DO SACRAMENTO DO ALTAR
Vinde a mim vos todos, que viveis em trabalhos e aflições diz o Senhor.
O pão que eu vos darei é a minha carne, que darei para a vida do mundo.
Tomai e comei, este é o meu Corpo, que será entregue por vós, fazei isto em memória de mim. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele.
As palavras que eu vos disse são Espírito e Vida.
Interessante nem sempre eu vejo as igrejas cheias, mas os shoppings sempre lotados, e quantas pessoas sem vida andando de um lado a outro e muitas saindo desanimadas.
As praças de alimentação superlotadas, e nem sempre o espirito alimentado.
Nos altares do mundo inteiro Jesus esta presente, mas muitos não vão ter parte com ele: quer na celebração da eucaristia quer na palavra.
A vida e o espirito, o espirito e a vida, só tem harmonia quando são alimentados com a palavra de Deus e com a Sagrada Eucaristia.
Queridos amigos em Cristo ao escrever tudo isso, eu não quero dizer de jeito nenhum, que nós não devemos ir ao shopping, ou nos divertir sadiamente, em qualquer outro lugar.
Jesus gosta de nos ver felizes, em harmonia com a vida, mas nunca esquecer o céu, é lá que ele quer nos ver, na vida eterna, e o céu tem que começar já aqui na terra.
Gosto do professor Marins na rede vida de televisão, aos Domingos às 19horas. Este homem tem uma sensibilidade extraordinária, em um de seus comentários ele fala da necessidade de se celebrar, e uma das celebrações que esta faltando em muitas famílias, é realmente a Missa. Tirar um tempo para Deus, parar um pouco, rever nossas Vidas, aquietar nossos corações, desejar as coisas simples.
O simples de hoje quase já perdeu o seu lugar, e ele é tão gostoso, tão prazeroso, tão suave.
Meditar nesta grande verdade; - de Deus viemos e para Deus voltaremos. Mas de que modo voltaremos?? De que modo nós estamos vivendo?...
Amigos e Amigas em Cristo, esta série de catequese a respeito das Missas, e de todo o meu coração, espero que vocês aproveitem, que entre no coração de cada um, e que todos possam chegar mais perto da palavra de Deus. A Missa é a reconciliação do homem com Deus. E devemos clamar seguidamente, “Senhor eu tenho fé, mas aumentai a minha fé”. Jesus vitima de um valor infinito, paga voluntariamente nossa divida para com a justiça divina. Ele te aguarda com amor nas celebrações do mundo inteiro.
Da reverência com que se deve receber a Cristo
Muitos de nós corremos a diversos lugares para visitar as relíquias dos Santos e a se maravilharmos a narração dos seus feitos; - consideramos a grandeza de seus templos e beijamos os sagrados ossos, envoltos em seda e ouro.
E o Senhor Jesus, Santo dos Santos, esta diante de nós presente nos altares. Muitas vezes a curiosidade e a novidade das coisas, levam muitos homens e mulheres a romarias e pouco fruto de emenda se tira, principalmente quando as peregrinações são feitas sem verdadeira contrição.
No Sacramento do Altar, Jesus esta presente, Deus e homem, aqui se colhem muitos frutos de salvação. E se por acaso você não pode recebê-lo, a misericórdia do nosso Deus é infinita; - peça ao nosso Mestre Jesus, que nos de a comunhão espiritualmente, e todos nós que se encontrarmos nesta situação, impedidos de receber tal graça, que tenhamos a convicção do Espirito Santo que santifica nossas igrejas e que ele aponte um resultado para esta situação; - a nossa igreja vai encontrar à graça necessária, é só pedirmos a Deus.
Não podemos esquecer também que a palavra de Deus nos alimenta o próprio Jesus nos diz; - “nem só de pão o homem viverá, mas de toda a palavra de Deus”.
E aos poucos nós vamos tendo uma fé robusta, uma esperança viva e uma caridade sincera.
Isto na verdade, excede toda a compreensão humana, atrai particularmente corações piedosos, inflamando o nosso afeto.
Porque verdadeiros fiéis, que empregam toda a sua vida na própria emenda, frequentemente recebem deste inefável Sacramento muitas Graças de fervor e amor da virtude.
Devemos bater em nosso peito e implorar a misericórdia de Deus, levantarmos e irmos com fé viva, com ardente desejo, nos purificarmos dos nossos pecados, e dizer “Senhor, não sou digno que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva”. Amém.
Como neste Sacramento se manifesta aos homens a grande bondade e o amor de Deus.
Senhor, cheio de confiança na Vossa bondade e grande misericórdia, a vós me achega, qual inferno ao seu Salvador. Preciso muito de Ti, olha o meu sofrimento Senhor, inclina para mim Senhor, porque nem sempre sou digno de erguer meus olhos para Ti.
Senhor de todo universo, que de ninguém precisais, quisestes por vosso Sacramento habitar em nós conserva puro Senhor nosso coração e o nosso corpo, e com pura e alegre consciência possamos celebrar os vossos mistérios para a vida eterna.
Nossa alma com alegria dá graças a Deus por tão nobre dom, e todas as vezes que renovar este mistério e receber o corpo de Cristo em espécie ou espiritualmente, outras tantas renovas a obra da tua “Redenção”, e te tornas participante de todos os méritos de Cristo.
Por que a caridade de nosso Senhor Jesus Cristo nunca diminui nem se esgota a grandeza da sua misericórdia.
Quer você celebre ou assista a missa, esse momento deve parecer-te tão grande, tão novo e tão suave, como se nesse dia Cristo, pela primeira vez, descendo no seio da Virgem Maria, se fizesse homem e pendente da Cruz padecesse e morresse pela tua Salvação.
Você vai sentir Jesus chegando com doçura para Santificar a sua alma, foi por isso que ele aceitou o sacrifício da cruz. Ele quer fazer morada em nós; - torno a repetir sem cessar, ele quer fazer morada em nós, seja nos alimentando pela eucaristia em espécie ou espiritualmente, e que sua palavra seja para cada um de nós um alimento para abastecer nossa fé, nossa moral, nossa inteligência e nossa força e que digamos sem cansar; - que todo joelho se dobre, no céu, na terra e no inferno ao nome de nosso Senhor Jesus cristo. Amém
Da utilidade da Comunhão frequente:
Alegrai hoje, a minha alma porque para vós, Senhor Jesus, elevei o meu espirito.
Desejo receber-vos agora com devoção e reverência; - desejo introduzir-vos em minha casa para que mereça como Zaqueu, ser abençoado por vós.
A minha alma suspira por Vós: - o meu coração deseja unir-se a vós, porque fora de vós, não há conforto que me sirva, tantas vezes caio e peco, tão depressa desanimo, é muito importante Senhor as orações frequentes e a Santa Comunhão e confissões, para me purificar e afervorar o meu coração.
Ajude-me Senhor Jesus, que eu não fique por muito tempo longe das tuas celebrações, porque inevitavelmente cairei dos meus Santos propósitos.
Nossos sentidos infelizmente, desde a nossa adolescência são inclinados para o mal, se não me socorre a Medicina Divina logo me sucede coisas más. E assim a Santa Comunhão nos aparta do mal e nos confirma no bem. Torno a dizer seja ela espiritual ou em espécie.
Na verdade, comungando e celebrando tamanha são a minha tibieza e negligência, que seria se eu não tomasse este remédio e não buscasse tão poderoso socorro?
Nós devemos sempre ter grande cuidado de nos examinar antes da eucaristia, mas devemos ter muito cuidado para não nos afastar-nos da Mesa Sagrada, por um falso respeito e um temos excessivo. Eu sempre digo aos amigos, ninguém é digno o suficiente para merecer a Sagrada Comunhão. Porém quando o nosso Salvador nos diz; - “Vinde”, é porque ele conhece nossa miséria, e para nos curar insiste para que vamos a ele.
Devemos aspirar continuamente pão este “Pão descido do céu”.
Sem cessar devemos pedi-lo. Nutrimo-nos dele, para que destrua o principio de morte que em nós deixou o pecado.
Dos Grandes Dons Concedidos aos que Comungam Fervorosamente
Senhor e Deus meu preveni vossa serva com as bênçãos da vossa doçura, para que, digna e piedosamente, possa eu aproximar-se do Vosso Sacramento.
Atrai para vós o meu coração, tirai-o deste profundo entorpecimento da falta de tempo e de zelo.
Iluminai os meus olhos, para que eu contemple tão grande mistério; - fortificai-me para que eu possa crer com uma fé inabalável, porque é uma instituição sua e não do homem.
Senhor na simplicidade do meu coração com firme e sincera fé, a vós me achego com esperança e reverencia; - verdadeiramente creio que estais aqui no Sacramento. Na verdade este digníssimo Sacramento é a Salvação da minha alma, e do meu corpo, remédio para todas as enfermidades humanas, e espirituais; - nele se curam os vícios, se refreiam as paixões, diminuem ou são vencidas as tentações, por ele se infunde uma maior graça, se aumenta a virtude, se revigora a esperança e se dilata a caridade; - nos conforta nas tribulações e levantais do abismo, do próprio abatimento, nos dando esperança e proteção.
E se não posso ser ainda todo celeste, nem tão abrasado como um querubim ou serafim procurarei, no entanto, insistir na devoção e preparar o meu coração, a fim de que pela humilde recepção deste vivificante Sacramento puder alcançar ao menos tênue fagulha do seu Divino Amor.
Concedei-me, Senhor Deus, Salvador meu, que, pela frequente recepção deste vosso mistério, aumente em mim o fervor da devoção.
Quando possuímos em nós Jesus Cristo, possuímos também o Espirito Santo, que de Jesus procede, e nele estão todas as riquezas da plenitude, da inteligência, todos os tesouros da sabedoria e da ciência soberana.
O Espirito Santo sopra aonde que, ninguém segura este Espirito edificador, devemos chama-lo insensatamente, tê-lo como verdadeiro amigo, confiar e pedir sempre a sua intercessão. Amém
Do Exame de Consciência e do Propósito de Emenda
Não há coisa mais útil ao Cristão nem mais indispensável para comungar dignamente do que descer à sua consciência, e escutar a Voz do teu coração com saudável severidade.
Quem examinar seriamente o seu coração, nele achará o germe de tudo o que é mau; uma soberba atrevida e violenta, ou disfarçada e astuciosa, uma curiosidade desmedida, apetites insaciáveis, o ódio acompanhado da injuria, do ultraje e da calunia, a inveja mãe do homicídio, a avareza, a dureza de alma, as alegrias culpáveis do espírito.
Que estas sementes de morte não se desenvolvam em nós. Somente a Graça de Cristo as pode domar e reprimir. Somente com o auxilio de Deus é que estaremos livres destes pecados.
Jesus movido de compaixão por nós instituiu o Sacramento da Penitência.
Ó Jesus convosco ofereço todo inteiro e sem reserva; - destruí tudo o que em mim há do homem velho, os desejos terrenos, que nos aprisionam, os afetos desordenados, tudo o que me afasta de vós.
Então com a alma elevada em Vós, e os olhos fitos na Cruz direi; -“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo”. Amém
Como Não se Deve Deixar Facilmente a Sagrada Comunhão
Conhecendo o inimigo o grande fruto e o Supremo remédio que há na Sagrada Comunhão, ele se esforça por todos os modos e ocasião para nos impedir e nos afastar das celebrações.
Muitos fiéis partilham comigo a dificuldade de se prepararem para a comunhão, eles experimentam as piores sugestões de Satanás.
Preste atenção amigos queridos em Cristo; - “O espírito maligno, mete-se entre os filhos de Deus, para com a sua costumada perversidade, os perturbar ou os fazer demasiadamente tímidos e escrupulosos, para que deixem de todo, a comunhão, ou se cheguem a ela com muita frieza”.
Quando, porém, alguém esta legitimamente impedida, conserve sempre a boa vontade e piedosa intenção de comungar, e assim não ficará privado do fruto do Sacramento.
Porque todo fiel, em qualquer dia e hora, pode sem estorvo e com fruto, comungar espiritualmente.
Todas as vezes que comunga misticamente, e se alimenta, com o invisível seu amor por Jesus se inflama; - e se você sente o poder do Espirito Santo.
Quem se prepara para a comunhão, somente quando se aproxima uma festa ou costume o obriga, muitas vezes, não estará preparado.
Mantenha amigos queridos à simplicidade do coração, porque esta é a cara de Deus, ele abençoa-há para o tempo e a eternidade. Amém
Não seja o homem escrutador do Sacramento, mas humilde imitador de Cristo, submetendo seus sentidos à Sagrada Fé.
Devemos fugir da investigação inútil deste profundíssimo Sacramento, se não quisermos afundar em um abismo de dúvidas.
Mais pode Deus realizar que o homem compreender.
Bem aventurada à simplicidade, que deixa os caminhos difíceis das questões, para andar pela vereda plana e firme dos mandamentos de Deus.
Muitas perderam a devoção por terem querido investigar coisas mui elevadas.
Não se exige de ti sublime elevação de espirito, nem penetração dos mistérios divinos, apenas se requer fé e pureza de vida.
Se não entender nem compreender o que esta abaixo de ti, como atingirás o que esta acima?
Submete-te a Deus e sujeita o teu entendimento a Fé; - e ser-te-á dada a luz da ciência, conforme te seja útil e necessária.
Se as obras de Deus fossem tais que pudessem facilmente ser compreendidas não seria admiráveis e nem poderíamos chama-las de inefáveis.
Ilumine-me sempre com a tua graça durante esta terrena peregrinação, para que eu possa chegar ao porto seguro da vida eterna. Amém.
(Este trabalho é baseado no livro Imitação de Cristo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário