sábado, 2 de junho de 2012

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Agradecemos a Deus Pai, que nos deu Jesus Cristo a cada um de nós,- que todas as famílias do mundo inteiro ao ler este comentário sejam abençoados principalmente os mais feridos dos corações encontrem a paz que vem de Deus. E a você que se encontra longe de sua terra natal, que se sente muito sozinha, ou sozinho que a virgem Mãe Santíssima te faça companhia no dia de hoje, e te envolva de muita paz.

Que nesse mês de Junho, possamos reavivar mais o nosso animo diante de Deus e dos homens, e a alimentar mais a nossa esperança e a levar em nossos corações uma grande paz;- para que o nosso semblante tenha a luz de Cristo e de Maria.

O coração misericordioso de Jesus, sabe da nossa historia, da nossa vida, e nos faz um pedido, que recordássemos de algumas passagens bíblicas, onde a alegria, o cansaço e o sofrimento faziam parte do seu dia-a-dia, e deixar que Jesus fale nos nossos corações a importância que nós temos para ele.

Cristo é o nosso amigo mais profundo. Cristo dá o seu coração a cada um de nós, e quer receber o nosso coração do jeito que ele é, marcado pelos nossos pecados, rasgado pela dor, e muitas vezes pela falta de esperança. Jesus ama a cada um de nós de maneira diferente como relata nossa sagrada escritura.

Vocês se lembram, quando Jesus vê Pedro? (Quanta alegria...Tu és Simão, filho de João).(João 1,42) Tu te chamarás Cefaz (quer dizer Pedro). Esse mesmo nome volta aos lábios de Jesus com sentido diferente e catequético. (Que te parece Simão?) De quem recebem os reis da terra o tributo e o censo? ( Mateus 17, 25)

O tributo, e o senso era pago pelos estranhos, mas para não escandalizar o povo do templo, Jesus providencia o pagamento do imposto;- As felicitações calorosas(Bem aventurado és Simão, filho de João, porque não foram a carne e o sangue que te revelaram, mas meu Pai que esta no céu) Mateus 16, 16.

A, João, Jesus dedicava uma amizade mais terna, mais sensível, mais adequada ao temperamento de João que fazia dele o discípulo amado. Sem duvida, todos eram amados.

Com Pedro a amizade era robusta e vigorosa. Jesus o amigo, quando soube da morte de Lázaro, comoveu-se interiormente e perturbou-se;- ao chegar a sepultura Jesus tem um fremido de dor que o abala até o fundo da alma. Sente a mesma tristeza, que nós experimentamos diante do túmulo de um ente querido, que acabamos de perder.

E Jesus chora. Jesus chora conosco nossas dores e decepções.

O capitulo mais triste do evangelho, é a amizade de Cristo por Judas, amizade dolorosa e ultrajada. Nenhuma outra passagem bíblica, nos mostra tão claramente como Jesus ama antes de ser amado.

Jesus envia em missão Apostólica Judas, com os outros 72 discípulos, permiti-lhes operar maravilhas, mas Judas não aproveitou a chance. Não aceita o entusiasmo natural, que devia só ser respondido pela fé e fez o que fez.

Diz Santa Tereza no seu livro (Caminho da Perfeição), que para vender Cristo, já sabemos qual é o preço;-(Trinta dinheiros);- para comprá-lo, não há preço que o pague;- Pagou ele próprio.Ele é o sumo Sacerdote, com o seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no Santuário, adquirindo-nos a redenção eterna.

Cristo o amigo na véspera da sua morte faz Felipe sentir todo o peso da sua intimidade com o seu Mestre, cujo valor não fora compreendido e diz com seu coração cansado e decepcionado,(Felipe a tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quantas vezes nós tratamos Jesus como um estranho? Mas Jesus sempre providência o entendimento para as nossas tribulações. As vezes o cansaço não nos deixa ver o que necessitamos,com o nosso cansaço não conseguimos ter esperança. Mas Jesus sempre esta do nosso lado.

Cristo filho e amigo de Maria, a nossa Maria, a Virgem Imaculada. Ninguém suspeitava da grandeza de Maria naquele tempo, mas Jesus conhecia o privilégio único da Imaculada Conceição, e durante a sua permanência em Nazaré, pode descobrir e saborear as belezas inefáveis da alma de sua Mãe.

Jesus elogiava a sua Mãe, sem que ninguém percebesse. Naquela passagem que alguém diz (Lucas 11, 27), Feliz o ventre que te trouxe, e os seios que te amamentaram) E Jesus responde fazendo um grande elogio a sua Mãe (Felizes sobretudo, são os que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática)

Essas coisas era só ele e Maria que sabia, quantos ainda hoje não reconhece a grandeza de Maria? Vivemos tempos difícil, tumultuados, a paz se distancia, as guerras e o ódio, os homens bombas prosseguem.

A sociedade de consumo esta matando os valores de Cristo no coração das pessoas. Sem dimensão religiosa, o mundo se desgoverna, adoece e cai no abismo.

Será que se mais gente reconhecesse o valor de Maria, o mundo fosse mais fácil de reconhecer os ensinamentos de Cristo? Ir a Jesus através de Maria é sinal de sabedoria.

O evangelho nos relata que a amizade de Cristo, se estendeu também as outras mulheres, Lucas narra que juntamente com os discípulos, seguiam algumas mulheres(E caminhavam pelas cidades e aldeias, pregando e anunciando o reino de Deus).

Quantos de nós, que ouvimos a voz calada do Mestre, não anda pelas ruas, comunidades, colocando-se corajosamente a serviço da igreja, ao lado dos nossos Padres, pondo em prática tudo que aprendemos pela fé?

Jesus nosso amigo, fez milagres que nos comovem;- A Cananéia que teve coragem de gritar( Senhor Filho de Davi, tem compaixão de mim) Jesus se faz de surdo, muitas vezes só para nos provocar a fé. Seus discípulos querem que ela vá embora. Mas Jesus toma a palavra e diz ainda provocando-a (Eu fui enviado somente ás ovelhas perdidas da casa de Israel.)

Mas a mulher é determinada, ela se ajoelha diante de Jesus e diz;- Senhor socorre-me! Jesus diz.( Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos) Ela responde;- É verdade Senhor, mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos. E Jesus com o seu coração comovido lhe responde;- Mulher, que fé tão grande tens! Que teus desejos se cumpram.

A mulher que sofria de hemorragias, gastou toda a sua fortuna, quando tocou a orla do Senhor, fica curada. A ação da mulher tem algo furtivo,como se roubasse as escondidas. A ação de Jesus é eficaz, imediata, gratuita;- Jesus pergunta;- Quem me tocou? Com a pergunta Jesus não pretende descobrir um culpado, mas manifestar um exemplo de fé. Alguém me tocou pois eu senti uma força, sair de dentro de mim.

Era a força do Pai, que a fé conseguiu extrair. Vendo-se descoberta, a mulher se aproximou, prostrou-se diante do Senhor e explicou diante de todos porque o havia tocado e como ficara curada. Para ela não foi fácil, pois ela estava impura. Imediatamente Jesus com seu coração grande e cheio de misericórdia lhe diz;- Filha, tua fé te salvou, vai em paz.

A recepção que Jesus teve em Betânia, na casa de Simão, uma mulher irrompe na sala do banquete, contra todas as normas, o que ela oferece a Jesus é exorbitante, ela quer expressar ao Divino Mestre o quanto o aprecia. É exorbitante porque o frasco tinha o valor de trezentos denários era o salário de trezentos dias de um operário, rompendo o frasco ela expressa o DOM total sem reservas, como é o amor. E tomou parte de alguma maneira no  sepultamento de Jesus.

FAÇAMOS UM INSTANTINHO DE SILENCIO PARA CONTEMPLAR O MISTÉRIO DA PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS;-

-O que precisamos romper diante do Senhor...

-Pessimismo? Medo? Falta de perdão? Falta de esperança? São tantos males que nos rodeiam...

Jesus faz maravilhas, quando nos jogamos de corpo e alma em seu coração cheio de bondade e amor...

Vamos dar uma repassada nos discípulos de Emaús, eles não são dos 12 e nem aparecem distintamente nas crônicas evangélicas, contudo apesar da confusão daquele dia o primeiro da ressurreição Jesus não os deixa sozinhos.

Eles deixaram Jerusalém, por terem perdido a esperança. Iam comentando profunda e tristemente a sua desventura, quando um desconhecido os alcançou pelo caminho. É ele o nosso Cristo que se aproxima para manifestar sua amizade. Jesus sabe que para os que sofrem é uma grande consolação falar de suas dores;- depois de uma longa ele desaparece, mas deixa-lhes o calor da sua presença, aquele calor que haviam experimentado durante a caminhada. (Não sentíamos abrasar-se nossos corações?), quando ele nos falava pelo caminho?

Não é esse o tipo de relação que Cristo mantém com cada fiel? Acompanha-nos pela estrada da vida, nos reerguendo quando nossa alma se acha acabrunhada, converte pouco a pouco nossas dores em alegria e esperança, lembrando-nos da sua doutrina, em Deus nós temos tudo, sem Deus não temos nada.



E assim que Jesus transforma nossa história, num fervoroso encanto de amizade e amor. Quem não consegue sentir saudades da eucaristia, é como peixe fora dágua

Quem não sente saudades do Santíssimo... Quem não sente falta da hóstia sagrada...

Quem não sente falta de um retiro espiritual...

Quem não sente falta da missa..

Quem não sente falta da igreja ao todo?

Quem não sente falta de pegar o terço na mão e rezar..

Não é nesses momentos que nós sentimos abrasar-nos o nosso coração?

Por isso, quem segue Jesus e corrige o seu coração, esse coração se transforma com a ajuda do Espírito Santo derramado que, no meio da noite fria que envolve o mundo, quer iluminar e aquecer no amor do Pai os amores dos homens, quer incendiar tudo e todos- tarefas, pessoas, estruturas sociais;- impulsionado pelo ardor de amor que consumia o coração de Cristo. (Vim trazer fogo a terra, e que quero senão que se propague?

O Cristão transforma-se em Apóstolo. Jesus não só se faz amar, como nos convida á imitá-lo, a seguir os seus passos, o pulsar do seu coração. Por meio desse coração, derrama-se todo o amor Divino, com uma riqueza de manifestações humanas que só Deus pode atingir e que aos homens, cabe, na medida de suas forças espelhar-se no seu dia-a-dia, procurando imitá-lo aqui na terra, já trazendo o céu no meio de nós.

Mesmo depois da ressurreição, Cristo continua a manifestar sua preferência pelos pecadores. A primeira aparição que o evangelho nos relata, foi a Maria Madalena, outrora possuída por sete demônios, a voz do ressuscitado chega até ela de modo impessoal;- MULHER PORQUE CHORAS? Ela não o reconhece, mas quando ele diz, com o coração cheio de misericórdia e doçura (MARIA);- quando ela ouve, tudo nela se renova o que tão tragicamente foi cortado pela sua crucificação, não só o reconheceu, como se apercebeu de toda a sua bondade para com ela.

É  assim que nos acolhe o coração misericordioso de Jesus.

Acolhe o amigo Pedro;- Pedro e pedra, Pedro e as chaves do céu, Pedro e a construção da igreja católica.

Aprova de que Cristo instituiu o Apóstolo Pedro como cabeça da nossa igreja, esta nas sagradas escrituras.

Uma missão e tanto, para o Apóstolo, que nos evangelhos aparece como pescador, espontâneo e impulsivo, capaz de defender seu Mestre, e logo adiante fingir que não o conhece.

Esse personagem fascinante e contraditório, se transformará, depois da morte de Jesus, no líder sólido e determinado da recém-nascida comunidade Cristã.

Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, em um grande espetáculo promovido pelo imperador nos jardins do Palácio de Néro, morreu pela missão e porque conheceu o Sagrado Coração do seu Mestre... do teu ... e do meu...O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

Jesus nosso amigo, Bom Pastor, nosso Mestre, nos ama demasiadamente e a tudo se dispõe por esse amor. E como não nos quer somente, nos agradar e sim salvar-nos, o seu amor é essencialmente um amor combativo e exigente. Ele mesmo nos diz;- (Não julgueis que vim trazer paz a terra, mas a espada).

Onde é que penetra essa espada? Nas mais profundas aflições humanas.(Eu vim separar o filho do seu pai, a filha de sua mãe, a nora, de sua sogra.)

Porque palavras tão tremendas nos lábios de quem vive do amor de seu Pai, de quem é apaixonado por sua Mãe, e se dedica aos homens de maneira tão benevolente, de quem recomenda acima de tudo o amor ao Próximo?

Quem ama seu pai ou mãe, mais do que a mim, não é digno de mim. Cristo nos pede um amor superior ao dos afetos humanos, naturalmente impõe-se antes de tudo aos Apóstolos aqueles que chama especialmente para que o sigam, mas reclama-o de todos, pois existem situações em que qualquer fiel terá de sacrificar ao amor de Jesus as suas mais caras amizades.

A amizade de Cristo para conosco, mostra-se terrivelmente exigente, não é como a bondade humana, que permite concessões prejudiciais;- é uma BONDADE DIVINA, sem falhas e sem acomodações.

Se nós esperamos de Jesus, um compromisso suave, nós estamos bem enganados. Mesmo quando não estamos de acordo com o seu proceder, Jesus continua a nos contemplar com amor, com um amor que não sede a nenhum acordo. Porque ele quer a nossa salvação.

Os Fariseus não suportavam a grandeza de Jesus, nosso Mestre e amigo não combateu somente contra os fariseus. Os primeiros adversários que enfrenta são os do seu próprio meio;- choca com a hostilidade dos habitantes da sua aldeia.

Que amargura para o seu coração sensível... ver toda aquela gente tornarem-se maldosas e alterarem-se para o ódio. Os fariseus não foram os primeiros a querer apedrejá-lo, mas aqueles entre os quais passara toda a sua juventude.

É portanto contra todos que ele tem que lutar;- mesmo contra as pessoas mais queridas.

É fácil adivinhar seu profundo sofrimento;- Se geme por causa dos fariseus, que tristeza não deve ter sentido, ante a falta de fé de seus amigos, que ele tratava como seus parentes!

Todos os inconvenientes dessa luta são aceitos por Jesus Cristo;- os desgostos que lhe causam de todos os lados;- a solidão a que o confina essa peleja, pois combate sozinho, contra tudo e todos, o seu único aliado-seu- Pai- jamais aparece... A necessidade de se manter firme na doutrina, sabendo que a tarefa, seria bem mais agradável se pudesse mostrar-se menos intransigente, mas que desse modo atraiçoaria o seu amor, a disciplina do seu Pai- o nosso Deus.

Se aos olhos de muitos se arrisca a parecer duro, sabe que os homens bem intencionados reconhecerão finalmente nesse conflito tão árduo, o testemunho de um devotamento e de uma afeição marcados pela autenticidade. Porque Jesus o filho da Maria, era autentico.

A medida que Cristo se aproxima do fim, ele se sente cada vez mais isolado, pois se os seus inimigos o perseguem, seus amigos se extraviam, como aconteceu, quando foi levado a Pilatos... ficou só ... ficou abandonado...

Com a mão no coração, poderíamos dizer;- TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS, PORQUE MEU JUGO É SUAVE E O MEU PESO É LEVE...

Jesus não suprime o jugo, nem o fardo imposto, quer que sintamos a sua Benevolência inata. Não se vê no Mestre Supremo o egoísmo e o orgulho de uma autoridade que se gloria de servir toda a humanidade.

Jesus gostaria de nos lembrar o nosso valor diante do seu coração, e assegurar-nos a paz e o descanso.

O coração de Jesus é símbolo eterno de amor, é nossa ancora, rochedo, luz, rumo, força, refúgio oásis, misericórdia e bondade.   AMEM



ESTE  TRABALHO FOI PARA O APOSTOLADO DA ORAÇÃO, NÃO ME LEMBRO A DATA, E NEM OS LIVROS UTILIZADOS.

MAS A VOCES QUE ME PEDIRAM, EU REFIZ COM MUITO CARINHO, ACREDITO  QUE VOCES VÃO APROVEITAR.

A TODAS O MEU AFÉTO E RESPEITO.



GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADOS A TODOS OS MOMENTOS

AO SANTISSIMO E DIGNISSÍMO SAGRAMENTO. TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA

Nenhum comentário: