES DE SERES HUMANOS, IRMÃOS SEUS, QUE PASSAM PELO PESO DA DOR E DO SOFRIMENTO. É NOSSA OBRIGAÇÃO LEVAR UMA PALAVRA AMIGA, DE CONFORTO E ESPERANÇA A UM IRMÃO MACHUCADO PELA ENFERMIDADE. QUE TAL DIVIDIR A SUA FELICIDADE E O DOM DA SUA SAÚDE COM AQUELES QUE, EM SEU LEITO DE DOR, EXPERIMENTAM A LIMITAÇÃO E A DOENÇA? SEJA SOLIDÁRIO! PARTILHE COM ALGUÉM, EM FORMA DE PRESENÇA, A GRAÇA DE NÃO SER SÓ E O DOM DE SER SAUDÁVEL E FELIZ.      ROSA GARCIA.

DIA DO PAPA ;- KELLEN C. JACOMASSO.


 
 

HÁ APROXIMADAMENTE MAIS DE 2000 ANOS, A IGREJA CATÓLICA NOMEIA SEU CHEFE, UM REPRESENTANTE DIRETO DE SÃO PEDRO, NOSSO PAPA. FOI O PRÓPRIO CRISTO QUEM ESCOLHEU PEDRO, SEU APÓSTOLO, PARA SER PASTOR E PEDRA FUNDAMENTAL DA SUA IGREJA. ASSIM, A FIGURA DO PAPA SURGIU COMO UM SUCESSOR DE PEDRO E SEMPRE TEVE BASTANTE PARTICIPAÇÃO NA HISTÓRIA DE TODA A HUMANIDADE.

PAPA FRANCISCO É O 266* PAPA DA IGREJA CATÓLICA. PRIMEIRO PAPA JESUÍTA DA HISTÓRIA, JORGE MARIO BERGOGLIO NASCEU EM BUENOS AIRES, CAPITAL ARGENTINA EM 17 DE DEZEMBRO DE 1936. FILHO MAIS VELHO DE 5 IRMÃOS, FAMÍLIA DE ORIGEM ITALIANA, SEU PAI, MARIO GIUSEPPE BERGOGLIO VASALLO ERA TRABALHADOR FERROVIÁRIO E SUA MÃE, REGINA MARIA SIVORI GOGNA, DONA DE CASA. ESTUDOU QUÍMICA NA ADOLESCÊNCIA, MAS SUA VOCAÇÃO RELIGIOSA FALOU MAIS ALTO.

ENTÃO, AOS 19 ANOS ENTROU PARA A COMPANHIA DE JESUS, DIVIDINDO SEU TEMPO ENTRE A VIDA ACADÊMICA E A RELIGIOSA. POR 6 ANOS FOI REITOR DA FACULDADE DE SAN MIGUEL. EM 1992 FOI NOMEADO BISPO. CINCO ANOS MAIS TARDE, TORNOU-SE ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DE BUENOS AIRES, SENDO DESIGNADO CARDEAL POR JOÃO PAULO II EM 2001.

JORGE MARIO BERGOGLIO FOI ELEITO PAPA AOS 76 ANOS, PELO CONCLAVE NO DIA 13 DE MARÇO DE 2013, SENDO SUCESSOR DO PAPA BENTO XVI, QUE RENUNCIOU AO CARGO, NOME ESCOLHIDO POR ELE EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO DE ASSIS, TORNOU-SE O PRIMEIRO PAPA LATINO-AMERICANO DA HISTÓRIA DA IGREJA. DESDE SUA NOMEAÇÃO PROMETEU TRABALHAR EM FAVOR DOS MAIS POBRES E É ISSO QUE TEM FEITO ATÉ HOJE. UMA IGREJA POBRE E PARA OS POBRES... –FRANCISCO É UM HOMEM DA PAZ. E ASSIM SURGIU O NOME NO MEU  CORAÇÃO;- FRANCISCO DE ASSIS, ENFATIZOU O PAPA.

QUANDO LHE PERGUNTADO, NA CAPELA SISTINA, SE ACEITAVA A ESCOLHA, FRANCISCO RESPONDEU;- EU SOU UM GRANDE PESCADOR, CONFIANDO NA MISERICÓRDIA E PACIÊNCIA DE DEUS, NO SOFRIMENTO, ACEITO. E É ESSA HUMILDADE QUE VEMOS EM TODAS AS ATITUDES DO PAPA FRANCISCO. NOSSO PONTÍFICE NOS SURPREENDE A CADA DIA COM SUA SIMPLICIDADE E COMPAIXÃO. NÃO HÁ QUEM NÃO O ADMIRE!

MESMO AQUELES QUE NÃO FAZEM PARTE DA NOSSA IGREJA, CURVAM-SE A FRANCISCO. ELE ASSUMIU A IGREJA CATÓLICA EM MEIO A MUITAS DIFICULDADES E HOJE ASSISTIMOS A MUITOS FILHOS VOLTANDO PARA CASA, MUITOS FIÉIS AMANDO SUA IGREJA E COLOCANDO EM FRANCISCO SUA ESPERANÇA DE UM MODO MAIS PACÍFICO. ACEITANDO SEU CONVITE DE SERMOS CRISTÃOS CHEIOS DE ALEGRIA, REZEMOS POR NOSSO QUERIDO PAPA;-

           

                        ORAÇÃO PELO PAPA FRANCISCO

 

Ó, JESUS, MESTRE E PASTOR, OLHA COM CARINHO PELO PAPA FRANCISCO.

DÁ-LHE SABEDORIA PARA CONDUZIR A IGREJA SEGUNDO O EVANGELHO,

            E CORAGEM PARA LIDAR COM OS DESAFIOS DO MUNDO ATUAL,

QUE ESTE TEU SERVO SEJA PARA TODOS NÓS

            UM PAI AMIGO, ABERTO E GENEROSO PARA ACOLHER

AS ANGÚSTIAS E AS TRISTEZAS DO POVO,

            MAS TAMBÉM SUAS ESPERANÇAS

DE TEMPOS MELHORES E DE VIDA MAIS DIGNA.

 

            CONCEDE SEMPRE AO NOSSO PAPA;

FORTALEZA NAS DIFICULDADES,

            SUFICIENTE LUZ NAS INCERTEZAS,

CONFORTO NAS HORAS DE SOLIDÃO,

            E OTIMISMO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.

ABENÇOA, SENHOR, O PAPA FRANCISCO .

 

            QUE A SUA SIMPLICIDADE E TESTEMUNHO DE VIDA, DESPERTEM,

EM CADA PESSOA, SINCERO DESEJO DE MAIOR COMUNHÃO COM DEUS

                        E COM OS IRMÃOS E IRMÃS.

NUNCA O DEIXES NUNCA SOZINHO, SENHOR,

            E QUE NÓS, SENSÍVEIS ÁS SUAS NECESSIDADES

ESPIRITUAIS E MATERIAIS, ACOMPANHEMOS SEMPRE COM NOSSA

            ORAÇÃO SOLIDÁRIA E NOSSO AMOR FILIAL.    AMÉM.

                       

                                   PADRE LUIZ MIGUEL DUARTE

 

SENTIDO DA CRUZ DE JESUS;- MAC DOWELL


 
 

VAMOS TIRAR AS NOSSAS DÚVIDAS?

1-SEGUNDO O BISPO EDIR MACEDO, A IGREJA, FALANDO TANTO DA CRUZ DE JESUS, SOBRETUDO NA SEMANA SANTA, ACABA LEVANDO AS PESSOAS A ACEITAR A DERROTA COMO COISA NATURAL, SEM REAGIR. É VERDADE QUE A IGREJA RECOMENDA ESSA ATITUDE DE RESIGNAÇÃO?

A CRUZ DE JESUS NÃO É SINAL DE DERROTA, MAS DE VITÓRIA. NELA JESUS VENCEU O PECADO E A MORTE POR SUA OBEDIÊNCIA AO PAI E POR AMOR A NÓS. TAMBÉM OS CRISTÃOS PROMETEM NO BATISMO SEGUIR O PLANO DE DEUS, EXPRESSO NOS SEUS MANDAMENTOS, LUTANDO CONTRA TUDO O QUE IMPEDE A HUMANIDADE DE SER FELIZ. É EM PRIMEIRO LUGAR UMA LUTA CONTRA AS MÁS INCLINAÇÕES DENTRO DE CADA UM;-PREGUIÇA, INVEJA, GULA, IMPUREZA, ORGULHO, AMBIÇÃO, VIOLÊNCIA. QUEM CEDE A ESSAS TENTAÇÕES PROVOCA MUITO SOFRIMENTO EM SI MESMO E NOS OUTROS. MAS COMBAT Ê-LAS E VENCÊ-LAS COM A GRAÇA  DE DEUS, NEM SEMPRE É FÁCIL.

VOCÊ CERTAMENTE JÁ EXPERIMENTOU QUANTO CUSTA SER SEMPRE HONESTO, NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE, PRATICAR A JUSTIÇA E A SOLIDARIEDADE, PERDOAR. PARA SER FIÉL A DEUS E Á SUA CONSCIÊNCIA, A PESSOA PRECISA ESTAR DISPOSTA A RENUNCIAR A SEU CONFORTO, A SEUS GOSTOS, A SEUS BENS E ATÉ Á PRÓPRIA VIDA. AS RENÚNCIAS QUE PRECISAMOS FAZER PARA EVITAR O PECADO SÃO COMO UMA MORTE ANTECIPADA. COMO BATIZADO, CADA UM DE NÓS É CHAMADO A MORRER COM CRISTO NA CRUZ PARA RENASCER COM ELE PARA A VIDA NOVA DE SEU FILHO OU FILHA DE DEUS. É ASSIM QUE PARTICIPAMOS DO MISTÉRIO DA PÁSCOA E RECEBEMOS A SALVAÇÃO QUE JESUS TROUXE AO MUNDO POR SUA MORTE E RESSURREIÇÃO.

NÃO HÁ VIDA VERDADEIRA QUE NÃO PASSE PELA MORTE AO NOSSO EGOÍSMO, NÃO HÁ PAZ E ALEGRIA SEM A DUREZA DO COMBATE, NINGUÉM PODE SER BOM SEM VENCER SUAS MÁS INCLINAÇÕES. A CRUZ DE CRISTO NÃO É, PORTANTO, COMO DIZ EDIR MACEDO,RESIGNAÇÃO PASSIVA COM O SOFRIMENTO NOSSO E ALHEIO, MAS LUTA CORAJOSA CONTRA O MAL E SUA CONSEQÜÊNCIAS. ASSUMIR A PRÓPRIA CRUZ É UM GESTO DE AMOR POR JESUS E POR AQUELES QUE ELE AMA;- É A DECISÃO DE DEDICAR A PRÓPRIA VIDA COMO ELE PARA O BEM DE TODOS E DE CADA UM. MAS A CRÍTICA DO FUNDADOR DA IGREJA UNIVERSAL TEM UM CERTO FUNDAMENTO. HÁ CATÓLICOS QUE NÃO COMPREENDEM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA CRUZ. VENDO COMO O FILHO DE DEUS SOFREU E MORREU NA CRUZ, PENSAM QUE NÃO HÁ MAL ALGUM EM SOFRER TAMBÉM A VIDA TODA. NÃO SE ANIMAM A LUTAR CONTRA AS CAUSAS DA POBREZA. ACEITAM A SUA DESGRAÇA COMO UMA CRUZ INEVITÁVEL. NÃO PERCEBEM QUE O SOFRIMENTO MESMO NÃO TEM VALOR. O VALOR DA CRUZ DE JESUS ESTÁ NA FÉ QUE CRÊ EM DEUS MESMO NO MEIO DO SOFRIMENTO, ESTÁ NA ESPERANÇA DA LIBERTAÇÃO, ESTÁ NO AMOR QUE SE SACRIFICA PARA SUPERAR O MAL E ACABAR COM O SOFRIMENTO DO MUNDO.

2- O BISPO EDIR MACEDO ACHA DEPRIMENTE A IMAGEM DE JESUS PREGADO NA CRUZ. DIZ QUE O VISUAL DE JESUS NÃO TEM NADA A VER COM ESSA IMAGEM. SEMPRE RESPEITEI A CRUZ, MAS AGORA FICO EM DÚVIDA. QUE DIZER SOBRE ISSO?

            NÃO FOI A IGREJA QUE INVENTOU A CRUZ. ELA ESTÁ NO CENTRO DO EVANGELHO E DE TODO O NOVO TESTAMENTO. SÃO PAULO ESCREVE AOS GÁLATAS;- QUANTO A MIM, NÃO TENHO OUTRO MOTIVODE GLÓRIA A NÃO SER A CRUZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO;- POR ELA O MUNDO ESTÁ CRUCIFICADO PARA MIM E EU PARA O MUNDO. VENERAMOS A CRUZ DE JESUS PORQUE É O CAMINHO DA SALVAÇÃO;- QUEM NÃO TOMA SUA CRUZ E NÃO ME SEGUE, NÃO É DIGNO DE MIM, DIZ O PRÓPRIO JESUS. MAS A MORTE NA CRUZ NÃO É A ÚLTIMA PALAVRA DO EVANGELHO. A COROAÇÃO DE TUDO É A RESSURREIÇÃO DE JESUS, PROMESSA TAMBÉM PARA NÓS DE VIDA ETERNA. VOCÊ NÃO PODE ENTENDER A CRUZ ISOLADAMENTE, SEM A VITÓRIA DE JESUS SOBRE O SOFRIMENTO E A MORTE NA SUA RESSURREIÇÃO.

            NÃO É O SOFRIMENTO QUE SALVA. O QUE SALVA É O AMOR. MAS QUEM AMA DE VERDADE ESTÁ PRONTO A SACRIFICAR-SE, A DAR A VIDA PELOS SEUS AMIGOS. O CRUCIFIXO É A IMAGEM DO BOM JESUS, COMO RECONHECE MUITO BEM O NOSSO POVO. QUANDO OLHAMOS PARA JESUS PREGADO NA CRUZ, RECORDAMOS COM GRATIDÃO O SEU AMOR POR NÓS. CONFIAMOS TAMBÉM NA FORÇA DESSE AMOR QUE NOS LIBERTA DO PECADO OS MALES DA VIDA. NA CRUZ DE JESUS VEMOS AINDA TODOS OS SOFREDORES DESTE MUNDO, IRMÃOS E IRMÃS DELE E NOSSOS. A CRUZ CONVIDA-NOS A SOCORRÊ-LOS COM A NOSSA AJUDA E SERVIÇO SOLIDÁRIO.

            SÓ QUEM CRÊ PODE COMPREENDER ESSAS COISAS. PARA QUEM NÃO TEM FÉ A CRUZ É  ESCÂNDALO LOUCURA, COMO DIZ TAMBÉM O APÓSTOLO PAULO. HOJE EM DIA MUITA GENTE ESTÁ SENDO CRIADA FORA DE UM AMBIENTE CRISTÃO. ATÉ ENTENDO QUE PARA ESSAS PESSOAS A IMAGEM DE JESUS NA CRUZ NÃO DIGA NADA OU MESMO PAREÇA REPUGNANTE.É COMO COLOCAR NO LUGAR DE HONRA A FOTOGRAFIA DE UM HOMEM TODO ESSANGÜENTADO, MORRENDO NO MEIO DA TORTURA. MAS SE É AMIGO QUE SOFREU TUDO ISSO POR CAUSA DE MIM, PARA ME SALVAR, VOU QUERER GUARDAR A LEMBRANÇA DE SEU GESTO DE AMOR. POR ISSO É ESTRANHO QUE O FUNDADOR DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS DIGA NUMA ENTREVISTA;- PARA MIM A IMAGEM DE BUDA É MELHOR DO QUE A DE JESUS NA CRUZ, PORQUE PELO MENOS O BUDA É GORDO E SAUDÁVEL. DELE, AO MENOS, NÃO PRECISO TER PENA. O JESUS DO EVANGELHO É AQUELE QUE TEM PENA DE NÓS E NOS ENSINA QUE A VERDADEIRA FELICIDADE NÃO CONSISTE EM PROCURAR O PRÓPRIO INTERESSE E BEM-ESTAR, MAS EM VIVER PARA FAZER OS OUTROS FELIZES.

3- DURANTE A PROCISSÃO DO SENHOR MORTO, UNS CRENTES ZOMBAVAM DA IGNORÂNCIA DOS CATÓLICOS QUE CARREGAM A IMAGEM DE UM CADÁVER PELAS RUAS, COMO SE JESUS NÃO TIVESSE RESSUSCITADO. PORQUE A IGREJA MANTÉM ESSA PROCISSÃO?

            ESSA ACUSAÇÃO É RIDÍCULA. QUEM DIZ ISSO MOSTRA QUE NÃO ENTENDE NADA DA BÍBLIA. É CLARO QUE SABEMOS QUE JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS E HOJE ESTÁ VIVO E GLORIOSO JUNTO DE SEU PAI INTERCEDENDO POR NÓS. ENTÃO PORQUE VENERAMOS A IMAGEM DO SENHOR MORTO? PARA RECORDAR A PAIXÃO DE JESUS. É O PRÓPRIO NOVO TESTAMENTO QUE NOS MANDA NÃO ESQUECER TUDO O QUE ELE SOFREU POR NÓS. NA CARTA AOS HEBREUS LÊ-SE;- TENHAMOS BEM DIANTE DOS OLHOS JESUS. EM VEZ DA ALEGRIA QUE LHE FORA PROMETIDA, SUPORTOU A CRUZ, SEM FAZER CASO DA VERGONHA DESTE CASTIGO; E ESTA SENTADO Á DIREITA DO TRONO DE DEUS. E O APÓSTOLO PEDRO INSISTE;- TAMBÉM CRISTO PADECEU POR NÓS. E DEIXOU-VOS O EXEMPLO PARA QUE SIGAIS AS SUAS PEGADAS. ELE QUE NÃO COMETEU PECADO E EM CUJOS LÁBIOS NÃO SE ENCONTROU FRAUDE, SENDO ULTRAJADO NÃO RESPONDIA COM ULTRAJES;- SENDO ATORMENTADO, EM LUGAR DE AMEAÇAS, CONFIAVA SUA CAUSA ÁQUELE QUE JULGA COM JUSTIÇA.  ( É POR SUAS CHAGAS QUE FOSTES CURADO).

            É POR ISSO QUE A IGREJA DEDICA ESPECIALMENTE A SEXTA-FEIRA SANTA Á CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS. SE VOCÊ  GOSTA DE JESUS, MESMO SABENDO QUE ELE AGORA ESTÁ PASSANDO BEM, NÃO PODE DEIXAR DE COMOVER-SE COM OS SOFRIMENTOS QUE SUPORTOU PARA NOS SALVAR. ESTA RECORDAÇÃO ALIMENTA A GRATIDÃO E O AMOR POR ELE. ARREPENDEMO-NOS DOS NOSSOS PECADOS, SABENDO QUE, POR CAUSA DELES, ELE MORREU NA CRUZ. MAS TAMBÉM, NO MEIO DE NOSSOS PROBLEMAS E DORES, OLHAMOS COM ESPERANÇA PARA O CRUCIFICADO, RECONHECENDO QUE É PELA CRUZ DE JESUS, CARREGADA COM FÉ E AMOR, QUE SE CHEGA Á LUZ. O SENHOR MORTO REPRESENTA AINDA TODOS OS INFELIZES DO MUNDO QUE, COMO MEMBROS DE SEU CORPO E DE SUA FAMÍLIA, MERECEM NOSSA AJUDA EFICAZ. ASSIM COMO O FILHO DE DEUS SE COMPADECEU DE NÓS E ENTREGOU A SUA VIDA PARA NOS LIVRAR DA MORTE ETERNA, ASSIM TAMBÉM NÓS, RECORDANDO O SEU EXEMPLO, SOMOS CHAMADOS A SOCORRER TODOS OS QUE SOFREM E A ALIVIAR OS SEUS PADECIMENTOS.

            É PARA QUE TENHAMOS BEM DIANTE DOS OLHOS O QUE FEZ JESUS POR NOSSO AMOR, COMO RECOMENDA A CARTA AOS HEBREUS, QUE A IGREJA ORGANIZA A PROCISSÃO DO SENHOR MORTO E TODAS AS CERIMÔNIAS DA SEMANA SANTA. MAS A HISTÓRIA DE JESUS NÃO TERMINA NA CRUZ. NOSSA TRISTEZA DIANTE DA MORTE E DE TODO O SOFRIMENTO DA HUMANIDADE NÃO É IRREMEDIÁVEL. É TEMPERADA PELA FÉ NA RESSURREIÇÃO DE JESUS, FUNDAMENTO DE NOSSA ESPERANÇA E DE NOSSA ALEGRIA.

4- É VERDADE QUE DEUS QUIS QUE JESUS MORRESSE NA CRUZ PARA PAGAR OS NOSSOS PECADOS? COMO DEUS PODE SER TÃO CRUEL E DESUMANO, EXIGINDO ESSE SOFRIMENTO DE SEU FILHO?

            É VERDADE QUE O PECADO É UMA OFENSA A DEUS E EXIGE UMA REPARAÇÃO. É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA. MAS EM DEUS A JUSTIÇA É SUPERADA PELO AMOR E PELA MISERICÓRDIA. O PECADO NÃO PODE LESAR O PRÓPRIO DEUS, MAS PREJUDICA SUAS CRIATURAS QUE AMA TANTO;- FAZ MAL A QUEM O COMETE E A QUEM SOFRE AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS. POR ISSO DEUS ODEIA O PECADO, MAS AMA O PECADOR. FOI ELE QUEM TOMOU A INICIATIVA DE PERDOAR E SALVAR A HUMANIDADE PERDIDA POR CAUSA DO PECADO. É ELE QUEM NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS PELO PECADO, ACEITANDO A OFERTA DE SEU AMOR. COMO DIZ O APÓSTOLO PAULO;- DEUS MOSTRA O SEU AMOR PARA CONOSCO PELO FATO DE CRISTO TER MORRIDO POR NÓS QUANDO AINDA ÉRAMOS PECADORES. É VERDADE TAMBÉM, COMO DIZ AINDA SÃO PAULO, QUE CRISTO FOI OBEDIENTE ATÉ A MORTE, A MORTE NA CRUZ. MAS NÃO FOI DEUS QUE CONDENOU JESUS Á MORTE. DEUS ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO NÃO PARA MORRER MAS PARA COMUNICAR A VIDA NOVA A TODOS OS HOMENS. FOI CRUCIFICADO POR CAUSA DA MALDADE DOS SEUS INIMIGOS, DA NOSSA MALDADE. JESUS FOI FIEL ATÉ O FIM Á MISSÃO QUE RECEBEU DE SEU PAI;- A MISSÃO DE ANUNCIAR O REINO DE DEUS, OFERECENDO A SALVAÇÃO DE GRAÇA A TODOS OS HOMENS. SUA MORTE FOI A CONSEQÜÊNCIA DA FIDELIDADE Á SUA MISSÃO. MORREU NAS MÃOS DAQUELES QUE REJEITARAM A SUA MENSAGEM DE AMOR.

            MAS ACREDITANDO NO AMOR DE DEUS, ENTREGOU SUA VIDA NAS MÃOS DO PAI. JESUS NÃO FOI FORÇADO A MORRER NA CRUZ. ACEITOU LIVREMENTE SUA MORTE POR NOSSO AMOR;- NÃO HÁ MAIOR PROVA DE AMOR DO QUE DAR A VIDA POR SEUS AMIGOS, DISSE O PRÓPRIO JESUS. ERA PRECISO QUE MORRESSE PARA REVELAR TODA A GRANDEZA DO AMOR DE DEUS POR NÓS. COM SUA VIDA E COM SUA MORTE, JESUS MORTROU QUE O AMOR DE DEUS NÃO TEM LIMITES. PODEMOS CONFIAR SEMPRE NO SEU PERDÃO QUE NOS LIVRA DO PECADO. PODEMOS ESPERAR A VIDA ETERNA, PORQUE O AMOR É MAIS FORTE DO QUE A MORTE. É POR ISSO QUE O SACRIFÍCIO DE JESUS NA CRUZ É A CAUSA DE NOSSA SALVAÇÃO.

            É POR CAUSA DE SEU AMOR POR NÓS QUE O PAI ACEITA EM QUE SEU FILHO QUERIDO SEJA MALTRATADO PELOS PECADORES. MAS A PAIXÃO DE JESUS NÃO LHE CAUSA NENHUMA SATISFAÇÃO. AO CONTRÁRIO, O PAI SOFRE COM A MORTE DO FILHO. ELE ASSUME ASSIM A DOR DE TODOS OS QUE SE ENCONTRAM DESAMPARADOS DIANTE DO SOFRIMENTO. ESSA COMPAIXÃO DE DEUS NÃO É MERAMENTE PASSIVA. INTERVÉM, COMO PAI, VENCENDO O SOFRIMENTO E A MORTE COM A RESSURREIÇÃO DAQUELE QUE CONFIOU NO SEU AMOR.

5- COMO SE PODE DIZER QUE JESUS MORREU POR CAUSA DOS NOSSOS PECADOS? COMO POSSO SER CULPADO DUMA COISA QUE ACONTECEU HÁ MAIS DE 2000 ANOS?

            OS RESPONSÁVEIS IMEDIATOS DA MORTE DE JESUS FORAM OS SEUS CONTEMPORÂNEOS, QUE REJEITARAM SUA MENSAGEM E TRAMARAM A SUA ELIMINAÇÃO. LENDO OS EVANGELHOS COMO UM DOCUMENTO HISTÓRICO, QUALQUER UM PODE IDENTIFICAR AS PESSOAS QUE SE ENVOLVERAM DE DIVERSAS MANEIRAS NO PROCESSO DE JESUS;- OS CHEFES DOS SACERDOTES QUE O ACUSARAM, JUDAS QUE O TRAIU, OS SOLDADOS QUE O PRENDERAM E TORTURARAM, PILATOS QUE O CONDENOU, O POVO, ENFIM, QUE APROVOU A SUA CRUCIFICAÇÃO.

            MAS COM OS OLHOS DA FÉ PODEMOS VER AS COISAS COM MAIOR PROFUNDIDADE. DE FATO, NO PLANO DE DEUS, O DRAMA QUE ACONTECEU NAQUELE TEMPO TEM UM SIGNIFICADO UNIVERSAL. JESUS FOI VÍTIMA DOS PECADOS DE TODA A HUMANIDADE. MESMO QUEM NÃO ESTAVA EM JERUSALÉM, OU NEM SEQUER OUVIU FALAR NELE, É RESPONSÁVEL POR SUA MORTE. QUALQUER PECADO GRAVE SIGNIFICA UMA REJEIÇÃO DE JESUS E DE SUA MENSAGEM DE AMOR. VOCÊ PODE DIZER QUE ADMIRA IMENSAMENTE JESUS E NÃO GOSTARIA DE MAGOÁ-LO NEM FAZER NADA CONTRA UMA PESSOA TÃO BOA E SANTA. EU DIRIA O MESMO. MAS TODAS AS VEZES QUE, DE PROPÓSITO, TRATAMOS MAL OS OUTROS, NEGANDO AJUDA, DESPREZANDO, PREJUDICANDO, OFENDENDO E FERINDO, ESTAMOS MALTRATANDO O PRÓPRIO JESUS. FOI ELE MESMO QUEM DISSE;- O QUE FIZESTES A QUALQUER UM DESTES MEUS IRMÃOS PEQUENINOS, A MIM O FIZESTES. PORTANTO COM NOSSOS PECADOS NOS TORNAMOS CULPADOS DA MORTE DE JESUS, PORQUE ELE SE IDENTIFICA COM TODOS OS QUE SOFREM AS CONSEQÜÊNCIAS DE NOSSA MALDADE E DESAMOR. QUEM PECA ESTÁ CRUCIFICANDO DE NOVO O FILHO DE DEUS.

            MAS PORQUE O FILHO DE DEUS TORNOU-SE NOSSO IRMÃO E QUIS SER SEMELHANTE A NÓS EM TUDO, EXCETO NO PECADO? JUSTAMENTE PARA NOS LIBERTAR DO PECADO E DA MORTE. NO SEU AMOR SEM LIMITES, NÃO PODIA FICAR INDIFERENTE DIANTE DE NOSSO SOFRIMENTO E PERDIÇÃO. POR ISSO ASSUMIU A CONDIÇÃO HUMANA, PARA COM SUA OBEDIÊNCIA ATÉ A MORTE, RECONCILIAR-NOS COM DEUS. SE NINGUÉM TIVESSE PECADO, JESUS NÃO PRECISARIA MORRER NA CRUZ. DE FATO, TODA A HUMANIDADE É PECADORA E PRECISA DA MISERICÓRDIA DE DEUS. MAS BASTARIA UM SÓ PECADO PARA DESPERTAR A COMPAIXÃO DO FILHO DE DEUS. ELE ESTARIA DISPOSTO A MORRER EXCLUSIVAMENTE PELA MINHA SALVAÇÃO, COMO O BOM PASTOR, QUE DEIXA AS OUTRAS 99 OVELHAS PARA BUSCAR A QUE SE TINHA PERDIDO ATÉ ACHÁ-LA. POR ISSO SÃO PAULO PODIA DIZER;- AMOU-ME E SE ENTREGOU POR MIM. E CADA UM DE NÓS TAMBÉM DEVE REPETIR COM ARREPENDIMENTO E GRATIDÃO;- JESUS MORREU POR CAUSA DOS MEUS PECADOS, PARA ME SALVAR.

6-TENHO MUITA ADMIRAÇÃO POR JESUS, SUA VIDA E MENSAGEM. MAS NÃO VEJO NENHUM SENTIDO NA SUA MORTE;- FOI UM CRIME, UMA TRAGÉDIA. ENTÃO COMO A IGREJA ENSINA QUE SUA MORTE SALVOU A HUMANIDADE?

            NÃO É SÓ A IGREJA QUE ENSINA ISSO. É A PRÓPRIA BÍBLIA;- POR SEU SANGUE, TEMOS A REDENÇÃO E A REMISSÃO DOS PECADOS. MAS A MORTE DE JESUS NÃO PODE SER SEPARADA DA SUA VIDA. É A CONSEQÜÊNCIA DE TUDO QUE ELE FEZ. FOI PROVOCADA PELAS RESISTÊNCIAS Á SUA MENSAGEM DE AMOR E PERDÃO. VISTA DO LADO DOS QUE O MATARAM FOI UMA INJUSTIÇA CLAMOROSA, UM ABSURDO. MAS DO LADO DE JESUS É DIFERENTE. ELE ASSUMIU LIVREMENTE O SEU DESTINO;- NINGUÉM TIRA A VIDA DE MIM, MAS EU A DOU POR MINHA PRÓPRIA VONTADE. SUA MORTE FOI UM GESTO SUPREMO DE OBEDIÊNCIA AO PAI E DE AMOR A NÓS, SEUS IRMÃOS E IRMÃS. ELE FOI FIEL Á SUA MISSÃO ATÉ O FIM. OFERECEU SUA VIDA PARA DAR TESTEMUNHO DA VERDADE, COMO ALGUÉM QUE SE SACRIFICA VOLUNTARIAMENTE PELO BEM DAQUELES QUE AMA.

            JUSTAMENTE POR ISSO A MORTE DE JESUS TEM UM VALOR INSUPERÁVEL. SUA CRUZ É FONTE DE LUZ E SALVAÇÃO. É VERDADE QUE SOFRER E MORRER NÃO É UMA COISA BOA. NEM PRODUZ FRUTO. O QUE DÁ SENTIDO Á MORTE DE JESUS É O AMOR QUE O ANIMA. A SEMENTE QUE CAI NA TERRA TEM DE MORRER PARA GERMINAR E PRODUZIR MUITOS FRUTOS. MAS SE FOR ESTÉRIL, AO MORRER DESAPARECERÁ. A CAUSA DA NOVA VIDA QUE BROTA NÃO É A MORTE DA SEMENTE, MAS A FORÇA VITAL QUE ENCERRA. ASSIM TAMBÉM A MORTE DE JESUS É GLORIOSA E FECUNDA PORQUE É A PROVA DUM AMOR SEM LIMITE.

            FOI AMANDO ATÉ O FIM QUE JESUS NOS AMOU. SÓ O AMOR É CAPAZ DE TRANSFORMAR ESTE MUNDO DE ÓDIO, OPRESSÃO E VIOLÊNCIA NO REINO DA JUSTIÇA E DA PAZ. SÓ O AMOR PREENCHE O NOSSO DESEJO PROFUNDO DE COMUNHÃO E FELICIDADE. A MORTE DE JESUS SALVA O MUNDO, POIS POR CAUSA DELA PODEMOS ACREDITAR NO AMOR. VALE A PENA AMAR, COMO ELE, ATÉ O PONTO DE SACRIFICAR-SE PELOS OUTROS. É PROCURANDO AJUDÁ-LOS A SER FELIZES QUE NÓS MESMOS ENCONTRAREMOS A NOSSA REALIZAÇÃO.

            MAS A MORTE DE JESUS REVELA TAMBÉM A GRANDEZA DO AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS. COMO DIZ SÃO PAULO;- ELE QUE NÃO POUPOU SEU RÓPRIO FILHO, MAS O OFERECEU POR TODOS NÓS, COMO NÃO NOS DARÁ TUDO JUNTAMENTE COM ELE? DEUS COMPROMETEU-SE DEFINITIVAMENTE CONOSCO;- MOSTROU QUE SE INTERESSA POR NÓS E OFERECE SEU PERDÃO E SUA AMIZADE, APESAR DE TODAS AS NOSSAS RESISTÊNCIAS.

            É ESSA FÉ NO AMOR DE DEUS QUE NOS LIBERTA DO MEDO E DA TRISTEZA, PARA VIVER A VIDA NOVA DE FILHOS DE DEUS. SABENDO QUE DEUS CUIDA DE NÓS, PODEMOS CONFIAR A ELE A NOSSA VIDA E COMEÇAR A VIVER PARA OS OUTROS NO AMOR E NO SERVIÇO.

            O NOSSO CORAÇÃO NÃO ESTÁ IRREMEDIAVELMENTE PRISIONEIRO DO EGOÍSMO. É POSSÍVEL AMAR GRATUITAMENTE, COMO JESUS NOS AMOU. E É ESSE AMOR, QUE JESUS NOS OFERECE COM SUA MORTE, QUE SALVA O MUNDO.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

              OREMOS;- CORAÇÃO SAGRADO DE JESUS, ESTAMOS NA ERA DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA. A MEDICINA FAZ (MILAGRES). EMBORA, SENHOR, TRAGA SOLUÇÃO PARA CERTOS MALES, JAMAIS TERÁ SOLUÇÃO PARA OS DA VIDA INTERIOR.

            MÊS DE TEU CORAÇÃO, LEMBRAMOS QUE ÉS O ÚNICO MÉDICO CAPAZ DE CURAR NOSSOS CORAÇÕES!

            A CIÊNCIA NUNCA PODERÁ CURAR ESTAS DOENÇAS;- ÓDIO, INVEJA, VAIDADE, INJUSTIÇA, E TANTAS OUTRAS DO ESPÍRITO HUMANO.

            PURIFICA-NOS, SENHOR, SAGRA-NOS NO TEU FOGO DE AMOR, MANSIDÃO, HUMILDADE DO TEU CORAÇÃO, NA OBEDIÊNCIA DO TEU VIVER NA VONTADE DO PAI.

            MORADA DA PAZ, ABRIGA EM TI TODOS OS ENFERMOS!

            ACALMA-NOS NAS TEMPESTADES!

ACENDE EM NÓS O DESEJO DO CÉU, NA CONSTRUÇÃO DO CAMINHO DA SANTIDADE. AMÉM.

                                   FREI HUGO DE ALMEIDA.

 

 

DEVEMOS REZAR COM INTENSIDADE POR TODOS OS PADRES QUE DEIXARAM DE EXERCER O SEU MINISTÉRIO;- E PRINCIPALMENTE PELOS QUE ESTÃO EM NOSSAS PARÓQUIAS EM SUAS ATIVIDADES ESPIRITUAIS;- EDNA BERARDILLI.