sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A UNÇÃO DOS ENFERMOS NOS PRIMEIROS SÉCULOS DO CRISTIANISMO;- SEUNDA PARTE – VIVER O ANO DA FÉ. PAULUS.


 
            POR MUTOS MOTIVOS, OS PRIMEIROS SÉCULOS DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO DÃO-NOS POUCOS TESTEMUNHOS DA UNÇÃO DOS ENFERMOS. ELA NÃO ERA AINDA FUNDAMENTAL PARA A VIDA DA IGREJA COMO O BATISMO E A EUCARISTIA, NEM SEQUER TÃO PÚBLICA COMO A PENITÊNCIA E A ORDEM, E OS SEUS TEXTOS NO NOVO TESTAMENTO NÃO SÃO CONSIDERADOS TEXTOS IMPORTANTES COMO OS EVANGELHOS OU AS CARTAS DE SÃO PAULO. AS PRIMEIRAS REFERÊNCIAS Á UNÇÃO DOS ENFERMOS ENCONTRAM-SE NOS RITOS LITÚRGICOS DA CONSAGRAÇÃO DO ÓLEO DOS ENFERMOS. AS PRIMEIRAS INSTRUÇÕES PARA A UNÇÃO SÃO DADAS POR UM PAPA DO SÉCULO V. CONTUDO, O QUE É CLARO NESTES TESTEMUNHOS ANTIGOS É QUE A UNÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA Á CURA DO DOENTE, DAS SUAS DEBILIDADES FÍSICAS, MENTAIS E ESPIRITUAIS.

            SOMENTE NO SÉCULO IX COMEÇOU UMA MUDANÇA GRADUAL, QUE LEVOU A CONCEBER A UNÇÃO COMO O SACRAMENTO A DAR AOS MORIBUNDOS. NO SÉCULO XI ADOTOU-SE O TERMO EXTREMA UNÇÃO,- E OS TEÓLOGOS MEDIEVAIS FALARAM DELE COMO DE UMA PREPARAÇÃO SACRAMENTAL PARA A PASSAGEM FINAL Á GLÓRIA. COMO SACRAMENTO DE CRISTO, ELE DEVIA PRODUZIR EFEITOS NA ALMA DO HOMEM E TRAZER ASSIM GRAÇAS INTERIORES, COMO O PERDÃO DOS PECADOS VENIAIS, E SERVIR COMO PREPARAÇÃO PARA A DERRADEIRA LUTA ESPIRITUAL ANTES DA MORTE.

            ABRIU CAMINHO A IDEIA DE QUE ERA MELHOR PROTELAR A RECEÇÃO DO SACRAMENTO PARA O MAIS TARDE POSSÍVEL, PARA O DERRADEIRO INSTANTE DA RESPECTIVA EXISTÊNCIA. ESTA IDEIA DO SACRAMENTO DOS MORIBUNDOS, SOBRE O QUAL, MESMO SE POUQUÍSSIMOS, EXISTEM TESTEMUNHOS BÍBLICOS E PATRÍSTICOS, FOI ATACADA PELOS TEÓLOGOS EM MEADOS DO SÉCULO XX. O SACRAMENTO CHAMA-SE AGORA OFICIALMENTE UNÇÃO DOS ENFERMOS E PODE SER ADMINISTRADO AOS QUE SOFREM DE QUALQUER DOENÇA OU FERIMENTO GRAVE, OU SIMPLESMENTE SE, SE ENCONTRAM NUM ESTADO DE DEBILIDADE GERAL DEVIDO Á VELHICE.

            NÃO É NECESSÁRIO QUE A MORTE ESTEJA IMINENTE E CERTA, PORQUE O SACRAMENTO SE REFERE AO EFEITO DEPRIMENTE QUE A DOENÇA EXERCE SOBRE A DINÂMICA ESPIRITUAL DE VIVER A PRÓPRIA VIDA DE UNIÃO COM CRISTO. O SACRAMENTO CONFERE-SE UNGINDO O DOENTE NA FRONTE E NAS MÃOS, DIZENDO;- POR ESTA SANTA UNÇÃO E PELA SUA INFINITA MISERICÓRDIA, O SENHOR VENHA EM TEU AUXÍLIO COM A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE, LIBERTO DOS TEUS PECADOS, ELE TE SALVE E, NA BONDADE, ALIVIE OS TEUS SOFRIMENTOS.

 

QUE NESTE ANO DE 2014, O CRISTÃO POSSA TER A SUA ALMA ABENÇOADA, E QUE O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO, SE INCLINE SUAVEMENTE SOBRE NÓS , NOS PERDOANDO E FORTALECENDO O NOSSO ESFORÇO EM PERMANECER NO CAMINHO DA SANTIDADE. EDNA BERARDINELLI.        AMEM.    

Nenhum comentário: