terça-feira, 4 de novembro de 2014

UMA FÉ PESSOAL E ECLESIAL ;- PONTIFÍCIO CONSELHO – LIVRO VIVER O ANO DA FÉ.


 

 

A FÉ É AO MESMO TEMPO UM ATO SOBERANAMENTE PESSOAL, E, SIMULTANEAMENTE, PLENAMENTE ECLESIAL.  

SE, POR UM LADO, EFETIVAMENTE, É A PESSOA SINGULAR QUE É CONVIDADA POR DEUS PARA A COMUNHÃO COM ELE, AO MESMO TEMPO NÃO HÁ UMA FÉ SOLITÁRIA, DADO QUE NINGUÉM SE DEU A FÉ A SI MESMO, COMO NINGUÉM A SI MESMO SE DEU A VIDA. FOI DE OUTREM QUE O CRENTE RECEBEU A FÉ, A OUTREM A DEVE TRANSMITIR.

O NOSSO AMOR A JESUS E AOS HOMENS IMPELE-NOS A FALAR AOS OUTROS DA NOSSA FÉ. CADA CRENTE É, ASSIM, UM ELO NA GRANDE CADEIA DOS CRENTES. NÃO POSSO CRER SEM SER AMPARADO PELA FÉ DOS OUTROS, E PELA MINHA FÉ CONTRIBUO TAMBÉM PARA AMPARAR OS OUTROS NA FÉ. É CADA CRISTÃO QUE CRÊ. CADA UM, DE ALGUM MODO, CEÊ JUNTAMENTE COM A IGREJA E CRÊ NO QUE A IGREJA ACREDITA. NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE A IGREJA NÃO É SIMPLESMENTE A DESTINATÁRIA DA REVELAÇÃO;- É PARTE DELA. SE OS APÓSTOLOS NÃO TIVESSEM ACREDITADO, A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO TERIA SIDO APENAS UM MONÓLOGO DE DEUS. DEUS, PELO CONTRÁRIO, MANIFESTOU O SEU ROSTO E O HOMEM PÔDE RECONHECER EM CRISTO A PRESENÇA DO SEU SENHOR.

NESTE SENTIDO, A IGREJA NÃO VEM DEPOIS DA REVELAÇÃO;- ELA FAZ PARTE DA REVELAÇÃO E EXIGE QUE ALGUÉM A ACOLHA. DEUS MANIFESTOU O SEU DESEJO DE AMOR PARA QUE OS HOMENS ENTREM EM COMUNHÃO COM ELE. POR ISSO, A IGREJA FAZ PARTE DO MISTÉRIO DE SALVAÇÃO. AFIRMA-O EXPLICITAMENTE SÃO PAULO, QUANDO DIZ QUE O MISTÉRIO DE CRISTO, IMPLICA QUE OS POVOS SÃO CHAMADOS, EM JESUS CRISTO, POR MEIO DO EVANGELHO, A PARTICIPAR DA MESMA HERANÇA, A FORMAR O MESMO CORPO E A PARTICIPAR DA MESMA PROMESSA. ACREDITAREM CRISTO SALVADOR DO MUNDO IMPLICA, PORTANTO, A FÉ DE QUE É PRECISAMENTE NA IGREJA QUE CADA UM DE NÓS É SALVO.

A FÉ TEM UMA DIMENSÃO CATÓLICA, OU SEJA, UNIVERSAL, - ISTO SIGNIFICA, ACIMA DE TUDO, QUE CADA UM ACREDITA COM TODOS OS OUTROS CRISTÃOS ESPALHADOS SOBRE A TERRA. PARA ALÉM DISSO, QUE SE ACREDITA COM OS CRISTÃOS DE TODOS OS TEMPOS;- TAMBÉM AQUELES QUE ACREDITARAM NOS SÉCULOS ANTERIORES.

A LITURGIA MANIFESTA-O CONTINUAMENTE, POR EXEMPLO, NAS LADAINHAS DOS SANTOS. QUANDO SE BATIZA UMA CRIANÇA OU SE CELEBRA UM CASAMENTO, TAL COMO QUANDO SE ORDENA UM SACERDOTE OU UM BISPO, É A IGREJA DE TODAS AS GERAÇÕES QUE É INVOCADA PARA QUE PARTICIPE COM A SUA ORAÇÃO NA TRANSMISSÃO DA ÚNICA FÉ. DESTE MODO, TODOS OS QUE RECEBEM O SACRAMENTO SÃO CHAMADOS A CONSERVAR A MESMA FÉ QUE OS APÓSTOLOS TRANSMITIRAM AO MUNDO.

                        TEM-SE DITO QUE É IMPORTANTE AMAR A DEUS.E É VERDADE. MAS, O MAIS IMPORTANTE É QUE DEUS NOS AMA. PIET VAN BREEMEN.    AMÉM.

Nenhum comentário: