segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O NOVO NASCIMENTO;- JUAN MATEOS.


         

                        O REINO DE DEUS E A LEI ;- A PERSONAGEM QUE JOÃO APRESENTA- 3,1- NÃO É HOMEM QUALQUER. POR SUA FILIAÇÃO RELIGIOSA, É FARISEU, OU SEJA, RÍGIDO OBSERVANTE DA LEI, CONSIDERADA COMO EXPRESSÃO SUPREMA E INDISCUTÍVEL DA VONTADE DE DEUS PARA O HOMEM. É O PRIMEIRO TRAÇO QUE JOÃO ASSINALA, ANTES MESMO DO NOME. NICODEMOS SE DEFINE COMO HOMEM DA LEI ANTES DE DEFINIR-SE POR SUA PRÓPRIA PESSOA. O NOME DA PERSONAGEM É TAMBÉM INDICATIVO;- NICODEMOS SIGNIFICA AQUELE QUE VENCE O POVO. MAS, ALÉM DISSO, OUTRO PORMENOR SOBRE A PERSONAGEM;- NA SOCIEDADE JUDAICA É CHEFE, TÍTULO QUE SE APLICAVA PARTICULARMENTE AOS MEMBROS DO GRANDE CONSELHO OU SINÉDRIO, ÓRGÃO DE GOVERNO NA NAÇÃO. NESTE, GRUPO DOS LETRADOS FARISEUS ERA O MAIS INFLUENTE E DOMINAVA PELO MEDO OS OUTROS MEMBROS DO CONSELHO.

            OS FARISEUS TINHAM GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE O POVO POR SUA FAMA DE OBSERVÂNCIA E RELIGIOSIDADE. ESPERAVAM E DESEJAVAM O REINO DE DEUS., PORÉM, NÃO, POR MEIOS VIOLENTOS, E SIM MEDIANTE O CUMPRIMENTO EXATO DA LEI, CUJA OBSERVÂNCIA ACELERARIA A CHEGADA DO MESSIAS E, COMO ELE, A DO REINADO DE DEUS. NICODEMOS FALA NO PLURAL (SABEMOS). É POIS, FIGURA REPRESENTATIVA. A CENA, PORTANTO, UM DIÁLOGO DE JESUS COM REPRESENTATIVA. A CENA DESCREVERÁ, PORTANTO, UM DIÁLOGO DE JESUS COM REPRESENTANTES DO PODER E DA LEI, ENTENDIDA EM SEU SENTIDO RELIGIOSO E HUMANO COMO SABEDORIA, NORMA DE VIDA E MEIO DE PERFEIÇÃO PARA O HOMEM. A ATUAÇÃO DE JESUS DURANTE AS FESTAS DE PÁSCOA PROVOCARÁ MOVIMENTO DE ADESÃO INCLUSIVE NAS ALTAS ESFERAS.

            IMPRESSIONADO COM A ATUAÇÃO DE JESUS, NICODEMOS QUER MANIFESTAR-LHE QUE ELE E OUTROS COMO ELE ESTÃO DO SEU LADO. DIRIGE-SE A JESUS COM O TÍTULO HONORÍFICO DE RABI, USADO COMUMENTE PARA OS ERUDITOS OU DOUTORES DA LEI. EM NOME DE UM GRUPO EXPÕE A CONVICÇÃO A QUE CHEGARAM;- QUE VIESTE DA PARTE DE DEUS COMO MESTRE. NO USO JUDAICO, MESTRE ERA AQUELE QUE, A PARTIR DA LEI, MOSTRAVA O CAMINHO DE DEUS. O FARISEU, ADEPTO FERVOROSO DA LEI, VÊ EM JESUS MESTRE EXCEPCIONAL.

            NO ENTANTO, ATÉ O MOMENTO, JESUS NÃO DEU MOTIVO PARA SEMELHANTE INTERPRETAÇÃO DE SUA PESSOA. EMBORA TENHA SIDO RECONHECIDO COMO MESTRE, EM CASO ALGUM ELE SE PRONUNCIOU A FAVOR DA LEI NEM EXORTOU A SEU CUMPRIMENTO. E MAIS;- NA CENA DE CANÁ O EVANGELISTA EXPÔS A SUBSTITUIÇÃO PROPOSTA POR JESUS DA ALIANÇA BASEADA NA LEI POR OUTRA BASEADA NO ESPÍRITO. NA REALIDADE, NICODEMOS PROJETA SOBRE JESUS A IDÉIA FARISAICA DE MESSIAS. JESUS SE MANIFESTOU COMO MESSIAS NO TEMPLO, E A ESCOLA FARISAICA VIA NO MESTRE UM MESSIAS E LEGISLADOR SEMELHANTE A MOISÉS, O MESTRE DE ISRAEL. NICODEMOS RECONHECE A SUPERIORIDADE DE JESUS, MAS O COLOCA NA CATEGORIA A QUE ELE E OUTROS PERTENCEM;- É O MESSIAS-MESTRE COM O AVAL DE DEUS PARA INTERPRETAR A LEI E A SEU SERVIÇO. ESTE MESSIAS LEVARIA A TERMO A REFORMA E INSTAURARIA O REINADO DE DEUS, ENSINANDO AOS ISRAELITAS A PERFEITA OBSERVÂNCIA DA LEI DE MOISÉS. NÃO COMPREENDEM A MUDANÇA RADICAL QUE JESUS PROPÔS;- ESPERAM A CONTINUIDADE COM O PASSADO.

            PARA OS FARISEUS, A LEI É O CAMINHO PARA DEUS, SUA OBSERVÂNCIA É VIDA E TODA ESPERANÇA DE MELHORA SE REDUZ AO CONHECIMENTO E Á FIDELIDADE Á LEI. ELA, COMO NORMA, É A EDUCADORA DO HOMEM E A QUE LHE PERMITE CHEGAR A SER O QUE DEUS ESPERA DELE. O RENASCIMENTO DA NAÇÃO E SUA PROSPERIDADE HAVIAM DE VIR DE SUA APLICAÇÃO ESCRUPULOSA, PORQUE ELA REFLETIRIA A VONTADE DE DEUS. PARA ELES, NA LEI ESTAVA O FUTURO DE ISRAEL.

            A RESPOSTA DE JESUS;- A RESPOSTA DE JESUS É CATEGÓRICA E ANUNCIA UMA CONDIÇÃO QUE NÃO ADMITE EXCEÇÕES;- SIM, EU TE ASSEGURO UMA COISA;- QUEM NÃO NASCE DE NOVO NÃO PODE VISLUMBRAR O REINO DE DEUS.

            A EXPRESSÃO QUE SE TRADUZ COMO DE NOVO SIGNIFICA EM GREGO, AO MESMO TEMPO, DE NOVO E DO ALTO. PARA NICODEMOS, A SOCIEDADE HUMANA IDEAL, CHAMADA EM TERMOS TEOLÓGICOS O REINO DE DEUS, HAVIA DE SER CONSEGUIDA PELA ESTRITA IMPOSIÇÃO E OBSERVÂNCIA DE LEI EXTERNA QUE REGULASSE A CONDUTA DO HOMEM, TANTO EM SUA RELAÇÃO COM DEUS QUANTO COM O PRÓXIMO.JESUS NÃO ADMITE O PRESSUPOSTO DE NICODEMOS. A LEI NÃO PODE LEVAR O HOMEM AO NÍVEL REQUERIDO PELA ALTERNATIVA QUE ELE PROPÕE (O REINO DE DEUS). A LEI NÃO MUDA O HOMEM INTERIORMENTE;- NO MÁXIMO MELHORA SUA CONDUTA EXTERIOR, REPRIMINDO AS TENDÊNCIAS DE SEU EGOÍSMO E ASSINALANDO LIMITES QUE PERMITAM A CONVIVÊNCIA. NADA MUDA SUBSTANCIALMENTE.

            EM CONTRAPARTIDA, A IMAGEM DE NOVO NASCIMENTO INCLUI A IDÉIA DE RUPTURA COM O VIVIDO ATÉ O MOMENTO E INDICA NOVA CLASSE OU QUALIDADE DE VIDA PARA O FUTURO. QUEM NASCE DE NOVO ABRE OS OLHOS PARA UM MUNDO NOVO E DIFERENTE, MUNDO ONDE AS REVELAÇÕES SÃO DISTINTAS DAS QUE EXISTIAM NO ANTIGO. O NASCIMENTO É NOVO OU DO ALTO, ISTO É, A VIDA QUE SE COMUNICA PROCEDE DE CIMA;- MAIS ADIANTE SE EXPLICARÁ ESTA EXPRESSÃO. O CERTO É QUE, PARA JESUS, É ESTA A CONDIÇÃO PARA DAR UMA IDÉIA DO QUE SEJA A SOCIEDADE ALTERNATIVA, O REINO DE DEUS;- QUEM NÃO TIVER DADO NOVO COMEÇO Á SUA VIDA NÃO PODE SEQUER IMAGINAR O QUE SEJA;- A LEI NÃO DÁ IDÉIA DELE NEM É MEIO PARA ALCANÇÁ-LO.

            O REINO DE DEUS, PORTANTO, SENDO REALIDADE SOCIAL, ESTÁ CONTUDO LIGADO Á MUDANÇA PESSOAL. NASCER DE NOVO SIGNIFICA TORNAR-SE INDEPENDENTE DO PASSADO, COMEÇAR UMA EXPERIÊNCIA E UMA VIDA. CADA UM É RESULTADO DE UMA HISTÓRIA PESSOAL E COMUNITÁRIA,- MAS ESTA NÃO É A BASE SUPREMA NEM A PREPARAÇÃO ADEQUADA PARA CONSTRUIR A SOCIEDADE NOVA. TAMPOUCO UM PASSADO DE PACIENTE ASSIMILAÇÃO DOS PRINCÍPIOS E DA PRÁTICA DA LEI A PROPÓSITO DELA. A ESPERANÇA DE FORMAR O HOMEM PARA O REINO DE DEUS, APOIANDO-SE NA LEI, É ILUSÓRIA;- REQUER-SE COMEÇO NOVO E DIFERENTE.

            QUEM PERMANECE NA MENTALIDADE DA LEI TERÁ NECESSARIAMENTE UMA IDÉIA DEFORMADA DO QUE SIGNIFICA O REINO DE DEUS E NUNCA PERCEBERÁ EM QUE CONSISTE SUA VERDADEIRA REALIDADE. A NOVA SOCIEDADE PRESSUPÔE UM HOMEM NOVO. DE FATO, JESUS AFIRMA QUE O PLANO DE DEUS CONSISTE EM LEVAR AO SEU ACABAMENTO O SER DO HOMEM, INFUNDINDO-LHE UMA NOVA QUALIDADE DE VIDA (NASCER DE CIMA).

            FECHAMENTO DE NICODEMOS;- NICODEMOS INTERPRETA A EXPRESSÃO DE JESUS MERAMENTE EM SENTIDO TEMPORAL (DE NOVO), NÃO LOCAL (DE CIMA. DIANTE DA POSIÇÃO RADICAL DE JESUS, NICODEMOS OBJETA;- SUAS PERGUNTAS SÃO RETÓRICAS E DESCARTAM A ASSERÇÃO DE JESUS SUBLINHANDO SUA IMPOSSIBILIDADE. A PRIMEIRA PERGUNTA ENUNCIA UMA DIFICULDADE, PARA ELE INSUPERÁVEL;- COMO PODE UM HOMEM NASCER SENDO VELHO? QUALIFICA DE UTOPIA A EXIGÊNCIA DE JESUS, - CADA UM É FILHO DO PRÓPRIO PASSADO, DE UMA TRADIÇÃO E DE UMA EXPERIÊNCIA;- SOBRE ELA PODE CONSTRUIR E DESENVOLVER-SE, MAS É ILUSÓRIO QUERER COMEÇAR DE NOVO. AO ENCERRAR-SE EM SEU PASSADO, PROFESSA UM DETERMINISMO QUE NEGA A AÇÃO CRIADORA DE DEUS;- EXCLUI ASSIM A POSSIBILIDADE DA MUDANÇA RADICAL.

            JESUS PELO CONTRÁRIO, AFIRMA A LIBERDADE;- É POSSÍVEL COM ESTE PASSADO, PORQUE A VIDA DE DEUS PODE TRANSFORMAR O HOMEM. NA SEGUNDA PERGUNTA;- PODERÁ ENTRAR PELA SEGUNDA VEZ NO SEIO DE SUA MÃE E NASCER?- NICODEMOS CONCEBE A MUDANÇA PROPOSTA POR JESUS COMO RESULTADO DO PRÓPRIO ESFORÇO;- O HOMEM TERIA QUE DEIXAR SEU CAMINHO PARA NASCER OUTRA VEZ. PARA JESUS, O NOVO NASCIMENTO NÃO É O RESULTADO DE ESFORÇO HUMANO, MAS A REALIDADE QUE SURGE AO ENCONTRAR-SE O AMOR DE DEUS COM O AMOR DO HOMEM.

            INSISTÊNCIA DE JESUS;- DIANTE DA POSIÇÃO DE REJEIÇÃO DE NICODEMOS, JESUS FAZ SUA SEGUNDA DECLARAÇÃO, REFORÇANDO A PRIMEIRA E EXPLICANDO-A AO MESMO TEMPO;- POIS EU TE ASSEGURO QUE QUEM NÃO NASCE DA ÁGUA E DO ESPÍRITO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS. REPETE SUA AFIRMAÇÃO ANTERIOR SEM CONCESSÃO ALGUMA, PORÉM SUBSTITUI O ADVÉRBIO DE NOVO – DE CIMA POR OUTRA EXPRESSÃO QUE O EXPLICA;- DA ÁGUA DO ESPÍRITO. MAIS ADIANTE, PORÉM, FALARÁ SOMENTE DE NASCER DO ESPÍRITO, SEM MAIS A MENÇÃO DA ÁGUA.

            ESTA REDUÇÃO, UNIDA AO SIGNIFICADO DE CIMA, ESCLARECE O SENTIDO DA EXPRESSÃO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO. PARA ATENDÊ-LO É PRECISO LEVAR EM CONTA OUTRAS PASSAGENS DO EVANGELHO. EM PRIMEIRO LUGAR, A APRESENTAÇÃO DO ESPÍRITO COMO ÁGUA FECUNDANTE, FATOR DE VIDA, SE VERIFICA NO EPISÓDIO DA SAMARITANA, A QUE ALUDIREMOS DEPOIS. EM SEGUNDO LUGAR, A MESMA IMAGEM É USADA EM 7,37-39, EM QUE OS RIOS DE ÁGUA VIVA –VIVIFICANTE SIMBOLIZAM O ESPÍRITO. SOBRETUDO E EM PARTICULAR EM 19, 34, EM QUE É DESCRITO O EFEITO DA LANÇA QUE TRANSPASSOU O LADO DE JESUS MORTO NA CRUZ;- UM DOS SOLDADOS, COM UMA LANÇA, LHE TRANSPASSOU O LADO, E SAIU IMEDIATAMENTE SANGUE E ÁGUA. O FATO DESCRITO POR JOÃO TEM SIGNIFICADO SIMBÓLICO. O SANGUE DERRAMADO SIMBOLIZA O AMOR PELOS HOMENS, QUE NÃO RECUOU SEQUER DIANTE DA MORTE;- A ÁGUA SIMBOLIZA O ESPÍRITO, O AMOR QUE JESUS COMUNICA AOS QUE LHE PRESTAM SUA ADESÃO. AMOR MANIFESTADO (SANGUE) E AMOR COMUNICADO (ÁGUA).

            ESTA ÁGUA DO ESPÍRITO PROCEDE DO HOMEM LEVANTADO NO ALTO, DESCE DO SEU LADO;- DAÍ A EXPRESSÃO – NASCER DE CIMA – EQUIVALENTE A NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO OU DE UMA ÁGUA QUE É O ESPÍRITO. A ÁGUA DESCE DO LADO DE JESUS E FAZ O HOMEM RENASCER.

            SÓ OS QUE ESPERIMENTARAM ESTA MUDANÇA RADICAL NA CAPACIDADE E DISPOSIÇÃO DE AMAR, OS QUE POSSUEM ESTE NOVO PRINCÍPIO, DE VIDA SÃO APTOS PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS, PARA SER MEMBROS DA SOCIEDADE ALTERNATIVA. PARA NICODEMOS, TINHA QUE VOLTAR ATRÁS, AO PASSADO, PARA ENTRAR NO SEIO MATERNO E TORNAR A NASCER; ENTRAR NO PASSADO E NASCER NO PRESENTE SEM HORIZONTE NEM FUTURO. PARA JESUS NÃO É PRECISO VOLTAR ATRÁS;- A PRIMEIRA COISA É NASCER, PARA ENTRAR DEPOIS NO FUTURO, QUE É O REINO.

            NASCER DE NOVO É MATÁFORA DA MUDANÇA RADICAL QUE TEM DE VERIFICAR-SE NO HOMEM, A AQUISIÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE, DE UMA NOVA VIDA. É A CONDIÇÃO PARA FORMAR PARTE DA NOVA SOCIEDADE, PARA ENTRAR NO ESPAÇO CHAMADO REINO DE DEUS, NA HUMANIDADE NOVA. O AMOR CRIA A NOVA RELAÇÃO HUMANA. NASCE ASSIM A SOCIEDADE NOVA, EM QUE A ORDEM E A ORGANIZAÇÃO NÃO VÃO DE FORA PARA DENTRO, MAS DE DENTRO PARA FORA. ESTE DENTRO É A FORÇA DE AMOR, O ESPÍRITO, QUE BROTA DE JESUS E TORNA PRESENTE A GLÓRIA – AMOR DO PAI;- É A FORÇA QUE BROTA DO INTERIOR E SE MANIFESTA NA ATIVIDADE.

            EM SÍNTESE;- O HOMEM NÃO PODE OBTER PLENITUDE E VIDA PELA OBSERVÂNCIA DE UMA LEI, MAS PELA CAPACIDADE DE AMAR QUE COMPLETA SEU SER. SÓ COM HOMENS DISPOSTOS A ENTREGAR-SE ATÉ O FIM É QUE SE PODE CONSTRUIR A SOCIEDADE VERDADEIRAMENTE HUMANA. SÃO HOMENS LIVRES, QUE ROMPEM COM O PASSADO PARA COMEÇAR DE NOVO, NÃO MAIS FECHADOS EM UMA TRADIÇÃO, NACIONALIDADE OU CULTURA. SUA VIDA SERÁ A PRÁTICA DO AMOR, A ENTREGA DE SI MESMOS COM A UNIVERSALIDADE COM QUE DEUS AMA A HUMANIDADE INTEIRA. A LEI EXTERNA NÃO ELIMINA AS RAIZES DA INJUSTIÇA. POR ISSO, A SOCIEDADE BASEADA NA LEI, E NÃO NO AMOR, NUNCA DEIXA DE SER OPRESSORA E INJUSTA.

            JESUS MUDA RADICALMENTE O ENUNCIADO DE NICODEMOS. A SOCIEDADE HUMANA ALTERNATIVA QUE ELE PROPÕE (O REINO DE DEUS) – NÃO SE FORMARÁ PELA IMPOSIÇÃO DE LEI EXTERNA, MAS PELA CRIAÇÃO DE UM HOMEM NOVO.

            DA CARNE NASCE CARNE;- JESUS CONTINUA EXPLICANDO O SENTIDO DE SUA FRASE, AGORA MEDIANTE UMA OPOSIÇÃO;- DA CARNE NASCE CARNE, DO ESPÍRITO NASCE ESPÍRITO. HÁ DOIS PRINCÍPIOS DE VIDA, A CARNE E O ESPÍRITO;- CADA UM TRANSMITE A VIDA QUE POSSUI. A CARNE, CONCEITO ESTÁTICO, DENOTA A CONDIÇÃO HUMANA FRÁGIL, O HOMEM INACABADO, NÃO TERMINADO DE SER CRIADO;- EM CONSEQÜÊNCIA, TRANSITÓRIO, MORTAL, SEM ÊXITO. O ESPÍRITO, CONCEITO DINÂMICO, DENOTA A FORÇA VITAL DE DEUS E O HOMEM ACABADO, PERSONALIZADO POR SUA NOVA CAPACIDADE DE AMOR;- O ESPÍRITO TRANSFORMA O HOMEM.

            SÓ O QUE É ANIMADO POR ESTA FORÇA DE VIDA TEM FUTURO. A LEI, INCAPAZ DE MUDAR O HOMEM, LEVA Á FALÊNCIA. AS METAS, IDEAIS, ASPIRAÇÕES FARISAICAS FUNDAMENTADAS EM SUA TRADIÇÃO E EM SUA OBSERVÂNCIA, SÃO CARNE, FRAGILIDADE, FRUSTRAÇÃO. NUNCA SE CONSEGUIRÁ REALIZAR COM A NOVA SOCIEDADE HUMANA.

            O HOMEM SEM PLENITUDE, NÃO TERMINADO, É INCAPAZ DE REALIZAR O PROJETO DE DEUS SOBRE ELE. JESUS VEM TERMINAR O HOMEM;- PASSADO ESTE UMBRAL DA PLENITUDE HUMANA, PODERÁ COMEÇAR SUA ATIVIDADE.       NICODEMOS, COMO FARISEU, PENSA QUE A CRIAÇÃO NÃO CONTINUA, QUE DEUS TERMINOU SUA TAREFA E O MUNDO ESTÁ ENCERRADO. JESUS NÃO RECONHECE O DESCANSO;- MEU PAI CONTINUA TRABALHANDO. A CRIAÇÃO NÃO ESTÁ TERMINADA, O MUNDO ESTÁ ABERTO. NICODEMOS PENSA CONHECER TUDO SOBRE A SOCIEDADE PERFEITA; TUDO ESTÁ CONTIDO NA ANTIGA LEI E TRATA-SE SOMENTE DE APLICÁ-LA. JESUS ABRE UM FUTURO IMPREVISÍVEL PARA A ALTERNATIVA;- NÃO A DEFINE, PORQUE DEPENDE DA NOVA CRIATIVIDADE QUE O HOMEM ADQUIRE. SUAS ESTRUTURAS NÃO SERÃO FIXAS;- DESENVOLVER-SE-ÃO E MUDAR-SE-ÃO COM O PRÓPRIO HOMEM. EXISTE, PORTANTO, PARA O HOMEM, DUPLO NASCIMENTO;- O FÍSICO OU NATURAL, QUE O CONSTITUI NA CONDIÇÃO HUMANA CHAMADA CARNE, CARACTERIZADA POR SUA FRAGILIDADE E TRANSITORIEDADE. O HOMEM ASSIM NASCIDO AINDA NÃO ESTÁ ACABADO;- POR ISSO, PARA REALIZAR-SE COMO HOMEM E PODER PARTICIPAR DO REINO DE DEUS, NECESSITA NASCER DE NOVO- DE CIMA OU, EM OUTROS TERMOS, DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, PARTICIPANDO DO AMOR – VIDA QUE PROCEDE DO PAI E SE MANIFESTA EM JESUS. ESTE NASCIMENTO, QUE COMPLETA O PRIMEIRO, FAZ QUE O HOMEM SEJA ESPÍRITO, ISTO É, FORÇA DE VIDA E AMOR, SEMELHANTE A DEUS;- DEUS É ESPÍRITO – NA SUA CAPACIDADE DE AMAR E LIVRE COMO O PRÓPRIO ESPÍRITO. MAS ASSIM COMO O PRIMEIRO NASCIMENTO NÃO DEPENDE DO INDIVÍDUO, O SEGUNDO, SIM. NÃO SE TRATA DE NASCIMENTO AUTOMÁTICO, NEM DE DEUS ARBITRÁRIO, NEM DE ESMOLA QUE DEUS DÁ. O PRÓPRIO HOMEM, LIVREMENTE, DEVE CONTRIBUIR PARA A SUA CRIAÇÃO;- É A OPÇÃO DO HOMEM PELO AMOR E PELA VIDA QUE O PÕE EM SINTONIA COM JESUS E LHE PERMITE PARTICIPAR DO SEU ESPÍRITO.
            EXISTEM, POIS, PARA O HOMEM DUAS POSSIBILIDADES;- OU NASCER DO ESPÍRITO E SER ESPÍRITO (AMOR LEAL), VER ACABADA EM SI MESMO A OBRA CRIADORA E COMEÇAR SEU CAMINHO PARA REALIZAR EM SI O PROJETO DIVINO DE PLENITUDE DE VIDA, OU NÃO RESPONDER AO CONVITE DE DEUS E FICAR NA ESFERA DA CARNE, ISTO É, DA FRAGILIDADE E DA IMPOTÊNCIA. A CARNE VINCULA Á MÃE;- VOLTAR AO SEIO DA MÃE E NASCER, ISTO É, A UMA RAÇA E UM POVO. O ESPÍRITO SOPRA ONDE QUER, O ALENTO DE DEUS COMUNICA VIDA SEM ESTAR LIMITADO POR RAÇA OU REGIÃO;- O ESPÍRITO CRIADOR É LIVRE, NÃO ESTÁ LIGADO A NADA NEM A NINGUÉM. PARALELAMENTE, OS QUE NASCEM DO ESPÍRITO NÃO SE SENTEM FECHADOS NOS LIMITES DE UM POVO OU TRADIÇÃO. SE NÃO PODEM ESTABELECER REGRAS PARA O ESPÍRITO, TAMPOUCO A ORIGEM, A HISTÓRIA OU A EXPERIÊNCIA ANTERIOR PODEM SER NORMA SUPREMA PARA O HOMEM NOVO QUE NASCE DELE;- O VENTO SOPRA ONDE QUER E OUVES O SEU RUÍDO, EMBORA NÃO SAIBAS DE ONDE VEM NEM PARA ONDE VAI. ASSIM ACONTECE COM TODO AQUELE QUE NASCEU DO ESPÍRITO. NÃO SE DEFINEM MAIS POR SUA ORIGEM, POR SUA CARNE NEM SE IDENTIFICAM COM ELA, TAMPOUCO SEUS OBJETIVOS SÃO OS QUE PODERIAM DEDUZIR-SE DE SUA PERTENÇA A UM POVO OU A UMA SOCIEDADE. NÃO SE PODEM ENQUADRAR E ROMPEM OS MARCOS DE REFERÊNCIA. SABEM DE ONDE VÊM E PARA ONDE VÃO, QUAL É SEU ITINERÁRIO;- O CAMINHO PARA O PAI PELA PRÁTICA DO AMOR LEAL ATÉ O EXTREMO. ENTRETANTO, QUEM CONTINUA NA ESFERA DA CARNE NÃO PODE COMPREENDÊ-LO NEM ACEITA SEU TESTEMUNHO;- PARA ELE, A VOZ DO ESPÍRITO É UM RUÍDO.  AMEM.

Nenhum comentário: