sábado, 19 de janeiro de 2013

O PURGATÓRIO... UM MISTÉRIO DE AMOR.



                                

ESTA CATEQUESE É BASEADA  NO LIVRO DE GEÍSA MARIA DA C. M. DA SILVA.

É muito importante, nós sabermos das nossas responsabilidades, com as almas do purgatório. As almas do purgatório não tem mais mérito de alcançar a vida eterna, sem a nossa ajuda, ou seja, nossas orações.

Nós que ainda estamos vivos, temos á nossa disposição o TESOURO DA REDENÇÃO, que é formado pelos MÉRITOS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA E DOS SANTOS.

Elas sentem a impotência absoluta;- não podem nem fazer penitência, nem merecer, nem satisfazer á Justiça Divina, nem ganhar uma indulgência, nem receber os Sacramentos.

É somente nós que podemos ajudá-las a se libertarem. As almas do purgatório vêem as coisas de Deus diferente de nós, esclarecidas pela Divina Luz, compreendem elas o respeito, o amor, a obediência que deviam a Deus e, ainda, a ingratidão dos pecados que cometeram.

Essa ingratidão as oprime de tanto remorsos, que elas sentem a necessidade de sofrer para expiar tanta falta de amor e, ainda, a esse sentimento se une o pensamento de que teriam podido facilmente evitar, em vida, as faltas que as fazem sofrer.

As almas sofrem com o nosso esquecimento, eu acredito que todos nós deveríamos rezar mais por todas elas, para que elas pudessem ser libertadas desse estado. É por isso que eu estou voltando mais um pouco neste tema.

Eu concordo com São Francisco de Sales, ele dizia;- EU TEMO, TEMO DO BOM CONCEITO QUE MEUS AMIGOS TEM FEITO DE MIM;-ENTENDENDO QUE EU JÁ ESTOU NO CÉU, SEM QUERER ME DEIXARÃO FICAR NO PURGATÓRIO.

E TAMBÉM CONCORDO PLENAMENTE COM SÃO BERNARDINO DE SENA;- DE BOA VONTADE EU FICARIA CEM MIL ANOS NO PURGATÓRIO, POIS TERIA A CERTEZA DO PARAISO.

Nos ensinamentos de São Francisco de Sales;-

1- as almas do purgatório estão numa continua união com Deus e perfeitamente submissas á vontade de Deus. Não podem deixar esta união divina e nunca podem contradizer a divina vontade, como neste mundo.

2-elas se purificam com muito amor e com toda boa vontade, porque sabem que sabem que isto é da vontade de Deus. Sofrer para fazer a vontade de Deus é uma alegria para elas.

3-elas querem ficar na maneira que Deus quer e quanto tempo Ele quiser.

4-são impecáveis e não podem experimentar o mais leve movimento de impaciência, nem cometer uma imperfeição sequer.

5- amam a Deus mais do que a si próprias, e mais do que todas as coisas, e com amor muito puro e desinteressado.

6- são consoladas pelos anjos.

7- estão seguras da sua salvação e com uma segurança que não pode ser confundida.

8- as amarguras que experimentam são muito grandes, mas numa paz profunda e perfeita.

9- se pelo que padecem estão como numa espécie de inferno, quanto á dor, é um paraíso de doçura;- quanto á caridade, mais forte do que a morte.

10- feliz estado, mais desejável do que temível, pois estas chamas do purgatório são chamas de amor!

Falam só das penas daquele lugar e nunca da felicidade e da paz que desfrutam as almas que lá estão. É verdade que os sofrimentos são extremos e a maiores e mais terríveis dores desta vida não se podem comparar a eles, mas também as satisfações interiores são tais e tantas que nenhuma prosperidade e alegria da terra a elas se podem igualar.

Motivos pelos quais devemos socorrer as almas do purgatório.

1-     O serviço que prestamos a Deus e a glória que lhe proporcionamos. (imaginemos o que experimentaria o coração de uma mãe que, tendo conhecimento de que seu filho foi condenado á prisão, por muitos anos, o visse de repente trazido por um amigo que o ajudou a se libertar.)

2-     O serviço que prestamos a nós mesmos. (adquirimos, certamente, um protetor no céu, as almas por nós ajudadas a se libertarem serão eternamente reconhecidas no céu, pois no paraíso também se ama e se é reconhecido.

3-     As principais virtudes que assim praticamos. Socorrendo as almas do purgatório, praticamos a caridade em toda sua extensão. Porque sabemos que não podem socorrer a si mesmas.

4-     O julgamento que nos espera após a morte. ( é obra de caridade rezar por quem precisa, e ainda tudo o que damos por caridade ás almas do purgatório converte-se em graças para nós e, após a morte, encontramos o seu valor centuplicado.

Um dia Santa Gertrudes rezava com fervor pelos falecidos, quando Nosso Senhor lhe fez ouvir estas palavras;- EU SINTO UM PRAZER TODO ESPECIAL PELA ORAÇÃO QUE ME FAZEM PELOS FIÉIS DEFUNTOS, PRINCIPALMENTE QUANDO VEJO QUE A COMPAIXÃO NATURAL SE JUNTA A BOA VONTADE DE A TORNAR MAIS MERITÓRIA. A ORAÇÃO DOS FIÉIS DESCE A TODO INSTANTE SOBRE AS ALMAS DO PURGATÓRIO, COMO UM ORVALHO REFRIGERANTE E BENÉFICO, COMO UM BÁLSAMO SALUTAR QUE ADOÇA E ACALMA SUAS DORES, E AINDA AS LIVRA DAS SUAS PRISÕES MAIS OU MENOS RAPIDAMENTE CONFORME O FERVOR DA DEVOÇÃO COM QUE É FEITA.

            AMIGOS EM CRISTO E MARIA, A PAZ , E O AMOR DO RESSUCITADO.  AMEM.

 

Nenhum comentário: