segunda-feira, 5 de outubro de 2015

OS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO – BRUNO FORTE





A QUEM RESPONDE AO CONVITE VEM E VÊ PARA ENCONTRAR E CONHECER O SENHOR JESUS;-  A IGREJA DESDE AS SUAS ORIGENS PROPÕE UM ITINERÁRIO ANÁLOGO ÁQUELE QUE O MESTRE PEDIU AOS DOIS DISCÍPULOS. FORAM, VIRAM ONDE MORAVA E PERMANECERAM COM ELE NAQUELE DIA. ERA POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA TARDE;- O ENCONTRO COM CRISTO EXIGE UM CAMINHO – FORAM – O CONHECIMENTO DA SUA MORADA – VIRAM ONDE MORAVA – O PERMANECER JUNTO DELE PARA FAZER EXPERIÊNCIA DA SUA PESSOA. É UM ENCONTRO QUE SE INSCREVE NO TEMPO, TRANSFORMANDO O TEMPO A PONTO DE TORNAR INESQUECÍVEL, MESMO A DISTÂNCIA DE ANOS, A HORA NA QUAL INICIOU;- ERA POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA TARDE.
ESSE CAMINHO DE EXPERIÊNCIA PROGRESSIVA DO MISTÉRIO DE CRISTO, DIVIDIDO POR ETAPAS, QUE ALIMENTAM E CELEBRAM A FÉ, É CHAMADO INICIAÇÃO CRISTÃ. ELE É DESCRITO ASSIM POR UM ANTIGO TESTEMUNHO CRISTÃO. A CARNE É LAVADA, PARA QUE A ALMA SEJA PURIFICADA;- A CARNE É UNGIDA, PARA QUE A ALMA SEJA CONSAGRADA;- A CARNE É MARCADA, PARA QUE A ALMA SEJA FORTIFICADA; A CARNE É SOMBREADA PELA IMPOSIÇÃO DA MÃO, PARA QUE A ALMA SEJA ILUMINADA PELO ESPÍRITO; A CARNE É ALIMENTADA PELO CORPO E PELO SANGUE DE CRISTO, PARA QUE A ALMA SEJA SACIADA DE DEUS.
COMO MOSTRAM ESTAS PALAVRAS, DESDE OS TEMPOS MAIS ANTIGOS A IGREJA RECONHECE NO BATISMO, NA CONFIRMAÇÃO E NA EUCARISTIA AS ETAPAS INDISPENSÁVEIS DO CAMINHO NECESSÁRIO PARA ENTRAR NA COMUNIDADE E FAZER NELA EXPERÊNCIA DO CRISTO;- POR ISSO, A ELES É DADO O NOME DE SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ. A FÓRMULA ESTÁ DIZENDO O MILAGRE DO INÍCIO NOVO E DEFINITIVO, QUE SE REALIZA NESSES ACONTECIMENTOS SACRAMENTAIS;- ATRAVÉS DELES, A NOVA CRIAÇÃO GANHA CARNE E SE FAZ ROSTO NA HISTÓRIA. AO MESMO TEMPO, PORÉM, A EXPRESSÃO EVIDENCIA A GRADUALIDADE DO PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL O DEUS VIVO VEM ARMAR AS SUAS TENDAS NO CORAÇÃO E NA VIDA DOS HOMENS.
ESTA GRADUALIDADE É MOTIVADA, ANTES DE TUDO, PELA CONDIÇÃO HISTÓRICA DO SER HUMANO, QUE EXIGE PARA CADA COISA O TRABALHO E A PACIÊNCIA DO TORNAR-SE;- TAMBÉM NA EXISTÊNCIA REDIMIDA, A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO DOM RECEBIDO AGE SOMENTE PROGRESSIVAMENTE, E A VIDA SOB O DOMÍNIO DO CRISTO SE DESENVOLVE POR ETAPAS E POR GRAUS NO CRESCIMENTO DA FÉ, DA ESPERANÇA E DO AMOR. MAS É, SOBRETUDO, A CONDESCENDÊNCIA DIVINA QUE JUSTIFICA A EXIGÊNCIA DE UMA INICIAÇÃO;- O DEUS, QUE NÃO FAZ VIOLÊNCIA Á SUA CRIATURA, ENTRA NO TEMPO E ACEITA HISTORIAR O SEU AMOR NA PROGRESSIVIDADE DE UM CAMINHO, QUE REPRESENTA, NA HUMILDE AVENTURA DE CADA UM, AS MARAVILHAS DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
É POR ISSO QUE NA CELEBRAÇÃO UNITÁRIA DOS TRÊS ACONTECIMENTOS SACRAMENTAIS, QUE AINDA SE MANTÉM NA TRADIÇÃO ORIENTAL, A IGREJA ANTIGA FAZIA SEGUIR UMA VERDADEIRA E PRÓPRIA CATEQUESE DE INTRODUÇÃO AO MISTÉRIO – OU MISTAGOGIA –
PARTINDO DA EXPERIÊNCIA VITAL JÁ FEITA DOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO, LEVAVA GRADUALMENTE O CRISTÃO A SE TORNAR CONSCIENTE DO DOM RECEBIDO E A EXPLICITÁ-LO EM PLENITUDE NO TESTEMUNHO DA VIDA E NA PERTENÇA RESPONSÁVEL AO POVO DE DEUS.
A MISTAGOGIA PERMITIA, ATUALIZAR A MEMÓRIA PODEROSA DOS MISTÉRIOS DO SALVADOR NAS ESCOLHAS E NAS ETAPAS DA VIDA DO CRISTÃO, COM A AJUDA DA COMUNIDADE E SOB A AÇÃO INCESSANTE DO ESPÍRITO DE VERDADE.
É POR ISSO QUE, MESMO QUE OS TRÊS ACONTECIMENTOS CELEBRADOS EM MOMENTOS DIFERENTES, A UNIDADE DA INICIAÇÃO CRISTÃ E O VALOR DA PROGRESSIVA DE CONSCIÊNCIA DO DOM NELA RECEBIDO DEVEM SER PERDIDOS DE VISTA. CADA UM DOS TRÊS SACRAMENTOS REMETE AOS OUTROS;- SE O BATISMO CONSAGRA NA TRINDADE O SER NOVA CRIATURA DO CRISTÃO, INCORPORANDO-O NA COMUNIDADE DA NOVA ALIANÇA, A CONFIRMAÇÃO O HABILITA A AGIR COMO NOVA CRIATURA, INSERINDO-O NO CENTRO DAS RELAÇÕES E DAS MISSÕES DIVINAS, QUE SE REFLETEM NA COMUNHÃO DA IGREJA E NO SERVIÇO AOS HOMENS, ENQUANTO A EUCARISTIA, VÉRTICE E FONTE DE TODA A VIDA DO POVO DE DEUS, ATUALIZA A RECONCILIAÇÃO PASCAL NO TRABALHO DE CADA DIA E PERMITE AO CRENTE VIVER EM PLENITUDE NA HISTÓRIA, ESCONDIDO COM CRISTO EM DEUS NA UNIDADE DO SEU CORPO ECLESIAL.
O BATISMO E A CONFIRMAÇÃO COMPREENDEM, POR ISSO, CONSTITUTIVAMENTE UM DESEJO DA EUCARISTIA, QUE ORIENTA O CRISTÃO A CELEBRAR A PLENITUDE DO ENCONTRO COM CRISTO NO MEMORIAL DA PÁSCOA;- A EUCARISTIA, POR OUTRO LADO, EXIGE O BATISMO – INÍCIO DE TODA A EXISTÊNCIA SACRAMENTAL – E REMETE Á CONFIRMAÇÃO COMO Á FONTE DO TESTEMUNHO DO ENCONTRO TRANSFORMADOR COM O SENHOR JESUS, QUE SE OFERECEU NA PRESENÇA REAL DO SEU CORPO E DO SEU SANGUE.
ASSIM, TAMBÉM NA UNIDADE E NA GRADUALIDADE DA INICIAÇÃO CRISTÃ, DEMONSTRA-SE COMO O DEUS VIVO, QUE ENTRA NO MUNDO DOS HOMENS, NÃO SÓ NÃO DESTRÓI ESTE MUNDO, MAS O RENOVA RESPEITANDO A SUA HISTORIEDADE E, AO MESMO TEMPO, FAZENDO DELE ANTECIPAÇÃO DO ETERNO. E O HOMEM, QUE VIVE ESSE ENCONTRO GRADUAL, MOSTRA, POR SUA VEZ, COMO ESSE INÍCIO É NOVO E TRANSFORMADOR E MARCA INDELEVELMENTE SUA VIDA, TANTO QUE NÃO PODE MAIS ESQUECER O TEMPO EM QUE A ETERNIDADE SE APRESENTOU A SEU CORAÇÃO E NELE FEZ MORADA. ERA POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA TARDE....                    
OREMOS

É UMA HISTÓRIA DE AMOR E DE FIDELIDADE A QUE TU COMEÇAS E CONTINUAS, SEMPRE DE NOVO, CONOSCO.

A CARNE É LAVADA, PARA QUE A ALMA SEJA PURIFICADA;- A CARNE É UNGIDA, PARA QUE A ALMA SEJA CONSAGRADA;

A CARNE É MARCADA, PARA QUE A ALMA SEJA FORTIFICADA;

A CARNE É SOMBREADA, PARA QUE A ALMA SEJA ILUMINADA;

A CARNE É ALIMENTADA COM O CORPO E O SANGUE DE CRISTO, PARA QUE A ALMA SEJA SACIADA DE DEUS.

AJUDA-NOS A CORRESPONDER A ESSE DOM DE DEUS.

AJUDA-NOS A CORRESPONDER A ESSE DOM CONTÍNUO DA TUA MISERICÓRDIA POR NÓS;

E TU, QUE TE SUJEITASTE A ACOMPANHAR-NOS NA HUMILDADE DO NOSSO CAMINHO

E NAS EXIGÊNCIAS TÃO HUMANAS DO NOSSO CRESCIMENTO,

FAZE TAMBÉM QUE NÓS SAIBAMOS ACOMPANHAR-TE, DEUS FIÉL.

NA HISTÓRIA, SEMPRE NOVA DO TEU AMOR POR NÓS. AMÉM.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ó DEUS, QUE PREPARASTES PARA A NOSSA FRAQUEZA OS AUXÍLIOS NECESSÁRIOS Á NOSSA RENOVAÇÃO, DAÍ-NOS RECEBÊ-LOS COM ALEGRIA E VÊ-LOS FRUTIFICAR EM NOSSA VIDA. POR NOSSO JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA.

Nenhum comentário: