DE ONDE VEM O MAL? COMO SE
PODEM CONCILIAR A BONDADE E A ONIPOTÊNCIA DE DEUS COM A EXISTÊNCIA DO MAL? SE
DEUS PODIA IMPEDIR O MAL, E NÃO QUIS IMPEDIR, ONDE ESTÁ A BONDADE?
E SE DEUS QUERIA IMPEDIR O MAL E NÃO
PÔDE, ONDE ESTÁ A SUA ONIPOTÊNCIA? EM AMBOS OS
CASOS, ONDE ESTÁ A SUA PROVIDÊNCIA?
ESSE
FOI UM DOS PROBLEMAS QUE MAIS ANGUSTIARAM A HUMANIDADE EM TODOS OS TEMPOS, E
QUE SÓ ENCONTRA UMA SOLUÇÃO SATISFATÓRIA COM O CRISTIANISMO.
OS
POVOS PAGÃOS ANTIGOS, PREMIDOS POR DUAS REALIDADES APARENTEMENTE
INCONCILIÁVEIS- DE UM LADO, A BONDADE E A ONIPOTÊNCIA DE DEUS, DO OUTRO LADO, A
EXISTÊNCIA DO MAL-, PROCURANDO EVITAR O ABSURDO DE ATRIBUIR AO SER BOM POR
EXELÊNCIA DE DEUS DO OUTRO A EXISTÊNCIA DO MAL.
A ORIGEM DO MAL, CAÍRAM EM
OUTRO ABSURDO, QUE É O DE SUPOR A EXISTÊNCIA DE DOIS DEUSES;- UM DEUS BOM CRIADOR DO BEM, AO LADO DO UM
DEUS MAU;- QUE SERIA O CRIADOR DO MAL.
ESSA
CONCEPÇÃO- CONHECIDA EM FILOSOFIA COMO DUALISMO- É TÃO ABSURDA COMO SE, PARA
EXPLICAR A NOITE E O FRIO SE ADMITISSE A EXISTÊNCIA DE UM SOL NEGRO E GÉLIDO,
DISTINTO DO SOL RADIOSO E QUENTE, FONTE DO DIA, E DO CALOR. COMO É EVIDENTE, É
O MESMO E ÚNICO SOL QUE DÁ ORIGEM AO DIA QUANDO NASCE E PROVOCA A NOITE QUANDO
SE ESCONDE;- QUE NASCE QUANDO ESTÁ PRÓXIMO DA TERRA E FAZ COM QUE SURJA O FRIO
QUANDO SE AFASTA DELA.
ASSIM
TAMBÉM, NÃO É NECESSÁRIO IMAGINAR DOIS PRINCÍPIOS ANTAGÔNICOS- OU SEJA, DOIS
DEUSES – PARA EXPLICAR A ORIGEM DO MAL. O QUE É PRECISO, ANTES DE TUDO, É
DETERMINAR A NATUREZA DO MAL, PARA DEPOIS INDAGAR QUAL A SUA ORIGEM.
O
DUALISMO ERRA NÃO SOMENTE AO CONCEBER DUAS PRIMEIRAS, CONTRADITÓRIAS ENTRE SI,
PARA O UNIVERSO – UMA ORIGINANDO O BEM E OUTRA O MAL – MAS TAMBÉM AO TOMAR O
MAL COMO SE FOSSE UM SER, UMA COISA QUE EXISTE POR SI MESMA.
ORA,
COMO ENSINOU SANTO AGOSTINHO- O MAL NÃO TEM UMA NATUREZA;- AQUILO QUE É CHAMADO MAL É MERA FALTA DE BEM. OU, NO DIZER DE SÃO
TOMÁS DE AQUINO – NISTO CONSISTE A
EXISTÊNCIA DO MAL, A PRIVAÇÃO DO BEM.
O MAL
NÃO É, PORTANTO, UMA COISA, E SIM A FALTA DE ALGUMA COISA. POR ISSO, O MAL NÃO
EXIXTE POR SI MESMO, MAS APENAS COMO DEFICIÊNCIA, COMO PRIVAÇÃO DE ALGO. LOGO,
NÃO FOI CRIADO POR NINGUÉM.
NÃO É,
PORÉM, QUALQUER PRIVAÇÃO QUE DÁ ORIGEM AO MAL, MAS SOMENTE A PRIVAÇÃO DE ALGO
QUE É PRÓPRIO, NECESSÁRIO POR NATUREZA Á INTEGRIDADE DE UM DETERMINADO SER. POR
EXEMPLO;- A PRIVAÇÃO DA CAPACIDADE DE VOAR NÃO CONSTITUI UM MAL PARA O HOMEM,
UMA VEZ QUE VOAR NÃO É PRÓPRIO Á SUA NATUREZA;- JÁ A PRIVAÇÃO DA VISTA É UM MAL
PARA ELE, POIS ENXERGAR É PRÓPRIO Á NATUREZA HUMANA.
DE ONDE
PROCEDE ESSA POSSIBILIDADE DE A CRIATURA SOFRER A PRIVAÇÃO DE UM BEM QUE É
PRÓPRIO Á SUA NATUREZA? EM OUTROS TERMOS, QUAL É A RAIZ PRIMEIRA, A ORIGEM,
AQUILO QUE SE TORNA POSSÍVEL O MAL? DEUS FEZ BOAS TODAS AS CRIATURAS, PORÉM NÃO
AS PODERIA TER DOTADO DE UMA PERFEIÇÃO INFINITA, ABSOLUTA, POIS A PERFEIÇÃO
ABSOLUTA SÓ É POSSÍVEL NO SER INFINITO, OU SEJA, NO PRÓPRIO DEUS. PARA FAZER
CRIATURAS DOTADAS DE UMA PERFEIÇÃO ABSOLUTA, DEUS TERIA QUE CRIAR OUTROS
DEUSES, O QUE É ABSURDO;- LOGO, SÓ PODIA CRIAR SERES FINITOS- LIMITADOS-;-
PORTANTO, IMPERFEITOS, SUJEITOS A PRIVAÇÕES.
É NESSA
LIMITAÇÃO INERENTE Á CONDIÇÃO DE CRIATURA QUE OS FILÓSOFOS, SEGUINDO SANTO
AGOSTINHO, VÊEM A RAIZ PRIMEIRA DO MAL.
DAÍ
DECORRE QUA A ÚNICA MANEIRA DE EVITAR O MAL SERIA DEUS NÃO TER FEITO A CRIAÇÃO,
POIS TODA CRIATURA É NECESSARÍAMENTE LIMITADA.
O MAL
PODE SER CONSIDERADO SOB DIVERSOS ASPECTOS, DE ACORDO COM A PRIVAÇÃO A QUE SE
REFERE. SE OCORRE PRIVAÇÃO DE UM BEM FÍSICO OU DA NATUREZA INANIMADA, TEMOS O
MAL FÍSICO OU NATURAL;- SE A PRIVAÇÃO SE REFERE A UM BEM MORAL OU UMA PERFEIÇÃO
ESPIRITUAL, ESTAMOS DIANTE DO MAL MORAL.
O MAL
FÍSICO COMPREENDE TODAS AS DESORDENS DA NATUREZA INANIMADA;- TERREMOTOS,
INUNDAÇÕES, INCÊNDIOS;- E EM PARTICULAR AS DESORDENS DAS CRIATURAS SENSÍVEIS;-
O SOFRIMENTO, AS DOENÇAS E A MORTE. O MAL MORAL COMPREENDE AS DESORDENS DA VIDA
MORAL;- O PECADO, O VÍCIO, A INJUSTIÇA, A VIOLAÇÃO DAS LEIS ESTABELECIDAS POR
DEUS.
PORQUE DEUS PERMITE O MAL? PORQUE DEUS PERMITE
AS CATÁSTROFES MAIS OU MENOS FREQÜENTES, AS DOENÇAS, A MORTE, ENFIM? COMO PODE
UM PAI DEIXAR SOFRER ASSIM OS SEUS FILHOS? NÃO TEM ELE PODER PARA IMPEDIR O
MAL? E SE NÃO LHE FALTA PODER, ONDE ESTÁ A SUA BONDADE, SE NÃO O IMPEDE?
ENSINA
SÃO TOMÁS QUE DEUS NÃO PERMITE O MAL FÍSICO SENÃO DE UM MODO INTEIRAMENTE
ACIDENTAL, COMO OCASIÃO PARA OS JUSTOS EXERCEREM A VIRTUDE DA CONSTÂNCIA,
PRATICAREM A CARIDADE PARA COM OS MENOS FAVORECIDOS OU DOENTES, ETC... POR
OUTRO LADO, ELE DESEJA ALGUNS MALES FÍSICOS COMO PENA DEVIDA AO PECADO, COMO
FORMA DE RESTABELECER A JUSTIÇA ULTRAJADA PELAS FALTAS VOLUNTÁRIAS.
COM
RELAÇÃO Á MORTE, LONGE DE SER O TERMO DA VIDA, ELA É A PASSAGEM PARA UMA NOVA
VIDA, ONDE A FELICIDADE É COMPLETA, SEM MESCLA DE SOFRIMENTO E ONDE SE ATINGE O
SUMO BEM, QUE É O PRÓPRIO DEUS.
QUANTO
AO MAL MORAL OU PECADO, DEUS NÃO PODE QUERÊ-LO NEM MESMO INDIRETAMENTE, MAS ELE
PODE TIRAR, COMO DO MAL FÍSICO, ALGUM BEM, COMO POR EXEMPLO, DO PECADO DO
PERSEGUIDOR A MANIFESTAÇÃO DA CONSTÂNCIA DOS MÁRTIRES.
A
POSSIBILIDADE DO MAL MORAL – ENSINAM OS FILÓSOFOS – É AO MESMO TEMPO A
CONSEQÜÊNCIA DE UM GRANDE BEM, A LIBERDADE, E A CONDIÇÃO DE UM BEM MAIOR, O
MÉRITO.
AS
CRIATURAS RACIONAIS (OS ANJOS E OS HOMENS), POR SEREM DOTADOS, DE INTELIGÊNCIA,
POSSUEM O LIVRE ARBÍTRIO, A LIBERDADE DE ESCOLHER ENTRE BENS POSSÍVEIS. A
CAPACIDADE DE LIVRE ESCOLHA DECORRE DA NATUREZA INTELIGENTE DESSES SERES, DO
CONHECIMENTO QUE ELES TÊM DE SUAS PRÓPRIAS AÇÕES, DE SEUS FINS ÚLTIMOS E DOS
MEIOS PARA CHEGAR A ELES. A LIBERDADE, MESMO IMPERFEITA, É A MAIS BELA
PRERROGATIVA DO SER RACIONAL;- POIS É DIGNO DA BONDADE DIVINA TÊ-LA CONCEDIDO.
DEUS
NÃO PODIA SUPRIMIR NO ANJO E NO HOMEM A POSSIBILIDADE DE FAZEREM O MAL, A NÃO
SER RECUSANDO-LHES A LIBERDADE OU DANDO-LHES UMA LIBERDADE INCAPAZ DE FALHAR;-
NA PRIMEIRA HIPÓTESE, ELES FICARIAM REBAIXADOS AO NÍVEL DOS IRRACIONAIS, O QUE
SERIA INDIGNO DE CRIATURAS ESPIRITUAIS;- NA SEGUNDA, ELES SE TORNARIAM IGUAIS A
DEUS, O QUE É ABSURDO.
DEUS
QUER QUE A CRIATURA RACIONAL OBSERVE SUAS LEIS, NÃO COMO O ANIMAL DESPROVIDO DE
RAZÃO, QUE AGE SEGUINDO OS MEROS INSTINTOS, MAS MORALMENTE E MERITORIAMENTE;-
ORA, SEM A POSSIBILIDADE DO MAL MORAL, NÃO HAVERIA MÉRITO NA PRÁTICA DO BEM,
POIS NÃO HÁ MERITO SENÃO QUANDO SE FAZ O BEM PODENDO NÃO FAZÊ-LO.
DEUS
QUIS QUE OS ANJOS E OS HOMENS FOSSEM OS AGENTES DE SUA PRÓPRIA FELICIDADE OU SE
TORNASSEM RESPONSÁVEIS PELA PRÓPRIA DESGRAÇA, ESCOLHENDO POR SI MESMOS SE
COLABORAVAM OU NÃO COM A GRAÇA DIVINA.
QUANDO
OS ANJOS PECARAM E QUANDO OS HOMENS PECAM, FAZEM USO DESVIADO DE SUA
LIBERDADE;- DEUS, PORÉM, NÃO TOLHE A LIBERDADE DE SUAS CRIATURAS RACIONAIS EM
RAZÃO DO SEU USO DESVIADO, PORQUE É PRÓPRIO A ELE CRIAR E NÃO DESTRUIR;- SERIA
CONTRARIAR-SE A SI MESMO FAZER CRIATURAS LIVRES E DEPOIS TOLHER-LHES A
LIBERDADE QUANDO A USAM MAL. POR OUTRO LADO, A EXISTÊNCIA DE SERES RACIONAIS
NÃO-LIVRES É ABSURDA.
O MAL, CONSEQÜÊNCIA DO PECADO;- A ESTAS
CONSIDERAÇÕES DE ORDEM FILISÓFICA, O CRISTIANISMO ACRESCENTA OS DADOS REVELADOS
POR DEUS. ESTES NÃO SOMENTE CONFIRMAM AS DESCOBERTAS DA RAZÃO, CONFERINDO-LHES
UMA CERTEZA ABSOLUTA, MAS, INDO ALÉM, NOS DÃO OS MEIOS DE SABER AO CERTO AQUILO
QUE DE OUTRO MODO NÃO PASSARIA DE MERA SUPOSIÇÃO;- COMO O MAL SE MANIFESTOU
CONCRETAMENTE ENTRE OS ANJOS E OS HOMENS.
O CRISTIANISMO REJEITA TODA E QUALQUER FORMA
DE DUALISMO;- TUDO QUANTO EXISTE PROVÉM DE UM SÓ E ÚNICO PRINCÍPIO, PURO E BOM.
SENDO
DEUS SUBSTANCIALMENTE BOM E SANTO, TUDO QUANTO PROVÉM DELE TEM QUE SER,
NECESSARIAMENTE, BOM EM SI MESMO. POR ISSO, TODAS AS CRIATURAS, EM SI MESMAS,
SÃO BOAS E APTAS PARA OS PROPÓSITOS DO CRIADOR.
ASSIM,
LEMOS NO PRIMEIRO LIVRO DA BÍBLIA;- E
DEUS VIU TODAS AS COISAS QUE TINHA FEITO, E ERAM MUITO BOAS. O LIVRO DO
ECLESÍASTICO COMPLETA;- TODAS AS OBRAS
DO SENHOR SÃO BOAS E CADA UMA DELAS, CHEGADA A SUA HORA, FARÁ SEU SERVIÇO. E
O LIVRO DA SABEDORIA EXPLICA;- DEUS NÃO
FEZ A MORTE, NEM SE ALEGRA COM A PERDIÇÃO DOS VIVOS. PORQUANTO ELE CRIOU TODAS
AS COISAS PARA QUE SUBSISTISSEM E NÃO HAVIA NELAS NENHUM VENENO MORTÍFERO, NEM
O DOMÍNIO DA MORTE EXISTIA SOBRE A TERRA.
DIZ AINDA A
ESCRITURA QUE FOI NA SOBERBA QUE TEVE
INÍCIO TODA A PERDIÇÃO.
PARTE DOS ANJOS SE
REVOLTOU CONTRA DEUS, E FORAM EXPULSOS DO CÉU, TRANSFORMANDO-SE EM DEMÔNIOS;-
DO MESMO MODO, NOSSOS PRIMEIROS PAIS DESOBEDECERAM O CRIADOR COM O PECADO
ORIGINAL E PERDERAM O ESTADO DE INOCÊNCIA E DE INTEGRIDADE, SENDO EXPULSOS DO
PARAISO TERRESTRE.
COMO
DECORRÊNCIA DO PECADO ORIGINAL, HOUVE UMA DEBILITAÇÃO DA NATUREZA HUMANA,
TORNANDO-SE O HOMEM MAIS VULNERÁVEL ÁS PAIXÓES E AS SEDUÇÕES DO DEMÔNIO, E MAIS
INCLINADO AO PECADO;- EM CASTIGO DESSE MESMO PECADO, DEUS PERMITIU QUE O
SOFRIMENTO SE ABATESSE SOBRE O HOMEM E A TERRA SE LHE TORNASSE INGRATA. NO
GÊNESIS, DEPOIS DA NARRAÇÃO DA PRIMEIRA DESOBEDIÊNCIA, VÊM AS PALAVRAS DO
CRIADOR AO PRIMEIRO HOMEM;- PORQUE DESTE
OUVIDOS Á VOZ DE TUA MULHER E COMESTE DA ÁRVORE DE QUE EU TE TINHA ORDENADO QUE
NÃO COMESSES, A TERRA SERÁ MALDITA POR TUA CAUSA;- TIRARÁS DELA O SUSTENTO COM
TRABALHOS PENOSOS TODOS OS DIAS DA TUA VIDA. ELA TE PRODUZIRÁ ESPINHOS E
ABROLHOS.
E O INSPIRADOR E
AUTOR DO ECLESIÁSTICO ESCREVE, NUMA ALUSÃO AO PECADO ORIGINAL;- DA MULHER NASCEU O PRINCÍPIO DO PECADO E
POR CAUSA DELA É QUE TODOS MORREMOS.
O APÓSTOLO SÃO PAULO
RESUME MAGNIFICAMENTE ESSA DOUTRINA SOBRE O PECADO ORIGINAL, NOS SEGUINTES
TERMOS;- ASSIM COMO POR UM SÓ HOMEM O
PECADO ENTROU NO MUNDO E, PELO PECADO, A MORTE, ASSIM TAMBÉM A MORTE ATINGIU
TODOS OS HOMENS, PORQUE TODOS PECARAM... POIS O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE.
EM VIRTUDE DA
REDENÇÃO OPERADA POR JESUS CRISTO, ENTRETANTO, O SOFRIMENTO E A MORTE PODEM SER
APROVEITADOS PELO HOMEM COMO UM MEIO DE APERFEIÇOAMENTO MORAL, DE SANTIFICAÇÃO.
É ASSIM QUE O MESMO SÃO PAULO EXCLAMA;- A
MORTE FOI TRAGADA NA VITÓRIA DE CRISTO. MORTE, ONDE ESTÁ A TUA VITÓRIA? MORTE,
ONDE ESTÁ TEU AGUILHÃO? E PROSSEGUE;- SEJAM
DADAS GRAÇAS A DEUS, QUE NOS DÁ A VITÓRIA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. POR
ISSO, MEUS IRMÃOS AMADOS, SÊDE FIRMES, CONSTANTES, PROGREDI SEMPRE NA OBRA DO
SENHOR, SABENDO QUE O VOSSO ESFORÇO NÃO É INÚTIL NO SENHOR.
É ESTA ESPERANÇA QUE
NOS DÁ A FORÇA PARA LUTAR CONTRA A AÇÃO DO MAL EM NÓS MESMOS E NO MUNDO. É A
DOUTRINA A RESPEITO DO PECADO ORIGINAL QUE NOS ESCLARECE QUANTO Á ORIGEM
HISTÓRICA DO MAL E QUANTO AO VERDADEIRO SENTIDO DA PRESENÇA DO MAL NO MUNDO.
DO
CONTRÁRIO, O PROBLEMA DO MAL FICARIA INSOLÚVEL E NOS ATIRARIA NO DESESPERO DA
IMCOMPREENSÃO E DA REVOLTA. AMEM.
OREMOS;-
AGORA, POIS, TEMEI AO SENHOR E SERVI-O COM TODA A
RETIDÃO E FIDELIDADE.
TIRAI
OS deuses QUE SERVIRAM VOSSOS PAIS NO PASSADO,
E SERVI AO SENHOR.
PORÉM, SE VOS DESAGRADA
SERVIR O SENHOR,
ESCOLHEI HOJE A QUEM QUEREIS SERVIR;-
SE A
DEUS OU AO DEMÔNIO, A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS...
FAÇA
A SUA ESCOLHA
PORQUE QUANTO Á MIM, EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO
SENHOR.
AMEM.
EDNA
BERARDINELLI.
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