quinta-feira, 4 de junho de 2015

3 - ORAÇÕES MARIANAS - ADÃO DE SÃO VITOR (1130 – 1192)


 

NASCEU EM 1130 E FALECEU EM II92. POETA ESTIMADÍSSIMO, AUTOR DE PROSAS E SEQÜÊNCIAS LITÚRGICAS. A CELEBRE PROSA SEGUINTE É AINDA CANTADA EM PARIS NA MISSA DA ASSUNÇÃO. 

            SALVE, Ó MÃE DO SALVADOR, VASO ELEITO, VASO DE HONRA, VASO DE CELESTE GRAÇA. VASO PREDESTINADO ETERNAMENTE, VASO INSIGNE, VASO RICAMENTE CINZELADO PELA MÃO DA SABEDORIA. SALVE, MÃE SAGRADA DO VERBO, FLOR BROTADA DOS ESPINHOS, FLOR SEM ESPINHOS, FLOR, GLÓRIA DO ESPINHEIRO. 

            O ESPINHEIRO SOMOS NÓS, OS DILACERADOS PELOS ESPINHOS DO PECADO. VÓS, PORÉM, NÃO CONHECESTES ESPINHOS. PORTA FECHADA, FONTE DOS JARDINS, TESOURO DOS PERFUMES, TESOURO DOS AROMAS. EXCEDEIS EM SUAVE ODOR O RAMO DO CINAMOMO, A MIRRA, O INCENSO E O BÁLSAMO. 

            SALVE, GLÓRIA DAS VIRGENS, MEDIANEIRA DOS HOMENS, MÃE DA SALVAÇÃO. MIRTO DE TEMPERANÇA, ROSA DE PACIÊNCIA, NARDO ODORÍFERO. VALE DE HUMILDADE, TERRA RESPEITADA PELA RELHA E ABUNDANTE EM MESSES. A FLOR DOS CAMPOS, O BELO LÍRIO DOS VALES, CRISTO NASCEU DE VÓS. 

            PARAÍSO CELESTE, CEDRO QUE O FERRO JAMAIS TOCOU, A ESPALHAR SUA DOCE FRAGRÂNCIA. EM VÓS A PLENITUDE DO ESPLENDOR E DA BELEZA, DE DOÇURA E DOS PERFUMES. 

            TRONO DE SALOMÃO, A QUE NENHUM TRONO É SEMELHANTE, PELA ARTE E PELA MATÉRIA.NESSE TRONO, O MARFIM POR SUA ALVURA FIGURA O MISTÉRIO DA CASTIDADE, O OURO POR SEU BRILHO SIGNIFICATIVO A CARIDADE. 

            SÓ VOSSA É A PALMA E PERMANECEIS SEM IGUAL NA TERRA E NOS ESPAÇOS DO CÉU. GLÓRIA DO GÊNERO HUMANO, EM VÓS ESTÃO OS PRIVILÉGIOS DAS VIRTUDES, ACIMA DE TODOS. O SOL BRILHA MAIS QUE A LUA E A LUA, MAIS QUE AS ESTRELAS;- ASSIM MARIA BRILHA ENTRE TODAS AS CRIATURAS.

            A LUZ SEM ECLIPSE É A CASTIDADE DA VIRGEM;- O FOGO QUE JAMAIS SE EXTINGUE É SUA CARIDADE IMORTAL. SALVE, MÃE DE MISERICÓRDIA E DE TODA A TRINDADE AUGUSTA HABITAÇÃO. 

            MAS A MAJESTADE DO VERBO ENCARNADO OFERECESTES UM SANTUÁRIO ESPECIAL.  

            Ó MARIA! ESTRELA DO MAR, EM VOSSA DIGNIDADE SUPREMA DOMINAIS SOBRE AS ORDENS DA CELESTE HIERARQUIA.  

            EM VOSSO TRONO ERGUIDO NO CÉU, RECOMENDAI-NOS A VOSSO FILHO;- CONSEGUI QUE OS TERRORES OU OS ENGANOS DE NOSSOS INIMIGOS NÃO TRIUNFEM DE NOSSA FRAQUEZA. 

NA LUTA QUE SUSTENTAMOS, DEFENDEI-NOS POR VOSSO APOIO, QUE A VIOLÊNCIA DE NOSSO INIMIGO PLENO DE AUDÁCIA E EMBUSTE CEDA Á VOSSA FORÇA SOBERANA;- SUA ASTÚCIA, Á VOSSA PREVIDÊNCIA.           

JESUS! BRAÇO DO PAI SOBERANO, GUARDAI OS SERVOS DE VOSSA MÃE;- LIBERTAI OS PECADORES, SALVAI-OS POR VOSSA GRAÇA E IMPRIMI EM NÓS OS RAIOS DE VOSSA CLARIDADE GLORIOSA. AMÉM.

 

======================================================================

 

PROFESSOR E PROFESSORA;-

 

MAIS QUE OUTROS PROFISSIONAIS, PRECISA ALIMENTAR SEU ESPÍRITO PARA REALIZAR BEM O SEU TRABALHO. DÁ-LHE FORÇAS A CONSCIÊNCIA DE QUE SEU ENSINAMENTO SEMPRE FRUTIFICA EM SEUS ALUNOS, DE MANEIRAS DIVERSAS, ÁS VEZES INESPERADAS E MESMO QUANDO ESQUECIDO. SEU SABER PODE SER LUZ QUE MOSTRA CAMINHOS NOVOS. SUA POSTURA E EXEMPLO PODEM SUSCITAR A BUSCA INCESSANTE OU O DESPREZO PELO CONHECIMENTO, CRIAR ESPÍRITOS DESANIMADOS OU CONFIANTES, MESMICE OU RENOVAÇÃO, OVELHAS RESIGNADAS OU CIDADÃOS PARTICIPANTES. COMO SEMEADOR PERSISTENTE, MOVIDO PELA ESPERANÇA, CONFIA O PROFESSOR QUE SEU TRABALHO, MESMO SE POUCO RECONHECIDO, PODE DESPERTAR NO DESERTO O DESEJO DE SE TRANSFORMAR EM JARDIN.    PAULO POZZEBON.

Nenhum comentário: