segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A FILHA DE SIÃO. JOSEPH RATZINGER.


EU DEDICO ESTA CATEQUESE, A VOCÊ QUE SEMPRE VEM QUESTIONAR A MINHA POSTURA MARIANA. GOSTARIA QUE ESTE ASSUNTO MUDASSE UM POUCO A NOSSA RELAÇÃO. PORQUE ELE ESTA SE TORNANDO CANSATIVO. MAS VOU FAZER MAIS UMA TENTATIVA PARA VER SE CLAREIA ALGUMA COISA EM SEU CORAÇÃO. PEÇO APENAS QUE SEJA MAIS HUMILDE PORQUE MARIA ERA MUITO PURA E TRANSPARENTE. E CONTINUA ATÉ HOJE. SE ELA TE INCOMODA TANTO, É BOM VOCÊ REFLETIR NAS SUAS AÇÕES.

A FIGURA DE UMA MULHER É INDISPENSÁVEL PARA A ESTRUTURA DA FÉ BÍBLICA. ELA EXPRESSA A REALIDADE DA CRIAÇÃO, E EXPRESSA A FECUNDIDADE DA GRAÇA. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE, NO NOVO TESTAMENTO, OS ESQUEMAS ABSTRATOS DA ESPERANÇA DE UMA INTERVENÇÃO DE DEUS EM FAVOR DO SEU POVO RECEBEM UM NOME CONCRETO E PERSONIFICADO NA FIGURA DE JESUS CRISTO, É RESSALTADA, TAMBÉM, A FIGURA DA MULHER, CONSIDERADA APENAS TIPOLOGICAMENTE, ATÉ ENTÃO, EM ISRAEL, E CERTAMENTE PERSONALIZADA DE MODO PROVISÓRIO NAS GRANDES MULHERES DE ISRAEL, COM UM NOME, E COMO SÍNTESE DO PRINCÍPIO DA MULHER, DE MODO QUE O PRINCÍPIO SÓ É REAL NA PESSOA, MAS A PESSOA, PRECISAMENTE ENQUANTO INDIVÍDUO, APONTA PARA ALÉM DE SI MESMA, MAS AQUELA AMPLITUDE QUE CARREGA CONSIGO, E QUE ELA REPRESENTA;- MARIA.

NEGAR OU RECUSAR O ELEMENTO FEMININO- OU SEJA, CONCRETAMENTE, O ELEMENTO MARIANO- CONDUZ, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, Á NEGAÇÃO DA CRIAÇÃO E DA REALIDADE DA GRAÇA, A UMA CONCEPÇÃO SOLITÁRIA DA ATUAÇÃO DE DEUS, QUE FAZ DA CRIATURA UMA MÁSCARA E, COM ISSO, ACABA JUSTAMENTE POR DESCONHECER O DEUS DA BÍBLIA, POR ESTA DESCRITO COMO O CRIADOR E O DEUS DA ALIANÇA- O DEUS PARA QUEM O CASTIGO INFLIGIDO Á AMADA, O SEU REPÚDIO, TORNA-SE PAIXÃO POR AMOR, CHEGANDO ATÉ A CRUZ, QUE NÃO POR ACASO É INTERPRETADA PELOS PADRES COMO EVENTO NUPCIAL, COMO AQUELE SOFRIMENTO EM QUE DEUS TOMA SOBRE SI O SOFRIMENTO DOS INFIÉIS, PARA ATRAÍ-LOS, ASSIM, IRREVOGAVELMENTE PARA SI EM UM AMOR ETERNO.

            ( A VIRGEM MARIA NUNCA SE REVOLTOU COM A SITUAÇÃO DO SEU FILHO, ELA NADA REPÚDIOU E O SOFRIMENTO DE JESUS NA CRUZ, TAMBÉM ELA ABRAÇOU. AMIGA POR ISSO É MUITO NECESSÁRIO FAZER O SILENCIO QUANDO TUDO ESTA TUMULTUADO.)

            SE EM CRISTO ESTÁ PRESENTE A NOVIDADE DA SUA PALAVRA, DA SUA VIDA, DA SUA PAIXÃO, DE SUA CRUZ E RESSURREIÇÃO, QUE MARCA TAMBÉM A DIFERENCIAÇÃO E O ROMPIMENTO, MARIA INCORPORA, POR SUA VEZ, A CONTINUIDADE NO SILÊNCIO E NA FÉ, QUE SE CONSUMA NOS POBRES DE ISRAEL, NAQUELES A QUEM SÃO DIRIGIDAS AS BEM-AVENTURANÇAS;- FELIZES SÃO OS POBRES EM ESPÍRITO. AS BEM-AVENTURANÇAS SÃO, FUNDAMENTALMENTE, APENAS UMA VARIAÇÃO DA PARTE CENTRAL DO MAGNÍFICA;- EXPULSOU DOS TRONOS OS PODEROSOS E ELEVOU OS HUMILDES.

            ESSE TRECHO CENTRAL DO MAGNIFICA É, AO MESMO TEMPO, E ACIMA DE TUDO, O CENTRO DA TEOLOGIA BÍBLICA DO POVO DE DEUS. É TAMBÉM A PARTIR DAÍ QUE DEVE SER ANALIZADA A ESTRUTURA ESPECIAL DOS DOGMAS MARIANOS, QUE, NA FORMA COMO SE APRESENTAM, NÃO PODEM DE FORMA ALGUMA SER DEDUZIDOS A PARTIR DE TEXTOS ISOLADOS DO NOVO TESTAMENTO, MAS EXPRESSAM A GRANDE PERSPECTIVA DA UNIDADE DOS DOIS TESTAMENTOS.

            A SAUDAÇÃO É FORMULADA EM UMA ESTREITA LIGAÇÃO ;- MARIA É A FILHA DE SIÃO, A QUEM SÃO DIRIGIDAS AS PALAVRAS DAQUELE TEXTO, A QUEM É PROCLAMADO O ALEGRA-TE, A QUEM É DITO QUE O SENHOR VIRÁ ATÉ ELA;- DELA É RETIRADO O TEMOR, POIS O SENHOR ESTÁ COM ELA, PARA SALVÁ-LA.

            A ESSE PROPÓSITO, LAURENTIN FAZ UMA BELA OBSERVAÇÃO;- FREQUENTEMENTE, A PALAVRA DE DEUS SE MOSTRA COMO UM GRÃO DE TRIGO. COMPREENDE-SE TAMBÉM PORQUE MARIA FICOU PERTURBADA COM ESSE ANÚNCIO. SEU TEMOR NÃO VEM DA FALTA DE COMPREENSÃO OU DAQUELA ANGÚSTIA MESQUINHA Á QUAL PODEMOS NOS DEIXAR LEVAR. ELE VEM DA COMOÇÃO DE UM DAQUELES ENCONTROS COM DEUS, DAQUELAS ALEGRIAS INCOMENSURÁVEIS QUE CONSEGUEM ABALAR AS NATUREZAS MAIS DURAS.

            NA SAUDAÇÃO DO ANJO REVELA-SE COMO UM TODO O MOTIVO BASILAR DA APRESENTAÇÃO QUE FAZ LUCAS DA FIGURA DE MARIA;- ELA É A VERDADEIRA SIÃO, A QUEM SE DIRIGEM AS ESPERANÇAS EM TODAS AS DESOLAÇÕES DA HISTÓRIA. ELA É O VERDADEIRO ISRAEL, EM QUEM A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA, ISRAEL E A IGREJA, SÃO UMA COISA SÓ, INSEPARÁVEL. ELA É O POVO DE DEUS, QUE DÁ FRUTO A PARTIR DO PODER DA GRAÇA DE DEUS.

            O ESPÍRITO SANTO VIRÁ SOBRE TI E A FORÇA DO ALTÍSSIMO TE COBRIRÁ COM A SUA SOMBRA. NO ASSIM CHAMADO (PARALELISMUS MEMBRORUM) SÃO AQUI SOBREPOSTAS DUAS IMAGENS, PROVENIENTES DE DIFERENTES LINHAS DE TRADIÇÃO, PARA ILUSTRAR O MISTERIOSO- INEFÁVEL. A PRIMEIRA IMAGEM FAZ UMA ALUSÃO AO RELATO DA CRIAÇÃO, E CARACTERIZA, ASSIM, O EVENTO COMO SENDO A NOVA CRIAÇÃO;- O DEUS QUE CHAMA O SER A PARTIR DO NADA, E CUJO ESPÍRITO PAIRAVA SOBRE OS ABISMOS, ELE QUE, ENQUANTO ESPÍRITO CRIADOR, É O FUNDAMENTO DE TODOS AO ENTES- PRESTA ATENÇÃO AMIGA;- ESSE DEUS INAUGURA AQUI UMA NOVA CRIAÇÃO NA ANTIGA, E A PARTIR DELA. DESSA FORMA, É ASSINALADO COM TODA A ÊNFASE NECESSÁRIA O CORTE RADICAL QUE SIGNIFICA A VINDA DE CRISTO;- SUA NOVIDADE É TAL, QUE CHEGA ATÉ O FUNDAMENTO DO SER;- E É DE TAL MODO, QUE NÃO PODE PROVIR DE NENHUM OUTRO LUGAR, SENÃO DO PODER CRIADOR DO PRÓPRIO DEUS.

            A RESPEITO DE JOSÉ AMIGA, NÃO VEJO TANTO PROBLEMA, VOU RELATAR COMO ESTA NO LIVRO;- A RELAÇÃO EXCLUSIVA DE JESUS COM SEU PAI CELESTE NÃO IRIA OBRIGATORÍAMENTE MAGOAR DE MODO PROFUNDO O CARPINTEIRO JOSÉ, CASO ESTE TIVESSE SIDO O SEU PAI BIILÓGICO? E PODERIA JESUS, POR ACASO, TRANSGREDIR ESSE MANDAMENTO TÃO VITAL PARA TODAS AS CULTURAS, LOGO ELE QUE APONTAVA JUSTAMENTE PARA A CONSERVAÇÃO DOS DEZ MANDAMENTOS?

            AMIGA, NÓS TEMOS NECESSIDADE DE SERMOS MAIS SOBRENATURAIS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER MAIS AO PAI.

NÃO HÁ MAIS NOVIDADE ALGUMA A RESPEITO DA NOSSA FÉ CATÓLICA. A NOVIDADE DEFINITIVA É CRISTO. MARIA NOSSA BOA MÃE QUE INTERCEDE POR TODOS É O NOSSO MODELO DE FÉ.

 CHEGAR MAIS PERTO DE JESUS ATRAVÉZ DE MARIA É SINAL DE SABEDORIA. MARIA NOS QUER PERTO DE TEU FILHO AMADO. 
 

É BOM SABER;- ESPERANÇA É TER UMA DISCIPLINA- DEVEMOS REZAR COMO SE TUDO DEPENDESSE DE DEUS. MAS AJA COMO SE TUDO DEPENDESSE DE VOCÊ. LAKELAND. 

            COMER DO FRUTO DA ÁRVORE NO JARDIN DO ÉDEN FOI AO MESMO TEMPO O ATO MAIS ÓBVIO DE PROVEITO A CURTO PRAZO,- E O MAIS HORRENDO EM CONSEQÜÊNCIAS A LONGO PRAZO. LAKELAND.
 

MESMO QUANDO A LITURGIA PAROQUIAL É CELEBRADA DE FORMA POUCO ATRAENTE...ELA DEVE SER O CENTRO DA NOSSAS VIDAS ESPÍRITUAIS. LAKELAND. 

                                   TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA. AMEM

Nenhum comentário: