domingo, 10 de fevereiro de 2013

VIA SACRA - DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO- JESUS MORRE NA CRUZ.


 
NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS, E VOS BENDIZEMOS, PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO. PAI NOSSO- AVE MARIA-;- 14 ÁS 14 ESTAÇÕES. 5 ÁS 5 CHAGAS – 1 PELO SUMO PONTÍFICE.

            Na parte alta da cruz esta escrita a causa da condenação;- JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. E todos os que passam por ali O injuriam e fazem troça DELE.

            -SE É O REI DE ISRAEL, QUE DESÇA AGORA DA CRUZ.

            Um dos ladrões sai em sua defesa;-

            Este não fez mal algum...Depois dirige a Jesus um pedido humilde, cheio de fé;-

            SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM QUANDO ESTIVERES NO TEU REINO.

            -EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE MESMO ESTARÁS COMIG NO PARAISO.

            Junto á cruz está sua MÃE, Maria, com outras santas mulheres. Jesus olha para ELA, e depois olha para o discípulo a quem ama, e diz á sua Mãe;-

            MULHER, AÍ TENS O TEU FILHO.

            Depois diz ao discípulo;-

            AÍ TENS A TUA MÃE.

            APAGAM-SE AS LUMINÁRIAS DO CÉU, E A TERRA FICA SUMIDA EM TREVAS. SÃO PERTO DAS TRÊS, QUANDO JESUS EXCLAMA;-

            -ELI, ELI, LAMMA SABACHTANI? MEU DEUS, MEU DEUS, PORQUE ME ABANDONASTES?

            Depois, sabendo que todas as coisas estão prestes a ser consumadas, para que se cumpra a Escritura, diz;-

            TENHO SEDE.

            Os soldados embebem em vinagre uma esponja e, pondo-a numa haste de hissopo, aproximam-lha da boca. Jesus sorve o vinagre e exclama;-

            TUDO ESTA CONSUMADO.

            RASGA-SE O VÉU DO TEMPLO E A TERRA TREME, QUANDO O SENHOR CLAMA EM VOZ FORTE;-

            PAI, EM TUAS MÃOS ENCOMENDO O MEU ESPÍRITO.

            E EXPIRA.

            Ama o sacrifício, que é fonte de vida interior. Ama a cruz, que é altar do sacrifício. Ama a dor, até, até beberes, como Cristo, o cálice até a última gota.

PONTOS DE MEDITAÇÃO.

1-     E, INCLINANDO A CABEÇA, RENDEU O ESPÍRITO. O Senhor exalou o seu último alento. Os discípulos tinham-no ouvido dizer muitas vezes;- MEU ALIMENTO É FAZER A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU E CUMPRIR A SUA OBRA. ASSIM O FEZ, ATÉ O FIM, COM PACIÊNCIA, COM HUMILDADE, SEM RESERVAR NADA PARA SI. OBEDECEU ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ!

2-     UMA CRUZ. Um corpo cravado de pregos ao madeiro. O lado  aberto...Com Jesus ficam somente sua Mãe, umas mulheres e um adolescente. Os apóstolos, onde é que estão? E os que foram curados de suas doenças;- os coxos, os cegos, os leprosos? E os que O aclamaram? Ninguém responde! Cristo, rodeado de silêncio. Também tu podes sentir algum dia a solidão do Senhor na cruz. Procura então o apoio DQUELE que morreu e ressuscitou. Procura para ti abrigo nas chagas das suas mãos, dos seus pés, do seu lado aberto. E renovar-se-á a tua vontade de recomeçar, e compreenderás o caminho com maior decisão e eficácia.

3-     Há uma falsa ascética que apresenta o Senhor na Cruz enraivecido, rebelde. Um corpo retorcido que parece ameaçar os homens;- vós me quebrantastes, mas eu lançarei sobre vós os meus pregos, a minha cruz e os meus espinhos. Esses não conhecem o espírito de Cristo. Ele sofreu tudo quanto pôde;- e por ser Deus, podia tanto! – mas amava mais do que padecia. E depois de morto, consentiu que uma lança LHE abrisse outra chaga, para que tu e eu encontrássemos refúgio ao seu coração amabilíssimo.

4-     Tenho repetido muitas vezes aquele verso do hino eucarístico;- PETO QUOD PETIVIT LATRO POENITENS. E sempre me comovo;- PEDIR COMO O LADÃO ARREPENDIDO! Reconheceu que ele, sim, é que merecia aquele castigo  atroz. E com uma palavra roubou o coração a Cristo e abriu para si as portas do céu.

5-     DA CRUZ PENDE O CORPO- JÁ SEM VIDA- DO SENHOR. A MULTIDÃO, CONSIDERANDO O QUE SE TINHA PASSADO, REGRESSA BATENDO NO PEITO. AGORA QUE ESTÁS ARREPENDIDO, PROMETE A JESUS QUE- COM SUA AJUDA- NÃO IRÁS CRUCIFICÁ-LO MAIS. DIZE-O COM FÉ. REPETE UMA E MIL VEZES;- EU TE AMAREI, MEU DEUS, PORQUE, DESDE QUE NASCESTE, DESDE QUE ERAS CRIANÇA, TE ABANDONASTES EM MEUS BRAÇOS, INERME, FIADO NA MINHA LEALDADE.

OREMOS- DIVINO SALVADOR DO MUNDO, EIS-ME, REVERENTE, PROSTRADO A VOSSOS PÉS;- CONCEDEI-ME A GRAÇA DE VOS ACOMPANHAR EM ESPÍRITO ATÉ AO CALVÁRIO E DE CONSIDERAR VOSSA PAIXÃO E MORTE. SOU UM POBRE PECADOR, MAS JÁ QUE FOI POR AMOR DE MIM QUE QUISESTES SOFRER TÃO DOLOROSAIXÃO, TENHO CONFIANÇA EM VOSSA MISERICÓRDIA. DAÍ-ME UMA SINCERA CONTRIÇÃO DOS MEUS PECADOS. OFEREÇO ESTE PIEDOSO EXERCÍCIO PELO CORAÇÃO TRASPASSADO DE VOSSA DOLORASA MÃE, EM UNIÃO COM VOSSOS INFINITOS MERECIMENTOS. DESEJO GANHAR TODAS AS INDULGÊNCIAS E APLICÁ-LAS ÁS ALMAS DO PURGATÓRIO ( EM PARTICULAR...).

 

Nenhum comentário: