JESUS
SUBIU A MONTANHA SANTA E CHAMOU OS QUE ELE QUIS;- E FORAM A ELE. ELE CONSTITUIU
ENTÃO DOZE, PARA QUE FICASSEM COM ELE E PARA QUE OS ENVIASSE A ANUNCIAR A
BOA-NOVA. NUM CONTEXTO SOLENE, QUE SUBLINHA A INICIATIVA DO ALTO, JESUS ESCOLHE
AS CABEÇAS DO NOVO POVO DE DEUS – DOZE COMO OS PATRIARCAS E AS TRIBOS DO ANTIGO
ISRAEL. A ELES CONFIA O MEMORIAL DA SUA PÁSCOA
DURANTE A ÚLTIMA CEIA, NA QUAL INSTITUI A EUCARISTIA E DÁ AOS HOMENS A
IGREJA, QUE DELA NASCE E NELA SE EXPRESSA;- FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. HÁ
CERTAMENTE UM ASPECTO DA CONDIÇÃO DO APÓSTOLO QUE É E PERMANECERÁ IRREPETÍVEL;-
O SEU CONTATO DIRETO COM JESUS, O CRISTO. A SUA FUNÇÃO DE GUIA E O SEU
MINISTÉRIO DE UNIDADE NÃO CESSARÃO, NO ENTANTO, NA IGREJA QUERIDA PELO SENHOR,
QUE SEMPRE PRECISARÁ DE UM MINISTÉRIO DE UNIDADE, ANÁLOGO AO EXERCIDO NAS
ORIGENS PELOS APÓSTOLOS, EM CONTINUIDADE HISTÓRICA E ESPIRITUAL COM ELE. ESSE
MINISTÉRIO APOSTÓLICO SERÁ CHAMADO ORDEM, TALVEZ EM REFERÊNCIA Á EXPRESSÃO
SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEC, USADA PELO SALMO E PELOS HEBREUS EM RELAÇÃO AO
SACERDÓCIO DE CRISTO. SOBRE O MODELO DAQUILO QUE FAZ A CARTA AOS HEBREUS
FALANDO DE JESUS, O MINISTRO DE UNIDADE SERÁ LOGO CHAMADO TAMBÉM SACERDOTE.
DESDE AS ORIGENS, O SACERDOTE
É VISTO NA SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE;- ESCOLHIDO POR ELA, É CONSTITUÍDO PARA
ELA. TODO SUMO SACERDOTE É TOMADO DO
MEIO DO POVO E REPRESENTA O POVO NAS SUAS RELAÇÕES COM DEUS, PARA OFERECER DONS
E SACRIFÍCIOS PELOS PECADOS. ELE SABE TER COMPAIXÃO DOS QUE ESTÃO NA IGNORÂNCIA
E NO ERRO, PORQUE ELE MESMO ESTÁ CERCADO DE FRAQUEZA. POR ISSO, DEVE OFERECER,
TANTO EM FAVOR DE SI MESMO COMO DO POVO, SACRIFÍCIOS PELO PECADO.
NINGUÉM DEVE ATRIBUIR-SE ESTA HONRA,
SENÃO AQUELE QUE FOI CHAMADO POR DEUS. AO SACERDOTE É PEDIDO QUE SEJA
ESPECIALISTA EM HUMANIDADE , SOLIDÁRIO COM AS ALEGRIAS E COM OS SOFRIMENTOS DE
TODOS, ATENTO E RESPEITOSO COM A VOCAÇÃO DE CADA UM, E, AO MESMO TEMPO,
TESTEMUNHA DO DOM RECEBIDO DO ALTO, SINAL VIVO DO CRISTO PASTOR QUE OFERECE A
VIDA PELOS SEUS E OS RECONCILIA COM DEUS.
HOMEM DE FRONTEIRA, EMPENHADO NA
CONTÍNUA INTERCESSÃO QUE EM NOME DE CRISTO CABEÇA ELE DESENVOLVE ENTRE OS
HOMENS E DEUS, O MINISTRO ORDENADO É CHAMADO A VIVER A PRÓPRIA EXISTÊNCIA PARA
OS OUTROS, NÃO CERTAMENTE COMO SEGURANÇA FÁCIL, MAS COMO RISCO, AUDÁCIA,
DESCOBERTA, QUE REVOLUCIONEM A LÓGICA MUNDANA DO GANHO E LHE ANTEPONHAM A
BELEZA – ATÉ PERDEDORA – DO DOM.
A FORÇA DO PADRE
ESTÁ JUSTAMENTE NA SUA FRAQUEZA;- É O SEU SERVIÇO PARA A UNIDADE, O SEU EXISTIR
PARA OS OUTROS, SEM DEVER CONTENTAR OS GOSTOS DE NINGUÉM, QUE O TORNA DIGNO DE
FÉ. UM PADRE DEVE SER CONTEMPORANEAMENTE PEQUENO E GRANDE, NOBRE DE ESPÍRITO,
COMO DE SANGUE REAL, SIMPLES E NATURAL, COMO DE ORIGEM CAMPONESA, UM HERÓI NA
CONQUISTA DE SI, UM HOMEM QUE COMBATEU COM DEUS, UMA FONTE DE SANTIFICAÇÃO, UM
PECADOR QUE DEUS PERDOOU, O SOBERANO DOS SEUS DESEJOS,UM SERVIDOR PARA OS
TÍMIDOS E PARA OS FRACOS, QUE NÃO SE ABAIXA DIANTE DOS PODEROSOS, MAS SE CURVA
DIANTE DOS POBRES, DISCÍPULO DO SEU SENHOR, CHEFE DO SEU REBANHO, UM MENDICANTE
COM AS MÃOS LARGAMENTE ABERTAS, UM PORTADOR DE INUMERÁVEIS DONS, UM HOMEM NO
CAMPO DE BATALHA, UMA MÃE PARA CONFORTAR OS DOENTES, COM A SABEDORIA DA IDADE E
A CONFIANÇA DE UMA CRIANÇA, VOLTADO PARA O ALTO, OS PÉS SOBRE A TERRA, FEITO
PARA A ALEGRIA, PERITO DO SOFRER, ALHEIO A TODA INVEJA, QUE OLHA DE LONGE, QUE
FALA COM FRANQUEZA, UM AMIGO DA PAZ, UM INIMIGO DA INÉRCIA, FIEL PARA SEMPRE.
TÃO DIFERENTE DE MIM (DE UM MANUSCRITO MEDIEVAL ENCONTRADO EM SALISBURGO).
NUMA SOCIEDADE, QUE É FREQUENTEMENTE UMA MULTIDÃO DE
SOLIDÕES, DOMINADA PELA INCOMUNICABILIDADE E PELO MEDO DOS OUTROS, O SACERDOTE
TEM UMA EXISTÊNCIA DEDICADA A UNIDADE , VOLTADA SOMENTE PARA A
RECONCILIAÇÃO, NUM EMPENHO DE AMOR EXIGENTE E TOTAL, UMA POSSIBILIDADE DE RENASCIMENTO,
UM SINAL DE CONTRADIÇÃO SUBVERSIVO E LIBERTADOR, UMA FONTE DE ALEGRIA PARA
TODOS. COMO APÓSTOLO, ELE DEVE PODER DIZER DE SI;- NÃO TEMOS A PRETENSÃO DE
DOMINAR A VOSSA FÉ;- MAS O QUE QUEREMOS É COLABORAR PARA A VOSSA ALEGRIA.
TUDO ISSO NÃO É FRUTO DE CAPACIDADES HUMANAS, MAS VEM DE
DEUS;- É O QUE EXPRESSA A LITURGIA DA ORDENAÇÃO, QUE, POR ANTIGA TRADIÇÃO, SE
SITUA DENTRO DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, NA QUAL A IGREJA NASCE E SE EXPRESSA DA
FORMA MAIS ELEVADA. AO MOMENTO DA VOCAÇÃO, NO QUAL RESSOA A INICIATIVA DO
SENHOR QUE ESCOLHE, A LITURGIA FAZ SEGUIR O DA INVOCAÇÃO, NO QUAL TODA A IGREJA
REZA PELO DOM QUE ESTÁ PARA LHE SER FEITO NA CONSAGRAÇÃO DOS NOVOS MINISTROS,
E, PORTANTO, O ATO PROPRIAMENTE SACRAMENTAL. A TRANSMISSÃO DO CARISMA DO
MINISTÉRIO ORDENADO ACONTECE ATRAVÉS DA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E DA ORAÇÃO
CONSECRATÓRIA DOS BISPOS, COMO ACONTECIA NA IGREJA DAS ORIGENS AO SE CONFERIR O
DOM DO MINISTÉRIO POR PARTE DOS APÓSTOLOS;- QUERO EXORTAR-TE A REAVIVAR O CARISMA QUE DEUS TE CONCEDEU PELA IMPOSIÇÃO
DE MINHAS MÃOS. A SUCESSÃO EPISCOPAL, QUE É A TRANSMISSÃO VIVA DO CARISMA
MINISTERIAL ATRAVÉS DA CADEIA ININTERRUPTA DOS SUCESSORES DOS APÓSTOLOS, É,
ASSIM, O ELEMENTO HISTÓRICO QUE TESTEMUNHA, TORNA VISÍVEL E ASSEGURA A
CONTINUIDADE DA IGREJA NA TRADIÇÃO APOSTÓLICA, ISTO, É, A SUA PERMANÊNCIA NAS
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DA COMUNIDADE CONFIADA POR JESUS AOS DOZE.
O SACRAMENTO DA ORDEM,
NA SUCESSÃO APOSTÓLICA, COMPREENDE OS TRÊS GRAUS DO EPISCOPADO, DO PRESBITERADO
E DO DIACONATO, NO QUAL JÁ MUITO CEDO É ARTICULADO O MINISTÉRIO DE UNIDADE NA
IGREJA. O EPISCOPADO, PLENITUDE DA ORDEM, FAZ DO BISPO O SINAL E O MINISTRO DA
UNIDADE DA IGREJA LOCAL, NO SEU INTERIOR E NA COMUNHÃO DAS IGREJAS, EXPRESSA
PELO COLÉGIO EPISCOPAL PRESIDIDO PELO BISPO DE ROMA;- O PRESBITERADO CONSTITUI
OS SACERDOTES COOPERADORES DO BISPO, UNIDOS COLEGIALMENTE EM TORNO DO PASTOR DA
IGREJA LOCAL CHAMADOS A EXERCER O MINISTÉRIO DE UNIDADE NO ÂMBITO A ELES
CONFIADO;- O DIACONATO, FINALMENTE, INCORPORA O MINISTRO AO COLÉGIO DIACONAL NA
AJUDA AO BISPO, SENDO QUE O DIÁCONO CONSTITUI SINAL E INSTRUMENTO DO SERVIÇO DA
PALAVRA E DA CARIDADE NA COMUNIDADE PARA A QUAL É ENVIADO.
A RELAÇÃO DO SACRAMENTO DA ORDEM COM A TRINDADE É
EXPLICADA NA MESMA ORAÇÃO DE ORDENAÇÃO, QUE É, ANTES DE TUDO, UMA INVOCAÇÃO
DIRIGIDA AO PAI, PARA QUE TOME POSSE DO ORDENANDO – SEGUNDO O SIGNIFICADO
PROFUNDO DA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS POR PARTE DO BISPO ORDENANTE, - ENCHA-O DO DOM
DO ESPÍRITO, O CONFIGURE A CRISTO SACERDOTE E FAÇA DELE O SINAL DA SUA
INICIATIVA DE AMOR NA VIDA DA COMUNIDADE. DAQUI NASCE A EXIGÊNCIA DE QUE O
SACERDOTE TESTEMUNHE O PRIMADO ABSOLUTO DE DEUS NA SUA VIDA, SEJA COMPETENTE NA
ORAÇÃO E NA ESCUTA CONTEMPLATIVA DO SENHOR E IRRADIE NO SEU SERVIÇO DE COMUNHÃO
A LUZ E A FORÇA QUE PARA ELE DERIVAM DA UNIÃO COM A FONTE DE TODO DOM PARA O
DISCERNIMENTO DOS CARISMAS, O ENSINAMENTO DA FÉ E A GUIA PASTORAL E LITÚRGICA
DA COMUNIDADE.
EM RELAÇÃO AO
FILHO JESUS CRISTO, SUMO SACERDOTE E ETERNO SACERDOTE DA NOVA ALIANÇA, A
ORDENAÇÃO CONFIGURA O ORDENANDO A CRISTO, CABEÇA DO CORPO ECLESIAL, A FIM DE
QUE POSSA AGIR EM NOME DELE PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA NA UNIDADE, MEDIANTE O
ANÚNCIO RESPEITÁVEL DA PALAVRA DE DEUS, A PRESIDÊNCIA DA LITURGIA E
RESPONSABILIDADE DE PASTOR DA COMUNIDADE. ESSA RELAÇÃO COM CRISTO, QUE ORDENA
PARA O SERVIÇO DE DEUS E DA IGREJA, É TÃO PROFUNDA E DEFINITIVA SOB FORÇA DA
FIDELIDADE DO SENHOR, QUE A ELA É DADO O NOME DE CARÁTER. POR ISSO, O MINISTRO
DE UNIDADE É CHAMADO A SER, COM TODA A SUA EXISTÊNCIA, A MEMÓRIA VIVA DO
SALVADOR, VIVENDO O SEGUIMENTO DE JESUS COMO CONDIÇÃO DECISIVA DE CREDIBILIDADE
DO SEU SERVIÇO DE COMUNHÃO.
FINALMENTE, NA
LITURGIA DA ORDENAÇÃO É INVOCADO O ESPÍRITO SANTO, PARA QUE FAÇA DO ORDENADO O
SINAL E O SERVO VIVO DA COMUNHÃO ECLESIAL, QUE O CONSOLADOR INCESSANTEMENTE
SUSCITA E VIVIFICA, E TAMBÉM O TORNE CAPAZ DE OPERAR O DISCERNIMENTO E A
COORDENAÇÃO DOS CARISMAS EM VISTA DA UNIDADE COMUM. ESSA RELAÇÃO COM O ESPÍRITO
SANTO EXIGE SER VIVIDA TAMBÉM EXISTENCIALMENTE NO DOCILIDADE DO CORAÇÃO, NA
ATENÇÃO PARA COLHER OS SEUS SINAIS E OS DONS ONDE QUER QUE ELES SE FAÇAM
PRESENTES E, TAMBÉM, NA INVOCAÇÃO INCESSANTE DA GRAÇA DE LUZ E DE AMOR QUE
SOMENTE O ESPÍRITO PODE DERRAMAR EM NOSSOS CORAÇÕES.
TAMBÉM ATRAVÉS DO SACRAMENTO DA ORDEM A TRINDADE ENTRA,
PORTANTO, NA HISTÓRIA DOS HOMENS E SUSCITA VÍNCULOS DE UNIDADE ENTRE ELES E COM
DEUS. É POR ISSO QUE O ESTILO DE VIDA DO MINISTRO ORDENADO DEVE SER, DE MANEIRA
EXEMPLAR, O DA CONTEMPLAÇÃO, DA COMUNHÃO E DO SERVIÇO. A MESMA EXISTÊNCIA DE
PESSOAS, CONSAGRADAS PELA TRINDADE PARA SEREM SINAL E INSTRUMENTO DE
RECIPROCIDADE LIBERTADA E LIBERTADORA PARA TODOS, MOSTRA, POR OUTRO LADO, ALÉM
DA POSSÍVEL FRAGILIDADE DAS REALIZAÇÕES HISTÓRICAS, O RELEVO QUE, PARA TODA A
VIDA VIVIDA NA GRAÇA, TÊM O DIÁLOGO NA CARIDADE E A SOLIDARIEDADE NO SERVIÇO
RECÍPROCO.
OREMOS
DÁ-NOS,
SENHOR, MINISTROS DE UNIDADE QUE SEJAM REFLEXO FIEL DO TEU AMOR ETERNO,
CAPAZES DE COMEÇAR SEMPRE DE NOVO NO
SERVIÇO DA COMUNHÃO E DE SE DOAR SEM RESERVAS PARA O CRESCIMENTO DO TEU POVO-
NA
FÉ PROFUNDA, NA ESPERANÇA VIVA
E NA CARIDADE OPEROSA.
CONFIGURA-OS
A TEU FILHO JESUS CRISTO, PARA QUE SEJAM ACOLHEDORES COM TODOS E SERVOS DE
TODOS,
ANUNCIADORES HUMILDES E VEEMENTES DA
PALAVRA DA VIDA,
PROFETAS DO REINO QUE VEM,
SACERDOTES DO ÚNICO SACRIFÍCIO,
DISPOSTOS
A OFERECEREM-SE EM SACRIFÍCIO, PASTORES E GUIAS TRANSPARENTES
DOS PEREGRINOS EM CAMINHO PARA A
PÁTRIA DA TUA PROMESSA.
ENCHE-OS
DO TEU ESPÍRITO, Ó PAI, E FAZE QUE VIVAM DÓCEIS A ELE NA NOVIDADE
DO
CORAÇÃO E DA VIDA, PARA QUE TRANSMITAM A TODOS,
DE MANEIRA DIGNA DE FÉ, O DOM DA
RECONCILIAÇÃO E DA ALEGRIA
E
SUSCITEM ENTRE OS HOMENS VÍNCULOS DE JUSTIÇA E PACTOS VERDADEIROS.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
QUE
O SOL DE AMANHÃ TRAGA A LUZ PARA MEU SER E QUE EU POSSA DEDICAR-ME MAIS AO
SERVIÇO DE INTERCESSOR DAS NECESSIDADES DE MEU PRÓXIMO. PADRE HÉLCIO VICENTE TESTA. AMÉM.
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