sábado, 7 de maio de 2016

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO. QUAL A DIFERENÇA? PAPA FRANCISCO.


 
 

            A MISERICÓRDIA É DIVINA, ESTÁ RELACIONADA COM O JULGAMENTO SOBRE O NOSSO PECADO. A COMPAIXÃO TEM UM ROSTO MAIS HUMANO. SIGNIFICA SOFRER COM, SOFRER JUNTOS, NÃO PERMANECER INDIFERENTE Á DOR E AO SOFRIMENTO ALHEIO. É AQUILO QUE JESUS SENTIA QUANDO VIA A MULTIDÃO QUE O SEGUIA. CONVIDOU OS APÓSTOLOS PARA IR SEPARADAMENTE, NUM LOCAL SECRETO, ESCREVE MARCOS NO SEU EVANGELHO. A MULTIDÃO OS VIU DE BARCO, PERCEBEU PARA ONDE IAM E DIRIGIU-SE PARA LÁ A PÉ, CHEGANDO ANTES DELES.

 JESUS DESCEU DO BARCO E VIU UMA GRANDE MULTIDÃO E ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELES, PORQUE ERAM COMO OVELHAS QUE NÃO TÊM PASTOR. E COMEÇOU, ENTÃO, A ENSINAR-LHES MUITAS COISAS.

            PENSEMOS NA BELÍSSIMA PÁGINA QUE DESCREVE A RESSURREIÇÃO DO FILHO DA VIÚVA DE NAIM, QUANDO JESUS, CHEGANDO ÁQUELA ALDEIA DA GALILEIA, SE COMOVE PERANTE AS LÁGRIMAS DESSA SENHORA, VIÚVA, DESTRUÍDA PELA PERDA DO SEU ÚNICO FILHO. ELE LHE DIZ;- NÃO CHORES! ESCREVE LUCAS;- AO VÊ-LA, O SENHOR ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELA. O DEUS FEITO HOMEM SE DEIXA COMOVER PELA MISÉRIA HUMANA, PELA NOSSA NECESSIDADE, PELO NOSSO SOFRIMENTO.

            O VERBO GREGO QUE TRADUZ ESTA COMPAIXÃO É- E DERIVA DA PALAVRA QUE INDICA AS VÍSCERAS OU O ÚTERO MATERNO. É SEMELHANTE AO AMOR DE UM PAI E DE UMA MÃE QUE SE COMOVEM PROFUNDAMENTE PELO SEU FILHO;- É UM AMOR VISCERAL. DEUS NOS AMA DESTA FORMA COM COMPAIXÃO E COM MISERICÓRDIA.

 JESUS NOS OLHA PARA A REALIDADE DO EXTERIOR SEM SE DEIXAR TOCAR, COMO SE TIRASSE UMA FOTOGRAFIA;- ELE SE DEIXA ENVOLVER. É DESTA COMPAIXÃO QUE PRECISAMOS HOJE, PARA VENCER A GLOBALIZAÇÃO DA INDIFERENÇA. É DESTE OLHAR QUE PRECISAMOS QUANDO NOS ENCONTRAMOS PERANTE UM POBRE, UM MARGINALIZADO, UM PECADOR.

            UMA COMPAIXÃO QUE SE NUTRE DA CONSCIÊNCIA DE QUE TAMBÉM SOMOS PECADORES.

            QUE AFINIDADES E DIFERENÇAS EXISTEM ENTRE A MISERICÓRDIA DE DEUS E A DOS HOMENS?

            ESTE PARALELO PODE SER FEITO PARA CADA VIRTUDE E PARA CADA ATRIBUTO DE DEUS. CAMINHAR PELA ESTRADA DA SANTIDADE SIGNIFICA VIVER NA PRESENÇA DE DEUS, SER IRREPREENSÍVEL, DAR A OUTRA FACE, OU SEJA, IMITAR A SUA INFINITA MISERICÓRDIA.

            SE ALGUÉM TE FORÇAR A ACOMPANHÁ-LO POR UM QUILÔMETRO, CAMINHA DOIS COM ELE;- E SE ALGUÉM TOMAR O TEU MANTO, DEIXE LEVAR TAMBÉM A TÚNICA. DÁ A QUEM TE PEDIR, E NÃO VIRE AS COSTAS A QUEM TE PEDE EMPRESTADO. E POR FIM;- ORA, EU VOS DIGO;- AMAI OS VOSSOS INIMIGOS W ORAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUEM!

 

            VÁRIOS ENSINAMENTOS DO EVANGELHO NOS AJUDAM A PERCEBER A IMENSA MISERICÓRDIA, A LÓGICA DE DEUS.

            JESUS ENVIA OS SEUS NÃO COMO DETENTORES DE UM PODER OU COMO OS DONOS DA LEI. ELES OS ENVIA AO MUNDO, PEDINDO A ELES QUE VIVAM NA LÓGICA DO AMOR E DA GRATUIDADE.

            O ANÚNCIO CRISTÃO SE TRANSMITE ACOLHENDO QUEM ESTÁ EM DIFICULDADE, ACOLHENDO O EXCLUÍDO, O MARGINALIZADO, O PECADOR.

            NO EVANGELHO, LEMOS A PARÁBOLA DO REI E DOS CONVIDADOS PARA AS NÚPCIAS DE SEU FILHO.

            ACONTECE QUE NÃO SE APRESENTAM AQUELES QUE FORAM CONVIDADOS, OU SEJA, OS MELHORES SÚDITOS, OS MAIS PERFEITOS, QUE DEIXAM CAIR NO VAZIO O CONVITE, PORQUE ESTÃO DEMASIADO PRESOS ÁS SUAS OCUPAÇÕES.

            ASSIM, O REI ORDENA AOS SERVOS PARA IREM ÁS RUAS, ÁS PRAÇAS, E REUNIR TODOS AQUELES QUE ENCONTRAREM, BONS E MAUS, PARA FAZÊ-LOS PARTICIPAR DO BANQUETE.

 

 

                                   

            SOFREMOS DEMASIADO PELO POUCO QUE NOS FALTA E ALEGRAMO-NOS POUCO PELO MUITO QUE TEMOS.   WILLIAM SHAKESPEARE.

 

            A ORAÇÃO É A CHAVE DOS MISTÉRIOS DIVINOS.   GREGÓRIO PALAMAS.

 

NÃO DEVEMOS TER MEDO DOS CONFRONTOS, ATÉ OS PLANETAS SE CHOCAM E DO CAOS NASCEM AS ESTRELAS.       CHARLES CHAPLIM.

 

            NÃO TEM COPO DE VIDRO TÃO DELICADO COMO A VIDA, E BASTA A MENOR COISA PARA DESPOJARMOS DELA.    SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA.

 

 

O ÚNICO HOMEM QUE JAMAIS ERRA É AQUELE QUE UNCA FAZ NADA. ELEANOR ROOSEVELT.

 

Nenhum comentário: