segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A CONTEMPLAÇÃO


A CONTEMPLAÇÃO;- SANTA TERESA DE ÁVILA.

 

 

O RECOLHIMENTO PASSIVO;- O RECOLHIMENTO PASSIVO OU INFUSO, COMO AGRADA AOS AUTORES CHAMÁ-LO PARA DISTINGUIR DO RECOLHIMENTO ATIVO OU ADQUIRIDO, É MUITO SUPERIOR AO PRIMEIRO. DEPENDENDO UNICAMENTE DE DEUS, VEM QUANDO E COMO ELE QUER E, POR ISSO, PODE SURPREENDER A ALMA TAMBÉM NAS OCUPAÇÕES DIÁRIAS.

UMA COISA É CERTA;- O HOMEM, EMBORA POSSA DISPOR-SE PARA RECEBÊ-LO, JAMAIS O PODE OBTER COM O SEU EMPENHO NO EXERCÍCIO DAS VIRTUDES E DA ORAÇÃO. TRATA-SE DE UM FAVOR QUE DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DO QUERER DIVINO.

OS TESTEMUNHOS DE TERESA A ESTE RESPEITO SÃO MUITO EXPLÍCITOS E NÃO DEIXAM SUSPEITA DE NENHUMA ARGUMENTAÇÃO APOIADA EM INCERTEZAS. SUPÕEM O JUÍZO CLARO E ILUMINADO ENQUANTO AFIRMAM DIRETAMENTE E COM PLENA SEGURANÇA A ORIGEM SOBRENATURAL DE TAL ORAÇÃO.

A CONSIDERAÇÃO DA ABSOLUTA GRATUIDADE DO DOM E A VONTADE DE CLAREZA IMPELEM TERESA PARA UMA ADEQUADA EXPLICAÇÃO, A RECORRER Á IMAGEM DO PASTOR E DAS OVELHAS E AO MODO DE DEFENDER-SE DE ALGUNS ANIMAIS COMO A TARTARUGA E O OURIÇO. DEUS, POR SUA GRANDE MISERICÓRDIA RESOLVE CHAMÁ-LOS (OS SENTIDOS DA ALMA)A SI, COMO BOM PASTOR, COM UM ASSOVIO TÃO SUAVE, QUE ELES PRÓPRIOS QUASE NÃO PERCEBEM. DESSA FORMA, FAZ COM QUE NÃO ANDEM TÃO PERDIDOS E VOLTEM –A ANTIGA MORADA, AO RECONHECEREM SUA VOZ. ESSE ASSOVIO DE PASTOR TEM TANTA FORÇA, QUE ABANDONAM AS COISAS EXTERIORES EM QUE ANDAVAM DISTRAÍDOS E ENTRAM NO CASTELO. É GRANDE AJUDA RECEBER ESTA MERCÊ DO SENHOR.

EM OUTRA PARTE, EXPLICA, COM MAIS DETALHES, COMO SE DÁ O RECOLHIMENTO PASSIVO;- “A PRIMEIRA ORAÇÃO SOBRENATURAL QUR, A MEU VER, SENTI(CHAMO DE SOBRENATURAL ALGO QUE NÃO PODEMOS ADQUIRIR COM NOSSO ENGENHO E ESFORÇO, POR MAIS QUE PROCUREMOS, EMBORA POSSAMOS NOS DISPOR A ELE, O QUE É MUITO IMPORTANTE) É UM RECOLHIMENTO INTERIOR QUE SE SENTE NA ALMA, DANDO A IMPRESSÃO DE QUE ELA TEM OUTROS SENTIDOS, COMO AQUI TEM OS EXTERIORES, E DE QUE PARECE QUERER AFASTAR-SE DAS AGITAÇÕES EXTERIORES;- E ASSIM ALGUMAS VEZES O LEVA CONSIGO, POIS LHE DÁ VONTADE DE FECHAR OS OLHOS E NÃO OUVIU;- NEM VER, NEM ENTEBDER SENÃO AQUILO DE QUE ENTÃO SE OCUPA, QUE É PODER TRATAR COM DEUS A SÓS. AQUI NÃO SE PERDE NENHUM SENTIDO NEM FACULDADE, ESTANDO TUDO INTACTO, MAS ESTANDO-O PARA SER EMPREGADO EM DEUS. ISSO SERÁ FÁCIL DE ENTENDER POR PARTE DAQUELES A QUEM O SENHOR O TIVER CONCEDIDO;- A QUEM ELE NÃO O CONCEDEU, SERÃO PELO MENOS NECESSÁRIAS MUITAS PALAVRAS E COMPARAÇÕES.

O DESEJO DE DEUS, A DISPOSIÇÃO PARA FAZER SEMPRE A SUA SANTA VONTADE, A PRÁTICA FIEL DA MEDITAÇÃO E DO RECOLHIMENTO ATIVO E, PORTANTO, DA PRESENÇA DE DEUS, JUNTO Á DOCILIDADE AOS APELOS DO ESPÍRITO SANTO SÃO SUA CONVENIENTE PREPARAÇÃO. ALÉM DISSO, TERESA RECOMENDA COM INSISTÊNCIA, ( HUMILDADE, HUMILDADE!!!

POR MEIO DESTA VIRTUDE O SENHOR SE DEIXA RENDER A TUDO QUANTO DELE QUEREMOS. A ALMA QUE EXPERIMENTA O RECOLHIMENTO PASSIVO, PELO MODO SE DÁ E PELO QUE OPERA, PERCEBE IMEDIATAMENTE QUE SE ENCONTRA DIANTE DE UMA GRAÇA OFERECIDA COMO DOM. É O SENHOR QUE ATRAI A SI AS DIFICULDADES DA ALMA, E É IGUALMENTE ELE QUE DERRAMA SOBRE TODO O SER UMA ONDA SOBRENATURAL DE VIDA QUE É CONHECIMENTO E AMOR AO MESMO TEMPO.

NO RECOLHIMENTO ATIVO PENSA-SE, MEDITA-SE;- O RESULTADO, FRUTO DE HABILIDADE HUMANA, TRAZ SEMPRE A MARCA DO LIMITE E DA OBSCURIDADE. NO RECOLHIMENTO PASSIVO, NÃO SE DISCORRE, NÃO SE REFLETE, NÃO SE MEDITA, NÃO SE AGRUPA AS LUZES RECOLHIDAS PARA FORMULAR JUÍZOS;- BASTA UM SIMPLES OLHAR PARA SE ADMIRAR DE MODO IMEDIATO A VERDADE EM SEU CONJUNTO E CONTEMPLÁ-LA TAL COMO É EM TODA A SUA CLAREZA, COM EFEITOS QUE SUPERAM EM MUITOS AQUELES DA MEDITAÇÃO Á QUAL SE ATÉM O RECOLHIMENTO ATIVO.

DESTA FORMA, SENDO UM FAVOR DIVINO, NÃO POSSUI TEMPOS NEM LUGARES ESTABELECIDOS;- PODE ACONTECER ATÉ QUANDO SE ESTÁ DE TODO DESCUIDADO, SEM O ESPERAR E, TAMBÉM, EM MEIO ÁS OCUPAÇÕES DIÁRIAS. ESTENDE SOBRE A ALMA A SOMBRA DE DEUS, INUNDA-A DE PAZ E DE ALEGRIA, E SE RETIRA DEIXANDO-A DE NOVO NAS SUAS LUTAS E DIFICULDADES. PARA A ALMA, REPRESENTA UM MOMENTO DE PARAÍSO NO COTIDIANO E CANSATIVO CAMINHAR RUMO A DEUS.

EFEITOS;- OS EFEITOS, COMO JÁ VIMOS, SÃO MUITO ELEVADOS;- A ALMA PERMANECE CONSOLADA, FORTIFICADA, ANIMADA, ILUMINADA E POSSUI ENERGIAS NOVAS PARA NÃO SE DEIXAR SUFOCAR PELAS COISAS DO MUNDO E PARA CONTINUAR A TRABALHAR UNICAMENTE EM VISTA DA GLÓRIA DE DEUS.

A LUZ DE TAL CONTEMPLAÇÃO ILUMINA SOBRE TRÊS COISAS;-

*SOBRE A ABSOLUTA IMPOSSIBILIDADE QUE O HOMEM TEM DE ATRIBUIR A SI O MÉRITO DE TAL RECOLHIMENTO. PORTANTO, LIBERTA-O DE QUALQUER ATO DE VAIDADE;

*SOBRE A CONSCIÊNCIA DO NADA DA CRIATURA, LIBERTANDO-A DE QUALQUER ATO DE SOBERBA;

*SOBRE A REVELAÇÃO DA GRANDEZA, DA BONDADE, DA SABEDORIA E DA MISERICÓRDIA DO CRIADOR. ENTÃO, ALÉM DE CONFUNDIR A ALMA, ENAMORA-A SEMPRE MAIS DO SENHOR E A ELE PRENDE-A FORTEMENTE.

COM TAIS ILUMINAÇÕES, A INTELIGÊNCIA, SEMPRE MAIS CATIVA DA VERDADE QUE LHE É DOADA, CONSIDERA NADA E MENOS QUE NADA TUDO AQUILO QUE É TERRENO E SE AFASTADESTAS COISAS COM FACILIDADE. AS LUTAS NÃO FALTAM, E SERVEM PARA PURIFÍCA-LA, PARA RESTITUIR-LHE A TRANSPARÊNCIA, A PUREZA DE INTENÇÃO, E PARA UNI-LA SEMPRE MAIS AO AMADO SENHOR, QUE SE REVELA COM MAIS FREQÜÊNCIA, MOSTRANDO-SE-LHE INTERIORMENTE COMO ÚNICA VERDADE.

COM O RECOLHIMENTO PASSIVO, A INTELIGÊNCIA SE PERSUADE, MEDIANTE A CONCIÊNCIA EXPERENCIAL, DE QUE HÁ UM OUTRO MODO DE PENETRAR NO SANTUÁRIO DA VERDADE, DISPENSANDO A ARTICULAÇÃO DOS MECANISMOS PSICOLÓGICOS DO CONHECIMENTO AO QUAL ESTÁ HABITUADA. O NOVO MODO DE CONHECER E A MANEIRA COMO ELE SE DÁ ULTRAPASSAM TODAS AS POTENCIALIDADES DE QUE A CRIATURA HUMANA ESTÁ DOTADA. POR ISSO, TUDO É DEVIDO A UMA PARTICULAR INTERVENÇÃO DE DEUS. EM TAL ATUAÇÃO DIVINA, FICA CLARO QUE A VERDADE DEIXA DE SER UMA BUSCA LABORIOSA PARA SE TORNAR SERENA CONTEMPLAÇÃO.

ENTÃO, A NATUREZA DE TAL RECOLHIMENTO E A SUA PROVENIÊNCIA APARECEM COMO SINAIS POR DEMAIS EVIDENTES PARA INDICAR O CAMINHO PELO QUAL DEUS QUER CONDUZIR A ALMA. É SÓ INÍCIO DE UMA ESTUPENDA AVENTURA, MAS JÁ INTRODUZ NUM MUNDO DIVERSO E DEIXA ENTREVER UMA CADEIA INTERMINÁVEL DE BELAS E LUMINOSAS SURPRESAS.

TERESA NÃO ENUMERA TODOS OS BENEFÍCIOS DE TAL ORAÇÃO, MAS AFIRMA QUE SÃO MUITOS E TODOS DE GRANDE PROVEITO PARA A ALMA. ANTES DE QUALQUER COISA EXPERIMENTA-SE UM RECOLHIMENTO SUAVE QUE A CHAMA ( A ALMA AO INTERIOR), E ASSIM, BUSCA-SE A SOLIDÃO.

OUTRO EFEITO CONSISTE EM CERTA FACILIDADE PARA PROCURAR A DEUS EM NÓS MESMOS. BUSCANDO DEUS NO ÍNTIMO DA ALMA, MELHOR O ENCONTRAMOS E COM MAIS PROVEITO QUE NAS CRIATURAS. SANTO AGOSTINHO AFIRMAVA A MESMA VERDADE, E NÓS HESITAMOS EM CITAR UMA VEZ MAIS O TEXTO EM QUE TERESA AFIRMA QUE ESTA VERDADE É DE GRANDE AJUDA PARA A ALMA. SERÁ DE POUCA IMPORTÂNCIA PARA A ALMA DISSIPADA COMPREENDER ESTA VERDADE E VER QUE, PARA FALAR A SEU PAI ETERNO E ALEGRAR-SE COM SUA COMPANHIA, NÃO TEM NECESSIDADE DE IR AO CÉU, NEM DE CLAMAR EM ALTAS VOZES?

POR BAIXINHO QUE FALE, ESTÁ ELE TÃO PERTO QUE SEMPRE NOS OUVIRÁ. PARA IR BUSCÁ-LO, NÃO PRECISA DE ASAS;- BASTA PÔR-SE EM SOLIDÃO E OLHÁ-LO DENTRO DE SI MESMA. TAMBÉM A CLARA COMPREENSÃO DA NULIDADE DAS COISAS POR PARTE DOS SENTIDOS, QUE SE RETIRAM PARA O CENTRO DA ALMA, É UM DOS TANTOS FRUTOS DESTA ORAÇÃO DE RECOLHIMENTO.

TERESA INSERE ENTRE AS ILUMINAÇÕES MAIS RICAS DE TAL ORAÇÃO A COMPREENSÃO DO VALOR DA ALMA COMO TEMPLO DA GLÓRIA DE DEUS.ALÉM DISSO, O RECOLHIMENTO PASSIVO OFERECE A ALMA TRÊS MODOS;-

            *FACILITANDO O RECOLHIMENTO DAS POTÊNCIAS, PARTICULARMENTE DO INTELECTO. IMPEDE, ASSIM, A ALMA DE SER ARRASTADA PARA FORA DE SI PELAS DISTRAÇÕES – QUE SÃO O DISTÚRBIO MAIS COMUM DA ORAÇÃO, ESPECIALMENTE POR AQUELAS QUE, COMO HÓSPEDES IMPORTUNOS E TEMPESTIVOS, MARCAM UM ENCONTRO BEM NA HORA EM QUE SE TEM TANTA NECESSIDADE DE ESTAR A SÓS E SEM PERTURBAÇÃO;-

*SUSCITANDO E ALIMENTANDO O AMOR PARA COM DEUS NELA PRESENTE, ATRAVÉS DA CLARA COMPREENSÃO DESTA VERDADE;-

*PREPARANDO-A CONVENIENTEMENTE PARA A ORAÇÃO DE QUIETUDE.

            TAIS VANTAGENS FACILITAM O PROGRESSO DA ALMA NO CAMINHO DA ORAÇÃO, A QUAL, SE ANTES ERA BUSCA INDUSTRIOSA, DAQUI PARA A FRENTE SERÁ PEREGRINAÇÃO, EMBORA NÃO DIMINUA DE NENHUM MODO A TENSÃO PARA DEUS. PELO CONTRÁRIO, ESTA SE TORNA MAIS VIVAZ E INSISTENTE. POR BUSCA INDUSTRIOSA ENTENDEMOS O TRABALHO ASCÉTICO;- INCENSSANTE; PERSISTENTE DA ALMA QUE SE PREPARA PARA RECEBER O AMOR DE DEUS, PARA ENTRAR EM SUA CASA E FREQËNTÁ-LA COM ASSIDUIDADE ATÉ QUE LHE CHEGUE A SER FAMILIAR. E, POR PEREGRINAÇÃO, ENTENDEMOS A ATITUDE DE ABANDONO DA ALMA NAS MÃOS DE DEUS, O QUAL, POR MEIO DE SEU ESPÍRITO, A CONDUZ Á PLENITUDE DA CONTEMPLAÇÃO MÍSTICA E, PORTANTO, Á PRÓPRIA NASCENTE DA CARIDADE.

            O RECOLHIMENTO PASSIVO PRECEDE AS ORAÇÕES DE QUIETUDE E DE UNIÃO E, AINDA, DELINEIA, MESMO SE SEM EXCESSIVA NITIDEZ COM RELAÇÃO AOS PARTICULARES, O CAMINHO, ESCOLHIDO POR DEUS, PARA UNIR A ALMA A SI. MAS URGE QUE ESTA DESEMPENHE A TAREFA POSITIVA DE ELABORAR UMA CONSTANTE E CONFIANTE ADESÃO ÁS INSPIRAÇÕES DIVINAS E SE EMPENHE NA FIDELIDADE Á GRAÇA RECEBIDA, REDOBRANDO O AMOR PARA COM DEUS, QUE JÁ A OFERECE ABUNDANTEMENTE.

            RECOLHENDO DOS SILÊNCIOS DA ORAÇÃO AS EXIGÊNCIAS TRANSMITIDAS POR DEUS, A ALMA PODERÁ OBTER MAIORES FAVORES. QUEM DESTA MANEIRA PUDER ENCERRAR-SE NESSE PEQUENO CÉU DE SUA ALMA, ONDE MORA AQUELE QUE A CRIOU E TAMBÉM CRIOU O CÉU E A TERRA, ACOSTUMA-SE A NÃO OLHAR COISA ALGUMA QUE A DISTRAIA. NÃO PERMANEÇA EM LUGAR ONDE SE POSSAM DISSIPAR OS SENTIDOS EXTERIORES. ASSIM FAZENDO, CREIA-ME, VAI POR EXCELENTE CAMINHO E CHEGARÁ A BEBER A ÁGUA DA FONTE.

            CAMINHA MUITO EM POUCO TEMPO. É COMO QUEM VIAJA POR MAR. COM UM POUCO DE VENTO FAVORÁVEL CHEGA EM ALGUNS DIAS AO TERMO DA JORNADA, ENQUANTO OS QUE VÃO POR TERRA TARDAM MAIS. ESTAS ALMAS JÁ SE FIZERAM AO MAR, EMBORA NÃO TENHAM DEIXADO TOTALMENTE A TERRA. DURANTE O TEMPO DA ORAÇÃO FAZEM O QUE PODEM PARA SE LIVRAR DA TERRA, RECOLHENDO OS SENTIDOS DENTRO DE SI MESMAS.

             A SANTA, ENTÃO, PROMETE A ÁGUA VIVA, ISTO É, A CONTEMPLAÇÃO MÍSTICA A QUEM PERSEVERA NA ORAÇÃO. COM O RECOLHIMENTO PASSIVO, ENTRA-SE NO PLANO SOBRENATURAL, DE MANEIRA QUE ELE PODE SER CONSIDERADO COMO O PRIMEIRO GRAU DA CONTEMPLAÇÃO MÍSTICA.

 

NINGUÉM PRESUMA SER CAPAZ E PERFEITO, MAS QUE NINGUÉM DUVIDE OU DESCONFIE DA MISERICÓRDIA.   PAPA JOÃO XXIII.

 

A BOCA DO HOMEM SÁBIO É A FONTE DONDE PROCEDE A PALAVRA QUE ILUMINA E CONFORTA.     P. DE BROECK

                                                           AMÉM.

Nenhum comentário: