segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A ANUNCIAÇÃO – PADRE THOMAS DE SAINT-LAURENT.





O VERBO ETERNO, QUE QUERIA POR AMOR A NÓS ENCARNAR-SE NAS CASTAS ENTRANHAS DE MARIA, DISPÔS MARAVILHOSAMENTE AS COISAS PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS GRANDES DESÍGNIOS. ELE HAVIA ESCOLHIDO DESDE TODA A ETERNIDADE O HOMEM SEGUNDO SEU CORAÇÃO, QUE DEVIA SER O ESPOSO VIRGINAL DE SUA DIVINA MÃE, SEU PAI ADOTIVO SOBRE A TERRA E O GUARDIÃO DE SUA NFÂNCIA. SEM LHE CONCEDER OS MESMOS PRIVILÉGIOS DA IMACULADA, HAVIA ORNADO SUA ALMA DAS MAIS RARAS VIRTUDES;- ELEVARA-O Á MAIS ALTA SANTIDADE, EXIGIDA IMPERIOSAMENTE POR MISSÃO TÃO SUBLIME.
QUANDO NOSSA SENHORA TERMINOU SUA EDUCAÇÃO NO TEMPLO, DESPOSOU UM POBRE ARTESÃO. COMO ELA, SÃO JOSÉ PERTENCIA Á ESTIRPE REAL DE DAVID, DECAÍDA DO ANTIGO ESPLENDOR;- COMO ELA, HAVIA CONSAGRADO A DEUS A VIRGINDADE;- COMO ELA, DESEJAVA ARDENTEMENTE VER COM OS PRÓPRIOS OLHOS O MESSIAS PROMETIDO, A SALVAÇÃO DE ISRAEL.
O ALTÍSSIMO, QUE HAVIA PREPARADO ESSA UNIÃO ADMIRÁVEL, HAVIA REVELADO A ESSAS GRANDES ALMAS SEUS DESEJOS FORMAIS A RESPEITO DELAS. MARIA ACEITOU ENTÃO JOSÉ COMO O APOIO PROVIDENCIAL QUE LHE ENVIAVA O PAI CELESTE;- JOSÉ RECEBEU MARIA COMO UM DEPÓSITO PRECIOSO QUE O CÉU LHE CONFIAVA. NEM UM OUTRO SUSPEITAVAM ENTRETANTO QUE BENÇÕAS O SENHOR IRIA ESPARGIR SOBRE SEU HUMILDE LAR.
OS JOVENS ESPOSOS MORAVAM FAZIAM ALGUM TEMPO NA PEQUENA CASA DE NAZARÉ QUANDO SE DESENROLOU, NUMA SIMPLICIDADE TODA DIVINA, A CENA DA ANUNCIAÇÃO.
OS ÚLTIMOS DIAS DO MÊS DE MARÇO TINHAM TRAZIDO A PRIMAVERA. NOS CAMPOS DA GALILÉIA AS FIGUEIRAS COMEÇAVAM A ABRIR AS LARGAS FOLHAS. AS ROLAS FAZIAM OS NINHOS NAS CAVIDADES DOS ROCHEDOS. AS FLORES COLORIAM OS PRADOS QUE RENASCIAM. OUTRA FLOR INFINITAMENTE MAIS PRECIOSA IRIA DESABROCHAR SOBRE O TRONCO DE JESSÉ.
NOS CÉUS, O ESPÍRITO SANTO, QUE VIMOS SAUDAR COM UM BRADO DE ADMIRAÇÃO SEM MANCHA DA IMACULADA, PARECIA ESPERAR COM IMPACIÊNCIA O MOMENTO DE CUMPRIR-SE A OBRA DE SUA CARIDADE INFINITA. O NOIVO DIVINO NÃO QUERIA MAIS DEMORA;- RESOLVEU ENVIAR UM MENSAGEIRO EXCEPCIONAL ÁQUELA QUE CHAMAVA SUA ESPOSA;- SOROR MEA, SPONSA.
ENTRE OS PRÍNCIPES DA CORTE CELESTE QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE DIANTE DO TRONO IMORTAL, DEUS ESCOLHEU O ARCANJO GABRIEL. CONFIOU-LHE A MAIS IMPORTANTE, A MAIS GLORIOSA EMBAIXADA DE QUE JAMAIS FOI ENCARREGADA UMA CRIATURA;- DAVA-LHE A MISSÃO DE ANUNCIAR A MARIA O AUGUSTO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO.
NA ALVA CASA DE NAZARÉ, SOBRE A QUAL SE CONCENTRAVA A ATENÇÃO DOS ESPÍRITOS BEM-AVENTURADOS, REINAVA UMA PAZ PROFUNDA. JOSÉ REPOUSAVA SEM DÚVIDA DA DURA JORNADA. NA PEÇA VIZINHA, A VIRGEM REZAVA. O ANJO APARECEU-LHE SOB UMA FORMA VISÍVEL, - INCLINANDO-SE DIANTE DE SUA RAINHA, O SEMBLANTE ILUMINADO POR UM GÁUDIO SOBRENATURAL, DISSE-LHE;- AVE, CHEIA DE GRAÇA;- O SENHOR É CONVOSCO. BENDITA SOIS VÓS ENTRE TODAS AS MULHERES.
AS PALAVRAS DE GABRIEL NÃO SE AFASTARAM EM NADA DA MAIS ESTRITA VERDADE. DESDE O PRIMEIRO INSTANTE DE SUA CONCEIÇÃO A GRAÇA DIVINA INUNDARA A ALMA MAGNIFICA DE MARIA;- ESSA GRAÇA NÃO CESSARA DESDE ENTÃO DE CRESCER EM PROPORÇÕES QUE DESAFIAM OS CÁLCULOS DE NOSSAS DÉBEIS INTELIGÊNCIAS. AGORA A ADORÁVEL TRINDADE QUERIA FAZER RESPLANDECER DE MODO AINDA MAIS FULGURANTE ESSA SANTIDADE JÁ TÃO MARAVILHOSA;- NOSSA SENHORA IRIA ABRIGAR EM SEU SEIO O PRÓPRIO AUTOR DA GRAÇA.
MAS Á SAUDAÇÃO DO ARCANJO A IMACULADA PERTURBOU-SE, ELA QUE HAVIA COMPREENDIDO Á LUZ DO ALTO A IMENSIDADE DE DEUS E O NADA DA CRIATURA;- ELA QUE EM SUA HUMILDE PRODIGIOSA SE CONSIDERAVA COMO A ÚLTIMA DE TODOS;- ELA SE ESPANTAVA DE OUVIR SEMELHANTES LOUVORES. E SE PERGUNTAVA COM PERPLEXIDADE QUE SENTIDO MISTERIOSO SE ESCONDIA SOB AQUELAS PALAVRAS.
VENDO A MAIS INCOMPARAVELMENTE PERFEITA DAS CRIATURAS TER DE SI MESMA SENTIMENTOS TÃO HUMILDES, O EMBAIXADOR CELESTE FICOU ARREBATADO DE ADMIRAÇÃO. MARIA – DIZ ELE Á VIRGEM TRÊMULA, - NÃO TEMAIS. VÓS ENCONTRASTES GRAÇA DIANTE DE DEUS. DEPOIS, LENTAMENTE, MAJESTOSAMENTE, ELE LHE TRANSMITIU EM NOME DO ETERNO A SUBLIME MENSAGEM; EIS QUE CONCEBEREIS E DAREIS Á LUZ UM FILHO, A QUEM POREIS O NOME DE JESUS. ELE SERÁ GRANDE;- SERÁ O FILHO DO ALTÍSSIMO. DEUS LHE DARÁ O TRONO DE DAVID SEU PAI;- ELE REINARÁ ETERNAMENTE SOBRE A CASA DE JACÓ E SEU REINO NÃO TERÁ FIM.
ESSAS PALAVRAS ERAM MUITO CLARAS PARA QUE PUDESSEM DEIXAR A MENOR DÚVIDA NO ESPÍRITO DA IMACULADA. ELA COMPREENDEU LOGO A HONRA INCOMPARÁVEL QUE LHE ESTAVA RESERVADA. PARECE, ALÍAS, QUE NÃO EXPERIMENTOU NENHUMA HESITAÇÃO A RESPEITO DA PRÓPRIA VIRGINDADE, COMO SE TEM REPETIDO COM TANTA FREQÜÊNCIA. SERIA FAZER INJÚRIA GRATUITA ÁS SUAS LUZES SUPOR NELA UMA TAL  IGNORÂNCIA. ELA CONHECIA A PROFECIA DE ISAÍAS;- SABIA QUE O EMANUEL DEVIA NASCER DE UMA VIRGEM. QUIS SIMPLESMENTE SABER COMO É QUE DEUS, RICO EM MILAGRES, ERALIZARIA ESSE PRODÍGIO;- COMO SE CUMPRIRÃO ESSAS COISAS? PERGUNTOU AO ANJO. – QUOMODO FIET ISTUD, QUONIAM VIRUM NON COGNOSCO?
O ESPÍRITO SANTO VIRÁ SOBRE VÓS – RESPONDEU-LHE GABRIEL, - E O PODER DO ALTÍSSIMO VOS ENVOLVERÁ COM A SUA SOMBRA. POR ISSO, O QUE DE VÓS HÁ DE NASCER SERÁ SANTO E SERÁ CHAMADO FILHO DE DEUS. VOSSA PRIMA ISABEL ERA ESTÉRIL, E EIS QUE HÁ SEIS MESES CONCEBEU UM FILHO EM SUA VELHICE, PORQUE NADA É IMPOSSÍVEL A DEUS.
FEZ-SE ENTÃO NO PEQUENO QUARTO DE NAZARÉ UM PROFUNDO SILÊNCIO, UM DESSES SILÊNCIOS TRAGÍCAMENTE EMOCIONANTES PORQUE NELES SE SENTEM PAIRAR OS DESTINOS DO MUNDO. O ANJO TERMINARA DE FALAR E MARIA SE CALAVAQUÃO NUMEROSOS DEVIAM SER OS PENSAMENTOS QUE SE ELEVAVAM EM SEU ESPÍRITO! ELA VIA A AURÉOLA QUE A MATERNIDADE DIVINA IA COLOCAR SOBRE SUA FRONTE. MAS ERA PROFUNDAMENTE HUMILDE PARA SE APEGAR COM COMPLACÊNCIA A ESSA GRANDEZA ÚNICA.
VIA AS ALEGRIAS INEFÁVEIS QUE LHE ARREBATARIAM O CORAÇÃO QUANDO APERTASSE CONTRA O PEITO SEU TESOURO QUERIDO;- ESSE JESUS AO MESMO TEMPO SEU DEUS E SEU FILHO. MAS ERA POR DEMAIS MORTIFICADA PARA SE DEIXAR GUIAR APENAS PELA ATRAÇÃO DAS ALEGRIAS, MESMO AS MAIS SANTAS.
VIA TAMBÉM O HORRÍVEL MARTÍRIO QUE LHE HAVERIA DE DILACERAR A ALMA. SABIA PELAS ESCRITURAS QUE O MESSIAS SERIA ENTREGUE Á MORTE COMO TENRO CORDEIRO CONDUZIDO AO MATADOURO. OUVIA DE ANTEMÃO SEU DOLOROSO QUEIXUME;- SOU UM VERME E NÃO UM HOMEM;- SOU O OPRÓBRIO DOS HOMENS E A ABJEÇÃO DA PLEBE. MAS ERA POR DEMAIS FORTE PARA SE DEIXAR ABALAR PELA DOR.
ACIMA DE TODAS ESSAS COISAS, VIA A ALTÍSSIMA, A PATERNALÍSSIMA, A SANTÍSSIMA VONTADE DE DEUS. ELA LHE DEVIA OBEDIÊNCIA, - NÃO HESITOU.
A IMACULADA ROMPEU ENFIM SEU SOLENE SILÊNCIO. PARA DAR O CONSENTIMENTO QUE O ANJO ESPERAVA EM NOME DO ESPÍRITO SANTO, TEVE UMA DESSAS PALAVRAS SUBLIMES QUE SÓ O GÊNIO DA HUMILDADE PODE ENCONTRAR. EMPREGOU A MAIS MODESTA E A MAIS SIMPLES FÓRMULA, AQUELA EM QUE MAIS COMPLETAMENTE SE ECLIPSAVA SUA PERSONALIDADE;- EIS A ESCRAVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A VOSSA PALAVRA.
ENTÃO SE PRODUZIU A MAIOR DE TODAS AS MARAVILHAS. O ESPÍRITO DIVINO FORMOU DA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA DA IMACULADA UM PEQUENO CORPO HUMANO;- UNIU-SE A ESSE CORPO UMA ALMA HUMANA;- JUNTOU ESSE CORPO E ESSA ALMA Á PESSOA DO VERBO. ESSAS TRÊS PARTES DE UMA MESMA OPERAÇÃO, QUE SOU OBRIGADO A EXPOR SEPARADAMENTE PARA EXPLICÁ-LAS COM MAIS CLAREZA, FORAM INTEIRAMENTE SIMULTÂNIAS. NEM POR UM SEGUNDO ESSE PEQUENO CORPO E ESSA ALMA FORAM SEPARADAS DO VERBO. DESDE O PRIMEIRO INSTANTE O MENINO FORMADO NO SEIO DE NOSSA SENHORA FOI O VERBO FEITO CARNE.
SEM DEIXAR DE SER VIRGEM, MARIA TORNOU-SE A MÃE DE DEUS, - E PORQUE SE TORNOU A MÃE DE JESUS, NOSSA CABEÇA, TORNOU-SE TAMBÉM MÃE DOS HOMENS, NOSSA MÃE.
PROPONHO-ME SIMPLESMENTE, NESTE CAPÍTULO, SEGUIR PASSO A PASSO A NARRAÇÃO EVANGÉLICA. ESTUDAREMOS MAIS TARDE A DIGNIDADE QUASE INFINITA, QUE CONFERE Á IMACULADA A MATERNIDADE DIVINA. VEREMOS QUE RESPEITO, QUE RECONHECIMENTO, QUE CONFIANÇA SEM LIMITES, QUE AMOR TERNAMENTE FILIAL ESSE PRIVILÉGIO DEVE INSPIRAR EM NOSSOS CORAÇÕES DE CRISTÃOS. MAS TERMINEMOS DE MEDITAR ESSE MISTÉRIO.
ENQUANTO O VERBO SE ANIQUILAVA NO SEIO MATERNAL – PORQUE ELE NOS AMA COM CARIDADE SEM LIMITES, OUTRAS MARAVILHAS SE REALIZARAM NA ALMA DE MARIA. QUANDO DEUS CONFIA UMA MISSÃO A UMA DE SUAS CRIATURAS, TORNA-A CAPAZ DE A CUMPRIR CONVENIENTEMENTE. O ALTÍSSIMO, QUE ACABARA DE CONCEDER Á IMACULADA UMA DUPLA MATERNIDADE, DEU-LHE UM DUPLO AMOR MATERNO;- MAS ESSA OPERAÇÃO DA GRAÇA HOUVE TANTO ESPLENDOR QUE JAMAIS A COMPREENDEREMOS PERFEITAMENTE. JAMAIA COMPREENDEREMOS INTEIRAMENTE COM QUE ARDOR MARIA AMOU JESUS.JAMAIS COMPREENDEREMOS INTEIRAMENTE COM QUE MISERICORDIOSA BONDADE MARIA NOS AMA A CADA UM EM PARTICULAR. SE REFLETÍSSEMOS MAIS SOBRE ISTO, REZARÍAMOS A ELA COM MAIS FERVOR.
A SERVÍRIAMOS COM MAIS ZELO E ELA DERRAMARIA SOBRE NÓS TORRENTES DE GRAÇAS. A ENCARNAÇÃO ACABAVA DE SE REALIZAR;- NOSSA SENHORA PERMANECIA AINDA ARREBATADA COM ÊXTASE. TODOS OS TEÓLOGOS ADMITEM QUE DEUS A ELEVOU, NESSE MINUTO TRÊS VEZES SANTO, Á MAIS SUBLIME CONTEMPLAÇÃO QUE POSSA ALCANÇAR SOBRE A TERRA UMA PURA CRIATURA. TALVEZ ATÉ O ALTÍSSIMO TENHA CONCEDIDO A ELA, POR ALGUNS INSTANTES, A VISÃO BEATÍFICA.
NESSE MOMENTO O ARCANJO GABRIEL HAVIA CUMPRIDO SUA MISSÃO. AO CHEGAR ELE SE INCLINARA RESPEITOSAMENTE DIANTE DA RAINHA DO CÉU;- AO PARTIR, PROSTERNOU-SE COM A FACE EM TERRA. MARIA NÃO ESTAVA MAIS SÓ;- AO MENINO QUE ELA CARREGAVA NO SEIO ERAM DEVIDAS EM RIGOR DE JUSTIÇA AS HONRAS DA ADORAÇÃO. O ANJO ADOROU A DEUS FEITO HOMEM E RETORNOU AOS CÉUS.
PRECISAMOS HAURIR NESSE MISTÉRIO UMA DEVOÇÃO MAIS ARDENTE E MAIS ESCLARECIDA Á SANTÍSSIMA VIRGEM. A IGREJA, QUE NOS FAZ PRESTAR UM CULTO EXCEPCIONAL Á IMACULADA, NÃO PRETENDE COLOCÁ-LA EM PÉ DE IGUALDADE COM O ALTÍSSIMO. SE MARIA REINA NOS CÉUS BEM ACIMA DE TODOS OS ANJOS E DE TODOS OS SANTOS, PERMANECE ENTRETANTO SIMPLES CRIATURA. A ESSE TÍTULO UMA DISTÂNCIA INFINITA A SEPARA DE SEU FILHO ADORÁVEL. DEUS ENTRETANTO UNIU TÃO ESTREITAMENTE JESUS E MARIA, QUE NÃO PODEMOS SEPARÁ-LOS. AO DAR CONSENTIMENTO Á OBRA DA ETERNA BONDADE, NOSSA SENHORA TORNOU-SE A CAUSA MORAL DE NOSSA SALVAÇÃO. ELA NOS É MORALMENTE NECESSÁRIA PARA IR A JESUS.
EM NOSSOS DIAS AS ALMAS SÃO POSSANTEMENTE ATRAÍDAS PELO CORAÇÃO DE JESUS. PARA PENETRAR AINDA MAIS NO CORAÇÃO ADMIRÁVEL, SANTUÁRIO DA DIVINDADE, PRECISAMOS PASSAR POR MARIA.
PEÇAMOS Á NOSSA SENHORA A GRAÇA SOBERANA DE NOS ABANDONARMOS COM CONFIANÇA NOS BRAÇOS DE CRISTO E DE REPOUSARMOS EM SEU CORAÇÃO NO TEMPO E NA ETERNIDADE.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

SE É DIFÍCIL CALAR PARA ESCUTAR O OUTRO FALAR-NOS, MAIS DIFÍCIL AINDA É FAZER SILÊNCIO PARA OUVIR A VOZ DE DEUS.   SÃO FRANCISCO DE SALES.

GUARDAR A PALAVRA DE JESUS, EIS A ÚNICA CONDIÇÃO DE NOSSA FELICIDADE.  SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Nenhum comentário: