sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

NOSSO PAPA – SKORKA – FIGUEIROA – DO LIVRO RAZÃO E FÉ.

PARA DIALOGAR, É PRECISO TER O CORAÇÃO ABERTO;- TER CORAGEM SUFICIENTE PARA DIZER AO OUTRO O QUE SE SENTE.  PAPA FRANCISCO.
 

A FÉ E A RAZÃO SÃO COMO AS DUAS ASAS COM AS QUAIS O ESPÍRITO HUMANO SE ELEVA PARA A CONTEMPLAÇÃO DA VERDADE.

            DEUS PÔS NO CORAÇÃO DO HOMEM O DESEJO DE CONHECER A VERDADE E, DEFINITIVAMENTE, DE CONHECÊ-LO, PARA QUE, CONHECENDO-O E AMANDO-O, POSSA ALCANÇAR TAMBÉM A PLENA VERDADE SOBRI SI MESMO.

 

MARCELO FIGUEROA – UMA COISA ME PREOCUPA, E NÃO É NOVA. DESDE QUE O MUNDO É MUNDO, EXISTE UMA TENDÊNCIA A SEPARAR O QUE É FÉ, OU VIDA ESPIRITUAL, DO QUE É VIDA PÚBLICA;- E ATÉ, DE ALGUMA MANEIRA, A CRIAR CERTOS ANTAGONISMOS ENTRE FÉ E CIÊNCIA, FÉ E MORAL, OU FÉ E JUSTIÇA.

ULTIMAMENTE, TEM-SE VISTO NA ARGENTINA QUE, DE ALGUMA MANEIRA, SE CRIOU ESSE PENSAMENTO DE QUE A VIDA ESPIRITUAL E A SOCIAL OU PÚBLICA SÃO POLOS OPOSTOS. RECORDO-ME DE UMA FRASE DE ORTEGA Y GASSET QUE DIZ;- NÃO SABEMOS O QUE ACONTECE CONOSCO, E ISSO É JUSTAMENTE O QUE ACONTECE CONOSCO.

TENHO A SENSAÇÃO DE QUE, SE A FÉ TRANSCENDENTE TRANSFORMAR-SE EM NÃO TRANSCENDENTE PARA DISCUTIR ( O QUE ACONTECE CONOSCO) , ESTAREMOS TIRANDO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL DA NOSSA CONCEPÇÃO DE FÉ, NÃO APENAS COMO INDIVÍDUO, MAS TAMBÉM COMO POVO. ACREDITO QUE NÃO É SAUDÁVEL E NÃO NOS FAZ BEM ESSA ESPÉCIE DE SEPARAÇÃO ENTRE OS VALORES DA FÉ E OS DA VIDA REAL. COMO VOCES VEEM ISSO?

ABRAHAM SKORKA;- O QUE DEVEMOS ENCONTRAR REALMENTE É UM EQUILIBRIO DIALOGAL ENTRE ESSES DOIS CONCEITOS, ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO. NO MOMENTO EM QUE O CIENTISTA ACREDITA QUE ELE DETÉM A VERDADE ABSOLUTA DA EXISTÊNCIA, ELE ESTÁ PECANDO POR ARROGÂNCIA;- E NO MOMENTO EM QUE O RELIGIOSO – EM MEU HUMILDE ENTENDER – PENSA QUE O CONHECIMENTO, QUE O SABER EXATAMENTE TUDO SOBRE O SENTIDO DA EXISTÊNCIA, ESTÁ EM SEU BOLSO, ELE ESTÁ PECANDO POR IGNORÂNCIA. UM DEVE ENTRAR EM DIÁLOGO COM O OUTRO.                     

           

 

            A VERDADEIRA FÉ, É AQUELA QUE SE MANIFESTA

                        POR MEIO DE UM COMPROMISSO COM A VIDA.

                        A VERDADE SÓ DEUS SABE.

PAPA FRANCISCO – UMA RELIGIÃO QUE NÃO RECONHECE NA CIÊNCIA SUA AUTONOMIA LEGÍTIMA NÃO A DEIXA CRESCER, MAS UMA CIÊNCIA QUE SE AUTOERIGE COMO ABSOLUTA, COM UMA AUTONOMIA TOTAL, E QUE SE NEGA TODA POSSIBILIDADE DE TRANSCENDÊNCIA É SUICIDA.

FIGUEROA;- EM MEIO Á AGITADA VIDA COTIDIANA, CENTRARMO-NOS NO SILÊNCIO QUE NOS CONDUZ A NOSSO INTERIOR É DESCOBRIR AS MARAVILHAS DO ( NÓS).

O HOMEM NÃO É SOMENTE ESPIRITUAL E NÃO É SOMENTE MATERIAL;- É UMA CONJUNÇÃO, UMA HARMONIA.

PAPA FRANCISCO- QUANDO SE COMPARTILHA A VIDA, SEMPRE SOBRAM ESPERIÊNCIAS;- QUANDO SE COMPARTILHA O PÃO E O FRUTO DO TRABALHO COTIDIANO, SEMPRE HAVERÁ MENOS INJUSTIÇAS.

Á MEDIDA QUE O HOMEM TEM MAIS FÉ, ELE FECHA MENOS PORTAS, PORQUE SABE EM QUEM ESTÁ APOIADO.

Á MEDIDA QUE SE DIALOGA, ABAIXAM-SE OS DECIBÉIS DA VÓZ.

 

O HOMEM TEM A ORDEM DE DOMINAR O MUNDO E FAZÊ-LO PROGREDIR DÁ LUGAR Á CIÊNCIA E TEM SEDE DE TRANSCENDÊNCIA IMPRESSIONANTE;- ELE A TEM SELADA EM SEU CORAÇÃO, TEM A MARCA DEUS EM SEU CORAÇÃO. ENTÃO, CLASSIFICÁ-LOS COMO ANTAGÔNICOS, OU DIZER QUE A FÉ É RELATIVA E O ABSOLUTO É A CIÊNCIA, OU SÓ O RELIGIOSO É O QUE VALE..., É PÔR UMA CUNHA NA PRÓPRIA ESSÊNCIA DA NATUREZA HUMANA.

 

                        QUERIDOS AMIGOS É BOM SABERMOS MAIS A RESPEITO DO QUE É NECESSARIO PARA AS NOSSAS VIDAS. E PODERMOS PARAR E REFLETIR.

                        OUVIMOS MUITO O QUE NÃO DESEJAMOS, É NECESSÁRIO OUVIR O QUE MUITAS VEZES PRECISAMOS REFLETIR. AMEM.

Nenhum comentário: