A QUEM RESPONDE AO CONVITE VEM E VÊ
PARA ENCONTRAR E CONHECER O SENHOR JESUS;-
A IGREJA DESDE AS SUAS ORIGENS PROPÕE UM ITINERÁRIO
ANÁLOGO ÁQUELE QUE O MESTRE PEDIU AOS DOIS DISCÍPULOS. FORAM, VIRAM ONDE MORAVA
E PERMANECERAM COM ELE NAQUELE DIA. ERA POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA TARDE;- O
ENCONTRO COM CRISTO EXIGE UM CAMINHO – FORAM – O CONHECIMENTO DA SUA MORADA –
VIRAM ONDE MORAVA – O PERMANECER JUNTO DELE PARA FAZER EXPERIÊNCIA DA SUA
PESSOA. É UM ENCONTRO QUE SE INSCREVE NO TEMPO, TRANSFORMANDO O TEMPO A PONTO
DE TORNAR INESQUECÍVEL, MESMO A DISTÂNCIA DE ANOS, A HORA NA QUAL INICIOU;- ERA
POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA TARDE.
ESSE
CAMINHO DE EXPERIÊNCIA PROGRESSIVA DO MISTÉRIO DE CRISTO, DIVIDIDO POR ETAPAS,
QUE ALIMENTAM E CELEBRAM A FÉ, É CHAMADO INICIAÇÃO CRISTÃ. ELE É DESCRITO ASSIM
POR UM ANTIGO TESTEMUNHO CRISTÃO. A CARNE É LAVADA, PARA QUE A ALMA SEJA PURIFICADA;-
A CARNE É UNGIDA, PARA QUE A ALMA SEJA CONSAGRADA;- A CARNE É MARCADA, PARA QUE
A ALMA SEJA FORTIFICADA; A CARNE É SOMBREADA PELA IMPOSIÇÃO DA MÃO, PARA QUE A
ALMA SEJA ILUMINADA PELO ESPÍRITO; A CARNE É ALIMENTADA PELO CORPO E PELO
SANGUE DE CRISTO, PARA QUE A ALMA SEJA SACIADA DE DEUS.
COMO
MOSTRAM ESTAS PALAVRAS, DESDE OS TEMPOS MAIS ANTIGOS A IGREJA RECONHECE NO
BATISMO, NA CONFIRMAÇÃO E NA EUCARISTIA AS ETAPAS INDISPENSÁVEIS DO CAMINHO NECESSÁRIO
PARA ENTRAR NA COMUNIDADE E FAZER NELA EXPERÊNCIA DO CRISTO;- POR ISSO, A ELES
É DADO O NOME DE SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ. A FÓRMULA ESTÁ DIZENDO O
MILAGRE DO INÍCIO NOVO E DEFINITIVO, QUE SE REALIZA NESSES ACONTECIMENTOS
SACRAMENTAIS;- ATRAVÉS DELES, A NOVA CRIAÇÃO GANHA CARNE E SE FAZ ROSTO NA
HISTÓRIA. AO MESMO TEMPO, PORÉM, A EXPRESSÃO EVIDENCIA A GRADUALIDADE DO
PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL O DEUS VIVO VEM ARMAR AS SUAS TENDAS NO CORAÇÃO E NA
VIDA DOS HOMENS.
ESTA
GRADUALIDADE É MOTIVADA, ANTES DE TUDO, PELA CONDIÇÃO HISTÓRICA DO SER HUMANO,
QUE EXIGE PARA CADA COISA O TRABALHO E A PACIÊNCIA DO TORNAR-SE;- TAMBÉM NA
EXISTÊNCIA REDIMIDA, A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO DOM RECEBIDO AGE SOMENTE
PROGRESSIVAMENTE, E A VIDA SOB O DOMÍNIO DO CRISTO SE DESENVOLVE POR ETAPAS E
POR GRAUS NO CRESCIMENTO DA FÉ, DA ESPERANÇA E DO AMOR. MAS É, SOBRETUDO, A CONDESCENDÊNCIA DIVINA QUE JUSTIFICA A
EXIGÊNCIA DE UMA INICIAÇÃO;- O DEUS, QUE NÃO FAZ VIOLÊNCIA Á SUA CRIATURA,
ENTRA NO TEMPO E ACEITA HISTORIAR O SEU AMOR NA PROGRESSIVIDADE DE UM CAMINHO,
QUE REPRESENTA, NA HUMILDE AVENTURA DE CADA UM, AS MARAVILHAS DA HISTÓRIA DA
SALVAÇÃO.
É
POR ISSO QUE NA CELEBRAÇÃO UNITÁRIA DOS TRÊS ACONTECIMENTOS SACRAMENTAIS, QUE
AINDA SE MANTÉM NA TRADIÇÃO ORIENTAL, A IGREJA ANTIGA FAZIA SEGUIR UMA
VERDADEIRA E PRÓPRIA CATEQUESE DE INTRODUÇÃO AO MISTÉRIO – OU MISTAGOGIA –
PARTINDO
DA EXPERIÊNCIA VITAL JÁ FEITA DOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO, LEVAVA GRADUALMENTE
O CRISTÃO A SE TORNAR CONSCIENTE DO DOM RECEBIDO E A EXPLICITÁ-LO EM PLENITUDE
NO TESTEMUNHO DA VIDA E NA PERTENÇA RESPONSÁVEL AO POVO DE DEUS.
A MISTAGOGIA PERMITIA, ATUALIZAR A
MEMÓRIA PODEROSA DOS MISTÉRIOS DO SALVADOR NAS ESCOLHAS E NAS ETAPAS DA VIDA DO
CRISTÃO, COM A AJUDA DA COMUNIDADE E SOB A AÇÃO INCESSANTE DO ESPÍRITO DE
VERDADE.
É
POR ISSO QUE, MESMO QUE OS TRÊS ACONTECIMENTOS CELEBRADOS EM MOMENTOS
DIFERENTES, A UNIDADE DA INICIAÇÃO CRISTÃ E O VALOR DA PROGRESSIVA DE
CONSCIÊNCIA DO DOM NELA RECEBIDO DEVEM SER PERDIDOS DE VISTA. CADA UM DOS TRÊS
SACRAMENTOS REMETE AOS OUTROS;- SE O
BATISMO CONSAGRA NA TRINDADE O SER NOVA CRIATURA DO CRISTÃO, INCORPORANDO-O NA
COMUNIDADE DA NOVA ALIANÇA, A CONFIRMAÇÃO O HABILITA A AGIR COMO NOVA CRIATURA,
INSERINDO-O NO CENTRO DAS RELAÇÕES E DAS MISSÕES DIVINAS, QUE SE REFLETEM NA
COMUNHÃO DA IGREJA E NO SERVIÇO AOS HOMENS, ENQUANTO A EUCARISTIA, VÉRTICE E
FONTE DE TODA A VIDA DO POVO DE DEUS, ATUALIZA A RECONCILIAÇÃO PASCAL NO
TRABALHO DE CADA DIA E PERMITE AO CRENTE VIVER EM PLENITUDE NA HISTÓRIA,
ESCONDIDO COM CRISTO EM DEUS NA UNIDADE DO SEU CORPO ECLESIAL.
O
BATISMO E A CONFIRMAÇÃO COMPREENDEM, POR ISSO, CONSTITUTIVAMENTE UM DESEJO DA
EUCARISTIA, QUE ORIENTA O CRISTÃO A CELEBRAR A PLENITUDE DO ENCONTRO COM CRISTO
NO MEMORIAL DA PÁSCOA;- A EUCARISTIA, POR OUTRO LADO, EXIGE O BATISMO – INÍCIO
DE TODA A EXISTÊNCIA SACRAMENTAL – E REMETE Á CONFIRMAÇÃO COMO Á FONTE DO
TESTEMUNHO DO ENCONTRO TRANSFORMADOR COM O SENHOR JESUS, QUE SE OFERECEU NA
PRESENÇA REAL DO SEU CORPO E DO SEU SANGUE.
ASSIM,
TAMBÉM NA UNIDADE E NA GRADUALIDADE DA INICIAÇÃO CRISTÃ, DEMONSTRA-SE COMO O
DEUS VIVO, QUE ENTRA NO MUNDO DOS HOMENS, NÃO SÓ NÃO DESTRÓI ESTE MUNDO, MAS O
RENOVA RESPEITANDO A SUA HISTORIEDADE E, AO MESMO TEMPO, FAZENDO DELE
ANTECIPAÇÃO DO ETERNO. E O HOMEM, QUE VIVE ESSE ENCONTRO GRADUAL, MOSTRA, POR
SUA VEZ, COMO ESSE INÍCIO É NOVO E TRANSFORMADOR E MARCA INDELEVELMENTE SUA
VIDA, TANTO QUE NÃO PODE MAIS ESQUECER O TEMPO EM QUE A ETERNIDADE SE
APRESENTOU A SEU CORAÇÃO E NELE FEZ MORADA. ERA POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA
TARDE....
OREMOS
É UMA HISTÓRIA DE AMOR E DE FIDELIDADE
A QUE TU COMEÇAS E CONTINUAS, SEMPRE DE NOVO, CONOSCO.
A CARNE É LAVADA, PARA QUE A ALMA SEJA
PURIFICADA;- A CARNE É UNGIDA, PARA QUE A ALMA SEJA CONSAGRADA;
A CARNE É MARCADA, PARA QUE A ALMA SEJA
FORTIFICADA;
A CARNE É SOMBREADA, PARA QUE A ALMA
SEJA ILUMINADA;
A CARNE É ALIMENTADA COM O CORPO E O
SANGUE DE CRISTO, PARA QUE A ALMA SEJA SACIADA DE DEUS.
AJUDA-NOS A CORRESPONDER A ESSE DOM DE
DEUS.
AJUDA-NOS A CORRESPONDER A ESSE DOM
CONTÍNUO DA TUA MISERICÓRDIA POR NÓS;
E TU, QUE TE SUJEITASTE A
ACOMPANHAR-NOS NA HUMILDADE DO NOSSO CAMINHO
E NAS EXIGÊNCIAS TÃO HUMANAS DO NOSSO
CRESCIMENTO,
FAZE TAMBÉM QUE NÓS SAIBAMOS
ACOMPANHAR-TE, DEUS FIÉL.
NA HISTÓRIA, SEMPRE NOVA DO TEU AMOR
POR NÓS. AMÉM.
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Ó
DEUS, QUE PREPARASTES PARA A NOSSA FRAQUEZA OS AUXÍLIOS NECESSÁRIOS Á NOSSA
RENOVAÇÃO, DAÍ-NOS RECEBÊ-LOS COM ALEGRIA E VÊ-LOS FRUTIFICAR EM NOSSA VIDA.
POR NOSSO JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
TUDO
POR JESUS, NADA SEM MARIA.
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