segunda-feira, 3 de março de 2014

A TENTAÇÃO- SOLIMEO



- BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE SOFRE (COM PACIÊNCIA) A TENTAÇÃO, PORQUE DEPOIS QUE TIVER SIDO PROVADO, RECEBERÁ A COROA DA VIDA ETERNA, QUE DEUS PROMETEU AOS QUE O AMAM.


PARA VOCE QUE ESTÁ QUERENDO DAR UM PASSO SUPER ERRADO, CHEIO DE CATEQUESE, CHEIO DA PALAVRA DE DEUS. QUE QUER CUSPIR NO PRATO QUE COMEU, E QUE EU EDNA JÁ NÃO SUPORTO MAIS FALAR EM BONS COMPORTAMENTOS, PARA VOCES QUE NÃO CONSEGUEM AMAR DE VERDADE O FILHO DA VIRGEM MARIA.VOU DIGITAR ESTA MATÉRIA A TENTAÇÃO, PARA VER SE VOCES ASSIMILAM E SE VOLTEM PARA JESUS, RETIRANDO SUAS MÁSCARAS DE BONS CATÓLICOS... E CONSIGAM FUGIR DAS TENTAÇÕES, E NÃO FICAR DANDO DESCULPAS CRETINAS. PORQUE COM DEUS TUDO PODEMOS, E NADA DE MAL VAI NOS ACONTECER OU NOS MANCHAR DE VERGONHA OU PECADO. JÁ NOS BASTA O NOSSO PASSADO QUE MUITAS VEZES NOS ENVERGONHA. COM JESUS E COM MARIA NÃO PRECISAMOS DAR PASSOS QUE NOS FAZ ENVERGONHAR. PENSE NISSO.

            A AÇÃO MAIS COMUM E CONSTANTE DO DEMÔNIO, EM RELAÇÃO AO HOMEM, É A TENTAÇÃO. POR ESSE ASPECTO COMUM E TAMBÉM POR SER MAIS FREQÜENTE, PODE-SE CHAMÁ-LA DE AÇÃO ORDINÁRIA DO DEMÔNIO.
            NATUREZA DA TENTAÇÃO;- EM SEU SENTIDO ETIMOLÓGICO, TENTAR ALGUÉM SIGNIFICA PÔ-LO Á PROVA PARA QUE SE CONHEÇAM SUAS DISPOSIÇÕES OU QUALIDADES.
            TENTAÇÃO PROBATÓRIA E TENTAÇÃO ENGANADORA OU SEDUTORA;- SANTO AGOSTINHO ESTABELECEU UMA DISTINÇÃO , QUE SE TORNOU CLÁSSICA, ENTRE A TENTAÇÃO PROBATÓRIA (TENTATIO PROBATIONIS) E A TENTAÇÃO ENGANADOURA OU SEDUTORA (TENTATIO DECEPCIONIS VEL SEDUCIONIS).
            A TENTAÇÃO PROBATÓRIA NÃO VISA LEVAR AO PECADO, E SIM TORNAR PATENTE A VIRTUDE DE ALGUÉM OU FORTALECÊ-LA POR MEIO DA PROVAÇÃO. NESSE SENTIDO É QUE SE PODE FALAR DE TENTAÇÃO DE DEUS, COMO, POR EXEMPLO, AS PROVAÇÕES QUE O CRIADOR, SERVINDO-SE DO DEMÔNIO, ENVIOU A JÓ PARA PROVAR SUA FIDELIDADE.
            PODE-SE FALAR TAMBÉM DE TENTAR A DEUS QUANDO SE PRETENDE PÔR EXEMPLO, AS PROVAÇÕES QUE O CRIADOR, SERVINDO-SE DO DEMÔNIO, ENVIOU A JÓ PARA PROVAR SUA FIDELIDADE.
            PODE-SE FALAR TAMBÉM DE TENTAR A DEUS QUANDO SE PRETENDE PÔR DEUS Á PROVA, EXIGINDO DELE UM MILAGRE OU UMA AÇÃO EXTRAORDINÁRIA, COM O FIM DE SATISFAZER NOSSA CURIOSIDADE, NOSSOS CAPRICHOS, OU LIVRAR-NOS DAS CONSEQÜÊNCIAS DE NOSSAS IRREFLEXÕES OU IMPRUDÊNCIAS. TENTAR A DEUS;- ESCREVE D. DUARTE LEOPOLDO E SILVA- É ESPOR-SE AO PERIGO, A GRANDES TENTAÇÕES, SEM NECESSIDADE, E DEPOIS PEDIR UM MILAGRE PARA NÃO SUCUMBIR. DEUS PROTEGE NO PERIGO, MAS NEM POR ISSO DEVEMOS EXPOR-NOS TEMERARIAMENTE, PORQUE, DIZ O ESPÍRITO SANTO, QUEM AMA O PERIGO NELE PERECERÁ.
            A TENTAÇÃO ENGANADORA OU SEDUTORA VISA LEVAR O HOMEM Á RUÍNA ESPÍRITUAL;- ELA PROPÕE-LHE UM MAL SOB A PARÊNCIA DE UM BEM, PROCURANDO ARRASTÁ-LO AO DESEJO DESSE MAL, ISTO É, AO PECADO. PODE, ENTÃO, SER DEFINIDA COMO UMA INCITAÇÃO AO PECADO. CONSISTE EM UM ESTÍMULO, UMA SOLICITAÇÃO DA VONTADE PARA O MAL.
            QUANDO PROCEDE DE NÓS MESMOS (TENTAÇÃO INTERNA), PODE SER INDICADA MAIS BEM COMO INCLINAÇÃO, ARREBATAMENTO, ESTÍMULO;- SE PROVÉM DE OUTROS INCLUSIVE DO DEMÔNIO PODEMOS REFERIR-NOS A ELA COMO CONVITE, SOLICITAÇÃO, INCITAÇÃO.
            CAUSAS NATURAIS DA TENTAÇÃO;- O MUNDO E A CARNE;- NEM TODAS AS TENTAÇÕES QUE O HOMEM PADECE PROVÉM DO DEMÔNIO;- TAMBÉM O MUNDO E A CARNE TEM NELAS UMA GRANDE PARTE;- NEM TODOS OS PECADOS SÃO COMETIDOS POR INSTIGAÇÃO DO DEMÔNIO, MAS ALGUNS SÃO COMETIDOS PELA LIVRE VONTADE E CORRUPÇÃO DA CARNE.- ENSINA SÃO TOMÁS;- A RAIZ MESMA DA TENTAÇÃO ESTÁ NA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA;- LIVRE, PORÉM DEMASIADO FRÁGIL, SOBRETUDO DEPOIS QUE DECAIU DE SUA INTEGRIDADE, EM CONSEQÜÊNCIA DO PECADO ORIGINAL, - CADA UM DE NÓS É TENTADO PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA, QUE O ATRAI E O ALICIA;- ESCREVE O APÓSTOLO SÃO TIAGO, QUE REPETE A MESMA IDÉIA POUCO Á FRENTE;- DE ONDE VÊM AS GUERRAS E AS CONTENDAS ENTRE VÓS? NÃO VÊM ELAS DAS VOSSAS CONCUPISCÊNCIAS QUE COMBATEM EM VOSSOS MEMBROS?
            SÃO PAULO DESCREVE EM TERMOS DRAMÁTICOS ESSA TERRIVÉL REALIDADE;- SINTO IMPERAR EM MIM UMA LEI;- QUERENDO FAZER O BEM, EIS QUE O MAL SE APRESENTA A MIM. SEGUNDO  O HOMEM INTERIOR, ACHO SATISFAÇÃO NA LEI DE DEUS;- MAS EM MEUS MEMBROS EXPERIMENTO OUTRA LEI QUE SE OÔE Á LEI DO MEU ESPÍRITO E ME ENCANDEIA Á LEI DO PECADO QUE REINA EM MEUS MEMBROS.
            ESSA A LEI DA CARNE;- TAMBÉM O MUNDO PROCURA ARRASTAR-NOS AO PECADO, POIS ESTÁ SOB O JUGO DO MALÍGNO, E A AMIZADE DESTE MUNDO É INIMIGA DE DEUS. SE ROMPERMOS COM O MUNDO ELE NOS PERSEGUIRÁ, ADVERTE O SALVADOR, POIS NÃO SOMOS DO MUNDO. POR ISSO, JESUS DISSE EXPRESSAMENTE QUE NÃO REZAVA PELO MUNDO.
            UM HOMEM PODE SER TENTADOR DE OUTRO HOMEM, SEGUNDO O ESPÍRITO DO MUNDO. FOI O QUE FEZ SÃO PEDRO, PROCURANDO DESVIAR O SENHOR DO CAMINHO DA CRUZ. A PARTIR DAQUELE MOMENTO, COMEÇOU JESUS A REVELAR A SEUS DISCÍPULOS QUE ERA NECESSÁRIO QUE FOSSE A JERUSALÉM, PADECESSE MUITO DA PARTE DOS ANCIÃOS, DOS SUMOS SACERDOTES E DOS ESCRIBAS, E FOSSE CONDENADO Á MORTE, E AO TERCEIRO DIA RESSUSCITASSE. PEDRO TOMANDO-O Á PARTE, COMEÇOU A ADMOESTÁ-LO, DIZENDO;- DEUS TE LIVRE, SENHOR! ISTO NÃO TE PODE ACONTECER! ELE, PORÉM, VOLTANDO-SE A PEDRO DISSE;- RETIRA-TE DE MIM, SATANÁS! POIS ÉS PARA MIM OBSTÁCULO (ISTO É TENTAÇÃO); OS TEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO DE DEUS, MAS DOS HOMENS!
            SOMOS, POIS, TENTADOS PELA NOSSA PRÓPRIA FRAGILIDADE, PELO NOSSO TEMPERAMENTO, NOSSA ÍNDOLE, FORMAÇÃO, AMBIENTE, FAMILIARES, AMIGOS, SITUAÇÕES E OCASIÕES;- EM UMA PALAVRA;- PELA CARNE E PELO MUNDO.
            A TENTAÇÃO DEMONÍACA;-  PORÉM, CONFORME ENSINA O APÓSTOLO, NÃO TEMOS QUE LUTAR SOMENTE COTRA A CARNE E O SANGUE, MAS SIM CONTRA OS PRINCIPADOS E AS POTESTADES, CONTRA OS DOMINADORES DESTE MUNDO DE TREVAS, CONTRA OS ESPÍRITOS MALIGNOS ESPALHADOS PELOS ARES...
            É FORA DE DÚVIDA QUE MUITÍSSIMAS TENTAÇÕES SÃO OBRA DIRETA DO DEMÔNIO, CUJO OFÍCIO PRÓPRIO – SÃO TOMÁS – É TENTAR.
            A MAIOR PARTE DA ATIVIDADE DEMONÍACA SE CONCRETIZA NA TENTAÇÃO, POR ISSO O DEMÔNIO, NO EVANGELHO, É CHAMADO TENTADOR. AS DEMAIS CAUSAS DA TENTAÇÃO – O MUNDO E A CARNE – PODEM ATUAR INDEPENDENTEMENTE UMAS DAS OUTRAS;- ENTRETANTO, É COMUM QUE, NAS TENTAÇÕES, A ATRAÇÃO DO MUNDO SE UMA Á REVOLTA DA SENSUALIDADE, E A AMBAS SE SOME A AÇÃO ALICIANTE DO DEMÔNIO.
            DE TAL MODO QUE, EMBORA OS TEÓLOGOS ACEITEM NO PLANO TEÓRICO A POSSIBILIDADE DE A TENTAÇÃO PODER TER UMA CAUSA APENAS NATURAL O MUNDO E A CARNE, SEM ENTRAR NECESSARIAMENTE A AÇÃO DO DEMÔNIO, NO PLANO PRÁTICO, EM GERAL, ADMITEM QUE O MALÍGNO, SEMPRE Á ESPREITA, SE APROVEITA DE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS PARA CAVALGAR A TENTAÇÃO NATURAL E AUMENTAR A SUA INTENSIDADE OU MALÍCIA.
            DE ONDE A ADVERTÊNCIA DE SÃO PAULO;- SE SENTIRDES RAIVA, SEJA SEM PECAR, NÃO SE PONHA O SOL SOBRE VOSSA IRA, PARA NÃO DARDES OPORTUNIDADE AO DEMÔNIO.
            O HOMEM DIANTE DA TENTAÇÃO;- A TENTAÇÃO, DE SI MESMA, OBVIAMENTE NÃO É PECADO. POIS O PRÓPRIO SALVADOR PERMITIU SER TENTADO PELO DEMÔNIO. COMO DISSEMOS, O DEMÔNIO NÃO PODE AGIR DIRETAMENTE SOBRE A INTELIGÊNCIA OU A VONTADE HUMANAS E POR ISSO PROCURA INFLUENCIÁ-LAS POR MEIOS INDIRETOS, EM SEU ESCOPO DE FAZER-NOS PECAR. MESMO PODENDO RESISTIR AO TENTADOR, O HOMEM FREQÜENTEMENTE SE DEIXA SEDUZIR.
            PARA NOS TENTAR, O DEMÔNIO PODE EXCITAR A IMAGINAÇÃO DE MODO A FORMAR NELA IMAGENS E REPRESENTAÇÕES LÚBRICAS OU PERTURBADORAS;- INTERFERIR EM MOVIMENTOS CORPORAIS QUE FAVOREÇAM OS MAUS ATOS OU MAUS PENSAMENTOS, INTENSIFICAR AS PAIXÕES, PROCURAR ENREDAR-NOS EM SOFISMAS, EM ERROS, ETC...
            ENTRETANTO, O HOMEM NÃO É CULPADO DAS TENTAÇÕES QUE SOFRE, A NÃO SER QUANDO ELAS SÃO CONSEQÜÊNCIA DE IMPRUDÊNCIAS, PERMITIDAS OU PROCURADAS VOLUNTARIAMENTE, POR EXEMPLO, COM OLHARES INDEVIDOS, FREQÜÊNCIA A LUGARES PERIGOSOS, MÁS COMPANHIAS ETC...
            DO CONTRÁRIO, ELE SÓ SERÁ CULPADO NOS CASOS EM QUE DER UM CONSENTIMENTO PLENO E DELIBERADO ÁS SOLICITAÇÕES DAS TENTAÇÕES.
            POR MAIS INTENSA QUE SEJA UMA TENTAÇÃO, SE O HOMEM LUTOU CONTRA ELA O TEMPO TODO, NÃO COMETEU A MENOR FALTA;- PELO CONTRÁRIO, ADQUIRIU MÉRITOS PARA A SUA SANTIFICAÇÃO, SEGUNDO ESCREVE SÃO TIAGO APÓSTOLO;- BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE SOFRE (COM PACIÊNCIA) A TENTAÇÃO, PORQUE, DEPOIS QUE TIVER SIDO PROVADO, RECEBERÁ A COROA DA VIDA, QUE DEUS PROMETEU AOS QUE O AMAM.
            NECESSIDADE DA VIGILÂNCIA E DA ORAÇÃO;- DEVEMOS ESTAR SEMPRE ALERTAS PARA ENFRENTAR AS PROVAÇÕES, COMO NOS RECOMENDOU NOSSO SENHOR NA HORA DE SUA PAIXÃO;- VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO; O ESPÍRITO NA VERDADE ESTÁ PRONTO, MAS A CARNE É FRACA. O MESMO ACONSELHA SÃO PEDRO;- SÊDE SÓBRIOS E VIGIAI, PORQUE O DEMÔNIO, VOSSO ADVERSÁRIO, ANDA AO REDOR COMO UM LEÃO QUE RUGE, BUSCANDO A QUEM DEVORAR.
            VIGIAR, PORÉM NÃO BASTA. É PRECISO RESISTIR AO DEMÔNIO; RESISTI AO DEMÔNIO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS- NOS ASSEGURA SÃO TIAGO. RESISTI-LHE AO DEMÔNIO, FORTES NA FÉ- MANDA SÃO PEDRO.
            E SÃO PAULO EXORTA-

 REVESTI-VOS DA ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR ÁS CILADAS DO DEMÔNIO... TOMAI A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU, E FICAR DE PÉ DEPOIS DE TER VENCIDO TUDO. ESTAI, FIRMES TENDO CINGIDO OS VOSSOS RINS COM A VERDADE, E VESTINDO A COURAÇA DA JUSTIÇA...TOMAI O ESCUDO DA FÉ COM QUE POSSAIS APAGAR TODOS OS DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO, TOMAI TAMBÉM O ELMO DA SALVAÇÃO E A ESPADA DO ESPÍRITO QUE É A PALAVRA DE DEUS.
           
DEUS NÃO PERMITE SEJAMOS TENTADOS ALÉM DE NOSSAS FORÇAS;- DEVEMOS, ENTRETANTO, TER SEMPRE PRESENTE ESTA CONSOLADORA VERDADE;- É CERTO QUE DEUS NÃO PERMITE SEJAMOS TENTADOS ALÉM DE NOSSAS FORÇAS. ESTE É O ENSINAMENTO DE SÃO PAULO;-


 NENHUMA TENTAÇÃO VOS SOBREVEIO QUE SUPERASSE AS FORÇAS HUMANAS. DEUS É FIÉL; NÃO PERMITIRÁ QUE SEJAIS TENTADOS ACIMA DAS VOSSAS FORÇAS;- MAS, COM A TENTAÇÃO, VOS DARÁ TAMBÉM O MEIO DE SAIR DELA E A FORÇA PARA QUE POSSAIS SUPORTÁ-LA.  

Nenhum comentário: