sábado, 19 de janeiro de 2013

A PRESENÇA SACRAMENTAL DE CRISTO


A PRESENÇA SACRAMENTAL DE CRISTO. (TOMEI COMO BASE O LIVRO DE CHARLES JOURNET).  (BELO).

 

O VERBO SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS. O tempo da historia da Salvação é esta! Jesus nasce vindo de Maria, a igreja peregrina, começa a sair da sombra, ela que vivia na expectativa da chegada do Messias, agora começa a tomar uma forma mais concreta.

Vai começar uma nova vida, uma nova lei. Jesus esta visivelmente no meio de nós, a igreja não esta separada de Jesus, e progressivamente sua estrutura definitiva ainda esta em andamento, desde o inicio até hoje.

Dias abençoados em que Simeão pôde tomar em seus braços o menino Deus. Dias abençoados em que o nosso Salvador aguarda a Samaritana no poço de Jacó. Dias abençoados em que os discípulos com palmas aclamam o Rei cheio de doçura.

O que existia desde o principio- e o que nós ouvimos;- o que nós vimos com os nossos olhos, o que nossas mãos apalparam do VERBO DA VIDA- eis o que vos anunciamos, a fim de que também vós estejais em comunhão conosco.

Sim Deus, tanto amou o mundo que lhe enviou seu Filho único, para quem nele creia não pereça, mas tenha a vida eterna.

A presença corporal de Jesus, hoje no meio de nós, em todos os altares do mundo inteiro, é uma presença passível, que reúne homens e mulheres em torno do sacrifício redentor, multiplicando misteriosamente e nos fazendo irmãos;- isto é simplesmente extraordinário.

A cruz de Cristo, atravessa sem cessar, á grandes golpes, com grandes explosões, as espessuras do mundo, proclamando a sua morte, e morte de cruz, e a remissão dos nossos pecados, para desestabilizar a cidade do mal.

A cidade de Deus, reunida abre as Escrituras, e detém-se nas passagens em que notou que Jesus, antes da festa da Páscoa, sabendo que sua hora tinha chegado, e tento amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim, e que na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de ter dado graças, ele começou a dizer- ISTO É O MEU CORPO, QUE É DADO Á VÓS;- FAZEI ISTO EM MEMORIA DE MIM.

Foi o amor que arrastou o Filho de Deus a vir até nós na Eucaristia. Vamos fazer uma retrospectiva, e pedir as luzes do Espírito Santo de Deus- E NESTA REPROSPECTIVA CONTEMPLAR COM MAIS ARDOR O SOFRIMENTO DE JESUS.

 1- EU SOU O PÃO DA VIDA. QUEM VEM A MIM JAMAIS TERÁ FOME, QUEM CRE EM MIM JAMAIS TERÁ SEDE.

2- O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo.

3- Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue é verdadeiramente uma bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Assim, como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim.

Este é o pão que desceu do céu. Ele não é como o maná que os seus pais comeram no deserto e pereceram;- quem come este pão viverá eternamente.

Assim falou o nosso Mestre Jesus, ensinando na sinagoga de Cafarnaum. Alguns murmuravam dizendo;- COMO ESTE HOMEM PODE DAR-NOS A COMER SUA CARNE? É DURA ESTA PALAVRA, E QUEM A PODE ENTENDER? Desde então numerosos discípulos se retiraram e deixaram de o seguir. Jesus, diz aos doze;- também vós quereis partir?

 Simão Pedro, como sempre sai sempre na frente, diz;- Senhor, a quem iremos nós? Só tu tens palavras de vida eterna.

A Eucaristia,é o Sacramento da unidade, mas começa com divisões. Jesus quer a unidade mas não de qualquer jeito.

E Jesus acrescenta, O ESPIRÍTO É QUE VIVIFICA, A CARNE PARA NADA SERVE. Infelizmente no homem há um sentido carnal que se opõe ao espírito da fé. Precisamos estar sempre vigilantes, e olharmos com os olhos do coração para que a nossa fé seja sempre fortificada pela verdade e pelo amor de Cristo.

O que aconteceu, no ano 55, na igreja de Deus que esta em Corinto? São Paulo fala de uma mesa que é um altar, de um pão que é o Corpo de Senhor....

Pouco mais adiante, o apóstolo escreve;- Eu recebi como vindo do Senhor, o que por minha voz vos transmiti;- que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão, e depois de ter dado graças o partiu dizendo;- Isto é o meu Corpo, que é para vós, fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de terem ceado, ele tomou o cálice dizendo;- Este cálice é a nova Aliança em meu sangue;- todas as vezes que dele beberdes fazei-o em memória de mim.

Cada vez, com efeito, que comeis deste pão e bebeis deste cálice, ANUNCIAIS A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE ELE VENHA. DE SORTE QUE QUEM COME DO PÃO E BEBE DO CÁLICE INDIGNAMENTE TERÁ QUE RESPONDER PELO CORPO  E PELO SANGUE DO SENHOR.

CADA UM EXAMINE-SE A SI MESMO, ANTES DE COMER DESTE PÃO E BEBER DESTE CÁLICE;- POIS AQUELE QUE COME E BEBE SEM DISCERNIR O CORPO, COME E BEBE A SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO.  

 

A aproximação dos que não são católicos, é extraordinariamente emocionante as descobertas que eles fazem diante da Eucaristia, me deixa muitas vezes emocionada. É na última ceia que a emoção deles se eleva as alturas, a frase mais forte aqui em casa é (FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM).

Muitos se surpreendem com a fidelidade dos primeiros Cristãos em prolongar o gesto inaugurado pelo Senhor. A celebração da Santa ceia era para a comunidade Cristã, o momento privilegiado em que se encontrava Cristo, que lhe tinha prometido voltar e que podia subitamente aparecer em toda a sua glória, pelo poder da nossa fé.

E essa alegria profunda, também é real nos dias de hoje,e essa aproximação com o mistério da Hóstia Consagrada quando se esta afastado por diversos motivos, e que infelizmente já não se lembram mais destes momentos de graça e de fé, ao senti-los tão perto, é motivo de grande glória e alegria.

 Para todos renasce a esperança, e uma certa piedade, e com tais aproximações progressivas do Mistério Eucarístico todos vão adquirindo luz e paz, os problemas são praticamente os mesmos mas vistos com muito mais esperança e confiança. E a minha alegria é grande, fico feliz por Jesus e Maria.

(O Senhor- diz São Francisco em seu Testamento- me deu tal fé nas igrejas, que eu orava dizendo simplesmente assim;- NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, EM TODAS AS VOSSAS IGREJAS, QUE EXISTEM NO MUNDO INTEIRO, E NÓS VOS BENDIZEMOS PORQUE A TODOS RESGATASTES POR VOSSA SANTA CRUZ.)

Ainda mais do que a casa do povo Cristão, a igreja é a casa de Cristo. Um mistério, uma presença, preenche a mais pobre das igrejas católicas. É habitada por Divindades Celestiais, e o próprio Cristo, não só o vaivém das pessoas, mas sim uma fonte de luz e vida, para todos que transpõem o seu recinto.

Ela possui a presença corporal de Cristo, o lugar onde o Amor supremo tocou nossa natureza humana. Cada um pode entrar lá e encontrar pessoalmente, silenciosamente, intimamente o Jesus do Evangelho. CADA UM, QUAISQUER QUE SEJAM SUAS IGNORÂNCIAS, SUAS FALTAS CUJA RECORDAÇÃO PODE ACABRUNHÁ-LO, SUAS SECRETAS ANGÚSTIAS INTERIORES, OUSA APROXIMAR-SE DELE, COMO OUTRORA A PECADORA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU.

CADA UM PODE CLAMAR PARA ELE COMO O CEGO DE JERICÓ, E DIZER;- SENHOR QUE EU VEJA!

Quando uma pessoa me pergunta, como se deve fazer para encontrar a verdade, eu digo sempre;- VÁ DIANTE DO SACRÁRIO, FAÇA SILENCIO INTERIOR, E SÓ DEPOIS VOCE ABRE A BÍBLIA E FICA ALI EM SILENCIO.

Tudo que é ardentemente desejado, você sem duvida terá a resposta, a graça e a alegria, e quando se fala do encontro de uma alma com Cristo, sem dúvida pode ser uma grande doçura, um momento paradisíaco. Pode ser também o grito da miséria e da impotência, uma espécie de luta e de agonia.

Pode ser ainda um ataque brusco, ás vezes selvagem, um raio da cruz cruenta que rasga a alma em suas profundezas.

 De qualquer modo a solução de todos os nossos problemas, de nossas angustias, de nossas doenças e tantas outras aflições que nos afligem, tem suas soluções ali restabelecidas e ou aceitas, porque ELE nos dá forças para nós aceitarmos aquilo que não pode ser mudado, e também nos dá forças para mudarmos aquilo que se pode mudar.

Quem tem Deus tem tudo. E como nós estamos no tempo de vivermos o Ano da Fé, e em especial o ano dos jovens, eu quero passar para vocês esta linda oração.

            Eu percebo que os jovens tem um pouco de dificuldades para conhecer a sua vocação, é por este motivo que eu faço um pouco mais conhecida esta oração.           

            ORAÇÃO PARA OBTER A GRAÇA DE CONHECER A VOCAÇÃO. 

MEU DEUS E MEU SENHOR, QUE ME CRIASTES PARA VOS SERVIR, CONCEDEI-ME A GRAÇA DE UMA PRUDENTE ESCOLHA DO MEU ESTADO. 

                        DESTA ESCOLHA, EU  SEI, DEPENDE MINHA FELICIDADE NESTE E NO OUTRO MUNDO. 

                      CONCEDEI-ME, VÓS MESMO, AQUELE ESTADO DE VIDA EM QUE QUEREIS QUE EU VOS SIRVA. 

                        EU SÓ QUERO O QUE FOR DO VOSSO DIVINO AGRADO, QUE VOSSA VONTADE SEJA A MINHA. 

MARIA, ESTRELA DO CÉU, ILUMINAI-ME, GUIAI-ME NA ESCOLHA QUE DEVO FAZER, PARA UM ESTADO DE VIDA EM QUE EU POSSA SERVIR MELHOR A JESUS E A TODOS DA MINHA FAMÍLIA. 

                                                           AMEM. 

PAZ E ALEGRIA Á TODOS.

Nenhum comentário: