domingo, 6 de dezembro de 2015

NOSSO SENHOR, REI DOS REIS.CARVAJAL


                        - O SALMO DA REALEZA E DO TRIUNFO DE CRISTO.
                        - A NÃO ACEITAÇÃO DE DEUS NO MUNDO.
                        - A FILIAÇÃO DIVINA.

DURANTE MUITAS GERAÇÕES AO SALMOS FORAM UM CAMINHO DA ALMA PARA PEDIR AJUDA A DEUS, PARA AGRADECER-LHE, LOUVÁ-LO, PEDIR-LHE PERDÃO. O PRÓPRIO SENHOR QUIS UTILIZAR UM SALMO PARA SE DIRIGIR AO SEU PAI CELESTIAL NOS ÚLTIMOS MOMENTOS DE SUA VIDA NA TERRA.
 ESSES TEXTOS FORAM AS PRINCIPAIS ORAÇÕES DAS FAMÍLIAS HEBRAICAS;- A VIRGEM MARIA E SÃO JOSÉ DEVIAM REZÁ-LOS COM IMENSA PIEDADE. JESUS APRENDEU-OS DE SEUS PAIS E, AO TORNÁ-LOS PRÓPRIOS, DEU-LHES A PLENITUDE DO SEU SIGNIFICADO. A LITURGIA UTILIZA-OS DIARIAMENTE NA SANTA MISSA;- E ELES CONSTITUEM A PARTE PRINCIPAL DA ORAÇÃO QUE OS SACERDOTES ELEVAM CADA DIA A DEUS – A LITURGIA DAS HORAS, - EM NOME DE TODA A IGREJA.
O SALMO II SEMPRE FOI CONTADO ENTRE OS SALMOS MESSIÂNICOS. OS PADRES DA IGREJA E OS ESCRITORES ECLESIÁSTICOS COMENTARAM-NO MUITAS VEZES, E OS SEUS VERSÍCULOS ALIMENTARAM A PIEDADE DE MUITOS FIÉIS. OS PRIMEIROS CRISTÃOS RECORRIAM A ELE PARA ACHAREM FORTALEZA E CORAGEM NO MEIO DAS ADVERSIDADES.
OS ATOS DOS APÓSTOLOS DEIXARAM-NOS UM TESTEMUNHO DESSA ORAÇÃO AO NARRAREM COMO PEDRO E JOÃO FORAM CONDUZIDOS AO SINÉDRIO E PRESOS POR TEREM CURADO, NO NOME DE JESUS, UM PARALÍTICO QUE PEDIA ESMOLA Á PORTA DO TEMPLO. QUANDO FORAM MILAGROSAMENTE LIBERTADOS – DIZ O RELATO – VOLTARAM PARA OS SEUS IRMÃOS E CONTARAM-LHES TUDO O QUE TEVE POR EIXO ESTE SALMO DA REALEZA DE CRISTO. REZARAM ASSIM;- SENHOR, FOSTE TU QUE FIZESTE O CÉU E A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELES CONTÉM; TU QUE POR BOCA DO NOSSO PAI DAVI, TEU SERVO, DISSESTE;- PORQUE SE AMONTINAM AS NAÇÕES E OS POVOS MAQUINAM PLANOS VÃOS? SUBLEVAM-SE OS REIS DA TERRA E OS PRÍNCIPES COLIGAM-SE CONTRA O SENHOR E CONTRA O SEU UNGIDO.
AS PALAVRAS QUE O SALMISTA DIRIGE A DEUS CONTEMPLANDO A SITUAÇÃO DO SEU TEMPO FORAM PALAVRAS PROFÉTICAS QUE SE VERIFICARAM NO TEMPO DOS APÓSTOLOS E AO LONGO DOS SÉCULOS DE VIDA DA IGREJA, E QUE SE VERIFICAM NOS NOSSOS DIAS. TAMBÉM NÓS PODEMOS REPETIR COM TOTAL REALISMO;- PORQUE SE AMONTINAM AS NAÇÕES E OS POVOS MAQUINAM PLANOS VÃOS? PORQUE TANTO ÓDIO E TANTO MAL? PORQUE TANTA REBELDIA?
DESDE O PECADO ORIGINAL, ESSA LUTA NÃO CESSOU UM MOMENTO SEQUER;- OS PODEROSOS DO MUNDO ALIAM-SE CONTRA DEUS E CONTRA O QUE É DE DEUS. BASTA VER COMO A DIGNIDADE DA CRIATURA HUMANA É CONCULCADA EM TANTOS LUGARES, COMO SE MULTIPLICAM AS CALÚNIAS, AS DIFAMAÇÕES, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DO MAL, O ABORTO DE CENTENAS DE MILHARES DE CRIATURAS QUE NÃO PUDERAM OPTAR PELA VIDA HUMANA E PELA VIDA SOBRENATURAL PARA A QUAL DEUS AS HAVIA DESTINADO, TANTOS ATAQUES CONTRA A IGREJA, CONTRA O SUMO PONTÍFICE E CONTRA AQUELES QUE QUEREM SER FIÉIS Á FÉ...
MAS DEUS É MAIS FORTE. ELE É A ROCHA. A ELE RECORRERAM PEDRO E JOÃO E AQUELES QUE ESTAVAM REUNIDOS COM ELES NAQUELE DIA EM JERUSALÉM. E, QUANDO TERMINOU AQUELA ORAÇÃO – DIZ-NOS SÃO LUCAS, - TODOS SE SENTIRAM RECONFORTADOS E CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, E ANUNCIAVAM COM TODA A LIBERDADE A PALAVRA DE DEUS.
NA MEDITAÇÃO DO SALMO II, PODEMOS NÓS ENCONTRAR FORTALEZA PARA VENCER OS OBSTÁCULOS QUE PODEM APRESENTAR-SE NUM AMBIENTE AFASTADO DE DEUS.
QUEBREMOS, DISSERAM, AS SUAS CADEIAS, E SACUDAMOS DE NÓS O SEU JUGO. É O QUE PARECE REPETIR UM CLAMOR GERAL. QUEBRAM O JUGO SUAVE, SACODEM DAS COSTAS A SUA CARGA, MARAVILHOSA CARGA DE SANTIDADE E JUSTIÇA, DE GRAÇA, DE AMOR E DE PAZ. ENFURECEM-SE DIANTE DO AMOR, RIEM-SE DA BONDADEINERME DE UM DEUS QUE RENUNCIA AO USO DAS SUAS LEGIÕES DE ANJOS PARA SE DEFENDER.
MAS AQUELE QUE HABITA NOS CÉUS RI-SE, O SENHOR ZOMBA DELES. ELE LHES FALARÁ ENTÃO NA SUA INDIGNAÇÃO E OS ENCHERÁ DE TERROR COM A SUA IRA. O CASTIGO DIVINO NÃO TEM LUGAR SOMENTE NA VIDA FUTURA. APESAR DOS APARENTES TRIUNFOS DE MUITOS QUE SE DECLARAM OU COMPORTAM COMO INIMIGOS DE DEUS, O SEU MAIOR FRACASSO, SE NÃO SE ARREPENDEM, CONSISTIRÁ EM NÃO COMPREENDEREM NEM ALCANÇAREM JAMAIS A VERDADEIRA FELICIDADE. AS SUAS SATISFAÇÕES HUMANAS – OU INFRA-HUMANAS – PODEM SER O TRISTE PRÊMIO PARA AS MIGALHAS DE BEM QUE TALVEZ TENHAM REALIZADO NESTA VIDA. NADA MAIS TÊM A ESPERAR ALÉM DISSO, POIS, COMO AFIRMAM ALGUNS SANTOS, O CAMINHO DO INFERNO JÁ É UM INFERNO.
COMENTANDO ESTES VERSÍCULOS DO SALMO, SANTO AGOSTINHO SALIENTA QUE TAMBÉM SE PODE ENTENDER POR IRA DE DEUS A CEGUEIRA DA MENTE QUE SE APODERA DAQUELES QUE TRANSGRIDEM A LEI DIVINA. NÃO HÁ NENHUMA DESGRAÇA COMPARÁVEL Á DE NÃO SE CONHECER A DEUS, DE SE VIVER AFASTADO DELE, DE SE PROCURAR A AUTO-AFIRMAÇÃO NO ERRO E NO MAL.
O PAPA JOÃO PAULO II INDICAVA COMO SINAL CARACTERÍSTICO DO NOSSO TEMPO PRECISAMENTE ESSA CEGUEIRA, ISTO É, A RECUSA DA MISERICÓRDIA DIVINA. TODOS TEMOS PRESENTE A IMAGEM DE TANTOS HOMENS QUE SE FECHAM AOS SENTIMENTOS DE MISERICÓRDIA DO SENHOR, QUE CONSIDERAM A REMISSÃO DOS SEUS PECADOS NÃO ESSENCIAL OU SEM IMPORTÂNCIA PARA A SUA VIDA, E QUE ADQUIREM UMA IMPERMEABILIDADE DE CONSCIÊNCIA,UM ESTADO DE ÂNIMO QUE SE PODERIA DIZER CONSOLIDADO EM FUNÇÃO DE UMA LIVRE ESCOLHA;- É O QUE A SAGRADA ESCRITURA COSTUMA CHAMAR DUREZA DE CORAÇÃO. NOS NOSSOS TEMPOS, ESTA ATITUDE DA MENTE E DO CORAÇÃO CORRESPONDE TALVEZ Á PERDA DO SENTIDO DO PECADO.
NÓS, QUE DESEJAMOS SEGUIR A CRISTO DE PERTO, TEMOS O DEVER DE DESAGRAVAR A DEUS POR ESSA REJEIÇÃO VIOLENTA QUE SOFRE POR PARTE DE TANTOS HOMENS, SUPLICANDO-LHE ABUNDÂNCIA DE GRAÇA E DE MISERICÓRDIA. PEÇAMOS-LHE QUE NUNCA DEIXE ESGOTAR-SE A SUA CLEMÊNCIA, QUE É PARA MUITOS COMO O ÚLTIMO CABO A QUE SE PODE AGARRAR O NÁUFRAGO QUE JÁ HAVIA RECUSADO OUTROS MEIOS DE SALVAÇÃO.
DIANTE DAS PROFUNDAS INTERROGAÇÕES QUE A LIBERDADE HUMANA, O MISTÉRIO DO MAL E A REBELIÃO DA CRIATURA SUSCITAM, O SALMO II DÁ A SOLUÇÃO PROCLAMANDO A REALEZA DE CRISTO, PARA ALÉM DO MAL QUE EXISTE OU PODE EXISTIR;- EU, PORÉM, CONSTITUÍ O MEU REI SOBRE SIÃO, MEU MONTE SANTO. PROMULGAREI O DECRETO DO SENHOR. O SENHOR DISSE-ME;- TU ÉS MEU FILHO;- EU TE GEREI HOJE.
A MISERICÓRDIA DE DEUS PAI DEU-NOS POR REI O SEU FILHO. QUANDO ELE AMEAÇA, AO MESMO TEMPO SE ENTERNECE;- ANUNCIA-NOS A SUA IRA E ENTREGA-NOS O SEU AMOR. TU ÉS MEU FILHO;- DIRIGE-SE A CRISTO E DIRIGE-SE A TI E A MIM, SE ESTAMOS DECIDIDOS A SER ALTER CHRISTUS, IPSE CHRITUS, OUTRO CRISTO, O PRÓPRIO CRISTO.
AS PALAVRAS NÃO CONSEGUEM ACOMPANHAR O CORAÇÃO, QUE SE EMOCIONA PERANTE A BONDADE DE DEUS. ELE NOS DIZ;- TU ÉS MEU FILHO. NÃO UM ESTRANHO, NÃO UM SERVO BENEVOLAMENTE TRATADO, NÃO UM AMIGO, O QUE JÁ SERIA MUITO. FILHO! ESTE É O NOSSO REFÚGIO;- A FILIAÇÃO DIVINA. NELA ENCONTRAMOS A CORAGEM NECESSÁRIA PARA ENFRENTARMOS AS ADVERSIDADES;- AS QUE PROCEDEM DE UM AMBIENTE ÁS VEZES HOSTIL Á VIDA CRISTÃ, E AS QUE RESULTAM DAS TENTAÇÕES QUE O SENHOR PERMITE PARA QUE REAFIRMEMOS A NOSSA FÉ E O NOSSO AMOR.
SEMPRE ENCONTRAMOS A DEUS, NOSSO PAI, MUITO PERTO DE CADA UM DE NÓS. A SUA PRESENÇA É COMO UM AROMA PENETRANTE QUE SE ESPALHA POR TODA A PARTE, TANTO NO INTERIOR DOS CORAÇÕES QUE O ACEITAM, COMO NO EXTERIOR, NA NATUREZA, NAS COISAS, NO MEIO DE UMA MULTIDÃO. DEUS ESTÁ ALÍ, ESPERANDO SER DESCOBERTO, SER CHAMADO, SER TIDO EM CONTA;- PEDE-ME, E EU TE DAREI AS NAÇÕES POR HERANÇA, E EM TEU DOMÍNIO AS EXTREMIDADES DA TERRA. DEUS INCITA-NOS CONSTANTEMENTE;- PEDE-ME! OS SEUS DESEJOS SÃO DAR E DAR-SE A CADA UM DE NÓS. SÃO JOÃO CRISSÓSTOMO COMENTA ESTAS PALAVRAS E ENSINA QUE JÁ NÃO NOS É PROMETIDA UMA TERRA DE QUE BROTAM LEITE E MEL, NEM UMA VIDA LONGA, NEM UMA MULTIDÃO DE FILHOS, NEM TRIGO, NEM REBANHOS, MAS O CÉU E OS BENS DO CÉU;- A FILIAÇÃO DIVINA E O UNIGÊNITO COMO IRMÃO, E A PARTICIPAÇÃO NA SUA HERANÇA, E A GLORIFICAÇÃO COM ELE.
TU AS GOVERNARÁS COM VARA DE FERRO, E QUAL VASO DE OLEIRO AS QUEBRARÁS. E AGORA, Ó REIS, ENTENDEI;- DEIXAI-VOS INSTRUIR, VÓS QUE GOVERNAIS A TERRA. SERVI O SENHOR COM TEMOR E LOUVAI-O COM TREMOR. CRISTO TRIUNFOU DE UMA VEZ PARA SEMPRE. COM A SUA MORTE NA CRUZ, GANHOU-NOS A VIDA. SEGUNDO O TESTEMUNHO DOS PADRES DA IGREJA, A VARA DE FERRO É A SANTA CRUZ, CUJA MATÉRIA É DE MADEIRA, MAS CUJA FORÇA É DE FERRO. É O SINAL DO CRISTÃO, COM O QUAL VENCEREMOS TODAS AS BATALHAS;- OS OBSTÁCULOS SE DESFARÃO COMO VASOS DE OLEIRO. A CRUZ NA NOSSA INTELIGÊNCIA, NOS NOSSOS LÁBIOS, NO NOSSO CORAÇÃO, EM TODAS AS NOSSAS OBRAS;- ESTA É A ARMA PARA VENCER;- UMA VIDA SÓBRIA, MORTIFICADA, SEM FUGIR DO SACRIFICIO AMÁVEL QUE NOS UNE A CRISTO.
O SALMO TERMINA COM UMA CHAMADA PARA QUE NOS MANTENHAMOS FIÉIS AO NOSSO CAMINHO E Á CONFIANÇA NO SENHOR;- PRESTAI-LHE VASSALAGEM, PARA QUE NÃO SE INDIGNE E PEREÇAIS FORA DO CAMNHO, QUANDO EM BREVE SE ACENDER A SUA CÓLERA.
BEM-AVENTURADOS TODOS OS QUE NELE CONFIAM. NÓS PUSEMOS NO SENHOR TODA A NOSSA CONFIANÇA.
PEDIMOS AOS SANTOS ANJOS DA GUARDA, FIÉIS SERVIDORES DE DEUS, QUE NOS AJUDEM A PERSEVERAR CADA DIA COM MAIOR FIDELIDADE E AMOR NA NOSSA VOCAÇÃO DE CRISTÃOS, SERVINDO COM TODAS AS FORÇAS O REINADO DE CRISTO NO LUGAR EM QUE ELE NOS CHAMOU. AMÉM.---------------------------------------------------------------------------------

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

VAMOS REFLETIR?
                        A FOME MAIS TERRÍVEL É A FALTA DE AMOR E A SEDE MAIS ARDENTE É A FALTA DE CARINHO E DE RESPEITO. – FREI ANSELMO FRACASSO.

NAS HORAS GRAVES, OS OLHOS FICAM CEGOS;- É PRECISO, ENTÃO, ENXERGAR COM O CORAÇÃO. SAINT-EXUPÉRY.

                        QUANTO MAIS GUARDAMOS NOSSO AMOR NO COFRE DO NOSSO EGOISMO, MAIS ELE SE DESVALORIZA. PADRE BRITO PINTO.

QUEM FICA TODO O TEMPO A RECLAMAR DA FALTA DE TEMPO, CERTAMENTE NÃO TERÁ TEMPO PARA BEM APROVEITAR O TEMPO. EVALDO A. D”ASSUNPÇÃO.

NÃO É TRISTE MUDAR DE IDEIA. TRISTE É NÃO TER IDEIA PARA MUDAR. BARÃO DE ITARARÉ.

            AS TRANSFORMAÇÕES DA ALMA SÃO LENTAS;- NÃO SE FAZEM SENÃO COM A DOR MULTIPLICADA PELO TEMPO. P. DIDON


A VIDA É MAIS SIMPLES QUANDO SOMOS SIMPLES. FREI EDRIAN J. PASINI---------------------

Nenhum comentário: