quarta-feira, 9 de maio de 2018

UM PADRE, UM HOMEM E UMA MULHER;- CATHERINE DE HUECK DOHERTY.



         COM O PASSAR DOS ANOS, A GRATIDÃO ANDA COMIGO PELOS CAMINHOS DAS LEMBRANÇAS. SEUS PASSOS E OS MEUS SÃO LENTOS, E NÃO CONVERSAMOS MUITO. MAS, DE ALGUMA FORMA, SEU SILÊNCIO FALA E CANTA EM MEU CORAÇÃO. AQUI EM MADONNA HOUSE ASSISTO O RITMO DE NOSSOS DIAS PASSAREM. VEJO ESTA GRANDE FAMÍLIA, NOSSA PRIMEIRA RAMIFICAÇÃO DA CASA DA AMIZADE NO CANADÁ, REZAR JUNTO E TRABALHAR JUNTO. MINHA MENTE SEM ESFORÇO CRUZA O ESPAÇO E O TEMPO E CONTEMPLA O MESMO RITMO DE NOSSAS CASAS DA AMIZADE NOS ESTADOS UNIDOS DE HÁ MUITO TEMPO ATRÁS.
         O SILÊNCIO DA GRATIDÃO QUE ANDA COMIGO NOS CAMINHOS DAS LEMBRANÇAS SE ELEVA NUMA PODEROSA MÚSICA. E A MÚSICA ME LEVA DE VOLTA A 1938 NO HARLEM, NOVA YORK, AQUELA CIDADE DENTRO DE UMA CIDADE, ONDE A PRIMEIRA CASA DA AMIZADE FOI ESTABELECIDA E SEM A QUAL NÃO HAVERIAM OUTRAS. ESTAVA DE VOLTA NA MINHA PEQUENA SALA DA RUA 138, TÃO ESCURA MESMO NOS DIAS DE SOL, QUE SEMPRE TINHA QUE ACENDER A LUZ. AQUELA MUITAS-SALAS-EM-UMA ESTÁ PARA SEMPRE GRAVADA DENTRO DE MEU SER. COZINHA, SALA DE JANTAR, QUARTO, ESCRITÓRIO, A RECEPÇÃO, ONDE QUASE NÃO SE PODIA VIRAR, O PEQUENO BANHEIRO – TUDO ESTAVA EM MINHA MENTE.
         TINHA TAMBÉM A JANELA QUE ABRIA PARA UM PÁTIO, E QUE MOSTRAVA O CÉU E AMPLIAVA, COMO UM ALTO-FALANTE, TODOS OS BARULHOS DE UM PRÉDIO DE APARTAMENTOS BARULHENTO, MAIS A ESTRANHACACOFONIA DE MUITOS RÁDIOS LIGADOS – CADA UM NUMA ESTAÇÃO DIFERENTE!!!! CALOR, FRIO, CREPÚSCULO PERPÉTUO, BARULHO SEM FIM ME RODEAVA;- A SOLIDÃO, O MEDO E AS TENTAÇÕES DE FAZER AS MALAS E VOLTAR PARA O CANADÁ QUE TINHA CONHECIDO E AMADO ENCHIAM MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA. O SONO ME FUGIA.AS BATIDAS DO PULSO DE UM HARLEM SEM DESCANSO, TUMULTUADO, QUE NUNCA DORMIA, VIERAM E FIZERAM MORADA COMIGO.
         IRIA LÁ FORA E ANDARIA NAS RUAS CHEIAS E PENSANDO NO QUE EU, UMA MULHER BRANCA E SOLITÁRIA DE UMA TERRA TÃO DISTANTE, ESTAVA FAZENDO NAQUELA SEGREGAÇÃO, NAQUELE MAR DE ROSTOS MARRONS, AMARELOS E NEGROS. COM CERTEZA, ESTAVA LÁ POR AMOR A DEUS, AO CRISTO NEGRO. MAS, COMO CRISTO PARECIA, TÃO DISTANTE! TUDO O QUE PODIA VER ERA O NEGRO QUE EU NÃO CONHECIA E QUE NÃO ME CONHECIA NEM PARECIA QUERER ME CONHECER.
         FOI NESTE TEMPO QUE DEUS ME FEZ LEMBRAR QUE EU NÃO ESTAVA SOZINHA. ATRAVÉS DA PORTA AZUL DE NOSSA BIBLIOTECA, RECENTEMENTE PINTADA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA, ELE SEMPRE VINHA ME VISITAR EM 3 PESSOAS DE MODO PARTICULAR;- NOSSO SANTO PASTOR, PADRE MICHAEL MULVOY, EMMANUEL ROMERO E IDA MACDONALD. TALVEZ NÃO HOUVESSE A CASA DA AMIZADE NOS ESTADOS UNIDOS, NÃO FOSSE POR ESTAS 3 PESSOAS.
         SOMENTE VOCES QUE TÊM PASSADO PELO LONGO CAMINHO DA SOLIDÃO, QUE É O CAMINHO DO APOSTOLADO LEIGO, SABEM O QUE SIGNIFICA TER O PASTOR DE UMA PARÓQUIA COMPLETAMENTE AO SEU LADO! EU TIVE TAL PASTOR COM TODAS AS PROFUNDEZAS DO ENTENDIMENTO QUE SOMENTE ALMAS DE PADRE PODEM DAR, COM O PODER E A BENÇÃO QUE SÓ A PATERNIDADE DE UM PASTOR PODE CONFERIR E COM A CARIDADE DA PROFUNDA COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES, EXPERÊNCIAS E ESCURIDÃO INERENTES AO APOSTOLADO.
         O PADRE MICHAEL ME DEU TODAS ESTAS COISAS. COMO O VERDADEIRO PASTOR QUE ERA, ELE SE COLOCOU ENTRE NÓS, SEU PEQUENO REBANHO DO APOSTOLADO LEIGO PIONEIRO E NOS GUARDOU CONTRA TODOS OS MALES. QUALQUER HORA, DO DIA OU DA NOITE, PODERIA IR ATÉ ELE COM TODAS AS EMERGÊNCIAS. E SÓ ELE, DEUS E EU SABEMOS QUANTAS DELAS ACONTECERAM DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DE AGONIA NA CASA DA AMIZADE.
         PARECE QUE NENHUMA SEMANA SE PASSOU, MAS A PORTA AZUL SE ABRIU PARA DEIXÁ-LO PASSAR. ELE VEIO COM BENÇÃOS, CONSELHOS, ENTENDIMENTO E AJUDA DE TODO TIPO. ONDE POSSO ENCONTRAR PALAVRAS PARA AGRADECER-LHE POR TODAS ESTAS COISAS?
         E HAVIA O SENHOR ROMERO. ERA UM HOMEM BRILHANTE, ORIGINÁRIO DA JAMAICA. ERA UM HOMEM SANTO, UM TERCEIRO SÃO FRANCISCO, COMO EU. ERA UM IRMÃO PARA MIM. O QUE EU TERIA FEITO SEM QUE ELE ME MOSTRASSE, UM POR UM, OS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS, O CAMINHO CERTO A SER TOMADO NAS ENCRUZILHADAS, A SAÍDA DO LABIRINTO QUE AS RELAÇÕES RACIAIS ERAM PARA MIM. EU TERIA VIVIDO POR MUITO TEMPO NUMA NEBLINA INTELECTUAL.
         DE ORIGEM RUSSO-POLONESA, NUNCA TINHA ENCONTRADO PRECONCEITO. DESDE A INFANCIA EU TINHA ASSOCIADO OS ESTADOS UNIDOS COM LIBERDADE, DEMOCRACIA E GOVERNO DE ALTOS IDEAIS. E AGORA EU ESTAVA NA VERDADE E DE FATO VIVENDO E TOCANDO O HARLEM, ESTA CIDADE DENTRO DE UMA CIDADE, CONSTRUÍDA EM PRECONCEITO E NA NEGATIVA DE TUDO QUE A DEMOCRACIA REPRESENTAVA. ERA UMA CIDADE DE SONHOS E IDEAIS DANIFICADOS.
         NA VERDADE, ERA UM LABIRINTO. SE NÃO FOSSE PELO GUIAR CONSTANTE E GENTIL DE MEU AMIGO E IRMÃO SÃO FRANCISCO, COMO PODERIA EU PERMANECER EM TAL EMARANHADO E CONTINUAR SÃ? E ONDE ENCONTRO AS PALAVRAS PARA AGRADECER-LHE? E IDA MACDONALDI. QUIETA, CALMA, A PRIMEIRA NEGRA, JUNTO COM SR. ROMERO, A TER FÉ NO SONHO QUE EU ESTAVA TRAZENDO PARA O HARLEM. NA ÉPOCA ERA UM SONHO SEM FORMA, QUE NÃO PODIA SER POSTO EM PALAVRAS. TERIA QUE SER VIVIDO E VISTO PARA SER ACREDITADO.
         IDA ESTAVA LÁ SEMPRE QUE TINHA ALGUMA COISA PARA SER FEITA. ESTAVA PRESENTE NO NASCIMENTO DE NOSSO CENTRO DE ROUPAS, DA BIBLIOTECA, DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA ADULTOS, DOS CENTROS DA JUVENTUDE E NA PREPARAÇÃO DO ESCRITÓRIO. ARRUMOU OS LIVROS, TRABALHOU NO ARQUIVO DURANTE A NOITE. SEMPRE ME ENCORAJAVA, SIMPLESMENTE PELO FATO DE ESTAR LÁ, SIMPLESMENTE PORQUE TINHA A PALAVRA CERTA PARA DIZER NA HORA CERTA. ONDE POSSO ENCONTRAR PALAVRAS PARA AGRADECER A PESSOAS COMO ESTAS?
         UM PADRE, UM HOMEM, UMA MULHER. EU CANTO PARA ELES A SILENCIOSA MAS IMENSA CANÇÃO DE MINHA GRATIDÃO.
         SEI MUITO BEM QUE NINGUÉM PODE ME DAR AS PALAVRAS PARA AGRADECER-LHE ADEQUADAMENTE. ASSIM, VOLTO-ME PARA A GRACIOSA MÃE DE DEUS E PEÇO A ELA QUE O FAÇA EM MEU NOME.

Nenhum comentário: