domingo, 20 de julho de 2014

CONSTÂNCIA NO APOSTOLADO- FRANCISCO FERNÁNDEZ CARVAJAL.



- A PESCA MILAGROSA. QUANDO ESTAMOS UNIDOS AO SENHOR, OS FRUTOS SÃO SEMPRE ABUNDANTES. SABER RECONHECER O SENHOR NO MEIO DOS ACONTECIMENTOS DA VIDA.
-O APOSTOLADO EXIGE UM TRABALHO PACIENTE.
-CONTAR COM O TEMPO. QUANTO MAIOR A RESISTÊNCIA DE UMA ALMA, MAIS NECESSÁRIOS OS MEIOS HUMANOS E NATURAIS.


JESUS CRISTO É A PEDRA ANGULAR. EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE DEBAIXO DO CÉU NÃO NOS FOI DADO NENHUM OUTRO NOME PELO QUAL POSSAMOS SER SALVOS.
OS APÓSTOLOS PARTIRAM DE JERUSALÉM E FORAM Á GALILÉIA, COMO O SENHOR LHES HAVIA INDICADO. ESTÃO JUNTO DO LAGO, NO MESMO LUGAROU PERTO DAQUELE EM QUE UM DIA JESUS OS ENCONTRARA E OS CONVIDARA A SEGUI-LO. AGORA VOLTARAM Á SUA ANTIGA PROFISSÃO, ÁQUELA QUE TINHAM QUANDO O SENHOR OS CHAMARA. JESUS ACHA-OS NOVAMENTE ENTREGUES ÁS SUAS LIDES. ESTAVAM JUNTOS SIMÃO PEDRO, TOMÉ, CHAMADO DÍDIMO, NATANAEL, QUE ERA DE CANÁ DA GALILÉIA, OS FILHOS ZEBEDEU E OUTROS DOIS DISCÍPULOS. É A HORA DO CREPÚSCULO. AS OUTRAS BARCAS JÁ SAÍRAM PARA A PESCA. DISSE-LHES SIMÃO PEDRO;- VOU PESCAR. RESPONDERAM-LHES ELES;- NÓS TAMBÉM VAMOS CONTIGO;- PARTIRAM E ENTRARAM NA BARCA. NAQUELA NOITE, PORÉM, NADA APANHARAM.
AO ROMPER DA AURORA, JESUS APARECEU NA PRAIA. JESUS RESSUSCITADO VAI EM BUSCA DOS SEUS DISCÍPULOS PARA FORTALECÊ-LOS NA FÉ E NA AMIZADE QUE LHE DEDICAM, E PARA CONTINUAR A EXPLICAR-LHES A GRANDE MISSÃO QUE OS ESPERA. MAS OS DISCÍPULOS NÃO O RECONHECERAM. ESTÃO A UNS DUZENTOS CÔVADOS, A UNS CEM METROS. DESSA DISTÂNCIA, NO LUSCO-FUSCO, NÃO SE DISTINGUEM BEM OS TRAÇOS DE UM HOMEM, MAS PODE-SE OUVI-LO SE LEVANTAR A VOZ.
TENDES ALGUMA COISA QUE COMER? PERGUNTA-LHES O SENHOR. NÃO, RESPONDERAM-LHE. DISSE-LHES ELE;- LANÇAI A REDE Á DIREITA DA BARCA E ACHAREIS. E PEDRO OBEDECE-LHE;- LANÇARAM-NA, POIS, E JÁ NÃO PODIAM ARRASTÁ-LA POR CAUSA DA GRANDE QUANTIDADE DE PEIXES. JOÃO CONFIRMA A CERTEZA INTERIOR DE PEDRO;- INCLINANDO-SE PARA ELE, DIZ-LHE;- É O SENHOR!  PEDRO, QUE SE CONTIVERA ATÉ AQUELE MOMENTO, SALTA COMO QUE IMPELIDO POR UMA MOLA. NÃO ESPERA QUE AS BARCAS CHEGUEM Á PRAIA.
NA AUSÊNCIA DE CRISTO, TINHAM TRABALHADO INULTILMENTE EM PLENA NOITE, POR CONTA PRÓPRIA;- TINHAM PERDIDO O TEMPO.PELA MANHÃ, JÁ COM LUZ, QUANDO JESUS ESTÁ PRESENTE, QUANDO É ELE QUE ILUMINA COM A SUA PALAVRA, QUANDO É ELE QUE ORIENTA A FAINA, AS REDES CHEGAM Á MARGEM CHEIAS DE PEIXES.
ACONTECE O MESMO EM CADA UM DOS NOSSOS DIAS. NA AUSÊNCIA DE CRISTO, O DIA SE FAZ NOITE, E O TRABALHO, ESTÉRIL; NÃO PASSA DE MAIS UMA NOITE, DE UMA NOITE VAZIA NA VIDA. PARA OBTERMOS FRUTOS, NÃO BASTAM OS NOSSOS ESFORÇOS;- NECESSITAMOS DE DEUS. AO LADO DE CRISTO, QUANDO O TEMOS PRESENTE, OS NOSSOS DIAS ENRIQUECEM-SE. A DOR E A DOENÇA CONVERTEM-SE NUM TESOURO QUE PERDURA ALÉM DA MORTE;- E A CONVIVÊNCIA COM OS QUE NOS RODEIAM TORNA-SE UM MUNDO DE POSSIBILIDADES DE FAZER O BEM.
O DRAMA DE UM CRISTÃO COMEÇA QUANDO DEIXA DE VER CRISTO NA SUA VIDA;- QUANDO A TIBIEZA, O PECADO OU A SOBERBA NUBLAM O SEU HORIZONTE;- QUANDO FAZ AS COISAS COMO SE JESUS NÃO ESTIVESSE A SEU LADO, COMO SE ELE NÃO TIVESSE RESSUSCITADO. DEVEMOS PEDIR MUITO Á VIRGEM MARIA QUE NOS AJUDE A RECONHECER O SEU FILHO NO MEIO DOS ACONTECIMENTOS DA VIDA;- QUE POSSAMOS DIZER MUITAS VEZES;- É O SENHOR!!!
QUANDO TOMARAM A TERRA, VIRAM UMAS BRASAS PREPARADAS, COM UM PEIXE POSTO EM CIMA E PÁO. JESUS DISSE-LHES;- TRAZEI ALGUNS DOS PEIXES QUE ACABAIS DE APANHAR. SUBIU SIMÃO PEDRO E PUXOU A REDE PARA A TERRA, CHEIA DE CENTO E CINQÜENTA E TRÊS PEIXES GRANDES. APESAR DE SEREM TANTOS, A REDE NÃO SE TINHA ROMPIDO.
OS SANTOS PADRES DETÊM-SE COM FREQÜÊNCIA NESTE EPSÓDIO E COMENTAM-NO ASSIM;- A BARCA REPRESENTA A IGREJA, SIMBOLIZADA NA SUA UNIDADE PELA REDE QUE NÃO SE ROMPE;- O MAR É O MUNDO;- PEDRO, NA BARCA, SIMBOLIZA A SUPREMA AUTORIDADE DA IGREJA;- O NÚMERO DE PEIXES É UMA REFERÊNCIA AOS QUE SÃO CHAMADOS;- NÓS, COMO OS APÓSTOLOS, SOMOS OSPESCADORES QUE DEVEM LEVAR AS PESSOAS A CRISTO, PORQUE AS ALMAS SÃO DE DEUS.
PORQUE O SENHOR CONTOU COM TANTOS PESCADORES ENTRE SEUS APÓSTOLOS? QUE QUALIDADES VIU NELES? PENSO QUE HAVIA UMA COISA QUE ELE APRECIOU PARTICULARMENTE NAQUELES QUE VIRIAM A SER OS SEUS ENVIADOS;- UMA PACIÊNCIA INQUEBRANTÁVEL. TINHAM TRABALHADO TODA A NOITE, E NADA HAVIAM PESCADO;- MUITAS HORAS DE ESPERA, EM QUE AS LUZES CINZENTAS DA AURORA LHES TRARIAM O PRÊMIO, E NÃO TINHA HAVIDO PRÊMIO NENHUM.
QUANTO A IGREJA DE CRISTO NÃO ESPEROU ATRAVÉS DOS SÉCULOS, OFERECENDO PACIENTEMENTE O SEU CONVITE E DEIXANDO QUE A GRAÇA COMPLETASSE A SUA OBRA! QUE IMPORTÂNCIA TEM SE NUM LUGAR OU NOUTRO TRABALHOU DURAMENTE E RECOLHEU MUITO POUCO PARA O SEU MESTRE? APOIADA NA SUA PALAVRA, APESAR DE TUDO, VOLTARÁ A LANÇAR AS REDES, ATÉ QUE A GRAÇA DIVINA, CUJA EFICÁCIA ULTRAPASSA O PODER DO ESFORÇO HUMANO, LHE TRAGA UMA NOVA PESCA. SEM SABERMOS QUANDO NEM COMO, TODO O NOSSO ESFORÇO APOSTÓLICO ACABARÁ POR DAR O SEU FRUTO, AINDA QUE MUITAS VEZES NÓS NÃO O VEJAMOS. O SENHOR PEDE AOS CRISTÃOS A PACIENTE ESPERA DOS PESCADORES. DEVEMOS SER CONSTANTES NO APOSTOLADO PESSOAL COM OS NOSSOS AMIGOS E CONHECIDOS, NÃO ABANDONÁ-LOS NUNCA, NÃO DEIXAR NINGUÉM DE LADO POR PARECER-NOS IMPOSSÍVEL QUE NOS ESCUTEM.
A PACIÊNCIA É PARTE PRINCIPAL DA VIRTUDE DA FORTALEZA E LEVA-NOS A SABER ESPERAR QUANDO A SITUAÇÃO O REQUER, A EMPREGAR MAIS MEIOS HUMANOS E SOBRENATURAIS, A RECOMEÇAR MUITAS VEZES, A CONTAR COM OS NOSSOS DEFEITOS E COM OS DAS PESSOAS QUE QUEREMOS LEVAR PARA DEUS. A FÉ É UM REQUISITO IMPRESCINDÍVEL NO APOSTOLADO, QUE MUITAS VEZES SE MANIFESTA NA CONSTÂNCIA EM FALAR DE DEUS, AINDA QUE OS FRUTOS DEMOREM A VIR.
SE PERSEVERARMOS, SE INSISTIRMOS, BEM CONVENCIDOS DE QUE O SENHOR ASSIM O QUER, TAMBÉM Á TUA VOLTA, POR TODA A PARTE, SE IRÃO NOTANDO SINAIS DE UMA REVOLUÇÃO CRISTÃ;- UNS HAVERÃO DE ENTREGAR-SE, OUTROS TOMARÃO A SÉRIO A SUA VIDA INTERIOR, E OUTROS – OS MAIS FRACOS – FICARÃO PELO MENOS ALERTADOS.
JESUS CHAMOU OS APÓSTOLOS APESAR DE CONHECER OS SEUS DEFEITOS. DEPOIS DE TER COMIDO COM ELES NAQUELA MANHÃ, DIZ A PEDRO;- SIMÃO, FILHO DE JOÃO, AMAS-ME MAIS DO QUE ESTES? APASCENTA OS MEUS CORDEIROS. APASCENTA AS MINHAS OVELHAS. CONTA COM ELES PARA FUNDAR A SUA IGREJA;- DÁ-LHES O PODER DE REALIZAR EM SEU NOME O SACRÍFICIO DO ALTAR E O DE PERDOAR OS PECADOS, TORNA-OS DEPOSITÁRIOS DA SUA DOUTRINA E DOS SEUS ENSINAMENTOS. CONFIA NELES E FORMA-OS COM PACIÊNCIA;- CONTA COM O TEMPO PARA TONÁ-LOS IDÔNEOS PARA A MISSÃO QUE IRÃO DESEMPENHAR.
O SENHOR TAMBÉM PREVIU OS MOMENTOS E O MODO DE NOS SANTIFICAR A CADA UM, RESPEITANDO O RITMO DA NOSSA CORRESPONDÊNCIA PESSOAL. CABE-NOS SER BONS CANAIS DA GRAÇA DO SENHOR, FACILITAR A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NOS NOSSOS AMIGOS, PARENTES, CONHECIDOS, COLEGAS. SE O SENHOR NÃO SE CANSA DE NOS AJUDAR, COMO PODEMOS NÓS DESANIMAR, SE SOMOS SIMPLES INSTRUMENTOS? SE A MÃO DO CARPINTEIRO CONTINUA A TRABALHAR COM AFINCO SOBRE A MADEIRA, COMO PODE SER REBELDE NA SUA TAREFA A PLAINA QUE LHE SERVE DE INSTRUMENTO?
O CAMINHO QUE CONDUZ AO CÉU NÃO É CURTO. E DEUS NÃO COSTUMA CONCEDER GRAÇAS QUE PERMITAM ALCANÇAR A SANTIDADE DE MODO INSTANTÂNEO E DEFINITIVO. NORMALMENTE, OS NOSSOS AMIGOS APROXIMAR-SE-ÃO, DO SENHOR POUCO A POUCO. OFERECERÃO RESISTÊNCIA, POR FORÇA MUITAS VEZES DO PECADO ORIGINAL – QUE DEIXOU AS SUAS SEQÜELAS NA NATUREZA HUMANA - , BEM COMO DOS PECADOS PESSOAIS. CABE-NOS FACILITAR A AÇÃO DE DEUS NESSAS ALMAS, COM A NOSSA ORACÃO E O NOSSO SACRIFÍCIO, COM O NOSSO AFETO, COM O EXEMPLO E A PALAVRA OPORTUNA...
E SE DEMORAM EM CORRESPONDER Á GRAÇA, ISSO SIGNIFICA QUE DEVEMOS MULTIPLICAR AS MANIFESTAÇÕES DE AMIZADE, TORNAR MAIS SÓLIDA A BASE HUMANA SOBRE A QUAL SE APÓIA A AÇÃO APOSTÓLICA. O TRATO CORDIAL COM QUEM PARECE NÃO QUERER COMPROMETER-SE A DAR O PASSO QUE PODE APROXIMÁ-LO DE CRISTO É SINAL, DA NOSSA PARTE, DE AMIZADE VERDADEIRA E DE PUREZA DE INTENÇÃO, ISTO É, DE QUE SÓ QUEREMOS VERDADEIRAMENTE QUE DEUS TENHA MUITOS AMIGOS NA TERRA, E DE QUE SÓ DESEJAMOS O BEM DESSES NOSSOS AMIGOS.
A CENA DESCRITA PELO EVANGELHO DE HOJE MOSTRA-NOS COMO O SENHOR ERA AMIGO DOS SEUS DISCÍPULOS E LHES DEDICAVA TODO O TEMPO NECESSÁRIO;- INICIA O DIÁLOGO COM ELES PERGUNTANDO-LHES SE TÊM ALGUMA COISA PARA COMER, DEPOIS PREPARA-LHES UMA PEQUENA REFEIÇÃO NAS MARGENS DO LAGO, A SEGUIR RETIRA-SE COM PEDRO, ENQUANTO JOÃO OS SEGUE, E DIZ-LHE QUE CONTINUA A CONFIAR NELE. NÃO NOS PODE SURPREENDER QUE UNS AMIGOS, ASSIM TRATADOS PELO AMIGO, DÊEM DEPOIS A SUA VIDA ATÉ O MARTÍRIO POR ELE E PELA SALVAÇÃO DO MUNDO.
PEÇAMOS A SANTA MARIA QUE NOS AJUDE A IMITAR JESUS, DE TAL MODO QUE, NO NOSSO RELACIONAMENTO, NÃO SEJAMOS APENAS UM ELEMENTO PASSIVO. TENS DE CONVERTER-SE EM VERDADEIRO AMIGO DOS TEUS AMIGOS A-JU-DÁ-LOS.
PRIMEIRO COM O EXEMPLO DA TUA CONDUTA. E DEPOIS COM O TEU CONSELHO E COM O ASCENDENTE QUE A INTIMIDADE DÁ.

                                               OREMOS

PEDRO, QUE ROMPES ALGEMAS PELO PODER DO SENHOR,
DE TODA A IGREJA ÉS MESTRE, DE MIL REBANHOS PASTOR;
PROTEGE, POIS, CADA OVELHA, RETÉM DO LOBO O FUROR.
                        O QUE TU LIGAS NA TERRA, O CÉU LIGADO RETÉM;
                        O QUE NA TERRA DESLIGAS, O CÉU DESLIGA TAMBÉM.
AO DEUS TRINO QUE TE ASSISTE, LOUVEMOS COMO CONVÉM!

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
A LITURGIA CONSTITUI O ÂMBITO PRIVILEGIADO ONDE DEUS NOS FALA NO MOMENTO PRESENTE DA NOSSA VIDA;-
                        FALA HOJE AO SEU POVO, QUE ESCUTA E RESPONDE.
                        CADA AÇÃO LITURGICA ESTÁ, POR SUA NATUREZA, IMPREGNADA
DA SAGRADA ESCRITURA.
                        A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA TORNA-SE UMA CONTÍNUA,
PLENA E EFICAZ PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

                                                                       Verbum domini. Numero 52.

Nenhum comentário: