segunda-feira, 2 de junho de 2014

A EXPERIÊNCIA DO TABOR ( LIVRO O MISTÉRIO DA CRUZ ) CARDEAL BASIL HUME.



QUERO INICIAR ESTE MÊS DE JUNHO, PARTILHANDO COM VOCÊS AS DIFICULDADES DA VIDA. NÃO É PORQUE, EU OU VOCÊ QUE É RELIGIOSA QUE NÃO TEMOS PROBLEMAS...
OS PROBLEMAS EXISTEM E EU ACHO ÓTIMO NÓS ESTARMOS PREPARADOS PARA ENFRENTÁ-LOS, DIANTE DA ORAÇÃO E DO CORPO DE JESUS CRISTO, QUE DEVE FAZER PARTE DE NOSSAS VIDAS.
PERCEBO CLARAMENTE QUE AQUELES QUE NÃO VÃO AS SANTAS MISSAS INFELIZMENTE NÃO TEM UM BOM DESENPENHO EM SUAS VIDAS;- TROPEÇAM, CAEM E NO SE EQUILIBRAR TEM MUITO MAIS DIFICULDADES PARA SE POSICIONAR.
            EU TENHO MUITAS MATÉRIAS NO BLOG MAS ME PARECE QUE AINDA FALTA ALGUMA COISA;- ESTAMOS NUM TEMPO MUITO PRECIOSO DA NOSSA LITURGIA QUE É O TEMPO DE PENTECOSTES.
            QUE ESTE ESPÍRITO SANTO DE DEUS NOS AJUDE A DESCOBRIRMOS OS NOSSOS DONS E NOSSO CAMINHO DIANTE DO PAI PARA LOUVAR E BENDIZER A JESUS E A VIRGEM MARIA.
            É MUITO COMUM FAZERMOS JULGAMENTOS A RESPEITO DE FULANO OU SICRANO... ELES PARECEM SER TÃO FELIZES E NEM VÃO A IGREJA, PARECEM NÃO TER NENHUM PROBLEMA. NORMALMENTE ESTE TIPO VIVE REALMENTE MUITO BEM. MAS ACONTECE QUE MUITOS VIVEM NAS COSTAS DE PAI, MÃE, TIOS, AVÓS. MAS VAI CHEGAR UM DIA QUE ELES NÃO TERÃO MAIS ESTES ENTES QUERIDOS PARA ALIVIAR SUAS VIDAS, E DAÍ SIM EU QUERO VER COMO ELES SE COMPORTARÃO. E ISTO ESTA SENDO MUITO COMUM NAS FAMÍLIAS, OS FILHOS TEM MUITA DIFICULDADES PARA SAIR DE SEUS PAIS.
            EU ACHO QUE HOJE EM DIA AS PESSOAS TEM MÊDO DE ENFRENTAR AS DIFICULDADES, POR TEREM UMA GRANDE FALTA DE AMADURECIMENTO. QUE NO MEU ENTENDER É SUPER PROTEÇÃO DOS PAIS. TEMOS RECEIO DE DEIXAR MUITAS VEZES NOSSOS FILHOS CAMINHAREM SÓZINHOS. GOSTO MUITO DAS ÁGUIAS, QUANDO ELAS VEÊM SEUS FILHOTES COM RECEIO DE VOAR, ELAS OS EMPURRAM PARA FÓRA DE SEUS NINHOS, MAS SABIÁMENTE ESTÃO ATENTAS PARA SOCORRE-LOS EM CASO DE NECESSIDADE. A NATUREZA É SÁBIA POR DEMAIS.
            MAS VAMOS CONTINUAR NOSSA REFLEXÃO;- ESTOU COLOCANDO EM PRIMEIRA LINHA O MONTE TABOR, PORQUE PRA QUEM EU ESTOU DIRIGINDO ESTA MATÉRIA DE CERTA FORMA JÁ VIVE ESTA EXPERIÊNCIA DO TABOR;- A EXPERIÊNCIA DO TABOR FOI UMA REALIZAÇÃO E ANTEGOSO. NA MONTANHA QUE FULGURAVA COM A GLÓRIA DE DEUS, MOISÉS  E ELIAS FALARAM COM CRISTO TRANSFIGURADO. FICARAM AO LADO DO FILHO DO HOMEM, QUE EM BREVE SERIA REVELADO COMO HOMEM DE SOFRIMENTO. MOISÉS ESTAVA Á PROCURA DE DEUS, E EM ORAÇÃO NO MENTE HOREB TINHA SUPLICADO PARA VER A GLÓRIA DE DEUS, FOI-LHE DITO QUE NINGUÉM PODIA VER DEUS E VIVER. ELE NÃO VERIA DEUS, MAS APENAS APANHARIA UM LAMPEJO DA GLÓRIA, QUANDO DEUS PASSASSE.
            COMPARTILHAMOS ESTA EXPERIÊNCIA DE MOISÉS. PODEMOS ANSIAR POR VER DEUS, MAS NÃO O PODEMOS FAZER DIRETAMENTE. NO ENTANTO, PROCURAMO-LO E, POR VEZES, TAMBÉM NÓS APANHAMOS UM LAMPEJO DA GLÓRIS REFLETIDO NO QUE É VERDADEIRO, BOM E BELO.PARA NÓS CRENTES, NA VERDADE, HÁ A CERTEZA DE QUE VEMOS A REVELAÇÃO DE DEUS EM JESUS CRISTO, PORQUE VÊ É NA VERDADE VER O PAI.
            NA MESMA MONTANHA DE HOREB, ELIAS ENCONTRARIA DEUS. ELE TINHA SUPORTADO MAUS TEMPOS E ESTAVA NUM ESTADO DE ESPÍRITO, MUITO DEPRIMIDO. DEUS NÃO LHE FOI REVELADO NEM NO TROVÃO QUE ABRE MONTANHAS E ESTILHAÇA ROCHAS, NEM NO TREMOR DE TERRA OU NO FOGO DEVASTADOR, MAS SIM NO SOM GENTIL DO SILÊNCIO. TAMBÉM EM NOSSAS VIDAS, POR VEZES PODEMOS FAZER MELHOR A EXPERIÊNCIA DE DEUS NÃO EM ACONTECIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS, MAS QUANDO ESTAMOS SILENCIOSOS E QUIETOS.
            NESSAS ALTURAS, PODEMOS SER MAIS COMPLETAMENTE NÓS PRÓPRIOS E ABERTOS AO ESPÍRITO SANTO QUE TRABALHA IMPERCEPTIVELMENTE DENTRO DE NÓS, ILUMINANDO OS NOSSOS ESPÍRITOS E AQUECENDO OS NOSSOS CORAÇÕES. (QUANTOS DE NÓS NÃO TEM MEDO DO SILÊNCIO?).O MUNDO ESTÁ MUITO BARULHENTO...
            PEDRO, TIAGO E JOÃO CAÍRAM DE JOELHOS NO TABOR )SE VOCE TEM O HÁBITO DE REZAR, TAMBÉM TEM VONTADE DE SE AJOELHAR), MARAVILHANDO-SE COM A VISÃO DE MOISÉS E DO SENHOR TRANSFIGURADO. VIRAM A GLÓRIA DO DIVINO BRILHANDO NO HUMANO. ENTÃO, Á MEDIDA QUE A LUZ DESAPARECIA, VIRAM APENAS JESUS. MAIS UMA VEZ A FACE HUMANA DE JESUS ESTAVA VELADA, ESCONDENDO DA VISTA O ESPLENDOR DA SUA MAIS SECRETA GLÓRIA DIVINA. ( A NOSSA LUZ DIVINA TAMBÉM REFLETE EM NOSSO ROSTO, MAS QUANDO NOS AFASTAMOS DE DEUS, TAMBÉM ESTA LUZ SE APAGA E FICA SÓ NÓS MESMO. E ISTO É MUITO POUCO, JESUS JÁ ERA MUITO ILUMINADO, E MESMO ASSIM ELE TINHA MOMENTOS CURTOS E LONGOS DE REFLEXÃO E ORAÇÃO DIANTE DO PAI E SEMPRE CULMINAVA EM PERFEITA ADORAÇÃO.)
QUANDO DESCERAM DA MONTANHA, COMEÇAVA UM NOVO CAPÍTULO. NOSSO SENHOR COMEÇOU A ENSINÁ-LOS;- O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS;- E MATÁ-LO-ÃO, E, DEPOIS DE MORTO, ELE RESSUSCITARÁ AO TERCEIRO DIA. MAS ELES NÃO ENTENDIAM ESTA PALAVRA E RECEAVAM INTERROGÁ-LO.
O SOFRIMENTO CONDUZ A UMA VIDA NOVA;- POUCOS DE NÓS SOMOS SUFICIENTEMENTE CORAJOSOS PARA ENFRENTAR A DOR OU O DESASTRE IMINENTE. NÃO FAZEMOS A LIGAÇÃO ENTRE O SOFRIMENTO E UMA NOVA VIDA. OS DISCÍPULOS, COMO NÓS, NÃO CONPREENDIAM PORQUE É QUE A GRANDE FIGURA DO FILHO DO HOMEM, CONFORME PROFETIZADO NO LIVRO DE DANIEL, DEVIA SER MOSTO, E AINDA MENOS COMO SE LEVANTARIA NOVAMENTE. MESMO DEPOIS DAV RESSURREIÇÃO, MUITOS ACHARAM DIFÍCIL ENTENDER O SIGNIFICADO E O OBJETIVO DA MORTE DE CRISTO.
O TABOR E O CALVÁRIO ESTÃO LIGADOS NO EVANGELHO E ESTÃO TAMBÉM LIGADOS NA VIDA. DESEJAMOS ARDENTEMENTE, PELA EXPERIÊNCIA DA TRANSFIGURAÇÃO, ESTAR NO MONTE TABOR CO PEDRO, TIAGO E JOÃO, E VER DEUS REVELADO EM JESUS CRISTO. QUEREMOS SER COMO MOISÉS E APANHAR UM LAMPEJO DA SUA GLÓRIA. QUEREMOS, COMO ELIAS, OUVIR DEUS NO SOM DO SILÊNCIO. MAS A MAGNIFICÊNCIA DO FILHO DE DEUS TRANSFIGURADO NO TABOR ESTARÁ VELADA NO GETSÉMANI E NO CALVÁRIO. A GLÓRIA DE DEUS , AGORA NÃO VISTA DIRETAMENTE POR OLHOS HUMANOS, É TÃO REAL E PRESENTE COMO QUANDO CRISTO SOFRE A AGONIA NO JARDIM. NESSA AGONIA DO FILHO DO HOMEM ESTÁ ENVOLVIDA TODA A HUMANIDADE. A PAIXÃO DE JESUS CRISTO É PARA SEMPRE E PARA TODOS.
SÃO MATEUS RECORDA NOSSO SENHOR ENSINANDO QUE DEVE SER VISTO NOS QUE TÊM FOME, QUEM TÊM SEDE, NOS ESTRANHOS, NOS NUS, NOS A MARGEM DA SOCIEDADE. ENTÃO CRISTO AINDA HOJE SOFRE, E SOFRE BASTANTE. O SOFRIMENTO HUMANO PARECE NÃO TER FIM. A PAIXÃO E MORTE DE CRISTO TÊM ECO E CONTINUAM EM TODO O LADO. SÃO PAULO DIZ-NOS QUE NA NOSSA DOR E ANGUÚSTIA CUMPRIMOS O RESTO DAS AFLIÇÕES DE CRISTO. ESTAS SÃO PALAVRAS PROFUNDAS E MISTERIOSAS SOBRE CUJO SIGNIFICADO AINDA MEDITAMOS.
O TABOR E O CALVÁRIO, NAS SUAS MANEIRAS DIFERENTES, REVELAM A VERDADEIRA FACE DE CRISTO QUE É O FILHO DO HOMEM E O HOMEM DO SOFRIMENTO. MAS TEM DE HAVER, COMO TODOS SABEMOS, UMA ULTERIOR REVELAÇÃO, QUANDO O CRUCIFICADO SE TORNA O SENHOR RESSUSCITADO. FOI ENTÃO QUE FORAM MOSTRADOS Á HUMANIDADE SOFREDORA O SEU DESTINO E SIGNIFICADO FINAIS. A MORTE E O SOFRIMENTO FORAM VENCIDOS PELA GLÓRIA.
VIDA PARA SEMPRE E AMOR SEM FIM TORNARAM-SE OS TEMAS DA BOA NOVA QUE É A ÚNICA ESPERANÇA DA HUMANIDADE. NÓS QUE AINDA VIVEMOS NO VALE DA MORTE E ESCURIDÃO, DEVÍAMOS LEVANTAR OS OLHOS PARA ONDE O DIA JÁ AMANHECEU E ONDE CRISTO, O FILHO DO HOMEM, ESTÁ SENTADO Á DIREITA DO PAI NA TERNA GLÓRIA. AMEM.
                                               OREMOS
             
SOIS DO CÉU A GLÓRIA ETERNA, ESPERANÇA DOS MORTAIS
CRESÇA A NOSSA FÉ PRIMEIRA DENTRO DO NOSSO INTERIOR
A ESPERANÇA ACOMPANHE, E MAIOR SEJA O AMOR
A VÓS, CRISTO, REI PIEDOSO, E A VÓS, PAI, GLÓRIA TAMBÉM
COM O ESPÍRITO PARÁCLITO
PELOS SÉCULOS. AMEM. ( TEXTO MEDITADO ORAÇÃO DAS HORAS).


                        TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA. AMÉM.      

Nenhum comentário: