sábado, 7 de maio de 2016

A UNÇÃO DOS ENFERMOS – BRUNO FORTE


 
 

A FRAQUEZA E Á FRAGILIDADE DA CRIATURA NO TEMPO DA DOENÇA E DA ENFERMIDADE, VEM AO ENCONTRO O SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS. ELE MANIFESTA A VITÓRIA QUE O SENHOR ALCANÇA SOBRE O PECADO E AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS;- JESUS COMEÇOU A PERCORRER TODAS AS CIDADES E POVOADOS, ENSINANDO EM SUAS SINAGOGAS, PROCLAMANDO A BOA-NOVA DO REINO DE DEUS E CURANDO TODO O TIPO DE DOENÇA E DE ENFERMIDADE.

            ESSE PODER DE ANUNCIAR E REALIZAR O ACONTECIMENTO VITORIOSO DA GRAÇA TAMBÉM EM RELAÇÃO ÁS ENFERMIDADES É DADO PELO SENHOR AOS APÓSTOLOS;- CHAMANDO OS DOZE DISCÍPULOS, JESUS DEU-LHES PODER PARA EXPULSAR OS ESPÍRITOS IMPUROS E CURAR TODO O TIPO DE DOENÇA E DE ENFERMIDADE...- JESUS ENVIOU ESSES DOZE, COM AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES...- NO VOSSO CAMINHO, PROCLAMAI;- O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO. CURAI OS DOENTES, RESSUSCITAI OS MORTOS, PURIFICAI OS LEPROSOS, EXPULSAI OS DEMÔNIOS.

            OS APÓSTOLOS CUMPREM A ORDEM TAMBÉM UTILIZANDO O SINAL DA UNÇÃO;- ELES, ENTÃO, SAÍRAM PARA PROCLAMAR QUE O POVO SE CONVERTESSE. EXPULSAVAM MUITOS DEMÔNIOS, UNGIAM COM ÓLEO NUMEROSOS DOENTES E OS CURAVAM. E A CARTA DE TIAGO ATESTA COMO ESSA PRÁTICA CONTINUOU NA IGREJA DAS ORIGENS;- ALGUÉM DENTRE VÓS ESTÁ DOENTE? MANDE CHAMAR OS PRESBÍTEROS DA IGREJA, PARA QUE OREM SOBRE ELE, UNGINDO-O COM ÓLEO NO NOME DO SENHOR. A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O ENFERMO, E O SENHOR O LEVANTARÁ. E SE TIVER COMETIDO PECADOS, RECEBERÁ O PERDÃO. A FÉ DA IGREJA RECONHECEU, POR ISSO, NA UNÇÃO E NA ORAÇÃO FEITAS PELO SACERDOTE SOBRE O ENFERMO, O SINAL SACRAMENTAL DO ADVENTO DA GRAÇA EM SOCORRO DA FRAQUEZA E DA DOENÇA, QUE TÃO FORTEMENTE MARCAM A CONDIÇÃO HUMANA.

            TAMBÉM NO SACRAMENTO DA UNÇÃO, A TRINDADE ESTÁ PRESENTE E OPERANTE, NA RIQUEZA DAS RELAÇÕES PRÓPRIAS DE CADA UMA DAS PESSOAS DIVINAS.

 – EM RELAÇÃO AO PAI, A UNÇÃO É O SACRAMENTO DA OFERTA DO SOFRIMENTO DO ENFERMO E DA GRAÇA COM A QUAL DEUS O ACOLHE, VALORIZANDO A EXPERIÊNCIA DA DOR E DA ENFERMIDADE COMO CAMINHO DE REDENÇÃO E DE SALVAÇÃO. POR ISSO, A IGREJA SE DIRIGE AO PAI PEDINDO QUE AQUELE QUE RECEBE NA FÉ A UNÇÃOPOSSA SENTIR ALÍVIO EM SUAS DORES E CONFORTO NA SUA FRAQUEZA

            - EM RELAÇÃO AO FILHO, O ACONTECIMENTO SACRAMENTAL DA UNÇÃO UNE A PAIXÃO DO HOMEM Á PAIXÃO DE CRISTO E APLICA A ELA OS MÉRITOS DO SALVADOR, ATINGINDO-A COM A FORÇA DA SUA VITÓRIA PASCAL SOBRE O PECADO E SOBRE A MORTE E FAZENDO DA ENFERMIDADE UMA PARTICIPAÇÃO NA CRUZ E RESSURREIÇÃO DO SENHOR PARA BENEFÍCIO DE TODA A IGREJA;- PELA SAGRADA UNÇÃO DOS ENFERMOS E PELA ORAÇÃO DOS PRESBÍTEROS, A IGREJA TODA ENTREGA OS DOENTES AOS CUIDADOS DO SENHOR SOFREDOR E GLORIFICADO, PARA QUE OS ALIVIE E SALVE. EXORTA-OS A QUE LIVREMENTE SE ASSOCIEM Á PAIXÃO E Á MORTE DE CRISTO, E CONTRIBUAM PARA O BEM DO POVO DE DEUS.

            FINALMENTE, EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, A UNÇÃO ESTABELECE A COMUNHÃO SOLIDÁRIA DOS ENFERMOS COM TODA A IGREJA NO VÍNCULO REALIZADO PELO CONSOLADOR, GRAÇAS AO QUAL A COMUNIDADE E O INDIVÍDUO RECIPROCAMENTE SE AJUDAM NA HORA DO SOFRIMENTO E DA PROVA. POR ISSO, O SACERDOTE, UNGINDO COM O ÓLEO O ENFERMO NA FRONTE E NAS MÃOS, LHE DIZ;- POR ESTA SANTA UNÇÃO E PELA SUA PIÍSSIMA MISERICÓRDIA, O SENHOR VENHA EM TEU AUXÍLIO COM A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE, LIBERTO DOS TEUS PECADOS, ELE TE SALVE E, NA SUA BONDADE, ALIVIE OS TEUS SOFRIMENTOS. ASSIM, TAMBÉM A CONDIÇÃO DE FRAQUEZA E APARENTE INUTILIDADE PODE SE TORNAR CAMINHO DE SERVIÇO AOS OUTROS E EXPERIÊNCIA DO BENEFÍCIO DA SUA SOLIDARIEDADE ESPIRITUAL.

            A UNÇÃO- ENCONTRO SACRAMENTAL DA TRINDADE COM A DOENÇA E O SOFRER HUMANO – MANIFESTA, ENTÃO, A POSSIBILIDADE DE UMA DOR SALVÍFICA, NA QUAL O CRISTÃO, ESCONDIDO COM CRISTO EM DEUS, VIVA A EXPERIÊNCIA DA ENFERMIDADE COMO OFERTA DE AMOR AO PAI E COMUNHÃO SOLIDÁRIA COM OS HOMENS. TRANSFORMA ASSIM, A DOR EM AMOR E ACOLHE OS FRUTOS DA CURA E DA VIDA, QUE O DEUS VIVO PODE REALIZAR NA INTERIORIDADE DO CORAÇÃO E NA SUA MESMA IRRADIAÇÃO CORPÓREA.

            A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DOS ENFERMOS, PORTANTO, EXIGE E ESTIMULA UMA FÉ TÃO PROFUNDA, QUE RECONHECE A BONDADE DIVINA TAMBÉM NO TEMPO DA DOENÇA, E UMA CONFIANÇA, TÃO GRANDE, QUE SE ABRE NA OFERTA E NO DOM DE SI PARA TODAS AS POSSÍVEIS SURPRESAS DO ETERNO;- PONHO MINHA ESPERANÇA NO SENHOR, QUE ESCONDEU SUA FACE DA CASA DE JACÓ, FICO ESPERANDO POR ELE. VERDADEIRAMENTE, PARA QUEM CRÊ EM DEUS E A ELE SE ENTREGA PERDIDAMENTE, NADA NUNCA É PERDIDO;- NEM MESMO A APARENTE INUTILIDADE DO CAMINHO DOLOROSO DA DOENÇA E DA ENFERMIDADE.

 

 

                                   OREMOS;-

 

 DEUS DA VIDA, TU QUE ENTREGASTE Á MORTE O TEU FILHO ÚNICO POR NOSSO AMOR, CONCEDE-NOS EXPERIMENTAR A FORÇA CONSOLADORA E CURADORA DESTE TEU AMOR MISERICORDIOSO, E OFERECER A TI A NOSSA DOR EM COMUNHÃO COM TODA A HISTÓRIA DA PAIXÃO DO MUNDO.

 

            SENHOR JESUS CRISTO, QUE TE ENTREGASTE POR NÓS NO SUPREMO ABANDONO DA CRUZ, CONCEDE-NOS SENTIR A TUA PROXIMIDADE NA HORA DA CRUZ E COMPARTILHAR CONTIGO A OFERTA, QUE MUDA O CORAÇÃO E A VIDA.

 

                        ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR, QUE UNES O ABANDONADO DA CRUZ

ÁQUELE QUE O ABANDONA, FAZE QUE RECONHEÇAMOS,

                        NO SINAL SACRAMENTAL DA UNÇÃO,

                        A FORÇA DE VIDA DERRAMADA PELO RESSUSCITADO

E QUE ACREDITEMOS, PELA TUA GRAÇA,

                        NA FORÇA DO AMOR, QUE TRANSFORMA A DOR

E VENCERÁ A MORTE.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

PAI SANTO, QUE FIZESTES VOSSO AMADO FILHO PASSAR DAS TREVAS DA MORTE PARA A LUZ DA GLÓRIA, - DAÍ-NOS CHEGAR, UM DIA, Á LUZ ADMIRÁVEL DO VOSSO REINO ETERNO. – ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A LUZ DE CRISTO!

 

VÓS, QUE NOS SALVASTES PELA FÉ, FAZEI-NOS VIVER HOJE FIELMENTE SEGUNDO AS PROMESSAS DO NOSSO BATISMO.

 

VÓS, QUE MANDAIS BUSCAR SEMPRE AS COISAS DO ALTO, ONDE CRISTO ESTÁ SENTADO Á VOSSA DIREITA. – LIVRAI-NOS DA SEDUÇÃO DO PECADO.

 

FAZEI QUE A NOSSA VIDA ESCONDIDA EM VÓS COM CRISTO, BRILHE AO MUNDO PARA ANUNCIAR A TODOS OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA.   ORAÇÃO DAS HORAS.

 

Nenhum comentário: