segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

JESUS MORRE NA CRUZ.

JESUS MORRE NA CRUZ.
         NO CALVÁRIO, JESUS PEDE PERDÃO PELOS QUE O MALTRATAM E CRUCIFICAM.
         CRISTO CRUCIFICADO;- CONSUMA-SE A OBRA DA NOSSA REDENÇÃO.
         JESUS DÁ-NOS A SUA MÃE COMO MÃE NOSSA. OS FRUTOS DA CRUZ. O BOM LADÃO.
LIVRO FALAR COM DEUS DE FRANCISCO FERNÁNDEZ CARVAJAL.

         JESUS É PREGADO NA CRUZ-E A LITUGIA CANTA;- DOCES CRAVOS, DOCE ÁRVORE ONDE A VIDA COMEÇA...!.
         TODA A VIDA DE JESUS ESTÁ ORIENTADA PARA ESTE MOMENTO SUPREMO. MUITO A CUSTO, CONSEGUE CHEGAR OFEGANTE E EXAUSTO AO CIMO DAQUELA COLINA CHAMADA LUGAR DA CAVEIRA. A SEGUIR, ESTENDEM-NO NO CHÃO E COMEÇAM A PREGÁ-LO NO MADEIRO. INTRODUZEM PRIMEIRO OS FERROS NAS MÃOS, DESFIBRAMDO-LHE OS NERVOS E CARNE. DEPOIS, É IÇADO ATÉ FICAR ESGUIDO SOBRE A TRAVE VERTICAL FIXADA NO CHÃO. POR FIM, PREGAM-LHE OS PÉS. MARIA, SUA MÃE, CONTEMPLA A CENA.
         O SENHOR ESTÁ FIRMEMENTE PREGADO NA CRUZ. TINHA ESPERADO POR ELA DURANTE MUITOS ANOS, E NAQUELE DIA CUMPRIA-SE O SEU DESEJO DE REDIMIR OS HOMENS. AQUILO QUE ATÉ ELE TINHA SIDO UM INSTRUMENTO INFAME E DESONROSO, CONVERTIA-SE EM ÁRVORE DE VIDA E ESCADA DE GLÓRIA. INVADIA-O UMA PROFUNDA ALEGRIA AO ESTENDER OS BRAÇOS SOBRE A CRUZ, PARA QUE TODOS SOUBESSEM QUE ERA ASSIM QUE TERIA SEMPRE OS BRAÇOS PARA OS PECADORES QUE DELE SE APROXIMASSEM;- ABERTOS.
         VIU- E ISSO O CUMULOU DE ALEGRIA;- COMO A CRUZ SERIA AMADA E ADORADA, PORQUE ELE IRIA MORRER NELA. VIU OS MÁRTIRES QUE, POR SEU AMOR E PARA DEFENDER A VERDADE, IRIAM PADECER UM MARTÍRIO SEMELHANTE AO SEU. VIU O AMOR DOS SEUS AMIGOS, VIU AS LÁGRIMAS DIANTE DA CRUZ. VIU O TRIUNFO E A VITÓRIA QUE OS CRISTÃOS ALCANÇARIAM COM A ARMA DA CRUZ. VIU OS GRANDES MILAGRES QUE, PELO SINAL DA CRUZ, SE IRIAM SE REALIZAR EM TODO O MUNDO. VIU TANTOS HOMENS QUE, COM SUA VIDA, IRIAM SER SANTOS POR TEREM SABIDO MORRER COMO ELE E POR TEREM VENCIDO O PECADO. VIU COMO NÓS IRÍAMOS BEIJAR TANTAS VEZES UM CRUCIFIXO;- VIU O NOSSO RECOMEÇAR EM TANTAS OCASIÕES...
         JESUS ESTÁ SUSPENSO NA CRUZ. AO SEU REDOR, O ESPETÁCULO É DESOLADOR;- ALGUNS PASSAM E INJURIAM-NO;- OS PRINCIPES DOS SACERDOTES, MAIS FERINOS E MORDAZES, ZOMBAM DELE;- E OUTROS, INDIFERENTES, SIMPLESMENTE OBSERVAM O QUE ESTÁ ACONTECENDO. MUITOS DOS PRESENTES O TINHAM VISTO ABENÇOAR, PREGAR UMA DOUTRINA SALVADORA E MESMO FAZER MILAGRES. NÃO HÁ CENSURA ALGUMA NOS OLHOS DE JESUS;- APENAS PIEDADE E COMPAIXÃO.
         OFERECEM-LHE VINHO COM MIRRA. DAÍ LICOR ÁQUELE QUE DESFALECE E VINHO ÁQUELE QUE TRAZ AMARGURA NO SEU CORAÇÃO; QUE BEBAM E ESQUECERÃO A SUA MISÉRIA E NÃO VOLTARÃO A LEMRAR-SE DAS SUAS MÁGOAS.  ERA COSTUME TER ESSES GESTOS DE HUMANIDADE COM OS CONDENADOS. A BEBIDA – UM VINHO FORTE COM UM POUCO DE MIRRA – ADORMECIA E ALIVIAVA O SOFRIMENTO. O SENHOR PROVOU-A POR GRATIDÃO PARA COM AQUELE QUE LHE OFERECIA, MAS NÃO QUIS TOMÁ-LA, PARA ESGOTAR O CÁLICE DA DOR.
         PORQUE TANTO PADECIMENTO? PERGUNTA-SE SANTO AGOSTINHO. E RESPONDE;- TUDO O QUE ELE PADECEU É O PREÇO DO NOSSO RESGATE. NÃO SE CONTENTOU COM SOFRER ALGUMA COISA;- QUIS ESGOTAR O CÁLICE PARA QUE COMPREENDÊSSEMOS A GRANDEZA DO SEU CORAÇÃO, DO SEU AMOR E A BAIXEZA DO PECADO;- PARA QUE FÔSSEMOS GENEROSOS NA ENTREGA, NA MORTIFICAÇÃO, NO ESPÍRITO DE SERVIÇO.
         A CRUCIFIXÃO ERA A EXECUÇÃO MAIS CRUEL E AFRONDOSA QUE A ANTIQUIDADE CONHECIA. UM CIDADÃO ROMANO NÃO PODIA SER CRUCIFICADO. A MORTE SOBREVINHA DEPOIS DE UMA LONGA AGONIA. ÁS VEZES, OS VERDUGOS ACELERAVAM O FIM DO CRUCIFICADO QUEBRANDO-LHE AS PERNAS. DESDE OS TEMPOS APOSTÓLICOS ATÉ OS NOSSOS DIAS, SÃO MUITOS OS QUE SE NEGAM A ACEITAR UM DEUS FEITO HOMEM QUE MORRE NUM MADEIRO PARA SALVAR-NOS;- O DRAMA DA CRUZ CONTINUA A SER ESCÂNDALO PARA OS JUDEUS E LOUCURA PARA OS GENTIOS. DESDE SEMPRE EXISTIU A TENTAÇÃO DE DESVIRTUAR O SENTIDO DA CRUZ.
         A UNIÃO ÍNTIMA DE CADA CRISTÃO COM O SEU SENHOR NECESSITA DO CONHECIMENTO COMPLETO DA SUA VIDA, INCLUIDO O CAPÍTULO DA CRUZ. AQUI SE CONSUMA A NOSSA REDENÇÃO, AQUI A DOR DO MUNDO ENCONTRA O SEU SENTIDO, AQUI CONHECEMOS UM POUCO A MALÍCIA DO PECADO E O AMOR DE DEUS POR CADA UM DOS HOMENS. NÃO PERMANEÇAMOS INDIFERENTES DIANTE DE UM CRUCIFIXO.
         JÁ PREGARAM JESUS NO MADEIRO. OS VERDUGOS EXECUTARAM IMPIEDOSAMENTE A SENTENÇA. O SENHOR DEIXOU QUE O FIZESSEM, COM MANSIDÃO INFINITA.
         NÃO ERA NECESSÁRIO TANTO TORMENTO. ELE PODIA TER EVITADO AQUELAS AMARGURAS, AQUELAS HUMILHAÇÕES, AQUELES MAUS TRATOS, AQUELE JUÍZO INÍQUO, E A VERGONHA DO PATÍBULO, E OS PREGOS, E A LANÇA...
         MAS QUIS SOFRER TUDO ISSO POR TI E POR MIM. E NÓS NÃO HAVEMOS DE SABER RESPONDER? É MUITO POSSÍVEL QUE NALGUMA OCASIÃO, A SÓS COM UM CRUCIFIXO, TE VENHAM AS LÁGRIMAS AOS OLHOS, E NÃO TE CONTENHAS...MAS PROCURA QUE ESSE PRANTO ACABE NUM PROPÓSITO.
         OS FRUTOS DA CRUZ NÃO SE FIZERAM ESPERAR. UM DOS LADÕES, DEPOIS DE RECONHECER OS SEUS PECADOS, DIRIGE-SE A JESUS. SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM QUANDO TIVERES ENTRADO NO TEU REINO. FALA-LHE COM A SEGURANÇA E A CONFIANÇA QUE LHE OUTORGA O FATO DE SER SEU COMPANHEIRO DE SUPLÍCIO. VIU O SEU COMPORTAMENTO DESDE QUE EMPREENDERAM A CAMINHADA PARA O CALVÁRIO;- O SEU SILÊNCIO IMPRESSIONANTE;- O SEU OLHAR CHEIO DE COMPAIXÃO SOBRE A MULTIDÃO QUE O CERCAVA;- A SUA GRANDE MAJESTADE NO MEIO DE TANTO CANSAÇO E DOR. AS PALAVRAS QUE AGORA PRONUNCIA NÃO SÃO IMPROVISADAS;- EXPRIMEM O RESULTADO FINAL DE UM PROCESSO QUE SE INICIOU NO SEU ÍNTIMO DESDE O MOMENTO EM QUE SE ENCONTROU AO LADO DE JESUS. NÃO NECESSITOU DE NENHUM MILAGRE PARA SE CONVERTER-SE EM DISCÍPULO DE CRISTO;- BASTOU-LHE CONTEMPLAR DE PERTO O SOFRIMENTO DO SENHOR, COMO TANTOS OUTROS QUE, AO LONGO DOS TEMPOS, TAMBÉM SE CONVERTERIAM AO MEDITAREM NOS EPISÓDIOS DA PAIXÃO RELATADOS PELOS EVANGELISTAS.
         NO MEIO DE TANTOS INSULTOS, O SENHOR ESCUTOU EMOCIONADO ESSA VOZ QUE O RECONHECIA  COMO DEUS. DEVE-LHE TER CAUSADO UMA GRANDE ALEGRIA, DEPOIS DE TANTO SOFRIMENTO. EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO- DISSE-LHE.
         A EFICÁCIA DA PAIXÃO NÃO TEM FIM. VEM INUNDANDO CONSTANTEMENTE O MUNDO DE PAZ, DE GRAÇA, DE PERDÃO, DE FELICIDADE NAS ALMAS, E DE SALVAÇÃO. A REDENÇÃO REALIZADA UMA VEZ POR CRISTO APLICA-SE A CADA HOMEM, COM A COOPERAÇÃO DA SUA LIBERDADE. CADA UM DE NÓS PODE DIZER DE VERDADE;- O FILHO DE DEUS AMOU-ME E ENTREGOU-SE POR MIM. NÃO POR NÓS DE MODO GENÉRICO, COMO SE EU FOSSE O ÚNICO.
         JESUS CRISTO QUIS SUBMETER-SE POR AMOR, COM PLENA CONSCIÊNCIA, INTEIRA LIBERDADE E CORAÇÃO SENSÍVEL. NINGUEM MORREU COMO JESUS CRISTO, PORQUE ELE ERA A PRÓPRIA VIDA. NINGUÉM EXPIOU O PECADO COMO ELE, PORQUE ELE ERA A PRÓPRIA PUREZA. NÓS RECEBEMOS AGORA COPIOSAMENTE OS FRUTOS DAQUELE AMOR DE JESUS NA CRUZ. SÓ O NOSSO NÃO QUERER PODE TORNAR VÃ A PAIXÃO DE CDRISTO.
         MUITO PERTO DE JESUS ESTÁ SUA MÃE, COM OUTRAS SANTAS MULHERES. TAMBÉM ALI ESTÁ JOÃO, O MAIS JOVEM DOS APÓSTOLOS. QUANDO JESUS VIU A SUA MÃE E, PERTO DELA, O DISCÍPULO QUE AMAVA, DISSE Á SUA MÃE;- MULHER, EIS AÍ O TEU FILHO. DEPOIS DISSE AO DISCÍPULO;- EIS AÍ A TUA MÃE. E DESSA HORA EM DIANTE O DISCÍPULO A LEVOU PARA A SUA CASA. JESUS, DEPOIS DE DAR-SE A SI PRÓPRIO NA ÚLTIMA CEIA, DÁ-NOS AGORA O QUE MAIS AMA NA TERRA, O QUE LHE RESTA DE MAIS PRECIOSO. DESPOJARAM-NO DE TUDO. E ELE NOS DÁ MARIA COMO NOSSA MÃE.
         ESTE GESTO TEM UM DUPLO SENTIDO. POR UM LADO, O SENHOR PREOCUPA-SE COM A VIRGEM, CUMPRINDO COM TODA A FIDELIDADE O QUARTO MANDAMENTO DO DECÁLOGO. POR OUTRO, DECLARA QUE ELA É NOSSA MÃE. A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA AVANÇOU TAMBÉM NA PEREGRINAÇÃO DA FÉ E MANTEVE FIELMENTE A SUA UNIÃO COM O FILHO ATÉ A CRUZ, JUNTO DA QUAL, NÃO SEM UM DESÍGNIO, PERMANECEU DE PÉ, SOFRENDO PROFUNDAMENTE COM SEU UNIGÊNITO E ASSOCIANDO-SE COM ENTRANHAS DE MÃE AO SEU SACRIFÍCIO, CONSENTINDO AMOROSAMENTE NA IMOLAÇÃO DA VÍTIMA QUE ELA MESMA TINHA GERADO;- E, FINALMENTE, FOI DADA COMO MÃE AO DISCÍPULO PELO PRÓPRIO CRISTO JESUS, AGONIZANTE NA CRUZ.
         APAGARAM-SE AS LUMINÁRIAS DO CÉU, E A TERRA FICA SUMIDA EM TREVAS. SÃO PERTO DAS TRÊS, QUANDO JESUS EXCLAMA;- ELI, ELI, LAMMA SABACHTANI?!!! ISTO É;- MEU DEUS, MEU DEUS, PORQUE ME ABANDONASTES?
         DEPOIS, SABENDO QUE TODAS AS COISAS ESTÃO PRESTES A SER CONSUMADAS, PARA QUE SE CUMPRA A ESCRITURA DIZ;- TENHO SEDE. OS SOLDADOS EMBEMBEM EM VINAGRE UMA ESPONJA E, PONDO-A NUMA HASTE DE HISSOPO, APROXIMARAM-NA DA SUA BOCA. JESUS SORVE O VINAGRE E EXCLAMA;- TUDO ESTÁ CONSUMADO.
         RASGA-SE O VÉU DO TEMPLO E A TERRA TREME, QUANDO O SENHOR CLAMA EM VOZ FORTE;- PAI, EM TUAS MÃOS ENCOMENDO O MEU ESPÍRITO.E EXPIRA.
         AMA O SACRÍFICIO, QUE É FONTE DE VIDA INTERIOR.
         AMA A CRUZ, QUE É ALTAR DO SACRÍFICIO.
         AMA A DOR, ATÉ BEBERES, COMO CRISTO, O CÁLICE ATÉ A ÚLTIMA GOTA.
         COM MARIA, NOSSA MÃE, SER-NOS-Á MAIS FÁCIL CONSEGUI-LO, E POR ISSO CANTAMOS-LHE COM O HINO LITÚRGICO;-
         Ó DOCE FONTE DE AMOR!
         FAZ-ME SENTIR A TUA DOR PARA QUE CHORE CONTIGO.
         FAZ-ME CHORAR CONTIGO E DOER-ME DEVERAS DAS TUAS PENAS ENQUANTO VIVO;
         PORQUE DESEJO ACOMPANHAR O TEU CORAÇÃO COMPASSIVO NA CRUZ EM QUE O VEJO.
         FAZ COM QUE A CRUZ ME ENAMORE E QUE NELA VIVA E HABITE.

                   OREMOS;
SENHOR, PERDOAI-NOS POR VOS FLAGELAR, QUANDO PECAMOS CONTRA OS NOSSOS IRMÃOS.
QUANDO NÃO CUMPRIMOS OS VOSSOS MANDAMENTOS.
QUANDO NOS ESQUECEMOS DO QUANTO SOFRESTES POR NOS AMAR TANTO.
QUANTO SOFRESTES, POR DESEJAR A NOSSA SALVAÇÃO.
DAÍ-NOS SENHOR UM CORAÇÃO NOVO.
FAZEI DE NÓS SENHOR UMA NOVA CRIATURA.
DAÍ-NOS SENHOR, SENTIR O PODER DE TUA MÃE, NA PUREZA, NO AMOR E NA FIDELIDADE.
PARA TE SEGUIR, CADA PASSO, CADA DIA, NUMA CONVERSÃO MARIANA, SEM MEDO, SEM AMARRAS,SEM DESVIO, E COM MUITA ALEGRIA. AMEM.


Nenhum comentário: