quinta-feira, 2 de abril de 2015

COMO A TRISTEZA SE TORNOU ALEGRIA -


COMO A TRISTEZA SE TORNOU ALEGRIA -  

 CATHERINE DE HUECK DOHERTY

 

 

A TRISTEZA NASCEU DE UM HOMEM E UMA MULHER QUANDO, VIRANDO SEUS ROSTOS PARA LONGE DOS PORTÕES DO PARAÍSO, QUE TINHA SIDO FECHADO PARA ELES PELO ONIPOTENTE, FIZERAM SUA CAMINHADA DEVAGAR PELOS CAMINHOS CINZENTOS DA TERRA IMENSA E SOLITÁRIA. A TRISTEZA CAMINHAVA COM ELES.

A TRISTEZA NÃO SE LEMBRAVA DE SEU ANIVERSÁRIO. PENSAVA QUE SEMPRE TINHA ESTADO AQUI NA TERRA. NÃO PERCEBIA SUA IDADE.ELA MESMA NUNCA MUDAVA. ERA ESBELTA E NÃO MUITO ALTA. NUNCA TINHA PRESSA, SEMPRE SE MOVIA COM VAGAREZA, COMO SE ESTIVESSE MORTALMENTE CANSADA. TINHA OS OLHOS PROFUNDOS, COR DE VIOLETA, QUE O PODER DE PERFURAR OS CORAÇÕES DAQUELES QUE OLHAVAM PARA ELES. ELA ERA GRACIOSA, COM MODOS CALMOS. SEUS CABELOS PRETO-AZULADOS ERAM BELAMENTE CUIDADOS E SEMPRE AMARRADOS COM TIRAS QUE COMBINAVAM COM A COR DE SEUS OLHOS.

SUAS VESTES ERAM DA MESMA COR. NÃO IMPORTAVA O DIA, A COR ERA SEMPRE VIOLETA, QUE COMBINAVA MAIS COM A COR PÚRPURA DA NOITE DO QUE COM O SOL DO DIA. DONA TRISTEZA ERA DEFINITIVAMENTE UMA PESSOA TEMPERAMENTAL. ORA PROCURAVA A SOLIDÃO, ORA AS MULTIDÕES. UMA COISA ERA CERTA;- TODO HOMEM NASCIDO DE UMA MULHER  CONHECIA SEU PASSO VAGAROSO, RÍTIMICO E SENTIA O PESO QUE ÁS VEZES CURVAVA AS PESSOAS QUASE ATÉ O CHÃO. AS VEZES ATÉ OS TRAZIA Á BEIRA DO DESESPERO. ISTO ERA CAUSADO PELO SEU OLHAR, ÁS VEZES ROÇANDO OS HOMENS LIGEIRAMENTE, ÁS VEZES PERMANECENDO EM SEUS ROSTOS QUASE QUE POR UMA ETERNIDADE.

VEZ POR OUTRA DONA TRISTEZA SE APEGAVA ESPECIALMENTE A UMA PESSOA. PODIA SER UM HOMEM, UMA MULHER, UMA CRIANÇA, UMA JOVEM, UM VELHO QUE ESTAVA QUASE CEGO. PARECIA QUE MESMO AS PESSOAS QUE ERAM REALMENTE CEGAS PODERIAM SENTIR E VER OS EFEITOS DO OLHAR FIRME DA TRISTEZA. NINGUÉM NUNCA ESCAPOU INTEIRAMENTE DELA NO CURSO DE SUA JORNADA DE UMA ETERNIDADE PARA OUTRA.

SEMPRE DONA TRISTEZA SE MARAVILHAVA COM O EFEITO QUE CAUSAVA NAS PESSOAS. ERA MUITO SOZINHA, POIS SABIA QUE NÃO ERA BENVINDA PARA NINGUÉM. ATÉ O PONTO EM QUE PODIA SE LEMBRAR, ELES FAZIAM MILHARES DE COISAS ESTRANHAS PARA SE LIVRAREM DELA. ÁS VEZES, EM SUA SOLIDÃO, ELA FICAVA ENVOLTA EM LEMBRANÇAS DOS deuses PARA OS QUAIS OS HOMENS REZAVAM, LEMBRANÇAS DOS ENCANTOS QUE CONSERVAVAM DURANTE NOITES E DIAS E LEMBRANÇAS DOS RITUAIS SEM FIM EM QUE SE ENGAJAVAM, - TUDO PARA SE LIVRAREM DE DONA TRISTEZA E DOS EFEITOS DE SEUS OLHOS VIOLETAS, PROFUNDAMENTE SOMBREADOS.

HAVIA MOMENTOS EM QUE FUGIA PARA SUA SOLIDÃO, O QUE ERA MUITO SENSATO. NÃO ERA MUITO SENSATO PORQUE QUANDO DONA TRISTEZA SENTIA PENA DE SI MESMA, NÃO PODIA AGIR SENSATAMENTE.

O TEMPO, QUE PARA ELA NÃO FAZIA SENTIDO, CONTINUAVA. DE FATO, COM O PASSAR DOS ANOS, ELA PAROU DE PERCEBER O TEMPO. AINDA, ASSIM, CONTINUAVA EM BUSCA, SEM DESCANSO. FOI DURANTE UM DESSES DIAS SEM DESCANSO QUE DEIXOU SUA SOLIDÃO NO DESERTO E CAMINHAVA VAGAROSAMENTE EM DIREÇÃO ÁS CASAS DOS HOMENS. Á BEIRA DO DESERTO PAROU, SURPRESA. HAVIA UM HOMEM SENDO ATENDIDO PELOS ANJOS – ESPÍRITOS BELOS E TRANSLUZENTES. ELES FLUTUAVAM AMÁVEL, PORÉM REVERENTEMENTE EM VOLTA DO HOMEM.

A TRISTEZA NÃO PODIA SE MOVER. UMA COISA ESTRANHA ACONTECIA COM ELA. ABAIXOU SEU OLHAR E COBRIU SEUS OLHOS. SEUS CÍLIOS LONGOS E ESCUROS, LANÇAVAM UMA SOMBRA EM SEU ROSTO. PARECIA QUE PELA PRIMEIRA VEZ, NÃO QUERIA OLHAR NOS OLHOS DOS HOMENS. ELE A CHAMAVA. ELA TREMIA AO SOM DE SUA VOZ. PARECIA QUE A ESSÊNCIA DE TODA A MÚSICA ESTAVA CONTIDA NAQUELA VOZ – NÃO, PARECIA QUE TINHA SEU NASCIMENTO NELE. ELA HESITOU POR UMA FRAÇÃO DE SEGUNDOS E ENTÃO, DEVAGAR, TIMIDAMENTE, APROXIMOU-SE, SEUS OLHOS AINDA PARA BAIXO.

ELE ESTAVA FALANDO DE NOVO E, DE NOVO, A MÚSICA DE SUA VOZ A ENVOLVIA E A LEVANTAVA, PARA CIMA, EM REGIÕES QUE NUNCA PENSOU PUDESSEM EXISTIR. NESTA HORA ELE APELOU PARA QUE ELA O OLHASSE. ELA NÃO O QUERIA FAZER. PERCEBEU QUE SEU OLHAR TRAZIA TRISTEZA, DOR E ESCURIDÃO E ELA NÃO QUERIA DAR A ELE NENHUMA DESTAS COISAS.DESEJAVA QUE PUDESSE DAR-LHE RISO, ALEGRIA E FELICIDADE! MAS, ENTÃO, ELE JÁ TINHA TUDO AQUILO, POIS ERA O QUE ESTAVA ESCONDIDO NA MÚSICA DE SUA VOZ.

ELA LEVANTOU OS OLHOS. SEUS OLHARES SE ENCONTRARAM. ELE SORRIU, COMO SE TIVESSE ESPERADO DURANTE MUITO TEMPO POR ESTE ENCONTRO. ERA COMO SE ELE SOUBESSE QUE ISTO IRIA ACONTECER NAQUELE MOMENTO E LUGAR E ESTAVA FELIZ PELO ACONTECIMENTO. ESPANTADA E INSEGURA, DE SI MESMA, DONA TRISTEZA SIMPLESMENTE FICOU PARADA, INCAPAZ DE TIRAR SEU OLHAR DO DELE.

DEPOIS DO ACONTECIDO, NÃO ERA CAPAZ DE CONTAR A NINGUÉM A COR DOS OLHOS DELE. TUDO O QUE VIU NELES FOI A GLÓRIA, A GLÓRIA QUE JAMAIS TINHA SONHADO EXISTIR.

ELE ESTICOU A SUA MÃO E ACENOU PARA QUE ELA SENTASSE AO SEU LADO. OBEDIENTEMENTE, COMO UMA CRIANÇA, ELA O FEZ. OS ANJOS FLUTUANDO FORMAVAM UM ANEL EM VOLTA DELES E, ABAIXANDO SUAS CABEÇAS, CANTAVAM HINOS DE ADORAÇÃO. ELE COMEÇOU A FALAR. ELA OUVIU.

 NINGUÉM NUNCA SOUBE O QUE SE PASSOU ENTRE ELES, EXCETO ELE, ELA E OS ANJOS. JÁ ERA NOITE QUANDO PARTIRAM. MAS, DAQUELE DIA EM DIANTE ELA SE TORNOU A SOMBRA DELE, QUE O SEGUE PARA ONDE QUER QUE ELE VÁ.

ELA SÓ O DEIXOU PARA IR COM MARIA, SUA MÃE. ENTÃO CHEGOU O DIA EM QUE ELE MORRERIA. POUCO ANTES DE MORRER SEUS OLHOS SE ENCONTRARAM – OS DELE DO ALTO DE UMA CRUZ, OS DELA DE BAIXO, PRÓXIMO Á SUA MÃE. O QUE QUER QUE SEUS OLHOS LHE DISSERAM, ELA O ENTENDEU E TRANCOU EM SEU CORAÇÃO PARA SEMPRE.

DESDE AQUELE DIA ELA NÃO É MAIS A MESMA. SIM, ELA AINDA CAMINHA NA TERRA E MORA COM OS HOMENS.

SIM SEU OLHAR AINDA LHES TRAZ SOLIDÃO, DOR E ESCURIDÃO. MAS SE ELES TIVEREM CORAGEM, ELA OS GUIARÁ AGORA, AMÁVEL E GENTÍLMENTE, PARA O REINO DAQUELE HOMEM.É UM REINO DE PAZ E ALEGRIA QUE NINGUÉM PODE TIRAR, MESMO A TRISTEZA.

                        DEPOIS DAQUELE DIA A TRISTEZA SOUBE QUANDO E PORQUÊ NASCEU. DESCOBRIU QUE NASCEU PARA LEVAR OS HOMENS ATRAVÉS DOS CAMINHOS DELA PARA O PARAÍSO QUE PERDERAM E QUE FOI RESTAURADO PARA ELES PELO HOMEM QUE OS ANJOS ALIMENTAVAM NO DESERTO.

 

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

 

SOMOS SEMPRE CONVIDADOS A ADORAR O SENHOR JESUS CRISTO O FILHO DE MARIA, LÁ NO SANTÍSSIMO. MAS NÃO PODEMOS DEIXAR DE COMPLETAR ESTA ADORAÇÃO SEM A NOSSA TRANSFORMAÇÃO...NÃO PODEMOS CONTINUAR IGUAIS. EDNA BERARDINELLI.

 

A CATEQUESE PROCURA QUE OS CATEQUIZANDOS SE APAIXONEM POR JESUS. TODO O RESTO É CONSEQUÊNCIA.        DOM EUGÊNIO RIXEN.

 

A TRAGÉDIA DA VIDA NÃO ESTÁ EM NÃO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS. A TRAGÉDIA ESTÁ EM NÃO TER OBJETIVOS PARA ALCANÇAR.   BENJAMIN E. MAYS.

 

A VIDA É UM DOM, POR ISSO, VIVA!   PAPA JOÃO XXIII.

 

.NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS ;- A CINZA IGUALA A TODOS;- NASCEMOS DESIGUAIS, MORREMOS IGUAIS.      SÊNECA.

 

PASSARÁ O CÉU E A TERRA, MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO.     LUCAS.

 

Nenhum comentário: