LEXICON
PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. CNBB. PARA SERMOS PUROS COMO UMA
POMBA, E SERMOS ESPERTOS COMO UMA SERPENTE, ESTE LIVRO PARA NÓS É DE MUITA
IMPORTANCIA.
SÃO
TRÊS AS CONDIÇÕES QUE DEVEM SER CONTEMPLADAS PELOS DIREITOS HUMANOS;- A DIGNIDADE PESSOAL, A FUNDAÇÃO SOBRE A LEI
NATURAL DO HOMEM, A CONDIÇÃO COMUNITÁRIA DOS HOMENS.
O SER PESSOAL É SEMPRE UM SER CONCRETO. E
DE NATUREZA ESPIRITUAL. A ESTE SUJEITO COMPETI A MÁXIMA DIGNIDADEA DE SER E A
DO MODO DE SER. É NISTO QUE SE BASEIA A PARTE MAIS NOBRE DO HOMEM, QUE É
CHAMADA IMAGO DEI.UMA SÓ PESSOA HUMANA TEM MAIS VALOR QUE TODO O MUNDO MATERIAL
NO QUAL SE VIVE. NEM PELA SUA ORIGEM, NEM PELO SEU DESTINO, ELA DEPENDE
TOTALMENTE DE UM OUTRO SER OU DE UMA INSTITUIÇÃO HUMANA. DEPENDE, NA SUA
TOTALIDADE, SOMENTE DE DEUS QUE A CRIOU, LHE DEU SEU SELO E SEU DESTINO. DAQUI
DERIVAM OS DIREITOS MAIS FUNDAMENTAIS, O DA VIDA DESDE O PRIMEIRO MOMENTO, O DA
DIGNIDADE INTRÍNSECA A TODO SUJEITO HUMANO, QUE NÃO DEVERÁ JAMAIS SER DEIXADO
DE LADO, O DA LIBERDADE DA RELAÇÃO COM DEUS, POR SEU VÍNCULO CONSTITUTIVO,O DA
SUA VOCAÇÃO AOS VALORES TRANSCENDENTAIS, SEM OS QUAIS NÃO PODE DESENVOLVER A
PROFUNDIDADE DO SER HUMANO, CUJA VOCAÇÃO SÃO A VERDADE, A BONDADE E A BELEZA. NÃO PODEM EXISTIR DIREITOS QUE REDUZAM O
HOMEM A UMA COISA,- QUE SE OPONHAM Á VIDA, Á DIGNIDADE PESSOAL, OU QUE OPRIMAM
O PRÓXIMO.
O
SER HUMANO É UMA CRIATURA SINGULAR, VIVE NO MUNDO E PERTENCE AO MUNDO EM TODAS
AS SUAS CONDIÇÕES- MATERIAL, VIVA, ESPAÇO-TEMPORAL- MAS, AO MESMO TEMPO, POR
SUA CONDIÇÃO DE LIBERDADE E INTELIGÊNCIA TRANSCENDE O MUNDO. EXISTE UMA
INTERIORIDADE DO HOMEM,- ELE NÃO SÓ CONHECE E AMA, NÃO SÓ É CAPAZ DE SAIR DO
MUNDO E TRANSCENDÊ-LO, MAS TAMBÉM DE ENTRAR EM SI E REFLETIR.EM CADA HOMEM HÁ UMA ESPÉCIE DE SANTUÁRIO,
LUGAR DE TRANSCENDÊNCIA E DE RELAÇÃO COM O ABSOLUTO. INTELIGENTE E CONSCIENTE,
LIVRE E DONO DE SUAS AÇÕES E, PORTANTO, DE SI MESMO, - O HOMEM ESTÁ
OBRIGADO A SEGUIR A LEI DO HOMEM;- O IMPERATIVO QUE RESSOA NA SUA CONSCIÊNCIA,
QUE DISCERNE ENTRE O BEM E O MAL, QUE PROCLAMA A OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER O MAL.
ESTA NORMA INTERIOR É O FUNDAMENTO ABSOLUTO DO AGIR.
O
HOMEM COMO DIZ PAULO, NÃO PODE AGIR CONTRA A CONSCIÊNCIA SEM PECAR. E NÃO BASTA
DEIXAR-SE GUIAR PELA CONSCIÊNCIA PARA FAZER O BEM;- É NECESSÁRIO CONFORMAR A
PRÓPRIA CONSCIÊNCIA Á ORDEM OBJETIVA. POR ESTA RAZÃO, NÃO EXISTEM DIREITOS
HUMANOS AUTÊNTICOS QUE EXCLUAM OU
ATAQUEM A LEI MORAL, A QUAL TEM VALOR TANTO PÚBLICO COMO PRIVADO. NESTE
ASPECTO, OS PROBLEMAS DOS DIREITOS HUMANOS SE FAZEM MAIS URGENTES NO PLANO
SEXUAL. O PAN-SEXUALISMO FREUDIANO PROCUROU SUPERAR TODOS OS DITAMES DA LEI
MORAL. É ASSIM QUE NASCERAM AS FORMAS DE FEMINISMO EXTREMO, QUE ATENTAM CONTRA
A DIVISÃO DOS SEXOS E BUSCAM REDUZI-LA A MERO FENÔMENO CULTURAL, A UM GÊNERO APLICÁVEL ÁS VÁRIAS ESPÉCIES, A
CAPRICHO DO CONSUMIDOR. QUEM CARECE DE UMA ANTROPOLOGIA SÉRIA SUSTENTA QUE
APELAR Á LEI NATURAL SERIA UMA REDUÇÃO BIOLÓGICA DO HOMEM. PARA QUE SE PENSE
CORRETAMENTE OS DIREITOS HUMANOS É NECESSÁRIA UMA CONCEPÇÃO INTEGRAL DO HOMEM.
E RECORRER A ANTROPOLOGIAS MUTILADAS É UM DOS GRANDES ERROS DA CULTURA ATUAL.
AO RECLAMAR OS DIREITOS DOS GAYS, O HOMEM SE REDUZ A SER SEXUALMENTE
INDIFERENCIADO.
A
TERCEIRA INDICAÇÃO PARA O DISCERNIMENTO ENTRE DIREITOS HUMANOS AUTÊNTICOS E
FALSOS É A QUE IMPLICA A DIMENSÃO COMUNITÁRIA DO SER HUMANO. JÁ O DIZIA ARISTÓETLES;-
O HOMEM COMEÇA A VIVER NA COMUNIDADE DA FAMÍLIA, O AMBIENTE MAIS ADEQUADO Á SUA CONDIÇÃO DE SER PESSOAL. A
PESSOA SE REALIZA NO EXERCÍCIO DAS SUAS RELAÇÕES PROFUNDAS E CONSTITUTIVAS;- A
RELAÇÃO DA CONVIVÊNCIA, A DO AMOR E A DA COOPERAÇÃO. PARA FUNDAR AS RELAÇÕES DA
VIDA SOCIAL, OS DIREITOS HUMANOS PARTEM DESTA RELAÇÃO FAMILIAR. A TENTAÇÃO
MODERNA FOI CONCEBER O HOMEM POR AQUILO QUE PRODUZ POR AQUILO QUE É. DAÍ FORAM GERADOS HUMANISMOS DESVIADOS. OS
TOTALITARISMOS MODERNOS SURGIRAM DE UMA FALSA COCEPÇÃO DA CONDIÇÃO COMUNITÁRIA
DO HOMEM. PARTIU-SE DO ESTADO HEGELIANO COMO PODER ABSOLUTO COM DOMÍNIO
TOTAL SOBRE AS PESSOAS. O MARXISMO ADMITIA O CARÁTER HUMANO SOMENTE DA CLASSE
OPERÁRIA. O NARZISMO CONCEDIA DIREITOS SOMENTE EM BASE A PRIVILÉGIOS DE RAÇA.
HÁ AINDA MUITO CAMINHO A PERCORRER NESTE CAMPO DA COMUNIDADE DAS NAÇÕES
REPRESENTADAS PELA ONU. PORQUE, NA
REALIDADE, TRATA-SE DE UMA SOCIEDADE DE ESTADOS E NÃO DE POVOS. A PARTICIPAÇÃO
DOS INDIVÍDUOS NO GOVERNO É MUITO ESCASSA E MEDIATIZADA. O HOMEM É UM ANIMAL
FAMILIAR E POLÍTICO, QUE DEVE COOPERAR PARA O BEM COMUM DA PRÓPRIA COMUNIDADE E
DA COMUNIDADE UNIVERSAL.
SE
APLICARMOS ESTES CRITÉRIOS AOS NOVOS DIREITOS HUMANOS, PODREMOS DISTINGUIR OS
AUTÊNTICOS DOS FALSOS. NÃO É POSSÍVEL UM NUMERUS CLAUSUS DOS DIREITOS HUMANOS,
MAS TAMPOUCO É POSSÍVEL FAZER PASSAR POR TAIS DIREITOS INFUNDADOS. O CAMPO
JURÍDICO E HUMANIZANTE PERMANECE ABERTO A DUAS TAREFAS COMPLEMENTARES, AMBAS
URGENTES E DIFÍCIEIS;- A DA ILIMINAÇÃO DOS FALSOS DIREITOS QUE JÁ ESTÃO
FORMALIZADOS EM LEI INJUSTAS;- E A DA PROCURA E CONQUISTA DE NOVOS DIREITOS
FUNDAMENTAIS PARA TODOS OS HOMENS. DE QUALQUER FORMA, O GRANDE PROBLEMA DO
TERCEIRO MILÊNIO É O MESMO QUE ENFRENTOU O PROFETA JEREMIAS, ENVIADO A ARRANCAR
E PLANTAR, OU O QUE TOMÁS DE AQUINO CONFIA AO SÁBIO;- PROCURAR A VERDADE E CONFUTAR O ERRO. OS DIREITOS HUMANOS DERIVAM
DO FUNDAMENTO OBJETIVO, PASSAM POR LEIS JUSTAS E DESENVOLVEM AS LIBERDADES DO
SUJEITO HUMANO. QUANDO OS DIREITOS NÃO TEM FUNDAMENTO, POR MAIS QUE SEJAM NOVOS
TORNAM-SE INIMIGOS DO HOMEM. POR TER-SE ATRIBUÍDO O JUS UTENTI ET ABUTENDI DO
PRÓPRIO SER HUMANO, ATUALMENTE É NA
REALIDADE O PRÓPRIO HOMEM AQUELE QUE ,MAIS QUE MUITAS ESPÉCIES, SE ENCONTRA
AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.
É ENTÃO NECESSÁRIO LEVANTAR A NOSSA VOZ JUNTO
COM A DE NOSSO BEATO JOÃO PAULO II E DIZER;-
SALVEMOS O HOMEM. SALVEMO-LO TODOS JUNTOS! ABELARDO LOBATO CASADO, MEUS
SINCEROS AGRADECIMENTO POR TÃO BELA REFLEXÃO. AMEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário