domingo, 20 de julho de 2014

A FÉ PROFESSADA PRIMEIRA PARTE – PONTIFÍCIO CONSELHO – VIVER O ANO DA FÉ.



CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO;- NUM  MUNDO IMERSO NUMA PROFUNDA CRISE DE VALORES, QUE SE DEBATE ENTRE PROPOSTAS QUE VÃO DESDE O SECULARISMO E DO INDIVIDUALISMO FEROZ ATÉ Á FUSÃO COM A NATUREZA, AO REENCANTAMENTO PELO MUNDO E AO REGRESSO ÁS CRENÇAS DE TIPO DUALISTA E FATALISTA, O CREDO CRISTÃO – QUE PRESSUPÕE OBVIAMENTE A EXPERIÊNCIA FUNDANTE DO ENCONTRO PESSOAL E COMUNITÁRIO COM JESUS CRISTO COMO REVELADOR DE DEUS E DO HOMEM – APRESENTA-SE COM TODA A SUA CAPACIDADE PARA ILIMINAR ESTE TEMPO DE DESORIENTAÇÃO.

EU CREIO – NÓS CREMOS – COMO SE DISSE ANTERIORMENTE, A PROFISSÃO DE FÉ É UM DOM QUE NÓS RECEBEMOS DA IGREJA, QUE A PROFESSA E TRANSMITE;-  AO MESMO TEMPO, É UM ATO LIVRE QUE TESTEMUNHAMOS COM GRATIDÃO, PRONUNCIANDO-A COM CONSCIÊNCIA E EMPENHO NA ASSEMBLEIA QUE CELEBRA A EUCARISTIA DOMINICAL. A IGREJA É O SUJEITO COMUNITÁRIO DA FÉ, POR ISSO ACREDITAMOS COMO COMUNIDADE E NA COMUNIDADE CRISTÃ QUE NOS TRANSMITIU A FÉ. AO MESMO TEMPO, CADA CRISTÃO ACREDITA DE MODO PESSOAL, SEM POSSIBILIDADE DE DELEGAR, NA MEDIDA EM QUE A FÉ É UMA ESCOLHA LIVRE E VOLUNTÁRIA. POR CONSEGUINTE, O  CREDO É A EXPRESSÃO FUNDAMENTAL DA FÉ EM QUE ACREDITAMOS, MAS PRESSUPÕE POR SUA VEZ A FÉ COM A QUAL ACREDITAMOS. OS ARTIGOS DO CREDO QUE PRONUNCIAMOS NO CONTEXTO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DOMINICAL, LONGE DE SEREM UMA SÉRIE DE FRASES PARA DIZERMOS MECANICAMENTE, TÊM UM VALOR DOXOLÓGICO. ELES SÃO E DEVEM SER PROUNCIADOS OU CANTADOS COMO IMAGENS CONCEPTUAIS, COMO SÍMBOLOS VERBAIS E AUDÍVEIS QUE REMETEM PARA DEUS UNO E TRINO, INVISÍVEL MAS PRÓXIMO.

UM SÓ DEUS;- NUM ATUAL SUPERMERCADO DE OFERTAS RELIGIOSAS E PSEUDORRELIGIOSAS, A AFIRMAÇÃO DA FÉ NUM SÓ DEUS, UNO E TRINO, CONSTITUI O CENTRO DA NOSSA FÉ CRISTÃ. COM EFEITO, O CRISTIANISMO NASCEU COMO UMA AFIRMAÇÃO ORIGINAL E CORAJOSA DA INICIDADE DE DEUS DIANTE DA GRANDE VARIEDADE DE deuses REUNIDOS NO PANTHEON QUE ACOLHIA TODAS AS DIVINDADES DOS POVOS CONQUISTADOS PELO IMPÉRIO ROMANO. HOJE EM DIA, CONTUDO, NUMA SITUACÃO DE FRACO RIGOR INTELECTUAL EM MATÉRIA RELIGIOSA, VOLTAM A ESTAR NA MODA, DE FORMA MAIS OU MENOS EXPLÍCITA, AS EXPLICAÇÕES DE TIPO DUALISTA, COMO A CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE UM PRINCÍPIO DO BEM E DE UM PRINCÍPIO DO MAL, EQUIPARADOS ENTRE SI. ESTA CRENÇA DÁ UMA EXPLICAÇÃO FÁCIL E RÁPIDA AO PORQUE DA EXISTÊNCIA DO MAL, ELIMINANDO ATÉ O PESO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL. TODAVIA, UMA IMEDIATA OBJEÇÃO RACIONAL LEVA A AFIRMAR QUE SE DEUS EXISTE, DEVE SER ÚNICO;- SE EXISTISSEM DOIS deuses, UM SERIA O LIMITE DO OUTRO. NENHUM DOS DOIS SERIA INFINITO, NENHUM DOS DOIS SERIA DEUS.
DE ONDE VEM O CONHECIMENTO E A CERTEZA DE QUE DEUS É TRINO E UNO? FOI ELE QUE O QUIS REVELAR. A CONFISSÃO DA UNICIDADE DE DEUS TEM AS SUAS RAÍZES NA REVELAÇÃO DIVINA NO ANTIGO TESTAMENTO;- OUVE, ISRAEL! O SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR. JESUS CRISTO, PLENITUDE E MEDIADOR DA REVELAÇÃO, COM O SEU TESTEMUNHO PÚBLICO, COM A MISSÃO DADA AOS SEUS DISCÍPULOS E COM O DOM DO ESPÍRITO SANTO, POR SUA VEZ, CONFIRMA A UNIDADE E A REALIDADE TRINITÁRIA DE DEUS. COM EFEITO, NO NOVO TESTAMENTO, JESUS CRISTO FALA DE SEU PAI DIZENDO;- O PAI E EU SOMOS UM;- REZA DIRIGINDO-SE AO PAI, E DÁ-NOS O ESPÍRITO SANTO, QUE É O AMOR DO PAI E DO FILHO;- POR ISSO, SOMOS BATIZADOS (EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
É INTERESSANTE NOTAR, MESMO CONSIDERANDO O DIÁLOGO COM AS OUTRAS RELIGIÓES E, PARTICULARMENTE, COM AS MONOTEÍSTAS, QUE A FORMA CRISTÃ DE AFIRMAR A UNICIDADE DE DEUS NÃO É EXATAMENTE IGUAL Á DAS OUTRAS RELIGIÕES. COM EFEITO, DEUS PODE SER CONCEBIDO COMO UNO POR CONTINUIDADE CONSIGO PRÓPRIO. É O CASO, POR EXEMPLO, DE UMA SURA FAMOSA DO CORÃO – MUITAS VEZES CITADA EM CONTRAPOSIÇÃO COM A TRINDADE CRISTÃ – ONDE DEUS É CHAMADO O IMPENETRÁVEL. NESTE SENTIDO, DEUS SURGE COMO UM CONTINUUM SEM DEFEITO, COM A COSISTÊNCIA DE UM METAL PURO SEM NENHUMA IMPERFEIÇÃO. CONTUDO, DEUS PODE TAMBÉM SER CONCEBIDO COMO UNO POR FIDELIDADE A SI PRÓPRIO NO SEIO DE UM PROJETO DE SALVAÇÃO QUE SE DESENVOLVE AO LONGO DA HISTÓRIA. É O QUE PARECE QUERER EXPRIMIR A CÉLEBRE FÓRMULA COM A QUAL O DEUS DE ISRAEL SE APRESENTA COM O NOME;- EU SOU AQUELE QUE SOU. POR FIM, DEUS PODE SER CONCEBIDO COMO UNO EM VIRTUDE DA RELAÇÃO DE AMOR E COMUNHÃO NA DIVERSIDADE QUE EXISTE NO SEU SEIO. SE DEUS É AMOR, O AMOR DEVE CONSTITUIR TAMBÉM A LEI INTERNA DO SEU SER E, POR ISSO, DA UNIDADE CONSIGO PRÓPRIO.
O DEUS UNO E TRINO EM QUE ACREDITAMOS NÃO É UMA FORÇA ANONIMA NEM UMA ENERGIA CÓSMICA IMPESSOAL, NEM A UNIÃO DO UNIVERSO ENQUANTO TAL. JESUS, O FILHO DE DEUS, ENSINOU-NOS A OLHAR O SEU PAI COMO NOSSO PAI E A DIRIGIRMO-NOS A ELE COMO AO NOSSO-PAI. QUE RECORDAÇÃO DE TERNURA E CONFIANÇA NÃO EVOCA A PALAVRA PAI EM QUEM TEVE A GRAÇA DE EXPERIMENTAR O AMOR DE UM PAI HUMANO! PARA AQUELES QUE, PELO CONTRÁRIO, NÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA SATISFATÓRIA COM O SEU PRÓPRIO PAI É BOM SUBLINHAR QUE DEUS NÃO É UM PAI, MAS O PAI. NELE TEMOS A POSSIBILIDADE DE CURAR TODAS AS FERIDAS DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS LIMITADAS E FRUSTRANTES DA PATERNIDADE HUMANA. COM A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO, JESUS DESPERTA O DESEJO HUMANO MAIS PROFUNDO DE ENCONTRAR UM PAI MISERICORDIOSO.
TODAVIA, PODEMOS FAZER A PERGUNTA DE COMO SERÁ POSSÍVEL QUE, NA NOSSA PEQUENEZ E LIMITAÇÃO, CONSIGAMOS EXPERIMENTAR QUE DEUS É NOSSO PAI E QUE JESUS É O SEU AMADO FILHO QUE NOS TORNA PARTICIPANTES DA SUA RELAÇÃO FILIAL COM O PAI. O QUE OU QUEM É QUE TORNA POSSÍVEL ESTA EXPERIÊNCIA? DEIXEMOS QUE SEJA SÃO PAULO A RESPONDER;- DEUS ENVIOU AOS NOSSOS CORAÇÕES O ESPÍRITO DO SEU FILHO. E TAMBÉM;- VÓS NÃO RECEBESTES UM ESPÍRITO DE ESCRAVOS PARA RECAIR NO MEDO, MAS RECEBESTES UM ESPÍRITO DE FILHOS ADOTIVOS, POR MEIO DO QUAL CLAMAMOS;- ABBÁ! PAI! É DE FATO O ESPÍRITO SANTO QUE NOS TORNA POSSÍVEL A NOSSA RELAÇÃO VIVA COM O PAI E COM O FILHO.
DEUS NÃO É SOLIDÃO, MAS COMUNHÃO PERFEITA. POR ISSO, SANTO AGOSTINHO, SÃO BERNARDO E, SOBRETUDO, RICARDO DE SÃO VICTOR FALARAM DE DEUS UNO E TRINO COMO DA REALIDADE MISTERIOSA DO PAI, DO FILHO E O AMOR AO ESPÍRITO SANTO. NÓS ACREDITAMOS NISSO NÃO PORQUE É EVIDENTE, MAS PORQUE O PAI REVELOU NO FILHO ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO. UMA VEZ CONHECIDO O MISTÉRIO DE DEUS UNO E TRINO POR MEIO DA REVELAÇÃO, A RAZÃO, ILUMINADA PELO MESMO ESPÍRITO SANTO, PODE ENCONTRAR EZPLICAÇÕES QUE TORNAM CREDÍVEL ESTE MISTÉRIO, APESAR DE NUNCA CHEGAREM A EXPLICÁ-LO DE FORMA COMPLETA.

TODO – PODEROSO ;- O DEUS UNO E TRINO CRIOU O MUNDO DO NADA, É O SENHOR DA HISTÓRIA, GOVERNA AS COISAS E PODE TUDO;- PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. CONTUDO, PERMANECE UM MISTÉRIO O MODO COMO DEUS RECORRE Á SUA OMNIPOTÊNCIA. COM EFEITO, CHEIOS DE PERPLEXIDADE, FAZEMOS CONSTANTEMENTE A PERGUNTA;- ONDE ESTAVA DEUS QUANDO ? A PERGUNTA, DILACERANTE, ASSALTA-NOS ESPECIALMENTE QUANDO PENSAMOS NOS HORRORES DA ELIMINAÇÃO SISTEMÁTICA E CRUEL DE MILHÕES DE SERES HUMANOS NOS VÁRIOS EPISÓDIOS DO TERROR NAZI E DAS LIMPEZAS ÉTNICAS OU POLÍTICAS QUE SE SUCEDERAM EM DIVERSOS LUGARES DO PLANETA, NA EUROPA, NA ÁSIA, NA ÁFRICA, NA AMÉRICA OU NA OCEÂNIA. APERCEBEMO-NOS, ENTÃO, DE QUE A OMNIPOTÊNCIA DE DEUS DEVE SER COMPREENDIDA, EM PRIMEIRO LUGAR, Á LUZ DO MISTÉRIO PASCAL;- O MISTÉRIO DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DO SEU PRÓPRIO FILHO. A IMPOTÊNCIA DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO É A PREMISSA PARA A MANIFESTAÇÃO DA OMNIPOTÊNCIA DE DEUS NA RESSURREIÇÃO.

CRIADOR;- DEUS É QUE, PARA LÁ DO TEMPO E DO ESPAÇO, TIROU O MUNDO DO NADA E CHAMOU TODAS AS COISAS Á EXISTÊNCIA. TUDO QUANTO EXISTE DEPENDE DE DEUS E TEM, ASSIM, DURABILIDADE DE NO SER PORQUE DEUS QUER QUE SEJA ASSIM. A CRIAÇÃO DO MUNDO É EM CERTA MEDIDA UM OBRA COLETIVA DO DEUS UNO E TRINO.O PAI É O CRIADOR, O TODO-PODEROSO;- O FILHO É O SENTIDO E O CORAÇÃO DO MUNDO;- TUDO FOI CRIADO POR MEIO DELE E PARA ELE. ELE EXISTE ANTES DE TODAS AS COISAS, E TUDO NELE SUBSISTE. COM EFEITO, QUANDO DESCOBRIMOS CRISTO DESCOBRIMOS O SENTTIDO DO MUNDO E COMPREENDEMOS QUE O MUNDO SE MOVE PARA UM FIM;- A VERDADE, A BONDADE E A BELEZA DO SENHOR. DESCOBRIMOS QUE FOMOS CRIADOS PARA UMA RELAÇÃO DE AMOR, LOUVOR E AMIZADE COM O DEUS UNO E TRINO. O ESPÍRITO SANTO MANTEM TODAS AS COISAS UNIDAS;- É ELE QUE DÁ A VIDA.
A FÉ NO ATO CRIADOR DE DEUS PELO QUAL O MUNDO PASSOU A EXISTIR É CENTRAL E DETERMINANTE. TRATA-SE DE UMA CRIAÇÃO POR MEIO DA PALAVRA, COMO NOS MOSTRAM O LIVRO DO GÊNESIS, E O QUARTO EVANGELHO. A FÉ NA CRIAÇÃO ATRAVÉS DA PALAVRA TORNA CLARA A TRANSCENDÊNCIA DE DEUS E O SINAL DA CONTINGÊNCIA E DA LIBERDADE COMO CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO. A CRIAÇÃO É UM CHAMAMENTO Á LIBERDADE E A EXERCER A NOSSA PRÓPRIA VOCAÇÃO DE COOPERADORES DA CRIAÇÃO. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, A SUA DIVULGAÇÃO EM ESTRATOS DE POPULAÇÃO CADA VEZ MAIS ABRANGENTES, PARECEM PÔR EM QUESTÃO A RAZOABILIDADE DA FÉ NA CRIAÇÃO DIVINA. CONSIDEREMOS, ENTÃO, ALGUMAS QUESTÕES CRUCIAIS;-

A CIÊNCIA NATURAL TORNA O CRIADOR DESNECESSÁIO? NÃO. A FRASE DEUS CRIOU O MUNDO NÃO É UM AXIOMA REBUSCADO  NA CIÊNCIA NATURAL. TRATA-SE DE UMA AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA E, CONSEQUENTEMENTE, REFERE-SE AO SENTIDO E Á ORIGEM DIVINA DAS COISAS.
PODE ALGUEM ACEITAR A EVOLUÇÃO E SIMULTANEAMENTE CRER NO CRIADOR? SIM. A TEOLOGIA NÃO TEM COMPETÊNCIA CIENTÍFICO-NATURAL, NEM A CIÊNCIA NATURAL TEM COMPETÊNCIA TEOLÓGICA. UM CRISTÃO PODE ACEITAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO UM MODELO EXPLICATIVO EFICAZ, DESDE QUE NÃO CAIA NO ERRO DO EVOLUCIONISMO, QUE VÊ NO SERM HUMANO UM PROFUNDO CASUAL DE PROCESSOS BIOLÓGICOS. A EVOLUÇÃO PRESSUPÕE A EXISTÊNCIA DE ALGO QUE SE DESENVOLVA. NADA É DITO SOBRE O ONDE DESTE ALGO. DE IGUAL MODO, A BIOLOGIA NÃO PODE RESPONDER A PERGUNTAS ACERCA DO SER, DA

ESSÊNCIA, DA DIGNIDADE, DA MISSÃO, DO SENTIDO E DO PORQUE DO MUNDO E DO SER HUMANO. TAL COMO O ELOLUCIONISMO, NUM EXTREMO, TAMBÉM O CRIACIONISMO, NO OUTRO, É UMA ULTRAPASSAGEM DE LIMITES;- OS CRIACIONISTAS TOMAM INGENUAMENTE Á LETRA OS DADOS BÍBLICOS( COMO A IDADE DA TERRA E OS 6 DIAS DA CRIAÇÃO). QUANDO AFIRMAMOS QUE DEUS É CRIADOR ESTAMOS TAMBÉM A AFIRMAR QUE TODA A REALIDADE É CRIADA;- O PLANETA TERRA, OS MARES, OS ANIMAIS, O MUNDO VEGETAL E O MUNDO MINERAL SÃO CRIATURAS DE DEUS. POR ISSO, DEUS NÃO É O MUNDO E O MUNDO NÃO É DEUS. O MUNDO É CRIAÇÃO DE DEUS. O MUNDO, O UNIVERSO E TUDO O QUE ELE CONTÉM REFLETEM A BELEZA E A HARMONIA DE DEUS, MAS  NÃO SÃO DEUS. NÃO SÃO UMA REALIDADE DIVINA EM SI, MAS SOMENTE ENQUANTO PARTICIPANTES DE ALGUMAD QUALIDADES DE DEUS, TAIS COMO;- O SER, A BELEZA, A HARMONIA.... COM BASE NESTA SIMPLES DISTINÇÃO OS CRISTÃOS DEVEM PROCURAR MANTER UM CRITÉRIO HONESTO QUANDO ENTRAM

EM DIÁLOGO COM OUTRAS PROPOSTAS RELIGIOSAS. SEM UM ESTADO DE ESPÍRITO POLEMICO, SEM UMA ATITUDE PREPOTENTE, MAS COM CLAREZA DE IDEIAS E DE MOTIVAÇÕES. UMA SERENA E CLARA CONVICÇÃO É A MELHOR ATITUDE PARA O DIÁLOGO.

O QUE É O CÉU? COM O TERMO CÉU PRETENDEMOS DESIGNAR COM A SIMPLICIDADE DA LINGUAGEM HUMANA A DIMENSÃO PRÓPRIA DE DEUS;- DIMENSÃO NA QUAL HABITAM OS ANJOS E OS SANTOS E QUE É O FIM DA CRIAÇÃO. COM A EXPRESSÃO O CÉU E A TERRA, CONSEQUENTEMENTE, REFERIMO-NOS A TODA A CRIAÇÃO, TENDO PRESENTE QUE O CÉU NÃO É UM LUGAR NO ESPAÇO SIDERAL. É UM ESTADO NO ALÉM. O CÉU É ONDE A VONTADE DE DEUS ACONTECE SEM RESISTÊNCIA. O CÉU É, PORTANTO, QUANDO A VIDA ESTÁ PRESENTE EM ELEVADA DENSIDADE E FELICIDADE, UMA VIDA COMO NINGUÉM ENCONTRA NA TERRA, UMA VIDA QUE PELO DOM DO ESPÍRITO SANTO PODEMOS COMEÇAR A SABOREAR JÁ AQUI SOBRE A TERRA E QUE ALCANÇARÁ A SUA PLENITUDE E REALZAÇÃO SUPERABUNDANTE NO ENCONTRO FACE A FACE COM DEUS. ENTRE AS COISAS INVISÍVEIS DEVEMOS CONSIDERAR OS SERES ESPIRITUAIS, TAIS COMO OS ANJOS. HOJE EM DIA, OS ANJOS ESTÃO NA MODA,

MAS O CRISTÃO DEVE TER AS IDEIAS CLARAS SOBRE ESTE TEMA. O MAGISTÉRIO DA IGREJA, NO DISCURSO DA HISTÓRIA E EM ALGUMAS OCASIÕES PARTICULARES, COMO NO CONCÍLIO DE LATRÃO IV, EM 1215, DEFINIU COM CLAREZA E SOBRIEDADE A DOUTRINA SOBRE OS ANJOS, PRECISAMENTE PARA EVITAR QUER OS TEMORES EXCESSIVOS RELATIVOS AO MUNDO ESPÍRITUAL, QUER AS ABORDAGENS INGENUAS OU ESOTÉRICAS A ESTE MUNDO. OS ANJOS SÃO CRIATURAS DE DEUS, PURAMENTE ESPIRITUAIS, QUE TÊM INTELIGÊNCIA E VONTADE. NÃO SÃO CORPORAIS NEM MORTAIS, E NORMALMENTE NÃO SÃO VISÍVEIS. VIVEM CONSTANTEMENTE NA PRESENÇA DE DEUS E TRANSMITEM AOS SERES HUMANOS A VONTADE DE DEUS E A SUA PROTEÇÃO. PODEMOS SOLICITAR O SEU SOCORRO E A SUA INTERCESSÃO JUNTO DE DEUS, INVOCANDO-OS SEMPRE PELO SEU NOME PRÓPRIO;- MIGUEL, GABRIEL, RAFAEL, URIEL, ANJO DA GUARDA.

É BOM NÃO RECORRER, PELO CONTRÁRIO, A EXPRESSÃO GENÉRICAS E INDETERMINADAS COMO ANJOS DE LUZ PORQUE, MESMO SE DITAS COM BOAS INTENÇÕES, PODEM ABRIR AS PORTAS AOS FALSOS ANJOS DO ESOTERISMO.
SEGUNDO A REVELAÇÃO BÍBLICA, NO CENTRO DA CRIAÇÃO ESTÁ O HOMEM, CRIADO Á IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, CONSTITUÍDO, AO CONTRÁRIO DO RESTO DA CRIAÇÃO, COMO UM TU, E UM INTERLOCUTOR DE DEUS, DOTADO DE INTELIGÊNCIA, VONTADE E LIBERDADE E, PORTANTO, CAPAZ DE INVESTIGAR, DE CONHECIMENTO CRÍTICO, DE DEDICAÇÃO AFETUOSA PARA COM OS OUTROS HOMENS CONSIDERADOS COMO IRMÃOS, E DE ENTREGA CONFIANTE A DEUS SEU CRIADOR E SENHOR. O HOMEM É CHAMADO A VIVER NUMA RELAÇÃO DE AMIZADE COM DEUS JÁ AQUI NA TERRA E DEPOIS NA VIDA ETERNA COM ELE. PARA ALÉM DISSO, O SER HUMANO É CHAMADO A SER Á IMAGEM DE DEUS ENQUANTO HOMEM E MULHER, DE MODO QUE NA RECÍPROCA COMPLEMENTARIEDADE SEJAM A IMAGEM DE DEUS QUE É AMOR E O MODELO DA COMUNHÃO. NO AMOR DO HOMEM E DA MULHER, ESPECIALMENTE NA COMUNHÃO MATRIMONIAL, EM QUE O HOMEM E A MULHER SE TORNAM UMA SÓ CARNE, O SER HUMANO PODE PRESSENTIR A FELICIDADE DA UNIÃO COM DEUS, NA QUAL ELE ACHARÁ A DEFINITIVA TOTALIDADE, E ENCONTRA A PLENA SATISFAÇÃO Á SEDE DE GLÓRIA E DE AMOR QUE O CONSTITUI. TAL COMO O AMOR DE DEUS É FIEL, TAMBÉM O AMOR DELES PROCURA SER FIEL;- E ESTE É O CRIADOR, ANALOGAMENTE AO AMOR DE DEUS, POIS DO MATRIMÔNIO SURGE VIDA NOVA. SÓ COM  JESUS CRISTO COMPREENDEREMOS  O QUE SIGNIFICA SER HUMANO E O QUE FAZ A HUMANIDADE SER, NO MAIS AUTÊNTICO SENTIDO DA EXPRESSÃO, INFINITAMENTE DIGNA DE AMOR. JESUS, O FILHO DE DEUS, É O SER HUMANO VERDADEIRO POR EXCELÊNCIA. NELE, RECONHECEMOS O QUE DEUS PRETENDE DO SER HUMANO.
ALGUNS ECOLOGISTAS RADICAIS CULPAM O CRISTIANISMO PELA EXCESSIVA E IRRESPONSÁVEL EXPLORAÇÃO DA TERRA, DENUNCIANDO UMA INTERPRETAÇÃO ERRONEA DO MANDATO DE QUE TRADUZ POR DOMINAR A TERRA A EXPRESSÃO HEBRAICA QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. O

CRESCIMENTO DESMESURADO DOS MODOS DE EXPLORAÇÃO E A APROPRIAÇÃO INDEVIDA DOS RECURSOS DA TERRA, TODAVIA, DEVE-SE AO USO EGOÍSTA E PREDATÓRIO DO HOMEM, PELA SUA GANÂNCIA DE POSSE E CONTROLE. A RECUSA DE DEUS, VEICULADA ATRAVÉS DA RECUSA OU DA DESTRUIÇÃO DA BONDADE PRESENTE NA CRIAÇÃO, E ESPECIALMENTE EM CADA HOMEM E EM CADA MULHER, RECEBE NA REVELAÇÃO BÍBLICA O NOME DE PECADO. O PECADO É MAIS DO QUE UM COMPORTAMENTO ERRADO, E NÃO É UMA DEBILIDADE A NÍVEL PSÍQUICO. NA SUA ESSÊNCIA PROFUNDA, CADA PECADO É UMA RECUSA DE DEUS E DO SEU AMOR. PARA ALÉM DO QUE UMA CONSCIÊNCIA ÉTICA PODE PERCEBER COMO PECADO – MATAR – ROUBAR – COMETER ADULTÉRIO – SOMENTE COM JESUS CHEGAMOS A PERCEBER A DIMENSÃO PROFUNDA DO PECADO. SÓ A LUZ DA REDENÇÃO PODE ILUMINAR ESTA DIMENSÃO INCOMENSURÁVEL!  


TU NÃO VAIS CONSERTAR O MUNDO, MAS OFERECA A SUA CONTRIBUIÇÃO. CUMPRE COM O TEU DEVER AINDA QUE NÃO VEJAS O RESULTADO.

                                               P. ESCLARÍN

OS GRANDES CORAÇÕES NUNCA ESTÃO TOTALMENTE FELIZES;- FALTA-LHES A FELICIDADE DOS OUTROS.
                                                           JEAN DE LA BRUYÉRE

AS CRIATURAS SÃO VESTIGIOS DAS PEGADAS DE DEUS, PELAS QUAIS SE RECONHECE SUA GRANDEZA, PODER E SABEDORIA.


                                                           SÃO JOÃO DA CRUZ.

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