quinta-feira, 12 de abril de 2012

EVANGELHO - CURA DE UM LEPROSO NARRADO POR SÃO MARCOS CAP. 1 , VERS.40-45


EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

CURA DE UM LEPROSO NARRADO POR SÃO MARCOS CAP. 1 , VERS.40-45

Aproximou-se dele um leproso, suplicando de joelhos;- Se queres podes limpar-me. Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão , tocou-o e lhe disse;- Eu quero, sê curado. Imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.

Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação;- Vê que não o digas a ninguém;- mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho. Este homem, porem , logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.

Palavra da salvação.

Os leprosos de hoje são os que não tem hora e nem vez,nem condições de se levantar de um regime capitalista e desordenado, aonde poucos se superam numa sociedade cruenta e individualista.

A lepra de hoje é o ancião que tem que acolher o filho ou neto, ou os dois se preocupando com o sustento do mesmo, e do seu futuro, e muitas vezes infelizmente os mais jovens  não tem vontade de partir para o trabalho, estudos e principalmente uma disciplina em todos os sentidos com medida e com respeito ao próximo. E esse próximo que eu falo é os de dentro de nossas casas.

Hoje infelizmente poucos joelhos se dobram, na frente de Jesus para pedir, implorar que ele nos limpe de tantos males que a mídia nos propõe através dos canais de televisão, propagandas na maior vezes enganosas e enfim em todo o meio de comunicação.

Jesus sempre se compadece de nós, e nos torna ágil, sábios e disciplinados para vencermos na vida. O progresso espiritual se estivesse em moda, muitos já seriam curados de vários males, já teriam se levantado e colocado a caminho.

Jesus abalou os pensamentos da sociedade em que viveu, eu repito esta frase para os meus queridos amigos em Cristo, que é nas missas que Jesus abala nossos pensamentos e nos põem a caminho,e já ouvi varias vezes alguém me dizer que as missas são sempre a mesma coisa. Mas querido povo de Deus, tem certas coisas que não muda. Por exemplo, o por do sol, as estrelas, a natureza, um bom dia, muito obrigada, com licença, gentilezas em geral, a moral, o amor, o doar-se, tudo isso deveria fazer parte de nossas vidas, isto tudo e muito mais são imutáveis. Voltemos para as nossas missas..sempre igual? O próprio evangelho de 3 em 3 anos, é que se é repetido.

Quem deve inovar a missa somos nos com nosso amor ao Salvador, e não ao Padre. Se eu não consigo ter fé, se eu não consigo ter motivação para conhecer Jesus eu devo pedir ao Pai Celestial, e ele vai nos dar aquilo que nós precisamos.

Vejam o leproso, deste evangelho, não dá uma ordem a Jesus, ele diz ;- Se queres, podes limpar-me. E imediatamente ele foi purificado. Eu ouço pessoas que dizem eu quero que Jesus me faça, isso ou aquilo, a ele é dado uma ordem (eu quero), e se não acontece, muda-se de igreja como se muda de roupa, não procuram a fonte da verdade e da vida.

Jesus diz ao leproso para não comentar com ninguém, porque ele precisava de mais tempo para a sua doutrina. Mas quem se encontra de verdade com Jesus o Ressuscitado, não se cala, a emoção, a felicidade, a vontade de viver com dignidade, a esperança e a fé, transforma vidas em verdadeiras liturgias. Mas grande parte da humanidade ainda não acredita, não fez esta experiência com Cristo Jesus.

Os leprosos de hoje que são os nossos viciados, comprometidos com a morte, jogados em cantos escuros de becos sem saída....Os que trabalham na evangelização na rua a noite levando a palavra de DEUS, estão através da Palavra, lavando as lepras. É um dos trabalhos que mais me emociona. As trevas são terríveis mas a velocidade da luz é imensa, é só querer vislumbrá-la, é só querer e ela será toda sua minha irmã, meu irmão!

O desejo de superar necessidades e de buscar á Deus, é próprio do ser humano, mas parece que hoje Jesus não esta muito em moda, e a ansiedade que hoje o ser humano tem é tão grande de buscar bem estar, fortuna etc..., que quando consegue tudo o que quer, este mesmo fica num vazio que dói.

Nós precisamos  amigos de proteção diante das nossas fragilidades humanas, e a nossa proteção esta o nome do Senhor que fez o céu e a terra.

Outra lepra terrível de se combater é a nossa política. E quero deixar bem claro aqui, que graças a Deus tem muita gente boa, mas infelizmente é minoria.

Falamos em alto e bom tom, que muitos brasileiros se vendem por uma cesta básica, dentaduras e tantas outras coisas, tudo isso a troco de votos;- não são estes queridos e empobrecidos brasileiros que me espanta, porque as necessidades nos abalam profundamente, e eu não quero ser juiz de ninguém. O que me espanta é o silencio de muitos que estão perto destas situações, e nada fazem.

Precisamos reescrever nossas histórias, e não sermos vitimas das intempéries sociais e políticas do nosso século.

O mundo tem necessidade de viver o pluralismo, e não ser individualista.

Quem tem Jesus supera o medo, a dor, investi na sabedoria que vem do alto e principalmente investi na arte de pensar.

Jesus sempre escolhe os menos capacitados para aprimorá-los, ele se revela aos pequeninos do Pai, e os transforma em saudáveis cidadãos de todos os tipos de lepra existente em nossas vidas.

O SENHOR ESTEJA CONOSCO, ELE ESTA NO MEIO DE NÓS .

ABENCÕE-NOS SENHOR DA VIDA. AMEM.

Nenhum comentário: