quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PROCESSO EVOLUTIVO;- DA BUSCA DA PERFEIÇÃO AO DESEJO DA SANTIDADE

 

PROCESSO EVOLUTIVO;- DA BUSCA DA PERFEIÇÃO AO DESEJO DA SANTIDADE. PADRE JOSÉ ANTÔNIO NETTO DE OLIVEIRA.

 

 

OS AUTORES DO NOVO TESTAMENTO E SEUS SUCESSORES IMEDIATOS QUANDO ESCREVIAM SOBRE O QUE CHAMAMOS PERFEIÇÃO ESPIRITUAL, OU PERFEIÇÃO  DA VIDA CRISTÃ, QUERIAM SIGNIFICAR ALGO PRÓXIMO DO QUE CHAMAMOS MATURIDADE. ORA, SÓ SE AMADURECE USANDO TEMPO E EXPERIÊNCIA PARA APRENDER. O PONTO CRUCIAL DESSA APRENDIZAGEM É SABER OUVIR, É TER UM OUVIDO ATENTO PRIMEIRAMENTE AO EVANGELHO, OUVINDO JESUS QUE CHAMA PARA SEGUI-LO;- EM SEGUNDO LUGAR Á TRADIÇÃO;- O SEGUIMENTO DE JESUS AO LONGO DOS SÉCULOS E FINALMENTE, EM TERCEIRO LUGAR, AO PRÓPRIO CORAÇÃO, ISTO É, Á PRÓPRIA EXPERIÊNCIA COMO SER HUMANO.

NOSSA VIDA HUMANA E ESPIRITUAL AVANÇA NÃO TANTO ATRAVÉS DE CORTES, DE SALTOS BRUSCOS, MAS DE UM PROCESSO, COM FREQUÊNCIA IMPERCEPTÍVEL AOS NOSSOS PRÓPRIOS OLHOS;- QUANDO NOS DAMOS CONTA, ALGO ESTÁ MUDADO DENTRO DE NÓS. CORTEJANDO A EXPERIÊNCIA DE MUITAS PESSOAS EM SUA CAMINHADA ESPIRITUAL, PODEMOS DESCOBRIR UM PROCESSO EVOLUTIVO QUE EXISTENCIALMENTE PODERÍAMOS DESCREVER COMO UMA TRAJETÓRIA NÃO IGUAL PARA TODOS, MAS COM CERTAS SEMELHANÇAS.

AS PRIMEIRAS ETAPAS NA VIDA ESPIRITUAL COSTUMAM CARACTERIZAR-SE PELA EXPERIÊNCIA DE UMA FORTE ATRAÇÃO DE DEUS SOBRE A PESSOA E PELA PRESENÇA DE GRANDES CONSOLAÇÕES ESPIRITUAIS. DIANTE DE TAL GENEROSIDADE DIVINA, A PESSOA, SOBRETUDO SE É JOVEM, SENTE-SE DESAFIADA GRATUITAMENTE;- SE DEUS É GENEROSO PARA COMIGO, DEVO SER GENEROSO PARA COM DEUS. ESSA GENEROSIDADE PRIMEIRA É FREQUENTEMENTE INTERPRETADA EM TERMOS DE PERFEIÇÃO;- DEVO ELIMINAR VÍCIOS, FALHAS, FRAQUEZAS, PECADOS...- PARA RESPONDER E AGRADAR A DEUS.

            O JOVEM LANÇA-SE ENTÃO A SUBIR A ESCADA DA PERFEIÇÃO NUM ESFORÇO LOUVÁVEL E TENAZ, MAS NESSE ESFORÇO CONTA MUITO CONSIGO E POUCO COM DEUS;- CONFIA EM SI, NA SUA GENEROSIDADE, NO SEU ESFORÇO, NO SEU IDEALISMO, NA SUA FORÇA DE VONTADE. NESSA TENTATIVA MESCLA-SE UMA FORTE DOSE DE VONTADE DE PODER E, SOBRETUDO, UM ORGULHO SUTIL, QUE NA SUA SUTILEZA NÃO É PERCEBIDO. ESSA FASE DO ESFORÇO VOLUNTARISTA CENTRADO EM SI PODE TER A DURAÇÃO DE OITO A QUINZE ANOS, DEPENDENDO DO NÍVEL DE PROFUNDIDADE DA ORAÇÃO PESSOAL.

            EM SEGUIDA, A PESSOA COMEÇA A PERCEBER POUCO A POUCO QUE ESTACIONOU, QUE NÃO AVANÇA MAIS, QUE O CARRO NÃO CONSEGUE MAIS SUBIR A LADEIRA DA PERFEIÇÃO, ESTÁ DERRAPANDO. ENTRA-SE PROGRESSIVAMENTE NUMA SÉRIE DE CRISES, DE FALHAS, DE QUEDAS QUE PARECEM SOBRETUDO COMO FRACASSOS NO IDEAL PROPOSTO. HÁ UMA SENSAÇÃO VAGA DE QUE OS FUNDAMENTOS DA CASA ESTÃO ABALADOS.

            PROBLEMAS INCONSCIENTES NÃO SUFICIENTEMENTE TRABALHADOS ANTERIORMENTE EMERGEM AGORA COM VIOLÊNCIA, EXIGINDO GRATIFICAÇÕES. A EXPERIÊNCIA CONCRETA SE MANIFESTA NO APARECIMENTO DE PAIXÕES DE TODOS OS TIPOS QUE A PESSOA JULGAVA JÁ TER DOMINADO DEFINITIVAMENTE NO PASSADO;- AGORA REANIMAM-SE SUBITAMENTE COM FORÇA REDOBRADA E EXPERIMENTA-SE A PRÓPRIA POBREZA E FRAQUEZA. AOS POUCOS CHEGA-SE A UMA VERIFICAÇÃO;- NÃO SÓ OS FUNDAMENTOS DA CASA ESTÃO ABALADOS, A CASA TODA ESTÁ EM RUÍNAS, ESTAVA CONSTRUÍDA SOBRE A AREIA.

            HÁ UM PERÍODO DE ANGÚSTIA PROFUNDA, QUE NÃO PODE SER EVITADO, UMA SENSAÇÃO DE CANSAÇO NA LUTA, DE NÃO SABER POR ONDE RECOMEÇAR PORQUE A PESSOA SABE QUE NÃO PODE MAIS FAZER USO DO DINAMISMO GASTO DE SUA VONTADE;- A GARRA, O FOGO, O IDEALISMO DA JUVENTUDE, QUE ACREDITAVA SUPERAR TUDO COM A FORÇA DE VONTADE, ESGOTOU-SE, ACABOU. E ENTÃO?

             HÁ DUAS POSSÍVEIS PARA ESSA CRISE;- UMA É A DO DESÂNIMO E DO ABANDONO;- A SANTIDADE NÃO É PARA MIM. OUTRA É A BUSCA DE UMA SAÍDA EM DEUS;- VOLTAR-SE PARA UMA ORAÇÃO SIMPLES, DE SÚPLICA HUMILDE;- TEM COMPAIXÃO DE MIM, SENHOR, PORQUE SOU UM PECADOR, - DO FUNDO DO ABISMO CLAMO POR TI, SENHOR, MAIS DO QUE O VIGIA, ESPERO PELA AURORA....;- ESPERANDO A INICIATIVA DE DEUS.

            TRATA-SE AGORA DE INICIAR A DESCIDA DA ESCADA RUMO Á HUMILDADE RADICAL. A VERIFICAÇÃO DA PRÓPRIA INDIGÊNCIA JÁ É O INÍCIO DESSA DESCIDA, UMA DESCIDA CHEIA DE ESPERANÇA, EXPECTATIVA E CONFIANÇA NO AMOR, NA GRAÇA, NA SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS. O SENHOR ESTÁ PRÓXIMO DE TODOS OS QUE O INVOCAM, DOS QUE O INVOCAM NA VERDADE. A SÚPLICA QUE BROTA DO RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA POBREZA É SEMPRE VERDADEIRA. O LUGAR MESMO ONDE A BUSCA DA PERFEIÇÃO FRACASSA PODE SER O PONTO DE PARTIDA DA ESTRADA DA SANTIDADE.

                                  

 

                                   CONCLUSÃO

DE UM LADO A BUSCA, O ESFORÇO HUMANO, A VIDA ASCÉTICA;- DE OUTRO A GRAÇA, O DOM DE DEUS, O AMOR GRATUITO E TRANSFORMANTE, A VIDA MÍSTICA;- ATIVIDADE E PASSIVIDADE. ESSAS DUAS DIMENSÕES ESTÃO PRESENTES EM NOSSA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL, MAS O EQUILÍBRIO INSTÁVEL;- POR VEZES NOS PERGUNTAMOS SE NÃO ESTAMOS CONTANDO UNICAMENTE COM NOSSO ESFORÇO, NOSSO COMPROMISSO, NOSSA FORÇA DE VONTADE E ESPERANDO POUCO OU NADA DE DEUS;- OUTRAS VEZES TEMOS A IMPRESSÃO DE ESTAR ESPERANDO TUDO DE DEUS, PASSIVAMENTE, SEM FAZER NADA PARA PROCURÁ-LO. GOSTARÍAMOS DE VER CLAREZA ONDE ESTAMOS E SE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. ESSA CLAREZA NEM SEMPRE É POSSÍVEL. O QUE É POSSÍVEL É CONTINUAR AVANÇANDO, SEM VER CLARO, A PARTIR DO PONTO DE VISTA AONDE CHEGAMOS.

            SANTO INÁCIO PERCEBE COM CLAREZA QUE A SANTIDADE É ESSE DOM DE DEUS QUE TRANSFORMA A CRIATURA E A TORNA CAPAZ DE UM TUDO AMAR E SERVIR. PERCEBE TAMBÉM QUE HÁ MUITAS DESORDENS NO SER HUMANO QUE O IMPEDEM DE ACOLHER O DOM SANTIFICADOR DE DEUS E POR ISSO VAI EMPENHAR-SE EM FORNECER MEIOS E INSTRUMENTOS PARA ORDENAR A PRÓPRIA VIDA E ASSIM DISPOR-SE PARA ACOLHER O DOM.

            INÁCIO ESTÁ CONVENCIDO DE QUE O QUE TRANSFORMA E SANTIFICA O SER HUMANO É A GRAÇA, O DOM, O AMOR DE DEUS, MAS QUE É NECESSÁRIO UMA BUSCA, UM ESFORÇO, UMA ASCESE DE NOSSA PARTE, QUE TEM COMO ÚNICA FINALIDADE DISPOR-NOS PARA ACOLHER O DOM E NÃO CONQUISTAR, MERECER A GRAÇA. O DOM É GRATUITO, ESTÁ Á NOSSA DISPOSIÇÃO, MAS HÁ INDISPOSIÇÕES EM NÓS PARA ACOLHÊ-LO, INDISPOSIÇÕES QUE INÁCIO VAI CHAMAR COM VÁRIOS NOMES;- COBIÇA DE RIQUEZAS, HONRA VÃ DO MUNDO, SOBERBA, AMOR PRÓPRIO, SENSUALIDADE, AMOR CARNAL E MUNDANO, AFEIÇÕES DESORDENADAS, PECADOS...;- TUDO ISSO ESTÁ EM NÓS E NOS ATRAPALHA, CRIA OBSTÁCULOS Á ACOLHIDA DO DOM DE DEUS.

            OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS SÃO CONHECIDOS COMO UMA EXPERÊNCIA EM QUE A BUSCA GENEROSA DE ORDENAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA NO DE JESUS CRISTO ABRE PARA A ACOLHIDA DO DOM TRANSFORMANTE DE DEUS E CONSEQUENTEMENTE PARA A SANTIDADE, ISTO É, PARA EM TUDO AMAR E SERVIR. CADA QUAL ESTEJA CONVENCIDO DE QUE TANTO MAIS PROGREDIRÁ EM TODOS AS COISAS ESPIRITUAIS, QUANTO MAIS SAIR DE SEU PRÓPRIO AMOR, QUERER E INTERESSE. ESSE SAIR DO AMOR PRÓPRIO, DO PRÓPRIO QUERER E INTERESSE TEM COMO OBJETIVO ACOLHER OUTRO AMOR, OUTRO QUERER, ISTO É, A VONTADE DE DEUS, E OUTRO INTERESSE, A SABER, OS INTERESSES DO REINO E DOS OUTROS. ESSE SAIR IMPLICA UMA MISSÃO;- SOMOS ENVIADOS E REVESTIDOS DE UMA CAPACIDADE DE AMAR QUE NÃO VEM DE NÓS, PORQUE SOMOS E SEREMOS SEMPRE VASOS DE ARGILA, VASOS DE BARRO BEM FRÁGEIS E QUEBRADIÇOS, MAS DENTRO DESSE BARRO CARREGAMOS UM TESOURO, O AMOR DE DEUS DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES. ESSE AMOR NOS SANTIFICA, NOS TORNA CAPAZES DE REALMENTE EM TUDO AMAR E SERVIR.

            TERMINEMOS COM UMA PÁGINA DE RARA BELEZA SOBRE A PUREZA DO CORAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE SOBRE A SANTIDADE, QUE SE ENCONTRA NO LIVRO SABEDORIA DE UM POBRE, DE ELÓI LECLERC;-  ( EDITORIAL FRANCISCANA, BRAGA, 1975, PP. 137-140).

... DEPOIS DE UM MOMENTO DE SILÊNCIO, FRANCISCO PERGUNTOU A LEÃO;- IRMÃO, SABES ACASO O QUE É PUREZA DE CORAÇÃO? – É NÃO TERMOS FALTA ALGUMA DE QUE NOS ACUSEMOS, RESPONDEU LEÃO SEM HESITAR. – ENTÃO COMPREENDO A TUA TRISTEZA, DISSE FRANCISCO, PORQUE TEMOS SEMPRE ALGUMA COISA DE QUE NOS ACUSAR. – SIM, CONCORDOU LEÃO, E É PRECISAMENTE ISSO QUE FAZ COM QUE EU PERCA A ESPERANÇA DE CHEGAR UM DIA Á PUREZA DE CORAÇÃO.

- AH! FREI LEÃO, ACREDITA-ME, RETORQUIU FRANCISCO, NÃO TE PREOCUPES TANTO COM A PUREZA DE TUA ALMA. VOLTA O OLHAR PARA DEUS. REGOZIJA-TE POR ELE SER TODO SANTIDADE. DÁ-LHE GRAÇAS POR CAUSA DELE MESMO. ISSO É QUE É, IRMÃOZINHO, TER O CORAÇÃO PURO. E QUANDO ESTIVERES VOLTADO PARA DEUS, NÃO VOLTES A DEBRUÇAR-TE SOBRE TI. NÃO PERGUNTES A TI PRÓPRIO EM QUE PONTO ESTÁS EM RELAÇÃO A DEUS. A TRISTEZA DE NÃO SERMOS PERFEITOS, DE NOS DESCOBRIRMOS PECADORES É, AINDA, UM SENTIMENTO HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO. É PRECISO QUE ELEVES O TEU OLHAR MAIS ALTO, MUITO MAIS ALTO. HÁ DEUS, A IMENSIDADE DE DEUS E O SEU INALTERÁVEL ESPLENDOR. O CORAÇÃO PURO É AQUELE QUE NÃO CESSA DE ADORAR O SENHOR E VERDADEIRO;- O QUE TOMA UM INTERESSE PROFUNDO PELA PRÓPRIA VIDA DE DEUS E É CAPAZ, NO MEIO DE TODAS AS SUAS MISÉRIAS, DE VIBRAR COM A ETERNA INOCÊNCIA E A ETERNA ALEGRIA DE DEUS. SEMELHANTE CORAÇÃO É, A UM TEMPO, DESPOJADO E CUMULADO. BASTA-LHE QUE DEUS SEJA DEUS. É MESMO NISSO QUE ELE ENCONTRA TODA A SUA PAZ, TODO O SEU AMOR. E ENTÃO, É O PRÓPRIO DEUS QUE É TODA A SUA SANTIDADE.

- DEUS NO ENTANTO, EXIGE O NOSSO ESFORÇO E A NOSSA FIDELIDADE, OBSERVOU LEÃO.

- SIM, SEM DÚVIDA, RESPONDEU FRANCISCO. MAS A SANTIDADE NÃO É UMA REALIZAÇÃO DO NOSSO EU, NEM UMA PLENITUDE QUE NOS DAMOS A NÓS MESMOS. ACIMA DE TUDO ELA É UM VAZIO QUE DESCOBRIMOS EM NÓS, QUE ACEITAMOS E QUE DEUS VEM ENCHER NA MEDIDA EM QUE NOS ABRIMOS Á SUA PLENITUDE. O NOSSO NADA, COMPREENDES, QUANDO É ACEITO, TRANSFORMA-SE NO ESPAÇO VAZIO ONDE DEUS PODE, AINDA CRIAR. O SENHOR NÃO DEIXA QUE NINGUÉM LHE ROUBE A SUA GLÓRIA. ELE É O SENHOR, O ÚNICO, O SANTO. TOMA, PORÉM O POBRE PELA MÃO, TIRA-O DA LAMA E FÁ-LO SENTAR NO MEIO DOS PRÍNCIPES DO SEU POVO A FIM DE QUE ELE VEJA A SUA GLÓRIA. DEUS TORNA-SE, ENTÃO, O CÉU DA SUA ALMA.

CONTEMPLAR A GLÓRIA DE DEUS, FREI LEÃO, DESCOBRIR QUE DEUS É DEUS, ETERNAMENTE DEUS PARA ALÉM DO QUE NÓS SOMOS OU POSSAMOS SER, ALEGRAR-SE, EM CHEIO, COM AQUILO QUE ELE É, EXTASIAR-SE DIANTE DE SUA ETERNA JUVENTUDE E DAR-LHE GRAÇAS POR CAUSA DA SUA INDEFECTÍVEL MISERICÓRDIA, EIS A EXIGÊNCIA MAIS PROFUNDA DESSE AMOR QUE O ESPÍRITO DO SENHOR NÃO CESSA DE DERRAMAR EM NOSSOS CORAÇÕES. TER O CORAÇÃO PURO É ISTO. MAS ESTA PUREZA NÃO SE OBTÉM Á FORÇA DE PUNHOS E DE TENSÃO.

- QUE FAZER PARA A ALCANÇAR? PERGUNTOU LEÃO. – BASTA SIMPLESMENTE NADA GUARDAR PARA SI. NEM SEQUER ESSA PERCEPÇÃO AGUDA DA NOSSA MISÉRIA. DESPRENDER-SE DE TUDO. ACEITAR SER POBRE. RENUNCIAR A TUDO O QUE É PESADO, INCLUSIVE O PESO DAS NOSSAS FALTAS. JÁ NÃO VER SENÃO A GLÓRIA DO SENHOR E DEIXAR-SE ILUMINAR POR ELA. DEUS É, ISTO BASTA.

O CORAÇÃO COMO A COTOVIA ÉBRIA DE ESPAÇO E DE AZUL ABANDONOU TODO E QUALQUER CUIDADO, TODA E QUALQUER INQUIETAÇÃO. O SEU DESEJO DE PERFEIÇÃO MUDOU-SE NUM SIMPLES E PURO QUERER DE DEUS.

LEÃO ESCUTAVA COM AR GRAVE, ENQUANTO IA CAMINHANDO ADIANTE DE SEU PAI. PORÉM, Á MEDIDA QUE AVANÇAVA, SENTIA QUE O CORAÇÃO SE LHE TORNAVA LEVE E QUE UMA GRANDE PAZ O INVADIA.

 

 

SÓ NO SILÊNCIO O SER HUMANO CONSEGUE ESCUTAR NO ÍNTIMO DA CONSCIÊNCIA A VOZ DE DEUS, QUE VERDADEIRAMENTE LHE FAZ LIVRE. PAPA JOÃO PAULO II.

Nenhum comentário: