terça-feira, 17 de abril de 2018

O BÁSICO DA ORAÇÃO É O AMOR - FREI PATRÍCIO SCIADINI



            Um dia, depois de eu ter explicado sobre as várias formas de oração e a maneira de se relacionar com Deus, alguém levantou a mão e disse;- Frei, o que eu queria entender é;- qual é o básico da oração? Será o amor? Essa pergunta-resposta desfez em poucos instantes toda a minha cultura oracional e me fez compreender que rezar é entrar no coração do nosso diálogo com Deus;- o amor. O essencial, a força que nos leva a procurar alguém, é sentir-se atraído por esse alguém, saber que ele nos ama e que o amamos de verdade. Existem mais de mil maneiras de preparar o arroz. O que faz a diferença é o tempero usado. O básico, porém, não muda;- o arroz! Este exemplo pode nos ajudar a compreender o que o catecismo diz;-
            Na tradição viva da oração, cada igreja propõe aos fiéis, segundo o contexto histórico, social e cultural, a linguagem de sua oração;- palavras, melodias, gestos, iconografia. Cabe ao magistério discernir a fidelidade desses caminhos de oração á tradição da fé apostólica, e compete aos pastores e aos catequistas explicar seu sentido, sempre relacionado com Jesus Cristo.
            Em todas as igrejas há um jeito de se dirigir a Deus;- costumes, métodos, liturgia...sabemos que Deus é infinitamente grande, amoroso e por isso merece ser louvado e receber nossa gratidão por tudo o que acontece em nossa vida;- ou assumirmos atitude de súplica ou de intercessão, para que Ele se manifeste em socorro da miséria e das necessidades humanas. Há quem se sinta bem repetindo por dezenas de vezes a mesma invocação, contemplando um ícone, acendendo velas diante de uma imagem, ou, quem sabe, prostrando-se silenciosamente diante da presença de Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.
            A missão de pregadores, catequistas, e sacerdotes não é destruir as velhas fórmulas de oração ou forçar as pessoas a assumir outras novas e ás vezes complicadas. Ao contrário, é educar, comunicando o segredo da oração;- o amor a Deus – a quem adoramos, e o amor ao irmão, com quem convivemos. A oração deve ter sempre IDA E VOLTA;- SUBIR DA TERRA PARA O CÉU E VOLTAR PARA A TERRA....

UM PEGI DE UMA MÃE DE SANTO - EDVINO AUGUSTO FRIDERICHS



            No dia 3 de fevereiro de 1963, fiz uma visita ao terreiro...- com o fim de enfronhar nos segredos de seu candomblé, dedicado a oxum, deusa do mar, sito no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Essa casa da nação bate só em dezembro e janeiro, encerrando suas atividades com as festas do Senhor do Bonfim. É nesse tempo que efetua as matanças, instrui e prepara as filhas de santo. Lastimei a circunstancia adversa de não poder mais assistir a uma gira. Em compensação ela me distinguiu com a sua confiança, desvendando-me muitos segredos do seu pegi, reservados somente aos iniciados. Tem um pequeno quadro de São Jerônimo, que corresponde por xangô caô. Ao lado desse santo aparece-nos riquíssimas variedade de miçangas multi coloridas, diz a mãe de santo, que as miçangas garantem a firmeza das entidades do astral.
            No centro do gongá, em cima, pende um crucifixo, Nosso Senhor do Bonfim, isto é ,Oxalá o deus supremo. Logo abaixo uma estátua de Nossa Senhora das Candeias, com o menino Jesus nos braços. Em plano inferior diversos santos representando entidades africanas;- 1- ogum Santo Antonio, 2-omulu São Lázaro,3- jansan Santa Barbara, 4- agaju São José, 5- oxosse São Jorge, 6- ibeji Santos Cosme e Damião.
            Ao lado esquerdo o caboclo tupinambá. Um quadro grande de abaloaê São Roque – Santa Barbará novamente jansan. Mais adiante aparece o caboclo pedra preta, e por aí vai....a vocês que estão querendo participar – ou melhor estão em dúvida de como sair desse emaranhado estranho de coisas o nome deste livro é ONDE OS ESPÍRITOS BAIXAM. Esse tema é longo, e me perdoem não tenho paciência pra tanto .... o que mais impressionou o autor desse livro é que é fato de a tal mãe de santo dizer pelo fim da conversa, que ela era católica e fazia questão de o ser, jamais falhando a uma missa aos domingos e dias santos, com comunhão mensal, nas primeiras sextas-feiras de cada mês.
            Eu a Edna estou cansada de ouvir – fui na missa e também tomei um passe... meu coração se entristece, por isso eu divulgo e dou a catequese necessária a cada um que ainda estão em duvida a respeito de seitas e religião. 
            SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS;- TEM COMPAIXÃO DE TODOS NÓS.    AMEM.

A RÚSSIA NA CRUZ - CATHERINE DE HUECK DOHERTY


            A peregrina era uma senhora idosa. Sendo outono, ela estava vestida com uma grossa saia preta feita a mão e uma blusa de lã. Nos pés tinha sapatos de couro feitos em casa e em seu ombro trazia um xale. Também usava um parka russo (um tipo de casaco), com lã de carneiro por dentro e coberto por fora com um material de lã pesado e escuro. Em seu peito usava um ícone pequeno, que era o sinal do peregrino. Tinha seus sessenta anos. vinha de um santuário de Nossa Senhora e estava a caminho de sua casa, a uns 110 km. Da nossa.
            A sala em que estávamos sentados era iluminada com luzes de querosene. Um clarão de fogo estalava na lareira. Nossa família e os empregados estavam todos sentados em volta da peregrina, ouvindo seu conto. Eu absorvia toda palavra com um coração que martelava em minhas costas. Ela nos contou sobre suas viagens e sobre a bela recepção que teve naquele lugar sagrado, a alegria que sua alma experimentou, a paz que teve. Daí continuou a contar que na volta tinha que passar por uma grande floresta. E foi isso o que nos contou.
            As florestas são lugares lindos, pois muitos santos nos tempos de outrora se escondiam nelas para evitar perseguições. Como vocês todos sabem, quando sua alma está em paz e o silencio de Deus reina em seu coração, todo o seu ser muda sob seu santo toque. Seus ouvidos podem ouvir as árvores louvando a Deus e as flores e grama bendizendo-o. e se você chorou por seus pecados e os de seus irmãos e se rezou para que o mundo todo venha a conhecer  a Deus e amá-lo, então Deus lhe concede a graça de ouvir coisas selvagens falarem sobre Ele- uma com as outras. Assim, as florestas são realmente lugares abençoados.
            Mas, como todos os cristãos sabem, as florestas também são lugares perigosos. Pois o príncipe do mal e seus anjos também gostam das florestas. Um cristão seria um tolo se não se benzesse 3 vezes antes de entrar numa floresta. E é bom também segurar um ícone quando atravessar uma floresta no crepúsculo ou durante a noite, invocando os nomes de Jesus e sua mãe Maria.
            Assim fiz antes de entrar na floresta da qual estou falando. Não tinha medo. A paz de Deus e seu silencio estavam comigo, pois havia chorado nos lugares sagrados pelos meus pecados e os pecados do mundo. Mas, mesmo assim, fiquei um pouco desconfortável quando caminhava nas profundezas da floresta. Senti com todo o meu ser que naquele momento o Senhor estava permitindo as forças do mal habitarem naquela floresta. Então, repetia os nomes de Jesus e Maria constantemente.
            Mas os caminhos de Deus não são os dos homens, como todos sabem do livro de Jó. Deus permitiu que ele fosse tentado. O mesmo aconteceu comigo. Pois, antes que soubesse, ouvi as árvores cochicharem entre si. Embora a noite estivesse calma, havia algo como um vento no meio delas. Estavam cochichando com medo e tremiam com a chegada do mal. Percebi que as criaturas selvagens da floresta começaram a fugir e se esconder. Comecei a me benzer, pois o sinal da cruz é poderoso contra o mal.
            A estrada se curvava um pouco. Logo após a curva estava diante de mim um homem! Não gostei de seus olhares. Mas o que poderia ele querer de mim uma peregrina? Dinheiro? Não tinha. Nunca levamos dinheiro em peregrinações. Comida? Já havia comido meu pão e o sal e havia muito pouca água em minha garrafa. Assim, não poderia me roubar. Nem o fez. Ele estava indo no mesmo caminho que eu, assim me disse, por isso me acompanhava. Ele não me saudou com o nome de Jesus, mas simplesmente me chamou de vovó.
            Ele me perguntou de onde vinha. Contei-lhe sobre o santuário que tinha visitado. Ele começou a rir e falar com estranha sabedoria que a religião era uma superstição a nós pregada pelos padres para nos conservar pobres e submissos aos ricos. Assim continuou, usando grandes palavras que eu entendia pela metade. Mas o que disse começou a me soar muito bem;- era verdade que nosso povo era pobre e explorado em muitos lugares. Sem perceber – vocês acreditam? Eu o estava ouvindo atentamente. De repente, me pareceu que ele estava dizendo a verdade.
            Então ele começou a falar sobre Nossa Senhora. Ele zombou dela. Mas daí, talvez ele não estivesse zombando tanto dela quanto de nós, que acreditamos que ela deu a luz ao Senhor e permaneceu virgem. Ele disse que isto era idolatria. Só então percebi o que ele estava dizendo! Como sabem, todo peregrino carrega água benta consigo. Não saímos sem ela. Em silêncio, peguei minha garrafa. Estava ficando escuro, assim ele não podia ver o que eu estava fazendo. Joguei água benta nele com o nome de Jesus e da Santa Trindade.
            Agora, vocês podem não acreditar, mas isto é tão verdadeiro quanto o Evangelho;- ele gritou. Contorceu-se e caiu no chão – e desapareceu, como se nunca tivesse estado ali. Mas antes de desaparecer, gritou;- toda a Rússia será coberta com sangue por causa das coisas que eu disse. Milhões pensarão como eu. Haverá choros, gemidos e lágrimas por toda esta terra.
            Vim para vencer e vencerei. E nem o se Deus nem sua Santa Mãe serão capazes de evitá-lo. Suas palavras foram tão terríveis que não tenho vergonha em dizer que caí no chão, desmaiada. Quando acordei, tudo estava escuro e eu estava morrendo de medo. Levantei-me e comecei a andar vagarosamente.
            De repente, havia uma grande luz no caminho e uma jovem, vestida como eu em vestes de peregrinação, com um ícone em seu peito, veio até mim e disse;- NÃO TENHA MEDO. É verdade o que o homem disse, mas ele não era um homem.
            Estas coisas acontecerão para que a Santa Rússia possa ficar na cruz com meu FILHO para redimir o mundo. A única maneira de o mundo ser redimido é através do sofrimento com meu FILHO. NÃO TENHA MEDO.
            Chegará um dia em que, sob o sinal de meu FILHO, guiarei a Rússia para mostrar a face de meu FILHO para o mundo.
            Depois ELA também desapareceu e eu vi as luzes do vilarejo. Esta história nos foi contada por uma peregrina;- ouvi quando tinha 9 anos de idade. Podem ou não acreditar, naturalmente, mas foi deste modo que nos foi contada, em nossa casa, diante da lareira, há tantos anos atrás.

ORAÇÃO DO JOVEM; CAPUCHINHOS DO PARANÁ.



            Obrigado, Senhor, pela juventude que tenho;- pela novidade, criatividade e também pela rebeldia que ás vezes aflora de minha personalidade em crescimento e aprimoramento.
            Senhor, se não tenho a sabedoria dos adultos e idosos;- quero dar meu contributo na construção do reino com entusiasmo e criatividade, e ser protagonista de uma nova sociedade.
            Quero ser uma força renovadora e transformadora de tudo quanto não é conforme a vontade do Pai.
            Quero ser amigo, acolhendo os outros com respeito e carinho como gostaria de ser acolhido;- confiando na capacidade dos outros e não sendo o centro das atenções.
            Quero respeitar as opiniões dos outros,ser irmão, saber ouvir, mais do que falar;- ser fiel aos compromissos assumidos, sincero, prudente e sempre mais responsável.
            Senhor, aceito estudar em grupo tudo aquilo que nos ajuda a crescer, ser apóstolo e seguidor de você.
            Aceito orar com os outros dentro de uma espiritualidade jovem, criativa e transformadora;- participar do lazer em grupo de amigos e amigas;- ser um jovem de ação, assumindo trabalhos concretos na comunidade e no mundo.
            Senhor, quero ser profeta, sacerdote, sal da terra e luz do mundo hoje, amanhã e sempre. Amem. !!!!   FELIZ PÁSCOA.

ORAÇÃO DA CRIANÇA;- CAPUCHINHOS DO PARANÁ.



            Querido Deus, gosto muito de você que é Pai e Mãe.
            Eu gosto muito do papai e da mamãe, dos meus irmãos e irmãs, dos amiguinhos, amiguinhas e de todas as crianças.
 Querido Pai do céu e da terra, obrigado por tudo;- pelos brinquedos, pela água, pela comida, pelos pássaros, pelas flores, pela escola, pela igreja, pelos bichinhos e por todas as coisas boas e bonitas que você e as pessoas fizeram por nós.
            Querido Pai do céu, eu peco saúde, alegria, amizade e felicidade para todos.
            Que todos tenham comida, recebam amor e carinho.
            Peço que todas as crianças gostem de você e de nossa querida Mãe do céu, Maria.
            Obrigado, ó meu Deus, porque você é muito bom e carinhoso para com todos. amém. !!!!

ORAÇÃO DA GESTANTE;- MISSIONÁRIOS CAPUCHINHOS DO PARANÁ.



            Senhor, recebi de vós o dom da maternidade. Muito obrigado pela confiança, dignidade e grandeza em ser mãe. Obrigado pelo amor e carinho que nasceu e cresce em mim na expectativa de ser colaboradora convosco, na continuidade do gênero humano.
            Obrigado pelo apoio, amor, carinho, dedicação, trabalho e paciência do meu esposo.
            Livrai-me, Senhor, de amizade com pessoas pessimistas, fracassadas, materialistas, egoístas, falsas e tristes, porque prejudicam minha vida e a tranquilidade da criança que se desenvolve em mim.
            Livrai-me do medo, de uma gestação difícil, da insegurança por falta de emprego, casa e saúde. Dai-me, Senhor, buscar conhecimentos, harmonia, afinação e diálogo com pessoas experientes, equilibradas, confiantes e corajosas.
            Dai-me ler e refletir sobre o nascimento de Isaac, Moisés, Josué, João Batista, Jesus Cristo e ler bons livros, que me levem a gerar e educar a criança;- imagem e filha de Deus! FELIZ PÁSCOA!!!!

ORAÇÃO DOS NAMORADOS - MISSIONÁRIOS CAPUCHINHOS DO PARANÁ



            Obrigado, Senhor, por ter chegado o tempo de namorar.
            Obrigado pela vivencia matrimonial de muitos casais que perseveraram no amor e fidelidade pelos anos afora.
            Obrigado pelo amor maravilhoso que nasceu e cresceu em nós, e nos fez encontrar e namorar.
            Mas, livrai-nos, Senhor, da paixão que cega e faz perder a cabeça, enquanto o amor liberta, respeita e faz a gente crescer e amadurecer.
            Livrai-nos do ciúme doentio, alcoolismo e irresponsabilidade diante do admirável dom da sexualidade.
            Livrai-nos do casamento minado pelo machismo, dominação, brigas contínuas, tristezas permanentes, nervosismo constante e imaturidade.
            E dai-nos, Senhor prepararmo-nos para o casamento, nos conhecendo e revelando mutuamente e profundamente.
             Dai-nos construir um lar feliz, cristão e santo, onde o homem é varonil, amadurecido e responsável;- e a mulher, bem feminina e efetivamente equilibrada.
            Dai-nos namorar em vista do casamento, procurando na união do matrimonio um ninho para a vida e a felicidade, sendo um para o outro graça, solicitude, fidelidade, intimidade, refúgio, amor, união estável e para sempre. Amem !  FELIZ PÁSCOA !   

HINO;- O. H.



            Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno  do Pai, Luz da Luz, invisível, que dos vossos remidos vigilantes cuidais.
            Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silencio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou.
            Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz.
            Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma.
            Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantem.
            Com o Pai e o Espírito Santo, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém.!!!!

            Ide logo dizer aos discípulos;- o Senhor ressurgiu, aleluia.
Glorifiquemos a Cristo Jesus, constituído pelo Pai herdeiro de todos os povos e rezemos;- Salvai-nos, Senhor, pela vossa vitória!
            Cristo, que pela vossa ressurreição, rompestes as portas do inferno, destruindo o pecado e a morte;- dai-nos- hoje e sempre, a vitória sobre o mal.
            Vós – que expulsastes a morte, dando-nos vida nova, fazei-nos hoje caminhar na novidade dessa vida.
            Vós, que nos fizestes passar da escravidão do pecado para a gloriosa liberdade de filhos de Deus;- concedei a vida eterna a todos os que encontrarmos neste dia.
            Vós, que confundistes os guardas de vosso sepulcro e alegrastes os discípulos com a vossa ressurreição;- enchei de alegria pascal todos aqueles que vos amam e servem.
                                   FELIZ PÁSCOA!

ARRANCAR MÁSCARAS;- JOHN POUWELL.



            É muito importante para todos nós enfrentar a questão de compreender e perdoar a nós mesmos. Tive um entendimento dessa questão que me ajudou muito. Assim como tenho de fazer um esforço para ser gentil e magnânimo em minhas relações com os outros, devo estender essa mesma gentileza e magnanimidade a mim mesmo.
            Sou tão complexo que não tenho condições de me julgar acuradamente ou de ter certeza sobre a extensão de minha responsabilidade. Não estou sugerindo que a gente escape com uma projeção do tipo;- O DIABO ME LEVOU A FAZER ISSO. Tenho de estar disposto a assumir a responsabilidade pelos meus atos e pelas suas consequências.
            Mesmo assim, é difícil saber com certeza quais são minhas intenções subjetivas. Sou uma fração, e as raízes de minha motivação estão todas embaralhadas.
            Apesar disso, posso encarar o fato de meus atos terem sido desordenados e de que posso ter machucado alguém. A medida de minha responsabilidade subjetiva por esses atos sempre terá algo misterioso, mesmo para mim. portanto, embora eu deva assumir minha responsabilidade, ao mesmo tempo devo continuar tentando compreender e perdoar a mim mesmo.
            De qualquer forma, um pedido de desculpas aos que machuquei, por ação ou omissão, continua na ordem do dia. Ao mesmo tempo, reconheço que sou um ser em processo, que Deus ainda não me terminou. Não estou prestes a me dissolver num oceano de pesar pelo fato de não ser perfeito. Tenho de ser gentil comigo mesmo, evitar todos os julgamentos rigorosos.

Oremos;- Ó DEUS, QUE FAZEIS CRESCER A VOSSA IGREJA DANDO-LHE SEMPRE NOVOS FILHOS E FILHAS, CONCEDEI QUE POR TODA A SUA VIDA ESTES VOSSOS SERVOS E SERVAS SEJAM FIÉIS AO SACRAMENTO DO BATISMO QUE RECEBERAM PROFESSANDO A FÉ.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMEM!!!! Feliz Páscoa.

JOHN POWELL.



Se fomos feitos por Deus para estar integralmente vivos, porque nos encontramos tantas vezes reduzidos a tirar o máximo de algo ruim?
            Obviamente, em nossa vida de tantos outros, algo necessário á plenitude da vida está faltando ou pelo menos não está sendo reconhecido e desfrutado. De algum modo, em algum lugar, alguma coisa saiu errado. Em algum ponto ao longo do caminho, a luz nos faltou. Em seu poema OUT OF ORDER, ANDRÉ AUW descreve suas reações diante da cena de uma jovem mãe tentando explicar ao filho de 4 anos que a máquina de pipoca não está funcionando.
            Você não vai conseguir pipoca alguma, filho. A máquina não está funcionando. Veja há um cartaz na máquina.
            Mas a criança não entendeu. Afinal de contas, teve a vontade e tinha o dinheiro, e podia ver a pipoca dentro da máquina.
            E no entanto, de algum modo, em algum lugar, alguma coisa deu errado, pois ele não conseguia ter a pipoca.
            O menino voltou com a mãe e tinha vontade de chorar.
            Senhor, eu também senti vontade de chorar, de chorar pelas pessoas que se transformaram em máquinas que não se abrem, defeituosas, quebradas, cheias de bondade que outras pessoas precisam e querem e da qual, apesar disso, nunca chegarão a usufruir, porque de algum modo, em algum lugar, alguma coisa deu errado lá dentro.
           
                        FELIZ PÁSCOA AMIGOS!!!!

DEIXAR-SE AJUDAR;- CARVAJAL.


            No caminho de EMAÚS, Jesus vive e está ao nosso lado.
            Cristo nunca abandona os que são seus;- que nós não o abandonemos. A virtude da fidelidade. Ser fieis nas pequenas coisas.
            A virtude da fidelidade deve impregnar todas as manifestações da vida do cristão.

            Dois discípulos regressam á sua aldeia, Emaús, profundamente desanimados porque Cristo, em quem haviam posto o sentido das suas vidas, tinha morrido. O Senhor, como se também Ele estivesse a caminho, alcança-os e junta-se a eles sem ser reconhecido. A conversa tem um tom entrecortado, como quando se fala enquanto se caminha. Contam a Jesus o que os preocupa;- os acontecimentos ocorridos em Jerusalém, na tarde de sexta- feira, que tinham culminado com a morte de Jesus de Nazaré.
             A crucifixão do Senhor fora uma grave prova para as esperanças de todos aqueles que se consideram seus discípulos e que, num grau ou noutro, tinham depositado Nele a sua confiança. Tudo se tinha passado com grande rapidez, e ainda estavam muito abalados com o que tinham visto. A conversa que mantêm com o Senhor revela a imensa tristeza, a desesperança e o desconcerto de que estavam possuídos;- NÓS ESPERÁVAMOS QUE FOSSE ELE QUEM HAVERIA DE RESTAURAR ISRAEL. Falam de Jesus como de uma realidade passada;- Jesus de Nazaré, que era um profeta poderoso...
            Reparai no contraste. Dizem era!!! E, no entanto, têm-no ao seu lado, caminha com eles, está na sua companhia perguntando-lhes pela razão, pelas raízes íntimas da sua tristeza! ERA... dizem eles. Nós, se fizéssemos um exame sincero e detido da nossa tristeza, dos nossos desalentos, dos nossos altos e baixos, compreenderíamos que estamos incluídos nessa passagem. Verificaríamos que dizemos espontaneamente ;- JESUS FOI...- JESUS DISSE...- PORQUE ESQUECEMOS QUE, COMO NO CAMINHO DE Emaús – Jesus está vivo e ao nosso lado agora mesmo. Esta redescoberta aviva a fé, ressuscita a esperança, mostra-nos Cristo como uma felicidade presente;- JESUS É, JESUS PREFERE, JESUS DIZ, JESUS MANDA, AGORA, AGORA MESMO. JESUS VIVE. Os dois discípulos sabiam da promessa de Cristo sobre a sua Ressurreição ao terceiro dia, e naquela mesma manhã tinham ouvido as santas mulheres dizer que tinham visto o sepulcro vazio e os anjos;- NÃO LHES FALTAVAM LUZES SUFICIENTES PARA ALIMENTAR A SUA FÉ E A SUA ESPERANÇA. Não obstante, falam de Cristo como de um passado, como de uma ocasião perdida. São a imagem viva do desalento. As suas inteligências estão mergulhadas na escuridão e os seus corações embotados.
            E é o próprio Cristo – a quem a principio não reconhecem, mas cuja companhia e conversa acolhem – quem lhes interpreta aqueles conhecimentos á luz das Escrituras. Com toda a paciência – o Senhor, o Senhor devolve-lhes a fé e a esperança. E, com a fé e a esperança, os dois recuperam a alegria e o amor;- NÃO É VERDADE QUE O NOSSO CORAÇÃO SE ABRASAVA ENQUANTO ELE NOS FALAVA PELO CAMINHO E NOS EXPLICAVA AS ESCRITURAS?
            É possível que nós também mergulhemos algumas vezes no desalento e na falta de esperança, ao vermos os defeitos que não acabamos de vencer, as dificuldades na ação apostólica ou no trabalho, que nos parecem insuperáveis... nessas ocasiões, se nos deixarmos ajudar, Jesus não permitirá que nos afastemos DELE. Talvez seja na direção espiritual, ao abrirmos a alma com sinceridade, que vejamos novamente o Senhor. E co ELE chegam sempre a alegria e os desejos de recomeçar quanto antes;- LEVANTARAM-SE NA MESMA HORA E VOLTARAM A JERUSALÉM. Mas é necessário que nos deixemos ajudar, que estejamos dispostos a ser dóceis aos conselhos que recebemos.
            A esperança, é a virtude do caminhante, daquele que, como nós, ainda não chegou á meta, mas sabe que sempre terá ao seu alcance os meios necessários para ser fiel ao Senhor e perseverar na vocação a que foi chamado, no cumprimento dos seus deveres. Mas temos que aceitar e estar atentos a CRISTO, que se aproxima de nós no meio das nossas ocupações, e AGARRAR-NOS a essa mão forte que DEUS nos estende sem cessar, a fim de não perdermos o PONTO DE MIRA SOBRENATURAL, mesmo quando as paixões se levantam e nos acometem, para nos aferrolharem no reduto mesquinho do nosso eu, ou quando – com vaidade pueril – nos sentimos o centro do universo. Eu vivo persuadido de que, sem olhar para cima, sem Jesus, nunca conseguirei nada;- e sei que a minha fortaleza, para me vencer, nasce de repetir aquele grito;- TUDO POSSO NAQUELE QUE ME CONFORTA, QUE ENCERRA A PROMESSA SEGURA QUE DEUS NOS FAZ DE NÃO ABANDONAR OS SEUS FILHOS, SE OS SEUS FILHOS NÃO O ABANDONAREM.
            Ao longo do Evangelho, o Senhor fala-nos com frequência de fidelidade;- aponta-nos o exemplo do servo fiel e prudente, do criado bom e leal nas menores coisas, do administrador fiel, etc. A ideia da fidelidade está tão enraizada no cristão que bastará o título de fiéis para designar os discípulos de Cristo.
            Á perseverança opõe-se a inconstância, que incita a desistir facilmente da prática do bem ou do caminho empreendido, quando surgem as dificuldades e as tentações. Opõe-se também, e em primeiríssimo lugar, a soberba, que vai minando os próprios alicerces da fidelidade e debilita a vontade na luta contra os obstáculos;- sem humildade, a perseverança torna-se frágil e quebradiça. Opõe-se ainda o meio ambiente, a conduta de pessoas que deveriam ser exemplares e não o são, e, por isso mesmo, parecem querer dar a entender que a fidelidade não é um valor fundamental da pessoa.
            Os obstáculos á lealdade aos compromissos adquiridos podem, enfim, ter a sua origem no descuido habitual dos pormenores. O próprio Senhor nos disse;- AQUELE QUE FOR FIEL NAS PEQUENAS COISAS TAMBÉM O SERÁ NAS GRANDES. O Cristão que não se desleixa nos pequenos deveres em que se desdobra o seu trabalho profissional, que luta por manter-se na presença de Deus durante a jornada, que guarda com naturalidade os sentidos,- o marido que é leal á sua esposa nos pequenos incidentes da vida diária;- o estudante que prepara as suas aulas todos os dias... esses estão a caminho de ser fieis quando os seus compromissos lhes reclamarem um autêntico heroísmo.
            A fidelidade até o fim da vida exige que se saiba recomeçar quando por fragilidade tenha havido algum tropeço, que se persevere no esforço ao longo da vida, ainda que não faltem momentos isolados de covardia ou derrota. A chamada de Cristo exige uma persistência firme e teimosa, buscada numa compreensão sempre mais profunda da grandeza e das exigências do caminho que Deus traçou para cada um de nós.
            A virtude da fidelidade deve estar presente em todas as manifestações da vida do cristão;- nas relações com Deus, com a igreja e com o próximo, no trabalho, nos deveres de estado e de cada um consigo mesmo. Acima de tudo, o homem vive a fidelidade em todas as suas formas quando é fiel á sua vocação, e é da sua fidelidade ao Senhor que se deduz;- e a ela reduz;- a fidelidade a todos os seus compromissos verdadeiros. Fracassar, pois, na vocação que Deus quis para nós é fracassar em tudo. Quando se quebra a fidelidade ao Senhor, tudo se desconjunta e desmorona. Se bem que, na sua misericórdia, Deus pode recompor tudo, se o homem assim lhe pede humildemente.
            Não esqueçamos que é o próprio Deus quem sustenta constantemente a nossa fidelidade, e que ELE conta sempre com a fragilidade da nossa natureza humana, com seus defeitos e erros. O Senhor está disposto a dar-nos as graças necessárias, como aqueles dois de Emaús, para que continuemos sempre a caminhar, se houver em nós sinceridade de vida e desejos de luta. E diante do aparente fracasso de muitas das nossas tentativas, devemos lembrar-nos de que Deus mais do que o êxito, o que olha com os olhos amorosos é o esforço perseverante na luta. Deste modo, se nos esmerarmos com a ajuda de Deus em ser-lhes fiéis nas constantes batalhas de cada dia, conseguiremos ouvir no fim da nossa vida, com imensa alegria, aquelas palavras do Senhor;- MUITO BEM, SERVO BOM E FIÉL, JÁ QUE FOSTE FIEL NO POUCO, EU TE CONFIAREI O MUITO. VEM REGOZIJAR-TE COM O TEU SENHOR.
            Ao terminarmos a nossa oração, dizemos ao Senhor com os discípulos de Emaús;- FICA CONOSCO, PORQUE JÁ É TARDE E O DIA DECLINOU. FICA CONOSCO, SENHOR, PORQUE, SEM TI TUDO É ESCURIDÃO E A NOSSA VIDA CARECE DE SENTIDO.
            Sem ti, andamos desorientados e perdidos. E contigo, tudo tem sentido novo;- até a própria morte é uma realidade radicalmente diferente. Fica conosco, Senhor... lembra-nos sempre as coisas essenciais da nossa existência...- ajuda-nos a ser fieis e a saber escutar com atenção o conselho sábio das pessoas em que tu te fazes presente no nosso contínuo caminhar para ti.
            Fica conosco, porque escureceu...- foi eficaz a oração de Cléofas e do se companheiro. Que pena se tu e eu não soubéssemos DETER Jesus que passa!
            Que dor – se não lhe pedimos que fique!!!!
                                   Feliz Páscoa amigos!!!!!

PÁSCOA. 0. HORAS.


            Ás núpcias do Cordeiro em brancas vestes vamos. Transpondo o mar vermelho, ao Cristo Rei cantamos.
            Por nós no altar da cruz seu corpo ofereceu. Bebendo deste sangue, nascemos para Deus.
            Seu sangue em nossas portas afasta o anjo irado. Das mãos dum rei injusto seu povo é libertado.
            O Cristo, nossa Páscoa, morreu como um cordeiro. Seu corpo é nossa oferta, Pão vivo e verdadeiro.
            Ó vítima verdadeira, do inferno a porta abris, livrais o povo escravo, dais vida ao infeliz.
            Da morte o Cristo volta, a vida é seu troféu. O inferno traz cativo e a todos abre o céu.
            Jesus, Pascal Cordeiro, em vós se alegra o povo, que, livre pela graça, em vós nasceu de novo.
            A glória seja ao Cristo da morte vencedor. Ao Pai e ao Santo Espírito o nosso igual louvor.
Oremos;- oremos a Cristo, autor da vida, a quem Deus ressuscitou dos mortos e que pelo seu poder também nos ressuscitará;- e digamos; CRISTO, NOSSA VIDA, SALVAI-NOS!!!
            CRISTO, luz esplendorosa que brilhais nas trevas, Senhor da vida e Salvador da humanidade. – fazei-nos viver todo este dia no louvor da vossa glória.
            Senhor Jesus, que percorrestes o caminho da paixão e da Cruz, concedei que, unidos a vós no sofrimento e na morte, também convosco ressuscitemos.
            Filho do eterno Pai, nosso mestre e nosso irmão, que fizestes de nós, para Deus, sacerdote e povo de reis. Ensinai-nos a oferecer com alegria o nosso sacrifício de louvor. REI DA GLÓRIA, AGUARDAMOS NA PRESENÇA O DIA DA VOSSA VINDA GLORIOSA, PARA COMPLETARMOS VOSSA FACE E SERMOS SEMELHANTES A VÓS. PAI NOSSO...

PÁSCOA - RESSUREIÇÃO - ORAÇÃO DAS HORAS


            Desdobra-se no céu a rutilante aurora. Alegre – exulta – o mundo;- gemendo, o inferno chora.
            Pois eis que o Rei, descido á região da morte, aqueles que o esperavam conduz á nova sorte.
            Por sob a pedra posto, por guardas vigiado, sepulta a própria morte Jesus ressuscitado. Da região da morte cesse o clamor ingente;- RESSUSCITOU!!! Exclama o ANJO REFULGENTE.
            JESUS, perene PÁSCOA, a todos alegrai-nos. Nascido para a vida, da morte libertai-nos.
            Louvor ao que da morte ressuscitado vem, ao PAI e ao PARÁCLITO eternamente. AMEM.
                        O SENHOR RESSUSCITOU E SEU POVO ILUMINOU, AO QUAL REMIU COM O SEU SANGUE. ALELUIA.