segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A EUCARISTIA – BRUNO FORTE


 

A EUCARISTIA É O VÉRTICE E A FONTE DE TODA A VIDA DA IGREJA, O SACRAMENTO DA UNIDADE DOS HOMENS COM DEUS E ENTRE ELES. NA SANTA CEIA, O SENHOR SE FAZ PRESENTE NA HISTÓRIA DA MANEIRA MAIS PLENA E REÚNE O SEU POVO;- A EUCARISTIA FAZ A IGREJA. AO MESMO TEMPO, NA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA A IGREJA INVOCA O DOM DE DEUS E SE ABRE PARA ELE NA ACOLHIDA HUMILDE DO LOUVOR;- A IGREJA FAZ A EUCARISTIA.

JESUS CELEBROU COM OS SEUS, ANTES DA PÁSCOA, A ÚLTIMA CEIA NO CONTEXTO DO BANQUETE PASCAL HEBRAICO. NESSE BANQUETE, FAZIA-SE MEMÓRIA DAS MARAVILHAS OPERADAS PELO SENHOR NA HISTÓRIA DA ALIANÇA E ACREDITAVA-SE QUE A FORÇA DO ETERNO AS TORNARIA PRESENTES E EFICAZES PELA MESMA COMUNIDADE QUE CELEBRAVA (MEMORIAL); NA SANTA CEIA, JESUS DÁ AOS SEUS O MEMORIAL DA NOVA ALIANÇA, ESTABELECIDA NO SEU SACRIFÍCIO PASCAL, QUE A CEIA ANUNCIA E ANTECIPA NO MISTÉRIO. ENTREGUE PELO SENHOR AOS SEUS COM A SOLENIDADE DA ORDEM;- FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, O MEMORIAL DA CEIA LOGO CHAMADO EUCARISTIA, EM REFERÊNCIA Á AÇÃO DE GRAÇAS EM QUE SE REALIZA – TORNA-SE LOGO UM ATO VITAL DA IGREJA NASCENTE, ASSÍDUA NA FRAÇÃO DO PÃO;- ERAM PERSEVERANTES EM OUVIR O ENSINAMENTO DOS APÓSTOLOS, NA COMUNHÃO FRATERNA, NA FRAÇÃO DO PÃO E NAS ORAÇÕES.... PERSEVERANTES E BEM UNIDOS, FREQUENTAVAM DIARIAMENTE O TEMPLO, PARTIAM O PÃO PELAS CASAS E TOMAVAM A REFEIÇÃO COM ALEGRIA E SIMPLICIDADE DE ORAÇÃO.

EM CONTINUIDADE COM ESTA TRADIÇÃO APOSTÓLICA, O GESTO SACRAMENTAL DA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA FOI SEMPRE O GESTO ESCOLHIDO POR JESUS;- O PARTIR O PÃO DA FRATERNIDADE E O COMPARTILHAR O CÁLICE DE VINHO DA COMUNHÃO DE DESTINOS, NO CONTEXTO DO AGRADECIMENTO A DEUS. NA MESMA CONTINUIDADE DA TRADIÇÃO, QUEM PRESIDIA A EUCARISTIA ERA SEMPRE AQUELE QUE REPRESENTA, NA COMUNIDADE, O CRISTO ENQUANTO CABEÇA DO CORPO ECLESIAL, O BISPO OU O PRESBÍTERO NO SEU LUGAR, EM OBEDIÊNCIA Á VONTADE DE JESUS, QUE TINHA CONFIADO AOS APÓSTOLOS A CELEBRAÇÃO DO MEMORIAL E TINHA SE APRESENTADO ELE MESMO, NA ÚLTIMA CEIA, NO PAPEL DE CHEFE DE FAMÍLIA, TÍPICO DA TRADIÇÃO PASCAL HEBRAICA. SOB A PRESIDÊNCIA DO SACERDOTE, TODA A ASSEMBLEIA PARTICIPA ATIVAMENTE NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, EXERCENDO NELA O SEU SACERDÓCIO BATISMAL. ASSIM, NA EUCARISTIA A IGREJA TODA SE EXPRESSA NA SUA UNIDADE E NA VARIEDADE DOS CARISMAS E DOS MINISTÉRIOS, DOS QUAIS É ENRIQUECIDA PELO ESPÍRITO.

NA CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR, A PRESENÇA DA TRINDADE É PARTICULARMENTE EVIDENTE;- A EUCARISTIA É AÇÃO DE GRAÇAS AO PAI, MEMORIAL DO FILHO, INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. A AÇÃO DE GRAÇAS É DIRIGIDA A DEUS PELOS SEUS BENEFÍCIOS, EM CONTINUIDADE COM A TRADIÇÃO HEBRAICADA BENÇÃO, QUE JESUS FEZ PRÓPRIA;- ELA É RECONHECIMENTO DO PRIMADO ABSOLUTO DA INICIATIVA DIVINA, CONFISSÃO DE LOUVOR PELAS MARAVILHAS REALIZADAS PELO ETERNO NA CRIAÇÃO E NA REDENÇÃO, E INVOCAÇÃO DO DOM, QUE PROCEDE UNICAMENTE DE DEUS E SE REALIZARÁ INTEIRAMENTE NA PLENITUDE DO REINO. A CEIA DO SENHOR DEVE, POR ISSO, SUSCITAR EM NÓS, ANTES DE TUDO, UM ESTILO DE VIDA FEITO DE AGRADECIMENTO, DE ADORAÇÃO E DE OFERTA, QUE RELACIONA TUDO A DEUS COMO Á PRIMEIRA FONTE E Á ÚLTIMA PÁTRIA E SE ABRE PARA A ACOLHIDA DO DOM, QUE VEM UNICAMENTE DELE. ESTE ESTILO DE GRATIDÃO E DE MARAVILHA NOS LIBERTA DA PRISÃO DE NÓS MESMOS E NOS ABRE PARA AS SURPRESAS DE DEUS. ONDE NÃO HÁ GRATIDÃO, PERDE-SE O DOM;- ONDE SE FAZ EUCARISTIA, ELE SE TORNA PLENAMENTE FECUNDO.

ENQUANTO MEMORIAL DO MISTÉRIO PASCAL DO FILHO, A EUCARISTIA É O SACRAMENTO DO SACRIFÍCIO DA CRUZ E É BANQUETE, NO QUAL SE PARTICIPA VERDADEIRAMENTE NO CORPO E NO SANGUE DO SENHOR;- NÃO COMEMORAÇÃO VAZIA, MAS MEMÓRIA PODEROSA, O MEMORIAL, NO SENTIDO BÍBLICO, É O FAZER-SE PRESENTE NO ACONTECIMENTO DA SALVAÇÃO NO HOJE DA COMUNIDADE CELEBRANTE POR OBRA DO ESPÍRITO DE DEUS. O CRISTO MORTO E RESSUSCITADO ESTÁ PRESENTE NO SINAL DO PÃO E DO VINHO, QUE SE TORNAM REALMENTE O SEU CORPO E O SEU SANGUE;- A SANTA CEIA É O SACRAMENTO DO ENCONTRO PLENO COM ELE, A PARTICIPAÇÃO NO SEU MISTÉRIO PASCAL, QUE RECONCILIA A PESSOA E A COMUNIDADE NA NOVA ALIANÇA COM DEUS. UNINDO-SE AO SACRIFÍCIO QUE CRISTO REALIZOU, UMA VEZ PARA SEMPRE, NA CRUZ E QUE SE TORNA PRESENTE NO SACRAMENTO DO ALTAR, A COMUNIDADE CELEBRANTE SE OFERECE AO PAI E ENTRA NA PAZ DA RECONCILIAÇÃO REALIZADA PELO CRUCIFICADO RESSUSCITADO. A PARTICIPAÇÃO NA PÁSCOA DE JESUS É EXPRESSA NO BANQUETE, NO QUAL AQUELES QUE FORAM RECONCILIADOS SE ALIMENTAM DO ÚNICO PÃO E DO ÚNICO CÁLICE PARA SE TORNAR O SEU CORPO, A IGREJA;- O CÁLICE DA BÊNÇÃO QUE ABENÇOMOS, NÃO É COMUNHÃO COM O SANGUE DE CRISTO? E O PÃO QUE PARTIMOS NÃO É COMUNHÃO COM O CORPO DE CRISTO? PORQUE HÁ UM SÓ PÃO, NÓS, EMBORA MUITOS, SOMOS UM SÓ CORPO, POIS TODOS PARTICIPAMOS DESSE ÚNICO PÃO.

A EUCARISTIA, ENQUANTO MEMORIAL DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR, DEVE, ENTÃO, SUSCITAR UMA VIDA PASCAL, NA QUAL OS RESSUSCITADOS, QUE ENCONTRARAM O RESSUSCITADO NO PÃO DA VIDA, EXPERIMENTAM E IRRADIAM A SUA VITÓRIA SOBRE A MORTE E SOBRE O PECADO. UNIDOS A CRISTO NA PARTICIPAÇÃO DA SUA CRUZ, ELES ESTÃO UNIDOS A ELE TAMBÉM NA FORÇA DA RESSURREIÇÃO, RECONCILIADOS NELE COM O PAI E COM OS HOMENS, CAPAZES DE EDIFICAR O SEU CORPO NA HISTÓRIA.

PARTICIPANTES DO SACRIFÍCIO DE LOUVOR E DE INTERCESSÃO DO SENHOR JESUS, OS CRISTÃOS PODEM AGRADECER E INTERCEDER, POR SUA VEZ, NA EUCARÍSTIA PELA IGREJA E PELO MUNDO INTEIRO, PELOS VIVOS E PELOS DEFUNTOS, A ELES UNIDOS NA COMUNHÃO DOS SANTOS. ALIMENTADOS COM O PÃO DA VIDA, VERDADEIRO REMÉDIO DA IMORTALIDADE, OS CRISTÃOS PODEM ANTEGOZAR AS ALEGRIAS DO REINO QUE VEM E ANTECIPAR A SUA REALIZAÇÃO NO TEMPO DA PERSEGUIÇÃO;- A VIDA EUCARÍSTICA SE PROJETA PARA O FUTURO DA PROMESSA DE DEUS E É CHAMADA A MANIFESTAR A ALEGRIA DO DOM JÁ EXPERIMENTADO E A ESPERANÇA NA PROMESSA AINDA NÃO REALIZADA PLENAMENTE.

A EUCARISTIA É, FINALMENTE, INVOCAÇÃO OU EPICLESE DO ESPÍRITO SANTO;- UMA VEZ QUE É O ESPÍRITO QUE ATUALIZA NO TEMPO A PRESENÇA E A OBRA DE CRISTO, A IGREJA INVOCA O PAI O DOM DO CONSOLADOR, DE FORMA QUE TORNE POSSÍVEL NOS SINAIS SACRAMENTAIS O CRISTO MORTO E RESSUSCITADO E ESTENDA OS SEUS BENEFÍCIOS DE RECONCILIAÇÃO A TODOS AQUELES QUE DELE PARTICIPAM E Á HUMANIDADE INTEIRA PELA QUAL ELES INTERCEDEM. A IGREJA SABE QUE ESTA INVOCAÇÃO É OUVIDA PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, FIEL Á PROMESSA CONTIDA NA ORDEM QUE JESUS DEU DE CELEBRAR O SEU MEMORIAL.

GRAÇAS Á OBRA DO ESPÍRITO, O RESSUSCITADO NÃO SOMENTE SE TORNA PRESENTE NOS SINAIS DO PÃO E DO VINHO, MAS TRANSFORMA TAMBÉM A COMUNIDADE CELEBRANTE NO SEU CORPO PRESENTE NA HISTÓRIA. POR ISSO, A IGREJA DIRIGE AO PAI O DUPLO PEDIDO;- SANTIFICAI PELO ESPÍRITO SANTO AS OFERENDAS QUE VOS APRESENTAMOS PARA SEREM CONSAGRADAS, A FIM DE QUE SE TORNEM O CORPO E O SANGUE DE JESUS CRISTO, VOSSO FILHO E SENHOR NOSSO, QUE NOS MANDOU CELEBRAR ESTE MISTÉRIO E;- CONCEDEI QUE, ALIMENTANDO-NOS COM O CORPO E O SANGUE DO VOSSO FILHO, SEJAMOS REPLETOS DO ESPÍRITO SANTO E NOS TORNEMOS EM CRISTO UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO.

A EXPERIÊNCIA EUCARÍSTICASUSCITADA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO É, COMUNHÃO, TESTEMUNHO E SERVIÇO;- ELA EMPENHA O CRISTÃO A VIVER COMO RECONCILIADO E A ANUNCIAR E DOAR AOS OUTROS A GRAÇA DA COMUNHÃO QUE LHE FOI DADA GRATUITAMENTE. DEIXANDO-SE GUIAR PELO ESPÍRITO, QUE O PÃO DA VIDA LHE TRANSMITE, O CRENTE DESCOBRE A PAIXÃO PELA UNIDADE DO CORPO DE CRISTO E DEVE MANIFESTAR A SUA BELEZA NA HISTÓRIA DOS HOMENS. TAMBÉM ASSIM A EUCARISTIA É O SACRAMENTO DA UNIDADE DA IGREJA, SINAL E INSTRUMENTODA RECONCILIAÇÃO DOADA, FORÇA PARA CURAR TODA FERIDA E, POR ISSO, FONTE E MOTIVO DE EMPENHO ECUMÊNICO, VIVIDO COMO OBEDIÊNCIA AO DOM, QUE O SENHOR FAZ DE SI PARA NÓS NA SUA CEIA;- TODAS AS VEZES QUE COMERDES DESTE PÃO E BEBERDES DESTE CÁLICE, ESTAREIS PROCLAMANDO A MORTE DO SENHOR, ATÉ QUE ELE VENHA. PORTANTO, TODO AQUELE QUE COMER DO PÃO OU BEBER DO CÁLICE DO SENHOR INDIGNAMENTE SERÁ CULPADO CONTRA O CORPO E O SANGUE DO SENHOR.

A EUCARISTIA CONTÉM, PORTANTO, AQUILO QUE HÁ DE MAIS ESSENCIAL PARA A VIDA DA IGREJA E PARA A REDENÇÃO DO MUNDO;- POR ISSO, A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SE CONFIGURA COMO UMA PARÁBOLA DE TODA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. O PONTO DE PARTIDA É A ESCRAVIDÃO NO EGITO- DO POVO DA ALIANÇA DA ANTIGA ALIANÇA E DE CADA HORA DO TEMPO, A CONDIÇÃO DE PECADO, ISTO É, QUE É RECONHECIDA E CONFESSADA POR TODOS, E POR CADA UM, COM PROFUNDA HUMILDADE – ATO PENITENCIAL – Á NECESSIDADE DE PERDÃO E DE RECONCILIAÇÃO RESPONDE, ANTES DE TUDO, A PALAVRA DE DEUS, QUE SOOU PARA ISRAEL NA REVELAÇÃO A MOISÉS E AOS PROFETAS E FOI ANUNCIADA DEFINITIVAMENTE NO VERBO ENCARNADO – LITURGIA DA PALAVRA-. A COMUNIDADE ASSIM PREPARADA PODE CELEBRAR O PACTO, DO QUAL FOI FIGURA O PACTO DO SINAI, E QUE ENCONTRA A SUA REALIZAÇÃO SUPREMA NO SACRIFÍCIO PASCAL DO SENHOR JESUS, REPRESENTADO NO MEMORIAL – LITURGIA EUCARÍSTICA-. A ACOLHIDA DO DOM DA ALIANÇA, FINALMENTE, SE EXPRESSA NA COMUNHÃO E SE TRADUZ NO ENVIO MISSIONÁRIO, PORQUE, COMO A ESCOLHA FEZ DO ANTIGO ISRAEL SINAL ELEVADO ENTRE OS POVOS, A ALIANÇA NOVA NO SANGUE DE CRISTO FAZ DA IGREJA O SEU POVO PEREGRINANTE E MISSIONÁRIO NO TEMPO. A COMUNHÃO É FONTE DA MISSÃO – RITOS DA COMUNHÃO E DO ENVIO -. VIVER PLENAMENTE A EUCARISTIA, ENTÃO, FAZER DO ENCONTRO COM JESUS SENHOR A RAZÃO, A FORÇA E A BELEZA DE TODA A NOSSA EXISTÊNCIA NA IGREJA E PARA O MUNDO. QUEM CELEBRA A CEIA DO SENHOR PODE FAZER SUA A PALAVRA DO APÓSTOLO;- COM CRISTO FUI PREGADO NA CRUZ. EU VIVO, MAS NÃO EU; É CRISTO QUE VIVE EM MIM. MINHA VIDA ATUAL NA CARNE, EU A VIVO NA FÉ, CRENDO NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM.           

                                               OREMOS

NÓS TE DAMOS GRAÇAS, PAI, POR ESTA MEMÓRIA DAS NOSSAS ORIGENS JUNTO DE TI, QUE É A SANTA CEIA, NA QUAL O TEU ESPÍRITO, PRIMEIRO DOM AOS CRENTES, VEM TORNAR PRESENTE PARA NÓS A PÁSCOA RECONCILIADORA DO TEU FILHO.

            NÓS TE BENDIZEMOS, PORQUE O ÚNICO PÃO E O ÚNICO CÁLICE NOS REÚNEM NO ÚNICO CORPO, FAZENDO DE NÓS, NA COMUNHÃO COM O ÚNICO SANTO, MEDIANTE OS SANTOS DONS, A COMUNHÃO DOS SANTOS NO TEMPO E PARA A ETERNIDADE. 

NÓS TE DAMOS GRAÇAS, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE ESTE BANQUETE ANTECIPA A FESTA DO TEU REINO, E, ENQUANTO SUSTENTA A NÓS, POBRES E PEREGRINOS, NOS TORNA VIGILANTES E ATIVOS PARA CONSTRUIR NA HISTÓRIA A JUSTIÇA E A PAZ, ENCHENDO O NOSSO CORAÇÃO DE ESPERANÇA E DE ALEGRIA. 

            NÓS TE BENDIZEMOS, SENHOR JESUS CRISTO, QUE QUISESTE CONFIAR Á TUA IGREJAO MEMORIAL DA TUA PÁSCOA. FAZE QUE TODA A NOSSA EXISTÊNCIA ESTEJA HUMILDEMENTE SOB A TUA PALAVRA DE MISSÃO;-FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. 

CONCEDE-NOS, POR ISSO, CELEBRAR NA VIDA E NA HISTÓRIA A MEMÓRIA PODEROSA DA TUA PAIXÃO E DA TUA RESSURREIÇÃO PELO DOM DO TEU ESPÍRITO, QUE REALIZA NO TEMPO A SANTA PROMESSA.FAZE, QUE, DÓCEIS A ELE, SAIBAMOS SEMPRE SER POR ELE TRANSFORMADOS, DE MODO QUE A TUA AÇÃO DE GRAÇAS SE TORNE A NOSSA, O TEU SACRIFÍCIO O NOSSO, E O SEU SIM QUE O PAI DISSE SOBRE TI RESSOE TAMBÉM PARA A NOSSA VIDA. 

            E FAZE AINDA QUE, UNIDOS NO ESPÍRITO, PELO MISTÉRIO DO TEU CORPO E DO TEU SANGUE, SAIBAMOS VIVER EM COMUNHÃO E CRESCER EM COMUNHÃO, DANDO AOS NOSSOS ATOS UM ALENTO DE IGREJA, SEGUNDO A MISSÃO QUE TU CONFIAS A CADA UM.

NÓS TE BENDIZEMOS, SENHOR ESPÍRITO SANTO, A TI, DESEJO NO CORAÇÃO DA IGREJA, A TI, QUE ATENDES A NOSSA ORAÇÃO! NÓS TE DAMOS GRAÇAS PORQUE, SANTIFICANDO OS DONS QUE NÓS OFERECEMOS, TORNAS PRESENTE O CRISTO PARA NÓS, E FAZES DE NÓS O SEU CORPO VIVO NA HISTÓRIA. 

            SÊ TU O AGENTE PRIMEIRO DA EVANGELIZAÇÃO DO REINO NAS OBRAS E NOS DIAS DA NOSSA VIDA. ENRIQUECE-NOS COM TEUS DONS, A FIM DE QUE POSSAMOS COLOCÁ-LOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE DOS IRMÃOS, PARA O CRESCIMENTO DE TODA A FAMÍLIA HUMANA.

AJUDA-NOS A LEVAR COM AMOR A CRUZ, ATÉ O DIA EM QUE DESPONTE A AURORA DA GLÓRIA PROMETIDA E ESPERADA. 

            EM TI, POR CRISTO NOSSO SENHOR, IREMOS AO PAI, E O BANQUETE SANTO DESTE DIA PRESENTE SERÁ PARA NÓS O PENHOR VIVO E SABOROSO DO BANQUETE NO QUAL COMEREMOS O PÃO ASSADO DO REINO.   AMÉM.   
=============================================================================
QUANTO MAIS GUARDAMOS NOSSO AMOR NO COFRE DO NOSSO EGOÍSMO, MAIS ELE SE DESVALORIZA.  PADRE WALTER JOSÉ BRITO PINTO. 

                        A ADVERSIDADE É O CRISOL NO QUAL SE DEPURA A VIRTUDE, E A PEDRA DE TOQUE NA QUAL SE PROVA A AMIZADE.   HENNEQUIN

NÃO HÁ PRAZER TÃO AGRADAVÉL QUANTO O DE RENOVAR-SE.  PÚBLIO SIRO. 

A VIDA SÓ SE RENDE A QUEM SE ENTREGA TOTALMENTE A ELA.   FREI NEYLOR TONIN

A EUCARISTIA NUNCA PODE SER SÓ UMA AÇÃO LITÚRGICA.   BENTO XVI.

Nenhum comentário: