terça-feira, 4 de novembro de 2014

A MORTE CRISTÃ. PADRE LEANDRO C. RAIMUNDO.


 
UM JOVEM CHEIO DE VITALIDADE E DE PROJÉTOS;- ASSIM ERA FAUSTON. TINHA PENSADO EM SER PADRE. O DISCERNIMENTO, PORÉM, AJUDOU-O A PERCEBER QUE SUA ESTRADA ERA OUTRA. ENTROU NA FACULDADE. E FOI JUSTAMENTE LUTANDO POR CONSTRUIR SUA HISTÓRIA QUE SUA VIDA FOI INTERROMPIDA. ISTO ACONTECEU NO ACIDENTE COM O ÔNIBUS QUE O TRAZIA PARA CASA, DEPOIS DAS AULAS. OUTROS JOVENS TAMBÉM SE MACHUCARAM, MAS, PARA ELE, AQUELE MOMENTO DETERMINOU SUA PARTIDA PARA A CASA DO PAI. SEUS PAIS, PARENTES E AMIGOS AINDA HOJE REZAM;- DAÍ-LHE, SENHOR, O DESCANSO ETERNO E A LUZ PERPÉTUA O ILUMINE. DESCANSE EM PAZ ! AMÉM.

            - QUE REAÇÕES EXPERIMENTAMOS DIANTE DE UMA TRAGÉDIA COMO ESSA? BUSCAMOS UM PORQUE?

            - COMO A FÉ PODE AJUDAR-NOS A ENCONTRAR RESPOSTAS?

 

            A DURA REALIDADE DA MORTE;- QUEM JÁ ENFRENTOU A MORTE DE ALGUMA PESSOA AMADA SABE COMO ESSA DOR É GRANDE. ALÉM DO SENTIMENTO DE PERDA, PESA SOBRE NÓS CRUEL IMPOTÊNCIA, POIS, MESMO QUERENDO MANTER TAL PESSOA EM VIDA, NÃO CONSEGUIMOS. HÁ PESSOAS QUE VIVEM ESSA DURA REALIDADE DEIXANDO-SE LEVAR PELA TRISTEZA E PERDENDO ATÉ MESMO O GOSTO PELO VIVER. HÁ QUEM NÃO A ACEITE E PROCURE FAZER TUDO PARA ENCONTRAR UMA RESPOSTA PARA A MORTE, PROCURANDO CERTAS PROMESSAS DE COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS. HÁ OUTROS QUE SE REVOLTAM CONTRA DEUS E O JULGAM FRIO E MALDOSO POR NÃO TER REALIZADO ALGUM MILAGRE OU POR TER PERMITIDO A DOENÇA OU O ACIDENTE.

            A PESSOA QUE CRÊ EM DEUS SABE, CONTUDO, QUE ESSAS ATITUDES NÃO RESOLVEM O PROBLEMA E A NOSSA VIDA, MESMO MARCADA PELA TRISTEZA, DEVE CONTINUAR. NESSE SENTIDO, É O PRÓPRIO DEUS QUEM NOS DÁ A GRAÇA DA ESPERANÇA E QUEM CONSOLA O CORAÇÃO DESPEDAÇADO. É EM DEUS QUE AS PESSOAS PODEM SER ENCONTRADAS. A MELHOR ATITUDE A SER TOMADA É AQUELA DA FÉ NA RESSURREIÇÃO, A QUAL DÁ GARANTIAS DE QUE A MORTE NÃO É O FIM DE TUDO.

            PARA A FÉ CRISTÃ, O SER HUMANO FOI CRIADO PARA VIVER, EM PLENITUDE E PARA SEMPRE, JUNTO DE DEUS. MAS, POR CAUSA DO PECADO, A MORTE NATURAL ASSUMIU ASPECTOS DE COR E SOFRIMENTO E TORNOU-SE, ASSIM, O ENIGMA MAIS EXIGENTE DA VIDA HUMANA. SE O SER HUMANO NÃO TIVESSE PECADO, SERIA DESTINADO, POR DEUS, A NÃO MORRER. ASSIM, POR CAUSA DO PECADO, A MORTE SIGNIFICA O FIM, DE NOSSA PEREGRINAÇÃO NESTE MUNDO.

            ALÉM DE SER DOLOROSA PARA QUEM CONTINUA A VIVER, A MORTE TEM UM CARÁTER DE SOFRIMENTO E DE SOLIDÃO TAMBÉM PARA QUEM MORRE, POIS SIGNIFICA TOTAL DESAPEGO DE TUDO DE SI PRÓPRIO, DOS PRÓPRIOS SONHOS E PROJETOS. TRAZ CONSIGO INTENSA SOLIDÃO, POIS NAQUELE MOMENTO SOMENTE AQUELA PESSOA PODE IR AO ENCONTRO DE DEUS E, OBJETIVAMENTE, OS OUTROS NADA PODERÃO FAZER POR ELA.

            MORRER E VIVER COM CRISTO ;- SE A MORTE FOSSE ENCARADA SOMENTE SOB SEU ASPECTO TRÁGICO, SERIA ALGO QUE NOS IMPEDIRIA DE VIVER, POIS A SUA LEMBRANÇA SERIA JÁ ALGO TERRIFICANTE, CAPAZ DE BLOQUEAR TODAS AS POSSIBILIDADES DE UMA VIDA FELIZ. PARA QUEM CRÊ EM CRISTO, PORÉM, A MORTE TRAZ CONSIGO OUTRO SENTIDO! O PRÓPRIO JESUS, AO FAZER-SE IGUAL A NÓS EM TUDO, ASSUMIU TAMBÉM A REALIDADE DA MORTE. MORRENDO NA CRUZ E RESSUSCITANDO AO TERCEIRO DIA, JESUS VENCEU E DEU A ELA UM SENTIDO POSOTIVO. ASSIM, EM JESUS CRISTO, A MORTE NÃO SIGNIFICA O FIM DE TUDO, MAS É A PASSAGEM PARA NOVA FORMA DE VIDA. O PREFÁCIO DA MISSA DOS DEFUNTOS EXPRESSA BEM ESSA REALIDADE;- PARA OS QUE CREEM EM VÓS, SENHOR, A VIDA NÃO ACABA, APENAS SE TRANSFORMA;- E DESFEITA A MORADA DESTE EXÍLIO TERRESTRE, ADQUIRIMOS NO CÉU UMA HABITAÇÃO ETERNA. PORTANTO, A NOSSA VIDA, JÁ UNIDA Á MORTE E Á RESSURREIÇÃO DE CRISTO PELO SAGRAMENTO DO BATISMO, CONTINUARÁ, DE UM MODO NOVO, APÓS A NOSSA MORTE. SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, AO CHEGAR AO FINAL DA VIDA, AINDA EM TENRA IDADE, SINTENTIZOU O SENTIDO CRISTÃO DA MORTE, DIZENDO;- NÃO MORRO, MAS ENTRO NA VIDA. COM A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE CRISTO, A MORTE HUMANA NÃO DEVE SER TEMIDA, POIS, SE MORREMOS COM CRISTO, COM ELE VIVEREMOS.

            MAS, PARA MORRER BEM E PASSAR PARA A VIDA ETERNA, NO CÉU, FAZ-SE NECESSÁRIO VIVER NA GRAÇA DE DEUS, ENQUANTO ESTAMOS NESTE MUNDO. É NESTE TEMPO QUE SOMOS CHAMADOS A FAZER BOAS ESCOLHAS E VIVER DE ACORDO COM A VONTADE DO SENHOR, POIS, COM A MORTE, VAMOS NOS ENCONTRAR COM DEUS E DEVEREMOS PRESTAR CONTAS DE TUDO O QUE TIVERMOS FEITO.

            A RELAÇÃO COM OS MORTOS;- RESTA A PERGUNTA;- É POSSÍVEL MANTER ALGUM CONTATO COM AQUELES QUE JÁ MORRERAM? CERTAMENTE, SIM, E ISSO SE DÁ POR MEIO DAS NOSSAS ORAÇÕES EM FAVOR DOS MORTOS. AS MISSAS QUE CELEBRAMOS EM SUAS INTENÇÕES, AS PENITÊNCIAS E SACRIFÍCIOS QUE OFERECEMOS EM SEU FAVOR, AS INDULGÊNCIAS QUE APLICAMOS A ELES PÕEM-NOS EM COMUNHÃO COM AQUELES QUE NOS PRECEDERAM NOS CÉUS. EM NOSSOS DIAS, AS PREOCUPAÇÕES COM O PRESENTE E COM NÓS MESMOS ESTÃO PONDO DE LADO ESSA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS DEFUNTOS. É MUITO IMPORTANTE RETOMAR O SAUDÁVEL HÁBITO DE REZAR PELOS MORTOS, DE CELEBRAR MISSAS POR ELES, DE VISITAR OS CEMITÉRIOS.... ALÉM DE SER ÚTIL ÁS ALMAS QUE PADECEM NO PURGATÓRIO, TAIS PRÁTICAS PÕEM-NOS EM COMUNHÃO COM AS PESSOAS QUE AMAMOS, AJUDAM-NOS A ENFRENTAR A REALIDADE DA MORTE Á LUZ DA FÉ E RECORDAM-NOS QUE, UM DIA, TAMBÉM NÓS MORREREMOS.

            É NA RESSURREIÇÃO QUE MOVE ESSE RELACIONAMENTO COM OS QUE JÁ MORRERAM. POR ISSO, VALE RECORDAR QUE A REENCARNAÇÃO É INCONCILIÁVEL COM A FÉ CRISTÃ! A VIDA DO SER HUMANO NESTA TERRA É UMA SÓ, E OS HOMENS MORREM UMA SÓ VEZ. É IMPOSSÍVEL PARA QUEM É PORTANTO, CRISTÃO, ACREDITAR QUE AS ALMAS DAS PESSOAS QUE MORRERAM POSSAM VOLTAR UMA OU MAIS VEZES A ESTE MUNDO ATÉ SE PURIFICAREM. A FÉ CRISTÃ NOS ENSINA QUE MORREMOS E RESSUSCITAMOS. A NOSSA VIDA CONTINUA, EM CRISTO, NOS CÉUS, E NÃO EM CONSTANTES RETORNOS NA TERRA, COMO AFIRMA A TESE DA REENCARNAÇÃO!

            VIVER BEM PARA MORRER BEM ;- A FÉ CATÓLICA POSSUI UMA VISÃO MUITO POSITIVA SOBRE A VIDA, SOBRE O CORPO E SOBRE A PRÓPRIA MORTE. O SER HUMANO POSSUI UMA DIGNIDADE SUBLIME E DEVE SER RESPEITADO DESDE A SUA CONCEPÇÃO ATÉ A SUA MORTE NATURAL. AO LONGO DA VIDA, HOMEM E MULHER DEVEM CUIDAR DE SEU CORPO COMO TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO E, EM TUDO O QUE FAZEM, SUA EXISTÊNCIA DEVE SER UM DESABROCHAR DOS TALENTOS QUE O SENHOR LHES CONCEDEU. TOMAR CONSCIÊNCIA DESSA REALIDADE É IMPORTANTE, POIS VARIADAS SÃO AS PROPOSTAS QUE LEVAM A UMA VIDA VAZIA E SEM SENTIDO;- MUITOS SÃO OS IMPULSOS PARA SE PREOCUPAR COM A BELEZA E O PRAZER, MAS SEM CUIDAR DOS VERDADEIROS SENTIMENTOS QUE PREENCHEM O CORAÇÃO. EM JESUS CRISTO, DEUS ASSUMIU UM CORPO, FEZ-SE CARNE E VEIO HABITAR ENTRE NÓS, ENSINANDO-NOS UMA VEZ MAIS A VIVER NA DIGNIDADE DE FILHOS DE DEUS.

            NOSSA VIDA, NESTE NOSSO CORPO, VALE MUITO! CUIDEMOS, PORTANTO, DE NÓS MESMOS E DE NOSSOS SEMELHANTES! VIVAMOS INTENSAMENTE A VIDA, POIS ELA É BREVE, O TEMPO PASSA VELOZMENTE E NÃO SABEMOS A QUE HORAS O SENHOR NOS CHAMARÁ DESTE MUNDO PARA SI!

            PEDIR A DEUS UMA BOA MORTE;- NÃO OBSTANTE OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, NINGUÈM PODE PREVER A HORA DA PRÓPRIA MORTE. A IGREJA NOS ENSINA A PEDIR A DEUS UMA BOA MORTE, ISTO É, A PEDIR QUE ESTEJAMOS PREPARADOS PARA AQUELE MOMENTO. ENSINA-NOS TAMBÉM A REZAR A NOSSA SENHORA, PEDINDO SUA INTERCESSÃO POR NÓS, PECADORES, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. E TAMBÉM A INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ, PADROEIRO DA BOA MORTE. COM A FIRME CONFIANÇA DE QUE DEUS É O BOM PASTOR E JUNTO DELE NÃO PRECISAMOS TEMER MAL ALGUM, CAMINHEMOS LOUVANDO A DEUS PELA VIDA E PELA MORTE, COMO FEZ SÃO FRANCISCO DE ASSIS;- LOUVADO SEJAS, MEU SENHOR, PELA NOSSA IRMÃ MORTE CORPORAL, Á QUAL NENHUM HOMEM VIVO PODE ESCAPAR. AI DAQUELES QUE MORREM EM PECADO MORTAL. BEM-AVENTURADOS OS QUE ELA ENCONTRAR A CUMPRIR AS TUAS SANTAS VONTADES, PORQUE A SEGUNDA MORTE NÃO LHES FARÁ MAL.

 

1-     COMO NOS COLOCAMOS DIANTE DA MORTE, HOJE EM DIA? COM MEDO OU ANGÚSTIA? OU NEM TEMOS TEMPO PARA PENSAR NESSA REALIDADE?

2-     QUAL A NOVIDADE DA FÉ CRISTÃ PARA ENFRENTAR O MISTÉRIO DA MORTE?

3-     COMO PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS A ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE A FÉ NA RESSURREIÇÃO E A TESE DA REENCARNAÇÃO?

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

A SALVAÇÃO E A MORTE NÃO PODEM OLHAR NOS OLHOS UMA DA OUTRA. BERTHE MORISOT. AMÉM.

Nenhum comentário: