sábado, 7 de maio de 2016

ORAÇÃO DE MAIO


 
 

NESTE TEU MÊS, Ó MARIA, VENHO PEDIR-TE;- INTERCEDE, JUNTO AO PAI, PELAS MÃES-

                        MARIAS DAS FLORES E MARIAS DAS DORES.

 

SABES E PROVASTES ESTE AMOR SEM MEDIDAS.

                        OS DIAS DE UMA MÃE NÃO SÃO SEUS, E, SIM, DE SEUS FILHOS.

 

TEU OLHAR ACOLHE, TEUS GESTOS PERDOAM. ÉS ESPELHO PARA TODAS AS MÃES.

                        CONSOLA AS MÃES DESTE MUNDO, SECA AS LÁGRIMAS DAS MÃES DAS DORES;-

 

                        FILHOS PELOS CAMINHOS DAS DROGAS, DOS CRIMES. MÃES ABANDONADAS NOS ASILOS DA VIDA.

ROGA A DEUS PELAS SOFREDORAS.

 

                        JUNTO ÁS MARIAS DAS FLORES, CANTA DE NOVO O TEU HINO

O MAGNIFICAT.

 

POR TUA PROTEÇÃO, CADA MÃE SE TORNE UM BÁLSAMO, UM NOME CONSOLADOR, NESTE VALE DE LÁGRIMAS!                

SALVE, MÃE MARIA E TODAS AS MÃES DESTE MÊS DE MAIO.                                

FREI WALTER HUGO DE ALMEIDA.

A AUSÊNCIA DE MARIA, SIGNIFICA FUGA. - BATTISTINI


 
 

 

            A PRESENÇA DE MARIA SIGNIFICA SEGURANÇA, FIDELIDADE, VIGOR MISSIONÁRIO.

AUSÊNCIA DE MARIA SIGNIFICA INSEGURANÇA, INFIDELIDADE, FUGA.

 

-ANTES DA PLENITUDE DO TEMPO, O MUNDO TODO, SOB QUALQUER ASPECTO, ERA UM FRACASSO. A IDOLATRIA, O POLITEÍSMO, O DESPREZO DO POBRE, DA MULHER DO DOENTE E DO MAIS FRACO, ERA A SITUAÇÃO QUE PREDOMINAVA EM TODA A FACE DA TERRA. PRATICAMENTE A VIDA SE TORNARA SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL.

- QUANDO MARIA DISSE SIM A DEUS, O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, UMA IMENSA LUZ SE ACENDEU NO MUNDO E OS HOMENS COMEÇARAM A ENXERGAR A VERDADE E, AOS POUCOS, VIRAM A SUA GLÓRIA, A GLÓRIA DO FILHO ÚNICO DE DEUS, CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE. LOGO NO INÍCIO DA SALVAÇÃO A PRESENÇA DE MARIA É MARCANTE.

DEPOIS DE PENTECOSTES A IGREJA CONHECEU UM CRESCIMENTO INEXPLICÁVEL, DO PONTO DE VISTA HUMANO. LOGO EM SEGUIDA, ANTES DO FIM DO PRIMEIRO SÉCULO, COMEÇOU UMA GRANDE PERSEGUIÇÃO CONTRA A IGREJA, QUE SEMEOU NOS FIÉIS O MEDO, A DESCONFIANÇA, FEZ DIMINUIR O PRIMITIVO FERVOR E MASSACROU MUITOS CRISTÃOS. FORAM AS PERSEGUIÇÕES DE NERO E DOMICIANO. NO MOMENTO MAIS INTENSO DA PERSEGUIÇÃO, QUANDO TUDO PARECIA ESTAR PERDIDO, EIS O QUE ACONTECEU;-

UMA MULHER VESTIDA DE SOL, TENDO SOB OS PÉS A LUA E SOBRE A CABEÇA UMA COROA DE DOZE ESTRELAS. FOI O GRANDE SINAL QUE FEZ VOLTAR OS CRISTÃOS AO PRIMEIRO AMOR.A PRESENÇA DE MARIA NA IGREJA É SINAL DE FIDELIDADE A CRISTO. SUAS APARIÇÕES PELO MUNDO É O JEITO QUE ELA ORIENTADA PELO PAI PRESTA GRANDES ADMOESTAÇÕES COM SUAS APARIÇÕES PELO MUNDO AFÓRA.

MÉXICO 1531 – NOSSA SENHORA DE GUADALUPE.

LÉPANTO 7 DE OUTUBRO DE 1571.

NOSSA SENHORA DA VITÓRIA – NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 1571

NO ANO DE 1750 CONQUISTARAM FAMAGOSTA NA ILHA DE CHIPRE. O PAPA PIO V, MUITO DEVOTO DE MARIA, CONVOCOU OS PRÍNCIPES CATÓLICOS E CONSEGUIU APRONTAR UMA FROTA DE NAVIOS CHEFIADA POR DOM JOÃO D’AUSTRIA,- E PEDIU A CRISTANDADE PARA REZAR O TERÇO. OS NOSSOS SLODADOS LUTAVAM ASSIM;- NA MÃO DIREITA A ESPADA E NA ESQUERDA O TERÇO.

LOURDES 1858.

NOSSA SENHORA DE FATIMA.

NO ANO DE 1962 FOI CONVOCADO O CONCÍLIO VATICANO II, COM A FINALIDADE DE COLOCAR A IGREJA EM DIA, NO SEU TEMPO, PARA PROMOVER A UNIÃO DOS CRISTÃOS E PARA VALORIZAR OS LEIGOS NA IGREJA. AO PRIMITIVO ENTUSIASMO SEGUI-SE UM MOMENTO DE APATIA, DÚVIDAS, EXPECTATIVAS, DESCONFIANÇAS NA IGREJA, SOBRETUDO POR PARTE DOS QUE CUJA VOCAÇÃO E FORMAÇÃO NÃO POSSUÍAM  SÓLIDOS FUNDAMENTOS.

 

PARA PROMOVER A UNIDADE, MUITOS SE DEIXARAM LEVAR POR UM ENTUSIASMO INFANTIL, QUE PARA AGRADAR AOS IRMÃOS SEPARADOS, COMEÇARAM A TRATAR MARIA COM DESCASO, COMO SE FOSSE ALGUÉM INTRUSO, E MESMO DEIXÁ-LA DE LADO.

MARIA ESTEVE AUSENTE DA LITURGIA, DA PREGAÇÃO, DA ESPIRITUALIDADE DOS SACERDOTES, DA FORMAÇÃO DOS MESMOS. PARECIA QUE MARIA NÃO FAZIA PARTE INTEGRANTE DA NOSSA FÉ E NEM DA NOSSA CULTURA. HOUVE UM DESVIO VIOLENTO. COMO QUANDO EM UMA FAMÍLIA SE QUER PROMOVER A UNIDADE ENTRE OS FILHOS QUE BRIGAM E SE COMEÇA A COLOCAR A MÃE EM UM CANTO, SEM DAR-LHE NENHUM VALOR, NENHUMA ATENÇÃO, COMO SE NÃO EXISTISSE, OU PIOR AINDA, COMO SE FOSSE ALGUÉM QUE INCOMODASSE.

FOI ESTA ATITUDE, IMPENSADA, QUE DEU ORIGEM Á GRANDE FUGA. ENTRE 1965 E 1975, MILHARES E MULHARES DE SACERDOTES, DEIXARAM SEU MINISTÉRIO. INTERPRETANDO DA MANEIRA PIOR O CONCÍLIO, FIZERAM O JOGO DOS FALSAMENTE REFORMADOS, RENUNCIARAM A MARIA, QUE SEMPRE FOI SÍMBOLO DE ORTODOXIA NA IGREJA, E TENTARAM A AVENTURA;- CONCLUSÃO;- A FALTA DE MARIA NA IGREJA, CRIA CONFUSÃO, INCERTEZA, DESORDEM, FUGA, ABUNDÂNCIA DE SEITAS, EM QUE CADA QUAL FUNDADOR, LEGISLADOR, JUIZ E TUDO. SOMENTE NÃO É UM BOM CRISTÃO.

A AUSÊNCIA DE MARIA NA ESPIRITUALIDADE, NA LITURGIA, NA VIDA E NA FORMAÇÃO, CRIA O FRIO ESPIRITUAL, ISTO É, APATIA, FALTA DE ENTUSIASMO, DE AMOR, ORIGINA DISPUTAS INTERNAS, RIVALIDADES, AMBIÇÕES, INFIDELIDADE A CRISTO A IGREJA, E DESVIO DE MORAL.

UMA RELIGIÃO SEM MARIA É COMO A FAMÍLIA SEM MÃE. PODERÁ HAVER DE TUDO, MAS FALTARÁ SEMPRE O AMOR QUE UNE E FAZ PERMANECER EM CRISTO.

 

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

 

TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA. AMÉM.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO. QUAL A DIFERENÇA? PAPA FRANCISCO.


 
 

            A MISERICÓRDIA É DIVINA, ESTÁ RELACIONADA COM O JULGAMENTO SOBRE O NOSSO PECADO. A COMPAIXÃO TEM UM ROSTO MAIS HUMANO. SIGNIFICA SOFRER COM, SOFRER JUNTOS, NÃO PERMANECER INDIFERENTE Á DOR E AO SOFRIMENTO ALHEIO. É AQUILO QUE JESUS SENTIA QUANDO VIA A MULTIDÃO QUE O SEGUIA. CONVIDOU OS APÓSTOLOS PARA IR SEPARADAMENTE, NUM LOCAL SECRETO, ESCREVE MARCOS NO SEU EVANGELHO. A MULTIDÃO OS VIU DE BARCO, PERCEBEU PARA ONDE IAM E DIRIGIU-SE PARA LÁ A PÉ, CHEGANDO ANTES DELES.

 JESUS DESCEU DO BARCO E VIU UMA GRANDE MULTIDÃO E ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELES, PORQUE ERAM COMO OVELHAS QUE NÃO TÊM PASTOR. E COMEÇOU, ENTÃO, A ENSINAR-LHES MUITAS COISAS.

            PENSEMOS NA BELÍSSIMA PÁGINA QUE DESCREVE A RESSURREIÇÃO DO FILHO DA VIÚVA DE NAIM, QUANDO JESUS, CHEGANDO ÁQUELA ALDEIA DA GALILEIA, SE COMOVE PERANTE AS LÁGRIMAS DESSA SENHORA, VIÚVA, DESTRUÍDA PELA PERDA DO SEU ÚNICO FILHO. ELE LHE DIZ;- NÃO CHORES! ESCREVE LUCAS;- AO VÊ-LA, O SENHOR ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELA. O DEUS FEITO HOMEM SE DEIXA COMOVER PELA MISÉRIA HUMANA, PELA NOSSA NECESSIDADE, PELO NOSSO SOFRIMENTO.

            O VERBO GREGO QUE TRADUZ ESTA COMPAIXÃO É- E DERIVA DA PALAVRA QUE INDICA AS VÍSCERAS OU O ÚTERO MATERNO. É SEMELHANTE AO AMOR DE UM PAI E DE UMA MÃE QUE SE COMOVEM PROFUNDAMENTE PELO SEU FILHO;- É UM AMOR VISCERAL. DEUS NOS AMA DESTA FORMA COM COMPAIXÃO E COM MISERICÓRDIA.

 JESUS NOS OLHA PARA A REALIDADE DO EXTERIOR SEM SE DEIXAR TOCAR, COMO SE TIRASSE UMA FOTOGRAFIA;- ELE SE DEIXA ENVOLVER. É DESTA COMPAIXÃO QUE PRECISAMOS HOJE, PARA VENCER A GLOBALIZAÇÃO DA INDIFERENÇA. É DESTE OLHAR QUE PRECISAMOS QUANDO NOS ENCONTRAMOS PERANTE UM POBRE, UM MARGINALIZADO, UM PECADOR.

            UMA COMPAIXÃO QUE SE NUTRE DA CONSCIÊNCIA DE QUE TAMBÉM SOMOS PECADORES.

            QUE AFINIDADES E DIFERENÇAS EXISTEM ENTRE A MISERICÓRDIA DE DEUS E A DOS HOMENS?

            ESTE PARALELO PODE SER FEITO PARA CADA VIRTUDE E PARA CADA ATRIBUTO DE DEUS. CAMINHAR PELA ESTRADA DA SANTIDADE SIGNIFICA VIVER NA PRESENÇA DE DEUS, SER IRREPREENSÍVEL, DAR A OUTRA FACE, OU SEJA, IMITAR A SUA INFINITA MISERICÓRDIA.

            SE ALGUÉM TE FORÇAR A ACOMPANHÁ-LO POR UM QUILÔMETRO, CAMINHA DOIS COM ELE;- E SE ALGUÉM TOMAR O TEU MANTO, DEIXE LEVAR TAMBÉM A TÚNICA. DÁ A QUEM TE PEDIR, E NÃO VIRE AS COSTAS A QUEM TE PEDE EMPRESTADO. E POR FIM;- ORA, EU VOS DIGO;- AMAI OS VOSSOS INIMIGOS W ORAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUEM!

 

            VÁRIOS ENSINAMENTOS DO EVANGELHO NOS AJUDAM A PERCEBER A IMENSA MISERICÓRDIA, A LÓGICA DE DEUS.

            JESUS ENVIA OS SEUS NÃO COMO DETENTORES DE UM PODER OU COMO OS DONOS DA LEI. ELES OS ENVIA AO MUNDO, PEDINDO A ELES QUE VIVAM NA LÓGICA DO AMOR E DA GRATUIDADE.

            O ANÚNCIO CRISTÃO SE TRANSMITE ACOLHENDO QUEM ESTÁ EM DIFICULDADE, ACOLHENDO O EXCLUÍDO, O MARGINALIZADO, O PECADOR.

            NO EVANGELHO, LEMOS A PARÁBOLA DO REI E DOS CONVIDADOS PARA AS NÚPCIAS DE SEU FILHO.

            ACONTECE QUE NÃO SE APRESENTAM AQUELES QUE FORAM CONVIDADOS, OU SEJA, OS MELHORES SÚDITOS, OS MAIS PERFEITOS, QUE DEIXAM CAIR NO VAZIO O CONVITE, PORQUE ESTÃO DEMASIADO PRESOS ÁS SUAS OCUPAÇÕES.

            ASSIM, O REI ORDENA AOS SERVOS PARA IREM ÁS RUAS, ÁS PRAÇAS, E REUNIR TODOS AQUELES QUE ENCONTRAREM, BONS E MAUS, PARA FAZÊ-LOS PARTICIPAR DO BANQUETE.

 

 

                                   

            SOFREMOS DEMASIADO PELO POUCO QUE NOS FALTA E ALEGRAMO-NOS POUCO PELO MUITO QUE TEMOS.   WILLIAM SHAKESPEARE.

 

            A ORAÇÃO É A CHAVE DOS MISTÉRIOS DIVINOS.   GREGÓRIO PALAMAS.

 

NÃO DEVEMOS TER MEDO DOS CONFRONTOS, ATÉ OS PLANETAS SE CHOCAM E DO CAOS NASCEM AS ESTRELAS.       CHARLES CHAPLIM.

 

            NÃO TEM COPO DE VIDRO TÃO DELICADO COMO A VIDA, E BASTA A MENOR COISA PARA DESPOJARMOS DELA.    SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA.

 

 

O ÚNICO HOMEM QUE JAMAIS ERRA É AQUELE QUE UNCA FAZ NADA. ELEANOR ROOSEVELT.

 

A VINDA DO ESPÍRITO SANTO – CARVAJAL.


 
           

 
- A FESTA JUDAICA DE PENTECOSTES. O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO. O VENTO IMPETUOSO E AS LÍNGUAS DE FOGO.
- O PARÁCLITO SANTIFICA CONTINUAMENTE A IGREJA E CADA ALMA. CORRESPONDÊNCIA ÁS MOÇÕES E INSPIRAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO.
- CORRESPONDÊNCIA;- DOCILIDADE, VIDA DE ORAÇÃO, UNIÃO COM A CRUZ.
 
            O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES PELO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM NÓS. ALELUIA!
            PENTECOSTES ERA UMA DAS TRÊS GRANDES FESTAS JUDAICAS;- MUITOS ISRAELITAS IAM NESSES DIAS EM PEREGRINAÇÃO A JERUSALÉM, PARA ADORAR A DEUS NO TEMPLO. A ORIGEM DA FESTA REMONTAVA A UMA ANTIQUÍSSIMA CELEBRAÇÃO EM QUE SE DAVAM GRAÇAS A DEUS PELA SAFRA DO ANO, EM VÉSPERA DE SER COLHIDA. DEPOIS ACRESCENTOU-SE A ESSA COMEMORAÇÃO, QUE SE CELEBRAVA CINCOENTA DIAS DEPOIS DA PÁSCOA, A DA PROMULGAÇÃO DA LEI DADA POR DEUS NO MONTE SINAI. POR DESÍGNIO DIVINO, A COLHEITA MATERIAL QUE OS JUDEUS FESTEJAVAM COM TANTO JÚBILO CONVERTEU-SE, NA NOVA ALIANÇA, NUMA FESTA DE IMENSA ALEGRIA;- A VINDA DO ESPÍRITO SANTO COM TODOS OS SEUS DONS E FRUTOS.
            QUANDO CHEGOU O DIA DE PENTECOSTES, ESTAVAM TODOS REUNIDOS NUM MESMO LUGAR. E SOBREVEIO DE REPENTE UM VENTO IMPEDUOSO UM RUÍDO DO CÉU, QUE ENCHEU TODA A CASA EM QUE SE ENCONTRAVAM. O ESPÍRITO SANTO MANIFESTOU-SE POR MEIO DOS ELEMENTOS QUE COSTUMAVAM ACOMPANHAR A PRESENÇA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO;- O VENTO E O FOGO.
            O FOGO APARECE NA SAGRADA ESCRITURA COMO IMAGEM DO AMOR QUE PENETRA TODAS AS COISAS E COMO ELEMENTO PURIFICADOR. É UMA IMAGEM QUE NOS AJUDA A COMPREENDER MELHOR A AÇÃO QUE O ESPÍRITO SANTO REALIZA NAS ALMAS, PURIFICAI, SENHOR, COM O FOGO DO ESPÍRITO SANTO AS NOSSAS ENTRANHAS E O NOSSO CORAÇÃO.
            O FOGO TAMBÉM PRODUZ LUZ, E SIGNIFICA O NOVO RESPLENDOR COM QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ COMPREENDER A DOUTRINA DE JESUS CRISTO. QUANDO VIER O ESPÍRITO DE VERDADE, GUIAR-VOS-Á PARA A VERDADE COMPLETA;- ELE ME GLORIFICARÁ, PORQUE TOMARÁ DO QUE É MEU E VO-LO DARÁ A CONHECER. NUMA OCASIÃO ANTERIOR, JESUS HAVIA COMUNICADO AOS SEUS;- O ADVOGADO, O ESPÍRITO SANTO, VOS ENSINARÁ TUDO E VOS TRARÁ Á MEMÓRIA TUDO QUANTO EU VOS DISSE. É ELE QUEM NOS CONDUZ Á PLENA COMPREENSÃO DA VERDADE ENSINADA POR CRISTO;- TENDO ENVIADO FINALMENTE O ESPÍRITO DE VERDADE, COMPLETOU, CULMINOU, E, CONFIRMOU A REVELAÇÃO COM O TESTEMUNHO DIVINO.
            NO ANTIGO TESTAMENTO, A OBRA DO ESPÍRITO SANTO É FREQÜENTEMENTE SUGERIDA PELA PALAVRA SOPRO, A FIM DE EXPERIMENTAR AO MESMO TEMPO A DELICADEZA E A FORÇA DO AMOR DIVINO. NÃO HÁ MAIS NADA TÃO SUTIL QUE O VENTO, QUE PENETRA POR TODA A PARTE, QUE PARECE ATÉ PERCORRER OS CORPOS INAIMADOS E DAR-LHES VIDA PRÓPRIA. O VENTO IMPETUOSO DO DIA DE PENTECOSTES EXPRIME A NOVA FORÇA COM QUE O AMOR DIVINO IRROMPE NA IGREJA E NAS ALMAS.
            SÃO PEDRO, DIANTE DA MULTIDÃO DE PESSOAS QUE SE ENCONTRAVAM NAS IMEDIAÇÕES DO CENÁCULO, FEZ-LHES VER QUE SE ESTAVA CUMPRINDO O QUE FORA ANUNCIADO PELOS PROFETAS.- E SUCEDERÁ NOS ÚLTIMOS DIAS, DIZ DEUS, QUE DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE. OS QUE RECEBEREM A EFUSÃO DO ESPÍRITO NÃO SERÃO JÁ UNS POUCOS PRIVILEGIADOS, COMO OS COMPANHEIROS DE MOISÉS, OU COMO OS PROFETAS, MAS TODOS OS HOMENS, NA MEDIDA EM QUE SE ABRIREM A CRISTO. A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DEVE TER PRODUZIDO TAL ASSOMBRO NOS DISCÍPULOS E NOS QUE OS ESCUTAVAM QUE TODOS ESTAVAM FORA DE SI, CHEIOS DE AMOR E DE ALEGRIA.
            A VINDA DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES NÃO FOI UM ACONTECIMENTO ISOLADO NA VIDA DA IGREJA. O PARÁCLITO SANTIFICA-A CONTINUAMENTE, COMO TAMBÉM SANTIFICA CADA ALMA, ATRAVÉS DAS INÚMERAS INSPIRAÇÕES QUE SE ESCONDEM EM TODOS OS ATRATIVOS, MOVIMENTOS, CENSURAS E REMORSOS INTERIORES, LUZES E ACONTECIMENTOS QUE DEUS PRODUZ EM NÓS, PREVENINDO O NOSSO CORAÇÃO COM AS SUAS BÊNÇÃOS, PELO SEU CUIDADO E AMOR PATERNAL, A FIM DE NOS DESPERTAR, MOVER, ESTIMULAR E ATRAIR PARA AS SANTAS VIRTUDES, PARA O AMOR CELESTIAL, PARA AS BOAS RESOLUÇÕES, PARA TUDO AQUILO QUE, NUMA PALAVRA, NOS CONDUZ Á NOSSA VIDA ETERNA. A SUA AÇÃO NA ALMA É SUAVE E APRAZÍVEL;- ELE VEM SALVAR, CURAR E ILUMINAR.
            NO DIA DE PENTECOSTES, OS APÓSTOLOS FORAM ROBUSTECIDOS NA SUA MISSÃO DE TESTEMUNHAS DE JESUS, A FIM DE ANUNCIAREM A BOA NOVA A TODOS OS POVOS. MAS NÃO SOMENTE ELES;- TODOS S QUE CREREM NELE TERÃO O DOCE DEVER DE ANUNCIAR QUE CRISTO MORREU E RESSUSCITOU PARA NOSSA SALVAÇÃO. E SUCEDERÁ NOS ÚLTIMOS DIAS, DIZ DEUS, QUE DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE, E PROFETIZARÃO OS VOSSOS FILHOS E AS VOSSAS FILHAS, E OS VOSSOS JOVENS VERÃO VISÕES, E OS VOSSOS ANCIÃOS SONHARÃO SONHOS. E SOBRE OS MEUS SERVOS E SOBRE AS MINHAS SERVAS DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO NAQUELES DIAS, E ELES PROFETIZARÃO. ASSIM PREGOU SÃO PEDRO NA MANHÃ DE PENTECOSTES, QUE INAUGURAVA A ÉPOCA DOS ÚLTIMOS DIAS, OS DIAS EM QUE O ESPÍRITO SANTO FOI DERRAMADO DE UMA MANEIRA NOVA SOBRE AQUELES QUE CRÊEM QUE JESUS É O FILHO DE DEUS E PÕEM EM PRÁTICA A SUA DOUTRINA.
            TODOS OS CRISTÃOS TÊM DESDE ENTÃO A MISSÃO DE ANUNCIAR;- DE CANTAR AS MARAVILHAS DE DEUS, AS MARAVILHAS QUE DEUS FEZ NO SEU FILHO E EM TODOS AQUELES QUE CRÊEM NELE. SOMOS AGORA UM POVO SANTO PARA PUBLICAR AS GRANDEZAS DAQUELE QUE NOS TRANSFERIU DAS TREVAS PARA A SUA LUZ ADMIRÁVEL.
            AO COMPREENDERMOS A GRANDEZA DA NOSSA MISSÃO, COMPREENDEMOS TAMBÉM QUE ELA DEPENDE DA NOSSA CORRESPONDÊNCIA ÁS MOÇÕES DO ESPÍRITO SANTO, E SENTIMO-NOS NECESSITADOS DE PEDIR-LHE FREQÜENTEMENTE QUE LAVE O QUE ESTÁ MANCHADO, REGUE O QUE ESTA SECO, CURE O QUE ESTÁ DOENTE, ACENDA O QUE ESTÁ MORNO, RETIFIQUE O QUE ESTÁ TORCIDO, - PORQUE SABEMOS BEM QUE NO NOSSO INTERIOR HÁ MANCHAS, E PARTES QUE NÃO DÃO TODO O FRUTO QUE DEVERIAM PORQUE ESTÃO SECAS, E PARTES DOENTES, E TIBIEZA, E TAMBÉM PEQUENOS DESVIOS, QUE É NECESSÁRIO RETIFICAR.
            PARA SERMOS MAIS FIÉIS ÁS CONSTANTES MOÇÕES E INSPIRAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NA NOSSA ALMA, PODEMOS ATENTAR PARA TRÊS REALIDADES FUNDAMENTAIS;- VIDA DE ORAÇÃO,DOCILIDADE E UNIÃO COM A CRUZ.
            EM PRIMEIRO LUGAR, DOCILIDADE;- PORQUE É O ESPÍRITO SANTO QUEM, COM SUAS INSPIRAÇÕES, VAI DANDO TOM SOBRENATURAL AOS NOSSOS PENSAMENTOS, DESEJOS E OBRAS. É ELE QUEM NOS IMPELE A ADERIR Á DOUTRINA DE CRISTO E ASSIMILÁ-LA COM PROFUNDIDADE;- QUEM NOS DÁ LUZ PARA TOMARMOS CONSCIÊNCIA DA NOSSA VOCAÇÃO PESSOAL E FORÇA PARA REALIZARMOS TUDO O QUE DEUS ESPERA DE NÓS.
            O PARÁCLITO ATUA SEM CESSAR NA NOSSA ALMA;- NÃO DIZEMOS UMA SÓ JACULATÓRIA SE O ESPÍRITO SANTO NÃO NOS MOVE A DIZÊ-LA, COMO NOS MOSTRA SÃO PAULO. ELE ESTÁ PRESENTE E INSPIRA-NOS QUANDO LEMOS O EVANGELHO, QUANDO ORAMOS, QUANDO DESCOBRIMOS UMA LUZ NOVA NUM CONSELHO RECEBIDO, QUANDO MEDITAMOS UMA VERDADE DE FÉ QUE TALVEZ JÁ TIVÉSSEMOS CONSIDERADO ANTES MUITAS VEZES. PERCEBEMOS QUE ESSA LUZ NÃO DEPENDE DA NOSSA VONTADE. NÃO É COISA NOSSA, MAS DE DEUS. É O ESPÍRITO SANTO QUEM NOS MOVE SUAVEMENTE A ABEIRAR-NOS NO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA, A LEVANTAR O CORAÇÃO A DEUS NUM MOMENTO INESPERADO, A REALIZAR UMA BOA OBRA. É ELE QUEM NOS SUGERE UM PEQUENO SACRIFÍCIO OU NOS FAZ ENCONTRAR A PALAVRA ADEQUADA QUE ANIMA UMA PESSOA A SER MELHOR.
            VIDA DE ORAÇÃO;- PORQUE A ENTREGA, A OBEDIÊNCIA, A MANSIDÃO DO CRISTÃO NASCEM DO AMOR E PARA O AMOR SE ORIENTAM. E O AMOR LEVA Á VIDA DE RELAÇÃO, Á CONVERSA ASSÍDUA. A VIDA CRISTÃ REQUER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM DEUS UNO E TRINO, E É ESSA INTIMIDADE QUE O ESPÍRITO SANTO NOS CONDUZ. ACOSTUMEMO-NOS A PROCURAR O CONVÍVIO COM O ESPÍRITO SANTO, QUE É QUEM NOS HÁ DE SANTIFICAR;- A CONFIAR NELE, A PEDIR A SUA AJUDA, A SENTI-LO PERTO DE NÓS. ASSIM SE IRÁ DILATANDO O NOSSO POBRE CORAÇÃO, TEREMOS MAIS ÂNSIAS DE AMAR A DEUS E, POR ELE, A TODAS AS CRIATURAS.
            UNIÃO COM A CRUZ, - PORQUE NA VIDA DE CRISTO, O CALVÁRIO PRECEDEU A RESSURREIÇÃO E O PENTECOSTES, E ESSE MESMO PROCESSO SE DEVE REPRODUZIR NA VIDA DE CADA CRISTÃO. O ESPÍRITO SANTO É FRUTO DA CRUZ, DA ENTREGA TOTAL A DEUS, DA PROCURA EXCLUSIVA DA SUA GLÓRIA E DA COMPLETA RENÚNCIA A NÓS MESMOS.
            PODEMOS TERMINAR A NOSSA ORAÇÃO FAZENDO AS SÚPLICAS CONTIDAS NO HINO QUE SE CANTA NA SEQÜÊNCIA NO DIA DE PENTECOSTES;- VINDE, ESPÍRITO SANTO, E ENVIAI DO CÉU UM RAIO DE VOSSA LUZ, PAI DOS POBRES;- VINDE DOADOR DE GRAÇAS;- VINDE LUZ DOS CORAÇÕES. CONSOLO ÓTIMO, DOCE HÓSPEDE DA ALMA, DOCE REFRIIGÉRIO VINDE!
            VÓS SOIS DESCANSO NO TRABALHO, NA AFLIÇÃO REMANSO, NO PRANTO CONSOLO.
            Ó LUZ SANTÍSSIMA, ENCHEI O MAIS ÍNTIMO DO CORAÇÃO DOS VOSSOS FIÉIS.
            DAI AOS VOSSOS FIÉIS, QUE EM VÓS CONFIAM, OS VOSSOS SETE DONS.
            DAÍ-LHES O MÉRITO DA VIRTUDE, DAÍ-LHES O PORTO DA SALVAÇÃO, DAÍ-LHES A ETERNA GLÓRIA.
            PARA CHEGARMOS A UM CONVÍVIO MAIS ÍNTIMO COM O ESPÍRITO SANTO, NADA TÃO EFICAZ COMO APROXIMAR-NOS DE SANTA MARIA, QUE SOUBE SECUNDAR COMO NINGUÉM AS INSPIRAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO.
            OS APÓSTOLOS, ANTES DO DIA DE PENTECOSTES, PERSEVERAVAM UNÂNIMES NA ORAÇÃO, COM ALGUMAS MULHERES E COM MARIA, A MÃE DE JESUS.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
             
 
                        O RESSUSCITADO PRECEDE-NOS E ACOMPANHA-NOS PELAS ESTRADAS DO MUNDO. É ELE A NOSSA ESPERANÇA, E ELE A VERDADEIRA PAZ DO MUNDO. PAPA BENTO.
 
            SE NÃO EXPERIMENTARMOS PESSOALMENTE QUE CRISTO É O SALVADOR;- DIFÍCILMENTE SE SENTIRÁ Á NECESSIDADE DE FAZÊ-LO CONHECIDO AOS OUTROS. PAULO VI.
 
                        UMA PESSOA COM UM MÍNIMO DE FÉ EM DEUS, NUNCA PERDE A ESPERANÇA, PORQUE SEMPRE ACREDITA NO TRIUNFO FINAL DA VERDADE. MAHATMA GANDHI.
 
                        DEUS É O ÚNICO SENHOR DA VIDA. A VIDA E A MORTE DO HOMEM ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS.    JOÃO PAULO II.   
 
 
            TUDO POR JESUS – NADA SEM MARIA.        AMÉM.

A UNÇÃO DOS ENFERMOS – BRUNO FORTE


 
 

A FRAQUEZA E Á FRAGILIDADE DA CRIATURA NO TEMPO DA DOENÇA E DA ENFERMIDADE, VEM AO ENCONTRO O SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS. ELE MANIFESTA A VITÓRIA QUE O SENHOR ALCANÇA SOBRE O PECADO E AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS;- JESUS COMEÇOU A PERCORRER TODAS AS CIDADES E POVOADOS, ENSINANDO EM SUAS SINAGOGAS, PROCLAMANDO A BOA-NOVA DO REINO DE DEUS E CURANDO TODO O TIPO DE DOENÇA E DE ENFERMIDADE.

            ESSE PODER DE ANUNCIAR E REALIZAR O ACONTECIMENTO VITORIOSO DA GRAÇA TAMBÉM EM RELAÇÃO ÁS ENFERMIDADES É DADO PELO SENHOR AOS APÓSTOLOS;- CHAMANDO OS DOZE DISCÍPULOS, JESUS DEU-LHES PODER PARA EXPULSAR OS ESPÍRITOS IMPUROS E CURAR TODO O TIPO DE DOENÇA E DE ENFERMIDADE...- JESUS ENVIOU ESSES DOZE, COM AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES...- NO VOSSO CAMINHO, PROCLAMAI;- O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO. CURAI OS DOENTES, RESSUSCITAI OS MORTOS, PURIFICAI OS LEPROSOS, EXPULSAI OS DEMÔNIOS.

            OS APÓSTOLOS CUMPREM A ORDEM TAMBÉM UTILIZANDO O SINAL DA UNÇÃO;- ELES, ENTÃO, SAÍRAM PARA PROCLAMAR QUE O POVO SE CONVERTESSE. EXPULSAVAM MUITOS DEMÔNIOS, UNGIAM COM ÓLEO NUMEROSOS DOENTES E OS CURAVAM. E A CARTA DE TIAGO ATESTA COMO ESSA PRÁTICA CONTINUOU NA IGREJA DAS ORIGENS;- ALGUÉM DENTRE VÓS ESTÁ DOENTE? MANDE CHAMAR OS PRESBÍTEROS DA IGREJA, PARA QUE OREM SOBRE ELE, UNGINDO-O COM ÓLEO NO NOME DO SENHOR. A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O ENFERMO, E O SENHOR O LEVANTARÁ. E SE TIVER COMETIDO PECADOS, RECEBERÁ O PERDÃO. A FÉ DA IGREJA RECONHECEU, POR ISSO, NA UNÇÃO E NA ORAÇÃO FEITAS PELO SACERDOTE SOBRE O ENFERMO, O SINAL SACRAMENTAL DO ADVENTO DA GRAÇA EM SOCORRO DA FRAQUEZA E DA DOENÇA, QUE TÃO FORTEMENTE MARCAM A CONDIÇÃO HUMANA.

            TAMBÉM NO SACRAMENTO DA UNÇÃO, A TRINDADE ESTÁ PRESENTE E OPERANTE, NA RIQUEZA DAS RELAÇÕES PRÓPRIAS DE CADA UMA DAS PESSOAS DIVINAS.

 – EM RELAÇÃO AO PAI, A UNÇÃO É O SACRAMENTO DA OFERTA DO SOFRIMENTO DO ENFERMO E DA GRAÇA COM A QUAL DEUS O ACOLHE, VALORIZANDO A EXPERIÊNCIA DA DOR E DA ENFERMIDADE COMO CAMINHO DE REDENÇÃO E DE SALVAÇÃO. POR ISSO, A IGREJA SE DIRIGE AO PAI PEDINDO QUE AQUELE QUE RECEBE NA FÉ A UNÇÃOPOSSA SENTIR ALÍVIO EM SUAS DORES E CONFORTO NA SUA FRAQUEZA

            - EM RELAÇÃO AO FILHO, O ACONTECIMENTO SACRAMENTAL DA UNÇÃO UNE A PAIXÃO DO HOMEM Á PAIXÃO DE CRISTO E APLICA A ELA OS MÉRITOS DO SALVADOR, ATINGINDO-A COM A FORÇA DA SUA VITÓRIA PASCAL SOBRE O PECADO E SOBRE A MORTE E FAZENDO DA ENFERMIDADE UMA PARTICIPAÇÃO NA CRUZ E RESSURREIÇÃO DO SENHOR PARA BENEFÍCIO DE TODA A IGREJA;- PELA SAGRADA UNÇÃO DOS ENFERMOS E PELA ORAÇÃO DOS PRESBÍTEROS, A IGREJA TODA ENTREGA OS DOENTES AOS CUIDADOS DO SENHOR SOFREDOR E GLORIFICADO, PARA QUE OS ALIVIE E SALVE. EXORTA-OS A QUE LIVREMENTE SE ASSOCIEM Á PAIXÃO E Á MORTE DE CRISTO, E CONTRIBUAM PARA O BEM DO POVO DE DEUS.

            FINALMENTE, EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, A UNÇÃO ESTABELECE A COMUNHÃO SOLIDÁRIA DOS ENFERMOS COM TODA A IGREJA NO VÍNCULO REALIZADO PELO CONSOLADOR, GRAÇAS AO QUAL A COMUNIDADE E O INDIVÍDUO RECIPROCAMENTE SE AJUDAM NA HORA DO SOFRIMENTO E DA PROVA. POR ISSO, O SACERDOTE, UNGINDO COM O ÓLEO O ENFERMO NA FRONTE E NAS MÃOS, LHE DIZ;- POR ESTA SANTA UNÇÃO E PELA SUA PIÍSSIMA MISERICÓRDIA, O SENHOR VENHA EM TEU AUXÍLIO COM A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE, LIBERTO DOS TEUS PECADOS, ELE TE SALVE E, NA SUA BONDADE, ALIVIE OS TEUS SOFRIMENTOS. ASSIM, TAMBÉM A CONDIÇÃO DE FRAQUEZA E APARENTE INUTILIDADE PODE SE TORNAR CAMINHO DE SERVIÇO AOS OUTROS E EXPERIÊNCIA DO BENEFÍCIO DA SUA SOLIDARIEDADE ESPIRITUAL.

            A UNÇÃO- ENCONTRO SACRAMENTAL DA TRINDADE COM A DOENÇA E O SOFRER HUMANO – MANIFESTA, ENTÃO, A POSSIBILIDADE DE UMA DOR SALVÍFICA, NA QUAL O CRISTÃO, ESCONDIDO COM CRISTO EM DEUS, VIVA A EXPERIÊNCIA DA ENFERMIDADE COMO OFERTA DE AMOR AO PAI E COMUNHÃO SOLIDÁRIA COM OS HOMENS. TRANSFORMA ASSIM, A DOR EM AMOR E ACOLHE OS FRUTOS DA CURA E DA VIDA, QUE O DEUS VIVO PODE REALIZAR NA INTERIORIDADE DO CORAÇÃO E NA SUA MESMA IRRADIAÇÃO CORPÓREA.

            A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DOS ENFERMOS, PORTANTO, EXIGE E ESTIMULA UMA FÉ TÃO PROFUNDA, QUE RECONHECE A BONDADE DIVINA TAMBÉM NO TEMPO DA DOENÇA, E UMA CONFIANÇA, TÃO GRANDE, QUE SE ABRE NA OFERTA E NO DOM DE SI PARA TODAS AS POSSÍVEIS SURPRESAS DO ETERNO;- PONHO MINHA ESPERANÇA NO SENHOR, QUE ESCONDEU SUA FACE DA CASA DE JACÓ, FICO ESPERANDO POR ELE. VERDADEIRAMENTE, PARA QUEM CRÊ EM DEUS E A ELE SE ENTREGA PERDIDAMENTE, NADA NUNCA É PERDIDO;- NEM MESMO A APARENTE INUTILIDADE DO CAMINHO DOLOROSO DA DOENÇA E DA ENFERMIDADE.

 

 

                                   OREMOS;-

 

 DEUS DA VIDA, TU QUE ENTREGASTE Á MORTE O TEU FILHO ÚNICO POR NOSSO AMOR, CONCEDE-NOS EXPERIMENTAR A FORÇA CONSOLADORA E CURADORA DESTE TEU AMOR MISERICORDIOSO, E OFERECER A TI A NOSSA DOR EM COMUNHÃO COM TODA A HISTÓRIA DA PAIXÃO DO MUNDO.

 

            SENHOR JESUS CRISTO, QUE TE ENTREGASTE POR NÓS NO SUPREMO ABANDONO DA CRUZ, CONCEDE-NOS SENTIR A TUA PROXIMIDADE NA HORA DA CRUZ E COMPARTILHAR CONTIGO A OFERTA, QUE MUDA O CORAÇÃO E A VIDA.

 

                        ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR, QUE UNES O ABANDONADO DA CRUZ

ÁQUELE QUE O ABANDONA, FAZE QUE RECONHEÇAMOS,

                        NO SINAL SACRAMENTAL DA UNÇÃO,

                        A FORÇA DE VIDA DERRAMADA PELO RESSUSCITADO

E QUE ACREDITEMOS, PELA TUA GRAÇA,

                        NA FORÇA DO AMOR, QUE TRANSFORMA A DOR

E VENCERÁ A MORTE.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

PAI SANTO, QUE FIZESTES VOSSO AMADO FILHO PASSAR DAS TREVAS DA MORTE PARA A LUZ DA GLÓRIA, - DAÍ-NOS CHEGAR, UM DIA, Á LUZ ADMIRÁVEL DO VOSSO REINO ETERNO. – ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A LUZ DE CRISTO!

 

VÓS, QUE NOS SALVASTES PELA FÉ, FAZEI-NOS VIVER HOJE FIELMENTE SEGUNDO AS PROMESSAS DO NOSSO BATISMO.

 

VÓS, QUE MANDAIS BUSCAR SEMPRE AS COISAS DO ALTO, ONDE CRISTO ESTÁ SENTADO Á VOSSA DIREITA. – LIVRAI-NOS DA SEDUÇÃO DO PECADO.

 

FAZEI QUE A NOSSA VIDA ESCONDIDA EM VÓS COM CRISTO, BRILHE AO MUNDO PARA ANUNCIAR A TODOS OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA.   ORAÇÃO DAS HORAS.

 

A MORTE E A ASSUNÇÃO DE MARIA – PADRE THOMAS DE SAINT-LAURENT.


 
 

GLORIOSAMENTE RESSUSCITADO, JESUS SUBIU AO MONTE DAS OLIVEIRAS, ONDE ALGUMAS SEMANAS ANTES HAVIA REZADO NA AGONIA E NO SANGUE. ABENÇOOU PELA ÚLTIMA VEZ OS SEUS E SE ELOVOU NOS ARES POR SEU PRÓPRIO PODER. UMA NUVEM LUMINOSA O OCULTOU AOS OLHARES DA MÃE E DOS DISCÍPLULOS. MAS ELES, COM OS OLHOS FIXOS NO CÉU FEÉRICO DO ORIENTE, PROCURAVAM AINDA ATRAVESSAR AS PROFUNDEZAS DIÁFANAS DO FIRMAMENTO. O TRIUNFO DO MESTRE ENCHIA SUAS ALMAS DE ALEGRIA. UMA MELANCOLIA SUAVE SE MISTURAVA ENTRETANTO AO CONTENTAMENTO;- PARTINDO, CRISTO HAVIA LEVADO CONSIGO OS SEUS CORAÇÕES.

DOIS ANJOS VESTIDOS DE BRANCO VIERAM LEMBRÁ-LOS DAS REALIDADES DA VIDA. A VIRGEM E OS DISCÍPULOS RETORNARAM JUNTO AO CENÁCULO. MARIA DEVIA PASSAR AINDA MUITOS ANOS SOBRE A TERRA, ONDE SABOREARA ALEGRIAS INEFÁVEIS NA INTIMIDADE DE SEU FILHO. PRIVADA DORAVANTE DE SUA PRESENÇA VISÍVEL. – ELA DEVIA EXERCER JUNTO Á IGREJA NASCENTE O PAPEL DE MÃE, QUE LHE HAVIA CONFIADO O SALVADOR.

A SEPARAÇÃO LHE PESOU TERRIVELMENTE. ELA ENCONTRAVA NA COMUNHÃO DIÁRIA UMA CONSOLAÇÃO PARA AS SAUDADES. SEGUNDO A TRADIÇÃO, MARIA RECEBIA A ADORÁVEL EUCARISTIA DO APÓSTOLO SÃO JOÃO. SUA FÉ VIVÍSSIMA A FAZIA REENCONTRAR, SOB AS APARÊNCIAS DO PÃO, O CORPO QUE FORMARA, QUE ALIMENTARA, QUE TINHA VISTO SOFRER E MORRER POR NÓS. MAS SENTIA PRESSA DE REVER FACE A FACE O FILHO QUE TANTO AMAVA. QUANTO MAIS SE PROLONGAVA O EXÍLIO, MAIS AUMENTAVA O ARDOR DE SEUS DESEJOS. SOOU POR FIM A HORA BENDITA EM QUE O PRÓPRIO MESTRE VEIO PROCURÁ-LA PARA COROÁ-LA NOS CÉUS.

A VIRGEM IMACULADA MORREU. QUANDO MEDITAMOS ATENTAMENTE NOS PRIVILÉGIOS DESSA RAINHA INCOMPARÁVEL, PERGUNTAMO-NOS COM ESPANTO PORQUE O ALTÍSSIMO A FEZ MORRER. A LEI QUE CONDENAVA A HUMANIDADE CULPADA AO MAIS TERRÍVEL DOS CASTIGOS TEMPORAIS NÃO A PODIA ATINGIR, POIS ELA FORA CONCEBIDA SEM PECADO. POR OUTRO LADO, ESSE CORPO VIRGINAL, QUE HAVIA CARREGADO DURANTE LONGOS MESES A VIDA ETERNA, NÃO TERIA PODIDO HAURIR NESSE CONTATO DIVINO UMA RADIOSA IMORTALIDADE?

ESSAS CONSIDERAÇÕES AGITAVAM TÃO VIVAMENTE UM DOS MAIS ILUSTRES DOUTORES DO ORIENTE, SANTO EPIFÂNIO, QUE ELE ESCREVEU NUMA DE SUAS OBRAS;- MARIA EXPIROU REALMENTE, OU FOI SOMENTE TRANSFORMADA NUM INSTANTE Á IMAGEM DE SEU FILHO RESSUSCITADO? É UM DOS PROBLEMAS QUE EU NÃO OUSARIA RESOLVER POR MINHAS PRÓPRIAS LUZES. O ENSINAMENTO TRADICIONAL NA IGREJA NÃO NOS DEIXA NENHUMA DÚVIDA SOBRE ESSE PONTO. NOSSA SENHORA MORREU VERDADEIRAMENTE.

CONVINHA ALÍAS, QUE ASSIM FOSSE,- O SALVADOR NOS MOSTROU O CAMINHO, QUE DEVEMOS TODOS PERCORRER A EXEMPLO DELE. MARIA, A MAIS GLORIOSA DAS MERAS CRIATURAS, NÃO ERA MAIOR QUE JESUS;- CUMPRIA QUE, COMO ELE, ELA SE ENTREGASSE A ALMA NAS MÃOS DO PAI E EVOLASSE O ÚLTIMO SUSPIRO. DEUS QUERIA TAMBÉM, POR NOSSO AMOR, QUE ELA ATENUASSE PARA NÓS, COM SEU EXEMPLO, AS ANGÚSTIAS DESSE TERRÍVEL TRÂNSITO.

SE A MORTE DA IMACULADA FOI REAL, FOI CONSOLADORA E SERENA,- ASSEMELHOU-SE AO SONO TRANQÜILO DE UMA CRIANÇA QUE ADORMECE NO BERÇO. NÃO PODERIA SER DE OUTRA MANEIRA. NENHUM MEDO PODIA PERTURBAR A CONSCIÊNCIA RADIOSA DE MARIA. SUA ALMA, IMACULADA DESDE O PRIMEIRO INSTANTE, NUNCA FORA TISNADA PELA MAIS LIGEIRA IMPERFEIÇÃO. NENHUMA SEPARAÇÃO TERRENA PODERIA PARTIRSEU CORAÇÃO;- JESUS, SEU ÚNICO AMOR. A ESPERAVA PARA ALÉM DO TÚMULO. PARA ELA, ERA UMA ALEGRIA SUPREMA IR JUNTAR-SE A ELE. NENHUM SOFRIMENTO LHE TORTUROU O CORPO;- ELA HAVIA SUPORTADO AO PÉ DA CRUZ UM MARTÍRIO MUITO CRUEL PARA QUE O SEU FILHO LHE POUPASSE OS TRANSES DA AGONIA. É DIGNO DE ATENÇÃO QUE O NOSSO SENHOR CONSOLOU DELICIOSAMENTE OS ÚLTIMOS INSTANTES DAQUELES QUE O ASSISTIRAM NO GÓLGOTA. SÃO JOÃO, O ÚNICO APÓSTOLO QUE O SEGUIU NO CALVÁRIO, É TAMBÉM O ÚNICO QUE NÃO TERMINOU A VIDA PELO MARTÍRIO DE SANGUE.

O PENSAMENTO DA MORTE NOS ATERRORIZA. A LEMBRANÇAS DE NOSSAS FALTAS NOS ASSUSTA;- COMO NOS ACOLHERÁ O TERRIVEL JUIZ, QUE OFENDEMOS COM TANTA FREQÜÊNCIA E TÃO GRAVEMENTE? A PERSPECTIVA DAS SEPARAÇÕES SUPREMAS NOS DILACERA. SERÁ NECESSÁRIO DEIXAR OS CORAÇÕES AMADOS, QUE TANTOS VÍNCULOS UNEM ESTREITAMENTE A NÓS. E TREMEMOS PENSANDO NA MORTE TERRÍVEL QUE VIRÁ UM DIA NOS SURPREENDER E ABATER.

SE NOSSA FÉ FOSSE MAIOR, ENCONTRARÍAMOS NOS DOGMAS DE NOSSA RELIGIÃO CONSOLAÇÕES PRECIOSAS. PECAMOS FREQÜENTEMENTE, É VERDADE. MAS NOSSO SENHOR NÃO VEIO Á TERRA PARA OS PECADORES? NÃO ACOLHEU COM IMENSA PIEDADE E COM TERNURA INFINITA AS ALMAS CULPADAS? NÃO PERDOOU AS LÁGRIMAS DE MADALENA? NÃO PROTEGEU E CONVERTEU A INFELIZ QUE OS JUDEUS HAVIAM SURPREENDIDO NO PRÓPRIO ATO DE SUA FALTA? MAIS AINDA, ELE VAI AO ENCALÇO DA OVELHA TRESMALHADA, NÃO ENCONTRANTO REPOUSO SENÃO APÓS TÊ-LA RECONDUZIDO SOBRE OS OMBROS AO REBANHO, A CABEÇA CALOROSAMENTE APOIADA SOBRE O CORAÇÃO ADORÁVEL.

A MORTE NOS SEPARA, MAS SÓ POR UM INSTANTE. ELA JAMAIS ROMPE OS LAÇOS QUE SE ESTABELECERAM SOB O OLHAR DE DEUS. NÃO REZAIS DIARIAMENTE ESSAS PALAVRAS, QUE LEVAVAM SANTA TERESA A TRANSPORTES DE RECONHECIMENTO;- CREIO NA COMUNHÃO DOS SANTOS, NA RESSURREIÇÃO DA CARNE, A VIDA ETERNA ? POSSUINDO CERTEZAS TÃO ABSOLUTAS, COMO PODE UM CRISTÃO TEMER A MORTE? SE ESSAS VERDADES NÃO VOS IMPREGNAM DE PAZ, SUPLICAI Á SANTÍSSIMA VIRGEM QUE VOS ILUMINE. ELA VOS FARÁ COMPREENDER UM POUCO MELHOR A MISERICÓRDIA DE SEU FILHO E AS ESPERANÇAS DA ETERNIDADE.

QUE MEIO DEUS EMPREGOU PARA CHAMAR NOSSA SENHORA A SI? SUA IMACULADA CONCEIÇÃO A COLOCAVA A SALVO DESSAS DOENÇAS HUMILHANTES QUE ACABRUNHAM NOSSA MISÉRIA. MARIA NÃO PODIA CONHECER NEM A DECREPITUDE DA VELHICE NEM AS LESÕES ORGÂNICAS DA DOENÇA. SUA VIDA NÃO HAVIA SIDO SENÃO UMA SUCESSÃO ININTERRUPTA DE PRODIGÍOS;- FOI POR UM MILAGRE QUE ELA FICOU LIVRE DA MANCHA ORIGINAL;- FOI POR UM MILAGRE QUE CONCEBEU O VERBO ENCARNADO;- FOI POR UM MILAGRE QUE PÔDE SUPORTAR AS ALEGRIAS DA MATERNIDADE DIVINA;- FOI POR UM MILAGRE QUE NÃO SUCUMBIU EM SEU MARTÍRIO.

PARA DEIXÁ-LA MORRER, DEUS NÃO PRECISAVA SENÃO SUSPENDER O MILAGRE QUE A RETINHA SOBRE A TERRA. O AMOR DE SEU FILHO, QUE A DEVORAVA, O DESEJO DE UNIR-SE A ELE, QUE A CONSUMIA, MINAVAM SUAS FORÇAS. ERA PRECISO QUE UMA FORÇA TODO-PODEROSA A SUSTENTASSE. QUANDO CHEGOU PARA ELA O MOMENTO DE RECEBER A ETERNA RECOMPENSA, O ALTÍSSIMO NÃO TEVE SENÃO QUE SUPRIMIR ESSA FORÇA MISTERIOSA. ENTÃO O ARDOR DE SUA IMENSA CARIDADE ABATEU A VIRGEM PURÍSSIMA, E SUA ALMA DE RAINHA VOOU PARA OS CÉUS COM AS ASAS DE SEU AMOR.

A HISTÓRIA NÃO NOS RELATOU AS CISCUNSTÂNCIAS E A DATA DESSE BEM-AVENTURADO TRANSE. TRADIÇÕES VENERÁVEIS NOS DÃO ENTRETANTO CERTOS DETALHES, QUE SEM ENGAJAR NOSSA FÉ TOCAM NOSSA PIEDADE. O ANJO GABRIEL, QUE A HAVIA SAUDADO CHEIA DE GRAÇA, VISITOU-A NAVAMENTE E LHE ANUNCIOU A NOTICIA DE SUA PRÓXIMA PARTIDA. UMA ALEGRIA MARAVILHOSA INUNDOU A ALMA DE MARIA.

A PARTIR DAÍ AS FORÇAS LHE DECLINARAM RAPIDAMENTE. OS APÓSTOLOS, QUE CIRCUNSTÂNCIAS PROVIDENCIAIS HAVIAM REUNIDO EM JERUSALÉM, CERCAVAM O LEITO EM QUE ENLANGUESCIA SUA MÃE. ELA OS ABENÇOOU COM TODA A TERNURA E LHES PROMETEU ATENDER SEMPRE AS ORAÇÕES DE SEUS FILHOS DA TERRA. DEPOIS LEVANTOU OS OLHOS PARA O CÉU. JESUS RADIANTE DE GLÓRIA, SE INCLINAVA PARA ELA, E NUMA CARÍCIA FILIAL CONDUZIU SUA ALMA AO REINO ETERNO.

QUANDO A IMACULADA EXALOU O ÚLTIMO SUSPIRO, OS APÓSTOLOS LHE PREPARAVAM PIEDOSAMENTE OS FUNERAIS. ENTERRARAM-NA SEGUNDO OS COSTUMES JUDAICOS, DEPOSITANDO-A NUM TÚMULO QUE SE ENCONTRAVA – SEGUNDO SE CRÊ – NA VIZINHANÇA IMEDIATA DE GETHSÊMANI. AS CONSEQÜÊNCIAS DA MORTE NÃO DEVIAM ATINGIR O CORPO QUE A PRESENÇA REAL DO VERBO ENCARNADO HAVIA SANTIFICADO. COMO PODERIA A CORRUPÇÃO OUSAR ATACAR A CARNE VIRGINAL, DA QUAL TINHA QUERIDO NASCER PARA O TEMPO A PUREZA ETERNA INCORRUPTÍVEL? O DEUS FEITO HOMEM NÃO TARDOU EM RESSUSCITAR SUA MÃE.

POR QUANTO TEMPO O CORPO DE MARIA FICOU NO SEPULCRO? NADA SABEMOS DE CERTO A ESSE RESPEITO. PENSA-SE GERALMENTE QUE, PARA TORNAR NOSSA SENHORA MAIS CONFORME Á DIVINA SEMELHANÇA, NA AURORA DO TERCEIRO DIA JESUS A RESSUSCITOU E A TRANSPORTOU AOS CÉUS. OS PADRES DA IGREJA DESCREVERAM LONGAMENTE EM SEUS DISCURSOS A ENTRADA TRIUNFAL DA IMACULADA NO PARAÍSO. ELES NO-LA MOSTRAM ELEVANDO-SE ACIMA DOS SANTOS E ANJOS, SUBINDO SEMPRE MAIS ALTO NOS CIMOS DE GLÓRIA INACESSÍVEIS ÁS OUTRAS CRIATURAS. ELA SE DETÉM DIANTE DO TRONO IMORTAL, QUE O SALVADOR LHE PREPAROU JUNTO DO SEU. A TRINDADE ADORÁVEL LHE COLOCA SOBRE A FRONTE O DIADEMA DA REALEZA E A PROCLAMA SOBERANA DE TODO O UNIVERSO. MARIA RECEBE O TESOURO DAS GRAÇAS MERECIDAS PELO SANGUE REDENTOR, HAURINDO DAÍ A MANCHEIAS OS DONS CELESTIAIS QUE SUA INCOMPARÁVEL BONDADE DISTRIBUI CONFORME SUA MISERICÓRDIA E SEU AMOR.

FALAMOS COM FREQÜÊNCIA, AO LONGO DESTA OBRA, DO PODER QUE A MÃE DE CRISTO POSSUI NO CÉU. CARO LEITOR, CUMPRE-VOS TIRAR DESTAS MEDITAÇÕES UMA CERTEZA ABSOLUTA;- A SANTÍSSIMA VIRGEM NÃO SE RECUSARÁ JAMAIS A OUVIR VOSSAS PRECES. AINDA QUE PARA ATENDÊ-LAS DEVESSE REALIZAR UM MILAGRE, SE ESSE MILAGRE FOSSE NECESSÁRIO Á VOSSA SALVAÇÃO ELA NÃO HESITARIA EM FAZÊ-LO. TAL A CRENÇA UNIVERSAL DA IGREJA. SE QUEREIS TORNAR SÓLIDA EM VÓS ESSA CONVICÇÃO, PERCORREI OS INÚMEROS VOLUMES DOS SANTOS E DOS TEÓLOGOS.

ALGUNS DIAS APÓS A MORTE DE MARIA – CONTA UMA ANTIGA LENDA – OS APÓSTOLOS, DESOLADOS POR HAVEREM PERDIDO SUA MÃE, QUISERAM CONTEMPLAR-LHE PELA ÚLTIMA VEZ OS RESTOS ENDITOS.

FORAM VISITÁ-LA EM SEU TÚMULO. RETIRARAM A GRANDE LAJE QUE FECHAVA A ENTRADA E PENETRARAM NA GRUTA SEPULCRAL.

O CORPO DA IMACULADA NÃO ESTAVA MAIS LÁ. SOBRE A PEDRA NA QUAL A HAVIAM COLOCADO NÃO ENCONTRARAM SENÃO FLORES FRESCAMENTE DESABROCHADAS.

UM PERFUME DE SUAVE ODOR DALI SE EXALAVA, O QUE OS FEZ REJUBILAR DELICIOSAMENTE E OS RECONFORTOU.

ESSA LENDA, QUE REMOTA AOS PRIMEIROS SÉCULOS DO CRISTIANISMO, NÃO APRESENTA TALVEZ TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA AUTENTICIDADE. MAS POSSUI AO MENOS UM DUPLO MÉRITO;-

ATESTA A CRENÇA INQUEBRANTÁVEL DA IGREJA NA ASSUNÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM E NOS MOSTRA, DE MODO GRACIOSO, AS ALEGRIAS QUE NOS PROPORCIONA A DEVOÇÃO A NOSSA MÃE DO CÉU.

GUARDAI PRECIOSAMENTE O AMOR DE MARIA EM VOSSO CORAÇÃO, E NESSE CORAÇÃO – ÁS VEZES TÃO ANGUSTIADO, TALVEZ TÃO CULPADO – MARIA FARÁ DESABROCHAR FLORES QUE JAMAIS FENECERÃO.

 

 

NÃO É O PECADOR QUE REGRESSA A DEUS PARA LHE PEDIR PERDÃO, MAS É O PRÓPRIO DEUS QUE CORRE ATRÁS DO PECADOR E O FAZ VOLTAR PARA ELE.    SÃO JOÃO MARIA VIANNEY.

SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!

SALVADOR DO MUNDO, QUE PELOS MÉRITOS DA REDENÇÃO PRESERVASTES A VOSSA MÃE DE TODA A MANCHA DE PECADO;- LIVRAI-NOS TAMBÉM DE TODO PECADO.

            REDENTOR NOSSO, QUE FIZESTES DA IMACULADA VIRGEM MARIA O TABERNÁCULO PURÍSSIMO DA VOSSA PRESENÇA E O SACRÁRIO DO ESPÍRITO SANTO, FAZEI DE NÓS TEMPLOS VIVOS DO VOSSO ESPÍRITO. AMÉM. ORAÇÃO DAS HORAS.-------------------------------

DIVINO ESPÍRITO SANTO - ORAÇÃO SÃO LUÍS DE MONTFORT


 
 

                        INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

 

DIVINO ESPÍRITO SANTO, CONCEDEI-ME TODAS AS GRAÇAS E PLANTAI,

 REGAI E CULTIVAI NA MINHA ALMA A AMÁVEL MARIA,

 QUE É A VERDADEIRA ÁRVORE DA VIDA PARA QUE CRESÇA,

 FLORESÇA E DÊ FRUTOS DE VIDA COM ABUNDÂNCIA.

ESPÍRITO SANTO DAÍ-ME UMA GRANDE DEVOÇÃO

E UM GRANDE AFETO

                        PARA COM A VOSSA DIVINA ESPOSA.

            UNI-ME BEM AO SEU SEIO MATERNO

            E FAZEI-ME RECORRER CONTINUAMENTE Á SUA MISERICÓRDIA,

                        PARA QUE NELA FOMEIS EM MIM JESUS CRISTO AO NATURAL,

DESENVOLVIDO E FORTE, ATÉ Á PLENITUDE DA SUA IDADE

                        PERFEITA. ASSIM SEJA.

 

=============================================================================

 

            A FELICIDADE NASCE COMO AS ROSAS;- DOS ESPINHOS E DOS TRABALHOS. SAAVEDRA FAJARDO.

 

            NÃO É TRISTE MUDAR DE VIDA. TRISTE É NÃO TER IDEIA PARA MUDAR.   BARÃO DE ITARARÉ.

 

            AS TRANSFORMAÇÕES DA ALMA SÃO LENTAS;- NÃO SE FAZEM SENÃO COM A DOR MULTIPLICADA PELO TEMPO.  P. DIDON ---------------------------------------------------------------------

 

MARIA PARA SEUS FIÉIS  - ORAÇÃO SÃO LUÍS MARIA DE MONTFORT.

 

 

            AVE MARIA, FILHA BEM-AMADA DO ETERNO PAI;- AVE MARIA, MÃE ADMIRÁVEL DO FILHO;- AVE MARIA, ESPOSA DILETÍSSIMA DO ESPÍRITO SANTO;- AVE MARIA, MINHA QUERIDA MÃE, AMÁVEL SENHORA MINHA E MINHA POSEROSA SOBERANA;- AVE MARIA, MINHA ALEGRIA, MINHA GLÓRIA, MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA!

 

            VÓS SOIS TODA MINHA POR MISERICÓRDIA, E EU SOU TODO VOSSO POR JUSTIÇA;- E AINDA NÃO O SOU BASTANTE;- A VÓS ME DOU TOTALMENTE DE NOVO, COMO ESCRAVO ETERNO, SEM NADA RESERVAR PARA MIM NEM PARA OUTREM.

            SE ALGUMA COISA VIRDES AINDA EM MIM QUE NÃO VOS PERTENÇA, SUPLICO-VOS QUE A TOMEIS NESTE MOMENTO, E QUE VOS TORNEIS A SENHORA ABSOLUTA DAS MINHAS FACULDADES;- QUE NELAS DESTRUAIS, DESENRAIZEIS E ANIQUILEIS TUDO AQUILO QUE DESAGRADA A DEUS, E NELAS PLANTEIS, ELEVEIS E OPEREIS TUDO AQUILO QUE VOS AGRADAR.

 

            QUE A LUZ DA VOSSA FÉ DISSIPE AS TREVAS DO MEU ESPÍRITO;- QUE A VOSSA HUMILDADE PROFUNDA OCUPE O LUGAR DO MEU ORGULHO;- QUE A VOSSA CONTEMPLAÇÃO SUBLIME SUSTENTA AS DISTRAÇÕES DA MINHA IMAGINAÇÃO VAGABUNDA;- QUE A VOSSA VISÃO CONTÍNUA DE DEUS ENCHA A MINHA MEMÓRIA COM A SUA PRESENÇA;-

            QUE O FOGO DE CARIDADE DO VOSSO CORAÇÃO DILATE E ABRASE A TIBIEZA E A FRIEZA DO MEU;- QUE AS VOSSAS VIRTUDES SUBSTITUAM OS MEUS PECADOS;- QUE OS VOSSOS MÉRITOS SEJAM O MEU ORNAMENTO E O MEU SUPLEMENTO DIANTE DE DEUS.

 

            ENFIM, MINHA MÃE QUERIDA E AMABILÍSSIMA, FAZEI, SE É POSSÍVEL, QUE EU NÃO TENHA OUTRO ESPÍRITO SENÃO O VOSSO PARA CONHECER JESUS CRISTO E AS SUAS DIVINAS VONTADES;-

            QUE NÃO TENHA OUTRA ALMA SENÃO A VOSSA PARA LOUVAR E GLORIFICAR O SENHOR;- QUE NÃO TENHA OUTRO CORAÇÃO SENÃO O VOSSO PARA AMAR A DEUS COM AMOR PURO E ARDENTE COMO VÓS.

 

            NÃO VOS PEÇO NEM VISÕES, NEM REVELAÇÕES, NEM PRAZERES MESMO ESPIRITUAIS. A VÓS PERTENCE VER CLARAMENTE, SEM TREVAS;- A VÓS CABE SABOREAR PLENAMENTE, SEM AMARGURA;- A VÓS CABE TRIUNFAR GLORIOSAMENTE Á DIREITA DE VOSSO FILHO NO CÉU, SEM HUMILHAÇÃO ALGUMA;- A VÓS CABE ORDENAR ABSOLUTAMENTE AOS ANJOS, AOS HOMENS E AOS DEMÔNIOS, SEM RESISTÊNCIA E, ENFIM, DISPOR, SEGUNDO A VOSSA VONTADE, DE TODOS OS BENS DE DEUS, SEM RESERVA ALGUMA.

 

            EIS, DIVINA MARIA, A ÓTIMA PARTE QUE O SALVADOR VOS DEU E QUE JAMAIS VOS SERÁ TIRADA, O QUE ME DÁ GRANDE ALEGRIA.

            QUANTO A MIM, NÃO QUERO, NESTE MUNDO, OUTRA ALEGRIA SENÃO AQUELA QUE VÓS TIVESTES, ISTO É;- CRER PURAMENTE, SEM NADA SABOREAR NEM VER,

            SOFRER ALEGREMENTE, SEM CONSOLAÇÃO DAS CRIATURAS;- MORRER CONTINUAMENTE PARA MIM MESMO, SEM DESCANSO;-

            TRABALHAR RESOLUTAMENTE PARA VÓS ATÉ Á MORTE, SEM INTERESSE ALGUM, COMO O MAIS VIL DOS VOSSOS ESCRAVOS.

            A GRAÇA ÚNICA QUE VOS PEÇO, POR PURA MISERICÓRDIA, É QUE, TODOS OS DIAS E MOMENTOS DA MINHA VIDA, EU DIGA TRÊS VEZES AMÉM.

            ASSIM SEJA, A TUDO O QUE VÓS FIZESTES NA TERRA QUANDO NELA VIVÍEIS;- ASSIM SEJA A TUDO O QUE FAZEIS PRESENTEMENTE NO CÉU;-

            ASSIM SEJA A TUDO O QUE FAZEIS NA MINHA ALMA, PARA QUE NELA NÃO HAJA NADA SENÃO VÓS PARA GLORIFICAR PLENAMENTE A JESUS EM MIM DURANTE O TEMPO E A ETERNIDADE. ASSIM SEJA.

 

=============================================================================

 

            A PAZ É A ORDEM, A HARMONIA EM CADA UM DE NÓS, É UMA CONTÍNUA ALEGRIA QUE NASCE DO TESTEMUNHO.   SÃO PIO DE PIETRELCINA.

 

            TEM SE DITO QUE É IMPORTANTE AMAR A DEUS.... E É VERDADE. MAS, O MAIS IMPORTANTE É QUE DEUS NOS AMA.      PIET VAN BREEMEN.

 

            O PRESENTE É A SOMBRA QUE SE MOVE SEPARANDO O ONTEM DO AMANHÃ. NELA REPOUSA A ESPERANÇA.   FRANK LLOYD WRIGHT.

 

QUEM SÓ PENSA EM SI NÃO TEM TEMPO PARA SER LIVRE PARA OS OUTROS. FREI TONIN.