sexta-feira, 3 de julho de 2015

A IGREJA SACRAMENTO DE CRISTO – BRUNO FORTE – ARCEBISPO DE CHIETI-VASTO


O FILHO DE DEUS, ENTRADO NA HISTÓRIA, UMA VEZ PARA SEMPRE, PARA ATINGIR E SALVAR TODO HOMEM, QUER FAZER-SE PRESENTE EM TODO O TEMPO, PRÓXIMO DE TODO CORAÇÃO. – É MEDIANTE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO QUE A GRAÇA  DO REDENTOR VISITA TODA SITUAÇÃO HUMANA. O ESPÍRITO É A MEMÓRIA PODEROSA DE DEUS;- ELE ATUALIZA NO TEMPO A OBRA ÚNICA E DEFINITIVA PELO SENHOR  JESUS.
NO ESPÍRITO, O RESSUSCITADO VEM AO ENCONTRO DA CRIATURA EM TODO FRAGMENTO DE HISTÓRIA;- O DEFENSOR, O ESPÍRITO SANTO QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME, ELE VOS ENSINARÁ TUDO E VOS RECORDARÁ TUDO O QUE EU VOS TENHO DITO.
ESSA AÇÃO DO ESPÍRITO SE REALIZA DE MODO PECULIAR ATRAVÉS DE UMA MEDITAÇÃO HISTÓRICA QUERIDA PELO SENHOR, QUE PROLONGA, DE CERTO MODO, O MISTÉRIO DA SUA ENCARNAÇÃO;- A IGREJA, POVO DE DEUS, LUGAR DO ESPÍRITO, (SACRAMENTO DE CRISTO). A IGREJA É, EM CRISTO, COMO QUE UM SACRAMENTO OU SINAL E INSTRUMENTO DA ÍNTIMA UNIÃO COM DEUS E DA UNIDADE DE TODO O GÊNERO HUMANO (CONCÍLIO VATICANO II, CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA SOBRE A IGREJA LUMEN GENTIUM, 1 ) – Á ENCARNAÇÃO, NA QUAL DEUS SE TORNOU VISÍVEL NO PROFETA DA GALILEIA, SUCEDE A IGREJA, CORPO DE CRISTO CRUCIFICADO NA HISTÓRIA, ANIMADO PELO SEU ESPÍRITO;- A IGREJA, MEDIANTE UMA NÃO MEDÍOCRE ANALOGIA, É COMPARADA AO MISTÉRIO DO VERBO ENCARNADO. POIS, COMO A NATUREZA ASSUMIDA INDISSOLUVELMENTE UNIDA A ELE SERVE AO VERBO DIVINO COMO ÓRGÃO VIVO DE SALVAÇÃO, SEMELHANTEMENTE O ORGANISMO SOCIAL DA IGREJA SERVE AO ESPÍRITO DE CRISTO QUE O VIVIFICA PARA O AUMENTO DO CORPO. A IGREJA, COMUNIDADE DA SALVAÇÃO, É O SACRAMENTO DE CRISTO COMO JESUS CRISTO É PARA NÓS, NA SUA HUMANIDADE, O SACRAMENTO DE DEUS.
ENQUANTO SACRAMENTO DE CRISTO, A IGREJA É SINAL VIVO DELE, SINAL VOLTADO PARA ELE E ESPELHO QUE REFLETE SUA LUZ HUMILDE NA NOITE DO MUNDO;- ASSIM GOSTAVAM DE REPRESENTÁ-LA OS NOSSOS PAIS NA FÉ;- ESTA É A VERDADEIRA LUA. DA LUZ SEM OCASO DO ASTRO FRATERNO OBTÉM A LUZ DA IMORTALIDADE E DA GRAÇA. DE FATO, A IGREJA NÃO REFULGE DE LUZ PRÓPRIA, MAS DA LUZ DE CRISTO. TIRA O SEU ESPLENDOR DO SOL DA JUSTIÇA, PARA PODER DEPOIS DIZER;- EU VIVO, PORÉM NÃO SOU MAIS EU QUE VIVO, MAS É CRISTO QUE VIVE EM MIM! ( SANTO AMBRÓSIO, HEXAEMERON ). AO MESMO TEMPO, A IGREJA TORNA PRESENTE O SENHOR JESUS NA FORÇA DO ESPÍRITO, PARA QUE A GRAÇA DA RECONCILIAÇÃO CHEGUE A TODO HOMEM;- ELA É O CORPO DO SENHOR, A SALVAÇÃO OFERECIDA NELE, QUE TOMA CORPO NA HISTÓRIA E SE MANIFESTA NUMA COMUNIDADE QUE VIVE NO MUNDO. DEPOIS, ENQUANTO POVO COM A AVENTURA, A IGREJA É TAMBÉM O SACRAMENTO DA HUMANIDADE JUNTO DE DEUS, O SINAL E A VOZ DA NECESSIDADE DO DOM DA GRAÇA PRESENTE NOS CORAÇÕES, A EXPRESSÃO VIVA DO ÊXODO HUMANO, QUE APELA PARA O ADVENTO DA SALVAÇÃO. ASSIM, A IGREJA É PARA TODOS E PARA CADA UM O SACRAMENTO VISÍVEL DESTA UNIDADE SALVÍFICA, O SACRAMENTO UNIVERSAL DA SALVAÇÃO.
NO TEMPO DA PEREGRINAÇÃO PARA A PÁTRIA FUTURA, A IGREJA É, PORTANTO, LUGAR PRIVILEGIADO DO ENCONTRO COM DEUS, SINAL E INSTRUMENTO NO QUAL O DEUS VIVO MOSTRA A SUA FIDELIDADE AO PROTAGONISTA HUMANO DA ALIANÇA. ELA É ANTECIPAÇÃO DO ETERNO, REINO DE DEUS JÁ INICIADO NA HISTÓRIA, EMBORA AINDA VELADO E NÃO PLENAMENTE REALIZADO NA GLÓRIA. NO CAMINHO DOS DIAS, A IGREJA, ENTRE AS PERSEGUIÇÕES DO MUNDO E AS CONSOLAÇÕES DE DEUS, AVANÇA PEREGRINA, ANUNCIANDO A CRUZ E A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE VENHA. MAS É FORTALECIDA PELA FORÇA DO SENHOR RESSUSCITADO, A FIM DE VENCER PELA PACIÊNCIA E PELA CARIDADE DE SUAS AFLIÇÕES E DIFICULDADES TANTO INTERNAS QUANTO EXTERNAS, PARA PODER REVELAR AO MUNDO O MISTÉRIO DELE, EMBORA ENTRE SOMBRAS, PORÉM, COM FIDELIDADE, ATÉ QUE NO FIM SEJA MANIFESTADO EM PLENA LUZ.
A IGREJA É A GRAÇA DA COMUNHÃO NA CORPOREIDADE DO ESPAÇO E NA CONDIÇÃO PROVISÓRIA DO TEMPO, A COMUNIDADE CONVOCADA PELA PALAVRA DE DEUS, NA QUAL ESSA PALAVRA CONTINUAMENTE RESSOA PARA CHAMAR OS HABITANTES DO TEMPO AO ENCONTRO VIVIFICANTE COM O ETERNO LIBERTÁ-LOS DA PRISÃO DA SUA SOLIDÃO. SOMENTE DEUS QUE É TRINDADE DE AMOR PODE CRIAR PARA O HOMEM UMA COMUNHÃO DE AMOR E DE VIDA Á SUA IMAGEM, UMA ESPÉCIE DE FAMÍLIA DE DEUS, EXTENSÃO MISTERIOSA DA TRINDADE NO TEMPO, COMO É A IGREJA. POR ISSO, PRECISAMOS TANTO DA IGREJA PARA ENCONTRAR VERDADEIRAMENTE DEUS E OS OUTROS;- E, POR ISSO, A ELA SE DIRIGE A SÚPLICA ENAMORADA DOS PADRES, VOZ DA SAUDADE DE UNIDADE, PRESENTE NO MAIS PROFUNDO DO CORAÇÃO DE TODOS;- NÃO TE ECLIPSES NUNCA NA ESCURIDÃO DA LUA NOVA, Ó LUA SEMPRE RADIANTE! ILUMINA-NOS O CAMINHO NA IMPENETRÁVEL, DIVINA ESCURIDÃO DAS ESCRITURAS! NÃO CESSES NUNCA, Ó ESPOSA E COMPANHEIRA DE VIAGEM DO SOL DE CRISTO, QUE COMO CONSORTE LUNAR TE ENVOLVE COM A SUA LUZ, NÃO CESSES NUNCA DE ENVIAR-NOS DELE OS TEUS RAIOS LUMINOSOS, PARA QUE ELE, POR SI E ATRAVÉS DE TI, DÊ ÁS ESTRELAS A SUA LUZ E AS INFLAME DE TI E POR TI.

Oremos – tu te fazes presente para nós na tua igreja, senhor do tempo e da vida. Ela é teu corpo crucificado na história, o fragmento de dias e de carne, em que o Espírito aproxima a tua glória de ressuscitado da humildade do nosso viver cotidiano e do nosso morrer;-
            Dá-nos amar o teu povo, para amar-te, única palavra do pai, saída do silêncio. E faze que, vivendo em comunhão, cresçamos sempre mais na comunhão da tua igreja, para crescer em ti e contigo como filhos do pai;
Porque, se não tem Deus plenamente aquele que não te possui, não pode tê-lo plenamente por pai quem não tem a tua igreja como mãe.
            Vem, senhor Jesus, vem ainda para nos salvar no dom da comunidade santa, que é o sacramento de ti, como tu és o sacramento de Deus!

                                                                       AMÉM!

Nenhum comentário: