quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O REENCONTRO DE NOSSO SENHOR NO TEMPLO.- PADRE THOMAS DE SAINT-LAURENT


 
 

            O CRUEL HERODES ACABAVA DE MORRER. O ANJO DO SENHOR AVISOU LOGO A JOSÉ QUE A VIDA DO DIVINO INFANTE  NÃO CORRIA MAIS PERIGO. A SAGRADA FAMÍLIA DEIXOU O EGITO E RETORNOU Á GALILÉIA. QUANDO, AO TERMO DESSA LONGA E PERIGOSA VIAGEM, MARIA – QUE LEVAVA JESUS NOS BRAÇOS – VIU APARECER NO HORIZONTE AS CASAS DE NAZARÉ, MA DOCE EMOÇÃO LHE DEVE TER INVADIDO A ALMA. EM SUA MODESTA CASA IA REENCONTRAR PRECIOSAS LEMBRANÇAS. ELA DEVERIA DEGUSTAR ALI, DURANTE TRINTA ANOS, UMA INEFÁVEL FELICIDADE. ALI ASSISTIU AOS PROGRESSOS TÃO TOCANTES DO VERBO ENCARNADO. A NATUREZA DE NOSSO SENHOR SE DESENVOLVEU NORMALMENTE SEGUNDO AS LEIS ORDINÁRIAS QUE REGEM NOSSA NATUREZA. MAS SUA SANTIDADE SEM LIMITES E SUA CIÊNCIA DIVINA NÃO PODIAM CRESCER;-O INFINITO PERMANECE IMUTÁVEL PELA PLENITUDE DE SUA PERFEIÇÃO. ENTRETANTO JESUS NÃO QUIS MANIFESTAR SENÃO GRADUALMENTE OS TESOUROS DE SUA ETERNA SABEDORIA. MARIA CONTEMPLAVA MARAVILHADA AS TRANSFORMAÇÕES SUCESSIVAS DO FILHO BEM-AMADO E CADA DIA LHE COMPREENDIA MAIS PROFUNDAMENTE A INEBRIANTE BELEZA.

            UMA SOMBRA DE DOR NO ENTANTO OBSCURECEU ESSES ANOS DE ÍNTIMA FELICIDADE. O GLÁDIO MISTERIOSO PREDITO POR SIMEÃO GOLPEOU POR PRIMEIRA VEZ A ALMA DA IMACULADA, PENETRANDO-LHE ATÉ O MAIS ÍNTIMO DO SER. MARIA SOFREU ENTÃO UM CRUEL MARTÍRIO, O MAIS TERRIVEL DE TODA A SUA VIDA DEPOIS DO DRAMA DO CALVÁRIO;- PERDEU O MENINO JESUS.

            MARIA E JOSÉ IAM CADA ANO A JERUSALÉM PARA CELEBRAR A FESTA DA PÁSCOA. QUANDO O SALVADOR COMPLETOU DOZE ANOS – IDADE COM A QUAL O ISRAELITA SE TORNA FILHO DA LEI E DEVIA PARTICIPAR DAS CERIMÔNIAS DO CULTO, - SEUS PAIS LEVERAM-NO CONSIGO Á CIDADE SANTA. ESSAS GRANDES SOLENIDADES HAVIAM SE DESENROLADO COM O HABITAL ESPLENDOR. A HORA DA PARTIDA HAVIA SOADO. OS PEREGRINOS DA GALILÉIA, QUE TRÊS DIAS DE CAMINHADA SEPARAVAM DE SUA REGIÃO, REUNIAM-SE EM PEQUENOS GRUPOS AO GOSTO DE CADA UM. ESSES GRUPOS, QUE SE ESCALONAVAM AO LONGO DA ESTRADA, REENCONTRAVAM-SE AO CAIR DA TARDE NA POUSADA ONDE DEVERIAM PERNOITAR. A SANTÍSSIMA VIRGEM E JOSÉ, NÃO VENDO O MENINO COM ELES, NÃO SE INQUIETARAM;- PENSARAM QUE JESUS SE HAVIA JUNTADO A ALGUNS VIAJANTES CONHECIDOS.

            FIZERAM UM DIA DE CAMINHADA SEM SE PREOCUPAREM. QUANDO, NA CAÍDA DA NOITE, PARARAM NA PRIMEIRA ETAPA, FICARAM SURPRESOS POR NÃO VEREM CHEGAR O DIVINO INFANTE;- ELES O PROCURAVAM ENTRE SEUS PARENTES E AMIGOS. A CADA GRUPO QUE INTERROGAVAM INUTILMENTE LHES AUMENTAVA A ANGÚSTIA. LOGO PERCORRERAM TODO O ACAMPAMENTO;- JESUS NÃO ESTAVA MAIS COM ELES. QUE DOR SE APODEROU DA ALMA DE MARIA! PARA COMPREENDER A IMENSIDADE DE SEU SOFRIMENTO, SERIA NECESSÁRIO COMPREENDER TAMBÉM A IMENSIDADE DO AMOR QUE TINHA PARA COM ESTE MENINO, QUE ERA AO MESMO TEMPO SEU FILHO E FILHO DE DEUS. JESUS HAVIA SE APODERADO INTEIRAMENTE DE SEU CORAÇÃO VIRGINAL. JESUS, TODA A SUA ALEGRIA, TODA A SUA RAZÃO DE SER, TODA A SUA VIDA, EIS QUE SUBITAMENTE O PERDIA.

            A INCERTEZA NA QUAL MARIA SE ENCONTRAVA, TORNAVA MAIS CRUEL SUA TERRÍVEL DOR. ELA SABIA CERTAMENTE QUE NOSSO SENHOR ERA O VERBO ENCARNADO. ISSO NÃO A IMPEDIA DE TEMER POR ELE. NÃO O HAVIA VISTO SOFRER DE FRIO, FOME, FADIGA, COMO AS OUTRAS CRIANÇAS?  TALVEZ LHE TIVESSE ACONTECIDO ALGUM ACIDENTE. NÃO O HAVIA VISTO PERSEGUIDO PELO ÓDIO MORTAL DE HERODES? TALVEZ OUTROS INIMIGOSBUSCASSEM SUA VIDA PRECIOSA. NÃO HAVIA ELA MEDITADO SEMPRE AS PÁGINAS DA ESCRITURA EM QUE O PROFETA ISAIAS ANUNCIA OS SOFRIMENTOS DO MESSIAS? ELA IGNORAVA QUANDO E COMO SE CUMPRIRIA A SUBLIME IMOLAÇÃO;- SERIA JÁ A HORA DO GRANDE MARTÍRIO?

            SUA ALMA ESTAVA ABSORTA NUM OCEANO DE AMARGURA. DURANTE ESTAS HORAS TRÁGICAS. NOSSA SENHORA PRATICOU AS MAIS ALTAS VIRTUDES. ELA – A MAIS SANTA DAS CRIATURAS, QUE POR PRIVILÉGIO EXCEPCIONAL FOI PRESERVADA DURANTE A VIDA DE TODA IMPERFEIÇÃO, ATÉ DA MAIS LEVE- EXAMINOU SUA CONSCIÊNCIA. ELA TEMIA, DIZEM OS AUTORES PIEDOSOS, TER SIDO CULPADA DE ALGUMA NEGLIGÊNCIA. PENETRADA NO SOFRIMENTO DE SUA PEQUENEZ, JULGAVA-SE INDIGNA DE VELAR PELO SALVADOR.

            A ESSAS EFUSÕES DE HUMILDADE ACRESCENTOU A ORAÇÃO E A AÇÃO. A NOITE, QUE JÁ HAVIA CAÍDO, TORNAVA TODAPROCURA IMPOSSÍVEL. MARIA PASSOU-A IMPLORANDO PIEDADE AO PAI CELESTE. QUANDO AMANHECEU FEZ EM SENTIDO INVERSO, COM JOSÉ, O CAMINHO PERCORRIDO NA VÉSPERA. AMBOS ANDAVAM ACABRUNHADOS DE TRISTEZA, OLHANDO SEM DÚVIDA EM CADA CURVA DO CAMINHO SE NÃO IRIAM ENCONTRAR O MENINO ACORRENDO A ELES E APRESSANDO-SE EM REENCONTRÁ-LOS. ACONTECE-NOS ÁS VEZES, EM NOSSAS VIDAS INTERIORES DE PERDER JESUS. NÃO VOS QUERO FALAR DO PECADO, QUE EXPULSA ULTRAJANTEMENTE DE NOSSAS ALMAS O DIVINO AMIGO. HÁ HORAS EM QUE, SEM QUE O TENHAMOS OFENDIDO GRAVEMENTE, NOSSO SENHOR SE ESCONDE;- PARECE FUGIR DE NÓS, NOS ABANDONAR.

            A FACILIDADE COM QUE CUMPRÍAMOS NOSSOS DEVERES DESAPARECE COMO QUE POR ENCANTO;- A ALEGRIA DE NOSSOS CORAÇÕES FENECE;- NÃO SENTIMOS EM NÓS SENÃO DOR E DESGOSTO. A PROVAÇÃO SE TORNA MESMO, POR VEZES, MAIS PROFUNDA E DOLOROSA. A JUSTIÇA DO ALTO NOS APAVORA. A DÚVIDA, UMA DÚVIDA TERRÍVEL, NOS OPRIME. DEUS NOS TERÁ PERDOADO OS PECADOS? DE SEU PARAÍSO TÃO DISTANTE, PENSA EM NOSSA PEQUENEZ? TEM PIEDADE DE NOSSA MISÉRIA? O QUE SERÁ DE NÓS, PRIVADOS DE TODO SOCORRO E DE TODA ALEGRIA? NESSES MOMENTOS DOLOROSOS IMITEMOS A VIRGEM IMACULADA. CUMPRE NOS HUMILHARMOS MAIS PROFUNDAMENTE DIANTE DO SENHOR. É PRECISO SOBRETUDO CONTINUAR NOSSA ORAÇÃO, APESAR DA ARIDEZ E DAS TREVAS DA ALMA.

            ENQUANTO MARIA ESTAVA ABSORTA NO ABISMO DA DOR, CREDES QUE O MENINO JESUS HAVIA CESSADO DE AMÁ-LA? SEU CORAÇÃO DIVINO A ACOMPANHAVA COM TERNA COMPAIXÃO E TINHA PIEDADE DE SUA IMENSA AFLIÇÃO. INVISIVELMENTE PRESENTE, ELE ESTAVA JUNTO DELA E A SUSTENTAVA COM SUA GRAÇA TODO-PODEROSA. MAS A DEIXAVA SOFRER PARA DAR AO MUNDO UMA GRANDE LIÇÃO DE DESAPEGO E DE OBEDIÊNCIA Á VONTADE DO CÉU. MESMO QUANDO PARECE SE RETIRAR DE NÓS, O BOM MESTRE NÃO CESSA DE NOS AMAR. NÃO TEMOS SENÃO QUE NOS DEIXAR CONDUZIR DE OLHOS FECHADOS, COM INTEIRA CONFIANÇA. AINDA QUE ME CONDUZÍSSEIS PELAS SOMBRAS DA MORTE EU NADA TEMERIA, Ó MEU DEUS – CANTAVA O SALMISTA. EMBORA EU NÃO SINTA MAIS A VOSSA PRESENÇA, EU CREIO, EU SEI QUE VÓS ESTAIS COMIGO.           

            RAIADO O DIA, MARIA E JOSÉ ESTAVAM DE VOLTA Á CIDADE SANTA. O DIVINO INFANTE NÃO APARECIA. NOVAMENTE A NOITE CAIU. ESSA NOITE EM JERUSALÉM FOI MAIS ATROZ QUE A PRECEDENTE, POIS AS NOVAS ESPERANÇAS HAVIAM SIDO BALDADAS. NA MANHÃ DO TERCEIRO DIA OS PAIS DO SALVADOR ENTRAM NO TEMPLO. UMA MULTIDÃO ATENTA CERCAVA CURIOSAMENTE OS MESTRES DE ISRAEL, QUE ENSINAVAM SOB OS PÓRTICOS. NO MEIO DOS DOUTORES ESTAVA JESUS. FAZIA-LHES PERGUNTAS E ESCUTAVA SUAS RESPOSTAS. UMA SABEDORIA TÃO PROFUNDA SE IRRADIAVA DE TAL MANEIRA DAS PALAVRAS QUE PROFERIA, QUE OS SÁBIOS PERSONAGENS O INTERROGAVAM ALTERNADAMENTE. SUA DOUTRINA CELESTE ENCHIA-OS DE ADMIRAÇÃO.

            DIANTE DISSO MARIA E JOSÉ FORAM TOMADOS DE ESPANTO. NESSE INSTANTE O MENINO OS NOTOU, E COM GRAÇA ENCANTADORA SE PRECIPITOU NOS BRAÇOS DE SUA MÃE, COBRINDO-A DE CARÍCIAS. NÃO É SEM MISTÉRIO QUE NOSSO SENHOR SE DEIXOU REENCONTRAR NO TEMPLO. SE QUEREIS VIVER COM O SALVADOR NUMA INTIMIDADE PROFUNDA, PROCURAI-O ONDE ELE COSTUMA SE COMUNICAR ÁS ALMAS;- NO RECOLHIMENTO DA ORAÇÃO. ENQUANTO A VIRGEM IMACULADA APERTAVA APAIXONADAMENTE CONTRA O CORAÇÃO O FILHO QUE TINHA CHORADO COM TANTA AMARGURA, INCLINOU-SE DOCEMENTE A SEU OUVIDO;- MEU FILHO – MURMUROU-LHE TERNAMENTE, PORQUE AGISTES ASSIM? VOSSO PAI E EU ESTÁVAMOS MERGULHADOS NA APREENSÃO.

            ADMIRAI A CONFIANÇA COM QUE MARIA FALA A JESUS. É COM ESSA SANTA FAMILIARIDADE QUE LHE FALAVAM SEUS GRANDES SERVIDORES. SANTA TERESA LHE DIZIA, NUMDIA DE PROVAÇÃO;- SE TRATAIS ASSIM VOSSOS AMIGOS, NÃO ME ESPANTA QUE OS TENHAIS TÃO POUCOS. É COM ESSA SANTA FAMILIARIDADE QUE TAMBÉM DEVEIS LHE FALAR. EXPONDE-LHE VOSSOS SOFRIMENTOS, VOSSAS ANGÚSTIAS;- OUSAI MESMO QUEIXAR-VOS ÁS VEZES, MUITO RESPEITOSAMENTE, DE SEUS RIGORES.

            ELE VOS RESPONDER-A COMO Á SUA MÃE;- NÃO SABES QUE DEVO CUMPRIR A OBRA DE MEU PAI? E ACRESCENTARÁ;- ENQUANTO ME OCULTAVA, REALIZAVA EM TUA ALMA O TRABALHO DE MINHA MISERICÓRDIA. EU LHE FAZIA COMPREENDER O POUCO QUE ELA VALE SEM MIM. EU LHE INSPIRAVA UM DESEJO MAIS ARDENTE DE MINHA PRESENÇA. BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA ETERNA, PORQUE SERÃO SACIADOS. VIMOS NUMA DE NOSSAS MEDITAÇÕES PRECEDENTES QUE SERIA IMPRUDENTE PEDIR A DEUS O SOFRIMENTO. CONTENTEMO-NOS HUMILDEMENTE EM ACEITAR COM RESIGNAÇÃO AS PROVAÇÕES QUE A PROVIDÊNCIA NOS ENVIA.

            MAS QUANDO O MESTRE FAZ RECAIR MAIS PESADAMENTE SOBRE VOSSOS OMBROS O FARDO DA CRUZ, CHAMAI EM VOSSA AJUDA A VIRGEM DOLOROSA. ELA VOS AJUDARÁ EM VOSSOS SOFRIMENTOS;- VOS DARÁ A SERENIDADE E SENTIREIS QUE ELA É VERDADEIRAMENTE, COMO CANTA A IGREJA, A MÃE DA DOCE ESPERANÇA E DA SANTA ALEGRIA.

Nenhum comentário: