A
INTERPRETAÇÃO DA SANTIDADE, COMO PERFEIÇÃO TEM SUAS RAÍZES NO EVANGELHO DE SÃO
MATEUS E MAIS PARTICULARMENTE EM MT. 5,48 (SEDE
PERFEITOS COMO VOSSO PAI CELESTIAL É PERFEITO). EXAMINEMOS RAPIDAMENTE ESTE
TEXTO. DEVEMOS NOTAR PRIMEIRAMENTE QUE A PERFEIÇÃO, SEGUNDO O ANTIGO
TESTAMENTO, NÃO É UM ATRIBUTO DE DEUS. EM NENHUMA OCASIÃO O ANTIGO TESTAMENTO
CHAMA DEUS DE PERFEITO. CHAMA-O DE SANTO. NOS EVANGELHOS O ADJETIVO (PERFEITO)
– (TELEIOS) APARECE SOMENTE DUAS VEZES E AMBAS EM MATEUS;- MT. 5,48 (SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI CELESTIAL É
PERFEITO)- E MT. 19,21 ( SE QUERES SER PERFEITO, PERGUNTA JESUS AO JOVEM RICO.
NA
MENTALIDADE HEBRAICA, A PERFEIÇÃO É ANTES UM ATRIBUTO DO SER HUMANO EXPRESSANDO
A IDÉIA DE TOTALIDADE, APLICANDO-SE AO QUE É COMPLETO, INTACTO, ÁQUILO QUE DE
NADA CARECE. QUANDO, EM MT. 19,21, JESUS DIZ;- SE QUERES SER PERFEITO, QUER SIGNIFICAR; SE QUERES QUE NADA TE FALTE,
SE QUERES NÃO TER LIMITE ALGUM, SE DESEJAS IR ATÉ O FIM.
AO
AFIRMAR (SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI CELESTIAL É PERFEITO, MATEUS ESTARIA
PROJETANDO EM DEUS UMA QUALIDADE PROPRIAMENTE HUMANA. ENCONTRAMO-NOS DIANTE DE
UM ANTROPOMORFISMO;- MATEUS NOS CONVIDA A IMITAR EM DEUS UMA QUALIDADE QUE NÃO
É PROPRIAMENTE DIVINA, MAS QUE É A PROJEÇÃO EM DEUS DE UM IDEAL HUMANO.
A
PERSPECTIVA DE MATEUS APARENTEMENTE PARECE SER MAIS MORALISTA QUE TEOLÓGICA;-
SUA ATENÇÃO ESTÁ CENTRADA NO DEVER QUE SE IMPÕE AO HOMEM, NA CONDUTA QUE ESTE
DEVE ADOTAR COM RELAÇÃO A SEUS IRMÃOS PARA CUMPRIR PERFEITAMENTE A VONTADE
DIVINA.
VERIFICA-SE,
POIS, QUE NESSE TEXTO DE MATEUS O PONTO DE PARTIDA DA SANTIDADE JÁ NÃO SERIA
DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, MAS O QUE O HOMEM DEVE FAZER. A ATENÇÃO SE DESLOCA DA
MISERICÓRDIA DE DEUS, COMO NA VERSÃO DE LUCAS (SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO, PARA A PERFEIÇÃO
DO HOMEM EM GERAL, COMO UM PROGRESSO NO DESENVOLVIMENTO ONTOLÓGICO DO SER
HUMANO. A SANTIDADE PASSA A SER VISTA COMO A PERFEIÇÃO NO CUMPRIMENTO DA
LEI, MANIFESTAÇÃO DA VONTADE DIVINA E NA PRÁTICA DAS BOAS OBRAS, FRUTOS,
BASICAMENTE, DO ESFORÇO DO HOMEM. PODERÍAMOS, CONTUDO, VISLUMBRAR OUTRA
INTERPRETAÇÃO, SEGUINDO SÃO JERÔNIMO E OUTROS. O LOGION SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI CELESTIAL É PERFEITO – LIGA-SE
COM O TEXTO PRECEDENTE PELA PARTÍCULA DE CONSEQÜÊNCIA PORTANTO. ORA, O TEXTO IMEDIATAMENTE
ANTECEDENTE FALA PRECISAMENTE DO AMOR SEM LIMITES DO PAI QUE FAZ NASCER O SOL
SOBRE MAUS E BONS E CAIR A CHUVA SOBRE JUSTOS E INJUSTOS E QUE AMA A TODOS;- AMIGOS E INIMIGOS. ASSIM PODERÍAMOS
CONCLUIR QUE O DISCÍPULO DEVE SER PERFEITO NO AMOR COMO O PAI CELESTIAL É
PERFEITO NO AMOR.
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