A EUCARISTIA É O VÉRTICE E A FONTE DE
TODA A VIDA DA IGREJA, O SACRAMENTO DA UNIDADE DOS HOMENS COM DEUS E ENTRE
ELES. NA SANTA CEIA, O SENHOR SE FAZ PRESENTE NA HISTÓRIA DA MANEIRA MAIS PLENA
E REÚNE O SEU POVO;- A EUCARISTIA FAZ A IGREJA. AO MESMO TEMPO, NA CELEBRAÇÃO
DA EUCARISTIA A IGREJA INVOCA O DOM DE DEUS E SE ABRE PARA ELE NA ACOLHIDA
HUMILDE DO LOUVOR;- A IGREJA FAZ A EUCARISTIA.
JESUS
CELEBROU COM OS SEUS, ANTES DA PÁSCOA, A ÚLTIMA CEIA NO CONTEXTO DO BANQUETE
PASCAL HEBRAICO. NESSE BANQUETE, FAZIA-SE MEMÓRIA DAS MARAVILHAS OPERADAS PELO
SENHOR NA HISTÓRIA DA ALIANÇA E ACREDITAVA-SE QUE A FORÇA DO ETERNO AS TORNARIA
PRESENTES E EFICAZES PELA MESMA COMUNIDADE QUE CELEBRAVA (MEMORIAL); NA SANTA
CEIA, JESUS DÁ AOS SEUS O MEMORIAL DA NOVA ALIANÇA, ESTABELECIDA NO SEU
SACRIFÍCIO PASCAL, QUE A CEIA ANUNCIA E ANTECIPA NO MISTÉRIO. ENTREGUE PELO
SENHOR AOS SEUS COM A SOLENIDADE DA ORDEM;- FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, O
MEMORIAL DA CEIA LOGO CHAMADO EUCARISTIA, EM REFERÊNCIA Á AÇÃO DE GRAÇAS EM QUE
SE REALIZA – TORNA-SE LOGO UM ATO VITAL DA IGREJA NASCENTE, ASSÍDUA NA FRAÇÃO
DO PÃO;- ERAM PERSEVERANTES EM OUVIR O ENSINAMENTO DOS APÓSTOLOS, NA COMUNHÃO
FRATERNA, NA FRAÇÃO DO PÃO E NAS ORAÇÕES.... PERSEVERANTES E BEM UNIDOS,
FREQUENTAVAM DIARIAMENTE O TEMPLO, PARTIAM O PÃO PELAS CASAS E TOMAVAM A
REFEIÇÃO COM ALEGRIA E SIMPLICIDADE DE ORAÇÃO.
EM
CONTINUIDADE COM ESTA TRADIÇÃO APOSTÓLICA, O GESTO SACRAMENTAL DA CELEBRAÇÃO DA
EUCARISTIA FOI SEMPRE O GESTO ESCOLHIDO POR JESUS;- O PARTIR O PÃO DA
FRATERNIDADE E O COMPARTILHAR O CÁLICE DE VINHO DA COMUNHÃO DE DESTINOS, NO
CONTEXTO DO AGRADECIMENTO A DEUS. NA MESMA CONTINUIDADE DA TRADIÇÃO, QUEM
PRESIDIA A EUCARISTIA ERA SEMPRE AQUELE QUE REPRESENTA, NA COMUNIDADE, O CRISTO
ENQUANTO CABEÇA DO CORPO ECLESIAL, O BISPO OU O PRESBÍTERO NO SEU LUGAR, EM
OBEDIÊNCIA Á VONTADE DE JESUS, QUE TINHA CONFIADO AOS APÓSTOLOS A CELEBRAÇÃO DO
MEMORIAL E TINHA SE APRESENTADO ELE MESMO, NA ÚLTIMA CEIA, NO PAPEL DE CHEFE DE
FAMÍLIA, TÍPICO DA TRADIÇÃO PASCAL HEBRAICA. SOB A PRESIDÊNCIA DO SACERDOTE,
TODA A ASSEMBLEIA PARTICIPA ATIVAMENTE NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, EXERCENDO
NELA O SEU SACERDÓCIO BATISMAL. ASSIM, NA EUCARISTIA A IGREJA TODA SE EXPRESSA
NA SUA UNIDADE E NA VARIEDADE DOS CARISMAS E DOS MINISTÉRIOS, DOS QUAIS É
ENRIQUECIDA PELO ESPÍRITO.
NA
CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR, A PRESENÇA DA TRINDADE É PARTICULARMENTE
EVIDENTE;- A EUCARISTIA É AÇÃO DE GRAÇAS AO PAI, MEMORIAL DO FILHO, INVOCAÇÃO
DO ESPÍRITO SANTO. A AÇÃO DE GRAÇAS É DIRIGIDA A DEUS PELOS SEUS BENEFÍCIOS, EM
CONTINUIDADE COM A TRADIÇÃO HEBRAICADA BENÇÃO, QUE JESUS FEZ PRÓPRIA;- ELA É
RECONHECIMENTO DO PRIMADO ABSOLUTO DA INICIATIVA DIVINA, CONFISSÃO DE LOUVOR
PELAS MARAVILHAS REALIZADAS PELO ETERNO NA CRIAÇÃO E NA REDENÇÃO, E INVOCAÇÃO
DO DOM, QUE PROCEDE UNICAMENTE DE DEUS E SE REALIZARÁ INTEIRAMENTE NA PLENITUDE
DO REINO. A CEIA DO SENHOR DEVE, POR ISSO, SUSCITAR EM NÓS, ANTES DE TUDO, UM
ESTILO DE VIDA FEITO DE AGRADECIMENTO, DE ADORAÇÃO E DE OFERTA, QUE RELACIONA
TUDO A DEUS COMO Á PRIMEIRA FONTE E Á ÚLTIMA PÁTRIA E SE ABRE PARA A ACOLHIDA
DO DOM, QUE VEM UNICAMENTE DELE. ESTE ESTILO DE GRATIDÃO E DE MARAVILHA NOS
LIBERTA DA PRISÃO DE NÓS MESMOS E NOS ABRE PARA AS SURPRESAS DE DEUS. ONDE NÃO
HÁ GRATIDÃO, PERDE-SE O DOM;- ONDE SE FAZ EUCARISTIA, ELE SE TORNA PLENAMENTE
FECUNDO.
ENQUANTO
MEMORIAL DO MISTÉRIO PASCAL DO FILHO, A EUCARISTIA É O SACRAMENTO DO SACRIFÍCIO
DA CRUZ E É BANQUETE, NO QUAL SE PARTICIPA VERDADEIRAMENTE NO CORPO E NO SANGUE
DO SENHOR;- NÃO COMEMORAÇÃO VAZIA, MAS MEMÓRIA PODEROSA, O MEMORIAL, NO SENTIDO
BÍBLICO, É O FAZER-SE PRESENTE NO ACONTECIMENTO DA SALVAÇÃO NO HOJE DA
COMUNIDADE CELEBRANTE POR OBRA DO ESPÍRITO DE DEUS. O CRISTO MORTO E
RESSUSCITADO ESTÁ PRESENTE NO SINAL DO PÃO E DO VINHO, QUE SE TORNAM REALMENTE
O SEU CORPO E O SEU SANGUE;- A SANTA CEIA É O SACRAMENTO DO ENCONTRO PLENO COM
ELE, A PARTICIPAÇÃO NO SEU MISTÉRIO PASCAL, QUE RECONCILIA A PESSOA E A
COMUNIDADE NA NOVA ALIANÇA COM DEUS. UNINDO-SE AO SACRIFÍCIO QUE CRISTO
REALIZOU, UMA VEZ PARA SEMPRE, NA CRUZ E QUE SE TORNA PRESENTE NO SACRAMENTO DO
ALTAR, A COMUNIDADE CELEBRANTE SE OFERECE AO PAI E ENTRA NA PAZ DA
RECONCILIAÇÃO REALIZADA PELO CRUCIFICADO RESSUSCITADO. A PARTICIPAÇÃO NA PÁSCOA
DE JESUS É EXPRESSA NO BANQUETE, NO QUAL AQUELES QUE FORAM RECONCILIADOS SE
ALIMENTAM DO ÚNICO PÃO E DO ÚNICO CÁLICE PARA SE TORNAR O SEU CORPO, A IGREJA;-
O CÁLICE DA BÊNÇÃO QUE ABENÇOMOS, NÃO É COMUNHÃO COM O SANGUE DE CRISTO? E O
PÃO QUE PARTIMOS NÃO É COMUNHÃO COM O CORPO DE CRISTO? PORQUE HÁ UM SÓ PÃO,
NÓS, EMBORA MUITOS, SOMOS UM SÓ CORPO, POIS TODOS PARTICIPAMOS DESSE ÚNICO PÃO.
A
EUCARISTIA, ENQUANTO MEMORIAL DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR, DEVE, ENTÃO,
SUSCITAR UMA VIDA PASCAL, NA QUAL OS RESSUSCITADOS, QUE ENCONTRARAM O
RESSUSCITADO NO PÃO DA VIDA, EXPERIMENTAM E IRRADIAM A SUA VITÓRIA SOBRE A
MORTE E SOBRE O PECADO. UNIDOS A CRISTO NA PARTICIPAÇÃO DA SUA CRUZ, ELES ESTÃO
UNIDOS A ELE TAMBÉM NA FORÇA DA RESSURREIÇÃO, RECONCILIADOS NELE COM O PAI E
COM OS HOMENS, CAPAZES DE EDIFICAR O SEU CORPO NA HISTÓRIA.
PARTICIPANTES
DO SACRIFÍCIO DE LOUVOR E DE INTERCESSÃO DO SENHOR JESUS, OS CRISTÃOS PODEM
AGRADECER E INTERCEDER, POR SUA VEZ, NA EUCARÍSTIA PELA IGREJA E PELO MUNDO
INTEIRO, PELOS VIVOS E PELOS DEFUNTOS, A ELES UNIDOS NA COMUNHÃO DOS SANTOS.
ALIMENTADOS COM O PÃO DA VIDA, VERDADEIRO REMÉDIO DA IMORTALIDADE, OS CRISTÃOS
PODEM ANTEGOZAR AS ALEGRIAS DO REINO QUE VEM E ANTECIPAR A SUA REALIZAÇÃO NO
TEMPO DA PERSEGUIÇÃO;- A VIDA EUCARÍSTICA SE PROJETA PARA O FUTURO DA PROMESSA
DE DEUS E É CHAMADA A MANIFESTAR A ALEGRIA DO DOM JÁ EXPERIMENTADO E A
ESPERANÇA NA PROMESSA AINDA NÃO REALIZADA PLENAMENTE.
A
EUCARISTIA É, FINALMENTE, INVOCAÇÃO OU EPICLESE DO ESPÍRITO SANTO;- UMA VEZ QUE
É O ESPÍRITO QUE ATUALIZA NO TEMPO A PRESENÇA E A OBRA DE CRISTO, A IGREJA
INVOCA O PAI O DOM DO CONSOLADOR, DE FORMA QUE TORNE POSSÍVEL NOS SINAIS
SACRAMENTAIS O CRISTO MORTO E RESSUSCITADO E ESTENDA OS SEUS BENEFÍCIOS DE
RECONCILIAÇÃO A TODOS AQUELES QUE DELE PARTICIPAM E Á HUMANIDADE INTEIRA PELA
QUAL ELES INTERCEDEM. A IGREJA SABE QUE ESTA INVOCAÇÃO É OUVIDA PELA
MISERICÓRDIA DE DEUS, FIEL Á PROMESSA CONTIDA NA ORDEM QUE JESUS DEU DE
CELEBRAR O SEU MEMORIAL.
GRAÇAS
Á OBRA DO ESPÍRITO, O RESSUSCITADO NÃO SOMENTE SE TORNA PRESENTE NOS SINAIS DO
PÃO E DO VINHO, MAS TRANSFORMA TAMBÉM A COMUNIDADE CELEBRANTE NO SEU CORPO
PRESENTE NA HISTÓRIA. POR ISSO, A IGREJA DIRIGE AO PAI O DUPLO PEDIDO;-
SANTIFICAI PELO ESPÍRITO SANTO AS OFERENDAS QUE VOS APRESENTAMOS PARA SEREM
CONSAGRADAS, A FIM DE QUE SE TORNEM O CORPO E O SANGUE DE JESUS CRISTO, VOSSO
FILHO E SENHOR NOSSO, QUE NOS MANDOU CELEBRAR ESTE MISTÉRIO E;- CONCEDEI QUE,
ALIMENTANDO-NOS COM O CORPO E O SANGUE DO VOSSO FILHO, SEJAMOS REPLETOS DO
ESPÍRITO SANTO E NOS TORNEMOS EM CRISTO UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO.
A
EXPERIÊNCIA EUCARÍSTICASUSCITADA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO É, COMUNHÃO, TESTEMUNHO
E SERVIÇO;- ELA EMPENHA O CRISTÃO A VIVER COMO RECONCILIADO E A ANUNCIAR E DOAR
AOS OUTROS A GRAÇA DA COMUNHÃO QUE LHE FOI DADA GRATUITAMENTE. DEIXANDO-SE
GUIAR PELO ESPÍRITO, QUE O PÃO DA VIDA LHE TRANSMITE, O CRENTE DESCOBRE A PAIXÃO
PELA UNIDADE DO CORPO DE CRISTO E DEVE MANIFESTAR A SUA BELEZA NA HISTÓRIA DOS
HOMENS. TAMBÉM ASSIM A EUCARISTIA É O SACRAMENTO DA UNIDADE DA IGREJA, SINAL E
INSTRUMENTODA RECONCILIAÇÃO DOADA, FORÇA PARA CURAR TODA FERIDA E, POR ISSO,
FONTE E MOTIVO DE EMPENHO ECUMÊNICO, VIVIDO COMO OBEDIÊNCIA AO DOM, QUE O
SENHOR FAZ DE SI PARA NÓS NA SUA CEIA;- TODAS AS VEZES QUE COMERDES DESTE PÃO E
BEBERDES DESTE CÁLICE, ESTAREIS PROCLAMANDO A MORTE DO SENHOR, ATÉ QUE ELE
VENHA. PORTANTO, TODO AQUELE QUE COMER DO PÃO OU BEBER DO CÁLICE DO SENHOR
INDIGNAMENTE SERÁ CULPADO CONTRA O CORPO E O SANGUE DO SENHOR.
A
EUCARISTIA CONTÉM, PORTANTO, AQUILO QUE HÁ DE MAIS ESSENCIAL PARA A VIDA DA
IGREJA E PARA A REDENÇÃO DO MUNDO;- POR ISSO, A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SE
CONFIGURA COMO UMA PARÁBOLA DE TODA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. O PONTO DE PARTIDA
É A ESCRAVIDÃO NO EGITO- DO POVO DA ALIANÇA DA ANTIGA ALIANÇA E DE CADA HORA DO
TEMPO, A CONDIÇÃO DE PECADO, ISTO É, QUE É RECONHECIDA E CONFESSADA POR TODOS,
E POR CADA UM, COM PROFUNDA HUMILDADE – ATO PENITENCIAL – Á NECESSIDADE DE
PERDÃO E DE RECONCILIAÇÃO RESPONDE, ANTES DE TUDO, A PALAVRA DE DEUS, QUE SOOU
PARA ISRAEL NA REVELAÇÃO A MOISÉS E AOS PROFETAS E FOI ANUNCIADA DEFINITIVAMENTE
NO VERBO ENCARNADO – LITURGIA DA PALAVRA-. A COMUNIDADE ASSIM PREPARADA PODE
CELEBRAR O PACTO, DO QUAL FOI FIGURA O PACTO DO SINAI, E QUE ENCONTRA A SUA
REALIZAÇÃO SUPREMA NO SACRIFÍCIO PASCAL DO SENHOR JESUS, REPRESENTADO NO
MEMORIAL – LITURGIA EUCARÍSTICA-. A ACOLHIDA DO DOM DA ALIANÇA, FINALMENTE, SE
EXPRESSA NA COMUNHÃO E SE TRADUZ NO ENVIO MISSIONÁRIO, PORQUE, COMO A ESCOLHA
FEZ DO ANTIGO ISRAEL SINAL ELEVADO ENTRE OS POVOS, A ALIANÇA NOVA NO SANGUE DE
CRISTO FAZ DA IGREJA O SEU POVO PEREGRINANTE E MISSIONÁRIO NO TEMPO. A COMUNHÃO
É FONTE DA MISSÃO – RITOS DA COMUNHÃO E DO ENVIO -. VIVER PLENAMENTE A
EUCARISTIA, ENTÃO, FAZER DO ENCONTRO COM JESUS SENHOR A RAZÃO, A FORÇA E A
BELEZA DE TODA A NOSSA EXISTÊNCIA NA IGREJA E PARA O MUNDO. QUEM CELEBRA A CEIA
DO SENHOR PODE FAZER SUA A PALAVRA DO APÓSTOLO;- COM CRISTO FUI PREGADO NA
CRUZ. EU VIVO, MAS NÃO EU; É CRISTO QUE VIVE EM MIM. MINHA VIDA ATUAL NA CARNE,
EU A VIVO NA FÉ, CRENDO NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM.
OREMOS
NÓS
TE DAMOS GRAÇAS, PAI, POR ESTA MEMÓRIA DAS NOSSAS ORIGENS JUNTO DE TI, QUE É A
SANTA CEIA, NA QUAL O TEU ESPÍRITO, PRIMEIRO DOM AOS CRENTES, VEM TORNAR
PRESENTE PARA NÓS A PÁSCOA RECONCILIADORA DO TEU FILHO.
NÓS TE BENDIZEMOS, PORQUE O ÚNICO
PÃO E O ÚNICO CÁLICE NOS REÚNEM NO ÚNICO CORPO, FAZENDO DE NÓS, NA COMUNHÃO COM
O ÚNICO SANTO, MEDIANTE OS SANTOS DONS, A COMUNHÃO DOS SANTOS NO TEMPO E PARA A
ETERNIDADE.
NÓS
TE DAMOS GRAÇAS, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE ESTE BANQUETE ANTECIPA A
FESTA DO TEU REINO, E, ENQUANTO SUSTENTA A NÓS, POBRES E PEREGRINOS, NOS TORNA
VIGILANTES E ATIVOS PARA CONSTRUIR NA HISTÓRIA A JUSTIÇA E A PAZ, ENCHENDO O
NOSSO CORAÇÃO DE ESPERANÇA E DE ALEGRIA.
NÓS TE BENDIZEMOS, SENHOR JESUS
CRISTO, QUE QUISESTE CONFIAR Á TUA IGREJAO MEMORIAL DA TUA PÁSCOA. FAZE QUE
TODA A NOSSA EXISTÊNCIA ESTEJA HUMILDEMENTE SOB A TUA PALAVRA DE MISSÃO;-FAZEI
ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
CONCEDE-NOS,
POR ISSO, CELEBRAR NA VIDA E NA HISTÓRIA A MEMÓRIA PODEROSA DA TUA PAIXÃO E DA
TUA RESSURREIÇÃO PELO DOM DO TEU ESPÍRITO, QUE REALIZA NO TEMPO A SANTA
PROMESSA.FAZE, QUE, DÓCEIS A ELE, SAIBAMOS SEMPRE SER POR ELE TRANSFORMADOS, DE
MODO QUE A TUA AÇÃO DE GRAÇAS SE TORNE A NOSSA, O TEU SACRIFÍCIO O NOSSO, E O
SEU SIM QUE O PAI DISSE SOBRE TI RESSOE TAMBÉM PARA A NOSSA VIDA.
E FAZE AINDA QUE, UNIDOS NO
ESPÍRITO, PELO MISTÉRIO DO TEU CORPO E DO TEU SANGUE, SAIBAMOS VIVER EM
COMUNHÃO E CRESCER EM COMUNHÃO, DANDO AOS NOSSOS ATOS UM ALENTO DE IGREJA,
SEGUNDO A MISSÃO QUE TU CONFIAS A CADA UM.
NÓS
TE BENDIZEMOS, SENHOR ESPÍRITO SANTO, A TI, DESEJO NO CORAÇÃO DA IGREJA, A TI,
QUE ATENDES A NOSSA ORAÇÃO! NÓS TE DAMOS GRAÇAS PORQUE, SANTIFICANDO OS DONS
QUE NÓS OFERECEMOS, TORNAS PRESENTE O CRISTO PARA NÓS, E FAZES DE NÓS O SEU
CORPO VIVO NA HISTÓRIA.
SÊ TU O AGENTE PRIMEIRO DA
EVANGELIZAÇÃO DO REINO NAS OBRAS E NOS DIAS DA NOSSA VIDA. ENRIQUECE-NOS COM
TEUS DONS, A FIM DE QUE POSSAMOS COLOCÁ-LOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE DOS IRMÃOS,
PARA O CRESCIMENTO DE TODA A FAMÍLIA HUMANA.
AJUDA-NOS
A LEVAR COM AMOR A CRUZ, ATÉ O DIA EM QUE DESPONTE A AURORA DA GLÓRIA PROMETIDA
E ESPERADA.
EM TI, POR CRISTO NOSSO SENHOR,
IREMOS AO PAI, E O BANQUETE SANTO DESTE DIA PRESENTE SERÁ PARA NÓS O PENHOR
VIVO E SABOROSO DO BANQUETE NO QUAL COMEREMOS O PÃO ASSADO DO REINO. AMÉM.
=============================================================================
QUANTO
MAIS GUARDAMOS NOSSO AMOR NO COFRE DO NOSSO EGOÍSMO, MAIS ELE SE
DESVALORIZA. PADRE WALTER JOSÉ BRITO
PINTO.
A ADVERSIDADE É O CRISOL
NO QUAL SE DEPURA A VIRTUDE, E A PEDRA DE TOQUE NA QUAL SE PROVA A
AMIZADE. HENNEQUIN
NÃO
HÁ PRAZER TÃO AGRADAVÉL QUANTO O DE RENOVAR-SE.
PÚBLIO SIRO.
A
VIDA SÓ SE RENDE A QUEM SE ENTREGA TOTALMENTE A ELA. FREI NEYLOR TONIN
A
EUCARISTIA NUNCA PODE SER SÓ UMA AÇÃO LITÚRGICA. BENTO XVI.
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