segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AMOR COM ATOS. LIVRO FALAR COM DEUS. CARVALAL.


AMAR JESUS, SEGUIR JESUS, DEIXAR-SE MOLDAR POR JESUS. TEM QUE TER AMOR COM ATOS. É NECESSÁRIO TER ATITUDES.


-O SENHOR AMOU-NOS PRIMEIRO. AMOR COM AMOR SE PAGA. SANTIDADE NAS TAREFAS DE CADA DIA.

-AMOR EFETIVO. A VONTADE DE DEUS.

-AMOR E SENTIMENTO. ABANDONO EM DEUS. CUMPRIMETO DOS DEVERES PRÓPRIOS.


            TANTO AMOU DEUS O MUNDO QUE LHE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.

            COM ESTAS PALAVRAS, O EVANGELHO NOS MOSTRA O GRANDE AMOR DE DEUS POR NÓS.  FOI DEUS QUEM TOMOU A INICIATIVA NO AMOR, ENTREGANDO-NOS JESUS AQUELE QUE É OBJETO DAS SUAS COMPLACÊNCIAS;- O SEU PRÓPRIO FILHO. A NOSSA FÉ É UMA REVELAÇÃO DA BONDADE, DA MISERICÓRDIA, DO AMOR DE DEUS POR NÓS.

            DEUS É AMOR, QUER DIZER, AMOR QUE SE DIFUNDE E SE DÁ COM PRODIGALIDADE;- E TUDO SE RESUME NESTA GRANDE VERDADE QUE TUDO EXPLICA E TUDO ILUMINA. É NECESSÁRIO OLHAR A HISTÓRIA DE JESUS SOB ESSA LUZ. ELE ME AMOU, ESCREVE SÃO PAULO, E CADA UM DE NÓS PODE E DEVE REPETIR A SI PRÓPRIO; ELE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM.

            O AMOR DE DEUS POR NÓS CULMINA NO SACRIFÍCIO DO CALVÁRIO. DEUS DETEVE O BRAÇO DE ABRAÃO QUANDO ESTAVA PRESTES A SACRIFICAR O SEU ÚNICO FILHO, MAS NÃO DETEVE O BRAÇO DOS QUE PREGARAM O SEU FILHO UNIGÊNITO NA CRUZ. POR ISSO SÃO PAULO EXCLAMA CHEIO DE ESPERANÇA;-

 AQUELE QUE NÃO POUPOU O SEU PRÓPRIO FILHO, COMO NÃO NOS DARÁ TAMBÉM COM ELE TODAS AS COISAS?

            A ENTREGA DE CRISTO CONSTITUI UM APELO URGENTE PARA QUE CORRESPONDAMOS A ESSE AMOR;- AMOR COM AMOR SE PAGA. O HOMEM FOI CRIADO Á IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, E DEUS É AMOR. POR ISSO O CORAÇÃO DO HOMEM FOI FEITO PARA AMAR, E, QUANTO MAIS AMA, MAIS SE IDENTIFICA COM DEUS. A SANTIFICAÇÃO PESSOAL NÃO TEM, POIS, POR CENTRO A LUTA CONTRA O PECADO, MAS O AMOR A CRISTO, QUE SE NOS MOSTRA PROFUNDAMENTE HUMANO, CONHECEDOR DE TUDO O QUE É NOSSO.

             O AMOR DE DEUS PELOS HOMENS E DOS HOMENS POR DEUS É UM AMOR DE MÚTUA AMIZADE. E DE UMA DAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DA AMIZADE É O TRATO. PARA AMAR O SENHOR, É NECESSÁRIO CONHECÊ-LO, CONVERSAR COM ELE... CONHECEMO-LO QUANDO MEDITAMOS A SUA VIDA NOS EVANGELHOS. CONVERSAMOS COM ELE QUANDO ORAMOS.

            A CONSIDERAÇÃO DA SANTÍSSIMA HUMANIDADE DO SENHOR ALIMENTA CONTINUAMENTE O NOSSO AMOR A DEUS E É UM ENSINAMENTO VIVO SOBRE O MODO DE SANTIFICARMOS OS NOSSOS DIAS. NA SUA VIDA OCULTA EM NAZARÉ, JESUS CRISTO QUIS ASSUMIR AQUILO QUE SE HÁ DE MAIS CORRIQUEIRO NA EXISTÊNCIA HUMANA;- A VIDA COTIDIANA DE UM TRABALHADOR MANUAL QUE SUSTENTA UMA FAMÍLIA.

 E ASSIM, VEMO-LO DURANTE QUASE TODA A SUA VIDA TRABALHANDO DIA APÓS DIA, MANTENDO EM BOM ESTADO OS INSTRUMENTOS DA PEQUENA OFICINA, ATENDENDO COM SIMPLICIDADE E CORDIALIDADE OS VIZINHOS QUE VINHAM ENCOMENDAR-LHE UMA MESA OU UMA VIGA PARA A NOVA CASA, CUIDANDO COM CARINHO DE SUA MÃE...

 ASSIM CUMPRIU A VONTADE DE SEU PAI-DEUS NESSES ANOS DA SUA EXISTÊNCIA. CONTEMPLANDO A SUA VIDA, APRENDEMOS A SANTIFICAR A NOSSA;- O TRABALHO, A FAMÍLIA, AS AMIZADES... TUDO O QUE É VERDADEIRAMENTE HUMANO PODE SER SANTO, PODE SER VEÍCULO DO NOSSO AMOR A DEUS, PORQUE O SENHOR, AO ASSUMI-LO, O SANTIFICOU.

            SABER QUE DEUS NOS AMA, COM UM AMOR INFINITO, É A BOA NOVA QUE ALEGRA E DÁ SENTIDO Á NOSSA EXISTÊNCIA. NÓS TAMBÉM PODEMOS AFIRMAR QUE CONHECEMOS E CREMOS NO AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS. E, PERANTE ESSE AMOR, SENTIMO-NOS INCAPAZES DE EXPRIMIR O QUE TAMBÉM O NOSSO CORAÇÃO NÃO CONSEGUE ABARCAR;- SABER QUE ME AMAS TANTO, MEU DEUS, E... NÃO ENLOUQUECI! (BELO).

            TUDO O QUE O SENHOR FEZ E FAZ POR NÓS É UM ESBANJAMENTO DE ATENÇÕES E GRAÇAS;- A SUA ENCARNAÇÃO, A SUA PAIXÃO E MORTE NA CRUZ, QUE PUDEMOS CONTEMPLAR NOS DIAS PASSADOS, O PERDÃO CONSTANTE DAS NOSSAS FALTAS, A SUA PRESENÇA CONTÍNUA NO SACRÁRIO, OS AUXÍLIOS QUE NOS ENVIA DIARIAMENTE... CONSIDERANDO O QUE FEZ E FAZ PELOS HOMENS, NUNCA NOS DEVE PARECER SUFICIENTE A NOSSA CORRESPONDÊNCIA A TANTO AMOR.

            A MAIOR PROVA DE CORRESPONDÊNCIA É A FIDELEDADE, A LEALDADE, A ADESÃO INCONDICIONAL Á VONTADE DE DEUS. É O QUE JESUS NOS ENSINA QUANDO NOS DÁ A CONHECER OS SEUS DESEJOS INFINITOS DE FAZER A VONTADE DO PAI E NOS DIZ QUE O SEU ALIMENTO É CUMPRIR A VONTADE DAQUELE QUE O ENVIOU. EU GUARDEI OS MANDAMENTOS DE MEU PAI- DIZ O SENHOR- E PERMANEÇO NO SEU AMOR.

            A VONTADE DE DEUS RESIDE, ANTES DE MAIS NADA, NO CUMPRIMENTO FIEL DOS MANDAMENTOS E DEMAIS PRECEITOS QUE A IGREJA NOS PROPÕE. É NELES QUE DESCOBRIMOS O QUE DEUS QUER PARA NÓS. E É NO SEU CUMPRIMENTO, REALIZADO COM NOBREZA HUMANA E NA PRESENÇA DE DEUS, QUE ENCONTRAMOS O AMOR A DEUS, A SANTIDADE.

            O AMOR A DEUS NÃO CONSISTE EM SENTIMENTOS SENSÍVEIS, AINDA QUE O SENHOR OS POSSA DAR PARA NOS AJUDAR A SER MAIS GENEROSOS. CONSISTE ESSENCIALMENTE NA PLENA IDENTIFICAÇÃO DO NOSSO QUERER COM O DE DEUS. POR ISSO DEVEMOS PERGUNTAR-NOS COM FREQÜÊNCIA;- FAÇO NESTE MOMENTO O QUE DEVO FAZER?

            AMOR COM AMOR SE PAGA. MAS HÁ DE SER UM AMOR EFETIVO, QUE SE MANIFESTE EM ATOS CONCRETOS, NO CUMPRIMENTO DOS NOSSOS DEVERES PARA COM DEUS E PARA COM OS OUTROS, AINDA QUE O SENTIMENTO ESTEJA AUSENTE E TENHAMOS QUE CAMINHAR A CONTRAGOSTO.

            É EVIDENTE QUE A SUMA PERFEIÇÃO NÃO CONSISTE EM REGALOS INTERIORES NEM EM GRANDES ARROUBAMENTOS-ESCREVIA SANTA TEREZA, MAS EM TERMOS A NOSSA VONTADE TÃO CONFORME COM A DE DEUS, QUE NÃO HAJA COISA ALGUMA QUE ENTENDAMOS QUE ELE QUER, E NÃO A QUEIRAMOS NÓS COM TODA A NOSSA VONTADE.

            NO SERVIÇO A DEUS, O CRISTÃO DEVE DEIXAR-SE CONDUZIR PELA FÉ, NUNCA PELOS ESTADOS DE ÂNIMO. GUIAR-SE PELO SENTIMENTO SERIA O MESMO QUE ENTREGAR O GOVERNO DA CASA AO CRIADO E DEPOR O DONO. O MAL NÃO ESTÁ NO SENTIMENTO, MAS NA IMPORTÂNCIA QUE SE LHE CONCEDE.

            HÁ ALMAS PARA QUE NAS EMOÇÕES CONSTITUEM TODA A PIEDADE, A TAL PONTO QUE SE PERSUADEM DE TÊ-LA PERDIDO QUANDO O SENTIMENTO DESAPARECE. SE ESSAS ALMAS SOUBESSEM COMPREENDER QUE ESSE É JUSTAMENTE O MOMENTO DE COMEÇAR A TÊ-LA!!!

            O VERDADEIRO AMOR, SENSÍVEL OU NÃO, ESTENDE-SE A TODOS OS ASPECTOS DA NOSSA EXISTÊNCIA, NUMA VERDADEIRA UNIDADE DE VIDA;- LEVA A PÔR DEUS EM TODAS AS COISAS, POIS SEM ELE SE TORNARIAM INSÍPIDAS. UMA PESSOA PIEDOSA, COM UMA PIEDADE SEM BEATICE, PROCURA O SEU DEVER;- A PIEDADE SINCERA LEVA AO TRABALHO, AO CUMPRIMENTO PRAZEROSO- AINDA QUE CUSTE- DO DEVER DE CADA DIA...

            HÁ UMA ÍNTIMA UNIÃO ENTRE ESSA REALIDADE SOBRENATURAL INTERIOR E AS MANIFESTAÇÕES EXTERNAS DOS AFAZERES HUMANOS. O TRABALHO PROFISSIONAL, AS RELAÇÕES HUMANAS DE AMIZADE E DE CONVIVÊNCIA, O EMPENHO EM PROMOVER- LADO A LADO COM OS NOSSOS CONCIDADÃOS- O BEM E O PROGRESSO DA SOCIEDADE SÃO FRUTOS NATURAIS, CONSEQÜÊNCIA LÓGICA, DESSA SEIVA DE CRISTO QUE É A VIDA DA NOSSA ALMA. A FALSA PIEDADE NÃO SE REFLETE NA VIDA ORDINÁRIA DO CRISTÃO. NÃO SE TRADUZ NUMA MELHORA DE CONDUTA, NUMA AJUDA AOS OUTROS.

            O CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS NOS DEVERES DE CADA DIA- A MAIOR PARTE DAS VEZES PEQUENOS-É O CAMINHO MAIS SEGURO PARA O CRISTÃO SE SANTIFICAR NO MEIO DAS REALIDADES TERRENAS. PODEMOS CUMPRIR ESSES DEVERES DE MANEIRAS MUITO DIFERENTE;-

 COM RESIGNAÇÃO, COMO QUEM NÃO TEM OUTRA SAÍDA SENÃO EXECUTÁ-LAS;- ACEITANDO-OS, O QUE REVELA UMA ADESÃO MAIS PROFUNDA E MEDITADA;- MOSTRANDO-NOS DE ACORDO, QUERENDO O QUE DEUS QUER PORQUE, AINDA QUE NÃO O COMPREENDA NESSE MOMENTO, O CRISTÃO SABE QUE DEUS É NOSSO PAI E QUER O MELHOR PARA SEUS FILHOS;-

OU COM PLENO ABANDONO, ABRAÇANDO SEMPRE A VONTADE DO SENHOR, SEM LHE ESTABELECER LIMITES DE NENHUM GÊNERO

            ESTA ÚLTIMA É A ATITUDE QUE O SENHOR NOS PEDE;- QUE O AMEMOS SEM CONDIÇÕES, SEM FICAR Á ESPERA DE SITUAÇÕES MAIS FAVORÁVEIS, NAS COISAS CORRENTES DE CADA DIA E, SE ELE ASSIM O QUISER, EM CIRCUNSTÂNCIAS MAIS DIFÍCIEIS E EXTRAORDINÁRIAS.           

QUANDO TE ABANDONARES DE VERDADE NO SENHOR, APRENDERÁS A CONTENTAR-TE COM O QUE VIER, E A NÃO PERDER A SERENIDADE SE AS TAREFAS- APESAR DE TERES POSTO O TEU EMPENHO E UTILIZADO OS MEIOS OPORTUNOS- NÃO CORREM A TEU GOSTO... PORQUE TERÃO CORRIDO COMO CONVÉM A DEUS QUE CORRAM. 

            COM PALAVRAS DE UMA ORAÇÃO QUE A IGREJA NOS PROPÕE PARA DEPOIS DA MISSA, DIGAMOS AO SENHOR;-

QUERO O QUE QUERES, QUERO PORQUE O QUERES, QUERO COMO O QUERES, QUERO ENQUANTO O QUISERES.           

A SANTÍSSIMA VIRGEM, QUE PRONUNCIOU E LEVOU Á PRÁTICA AQUELE FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA, AJUDAR-NOS-Á A CUMPRIR EM TUDO A VONTADE DE DEUS.

            É BOM SABER-  

NÃO HÁ COMO SER VERDADEIRO DISCÍPULO MISSIONÁRIO SEM O VÍNCULO EFETIVO E AFETIVO COM A COMUNIDADE DOS QUE DESCOBRIRAM O FASCÍNIO PELO MESMO SENHOR.

QUEM ACOLHE A BOA-NOVA DO REINO DE DEUS MUDA A SUA VIDA DE ACORDO COM OS VALORES QUE JESUS VIVEU E ENSINOU.

AS COMUNIDADES CRISTÃS APRENDERAM COM JESUS QUE O PAI DESEJA QUE TODOS SE CONSIDEREM IRMÃOS, QUE HAJA IGUALDADE ENTRE HOMEM E MULHER, QUE OCORRA A PARTILHA DOS BENS E QUE O PODER DEVE SER EXERCIDO COMO SERVIÇO.

O PERDÃO OCUPA O LUGAR DA CONDENAÇÃO MÚTUA.

ESSA NOVA VISÃO DOS RELACIONAMENTOS SUPÕE UMA CONVERSÃO QUE ATÉ HOJE NOS DESAFIA.
            NOSSOS ATOS, NOSSAS ATITUDES ESTÃO SEMPRE SE CHOCANDO E SE DISCIPLINANDO COM O MODO DE JESUS PENSAR.     CNBB 104.

Nenhum comentário: