A IGREJA NÃO
VEM DOS HOMENS, MAS DE DEUS. QUANDO SUA PALAVRA É ANUNCIADA NA ASSEMBLÉIA
LITÚRGICA, É ELE MESMO QUE NOS FALA. E OS SACRAMENTOS COMUNICAM A FORÇA
ESPIRITUAL QUE PROVÉM DO SEU MISTÉRIO PASCAL.
A IGREJA NÃO SURGIU POR ACASO. ELA NÃO SÓ
ESTEVE NA INTENÇÃO DE JESUS, MAS TAMBÉM É COMPONENTE DO PROJETO SALVÍFICO DE
DEUS, CONCEBIDO, POR AMOR, DESDE TODA A ETERNIDADE. O VATICANO II FALA DE UMA
IGREJA QUE VEM DESDE ADÃO, DESDE O JUSTO ABEL. PORTANTO, DE UMA IGREJA QUE, Á
SEMELHANÇA DE UMA CRIANÇA NO VENTRE MATERNO, ESTEVE EM PROCESSO DE GESTAÇÃO EM
TODA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
A
IGREJA VEM DE DEUS;- ESSA LONGA HISTÓRIA MOSTRA QUE A INICIATIVA DE FORMAR A
IGREJA NÃO VEM DOS SERES HUMANOS. VEM DE DEUS. A IGREJA É DOM DE DEUS Á
HUMANIDADE. NA CONCEPÇÃO DE SÃO PAULO, ELA É A ASSEMBLEIA DAQUELES QUE FORAM
CHAMADOS, CONVOCADOS POR DEUS. ELA É O REINO DO SENHOR. É A COMUNIDADE ONDE O
RESSUSCITADO ESTÁ PRESENTE, EXERCENDO O SEU PODER SALVÍFICO.
QUANDO
SUA PALAVRA É ANUNCIADA NA ASSEMBLÉIA LITÚRGICA, É DEUS MESMO QUE NOS FALA. OS
SACRAMENTOS, QUE A IGREJA CELEBRA, COMUNICAM A FORÇA ESPIRITUAL QUE PROVÉM DO
SEU MISTÉRIO PASCAL;- PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO. A EUCARISTIA É O SACRAMENTO
PASCAL POR EXCELÊNCIA, POIS CONTÉM A PRESENÇA DO PRÓPRIO RESSUSCITADO. É ELA
QUE FORMA O CORPO ECLESIAL.
COMO
ENSINA SÃO PAULO, COMER E BEBER SÃO ATOS DE COMUNHÃO. QUEM SE ALIMENTA DO CORPO
DE CRISTO FORMA UMA TOTALIDADE COM ELE. FORMA O CRISTO TOTAL, NA EXPRESSÃO DE
SANTO AGOSTINHO. POR ISSO MESMO, A IGREJA É DIVINA E HUMANA AO MESMO TEMPO.
SOMENTE NELA SE ENCONTRA A PLENITUDE DOS
MEIOS DE SALVAÇÃO;- APESAR DA DIVISÃO DOS CRISTÃOS, A IGREJA DE JESUS
CRISTO NÃO ESTÁ PARCELADA, DIVIDIDA EM VÁRIAS IGREJAS. ELA SUBSISTE NA IGREJA
CATÓLICA GOVERNADA PELO SEU SUCESSOR DE PEDRO E PELOS BISPOS EM COMUNHÃO COM
ELE, ENSINA O VATICANO II.
A
IGREJA CATÓLICA POSSUI TODOS OS ELEMENTOS DE ECLESIALIDADE QUE ENCONTRAMOS NO
NOVO TESTAMENTO;- A MESMA FÉ, A TOTALIDADE DOS CANAIS DA GRAÇA, QUE SÃO OS
SACRAMENTOS, A SUCESSÃO DO COLÉGIO APOSTÓLICO NA SUA DIMENSÃO EPISCOPAL, A
SUCESSÃO DO MINISTÉRIO PETRINO EXERCIDO PELO PAPA, O MINISTÉRIO DA PALAVRA NÃO
SÓ COMO ANÚNCIO, MAS TAMBÉM COMO MAGISTÉRIO AUTÊNTICO, ISTO É, COMO ENSINO
NORMATIVO EM NOME DE CRISTO.
ESSA
IDENTIDADE INTEGRAL DA IGREJA CATÓLICA DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NO CAMPO
DA EVANGELIZAÇÃO E DO ECUMENISMO. É O QUE NOS RECORDA A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO
PAPA JOÃO PAULO II, ECLESIA IN AMERICA;- AO PROPOR O EVANGELHO DE CRISTO EM
TODA A SUA INTEGRIDADE, A ATIVIDADE EVANGELIZADORA DEVE RESPEITAR O SANTUÁRIO
DA CONSCIÊNCIA DE CADA INDIVÍDUO, ONDE SE DESENROLA O DIÁLOGO DECISIVO,
ABSOLUTAMENTE PESSOAL, ENTRE A GRAÇA E A LIBERDADE DO HOMEM. DEVE-SE LEVAR ISSO
EM CONTA, ESPECIALMENTE QUANDO SE TRATA DOS IRMÃOS CRISTÃOS DAS IGREJAS E
COMUNIDADES CRISTÃS SEPARADAS DA IGREJA CATÓLICA, QUE ESTÃO ESTABELECIDAS JÁ HÁ
MUITO TEMPO EM DETERMINADAS REGIÕES. OS VÍNCULOS DE COMUNHÃO VERDADEIRA, EMBORA
IMPERFEITA, QUE, SEGUNDO A DOUTRINA DO CONCÍLIO VATICANO II, ESSAS COMUNIDADES
QUE JÁ POSSUEM COM A IGREJA CATÓLICA DEVEM ILUMINAR AS ATITUDES DA IGREJA E DE
TODOS OS SEUS MEMBROS EM FACE DAQUELAS COMUNIDADES. ENTRETANTO, ESSAS ATITUDES NÃO PODERÃO CHEGAR A PREJUDICAR A FIRME
CONVICÇÃO DE QUE, SOMENTE NA IGREJA CATÓLICA SE ENCONTRA A PLENITUDE DOS MEIOS
DE SALVAÇÃO ESTABELECIDOS POR JESUS CRISTO.
A RIQUEZA DA IGREJA, É, SOBRETUDO, O
SE MISTÉRIO;- A IGREJA É UMA REALIDADE TÃO RICA QUE, DE CERTO MODO, NÃO CABE
DENTRO DOS LIMITES DE UMA DEFINIÇÃO. POR ISSO MESMO, A TEOLOGIA SEMPRE TEVE
DIFICULDADE EM DEFINIR A IGREJA. A RIQUEZA DA IGREJA É, SOBRETUDO, O SEU
MISTÉRIO. A SUA RELAÇÃO COM A TRINDADE SANTÍSSIMA. A SUA ÍNTIMA RELAÇÃO COM O
RESSUSCITADO, POIS, PELA FÉ, PELO AMOR, PELA ESPERANÇA, PELA VIDA DE GRAÇA E,
SOBRETUDO, PELA EUCARISTIA, ELA FORMA UMA TOTALIDADE COM ELE. ELA É SEU CORPO
MÍSTICO.
A
IGREJA É SACRAMENTO DE SALVAÇÃO, OU SEJA, INSTRUMENTO E SINAL DE SALVAÇÃO. NOS
TRÊS PRIMEIROS SÉCULOS, OS PENSADORES CRISTÃOS PREFERIRAM RECORRER AO USO DE
IMAGENS PARA EXPRIMIR O SER E A MISSÃO DA IGREJA. AS IMAGENS, EM CERTO SENTIDO,
SÃO MAIS IMPORTANTES QUE AS DEFINIÇÕES. A DEFINIÇÃO ENVOLVE MAIS A NOSSA
INTELIGÊNCIA. AS IMAGENS, AO CONTRÁRIO, NÃO ENVOLVEM APENAS A NOSSA
INTELIGÊNCIA. ENVOLVE TAMBÉM O NOSSO CORAÇÃO, A NOSSA AFETIVIDADE, A NOSSA
IMAGINAÇÃO. A COMPREENSÃO DA REALIDADE
ATRAVÉS DE IMAGENS JAMAIS SE ESGOTA.
IMAGENS REVELADORAS DE UMA REALIDADE
RICA E MISTERIOSA;- RECORDEMOS ALGUMAS QUE ENCONTRAMOS NO NOVO TESTAMENTO E EM
DIVERSOS PENSADORES DOS PRIMEIROS SÉCULOS, DENOMINADOS PADRES DA IGREJA.
COMECEMOS PELA IMAGEM DO TEMPLO. QUANDO O NOVO TESTAMENTO DENOMINA A IGREJA DO
TEMPLO DE DEUS, TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, ESSA EXPRESSÃO NÃO DESIGNA O EDIFÍCIO
DE PEDRAS OU TIJOLOS, MAS A COMUNIDADE REUNIDA. ELA É O TEMPLO ONDE DEUS
HABITA.
ENCONTRAMOS
TAMBÉM A IMAGEM DA ESPOSA. A IGREJA É CHAMADA A ESPOSA DE CRISTO, POIS ELA
FORMA UMA TOTALIDADE- UMA SÓ CARNE – COM ELE. DEVE SEMPRE ESTAR UNIDA A ELE
PELO AMOR E FIDELIDADE. A IGREJA É TAMBÉM DESIGNADA COMO MÃE, SOBRETUDO PELO
BISPO SÃO CIPRIANO, QUE VIVEU NO SÉCULO III. ELE CHEGA A AFIRMAR QUE NÃO PODE
TER DEUS POR PAI QUEM NÃO TEM A IGREJA POR MÃE.
A
IGREJA É NOSSA MÃE PORQUE É ELA QUE NOS GERA COMO NOVAS CRIATURAS, NAS ÁGUAS DO
BATISMO. ELA É NOSSA MÃE PORQUE NOS COMUNICA A VIDA DIVINA, ATRAVÉS DOS
SACRAMENTOS. ELA É NOSSA MÃE PORQUE NOS ALIMENTA COM A EUCARISTIA.TODA MÃE É
TAMBÉM MESTRA. A IGREJA É MÃE E MESTRA PORQUE NOS ENSINA A PALAVRA DE CRISTO E
FORMA, PELA EDUCAÇÃO DA FÉ, A PERSONALIDADE DO DISCÍPULO DE JESUS. SANTO
AGOSTINHO ACRESCENTA;- HONRAI, AMAI, DAÍ
A CONHECER A SANTA IGREJA, VOSSA MÃE, COMO A JERUSALÉM CELESTE, A CIDADE SANTA
DE DEUS;- ELA FRUTIFICA E CRESCE NA FÉ QUE OUVISTES, ATRAVÉS DO MUNDO INTEIRO;-
ELA, A IGREJA DO DEUS VIVO, COLUNA E FORÇA DA VERDADE.
A
IGREJA É COMPARADA Á LUA. A LUA NÃO TEM LUZ PRÓPRIA. IRRADIA A LUZ DO SOL.
TAMBÉM A IGREJA NÃO LUZ PRÓPRIA. ELA É CHAMADA PELO CONCÍLIO VATICANO II DE LUZ
DOS POVOS PORQUE IRRADIA A LUZ DE JESUS CRISTO, QUE DISSE;- EU SOU A LUZ DO MUNDO. A LUA TEM TRÊS
FASES;- CRESCENTE, CHEIA E MINGUANTE. A IGREJA É LUA CRESCENTE QUANDO ANUNCIA A
PALAVRA DA VIDA, LUA CHEIA QUANDO CELEBRA OS DIVINOS MISTÉRIOS, LUA MINGUANTE
NA NOITE DA CARIDADE.
O
VATICANO II, NA CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA , CITA AINDA OUTRAS IMAGENS DA IGREJA.
CADA IMAGEM REVELA ASPECTOS DESTA REALIDADE RICA E MISTERIOSA QUE É A IGREJA.
ELA É SEMELHANTE AO CORPO HUMANO;- SÃP
PAULO USA DUAS IMAGENS, QUE SÃO COMPLEMENTARES;- CORPO DE CRISTO E TEMPLO DO
ESPÍRITO. NO CAPÍTULO 12 DA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS, ELE MOSTRA QUE A
IGREJA É UMA REALIDADE SEMELHANTE AO CORPO HUMANO. O CORPO NÃO É UM AMONTOADO
DE MEMBROS, MAS UM CONJUNTO ARTICULADO. CADA MEMBRO DESEMPENHA UMA ATIVIDADE
ESPECÍFICA EM VISTA DO BEM COMUM. AS PERNAS NÃO EXISTEM POR CAUSA DELAS MESMAS,
MAS PARA QUE TODO O CORPO POSSA CAMINHAR.
OS
OLHOS NÃO EXISTEM POR CAUSA DELES MESMOS, MAS PARA QUE O CORPO POSSA VER. AINDA
MAIS, ENTRE OS MEMBROS DO CORPO EXISTE UMA MÚTUA DEPENDÊNCIA, DE MODO QUE TODOS
SÃO IMPORTANTES. AS MÃOS NÃO PODEM DIZER ÁS PERNAS;- NÃO PRECISAMOS DE VOCÊ.
ENTRE
OS MEMBROS DO CORPO, VIGORA A COMUNHÃO;- QUANDO UM MEMBRO PASSA BEM, ESSA
SANTIDADE REPERCUTE EM TODOS OS MEMBROS. QUANDO UM MEMBRO PASSA MAL, O
SOFRIMENTO REPERCUTE EM TODOS OS MEMBROS. ORA, A IGREJA É SEMELHANTE AO CORPO
HUMANO. MEMBROS DESSE CORPO ECLESIAL SÃO TODOS OS BATIZADOS. ELES FORMAM NÃO UM
AMONTOADO, MAS UM CONJUNTO ORGANIZADO.
A
IGREJA É ORGANIZADA COMO INSTITUIÇÃO EM VISTA DA SALVAÇÃO. COMO INSTITUIÇÃO,
ELA TEM SUA VISIBILIDADE, SUA ORGANIZAÇÃO E LEIS PRÓPRIAS. OCUPA UM DETERMINADO
ESPAÇO NA SOCIEDADE. A IGREJA TEM DIVERSAS CATEGORIAS DE MEMBROS;- PAPA, BISPOS, PADRES, DIÁCONOS, MINISTROS,
RELIGIOSOS, LEIGOS. CADA MEMBRO, PORÉM, TEM SUA MISSÃO ESPECÍFICA,
DESEMPENHA UMA TAREFA, UM SERVIÇO EM VISTA DO BEM COMUM. QUANDO UM MEMBRO DA
IGREJA PECA, É TODO O CONJUNTO QUE FICA ENFREQUECIDO. QUANDO UM MEMBRO CRESCE
NA SANTIDADE DE VIDA, TODO O CONJUNTO SE REVIGORA.
CABEÇA, ALMA E CORAÇÃO;- TODO O CORPO
TEM UMA CABEÇA, SEGUNDO SÃO PAULO, A CABEÇA DA IGREJA É CRISTO. É DELE, O
RESSUSCITADO, QUE PROVÉM A VIDA DA GRAÇA PARA TODOS OS MEMBROS DA IGREJA.
SANTA
TERESINHA DO MENINO JESUS, DOUTORA DA IGREJA, EM UM BELÍSSIMO TEXTO, OBSERVOU
QUE, Á SEMELHANÇA DO CORPO HUMANO, A IGREJA TEM TAMBÉM UM CORAÇÃO. SEGUNDO ELA,
O CORAÇÃO DA IGREJA É A CARIDADE. A PROPÓSITO, ESCREVE ELA;- ENTENDI QUE SÓ O AMOR FAZ OS MEMBROS DA
IGREJA AGIR, QUE SE O AMOR VIESSE A FALTAR, OS APÓSTOLOS NÃO ANUNCIARIAM O
EVANGELHO E OS MÁRTIRES NÃO DERRAMARIAM O SEU SANGUE...
COMPREENDI QUE O AMOR ENCERRA TODAS
AS VOCAÇÕES, QUE O AMOR É TUDO, QUE INCLUI TODOS OS TEMPOS E LUGARES. NUMA
PALAVRA, QUE É ETERNO! ENTÃO, NO EXCESSO DE MINHA ALEGRIA DELIRANTE, EXCLAMEI;-
Ó JESUS, MEU AMOR...MINHA VOCAÇÃO, FINALMENTE EU A ENCONTREI! MINHA VOCAÇÃO É O
AMOR!
COMO SANTA TERESINHA, CADA MEMBRO DA IGREJA
PODE DIZER;- MINHA VOCAÇÃO É O AMOR. O AMOR É TÃO IMPORTANTE PARA O CORPO
ECLESIAL, QUE PODEMOS FALAR DA IGREJA DO AMOR, IGREJA DA CARIDADE. SÃO PAULO
CHAMA TAMBÉM A IGREJA DE TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. SE CRISTO É A CABEÇA DA
IGREJA, PODEMOS DIZER, USANDO A IMAGEM DO CORPO, QUE O ESPÍRITO SANTO É A ALMA
DA IGREJA. Á SEMELHANÇA DA PRESENÇA DA ALMA NO CORPO HUMANO, O ESPÍRITO SANTO
ESTÁ PRESENTE EM TODA A IGREJA E EM CADA MEMBRO DA IGREJA.
COMO
É A ALMA QUE DÁ IDENTIDADE AO CORPO, É TAMBÉM O ESPÍRITO SANTO QUE DÁ
IDENTIDADE Á IGREJA. NÃO EXISTE IGREJA SEM O ESPÍRITO SANTO. A IGREJA É
COMUNIDADE DE GRAÇA E SALVAÇÃO, ELA É UM ORGANISMO VIVO, PORQUE A PRESENÇA DO
ESPÍRITO NELA SUSCITA OS DIVERSOS CARISMAS, QUE SÃO O FUNDAMENTO DE TODOS OS
SERVIÇOS E MINISTÉRIOS. É O ESPÍRITO SANTO QUE RENOVA CONTINUAMENTE TODA A IGREJA
E PROMOVE COMUNHÃO DE TODOS OS SEUS MEMBROS E A COMUNHÃO DA IGREJA COM A
TRINDADE.
MAIS DO QUE UMA SOMA DE INDIVÍDUOS;- O
QUE É, POIS, A IGREJA? SINTETIZANDO DIVERSAS IMAGENS, PODEMOS DIZER QUE A
IGREJA É AQUELA COMUNIDADE ÚNICA NO MUNDO, QUE, ASSISTIDA PELO ESPÍRITO SANTO,
GUARDA A MEMÓRIA DE JESUS CRISTO, CELEBRA A SUA PRESENÇA DE RESSUSCITADO E O
ANUNCIA AO MUNDO.
A
IGREJA NÃO É SIMPLESMENTE A SOMA DE INDIVÍDUOS QUE CREEM. ELA É A COMUNIDADE
DOS QUE CREEM. A COMUNIDADE É UMA REALIDADE NOVA. É MAIS DO QUE UMA SOMA DE
INDIVÍDUOS. A FÉ QUE CADA MEMBRO DA IGREJA PROFESSA É A PRÓPRIA FÉ DA IGREJA. É
A FÉ DA IGREJA QUE TORNA O ATO DE CRER DE CADA MEMBRO DA IGREJA. POR ISSO, SÃO
CIRILO, BISPO DE JERUSALÉM, NO SÉCULO VI,DIZIA;- ABRAÇA E CONSERVA A FÉ QUE TE É DADA PELA IGREJA.
SANTO IRINEU, BISPO DE LYON,
ESCREVEU POR VOLTA DO ANO 200;- A IGREJA CRÊ NAS VERDADES QUE PROFESSA COMO SE
TIVESSE UMA SÓ ALMA E O MESMO CORAÇÃO;- EM PLENO ACORDO AS PROCLAMA, ENSINA E
TRANSMITE, COMO SE TIVESSE UMA SÓ BOCA.
A IGREJA TEM
TAMBÉM UMA MÃE;- MARIA, MÃE DE JESUS, O FILHO DE DEUS. AO TORNAR-SE MÃE DE
CRISTO, ELA TORNOU-SE MÃE DE TODOS OS MEMBROS DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA. O
DISCÍPULO, QUE ESTAVA AO PÉ DA CRUZ E RECEBEU MARIA COMO MÃE REPRESENTAVA,
NAQUELE MOMENTO, TODOS OS DISCÍPULOS DE CRISTO. AMÉM.
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