segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

OS DIREITOS DA CRIANÇA

OS DIREITOS DA CRIANÇA;-               UMA IMPERIOSA REFORMA DO PENSAMENTO
LEXICON- PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA.

         DIANTE DESTE DEVER DE REALISMO E DE VIGILÂNCIA, IMPÕE-SEUMA IMPERIOSA REFORMA DO PENSAMENTO, COM CONSEQÜÊNCIAS, EXISTÊNCIAIS, ÉTICAS E CÍVICAS, QUE TEM POR VOCAÇÃO FAZER EMERGIR UMA NOVA CULTURA DA COMPREENSÃO DAS COISAS DA VIDA. NESTA PERSPECTIVA, GOSTARIA AQUI DE DEFENDER UMA (SANTUARIZAÇÃO) DO TERRITÓRIO DA INFÂNCIA, ÚNICO MODO, A MEU VER, DE RESOLVER O SEGUINTE PARADOXO;- COMO CONSTRUIR UM FUTURO MAIS SEGURO NUMA SOCIEDADE MAIS INCERTA, MAIS INTERESSADA NO CONSUMO IMEDIATO DO QUE NO PROJETO? A ESTE TÍTULO, DEVEMOS EM PRIMEIRO LUGAR INSCREVER NAS NOSSAS MENTES E NOS NOSSOS CORAÇÕES UM DIREITO;- O ÚNICO DIREITO QUE NÃO É EXPLICITAMENTE CONSIDERADO NAS NOSSAS DECLARAÇÕES E NAS NOSSAS CONVENÇÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA;- O DIREITO AO AMOR. EM SEGUIDA, DEVEMOS RESISTIR ÁS CRIANÇAS QUATRO TESOUROS ESSENCIAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO;- A GRATUIDADE DO TEMPO, A SEDE DE PAZ, A NECESSIDADE DE FALAR, A VOCAÇÃO Á ALEGRIA. ENFIM, É NOSSO DEVER REAFIRMAR A CONTRIBUIÇÃO ESPECÍFICA E AS MISSÕES ATRIBUÍDAS Á FAMÍLIA, QUE NENHUMA SOCIEDADE COMO TAL PODE SUBSTITUIR.
DIREITOS E DEVER DE AMOR- DURANTE UM COLÓQUIO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA ORGANIZADO EM UMA GRANDE CIDADE FRANCESA, O CARTAZ FEITO PARA ESTE EVENTO PELAS CRIANÇAS MESMAS TRAZIA SOBRE UM DESENHO AS SIMPLES PALAVRAS;- DIREITO AO AMOR. É VERDADE QUE UM SÓ OLHAR DE AMOR FIXADO SOBRE UMA CRIANÇA VALE MAIS QUE TODAS AS NOSSAS DECLARAÇÕES E CONVENÇÕES, A FORTIORI SE É ELA MESMA CAPAZ DE INSPIR-A-LAS. QUANDO TEU FILHO SE TORNAR GRANDE, CONSIDERA-O COMO TEU IRMÃO, DIZ O PROVÉRBIO AFRICANO, EVOCANDO POR SI MESMO O REAL LUGAR DAQUELA CRIANÇA, QUE É O DE SER O MEU SEMELHANTE. POR ISSO, TODA CRIANÇA MERECE SER ACOLHIDA POR AQUILO QUE É, COM AQUILO QUE NÃO É, EXATAMENTE COMO CADA UM DE NÓS ESPERA SER ACOLHIDO NO SEU PRÓPRIO CÍRCULO.
         NÃO É TALVEZ A MENSAGEM QUE AQUELES JOVENS QUE PRESTAM UM SERVIÇO DE AJUDA SOCIAL Á INFANCIA;- E AOS QUAIS RECENTEMENTE FIZ UMA VISITA- QUEREM NOS DIRIGIR, COM ESTE TEXTO QUE ELES ENTÃO ME ENTREGARAM?
1-    PÔR EM PRÁTICA OUTRAS VIRTUALIDADES, OUTRAS POTENCIALIDADES
2-    TER CONFIANÇA, TOMAR CONSCIÊNCIA
3-    ENFIM, NÃO MAIS FRAGMENTAR-SE
4-    RACIOCINAR, DOMINAR, ENVOLVER-SE
5-    APRENDER O SENTIDO, INSTAURAR A COERÊNCIA
6-    PARTIR ENTÃO PARA UM OUTRO LUGAR E TORNAR-SE ATOR DO PRÓPRIO DESTINO
7-    EM SUMA – EXTIRPAR O INSUCESSO, GERAR O SUCESSO.
OU AINDA AQUILO QUE NOS DÃO REGULARMENTE AQUELAS CENTENAS DE MILHARES DE JOVENS POR OCASIÃO DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE, TESTEMUNHANDO SUA SEDE DE ESPERANÇA, SEU DESEJO DE FRATERNIDADE E SUA NECESSIDADE DE AMOR? COMO CONTRAPONTO, OS ADOLESCENTES, DIANTE DAS ASSUSTADORAS ESTATÍSTICAS DE SUICÍDIO QUE LHE CONCERNEM, DO CRESCENTE ATRATIVO QUE SEITAS DE IDEAIS ADULTERADOS EXERCEM SOBRE  ELES, DA BANALIZAÇÃO DO CONSUMO DE DROGAS OU DE PSICOTRÓPICOS ETC, NÃO DIZEM QUIÇÁ O MESMO? AFIRMA-SE FREQÜÊNTEMENTE, DE MODO PEREMPTÓRIO, QUE OS JOVENS NÃO SÃO PORTADORES DE VALORES. NÃO ESTOU TÃO SEGURA. ESTAREI ATÉ MESMO TENTADA A DIZER QUE, JUSTAMENTE PORQUE A CRIANÇA E O JOVEM SÃO PORTADORES DE VALORES FORTES, MAS QUE ELES NÃO ENCONTRAM EXPRESSOS NA NOSSA SOCIEDADE HEDONISTA E INDIVIDUALISTA, AQUI E ALI REAGEM COM VIOLÊNCIA E DE MODO POR VEZES INCOMPREENSÍVEL PARA OS ADULTOS.
QUEM HOJE SERÁ CAPAZ DE LEVANTAR-SE PARA DIZER NÃO A TUDO AQUILO QUE FERE, AVILTA OU MATA A CRIANÇA? QUEM OUSARÁ LEMBRAR, COM VOZ ALTA E FORTE, QUE CUIDAR DE NOSSOS FILHOS SIGNIFICA SENTIR SUA NECESSIDADE DE SIGNIFICADO E DE UNIÃO? ADERIR A TAL PERGUNTA É NÃO SÓ PÔR EM ATO PROCEDIMENTOS, ESTRUTURAS ADEQUADAS, MAS AINDA RECUSAR OS COMPROMETIMENTOS MORNOS, ESTAR UNIDO EM TORNO DOS IDEAIS INSEPARÁVEIS DE AMOR E VERDADE, DE JUSTIÇA E PAZ;- SIGNIFICA AINDA CHAMAR Á MOBILIZAÇÃO HOMENS E MULHERES QUE, DOS PRIMÓRDIOS DA SOCIEDADE- DO NEONATO AO ADOLESCENTE, AO CRUZAMENTO DO VÍNCULO FAMILIAR COM O VÍNCULO SOCIAL, SABERÃO ACOLHER, QUESTIONAR, ACOMPANHAR COM UM ESPÍRITO DE ABERTURA, PARA SENTIR AQUILO QUE NÃO SEI QUÊ, AQUELE QUASE NADA QUE É NADA, MAS PELO QUAL NOS EXPOMOS A DESILUSÕES SE NÃO SÃO CONSIDERADOS. REFORMAR O PENSAMENTO SIGNIFICA NA REALIDADE RECONSTRUIR, A SERVIÇO DE TODOS OS HOMENS, A CIVILIZAÇÃO DO AMOR, QUE PAULO VI DESEJAVA ARDENTEMENTE, PARA IGUALMENTE PROMOVER O EVANGELHO DA VIDA, DO QUAL SE FEZ O PROFETA INCANSÁVEL E ADMIRÁVEL.
NA REALIDADE, É SOMENTE O AMOR QUE PERMITE VER A CRIANÇA SOB OS TRAÇOS DAQUELE QUE SE TEM A TENDÊNCIA DE REDUZIR A UM CASO, AQUELE QUE ESTÁ PREVISTO NAS NOSSAS LEIS E NOS NOSSOS REGULAMENTOS. QUE PERMITE DAR A TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO A CONDIÇÃO DE VIDA FUNDAMENTAL Á SUA MATURAÇÃO E AO PLENO DESENVOLVIMENTO, DIVIDINDO, POR EXEMPLO, EM PARTICULAR PARA TODOS AQUELES QUE VIVEM A SOMBRA DA POBREZA E DA NEGAÇÃO DOS SEUS DIREITOS, RECURSOS, SABERES E COMPETÊNCIAS.
POR ISSO, O SONHO DA CRIANÇA PERFEITA, SE DE ALGUMA FORMA É LEGITIMO POR PARTE DOS PAIS, QUE PARA O FILHO QUEREM O MELHOR, É NA MAIORIA DAS VEZES PERVERSO, POIS SEMPRE  VOTADO Á DESILUSÃO E, PORTANTO, AO RESSENTIMENTO. É ESTE UM PONTO CAPITAL NA REFLEXÃO SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS;- A CRIANÇA NÃO TEM O DIREITO DE SER O MELHOR, MAS SEUS PAIS, AO CONTRÁRIO, TÊM O DEVER (E, NA MAIORIA DAS VEZES, O DESEJO) DE DAR-LHES O MELHOR DE SI MESMOS.   
  QUERIDOS AMIGOS O LIVRO CONTINUA EM SUAS VERDADES, MAS EU VOU LOGO AO QUE SE DIZ RESPEITO A NOSSA CASA- ESTE CONTEUDO ESTA NA PAGINA 240.
DAR AS CRIANÇAS O SEU TEMPO- HOJE, NAS NOSSAS SOCIEDADES ASSIM CHAMDAS AVANÇADAS, SABEMOS QUE O TEMPO SE TORNOU UM RECUSSO RARO. O MESMO SE DIGA PARA AS CRIANÇAS, PARA TODOS AQUELES PELO MENOS AOS QUAIS NÃO SE PODE SER GARANTIDA A SATISFAÇÃO DO SEU TEMPO MAIS PRECIOSO, AQUELE QUE DEVERIAM PODER PARTILHAR COM OS QUE SÃO SEUS PRIMEIROS GARANTES NATURAIS;- PAIS, IRMÃOS E IRMÃS, FAMÍLIA EM SENTIDO LARGO E TODOS AQUELES QUE DELES CUIDAM. AQUILO DE QUE SE TEM NECESSIDADE PARA CONSTRUIR-SE PSÍQUICA E AFETIVAMENTE;- O TEMPO GRATUITO DO JOGO E DOS SONHOS. É ISSO QUE FALTA QUANDO A CRIANÇA É SACUDIDA ENTRE INSTITUIÇÕES DEMASIADAMENTE NUMEROSAS, OU QUANDO OS PAIS ESTÃO NA IMPOSSIBILIDADE MATERIAL DE DEDICAR AOS PRÓPRIOS FILHOS O TEMPO QUE DESEJARIAM. ORA, SE ESTE TEMPO DIVIDIDO É INDESPENSÁVEL Á CRIANÇA;- ESTE É O TEMPO DO SEU CRESCIMENTO E DA SUA MATURAÇÃO.
DAR ÁS SUAS CRIANÇAS A SUA PAZ- ÁS CRIANÇAS DEVEMOS TAMBÉM DEVOLVER A PAZ. A PAZ QUE PERDEM NO TURBILHÃO DA VIDA DOS ADULTOS, NO ESPETÁCULO DAS GUERRAS E DOS ÓDIOS. A PAZ QUE PERDEM QUANDO SÃO ESCRAVIZADAS Á TELEVISÃO, COM SEU CORTEJO DE MULTIFORMES VIOLÊNCIAS QUE AS AGRIDEM E FEREM DIRETAMENTE SEU DESENVOLVIMENTO, FALSIFICANDO SUA IMAGEM DO MUNDO OU ABALANDO SEUS SONHOS DE FELICIDADE. A PAZ QUE PERDEM QUANDO SEUS PRÓPRIOS PAIS ESTÃO EM GUERRA UM CONTRA O OUTRO E QUANDO O SENTIDO DE SEGURANÇA DESVANECE. TRABALHAR COM TODAS AS NOSSAS ENERGIAS PELA A PAZ DO MUNDO, MAS TAMBÉM PELA PROTEÇÃO DA CÉLULA FAMILIAR, SEU AMBIENTE NATURAL DE MATURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, SIGNIFICA RESTITUIR ÁS NOSSAS CRIANÇAS A PAZ E A PERSPECTIVA DE UM FUTURO.
OUVIR AS CRIANÇAS- A CRIANÇA TEM NECESSIDADE DE EXPRESSAR-SE, E ESTA FACULDADE DE EXPRESSÃO É INDISPENSÁVEL AO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL, Á SUA COMPREENSÃO DO MUNDO E Á SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE. FAZER DESTA NECESSIDADE UM DIREITO É DECERTO NECESSÁRIO;- NÃO DEVE, PORÉM, SER CONSIDERADO DE MODO ABSOLUTISTA, SACRALIZANDO O TERMO CRIANÇA, COMO DE OUTRO LADO RECONHECE, COMALGUMA NUANCE, O ART. 12.1 DA CIDE;- OS ESTADOS MEMBROS GARANTEM, Á CRIANÇA QUE É CAPAZ DE DISCERNIMENTO, O DIREITO DE EXPRIMIR LIVREMENTE A PRÓPRIA OPINIÃO SOBRE QUALQUER QUESTÃO QUE A INTERESSE, VISTO QUE AS OPINIÕES DA CRIANÇA SÃO DEVEDAMENTE LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO, TENDO EM VISTA SUA IDADE E SEU GRAU DE MATURIDADE. A CRIANÇA, NO SENTIDO ETIMOLÓGICO DO TERMO (IN-FANS), NÃO É, POR OUTRO LADO, AQUELE QUE NÃO SABE FALAR? A CRIANÇA PODE ERRAR NAS SUAS AFIRMAÇÕES, COMO NAS SUAS ESCOLHAS, E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS SEUS LIMITES OU ERROS LHE ENSINA O MUITO SALUTAR PRINCÍPIO DA REALIDADE, O QUAL LHE FAZ COMPREENDER, EM PARTICULAR, QUE SEUS  DESEJOS NÃO SE TORNARÃO NECESSARIAMENTE REALIDADE. MAS AFIRMAR O DIREITO DE EXPRESSÃO DAS CRIANÇAS É TAMBÉM E TALVEZ SOBRETUDO UM MODO DE REMETER AO DEVER SIMÉTRICO DE OUVIR QUE PAIS E EDUCADORES DE EM EXERCER;- SUSCITAR A PALAVRA SEM PROJETAR AS PRÓPRIAS RESPOSTAS- É O CONTRÁRIO DA MANIPULAÇÃO, RESPONDER COM VERDADE ÁS PERGUNTAS FEITAS –REJEITANDO A DEMAGOGIA-, DAR UM ESPAÇO TAMBÉM AO SILÊNCIO E A HESITAÇÃO, COMO LUGAR DE MATURAÇÃO DO PENSAMENTO. TANTOS CANTEIROS SOBRE OS QUAIS, TALVEZ, OS ADULTOS PODERIAM DAR MAIOR ESPAÇO Á LIBERDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA.
DEVOLVER ÁS CRIANÇAS SUA ALEGRIA- POR FIM, DEVEMOS ASSUMIR UMA TAREFA DIFÍCIL MAS ESTIMULANTE, QUAL SEJA, DE DEVOLVER Á CRIANÇA O QUE MELHOR CARACTERIZA;- A SUA INOCÊNCIA E A SUA ALEGRIA, A SUA PERCEPÇÃO INGÊNUA DO MUNDO E A SUA CAPACIDADE DE ALEGRAR-SE COM A BELEZA QUE DESTE EMANA. ORA, EXISTE UMA EXPLORAÇÃO SUTIL DAS CRIANÇAS, AQUELA QUE AS UTILIZA NA PUBLICIDADE OU NA MODA POR PURO INTERESSE COMERCIAL E AS FAZ ESCRAVAS DE DESEJOS ARTIFICIAIS. EXISTE TAMBÉM UMA VALORIZAÇÃO PÚBLICA DE CERTAS FORMAS DE VIDA QUE LEVAM Á EVASÃO DO REAL, Á FUGA DAS REGRAS DE VIDA EM SOCIEDADE, Á DESCONFIANÇA PARA COM O OUTRO E Á AVERSÃO DE SI. A NOSSA SOCIEDADE OCIDENTAL SABERÁ DAR OUVIDOS A ESTE GRITO IMEMORÁVEL QUE UMA GRANDE PARTE DAS SUAS CRIANÇAS LHE DIRIGE PERMANENTEMENTE;- HABITO COM UM CORAÇÃO PLENO DE UM MUNDO VAZIO E, SEM TER FEITO USO DE NADA, ESTOU DESILUDIDO DE TUDO? DEVEMOS COM TODAS AS NOSSAS FORÇAS- PORQUE O SUICÍDIO É UM PERPÉTUO DESMENTIDO QUE NOSSOS FILHOS NOS PROPÕEM- IMAGINAR OU SUSTENTAR OS PROJETOS COLETIVOS QUE OFERECEM AOS NOSSOS FILHOS AS MELHORES COISAS DA VIDA, QUE LHES PROPÕEM IDEAIS SEM FALSIDADE ONDE PODEM DAR O MELHOR DE SI MESMO. TÊM TANTO A DAR-NOS!!!
REAFIRMAR O PAPEL DA FAMÍLIA- ORA, COMO SUBLINHA A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA FAMILIARIS CONSORTIO;- Á SITUAÇÃO HISTÓRICA EM QUE VIVE A FAMÍLIA SE APRESENTA COMO UM CONFUSO CONJUNTO DE SOBRAS E LUZES. DE FATO, A RESPEITO DAS QUESTÓES RELATIVAS Á EDUCAÇÃO QUE ACABAMOS DE ABORDAR, JÁ QUE AS NORMAS DE VIDA FAMILIAR NÃO SÃO MAIS- INFELIZMENTE- CODIFICADAS, TEM-SE O DIREITO DE PERGUNTAR-SE HOJE SE A FAMÍLIA, QUE, ENTRE OUTROS DEVERES, TEM A MISSÃO DE TRANSMITIR AS DUAS MEMÓRIAS DE UMA SOCIEDADE- SUA MEMÓRIA HISTÓRICA E CULTURAL- É CAPAZ DE TECER OS TIROCÍNIOS ELEMENTARES E DE SER UMA ESCOLA DE SOLIDARIEDADE ESTIMULANTE. NA REALIDADE, A FAMÍLIA, HOJE, TENDO CONFIADO O CONJUNTO DA SUA MISSÃO AO ESTADO-PARTEIRA, NÃO É MAIS, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA O LUGAR SOCIALMENTE PRIVILEGIADO DE UMA COMPETÊNCIA EDUCATIVA.

A TRANSFIGURAÇÃO DE NOSSAS FAMÍLIAS DEVE SER IMEDIATO.
  OREMOS-
 SENHOR, QUE NOSSAS CRIANÇAS TENHAM UMA VIDA TRANSFIGURADA COM MAIS AMOR, COM MAIS SANTIDADE.
RELUZ SENHOR EM NOSSAS FACES O BRILHO DE SUA FACE, CONCEDE-NOS A GRAÇA DE EDUCARMOS MELHOR NOSSOS FILHOS.
 CONCEDE-NOS MAIS LUZ E MENOS TREVAS, PRECISAMOS DE TI SENHOR.
         FAZEI DESCER SOBRE NOSSAS FAMÍLIAS O ESPÍRITO SANTO PARA NOS INSTRUIR E NOS SANTIFICAR, O MUNDO PRECISA DE TI. MARIA ENSINÁ-NOS A DAR LIBERDADE AOS NOSSOS FILHOS. COM PRUDÊNCIA E MATURIDADE. AMEM. EDNA BERARDINELLI.


Nenhum comentário: