quinta-feira, 4 de junho de 2015

SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO;- PADRE NETTO.


 
            A COMPAIXÃO E A MISERICÓRDIA SÃO OS MAIS CARACTERÍSTICOS ATRIBUTOS DIVINOS NA TEOLOGIA DE ISRAEL. LUCAS NOS CONVIDA, PORTANTO, A IMITAR UMA MANEIRA DE SER QUE É, ANTES DE MAIS NADA, A DE DEUS. MOSTRANDO-SE MISERICORDIOSOS OS DISCÍPULOS DE JESUS SE ASSEMELHAM AO EXEMPLO QUE DEUS NOS DÁ. A ATENÇÃO AQUI ESTÁ VOLTADA PARA A VISÃO DOS SENTIMENTOS DA MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM SEUS FILHOS, NA SUA SOLICITUDE PARA COM OS PECADORES E OS MAIS DESAMPARADOS E NECESSITADOS. A CONDUTA DO HOMEM DEVE SE REGULAR, DEVE IMITAR A CONDUTA DE DEUS.

            EM LUCAS 6,36 CONCLUI-SE DE MODO NATURAL A INSTRUÇÃO SOBRE O AMOR AOS INIMIGOS. LUCAS COMEÇA COM UMA RECOMENDAÇÃO;- AMAI OS VOSSOS INIMIGOS;- ESSA RECOMENDAÇÃO É REFORÇADA POR UMA PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO EM FORMA NEGATIVA;- NÃO IMITEIS OS PAGÃOS E OS PUBLICANOS QUE SÓ AMAM AQUELES QUE OS AMAM. FINALMENTE UMA SEGUNDA CONSIDERAÇÃO EM FORMA POSITIVA CONVIDA A IMITAR A DEUS;- MOSTRAI-VOS COMO FILHOS DO ALTÍSSIMO, E SEDE MISERICORDIOSOS COMO O VOSSO PAI É MISERICORDIOSO.

            OS EXEGETAS NOS ASSEGURAM QUE ESSA VERSÃO DE LUCAS REFLETE, MAIS EXATAMENTE QUE MATEUS, O PENSAMENTO DE JESUS, QUE NOS CONVIDA A ASSEMELHAR-NOS A SEU PAI REPRODUZINDO EM NOSSAS VIDAS OS SENTIMENTOS DE COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA QUE ELE TEM PARA COM OS HOMENS.

            POR MEIO DESSA CONDUTA COM OS IRMÃOS ADERIMOS A DEUS, REFORÇA-SE NOSSO VÍNCULO DE PERTENÇA A ELE E, NESSE SENTIDO, SOMOS SANTOS COMO ELE É SANTO.

            O TEMA DA SANTIDADE, POR CONSEGUINTE , DEVE SER RECONDUZIDO Á INTERPRETAÇÃO QUE JESUS DÁ DA MISERICÓRDIA DE DEUS E AO QUE, DE TAL IMAGEM PATERNA DERIVA, COMO NORMA E CAMINHO PARA A CONDUTA DO HOMEM E SUA PERTENÇA D DEUS.     Amem.

 

 

PENITÊNCIA MODERNA ;- EDUCAÇAO NO TRANSITO.     EDNA 

PENITÊNCIA VERBAL ;- SER MAIS EDUCADO COM PALAVRAS, MAIS AMÁVEIS.   EDNA 

VAMOS EMPRESTAR NOSSOS PÉS E NOSSAS MÃOS, E NOS COLOCAR Á SERVIÇO EM BENEFÍCIO DA VIDA ETERNA.    EDNA.

Nenhum comentário: