EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NARRADO POR
SÃO MATEUS CAPITULO 15, VERS. 21 A 28.
FÉ MANIFESTADA POR UMA PAGÃ
Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. E eis que uma Cananéia, originária daquela terra, gritava;(Senhor Filho de Davi, tem piedade de mim.) Minha filha esta cruelmente atormentada por um demônio. Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência; Despede-a, ela nos persegue com seus gritos. Jesus respondeu-lhes; Não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo; Senhor ajude-me! Jesus respondeu-lhe; Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. Certamente Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos...Disse-lhe, então Jesus. Ó mulher, grande é a sua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada.
Jesus ao escutar os gritos da Cananéia não respondeu palavra alguma;- mas com toda certeza ele percebeu, que o coração daquela Cananéia não era movido apenas pelo entusiasmo das BOAS-NOVAS, mas por uma fé e disposição que ela mesma não sabia.
Seus discípulos logo vieram dizer a Jesus, para despedi-la por conta de seus gritos.
Isso também acontece conosco nos dias de hoje, quantas vezes nós vemos nossos sonhos, trabalhos dentro das pastorais e movimentos, rejeitados por algumas pessoas de dentro da igreja, que põe tanto obstáculo para que não cheguemos mais perto de Jesus? É NESSA HORA QUE PRECISAMOS ir ao Santíssimo e nos ajoelharmos. Tudo o que é rezado é conquistado. Mas muitas vezes nos calamos, e acabamos deixando as nossas obrigações abandonadas dentro da igreja, ficando muitas vezes magoados, e o que é pior, saímos da igreja e tudo fica ainda pior, em nossas vidas. Mas Jesus ainda provocando diz para a mulher; - Não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel.
Ainda que os discípulos soubessem que Cristo era dócil, amável, coerente e inteligente, as suas palavras foram inesperadas, e surpreendentes.
E a mulher determinada e humilde veio prostrar-se diante dele dizendo; - Senhor ajuda-me. Amigos imaginem o coração do nosso mestre, cheio de alegria, porque ele não gostava e não gosta do morno! E assim ele também é nos dias de hoje, quando cada um de nós é determinado para o bem, seja em nossas casas, na comunidade, trabalho, na igreja em todos os momentos de nossas vidas, com certeza a felicidade dele é muito grande. Portanto na hora da provação é preciso ter calma e uma certa dose de ousadia, e ela teve.
E Jesus provoca mais uma vez, dizendo; - Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. Só mesmo o mestre de Nazaré poderia nessa hora falar desta forma. Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; - Mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos. Devemos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a sermos destemidos, para honra e glória de Jesus.
Jesus além de curar a sua filha, ainda a chama de grande mulher, numa época em que as mulheres não se tinham nenhum valor.
Jesus sempre abalou os alicerces da inteligência e emoção de todos aqueles que cruzavam a sua história Dos discípulos aos opositores, dos leprosos ás prostitutas, dos homens iletrados aos mestres da lei, todos ficavam intrigados com a sua perspicácia, rapidez de raciocínio, eloqüência, amabilidade, delicadeza de gestos e reações que demonstravam poder, amor e determinação. AMEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário