domingo, 10 de fevereiro de 2013

VIA SACRA - DÉCIMA ESTAÇÃO- JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES.


 
NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS, E VOS BENDIZEMOS,- PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO. ( PAI NOSSO – AVE MARIA- 14 ÁS 14 ESTAÇÕES- 5 ÁS 5 CHAGAS – 1 PELO SUMO PONTÍFICE.)

            Quando o Senhor chega ao Calvário, dão-lhe a beber um pouco de vinho misturado co fel, como um narcótico que diminuía em parte a dor da crucificação. Mas Jesus, tendo-o provado para agradecer esse piedoso serviço, não quis bebê-lo. Entrega-se á morte com a plena liberdade do AMOR.

            DEPOIS, OS SOLDADOS DESPOJAM CRISTO DE SUAS VESTES.

            Desde a planta dos pés até o alto da cabeça, não há nele nada são;- tudo é uma ferida, inchaços, chagas podres, nem tratadas, nem vendadas, nem suavizadas com óleo.

            Os verdugos tomam as suas vestes e as dividem em quatro partes. Mas a túnica não tem costuras, e por isso dizem;-

            NÃO A DIVIDAMOS, MAS LANCEMOS SORTES PARA VER DE QUEM SERÁ.

            Desse modo voltou a cumpri-se a Escritura;- REPARTIRAM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E LANÇARAM SORTES SOBRE A MINHA TÚNICA.

            É o espólio, o despojamento, é a pobreza mais absoluta. Nada restou ao Senhor, A NÃO SER O MADEIRO.

            Para chegar a Deus, Cristo é o caminho. Mas Cristo esta na cruz;- e, para subir á cruz, é preciso ter o coração livre, desprendido das coisas da terra.

            PONTOS DE MEDITAÇÃO.

1-     Do PRETÓRIO AO CALVÁRIO, CHOVERAM SOBRE JESUS OS INSULTOS DA PLEBE ENLOUQUECIDA, o rigor dos soldados, as zombarias do Sinédrio...Escárnios e blasfêmias... Nem uma queixa, nem uma palavra de protesto. Nem mesmo quando, sem contemplações, LHE arrancam da pele as vestes. Aqui compreendo a minha insensatez ao desculpar-me, e a tantas palavras vãs. Propósito firme;- trabalhar e sofrer pelo meu Senhor, EM SILÊNCIO.

2-     O corpo chagado de Jesus é verdadeiramente um retábulo de dores, por contraste, vem á memória tanto comodismo, tanto capricho, tanto desleixo, tanta mesquinhez...e essa falsa compaixão com que trato a minha carne. SENHOR! POR TUA PAIXÃO E POR TUA CRUZ, DÁ-ME FORÇAS PARA VIVER A MORTIFICAÇÃO DOS SENTIDOS E ARRANCAR TUDO O QUE ME AFASTE DE TI.

3-     A ti, que te desmoralizas, vou-te repetir uma coisa muito consoladora;- A QUEM FAZ O QUE PODE, DEUS NÃO LHE NEGA A SUA GRAÇA. NOSSO SENHOR É PAI, E, SE UM FILHO LHE DIZ NA QUIETUDE DO SEU CORAÇÃO;- MEU PAI DO CÉU, AQUI ESTOU EU, AJUDA-ME..., se recorre á Mãe de Deus, que é nossa, vai para a frente. Mas Deus é exigente. Pede amor de verdade;- não quer traidores. É preciso que sejamos fiéis nessa peleja sobrenatural, que é sermos felizes na terra á força de sacrifício.

4-     Os verdadeiros obstáculos que te separam de Cristo- A SOBERBA, A SENSUALIDADE- SUPERAM-SE COM ORAÇÃO E PENITÊNCIA. Erezar e mortificar-se é também ocupar-se dos outros e esquecer-se de si mesmo. Se vives assim, verás como a maior parte dos contratempos que tens, desaparecem.

5-     Quando lutamos por ser verdadeiramente, o próprio Cristo, então o humano se entrelaça com o divino na nossa própria vida. Todos os nossos esforços- mesmo os mais insignificantes- adquirem um alcance eterno, porque se unem ao sacrifício de Jesus na cruz.

 

OREMOS- DIVINO SALVADOR DO MUNDO, EIS-ME, REVERENTE, PROSTRADO A VOSSOS PÉS;-  CONCEDEI-ME A GRAÇA DE VOS ACOMPANHAR EM ESPÍRITO ATÉ O Calvário e de considerar vossa paixão e morte. Sou um pobre pecador, mas já que foi por amor de mim que quisestes sofrer tão dolorosa paixão, tenho confiança em vossa misericórdia. Dai-me uma sincera contrição dos meus pecados. Ofereço este piedoso exercício pelo coração traspassado de vossa dolorosa Mãe, em união com vossos infinitos merecimentos. Desejo ganhar todas as indulgências e aplicá-las ás almas do purgatório ( em particular.... ).

 

Nenhum comentário: